Pesquisar aqui

sábado, 2 de agosto de 2014

UMA VIAGEM PARA QUEM NÃO TEM MEDO DE ALTURA E MUITO DINHEIRO NO BOLSO

Passear de balão pela estratosfera
US$ 75 mil por pessoa

Passear de balão é um luxo por si só. Mas deixar o quase engarrafamento aéreo da Capadócia para trás e observar a Terra muito mais de cima, na estratosfera terrestre, será para quem tem muito dinheiro. 

A World Wise Enterprise pretende colocar seu superbalão de hélio nos ares em 2016, e quem quiser garantir a vaga já pode comprar o bilhete, que custa US$ 75 mil por pessoa. Por essa quantia quase astronômica, os passageiros serão levados a 30 mil metros de altura e poderão experimentar uma sensação de microgravidade. A cabine luxuosa, suspensa pelo balão de hélio, terá até Wi-Fi. Claro, publicar selfies na estratosfera será para poucos.

STALLONE CONFIRMA A VOLTA DE ''ROCKY'' ÀS TELAS DO CINEMA

Sylvester Stallone confirma volta de Rocky Balboa
Segundo o ator, o filme não pode ser considerado um "Rocky 7" por mudanças na vida do personagens

O neto de Apollo Creed, lutador que derrotou Rocky Balboa na trama de "Rocky, um Lutador" (1976), cresce em um lar com boas condições financeiras. Mesmo sem precisar trabalhar, o jovem (Michael B. Jordan) decide seguir os passos do avô, e entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Para treiná-lo, ele escolhe o próprio Rocky Balboa (Sylvester Stallone).

Mas Stallone, ganhador do Oscar pelo primeiro capítulo da saga, faz um alerta aos fãs: este filme não pode ser considerado um 'Rocky VII'. Na história, ele vai passar seus conhecimentos ao seu pugilista protegido.

"Vou fazer um filme com Ryan Coogler chamado ''Creed'', disse em entrevista sábado à noite ao programa de TV de Jonathan Ross. "É interessante porque as pessoas acham que vai ser um 'Rocky VII''... mas não é. Eu tenho um papel coadjuvante. Vai ser ótimo voltar a esse personagem. Acho que pode ser um ótimo filme e um grande desafio. Vai acontecer".

Em março, Stallone disse estar "louco" para fazer 'Rambo 5'. Mas que os fãs devem estar preparados para a morte do herói americano no final, se o filme realmente acontecer. O ator já tem algumas ideias. Depois do Vietnã, Afeganistão e Burma, o veterano agora deve ir parar no México.


Lançamento         2015

Dirigido por         Ryan Coogler

Com                 Michael B. Jordan, Sylvester Stallone

Gênero                 Esporte/Drama

Nacionalidade EUA

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TRANSMISSÃO DO VÍRUS EBOLA ESTÁ DESCONTROLADA

OMS diz que epidemia de ebola está incontrolável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira (1) que o vírus do ebola está se alastrando a uma velocidade incontrolável. A doença já matou mais de 720 pessoas na África. 


"O vírus do ebola avança em maior velocidade que os esforços para controlá-lo", disse a diretora da OMS, Margaret Chan, destacando a possibilidade de "consequências catastróficas" para a humanidade. 

''Este encontro marca uma transformação da luta contra esta epidemia", disse Chan, ao participar hoje de uma cúpula regional sobre o ebola em Conacri, na Guiné. 

"A situação na África Ocidental deve ser uma preocupação nacional", comentou a diretora da OMS. Ela também anunciou a convocação de uma reunião de urgência no dia 6 de agosto para "avaliar as implicações mundiais da epidemia".

Agência ANSA

LEWANDOWISKI NÃO ASSUME PRESIDÊNCIA DO STF

A eleição de Lewandowski para a presidência do tribunal foi adiada
Votação deve ser realizada na próxima semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira adiar a votação simbólica da eleição do ministro Ricardo Lewandowski para a presidência da Corte. Os ministros entenderam que não seria conveniente realizar a votação sem a presença dos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, que não compareceram à sessão.


Com a decisão, Lewandowski continua interinamente como vice-presidente da Corte. A votação deve ser realizada na próxima semana. “A Corte entendeu que, com ausência de dois ministros, não seria conveniente realizar um ato de tamanha importância, que é a eleição do futuro presidente da Corte, com um plenário reduzido”, explicou Lewandowski.

