Pesquisar aqui

sexta-feira, 30 de março de 2012

Cultura : Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação

UFPel

Resgatando a História

Curta produzido em 1913 em Pelotas fará estreia do Festival

O curta de ficção Os Óculos do Vovô será o primeiro filme a ser exibido nesta edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação

O filme, realizado pelo diretor Francisco Santos e produzido em Pelotas, no ano de 1913, caracteriza-se por ser um marco no desenvolvimento do cinema brasileiro, já que é considerado o mais antigo filme de ficção realizado no país.

A história tem como núcleo as aventuras de um menino travesso que pinta os óculos de seu avô enquanto ele dorme. Ao acordar o avô acredita estar cego dando início a diversas situações engraçadas. Francisco Santos, além de dirigir o filme e escrever o roteiro, participa como ator, interpretando o avô. Seu filho, Mário Santos, interpretou o papel do garoto travesso. O filme foi realizado em duas locações, no estúdio da Guarany Films e no Parque Souza Soares, em Pelotas.

Exibição
Os Óculos do Vovô será exibido hors concours durante o 3º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, no momento em que o filme completa 99 anos. Sem contar com as primeiras prováveis exibições que ocorreram na cidade, à época de seu lançamento, esta será uma das primeiras vezes em que se oportunizará o contato com o primeiro filme de ficção da história do cinema brasileiro na cidade a qual a produção pertence.

Festival
O Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, realização da Gaia Cultura e Arte, Curso de Cinema e Animação e do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da prefeitura, ocorre entre os dias 11 e 14 de abril, no Theatro Guarany. Patrocínio Master da Sul Gás e Banrisul.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."