Pesquisar aqui

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PELOTAS : BARRAGEM ESTÁ 2,6m ABAIXO DO NÍVEL NORMAL


O prefeito Adolfo Fetter assinou hoje (11) o Decreto nº 5.525, que declara situação de emergência e de restrições para o uso de água potável na área urbana de Pelotas e dá outras providências, em virtude de o nível da barragem Santa Bárbara estar 2,6 metros abaixo do nível, o que coloca o Município em uma situação crítica de abastecimento. 

          Fetter lembrou que esta é a terceira vez que assina um decreto como este, e que a situação da barragem é consequência do período prolongado de estiagem. O objetivo do decreto, que ele enfatiza não é de racionamento, é estimular a população a utilizar a água de forma racional, evitando gastos desnecessários, como a lavagem de carros e calçadas com água tratada. “Sabendo usar não vai faltar”, completou.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

A proposta da Prefeitura para o término do movimento de paralisação do Magistério


Gabinete do Prefeito de Pelotas divulga, na íntegra, o Ofício 416/2012, assinado pelo chefe de gabinete, Abel Dourado, dirigido ao Sindicato dos Municipários (Simp) e entregue hoje (11) à representante da entidade. 

O documento formaliza a proposta da Prefeitura para o término do movimento de paralisação do Magistério – proposta que já havia sido verbalizada pelo prefeito Adolfo Antonio Fetter à direção do Simp, em audiência realizada na tarde de ontem (10), no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença de doze vereadores, e que seria levada para avaliação da categoria, em assembleia na tarde de hoje.

         A proposta, conforme cópia anexa, elenca quatro itens:

a) Retorno às aulas com o término da greve e elaboração imediata de calendários escolares com total cumprimento da legislação vigente;

b) Pagamento dos dias parados sem descontos;

c) Adoção de medidas cabíveis, objetivando decisão judicial que permita o pagamento da reposição inflacionária de 4,53%, a todos os servidores, na data-base;

d) Restabelecer a discussão sobre os termos da aplicação da Lei do Piso Nacional do Magistério.

         O Município, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), entrou com uma ação judicial pedindo a ilegalidade da greve que, pelo período que está se estendendo, já representaria risco de grande prejuízo à comunidade. A PGM alega a necessidade do retorno ao serviço público, que se iguala a um serviço essencial considerando que muitas mães trabalhadoras não têm com quem deixar os filhos e que os alunos correm o risco de perder o ano letivo. A expectativa da Procuradoria é de que a manifestação judicial saia nos próximos dias.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'COMISSÃO DA VERDADE' - QUAL? Para os DOIS LADOS


A Nova Lei
Após dois anos e meio de polêmicas e negociações, a presidente Dilma Rousseff nomeou nesta quinta-feira os integrantes da Comissão Nacional da Verdade, que pretende esclarecer violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.
Os membros da comissão serão sete:José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça), Gilson Dipp (ministro do Superior Tribunal de Justiça), Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República), Paulo Sérgio Pinheiro (diplomata), Maria Rita Kehl (psicanalista) e José Cavalcante Filho (jurista).

De acordo com o texto que criou a comissão, os critérios para a escolha dos membros deveria privilegiar pessoas "de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificadas com a defesa da democracia e institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos".


Que essa "comissão da verdade"não seja uma 'CASSAÇÃO' AO CONTRÁRIO
Dilma, nos arquivos X

Falando em VERDADE's' ...

Dilma Rousseff será mais uma indenizada

Dilma Roussef, guerrilheira aposentada e toda poderosa 
do governo Lula, ganha direito à reparação financeira

A Comissão Especial de Reparação da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio aprovou na quinta-feira passada a concessão de reparação moral à ex-guerrilheira Dilma Vana Rousseff. A concessão de indenização à atual Ministra Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República foi motivo de polêmica. A Procuradora Leonor Paiva, que não pôde comparecer à reunião, opinou pelo indeferimento ao processo de Dilma. Mas quatro dos sete membros da Comissão rejeitaram seu parecer e beneficiaram a ex-guerrilheira Estela. 

Dilma nos tempos de guerrilha
A gaúcha (nascida em Belo Horizonte) Dilma faz parte do folclore da luta armada. A guerrilheira organização marxista VAR-Palmares – e que já foi brizolista no passado - teria participado do assalto à casa de uma amante do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros. Do cofre da residência, foram roubados US$ 2 milhões e 400 mil dólares. Dilma alega que ajudou no planejamento. Mas a guerrilheira aposentada garante não participou da ação. Por coincidência, sua reparação saiu no dia 14 de dezembro, data de seu aniversário de 59 anos.

Dilma, que é autora do livro "Mulheres que foram à luta armada" (1998) foi beneficiada pelo depoimento de uma companheira de guerrilha. Vânia Amoretty Abrantes relatou que foi transferida com ela, no mesmo camburão, de uma prisão em São Paulo para o Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), sediado no quartel da Polícia Especial do Exército, na Rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro. Apenas por coincidência, Vânia Amoretty é diretora do Grupo Tortura Nunca Mais. Em nome da ONG, Vânia acompanha os trabalhos da Comissão Especial de Reparação.