A eleição foi marcada para sessão pelo ex-presidente Joaquim Barbosa. No dia 28 de julho, antes da publicação de sua aposentadoria, Barbosa determinou que a sessão de hoje fosse destinada à eleição para efetivar Lewandowski na presidência do tribunal.

No entanto, de acordo com o Regimento Interno do STF, a eleição do novo presidente deve ser feita na segunda sessão após a vacância do mandato. Como o decreto de aposentadoria de Barbosa foi publicado ontem, o pleito não poderia ocorrer na sessão desta sexta-feira.

Aço e algodão

Para o ministro Marco Aurélio, a expectativa é de que, quando Lewandowski for eleito, seja mantido amplo diálogo com os ministros. Em tom de brincadeira, Marco Aurélio disse que o futuro presidente indica ter vocação para ser "algodão entre cristais".

"Nosso ministro Joaquim Barbosa não era algodão entre cristais", disse Marco Aurélio, que completou: "Era aço".

Barbosa protagonizou discussões acaloradas com seus colegas, inclusive nas sessões plenárias. Com seu futuro sucessor, Lewandowski, os embates foram diretos. Nas sessões, Barbosa acusou o colega de fazer "chicanas" no julgamento.

Agência Brasil

BRASILEIRO ANDA CADA VEZ MENOS DE ÔNIBUS, DIZ ESTUDO

Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos fez pesquisa em Porto Alegre e mais oito capitais

Os brasileiros estão andando cada vez menos de ônibus, aponta pesquisa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Balanço mostra que, em 2013, 175 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus nas nove capitais mais populosas do país (Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo). Ou seja: 560 mil passagens deixaram de ser vendidas a cada dia, na comparação com o ano anterior. 

Redução corresponde a 1,4% no número de passageiros transportados, entre 2013 e 2012. Esse percentual sobe para 30% se o recorte for entre 1995 e 2013. De acordo com a NTU, essa queda se deve, principalmente, à migração das pessoas para os transportes individuais motorizados e ao alto custo do diesel, repassado ao valor da tarifa.


Na opinião do presidente da NTU, Otávio Cunha, não é a má qualidade do transporte público o que tem resultado nessa diminuição da demanda por ônibus – e na consequente migração das pessoas para os automóveis. “É a baixa demanda o que tem resultado na má qualidade do transporte público”, garante.

A baixa qualidade do transporte tem, segundo ele, suas explicações. “Em primeiro lugar, faltou ao governo federal o estabelecimento de políticas públicas de transportes. Falta inteligência para pensar o transporte e também investimento e capacitação profissional”, disse ele.

O resultado dessa falta de políticas públicas para o setor, acrescenta o presidente da NTU, “é a queda da velocidade operacional, o aumento do custo dos insumos e a competição com transporte individual. [Nesse cenário,] a velocidade média das viagens caiu em 50% nos últimos dez anos, passando de 25 km/h para 12 km/h”, completou.

Segundo o diretor administrativo da NTU, “as pessoas colocam o empresário como vilão por tentar aumentar a tarifa, mas nós tentamos aumentar a tarifa apenas para manter o mesmo nível do transporte público. As empresas fazem o que podem na gestão interna. O que acontece é que a crise está muito mais motivada pela falta de políticas públicas”.

Apesar da crítica, a diretoria da NTU avalia que os recentes investimentos feitos em infraestrutura para mobilidade já começam a apresentar resultados.

“Os corredores [exclusivos para transporte público] recentes darão melhorias significativas ao transporte. A partir de 2016 veremos resultados muito significativos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte já têm demonstrado aceitação (por parte da população). Esses corredores obrigarão (a construção de) novos corredores que vão atrair mais demandas. Todas cidades que migraram para esse tipo de política já colheram resultados, e os investimentos feitos reverterão a situação atual”, argumentou Cunha.

Cunha citou uma pesquisa do Datafolha relativa às reivindicações feitas pela população durante o período de manifestações. “Segundo essa pesquisa, 53,7% querem melhorias no transporte público e 40,5% querem a redução da tarifa. Isso demonstra a importância que esse serviço tem para a população”.

A fim de melhorar a qualidade do transporte público, de forma a atrair mais passageiros, a NTU apresentou oito propostas. Em geral, defendendo subsídios para que a tarifa não seja paga em sua totalidade pelo usuário.

Entre os pontos defendem a priorização do transporte coletivo nas vias; a elaboração de planos diretores, planos de mobilidade urbana por todos municípios, e de uma política de mobilidade. Ressaltam a importância de haver participação de representantes da sociedade civil organizada, bem como de conselhos municipais nessas discussões, a fim de definir qual é o serviço esperado e os valores de tarifa e de subsídios a serem pagos.

