Pesquisar aqui

sábado, 16 de fevereiro de 2013

ACERTE O HORÁRIO



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

A '' REDE '' de Marina SIlva : quem cairá nela


IDEOLOGIA - '' eu quero uma pra viver '' - Cazuza

Por Beto Vetromille 


O termo 'Rede' nos leva a associarmos algo como trama - de intrigas - algo entrelaçado, amarrado , limitante.

Nesse mar de variedade de bandeiras e discursos, Marina Silva tenta ser o que não se consegue no meio em que navega - uma personalidade política sem o rótulo deste ou daquele lado. 

Não me enganem...
Transparência e outras manifestações de ideais do novo agrupamento político são muito mais desejos, os quais se duvida até onde se sustentarão. A nova aglomeração de interesses não quer ser identificada como ''partido''. Considero que comungo da ideia de que um dia tenhamos candidaturas livres de atrelamentos a agremiações partidárias. Mas admito que ainda estamos muito longe deste nível de cultura política elevada no Brasil.

Onde estão os pólos ideológicos?
Não há como esconder que num futuro muito próximo , embora tentem ser candidatura ''pura'', se um dia assumir o governo , em qualquer esfera, terá de compor (palavra democrática e bonita para disfarçar os conchavos da política) com outras forças de poder para uma consequente administração de interesses e vantagens do meio político. Ainda mais no Brasil, onde em certos momentos, não mais identificamos os ''pólos'' ideológicos que outrora eram defendidos. Basta olhar para o Congresso Nacional e veremos Collor, Lula(socialmente), Sarney entre outros, abraçados e sorridentes. É a tal governabilidade, que mais parece um jogo de troca de favores, do que um real plano democrático de convergência de esforços para o bem estar da sociedade.

Luiz Nassif, comentarista político, escreve em sua coluna virtual, um texto onde demonstra  o que todo mundo já imagina . Confira


'' Esta seria a novidade – a Rede “autônoma” e descentralizada, no lugar dos partidos organizados. Mas o grupo que se reúne em torno de Marina Silva tem muito pouco de renovador. A futura legenda que vem do “Movimento Nova Política” poderá ter dissidentes do Psol, PT e até tucanos. Já estão confirmados alguns “velhos nomes” como a ex-senadora Heloisa Helena (Psol), os tucanos paulistas Walter Feldman, Fábio Feldmann e Ricardo Tripoli, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT/DF), Alfredo Sirkis (PV-RJ), entre outros. 

Na verdade, está em preparação a repetição, na eleição de 2014, do mesmo serviço já prestado aos tucanos, e à “velha política”, na eleição de 2010. Claro, montada no prestigio demonstrado na disputa com Dilma Rousseff, Marina Silva tem o direito e as condições para disputar a Presidência da República. O problema é o lado do espectro do quadro político para o qual esse grupo acena, e ele é para o conservadorismo neoliberal, cujo campeão já é o ex-governador mineiro do PSDB, Aécio Neves, que será o candidato da direita em 2014. 

Os cálculos se multiplicam no campo neoliberal. O tucanato – e Aécio Neves tem repetido isso – torce por um “leque de opções” em 2014 que facilite o envio da eleição para o segundo turno. "Quanto mais candidatos maiores as chances de ter segundo turno", pensa o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB de Minas.

Especula-se fortemente, nesse sentido, em torno de uma desejada (no ninho tucano) candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos. Ele, entretanto, não confirma as “certezas” que a mídia hegemônica difunde sobre sua candidatura, e chega a fazer blague delas, reafirmando o apoio dos socialistas ao governo de Dilma Rousseff. 

A única certeza, neste quadro de especulações, é que Marina Silva lança sua Rede. Quem cairá nela? ''


 ------------------------------

Vamos estar atentos aos novos enlaces da futura ''rede'' no país.

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

DIA DO REPÓRTER



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

GERSON BRAUNER comenta sobre ' HFM investindo no esporte local '



Gerson Brauner

'' Um grande exemplo para a administração pública. Vejam, como um encontro de prefeitos da grande região, com um investimento industrial (POLO NAVAL), traz benefícios indiretos para região. 

Seria uma grande oportunidade de reunir as lideranças da região (Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, etc...) para traçar planos de trazer mais investimentos para Zona Sul, que possam trazer benefícios reais a população. Fica ai uma sugestão, reunir os prefeitos da grande região sul do RS! ''

PT , PSDB e MARINA SILVA


Deputados do PT e do PSDB discursam no ato que lança partido de Marina

Valor Online

Os deputados federais Walter Feldmann (SP), do PSDB, e Domingos Dutra (MA), do PT, discursaram na manhã deste sábado no evento de lançamento do novo partido político de Marina Silva, que deve ser batizado de Rede.