Mérito da Ordem Militar
Ano passado, Dilma fez lobby e recebeu a medalha do Mérito da Ordem Militar – o que irritou oficiais da ativa e da reserva das Forças Armadas contra as quais a guerrilheira Estela (seu principal codinome) lutou nos tempos da guerrilha urbana. Agora, essa “reparação moral” à Dilma vai gerar novas polêmicas. Até porque Dilma será a mulher forte do novo governo Lula. Atual presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Dilma será a responsável por tocar os projetos bilionários de “desenvolvimento que irão destravar o País”, prometidos pelo presidente reeleito.

Os beneficiados

Dilma , a preferida de Lula 
A Comissão de Reparação do RJ apreciou 48 pedidos de reparação de militantes políticos que estiveram presos em dependências de órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro entre a data do golpe militar, 1° abril de 1964, e a anistia, 28 de julho de 1979.

Comissão deferiu 19 processos, indeferiu 28, por falta de documentação cobrada dos requerentes e por estes não fornecida, e retirou um de pauta.

A reunião foi presidida pelo Coordenador da Comissão, Gelson Campos, e contou com a participação dos representantes da ABI, Maurício Azêdo; do Grupo Tortura Nunca Mais, Elizabeth Silveira; da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Cilos; do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro


OBSERVAÇÂO: O AUTOR DO LIVRO " MULHERES QUE FORAM À LUTA ARMADA É LUIS MAKLOUF DE CARVALHO


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'PIRATA VIRTUAL ' - conheça o perfil


Pesquisa define perfil do pirata on-line



Por: Osiris Reis
osiris@diariopopular.com.br

Encontrar uma pessoa que nunca tenha baixado nenhum conteúdo audiovisual da internet é tarefa difícil. Ainda mais quando a oferta é grande e atrativa aos olhos dos internautas. Filmes que acabaram de sair de cartaz nos cinemas, novas músicas, álbuns inteiros à disposição de apenas alguns cliques e alguns minutos de espera. E mais um detalhe: tudo de graça. 

Os chamados piratas on-line estão em todos os locais, espalhados por países de todo o mundo. Pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entrevistou 10,6% milhões de usuários da internet e classificou 41% deles como piratas. Os altos níveis demonstrados pelo levantamento mostram que a prática está presente em todas as faixas etárias e classes sociais.

A discussão é mais abrangente e também traz à tona assuntos como a nova Lei de Direitos autorais e o projeto de Lei n° 84/1999, que ainda tramitam nas esferas legislativas do país. Além disso, questiona se a divulgação através da internet fere a propriedade intelectual dos artistas e produtores envolvidos ou age como propulsora na divulgação de trabalhos que não teriam tanta repercussão através das mídias convencionais. 

Dados
A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil - TIC Domicílios 2010 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) construiu o perfil do pirata. A prática é mais incidente nas classes C, D e E e no Nordeste do Brasil.

Em relação à idade e classe social, aqueles que mais realizam download de material ilegal têm idades entre 10 a 24 anos e geralmente cursaram somente até o Ensino Médio. Desempregados apresentam índices mais elevados (95%), seguidos de estudantes que não trabalham (83%), indivíduos que trabalham (81%), donas de casa que não trabalham (80%) e aposentados (63%).

Para saber mais sobre a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e conhecer o perfil de pelotenses que realizam download de material ilegal, leia a matéria na edição impressa do Diário Popular desta sexta-feira (11).


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Homens com cachorro se dão melhor com as mulheres


O verdadeiro Don Juan
Confesso que eu nunca fui fã de cachorros, mas não dá pra negar: eles são, de fato, os melhores amigos do homem. 
Quer evidências? 
Ciência pura, ó: o psicólogo francês Nicolas Guégen (da Universidade da Bretanha do Sul, na França) colocou um cara para pedir o telefone de mulheres desconhecidas na rua – primeiro, sozinho (só 11 das 120 mulheres abordadas passaram seus números); depois, com um cachorrinho fofo do lado (e daí conseguiu 34 telefones na mesma quantidade de tentativas). Três vezes mais!
Esse foi o terceiro de três experimentos do tipo “com cachorro” e “sem cachorro” que Guégen fez para ver o quanto a companhia dos caninos influencia a simpatia alheia. No primeiro, um cara pedia dinheiro na rua para inteirar sua passagem de ônibus (com o bichinho, ganhou mais e maiores “contribuições”); no segundo, deixava moedas cairem no chão para ver quantas pessoas paravam para ajudar a pegá-las (e sim, com o cachorro presente, mais gente ajudou).