De acordo com a NTU, os subsídios ao serviço poderia ser pago por meio de fundo com recursos dos combustíveis, distribuídos aos municípios de forma proporcional à população. Outro ponto defendido pela entidade é a implantação de redes de transporte modernas, integradas, multimodais, racionais e de alto desempenho.

Com informações do Correio do Povo

quinta-feira, 31 de julho de 2014

CRISE NA ARGENTINA É CULPA DOS EUA - ACUSA CHEFE DE GABINETE

Argentina culpa os EUA por falta de acordo que a levou ao calote
Negociação com credores nos tribunais de NY falhou.
Chefe de gabinete da presidência falou à imprensa nesta manhã.

Buenos Aires responsabilizou nesta quinta-feira (31) os Estados Unidos pelo fracasso nas negociações nos tribunais de Nova York com os fundos especulativos que levou a Argentina ao calote de parte de sua dívida.
Jorge Capitanich
"Se existe um juiz que é um agente dos fundos especulativos, que é um mediador [judicial] e um agente deles, de que justiça estão falando? Aqui há uma responsabilidade do Estado, dos Estados Unidos para gerar as condições de respeito irrestrito à soberania dos países", acusou o chefe de gabinete da presidência, Jorge Capitanich, falando à imprensa.

O ministro se referia ao juiz de Nova York, Thomas Griesa, e ao mediador designado por ele, Daniel Pollack, que conduziram as negociações para achar, segundo Capitanich, um caminho para o cumprimento da sentença a favor dos fundos especulativos contra a Argentina. Segundo a decisão, o país deve pagar US$ 1,33 bilhão a eles. As duas partes deram por fracassadas as negociações nesta quarta-feira.

Capitanich acusou Griesa e Pollack de incompetência "por não respeitarem a condição soberana da Argentina, por desconhecerem questões elementares e por não compreenderem o processo", segundo os jornais locais "Clarín" e "La Nación".

O chefe de gabinete também disse que a Argentina irá à Corte Internacional de Haya e à Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar os denominados "fundos abutres".

FLAGRANTE DA NAMORADA DO ARTILHEIRO DA ALEMANHA - ''BIQUINI CAÍDO''

Namorada de herói da Copa é tão distraída quanto ele e ‘mostra demais’

Primeiro foi Mario Götze, autor do gol da Alemanha na final da Copa, quem não percebeu que a sunga estava fora do lugar. Agora foi sua namorada, a modelo Ann-Kathrin Brommel, quem acabou surpreendida por um fotógrafo ao arrumar seu biquíni. Entre passeios de barco e outros passatempos durante as férias, o casal deve deixar Ibiza com uma lição: cuidado com as lentes.

UOL Esportes
Crédito: Reprodução/101GreatGoals

NOVO SITE DA RÁDIO UNIVERSIDADE ESTÁ NO AR - ACESSE


Conheça a nova grade de programação, bem como os detalhes de cada programa. Ouça a Rádio Universidade 1160 AM também via internet.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

TESOURO NACIONAL APONTA DÉFCIT PRIMÁRIO RECORDE

Governo Central registra déficit primário recorde para meses de junho
Segundo números divulgados pelo Tesouro Nacional, o mês passado fechou em R$ 1,946 bilhão

O Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrou, em junho, o pior resultado primário da história para o mês. Segundo números divulgados nesta quarta-feira pelo Tesouro Nacional, o mês passado teve déficit primário de R$ 1,946 bilhão. 

Em maio, o Governo Central havia registrado déficit primário de R$ 10,502 bilhões. Os dois meses seguidos de resultados negativos fizeram o superávit primário encerrar os primeiros seis meses de 2014 em R$ 17,238 bilhões, o pior esforço fiscal para o primeiro semestre desde 2000, quando a economia acumulada havia atingido R$ 15,431 bilhões. 

Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin
No mês passado, o pagamento de dividendos de estatais foi insuficiente para salvar as contas do Governo Central. Em junho, as estatais federais repassaram R$ 1,479 bilhão ao Tesouro Nacional, dos quais R$ 931 milhões vieram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Nos seis primeiros meses do ano, as empresas estatais transferiram R$ 10,491 bilhões ao Tesouro, volume 36,3% maior que no mesmo período de 2013. Os dividendos são a parcela do lucro que as empresas repassam aos acionistas. No caso das estatais federais, como o Tesouro é o maior acionista dessas empresas, tem direito à maior parte dos dividendos. 