Feldmann, fundador do PSDB, disse sentir "a dor" de sua legenda, apesar de ela ter dado sua constribuição para a democracia. "Encerra-se um ciclo. Sofro da dor do PSDB. Mas é necessário e fundamental mudarmos as regras de participação. Precisamos contaminar a estrutura dos outros partidos para que haja sintonia com a sociedade civil."

Dutra, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e foi fundador do PT, fez um discurso em que condenou a forma como se faz política no país atualmente. "Estou aqui para começar novamente. Queremos uma nova política onde ela seja sacerdócio e não negócio, onde o aparelho estatal seja local para construir e não local de negociata. Onde ética seja princípio de vida e não bandeira eleitoral."

Mais de 1.500 pessoas estão presentes no local, um salão de eventos em Brasília. Além de Feldmann e Dutra, participam da cerimônia os vereadores Ricardo Young (PPS), de São Paulo, e Heloísa Helena (PSOL), de Maceió. Pelo telão, enviaram mensagens de apoio o músico Gilberto Gil e o ator Wagner Moura.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Vangelis - Himalaya


Clique e curta a trilha sonora


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Liberdade - um momento


HORÁRIO DE VERÃO encerra sábado meia noite


Horário de verão acaba na noite de sábado

Atrase o relógio em UMA HORA 

O horário de verão termina neste fim de semana. À meia-noite do sábado, relógios deverão ser atrasados em uma hora. Até o fim do período, o País espera ter economizado cerca de R$ 280 milhões em energia elétrica nos 11 Estados onde a alteração está em vigor desde outubro e no Distrito Federal.

O horário de verão passou a ser adotado de forma ininterrupta no Brasil em 1985. No sábado, esta temporada completa 119 dias de duração. Ao reduzir a demanda por eletricidade no horário de pico, o horário de verão provoca a diminuição nos custos de operação, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PARE DE FUMAR - e leia isso!


Câncer de pulmão superará o de mama

O câncer de pulmão superará o de mama como principal causa de morte pela doença entre as mulheres nos próximos anos, segundo estudo divulgado ontem pelo Annals of Oncology. O aumento, que já se nota no Reino Unido e na Polônia e se acelerará até 2020, reflete o crescimento da quantidade de mulheres que começaram a fumar nas décadas de 1960 e 1970, de acordo com a publicação médica.

A análise, feita nos 27 países da União Europeia (UE) pelo professor Carlo La Vecchia, da Universidade Italiana de Milão, indica que, após esse aumento nos próximos anos, o número de casos de câncer de pulmão cairá, pois as mulheres estão fumando cada vez menos.

Os especialistas estimam que em 2013 por volta de 82.640 mulheres europeias morrerão por câncer de pulmão e 88.890 falecerão por câncer de mama, embora essa situação comece a mudar a partir de 2015, quando o de pulmão superará o de mama.

Os pesquisadores observaram a situação de todos os tipos de câncer nos 27 países da UE, e em particular na França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e no Reino Unido.

De acordo com a publicação, há cada vez mais pessoas que desenvolvem câncer, mas são cada vez menores os números das que morrem por este mal. “Em relação ao câncer de pulmão, esperamos que os casos de mortes comecem a baixar por volta de 2020 ou 2025, agora que a nova geração de mulheres fuma menos”, disse La Vecchia, que iniciou o estudo em 2007 a partir de dados médicos dos países europeus.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

HUGO CHAVÉZ APARECE EM CUBA


Venezuela divulga foto de Chávez em Havana


“O presidente venezuelano, Hugo Chávez, se mantém consciente e exerce a plenitude das funções inerentes a seu cargo”, de acordo com um comunicado oficial que foi divulgado nesta sexta-feira junto com fotografias tiradas junto com suas filhas em Havana, Cuba, onde se recupera de uma cirurgia para combater um câncer na região pélvica.

De acordo com as informações, a foto foi tirada nesta quinta-feira e mostra o presidente junto com suas filhas Rosa Virginia e María Gabriela. Em cadeia nacional de rádio de televisão, o ministro de Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, anunciou que Chávez se mantém em estreita comunicação com sua equipe de governo.

“Está consciente, com integridade das funções intelectuais, em estreita comunicação com sua equipe de governo e à frente de tarefas fundamentais inerentes ao cargo”, diz o comunicado.
O ministro transmitiu o agradecimento do presidente ao apoio dos ministros e da população venezuelana para que ele supere a doença.