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

PILULA CONTRA AIDS


Especialistas dos EUA decidem sobre viabilidade de pílula contra a Aids

France Presse

Washington - Consultores sanitários dos Estados Unidos devem decidir nesta quinta-feira (10/5) se recomendam a adoção da droga Truvada como a primeira pílula preventiva contra a Aids no lugar do tratamento para os infectados.

Resultados de estudos de referência publicados em 2010 demonstraram que a droga, fabricada pela Gilead Sciences, com sede na Califórnia, ajudou a repelir o HIV em homens homossexuais que adotam comportamentos de risco de 44% para quase 73%.

Mas críticos observam que a pílula é cara - custa até US$ 14 mil ao ano - e outros alertam que o teste clínico não representa as circunstâncias do mundo real e poderia provocar um aumento na prática de sexo sem proteção e em uma retomada nos casos de Aids.

Espera-se que o Comitê de Aconselhamento de Drogas Antirretrovirais divulgue sua decisão ainda esta quinta-feira. A Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos, não seguiu o parecer, embora costume fazê-lo.

O Truvada atualmente está disponível como tratamento para soropositivos em combinação com outras drogas antirretrovirais e a FDA o aprovou em 2004. A fabricante de medicamentos Gilead Sciences Inc., da Califórnia, apresentou uma solicitação para poder comercializá-lo com objetivos de prevenção.

Os dados usados provêm principalmente do Estudo de Prevenção do HIV iPrEx, pesquisa realizada entre julho de 2007 e dezembro de 2009 em seis países: Brasil, Equador, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.

O estudo foi realizado com 2.499 homens homossexuais, inclusive 29 transsexuais, com idades entre 18 e 67 anos, sexualmente ativos, mas não infectados com o vírus causador da Aids.

Os participantes foram selecionados ao acaso para tomar uma dose diária de Truvada - combinação de 200 miligramas de emtricitabina e 300 milligramas de tenofovir disoproxil fumaratoo - ou um placebo.

Aqueles que tomaram o novo medicamento com regularidade tiveram uma incidência quase 73% menor de infecções. Em todo o estudo, incluindo aqueles que não fizeram um uso tão seguido do Truvada, houve 44% menos infecções do que entre aqueles que tomaram o placebo.

O método de ingestão do medicamento antes da potencial exposição ao HIV é denominado profilaxia pré-exposição (PrEP).

Depois da publicação do estudo no periódico New England Journal of Medicine, alguns especialistas saudaram os resultados, denominando-os de uma virada de mesa e a primeira demonstração de que um medicamento oral já aprovado poderia reduzir a probabilidade de infecções por HIV.

No entanto, outros alertaram para os riscos de se depender nas pessoas - particularmente naquelas que já tiveram comportamentos de risco - em ingerir uma pílula diária.

"Poderia haver um aumento do risco para os homens que, acreditando falsamente estar 100% protegidos, parassem de usar preservativos. Uma redução no uso do preservativo significaria um risco maior de transmissão e disseminação de um vírus resistente a medicamentos", alertou em um comunicado a Aids Healthcare Foundation.

"Os 44% que se beneficiaram do Truvada no estudo iPrex foram aconselhados mensalmente e fizeram exames frequentes para detectar infecções sexuais, algo que não é verossímil no mundo real", acrescentou.

Os homens homossexuais representam mais da metade dos 56 mil novos casos de HIV nos Estados Unidos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país.

Uma análise do custo e benefício, realizada no mês passado por especialistas da Universidade de Standford, sugeriu que o medicamento seria financeiramente viável entre homens gays com cinco parceiros ou mais ao ano, mas seria proibitivamente caro se promovido para todos os homossexuais masculinos.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

O Que Aconteceu com a Sessão da Tarde?


Sessão da Tarde! 
Ok, filhotes da eterna Sessão da Tarde. 
'TRINITY' - Terence Hill e Bud Spencer 
Essa dupla, batia ponto nos idos anos 80, sempre à tarde dos sábados. 
Bud foi um campeão de natação que estreou nas telas no clássico Quo Vadis. Mas só foi mesmo observado quando estrelou ao lado de Terence “Meu Nome é Trinity”, em 1971. Terence estreou no também famoso “O Leopardo”, de Visconti.

Foram 19 filmes juntos, em que eles estavam sempre metidos em confusões. Enquanto Terence fazia o boa pinta bem humorado, Bud arrematava os inimigos com tapas e bordoadas.




A Lagoa Azul
Por muito tempo, uma pessoa ouvia isso e logo pensava em filmes como A Lagoa Azul e Curtindo a Vida Adoidado. Mas atualmente isso já não acontece mais, ou apenas ficou na lembrança, pois a Sessão da Tarde já não é mais a mesma.

Isso já não é de hoje. Nos ultimos anos, a Sessão da Tarde deixou de exibir os antigos filmes dos anos 80, e perdeu muito com isso. A Maioria dos filmes exibidos hoje são filmes B, ou seja, filmes que foram direto para DVD, ou são exibidos filmes que já passaram da Tela Quente. Tá certo que precisava ter uma renovação, mas já está enchendo o saco, pois a maioria dos filmes, não tem a cara da Sessão da Tarde.