O superávit primário é a economia de recursos para pagar os juros da dívida pública. O esforço fiscal permite reduzir o endividamento do governo no médio e no longo prazo. Com o resultado de junho, o Governo Central economizou apenas 21,34% da meta reduzida de R$ 80,774 bilhões estabelecida para 2014. 

terça-feira, 29 de julho de 2014

MERCOSUL - PRESIDENTES DO BLOCO SE REUNIRÃO HOJE

No encontro serão discutidos temas que ficaram pendentes desde a última reuião, em Montevidéu, no Uruguai

Os presidentes dos países do Mercosul viajaram nesta segunda-feira (28) a Caracas para a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que acontecerá terça-feira (29) durante toda a manhã. A última Cúpula do Mercosul aconteceu em julho de 2013 e a seguinte seria em dezembro do mesmo ano, mas alguns acontecimentos - como a crise na Venezuela e incompatibilidades nas agendas dos líderes do bloco - provocaram quatro adiamentos. Como o Paraguai ficou suspenso de junho de 2012 a agosto de 2013, devido à destituição do então presidente Fernando Lugo, e a Venezuela ingressou em julho do ano passado, esta será a primeira reunião dos cinco presidentes na Cúpula do Mercosul.

As presidentas do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, e os presidentes do Uruguai, José Mujica, do Paraguai, Horacio Cartes, e da Venezuela, Nicolás Maduro, anfitrião do encontro, discutirão temas que ficaram pendentes desde a última reuião, em Montevidéu, no Uruguai, como a elaboração da proposta comum que precisa ser apresentada à União Europeia (UE) para avançar o acordo de livre comércio entre os dois blocos. Alguns temas mais urgentes, no entanto, prometem tomar a maior parte das discussões.

Um dos principais, que tem ocupado os noticiários internacionais, é o litígio do governo argentino com os chamados fundos abutres, que eleva o risco do país decretar a segunda moratória da dívida externa em 13 anos, o que pioraria ainda mais a crise econômica no país e teria impactos negativos, também, nos países do bloco, inclusive nas negociações para o acordo com a UE. O governo da Argentina enviou para Nova York, uma equipe econômica para continuar as negociações com o mediador designado pela Justiça norte-americana, que deu sentença favorável aos fundos abutres.

O litígio entre as duas partes gerou um impasse que impediu a Argentina de pagar um vencimento de US$ 900 milhões aos credores que aceitaram, ao contrário dos fundos abutres, participar de dois planos de reestruturação da dívida após a moratória de 2001. A sentença da Justiça dos Estados Unidos obriga a Argentina a pagar, antes, US$ 1,3 bilhão devidos a esses credores que ganharam o processo em Nova York. Se a situação não for resolvida até quarta-feira, um dia depois da Cúpula do Mercosul, corre o risco de ter de decretar nova moratória.

Além disso, os chefes de Estado também discutirão o conflito na Faixa de Gaza, que já matou mais de mil pessoas, a maioria civis. O Brasil condenou, por meio da presidenta Dilma e de comunicados do Itamaraty, o “uso desproporcional da força” por parte de Israel, assim como o lançamento de foguetes ao território israelense pelo Hamas. Na semana passada, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, declarou que seu país ficou “desapontado” e se sentiu “traído” pelo Brasil, ao qual chamou de “anão diplomático”, após a publicação de mais uma nota do governo brasileiro e da convocação, para consultas, do embaixador brasileiro em Israel, Henrique Sardinha.

Durante a cúpula, a Venezuela passará a presidência pró-tempore à Argentina, durante seis meses. Também participarão do encontro o presidente da Bolívia, Evo Morales, cujo país está associado e em processo de incorporação ao bloco. Na semana passada, o presidente Maduro disse que também estariam presentes os chefes de Estado do Chile, Michelle Bachelet; de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén; e da Nicarágua, Daniel Ortega.

Um dia antes da cúpula, os chanceleres do Mercosul participam da 46ª Reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul (CMC), que serve de preparação para o encontro dos chefes de Estado. As atividades dos presidentes começarão às 8h desta terça-feira com uma foto oficial na Praça Simón Bolívar, em frente à Casa Amarela, sede do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, onde acontecerá a cúpula em seguida. Ao fim da reunião, os presidentes almoçarão no local e, depois, regressarão aos seus países.