– Confiamos que o comandante Chávez vai superar o mais cedo possível essa delicada circunstância em prol da construção da pátria boa – concluiu.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

FUSÃO AÉREA - a maior do mundo


Fusão da American Airlines com US Airways criará maior companhia aérea do mundo

A American Airlines anunciará hoje sua fusão com a US Airways, dando origem à maior companhia aerea do mundo em número de passageiros.

A nova empresa terá o valor de mercado de US$ 11 bilhões e deverá manter o nome de American Airlines.

A fusão ainda precisa da aprovação das autoridades reguladoras americanas.

O anuncio ocorre 14 meses após a American Airlines entrar com um pedido de concordata.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Jornalismo OnLine - Simpósio Internacional


Abertas as inscrições para o 14º Simpósio Internacional de Jornalismo Online

Evento debaterá temas como o impacto das mídias sociais no jornalismo e os desafios e oportunidades do crescimento do uso de aparelhos móveis.

Já estão abertas as inscrições para o 14º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês), que será realizado na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, nos dias 19 e 20 de abril. O evento, de periodicidade anual, reúne nomes da indústria de notícias e pesquisadores de jornalismo digital.

Entre outros, a edição 2013 do ISOJ abordará a adaptação à revolução digital. “Estamos preparando uma programação muito poderosa para este ano, para debater diversos assuntos (…) A programação começará com discussões sobre as estratégias que as empresas estão ou deveriam adotar para enfrentar o avançado estágio da revolução digital. Então, debateremos temas como o impacto das mídias sociais no jornalismo e os desafios e oportunidades do crescimento do uso de aparelhos móveis, além da importância da visualização de dados”, disse o professor Rosental Calmon Alves, fundador e organizador do ISOJ.

A programação do evento ainda não foi divulgada. Mais informações podem ser obtidas pelo email isoj@austin.utexas.edu.

O ISOJ é um programa da Cátedra Knight em Jornalismo, da Cátedra de Comunicação da Unesco, da Universidade do Texas, em Austin, e do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Escola de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade do Texas em Austin. JW.

Com informações do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Deputado Pozzobom perde liderança na investigação de Santa Maria


Deputado tucano perde comando de comissão que investiga tragédia de Santa Maria

Ligação com sócio da boate Kiss preso desde janeiro derrubou Jorge Pozzobom

Jorge Pozzobom 
Pouco depois de tomar posse como presidente da Comissão de Representação Externa criada pela Assembleia Legislativa gaúcha para acompanhar as investigações sobre as causas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) acabou destituído da função. 

Tão logo tomou conhecimento da ligação de Pozzobom com um dos sócios da Kiss, o presidente da Casa, Pedro Westphalen (PP), o substituiu pelo deputado Paulo Odone (PPS). "Entrei em contato com ele (Pozzobom) e juntos acordamos que sua permanência prejudicaria o bom andamento dos trabalhos, que têm que ser céleres e trazer resultados para a sociedade", disse Westphalen.

Advogado criminalista, Pozzobom defendeu um dos sócios da Kiss, Mauro Hoffmann, em um processo envolvendo a Absinto, uma outra casa noturna de propriedade do empresário, também em Santa Maria. Hoffmann está preso, aguardando o desenrolar das investigações. A informação, que derrubou o tucano, chegou a Westphalen horas depois da posse de Pozzobom. Ontem à noite, o tucano afirmou que só se manifestaria oficialmente em entrevista coletiva marcada para as 14h desta sexta-feira.

Natural de Santa Maria, Pozzobom perdeu um primo e alguns amigos no incêndio da boate Kiss. Da tribuna, era um dos parlamentares que mais apelava para que o episódio fosse apurado com seriedade e responsabilidade. 'Não podemos fazer desse episódio uma disputa política', frisava.

Para o deputado Raul Pont (PT), Pozzobom agiu incorretamente ao guardar silêncio sobre a sua relação com um dos envolvidos na tragédia de Santa Maria. "Nesta condição não é bom que o deputado presida. Acho que foi uma atitude correta do presidente Westphalen mexer na comissão", colocou. Para Pont, o certo seria Pozzobom ter se declarado impedido de assumir o comando da comissão.

A mudança na presidência da comissão pegou de surpresa colegas parlamentares. Valdeci Oliveira (PT), Alexandre Postal (PMDB) e Frederico Antunes preferiram não comentar o caso.

Fonte: Fernanda Pugliero / Correio do Povo


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

METEORITO EXPLODE NA RÚSSIA - Vídeo


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Dilma, o Papa e a Operação Abafa


Por Leandro Mazzini - de Brasília

A despeito da escolha do novo Papa, não será surpresa se a presidente Dilma Rousseff não for a Roma para sua posse. Em 2010, ficaram abaladas as relações dela com o Vaticano, quando o papa Bento XVI, a poucos dias da eleição, que eles combatessem qualquer ideia sobre aborto. 