Quem não sente saudade dos filmes classicos dos anos 80 e 90? 

Curtindo A Vida Adoidado 
Parece que hoje, para você assistir um filme classico dos anos 80 e 90, que você viu a muito tempo na Sessão da Tarde, você tem que procurar na internet. 

Bom, NÃO vou dizer que a Globo NUNCA exibiu mais filmes assim. Outro dia, foi ser exibido Mudança de Hábito, mas  sexta-feira iram exibir Alex Rider Contra o Tempo?! 

Pelo amor de deus!

Bom, acontece que a Globo resolveu renovar, mas sei que muitos gostariam de ver mais filmes de volta. 

Os Caça Fantasmas
Goonies, Os Fantasmas Se Divertem, Elvira, Karate Kid, Curtindo a Vida Adoidado, enfim, esses filmes poderiam muito bem voltar, certo? Mas se isso acontecer, esperamos que A Lagoa Azul seja exibida apenas uma vez a cada 2 ou 3 meses, e não a cada 2 dias, certo? hehehe...

Bom, fica ai minha opinião, e quem sabe não crio um TOP 10 de melhores filmes da Sessão da Tarde? 

Por enquanto, indico esses filmes:

5. O Peste (Incrivelmente Idiota!)
4. Falcão - O Campeão dos Campeões 
3. Os Fantasmas Se Devertem
2. Construindo uma Carreira
1. Curtindo a Vida Adoidado

Espero que tenham gostado! Comentem!

Por rafOoliveira


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pela morte de Neiva Moreira, líder histórico do PDT

A política brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos líderes. Neiva Moreira, fundador do PDT junto com Leonel Brizola, lançou raízes do trabalhismo no Brasil e em vários outros países latino-americanos. Como estudioso, ativista e escritor, sempre esteve ao lado dos povos oprimidos da região. Viveu intensamente a luta pelas liberdades no Brasil, e após retornar do exílio, ampliou sua trajetória política a partir do seu amado Maranhão. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, cumprimento familiares e amigos, neste momento de dor. Particularmente, guardarei sempre comigo as boas lembranças de minha convivência com Neiva Moreira.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Jornalismo Sobre Investigações " - Os Limites Jornalísticos


A catarse do jornalismo na CPI do Cachoeira


O “caso Carlinhos Cachoeira” ocupa os espaços da mídia tradicional há pouco mais de dois meses, de forma mais intensa a partir da prisão do bicheiro, em 29 de fevereiro. De lá para cá, seus negócios escusos com operadores públicos e empresas privadas têm sido objetos de pautas num exercício que se pode identificar como “jornalismo sobre investigações”, na acepção de Solano Nascimento, salvo raríssimas exceções. A aprovação da CPMI para investigar as conexões do esquema deixa no ar a velha indagação: é pra valer ou de novo a sociedade vai assistir à “encenação” de uma nova pizza?

As ligações perigosas de Carlos Augusto Ramos, o Cachoeira, hoje recolhido ao presídio da Papuda, em Brasília, até aqui já vitimaram politicamente um senador (Demóstenes Torres, sem partido-GO) e colocam pelo menos três governadores no alvo: Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Em tese, os negócios das organizações criminosas comandadas pelo “empresário” envolvem governadores dos maiores partidos políticos com representação no Congresso Nacional, incluindo o mais importante opositor do governo Dilma Rousseff.

O pesquisador Guaraci Mingardi é categórico na definição de crime organizado:

(a) existência de uma hierarquia bem definida (hoje ditada pela capacidade de liderança e pelo conhecimento); (b) previsão de lucro, de resultado operacional, daí a decorrência de um modelo com traços de empresa capitalista; (c) simbiose com o Estado, razão última da subsistência e perenidade”.

Apuração própria?

Do ponto de vista da cobertura, até aqui, prevalece um bordão comum nos casos de corrupção: os agentes públicos são expostos, como suspeitos, mas as empresas, salvo o caso da Delta Construções, ficam à sombra. O jornalismo sobre investigações, “dependente químico” da revelação de grampos e nacos de informação “liberados” pela Polícia Federal e Judiciário, vai auxiliando – por sua falta de investigação autônoma – o cozimento de mais uma pizza. Ao longo de toda cobertura, louvável exceção partiu da Folha de S.Paulo, que publicou entrevistas exclusivas com Fernando Cavendish (dono da Delta Construções, edição 19/4) e Andressa Alves Mendonça (mulher de Cachoeira, edição 27/4).