De acordo com o Itamaraty, os cinco países do Mercosul representam 72% do território e 70% da população da América do Sul, além de deter 80% do PIB do continente e 58% dos investimentos estrangeiros diretos e 65% do comércio exterior.

Fonte: Agência Brasil

PRÉ-SAL IMPULSIONA RECORDES NA ENTREGA DE GÁS

Destaque do mês foi o início do escoamento do gás produzido nas plataformas P-58, na área Norte do Parque das Baleias

A Petrobras bateu recorde na entrega diária de gás natural nacional ao mercado, atingindo a marca de 48,1 milhões de metros cúbicos (m³), no último dia 14 de julho. O volume equivale a 8,6 milhões de metros cúbicos a mais que a média fornecida no primeiro trimestre deste ano (39,5 milhões de m³/dia).

Recentemente, a companhia também atingiu a marca na produção mensal em dois meses consecutivos: 65,4 milhões de m³/dia em maio e 66,4 milhões m³/dia em junho. O destaque do mês foi o início do escoamento do gás produzido nas plataformas P-58, na área Norte do Parque das Baleias, no pré-sal da Bacia de Campos; e FPSO Cidade de Paraty, na área de Lula Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos.

O escoamento do gás para as Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) de Cacimbas (P-58) e Caraguatatuba (Cidade de Paraty) permitiu a elevação não apenas da produção de gás, mas também dos líquidos, como Gás Liquefeito de Petróleo e C5+ (produto que dá origem à nafta, gasolina , entre outros) produzidos nessas Unidades de Processamento. O início do escoamento de gás dessas plataformas teve influência direta no novo recorde diário de entrega de gás natural nacional ao mercado.

O nível de aproveitamento do insumo foi dos mais altos já registrados pela empresa. No mês de junho, o índice chegou a 94,5% para fornecimento ao mercado, geração de energia nas plataformas ou ainda para reinjeção nos reservatórios com o objetivo de elevar a produção de petróleo. Se for considerado apenas o aproveitamento de gás do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, o índice chega a 97,7%.

Fonte: Petrobras

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 100 ANOS DEPOIS

FOTOS




VEJA MAIS >>>

segunda-feira, 28 de julho de 2014

JÔ SOARES É INTERNADO EM HOSPITAL

Apresentador está desde sexta-feira no Sírio-Libanês.
Jô Soares foi internado para tratar pneumonia.
Ele voltou de férias em 14 de julho.

O apresentador Jô Soares está internado no Hospital Sírio Libanês para tratar de uma pneumonia. O artista de 76 anos está desde a noite de sexta-feira (25) no centro médico.
De acordo com a direção do programa, a doença foi detectada ainda no princípio e o tratamento está evoluindo bem, com "ótima recuperação".

Ainda não há previsão de alta, mas a expectativa é que ela ocorra ainda nesta semana. O hospital não divulgou boletim médico.

Por causa da internação, na noite desta segunda-feira (28) o programa apresentará um especial em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, que morreu na quarta-feira (23), aos 87 anos, no Recife. Enquanto não houver disponibilidade para novas gravações, a direção fará outras reprises com homenagens a serem definidas.

Fim de férias
Jô voltou de férias em 14 de julho, após um mês de descanso. Desde então, entrevistou os ex-jogadores Falcão e Júnior, que comentaram a atuação da seleção na Copa, o escritor Ruy Castro, as atrizes Sophie Charlotte e Jacqueline Bisset, o ator Juca de Oliveira e os músicos Jorge Aragão, Pitty e a banda Titãs. 

As entrevistas podem ser vistas no site do Programa do Jô.

G1

GOVERNO EDITA MP PARA ESTIMULAR AVIAÇÃO REGIONAL

Governo cria programa para estimular a aviação regional

Iniciativa tem como objetivo aumentar o ingresso da população brasileira ao sistema de transporte aéreo e facilitar o acesso a regiões com potencial turístico

Com o objetivo de aumentar o acesso da população brasileira ao sistema de transporte aéreo brasileiro, foi criado o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar).A Medida Provisória 652 foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (28) e vai atender aeroportos regionais de pequeno ou médio porte.


O programa deve elevar o número de frequências das rotas regionais operadas regularmente e aumentar o número de cidades e rotas atendidas por transporte aéreo regular de passageiros. A ideia é facilitar o acesso a regiões com potencial turístico.

Segundo um estudo feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2012, o desenvolvimento da aviação regional representa um importante fator para diminuição das desigualdades no Brasil, já que contribui com a inclusão econômica e social da população atendida e ajuda na integração de localidades remotas por meio aéreo.

