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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INVESTIMENTOS EM CLASSES DE BAIXA RENDA


Oportunidade

Após febre da nova classe média, empresas buscam crescer nas classes D e E

Família com renda mensal de até R$ 1,2 mil entra na mira de empreendedores pelo Brasil; saiba como lucrar nesse setor

Após a explosão de empresas e produtos voltados para os consumidores da famosa nova classe média, especialistas alertam para o potencial de crescimento de negócios que pretendem atender famílias com renda mensal de até R$ 1,2 mil.

Trata-se de um contingente de 95 milhões de pessoas que, até então deixados de lado da expansão econômica experimentada na última década, passa a se configurar como uma opção atraente pelo mercado.

Mas para acessar esse universo de consumo, é importante estar atento ao que separa esse público da classe média. A começar pelos valores distintos.

“Não é só montar uma empresa e investir no consumo. O empreendedor precisa entregar um produto que impacte de alguma forma na vida da pessoa”, afirma Marcel Fukayama, presidente da CDI Lan, consultoria que transforma Lan houses em centros de conveniências nas periferias de grandes cidades.

“As oportunidades com o público D e E são inúmeras. Mas as empresas ainda subestimam esse segmento, formado por 95 milhões de pessoas mal servidas”, destaca Luciana Aguiar, sócia-diretora da Plano CDE, consultoria especializada em baixa renda.

Acompanhe abaixo algumas dicas dadas por especialistas para empreender nesse setor.

Social
Agregue impacto social ao produto. A classe D tem carências que superam o desejo de consumir.

Mercados
Educação, saúde, serviço financeiros e habitação são segmentos importantes para esse público.

Busque Parceiros
Procure funcionários e colaboradores da classe D para compreender os hábitos desses clientes.

Formação
O preparo do empreendedor é fundamental nesse mercado. Invista em cursos na área de impacto social.


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