Nas edições do fim de semana passado (5-6/5), por exemplo, sobram grampos e faltam informações consistentes. EmO Globo, o distinto público vai encontrar o balcão de negócios dos advogados contratados pelos políticos até aqui suspeitos de envolvimento no megaesquema do bicheiro goiano. Ex-líder da oposição, o senador Demóstenes Torres tem como defensor um criminalista top: Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que já atuou como advogado de outros políticos acusados de corrupção. Cachoeira contratou os serviços do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Qual o valor dos honorários? No caso de Bastos, a reportagem inova na forma: “surgiram rumores de que o rei da jogatina em Goiás desembolsaria a fortuna de R$ 15 milhões pelos serviços advocatícios do ex-ministro. Bastos nega que o cachê seja tão expressivo”. Sem prova documental produzida pelo jornalista, valem como fonte os “rumores”.

Os textos publicados em O Estado de S.Paulo mantêm essa mesma toada. Senão vejamos:

“Diálogos interceptados pela Polícia Federal colocam a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) no foco das investigações sobre a organização criminosa comandada pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, desmantelada pela Operação Monte Carlo.”

Pela undécima vez, a fonte única da investigação da PF se fez ouvir. Apuração própria do jornal? No limite, a reportagem ouviu a negativa de duas fontes (os catarinenses Norberto Rech, ex-dirigente da Anvisa, e o político Ênio Branco).

Relação delicada

A novidade ficou por conta da jornalista Suzana Singer, ombudsman da Folha de S.Paulo. Tocando num tema tabu, as relações da mídia com o esquema de Cachoeira, ela abre uma fresta para o debate público, ainda que faça uma estranha defesa prévia das relações da revista Veja com as organizações Cachoeira. Singer escreve:

“Já menções à imprensa, na grande imprensa, têm sido quase ignoradas. A Folha, que tem ombudsman para publicar o que a Redação menospreza, aparece em dois grampos, nada comprometedores”.

Com efeito, Singer retoma o artigo publicado pelo Diretor de Redação de Veja defendendo o indefensável: “ter um corrupto como informante não nos corrompe”. Na lógica do panfleto semanal da Editora Abril, “maus cidadãos podem, em muitos casos, ser portadores de boas informações, se o interesse público maior supera mesmo o subproduto indesejável de satisfazer o interesse menor e subalterno da fonte”. Até onde sabemos, a revista não é órgão do poder Judiciário para oferecer “delação premiada”, tampouco tem as prerrogativas de um Ministério Público para “investigar” quem quer que seja.

O mérito da coluna de Susana Singer, cujo apropriado título “Tema proibido” já diz muito, está no final:

“Grampos mostram que a mídia fazia parte do xadrez de Cachoeira. Que essa parte do escândalo seja tratada sem indulgência, com a mesma dureza com que os políticos têm sido cobrados. Permitir-se ser questionado, jogar luz sobre a delicada relação fonte-jornalista, faz parte do jogo democrático”.

A ver.

Resultados pífios

Um olhar mais geral sobre esse tipo de cobertura, na qual prevalece o “jornalismo sobre investigações” em detrimento ao indispensável jornalismo investigativo, nos remete outra vez ao jornalista Solano Nascimento (no seu excelente Os novos escribas), citando o pesquisador David Protess, ele reforça o potencial transformador deste último tipo de jornalismo na construção de uma agenda política: “os resultados substanciais, que envolvem regulamentação, legislação e mudanças administrativas” são plenamente alcançáveis desde que prevaleça o jornalismo investigativo, fortemente conectado ao interesse público e ao futuro da democracia.

Caso contrário, o risco é ficar ao nível indigesto da “pizza”, com pífios resultados individualizados: caem os Demóstenes, Perillos, Agnelos et caterva, mas as organizações criminosas continuam agindo, em profunda simbiose com o Estado. Ou será que Cachoeira é o único bicheiro em atividade no país?

***

[Samuel Lima é docente da FAC/UnB, professor visitante na UFSC e pesquisador do objETHOS]


Logo Observatório da Imprensa

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

CULTURAL - " DERSU UZALA e AGUIRRE" : UFPel e UCPel exibem filmes nesta sexta


Aguirre, a cólera dos deuses

O Ciclo A Filosofia e o Cinema Psicológico exibirá, nesta sexta-feira (11), o filme Aguirre, a cólera dos deuses, de Werner Herzog. Cineasta alemão, Herzog é autor de obras cinematográficas como Fitzcarraldo e Cobra verde. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é franca. A programação completa do Ciclo está disponível no site da UFPel. 

Sinopse
No continente americano do século XVI, uma expedição espanhola designada por Pizarro procura o Eldorado. Após atravessar os Andes e chegar ao rio Orinoco, o oficial Aguirre irá opor-se à autoridade e assumir o comando dos expedicionários. A ambição, a natureza primitiva, a morte e o sol abrasador, levam-no à vertigem de criar uma descendência “pura” em uma nova terra banhada em ouro. Inspirando-se nas crônicas de Frei Carvajal, Herzog penetra num estado mental limite rodeado por solidão e destruição.