À época, posições contraditórias da petista causaram polêmica nas comunidades cristã e neopentecostal. Numa emergência, em três dias os senadores Crivella (PRB-RJ) e Magno Malta (PR-ES) viajaram a bordo do jatinho do ex-vice José Alencar e visitaram capitais para acalmar líderes religiosos e pastores.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ELEIÇÕES : 'Ficha Limpa' - De volta às urnas em março


Cidades onde eleições foram anuladas voltam às urnas em março

Por Redação, com ABr - de Brasília

25 municípios já têm datas
definidas para novas eleições
Vinte e cinco municípios nos quais as eleições municipais do ano passado foram anuladas devido à Lei da Ficha Limpa já tiveram definida a data para um novo pleito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas votações vão ocorrer nos meses de março e abril. Outro município, Guarapari (ES), teve a nova eleição realizada no dia 3 passado.

As eleições foram anuladas porque os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas julgados rejeitados pela Justiça Eleitoral, em julgamento posterior ao pleito. Nos municípios em que a eleição foi anulada, os presidentes das câmaras municipais estão exercendo o comando do Executivo municipal.

As novas datas foram agendadas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) dos nove estados onde estão localizados os 25 municípios que tiveram eleições anuladas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná e Amapá.

Segundo o TSE, no dia 3 de março serão realizadas novas eleições nas cidades de Erechim (RS), Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Sidrolândia (MS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC) e Bonito (MS).

Já no dia 7 de abril, haverá novo pleito nos municípios de Pedra Branca do Amapari (AP), São João do Paraíso (MG), Biquinhas (MG), Diamantina (MG), Cachoeira Dourada (MG), Joaquim Távora (PR), Serra do Mel (RN), Muquém do São Francisco (BA), Caiçara do Rio do Vento (RN), Coronel Macedo (SP), Eldorado (SP), Fernão (SP), Tucunduva (RS), Vacaria (RS) e Sobradinho (RS).


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

''Vivemos em tempos interessantes! ''

Professor Lande Jr - UCPel
Para o Blog Pelotas de Portas Abertas.com


Por exemplo, hoje mesmo se aproxima da Terra um asteroide de nome 2012 DA14. Não precisamos ter medo, pois ele não deverá colidir com nosso planeta, entretanto, estará, nos próximos dias, mais perto de nós do que alguns de nossos satélites que estão em órbita. Ele também não é assustadoramente grande: 50 metros de diâmetro. Apesar disso, ele é o recordista no quesito proximidade com a Terra: aproximadamente 28.000 km de altitude no dia 15 de fevereiro de 2013. Espera-se que ele não derrube nenhum de nossos satélites e siga sua jornada solitária pelo espaço. Verdade é que hoje em dia, um asteroide não precisa chegar à superfície para causar estrago. Imaginem a confusão causada se alguns satélites de comunicação fossem danificados...


Mas, atualmente, cientistas acreditam que meteoros não foram apenas vilões na turbulenta história de nossa Terra. Eles teriam sido também responsáveis pelo surgimento da vida no planeta. Por exemplo, podem ter trazido com eles certos ingredientes necessários para as primeiras formas de vida e também ter fornecido energia suficiente para que certas reações químicas, fundamentais para o surgimento da vida, acontecessem em nosso planeta. A ciência que estuda o surgimento da vida no cosmos e na Terra chama-se Astrobiologia. Como boa parte das novas ciências, é interdisciplinar, recorrendo constantemente a tópicos de Física, Química, Biologia, Astrofísica, entre outras.

Seria bom se tivéssemos uma máquina do tempo! Daí era só ajustar as coordenadas temporais, voltar ao passado e ver como a vida surgiu. Então, poderíamos saber se colisões de meteoros foram importantes para o surgimento da vida ou se, ao contrário, somente foram responsáveis por grandes extinções, como a dos dinossauros. Por falar em viagens no tempo, esse é um assunto muito atual e que tem sido levado a sério por muitos cientistas. Será que é possível viajar no tempo? A resposta para essa pergunta é óbvia e curta. Sim, é possível. Afinal, somos todos viajantes do tempo, mas nossa máquina do tempo, infelizmente, por enquanto, só nos leva para o futuro a uma velocidade que depende, em parte, da percepção de cada um. 

