Pesquisar aqui

terça-feira, 24 de junho de 2014

CLUBE BRILHANTE É DESTRUÍDO POR MARGINAIS DO FUNK


Foto do Diário Popular 
OPINIÃO - Beto Vetromille
Acordei, na manhã de segunda-feira(23), impactado com os relatos dos noticiários locais e pelo estado gaúcho sobre os lamentáveis fatos acontecidos nos salões de festa do tradicional Clube Brilhante, em Pelotas.  O vandalismo chegou às raias da loucura com tamanha violência , danificando portas , espelhos e vidros destruídos além de um carro incendiado na frente do prédio.

De repente, voltei no tempo e minha memória me fez lembrar dos filmes futuristas sobre a destruição do mundo, como Mad Max e Fuga de Nova York onde as sociedades foram transformadas em verdadeiros devoradores da raça humana. As imagens difundidas por toda a internet são atordoantes. Um local de festas e grandes noitadas com os mais consagrados eventos virou algo parecido com sobras de uma obra inacabada.

O Clube Brilhante é notícia em manchetes nacionais



Este tipo de episódio já se caracteriza  por eventos que acabam em violência no país inteiro.Abaixo, notícia de 2012 sobre ações policiais nos bailes funks

''Polícia monta operação para fechar baile funk em SP'' - Record


O baile funk funcionava na zona sul de SP. A polícia trabalhou com a ajuda da Guarda Municipal, CET, conselho tutelar e a subprefeitura do M´boi Mirim. Mais de 11 carros foram apreendidos. No local, a polícia encontrou várias garrafas de bebida alcoólica. Os menores apreendidos foram encaminhados para o conselho tutelar.



Recuperando a História
Os salões do Clube Brilhante guardam as mais alegres e românticas lembranças dos bailes de carnaval tradicionais da entidade, e também páginas culturais que foram escritas por inúmeros artistas de renome nacional e internacional que por lá se apresentaram. Um local que preservava sua máxima em ser um ponto de referência na comunidade pelotense surpreende em  tentar minimizar seus gastos e outros custos financeiros alugando seu espaço tão importante para uma festa desta característica. Os  chamados ''Bailes Funks'' são obras de outro tipo de sociedade, principalmente, por algumas delas marcadas pela violência e práticas culturais de condutas um tanto perigosas. Não tenho preconceito com gostos musicais e outras realidades do mundo artístico, mas não vou esconder minha opinião sobre o que acredito e, portanto, que não condizem com aquilo que preservo sobre valores de conduta serena e familiar.  

Segundo relatos, o valor cobrado pelo clube nem será pago integralmente.Correu o risco do prejuízo pelo fato de deixar acontecer o evento sem a quitação total deste aluguel. Porém, ao que se sabe , sua despesa atual será potencialmente aumentada com tanta depredação no prédio, além de um custo moral de repercussão nada positiva sobre se transformar em um lugar de risco para futuras promoções deste tipo de festa.

Aguardaremos por dias melhores.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."