UCPel
Dersu Uzala. Este foi o filme escolhido para a segunda sessão da Companhia do Cinema Cinefilia, promovida pelo Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (ISF/UCPel). Com exibições periódicas de filmes, o objetivo da Companhia é promover a discussão filosófica da sétima arte. A exibição ocorrerá no dia 11, às 14h, no Espaço Multiuso do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202).

Sinopse
O filme conta a história de um explorador do exército russo que é resgatado na Sibéria por um caçador asiático, dando início a uma forte amizade. Quando o explorador decide levar o caçador para a cidade, seus costumes se confrontam de forma esmagadora com o modo de vida burocrático na cidade, fazendo-o questionar diversos padrões da sociedade. O filme recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1976. A sessão é aberta ao público e tem entrada franca.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Eleição municipal é tema de painel da Azonasul


Com o objetivo de orientar gestores públicos sobre as condutas assertivas e demais compromissos obrigatórios para participação no processo eleitoral de 2012 é que a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) promove painel com a presença de palestrantes especialistas nos temas relativos a crimes eleitorais, condutas vedadas, ficha limpa e propaganda eleitoral. 

A atividade, dirigida exclusivamente aos procuradores jurídicos e assessores de comunicação das 22 prefeituras ligadas à entidade, ocorre no dia 15 de maio, às 14h, na sede da Azonasul, em Pelotas. O assessor jurídico da Azonasul, Pedro Sorondo, explica que a iniciativa cumpre com a principal missão da entidade no que diz respeito à assessoria e à orientação aos agentes públicos. 

Entre as vedações eleitorais, já está proibida, desde 1º de janeiro, a distribuição de bens e valores por parte da administração pública. Desde o dia 10 de abril, está inviabilizada também a concessão de aumento salarial aos profissionais concursados. 

A três meses das eleições, em 7 de julho, passa a ser proibida a nomeação ou a exoneração de servidores públicos e de cargos de confiança, a veiculação de publicidade institucional, o pronunciamento em cadeias de rádio e TV fora do horário eleitoral e o comparecimento de qualquer candidato em inaugurações de obras. Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, também é vedada, a partir de julho, a contratação de novas despesas que não possam ser quitadas até o fim da gestão.

Inscrições
As inscrições para o evento ocorrem gratuitamente através do e-mail azonasul@terra.com.br. Há limitação de vagas e solicita-se que as confirmações sejam feitas até o final da manhã do dia 14 de maio. Mais informações através do telefone 3272-3842. 
 

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Falar de si mesmo dá prazer, diz estudo

Pesquisadores descobriram que a região do cérebro excitada quando alguém fala de si mesmo é a mesma ativada por comida e sexo

Um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) indica que partes do cérebro ligadas ao prazer são ativadas quando uma pessoa fala sobre si mesma. "Isso ajuda a explicar por que muitas pessoas gostam tanto de falar de si mesmas: elas sentem-se bem, basicamente", explica a autora principal do estudo, Diana Tamir, do Laboratório de Cognição Social e Neurociência Afetiva da Universidade de Harvard.

Os autores descobriram que a região do cérebro excitada quando alguém fala de si mesmo é a mesma ativada por comida, sexo, dinheiro e até drogas. Para a autora, as descobertas são mais do que uma curiosidade específica, considerando que, ela estima, de 30% a 40% de tudo o que uma pessoa fala é basicamente autorreferente.

Assunto preferido: 'eu' — Para realizar o estudo, os pesquisadores escanearam o cérebro de pessoas enquanto elas realizavam diversas atividades. Em uma primeira etapa, 78 participantes falaram de seu gosto por chá ou café e conheceram a opinião de outras pessoas.

Na segunda parte do experimento, 117 pessoas falaram sobre aspectos de suas personalidades - se são curiosas ou ambiciosas, por exemplo - e sobre características de presidentes dos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que partes do cérebro relacionadas ao prazer eram mais ativadas quando as pessoas falavam sobre si mesmas.

"Fazer revelações sobre si mesmo é um comportamento que temos o tempo todo, todos os dias: quando você conversa com uma pessoa, ela geralmente fala sobre si mesma”, diz Tamir. "No Twitter e no Facebook, as pessoas estão expondo o que pensam ou sentem naquele momento. Alguns estudos mostram que quanto mais você se abre para uma pessoa, mais você gosta dela e mais ela gosta de você. Isso pode estar relacionado à formação de laços sociais."


Título original: Disclosing information about the self is intrinsically rewarding

Onde foi divulgada: revista Proceedings of the National Academy of Sciences


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Injeções de testosterona podem ajudar homens a perder peso


Injeções de testosterona aplicadas ao longo de cinco anos em um grupo de teste formado por 115 homens de 61 anos, com produção insuficiente de testosterona

Paris - Homens mais velhos com níveis baixos de testosterona podem perder peso tomando suplementos de hormônio masculino, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira.

Injeções de testosterona aplicadas ao longo de cinco anos em um grupo de teste formado por 115 homens de 61 anos, com produção insuficiente de testosterona, permitiram uma perda média de 16 quilos, revelou o estudo apresentado durante o Congresso Europeu de Obesidade em Lyon, França.