Mas gostaria de conversar com vocês sobre a outra possibilidade: voltar ao passado. Entretanto, vamos ter que viajar um pouco para o futuro para fazer isso, pois deixarei esse assunto para outro dia! Então, tomara que esse tal asteroide, o 2012 DA 14, passe logo de uma vez sem acertar nenhum de nossos satélites e que a internet continue no ar! 

Até a semana que vem! 

MORTE NO PRONTO SOCORRO DE PELOTAS


Via Facebook - Jornalista Hélio Freitag Jr.
''E o pior aconteceu: uma senhora que aguardava há horas atendimento no Pronto Socorro, acaba de falecer sem receber o atendimento. Mais detalhes amanhã no Diário da Manhã.''

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CHUVA CAUSA ACIDENTE EM PELOTAS

Por Beto Vetromille
Fotos e informações


Chuva, pista molhada e desatenção no trânsito, registraram mais um acidente no cruzamento das ruas Br. de Santa Tecla com Dr Cassino, no final da tarde desta quinta feira(14). Até o Corpo de Bombeiros foi chamado devido a gravidade da batida. Não temos a informação de feridos até agora..

A qualquer momento novos detalhes.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

O imposto da guerra

Há três anos, o Comitê Orçamentário do Senado americano adotou uma emenda bipartidária que exigia que todos conflitos armados fossem pagos de antemão


Agora que o Congresso dos EUA desistiu da ideia de que impostos nunca podem ser aumentados, precisamos mudar a forma como pagamos pelas guerras que exigimos que nossos soldados lutem: deveríamos instituir um imposto de guerra.

Com importantes autoridades pedindo para que o país entre em ação na Síria e com o exército apoiando a intervenção francesa no Mali, tornou-se urgente a criação de um imposto desse tipo. Além disso, o início da reforma fiscal do governo Obama, durante as próximas negociações orçamentárias, oferece a oportunidade ideal para criá-lo.

Os gastos militares estão diminuindo desde 2009, o que aumenta o conflito entre os interesses da segurança nacional e a resolução de nossa crise fiscal. Contudo, se mergulharmos em novas intervenções militares, a tensão vai aumentar ainda mais.

As pessoas que veem os gastos militares como um percentual de nosso PIB e argumentam que poderíamos gastar mais estão certas. Atualmente gastamos 646 bilhões de dólares, ou cerca de quatro por cento do PIB com a defesa nacional: muito menos do que as médias do tempo da Guerra Fria. Ainda resta dizer se podemos pagar por isso agora, ou se teríamos de emprestar dinheiro, aumentando ainda mais a dívida nacional. Afinal de contas, o gasto com guerras – como qualquer outro gasto governamental – só causa problemas às finanças se o dinheiro gasto for maior que o dinheiro ganho.

Essa equação simples não é novidade. Há três anos, o Comitê Orçamentário do Senado adotou uma emenda bipartidária que exigia que todas as guerras fossem pagas de antemão. A Comissão Simpson-Bowles de Redução do Déficit e o senador democrata do Minnesota Al Franken fizeram praticamente a mesma proposta. Contudo, nenhuma dessas propostas decidiu se a maneira de pagar pelas próximas guerras seria o corte de gastos ou o aumento do faturamento. Agora que o Congresso finalmente aprovou leis que permitem o aumento de impostos, precisamos fazer uma escolha e exigir a criação de um imposto extra para cada operação militar.

Ao longo dos anos, as guerras motivaram importantes mudanças nas políticas fiscais. A Guerra Civil gerou o primeiro imposto de renda. A Primeira Guerra Mundial tornou o imposto de renda permanente. A Segunda Guerra Mundial criou a retenção do imposto na fonte. Em 1969, no auge da Guerra do Vietnã, os Estados Unidos eram uma economia superavitária, em função da sobretaxa fiscal que o Congresso forçou o presidente Lyndon B. Johnson a aceitar.

Atualmente, as negociações orçamentárias oferecem uma oportunidade similar de tornar a sobretaxa permanente. Obama deseja que o dinheiro que não for gasto na Guerra do Afeganistão seja poupado para o futuro. Muitas pessoas acreditam que o esquema seja furado, já que o presidente planeja deixar o Afeganistão em 2014 e só é possível poupar esse dinheiro por conta de uma estratégia contábil no orçamento do Congresso. Mas caso essa poupança seja associada a uma verdadeira mudança fiscal, ela passaria a ser mais real.