A pesquisa apontou que um dos principais entraves da aviação regional é a dificuldade de diluir os custos entre o limitado número de passageiros, especialmente em locais com menor renda. Nessas cidades, a divisão dos gastos deixa os preços das passagens muito mais caro.

A MP autoriza a União a conceder subvenção econômica nos serviços oferecidos pelos aeroportos regionais, como o pagamento dos custos relativos às tarifas aeroportuárias e de navegação aérea em aeroportos regionais. A união poderá também intervir no pagamento de parte dos custos de voos em rotas regionais e no pagamento dos custos correspondentes ao Adicional de Tarifa Aeroportuária.

As empresas interessadas em aderir ao programa deverão assinar contrato com a União, que conterá as cláusulas mínimas previstas no regulamento. Para a habilitação ao programa, será exigida dos interessados documentação relativa à regularidade jurídica e fiscal.

O pagamento da subvenção econômica será efetuado mediante a utilização de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, alocados nos orçamentos da União, observada a dotação orçamentária destinada a essa finalidade.

Regulamentação

A regularização do programa será de responsabilidade do Poder Executivo, especialmente em relação às condições gerais para concessão da subvenção e aos critérios de alocação dos recursos disponibilizados. O executivo ficará responsável ainda pelos critérios complementares de distribuição dos recursos e às condições operacionais para pagamento e controle da subvenção.

Aviação regional

O plano de aviação regional prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos regionais. Os estudos de viabilidade de cerca de 220 desses aeroportos já estão prontos. Falta elaborar os projetos e os editais de licitação para as obras.

A ideia é garantir que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto apto a receber voo regular. Atualmente, 39% das cidades brasileiras não têm aeroporto ou estão a mais de 100 km de um.

A maior conectividade aérea possibilitará o incremento da economia no interior do país, aproximando os municípios de cadeias produtivas nacionais e globais e facilitando o turismo

Fonte: 
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional, do Tribunal de Contas da União e da Secretaria de Aviação Civil

domingo, 27 de julho de 2014

EDITAL OFERECE INVESTIMENTO MILIONÁRIO PARA FILMES NACIONAIS

Edital investirá R$ 14 milhões em 15 filmes brasileiros

Apoio vai para longas de ficção, animação e documentário, e finalização de obra em pós-produção. Inscrições estão abertas


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu, nesta sexta-feira (25), as inscrições para o Edital BNDES Cinema 2014. Um valor total de R$ 14 milhões será investido em 15 projetos de longas-metragens brasileiros independentes, sendo sete ficções, cinco documentários, duas animações e um projeto de finalização, de qualquer gênero.

O edital divide a categoria de ficção em dois grupos. No Grupo 1, serão selecionados dois projetos que priorizem o sucesso comercial. Cada um será premiado com R$ 1,5 milhão cada. Já no Grupo 2, o foco é em longas voltados ao reconhecimento artístico e técnico no mercado internacional. Neste grupo, cinco projetos farão jus a um aporte de R$ 1 milhão cada. Como novidade na edição deste ano, o edital estabelece a exigência de que ao menos um dos projetos selecionados no Grupo 2 seja de um diretor estreante em longas-metragens.

Na categoria Documentário, serão cinco os projetos vencedores, que contarão com investimentos de R$ 500 mil. O edital aposta também no bom momento da animação brasileira, aumentando o investimento no gênero: desta vez, dois projetos de animação serão contemplados com R$ 1,5 milhão, cada. A Comissão Examinadora também selecionará, ainda na categoria Finalização, um longa-metragem em fase de pós-produção, que receberá R$ 500 mil para a conclusão da obra. 

Inscrições e avaliação

As inscrições ficam abertas até o dia 10 de setembro e os interessados devem indicar, no momento da inscrição, em qual categoria pretendem concorrer. Cada produtora pode apresentar até três propostas. Leia a íntegra do Edital BNDES Cinema 2014 para se informar sobre as condições de elegibilidade em cada categoria e para detalhes sobre o processo de inscrição. 

O material recebido será avaliado por duas subcomissões: a de análise preliminar, formada por cinco técnicos do BNDES, ficará responsável por verificar a documentação e habilitação dos projetos;  e a de análise técnica, composta por três servidores do BNDES, um representante da Ancine e cinco especialistas do setor audiovisual, fará o julgamento sob critérios técnicos.

Fonte: Agência Nacional do Cinema 

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."