Em média, a circunferência abdominal caiu de 107 para 98 centímetros.

"Aumentar a testosterona para níveis normais reduziu o peso corporal, a circunferência abdominal e a pressão sanguínea, além de melhorar os perfis metabólicos", ressaltou um comunicado sobre a pesquisa, chefiada por Farid Saad, da gigante farmacêutica alemã, Bayer Pharma.

As melhorias foram progressivas ao longo dos cinco anos de realização do estudo.

"Níveis de testosterona aumentados melhoram a energia e a motivação para se fazer exercícios físicos e movimentos em geral; a testosterona também aumenta a massa corporal magra, dando mais energia aos pacientes", destacou o comunicado.

Ao comentar o estudo, Sanjay Kinra, especialista em obesidade e pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, pediu cautela.

"É bem possível que um medicamento que melhora o humor de pessoas de meia idade ao longo de um período de tempo provavelmente as torne mais ativas e as ajude a perder um pouco de peso, mas a testosterona é uma droga séria e traz sérios efeitos para a saúde", afirmou à AFP.

A testosterona, hormônio esteróide secretado pelos testículos do homem e, em menor quantidade, pelos ovários da mulher, afeta o desenvolvimento cerebral e o comportamento sexual, e tem sido vinculado por alguns pesquisadores ao câncer de próstata e a doenças cardíacas.

Kinra explicou haver "centenas de coisas lá fora" que poderiam fazer as pessoas perderem peso em curto prazo, mas apenas uma mudança no estilo de vida asseguraria que se mantenham magras.

"Como tratamento em massa para a obesidade, ela (a testosterona) não é significativa porque não se trocaria o risco de desenvolver câncer de próstata ou doença cardíaca por um pouco de perda de peso, que não será duradoura de qualquer forma, e só se manterá no período em que se estiver tomando testosterona", acrescentou.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Dilma e PT são multados por propaganda antecipada


Dilma e PT são multados por propaganda antecipada em 2010 

A presidente Dilma Rousseff e o PT foram multados na terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por terem veiculado propaganda eleitoral antecipada em duas inserções do partido transmitidas em rede nacional de televisão no dia 6 de maio de 2010, ano em que a então pré-candidata foi eleita pela legenda. A presidente foi multada em R$5 mil, e o PT, em R$20 mil.
O vídeo, que exalta as realizações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no combate à pobreza, indaga: quem poderia "fazer com que cada vez mais gente saia da pobreza, passe para a classe média e prospere na vida? Uma pessoa que tem a mesma visão de Lula? Ou alguém que fez parte de um governo que aumentou o desemprego, os impostos e pouco reduziu a pobreza?".
A segunda inserção, argumentou o MPE, teve como objetivo demonstrar que Dilma teria a mesma visão de Lula e que, portanto, poderia dar continuidade ao processo de ascensão social iniciado em seu governo. Na propaganda, Dilma afirma, por exemplo: "O Brasil tem com o Lula um governo que sabe planejar e sabe fazer". E completa: "É fundamental continuar nesse caminho".
A ministra Nancy Andrighi, relatora da representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), explicou que a multa foi aplicada ao PT em razão do porte econômico da agremiação, da gravidade do fato e principalmente da reincidência na prática vedada. No caso de Dilma, a sanção se deve ao prévio conhecimento que a presidente tinha da inserção, porque participou do programa.
Em seu voto, a relatora afirmou que o PT "ultrapassou os limites da propaganda partidária ao buscar promover a imagem pessoal de sua, à época, pré-candidata ao cargo de presidente da República". Para ela, a inserção tem "nítidos contornos eleitorais, o que confirma, segundo precedente do Tribunal, espécie de propaganda eleitoral veiculada em meio e momentos impróprios".
A ministra acrescentou que a jurisprudência do TSE admite a comparação entre governos sob a administração de partidos políticos antagônicos, mas desde que não haja a exaltação do responsável pela publicidade e que não seja denegrida a imagem do opositor.
A relatora foi acompanhada pelos ministros Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Marco Aurélio e pela presidente da Corte, Cármen Lúcia Antunes Rocha.
O ministro Dias Toffoli foi o único voto divergente. "Aqui está se falando exatamente sobre as realizações de um partido. Realmente é levar ao exagero a ideia de desvirtuamento da propaganda partidária. Daqui a pouco o partido não poderá fazer nada nessa propaganda", defendeu.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Ministério da Saúde diz que 5,6% dos adultos brasileiros têm diabetes


Número é menor que de países como Estados Unidos, Argentina e Chile.

Dado equivale a cerca de 7,5 milhões de brasileiros com a doença.