Uma vez que a Lei de Controle Orçamentário já limita os gastos militares, há uma forma fácil de implementar a sobretaxa: qualquer gasto acima do limite exigiria que isso fosse feito. Caso sentíssemos a necessidade de utilizar as forças armadas e pudéssemos fazer isso dentro dos limites orçamentários – conforme o governo Obama fez em 2011, reagindo ao terremoto no Japão e ao levante na Líbia –, nenhuma sobretaxa seria necessária. Contudo, se a ação militar exigisse mais financiamento, qualquer quantia acima dos limites seria o gatilho para a aplicação de novas sobretaxas fiscais.

Ao ligar as ações militares a fontes de renda adicionais, o presidente teria mais autonomia para decidir quando usar as forças armadas. Qualquer argumento do governo Obama em favor de ações militares deveria incluir explicitamente um aumento fiscal, forçando o público a questionar se os riscos envolvidos na situação militar valem a pena. Se os americanos concordassem que sim, o presidente ganharia o apoio político e financeiro necessário.

A Síria é o exemplo mais imediato. Sabemos que algumas autoridades do alto escalão, como os secretários de Estado e da Defesa e o presidente dos Chefes do Estado Maior, sugeriram armar os rebeldes no ano passado. Outras pessoas sugerem uma reação militar ainda mais robusta, ao passo que os opositores insistem que deveríamos aprender com o Iraque e ficar longe da Síria.

Essas decisões não deveriam ser alheias às considerações econômicas, mas também não deveríamos permitir que nossas finanças nos impedissem de cuidar da segurança dos Estados Unidos. Colocar em prática uma sobretaxa permanente para pagar pelas guerras garantiria nossa capacidade de cuidar de nossos interesses em todo o mundo sem piorar nossas finanças.

Se a ação militar vale o sangue de nossos soldados, também deveria valer o tesouro nacional – não apenas no plano abstrato, mas também de forma concreta para todos os americanos.

(R. Russell Rumbaugh, veterano de guerra e ex-analista da CIA e do Comitê Orçamentário do Senado, é membro sênior do Stimson Center, que estuda os gastos do Estado com o exército e com relações internacionais.)

The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

NOVELAS da Globo em pauta de revisão


Globo tem autores fechados para faixa das nove e algumas dúvidas

Por Flávio Ricco - do Rio de Janeiro

A Globo está bem organizada na faixa das 21 horas. Muito já se falou que depois de “Salve Jorge” e da Glória Perez, virá uma novela do Walcyr Carrasco, dirigida pelo Wolf Maya, com as gravações se iniciando entre o fim deste fevereiro e o começo de março, no Peru. Em seguida, será a vez da dobradinha Manoel Carlos e Jayme Monjardim. Os dois, bem discretamente, já começaram a discutir detalhes da produção. Depois, confirmado também, Aguinaldo Silva, embora não se saiba qual diretor de núcleo irá trabalhar com ele.

Nenhuma novidade até aqui. São coisas que todos já sabiam.

O mistério ou, simplesmente, o que falta decidir é quem virá depois do Aguinaldo. Pela ordem natural, seria a vez de Gilberto Braga e Dennis Carvalho, mas a Globo está preferindo aguardar um pouco. Este anúncio, acredita-se, só será feito depois de uma conversa com o Gilberto, para saber as suas reais condições e disposição para um novo trabalho.

Não bastasse ainda, entrará em questão o nome do Silvio de Abreu, autor das 9 da noite, atualmente prestando serviço às 19 horas.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

DENÚNCIA : venda de remédio que ''engana'' o bafômetro


Remédio usado para “enganar” o bafômetro é vendido sem receita

No entanto, especialistas garantem que o metadoxil não anula o efeito do álcool no sangue e pode causar taquicardia, mal-estar e até convulsão


Com a Lei Seca mais rígida, jovens buscam alternativas irresponsáveis para “enganar” o bafômetro sem se preocuparem com os riscos à saúde. Uma delas é o uso de um remédio tarja vermelha — o que indica ausência de risco de morte — chamado metadoxil. Apesar de ser controlado, a reportagem do R7 visitou seis farmácias na região da zona oeste de São Paulo e constatou que o remédio é vendido sem receita médica.

Questionado sobre a necessidade de prescrição, o balconista de uma drogaria no bairro de Perdizes foi enfático:

— Para esse medicamento? Não precisa.

Além da venda livre, a reportagem também descobriu que o metadoxil está com o estoque baixo — em quatro farmácias o medicamento não foi encontrado. A atendente de uma grande rede de drogarias afirmou:

— Estamos vendendo bastante e só tenho uma caixa. Vai levar?

A denúncia do uso inadequado da droga pode ser vista em um vídeo postado no YouTube pelo grupo de humor alternativo La Fênix. Apesar de não sabermos se a cena é real, três jovens bebem vodca e um deles, exatamente o que tomou o metadoxil, consegue driblar o bafômetro.

A médica acrescenta que, “por ser uma droga relativamente nova, seus efeitos em longo prazo ainda são desconhecidos”. Mas, ela cita taquicardia, sensação de mal-estar e até convulsão como possíveis consequências da administração do comprimido sem orientação médica.

Indignado, o psiquiatra dr. Ronaldo Laranjeiras, professor titular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenador do Instituto Nacional de Políticas de Álcool e Drogas, critica quem acredita nessa “promessa”.

— É muita ingenuidade acreditar que um remédio possa anular o efeito do álcool. Isso é perigoso. Há poucas evidências científicas a favor do metadoxil que, aliás, nem é aprovado pelo FDA.

Em nota, o laboratório Baldacci S.A., que comercializa o remédio, desaconselha a automedicação e ressalta que “o uso do metadoxil não protege o motorista que ingeriu bebida alcoólica da condição de infrator e também não impede a detecção do uso de álcool pelo bafômetro”.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

LEI SECA mais dura reduz mortes nas estradas


Morte nas estradas cai 13% e lei seca autua 611 em SP

Segundo dados do governo do Estado, 27 pessoas morreram e número de motoristas autuados por embriaguez quase triplicou; carnaval foi o primeiro com legislação mais rigorosa


O primeiro carnaval com lei seca mais rigorosa registrou queda no número de mortes e aumento do registro de motoristas autuados por embriaguez nas rodovias paulistas, segundo balanço anunciado nesta quarta-feira, 13, pelo governador Geraldo Alckmin.

O número de vítimas fatais e não fatais diminuiu. Foram 27 mortes nas estradas durante o carnaval, contra 31 em 2012, diminuição de 13%. As vítimas não fatais passaram de 1108 para 472 neste ano.

Já os números de apreensões de carteiras de habilitação, autuações por dirigir bêbado e flagrantes por embriaguez aumentaram. Em 2012, 244 carteiras foram recolhidas e neste ano, 561. O triplo de motoristas foi submetido ao teste do bafômetro: de 2500 para 7500. Os flagrantes por embriaguez aumentaram na mesma proporção. Em 2012 foram 46 e em 2013, 138.

Ao todo, 611 motoristas foram autuados por dirigirem após beber, contra 214 em 2012. Para o governador, o números foram a "boa notícia do carnaval". "Tivemos menos mortes e menos vítimas, e, por outro lado, maior fiscalização", afirmou.

Campinas. Dez pessoas foram presas por dirigirem alcoolizadas nas rodovias Anhanguera e D. Pedro I, na região de Campinas, interior de São Paulo, durante o fim de semana prolongado de carnaval. Outros 28 motoristas foram multados pela Polícia Militar Rodoviária por dirigirem alcoolizados entre a sexta-feira, 8, e a noite desta terça-feira, 12, durante a Operação Carnaval.

Até o final da tarde desta quarta-feira, 13, a Polícia Rodoviária deve divulgar o balanço completo das operações nas estradas do interior de São Paulo, na região de Campinas, durante o carnaval, após o início das novas regras da Lei Seca, que tornaram mais rígidas as blitze nas rodovias e cidades do Estado.

Os motoristas detidos excederam o limite de 0,30 miligramas de álcool por litro de ar expelido no bafômetro.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

MERCADO TECNOLÓGICO - Microsoft sem plano B


Não há 'plano B' para ambições móveis da Microsoft--executivo

A Microsoft não representou grande ameaça à dominação do mercado de computação móvel pela Apple e pelo Google, mas um executivo de alto escalão indicou nesta quarta-feira que não vai parar de tentar e que não tem uma estratégia alternativa.
Divulgação
"Estamos bastante concentrados em continuar o sucesso que temos com PCs e levar isso para tablets e celulares", disse o vice-presidente de Finanças da Microsoft, Peter Klein, na conferência anual Goldman Sachs Technology and Internet Conference em San Francisco, transmitida ao vivo pela Internet.

Dada a falta de sucesso da Microsoft até agora, ele foi indagado se há uma estratégia alternativa, ou "plano B", na reserva.

"É menos 'plano B' do que como você executa o atual plano", disse Klein. "Queremos evoluir essa geração do Windows para garantir que tenhamos o conjunto correto de experiências ao preço certo para todos os clientes".

A Microsoft tem atualmente duas versões de seu tablet Surface à venda e lançou seu mais recente software Windows para celulares no ano passado. Mas a companhia não conquistou grande presença em nenhum de ambos os mercados.