O ministro Alexandre Padilha (com o microfone)
apresentou os dados da pesquisa Vigitel sobre a diabetes 
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (9) que 5,6% da população adulta do Brasil têm o diagnóstico de diabetes. O número é menor que o do ano passado, quando 6,3% foram identificados com a doença. Ao longo dos últimos seis anos, no entanto, a tendência é de estabilidade.
(Aviso: ao ser publicada, esta reportagem informou corretamente que a pesquisa não diferencia entre os dois tipos de diabetes. Posteriormente, por falha de comunicação, a reportagem teve texto e título alterados às 14h18 para dizer que a pesquisa abordou apenas a diabetes tipo 2. Às 14h50, houve nova alteração para deixar a reportagem com a informação anterior, que estava correta.)
De acordo com o Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há 134.465.631 pessoas em idade adulta no país. Levando em conta esse número, a população com diabetes fica em torno de 7,5 milhões de brasileiros.
A diabetes se caracteriza pelo acúmulo de açúcar no sangue, aumenta o risco de doenças do coração e do rim e pode levar à cegueira, entre outras complicações.
A tipo 2 é a mais comum, aparece em cerca de 90% dos diabéticos. O pâncreas começa a falhar aos poucos. A doença tem carga genética, mas geralmente está ligada à obesidade e ao sedentarismo, e aparece na fase adulta. Pode ser controlada com remédios e dieta, e injeções de insulina são usadas apenas em alguns casos.
O tipo 1 costuma surgir na infância ou na adolescência. Uma falha no sistema de defesa do corpo leva à destruição das células do pâncreas que produzem a insulina, hormônio que leva o açúcar para dentro das células. Esses pacientes dependem da injeção de insulina pelo resto da vida.
A pesquisa
Os números foram obtidos pela pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

O levantamento, feito anualmente pelo ministério desde 2006, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos – por telefone – sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física, e doenças, como a hipertensão e a diabetes. Em 2011, foram entrevistados 54.144 maiores de idade de janeiro a dezembro.
Segundo o Ministro, apesar de o número ser menor no Brasil na comparação com outros países, os dados ainda preocupam. "Temos uma tendência de crescimento do número de pessoas com diabetes no Brasil por causa do aumento do número de idosos, do acesso ao diagnóstico e do crescimento da obesidade. É preciso reforçar ações de prevenção à obesidade, fazer diagnóstico precoce e promover acesso a medicamentos", declarou o ministro.
Os dados foram divulgados pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Fórum Pan-americano de Ação sobre as Doenças Não Transmissíveis, em Brasília. O Brasil possui destaque na comparação com outros países do continente. De acordo com dados oficiais de cada país, o índice brasileiro é menor que o dos Estados Unidos (8,7%), Argentina (9,6%) e Chile (6,3%).
A capital onde foi identificado o maior percentual da população com diabetes é Fortaleza, onde 7,3% dos adultos são portadores da doença. Em seguida, estão Vitória (7,1%) e Porto Alegre (6,3%). Palmas possui o menor índice, com 2,7% da população. Goiânia (4,1%) e Manaus (4,2%) estão na segunda e terceira posição, respectivamente, dos melhores índices.
Segundo Padilha, as cidades com maior registro de diabéticos geralmente possuem mais idosos e assistência à saúde por meio do diagnóstico. "Quanto mais idosa a população da cidade, maior a possibilidade de termos um maior número de pessoas com diabetes. Em segundo lugar, quanto maior a cobertura do pré-natal, mais mulheres terão o diagnóstico precoce", disse.
O levantamento Vigitel também indica que a doença é mais comum entre os mais velhos. A diabetes aparece em 21,6% das pessoas com mais de 65 anos, e em 15,2% das que têm entre 55 e 64. Na faixa entre 18 e 24 anos o índice cai para 0,6%.
Internações e mortes
De acordo com o ministro, o acesso gratuito a medicamentos de tratamento de diabetes, promovido pelo programa Farmácia Popular, ajuda a melhorar o quadro brasileiro. Segundo ele, dados preliminares apontam que em 2011 houve cerca de 145 mil internações causadas pela doença, contra 148,4 mil em 2010.

"O remédio de graça contribiu para revertemos o número de internações e a tendência de mortalidade em relação a diabetes", disse.
De acordo com a Débora Maltah, diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Educação, o governo possui um gasto médio anual de R$ 88 milhões com as internações por diabetes. "Nossa meta é a redução da mortalidade por diabetes e a inclusão de todos os pacientes no tratamento para que tenhamos também redução das internações", disse a diretora.
Escolaridade
Segundo a pesquisa, o percentual de adultos com diagnóstico de diabetes é menor conforme o aumento do número de anos escolares. Entre os adultos com 12 ou mais anos de estudo, o índice é de 3,7%, chegando a 7,8% na população com até 8 anos de escolaridade.

De acordo com Déborah Malta, a diferença se dá, provavelmente, pela possibilidade de se adquirir hábitos mais saudáveis. "Mais anos de estudo é um hábito protetor, provavelmente por hábitos mais saudáveis", disse Déborah.
 
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com


E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."