A consultoria Gartner estima que a Microsoft tenha vendido menos de 900 mil tablets Surface no quarto trimestre, o que é uma fração dos 23 milhões de iPads vendidos pela Apple. A Microsoft não divulgou seus próprios dados, mas também não negou os da Gartner.

(Reportagem de Bill Rigby) 


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SANTA MARIA - Laboratório da UFSM é interditado


Justiça interdita laboratório da UFSM por falta de plano contra incêndio

MPF vai investigar ausência de PPCI nos demais prédios do campus.
Universidade garante que todos os prédios obedecem a legislação.

 A Justiça determinou nesta quarta-feira (13) a interdição do laboratório de embriologia da faculdade de veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade da Região Central do Rio Grande do Sul. O motivo foi a falta de um Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

A iniciativa surgiu após um pedido de estudantes e professores, motivados pelo incêndio na boate Kiss, na madrugada de 27 de janeiro que causou 239 mortes. O grupo alega que as janelas estão bloqueadas por grades e não há saídas de emergência. Segundo eles, os extintores estão vencidos e a mangueira do hidrante não funciona.

A universidade admite que, entre os mais 100 prédios do campus situado no bairro Camobi, em Santa Maria, apenas cinco tem alvarás contra incêndio. Porém, a reitoria garante que todos os prédios estão de acordo com as leis de prevenção contra incêndio.

A situação dos prédios será investigada pelo Ministério Público Federal (MPF). “Vamos instaurar um procedimento e buscar estas informações com a universidade”, disse ao G1 o procurador federal de Santa Maria Rafael Miron.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ANTÁRTICA - UM ANO DEPOIS DO INCÊNDIO


Acusado de provocar incêndio em base na Antártica vira réu na Justiça

No próximo dia 28, testemunhas serão ouvidas em tribunal de Brasília.
Sargento responderá por homicídio culposo (sem intenção de matar) e dano.

A Justiça Militar de Brasília informou nesta quarta-feira (13) que recebeu a denúncia do Ministério Público Militar (MPM) contra o sargento acusado de ter provocado o incêndio na base da Marinha do Brasil na Antártica, em 25 de fevereiro do ano passado, deixando dois mortos.

Com isso, o sargento passará a ser réu e será julgado pelos crimes de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e dano.

Segundo o Superior Tribunal Militar (STM), no próximo dia 28, o acusado será interrogado e seis testemunhas do processo começarão a ser ouvidas. Como o processo corre em sigilo, a sessão de depoimentos será fechada.

A denúncia
O militar, segundo o MPM, tinha a incumbência de transferir o óleo diesel de um tanque maior para outros dois tanques externos, existentes na Praça de Máquinas, e que alimentavam os geradores da base. O sargento era responsável pelo setor de máquinas da estação e sofreu queimaduras ao tentar apagar as chamas. O G1 não tinha conseguido localizar a defesa do acusado até a publicação desta reportagem.

Além de Luciano, que ficou ferido, outros dois militares morreram no incêndio, que destruiu completamente a base e causou um prejuízo de R$ 24,6 milhões.

A mulher do sargento disse ao G1 em dezembro que o militar não gosta de falar sobre o assunto.

"Não gostamos de ficar lembrando o que ocorreu e nem falar do assunto. A Marinha é que tem que cuidar disso. Eu acredito que meu marido é inocente", afirmou ela ao G1.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

' ENDLESS LOVE ' a melhor romântica de todos os tempos


'Endless Love' lidera lista de canções românticas da Billboard

Reuters

Quando se trata de amor, as velhas canções podem ser insuperáveis.

A balada "Endless Love", gravada em 1981 por Diana Ross e Lionel Richie, lidera a lista das "50 melhores canções de ‘amor' de todos os tempos" divulgada pela revista Billboard na quarta-feira, véspera do Dia dos Namorados nos Estados Unidos e em outros países.

A lista se baseia nos rankings de compactos Billboard Hot 100 desde seu início, em 1958. Como era de se esperar, todas as músicas têm a palavra "love" (amor) no título.

As cinco primeiras posições da lista incluem também: "I''ll Make Love to You" (Boyz II Men, 1994); "We Found Love" (Rihanna e Calvin Harris, 2011); "How Deep Is Your Love" (Bee Gees, 1977); e "Silly Love Songs" (Wings, 1976).

É a quarta vez que a Billboard lança uma lista especial de Dia dos Namorados, embora a versão de 2011, batizada de "Love Stinks" ("o amor é uma droga", em tradução livre) tenha ido pelo caminho oposto, listando os 30 maiores sucessos de dor-de-cotovelo.

A lista completa, em inglês, pode ser lita no site http://billboard.com/lovesongs.

(Reportagem de Noreen O'Donnell) 


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."