Pesquisar aqui

sábado, 22 de março de 2014

Mulheres precisam de mais horas de sono para manter o bom humor

Pesquisadores da Universidade de Duke descobriram que, por causa dos hormônios, elas ficam com raiva quando dormem mal


NOVA YORK - Pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), estudaram os hábitos de sono de 210 pessoas e descobriram que mulheres que não dormem o suficiente ficam mais hostis e zangadas de manhã, em comparação com os homens que passam o mesmo tempo na cama. A explicação é simples: a diferença hormonal entre homens e mulheres faz com que elas precisem de mais tempo de sono que eles.
Quando não têm uma boa noite de sono, as mulheres sofrem mental e fisicamente para manter os hormônios em equilíbrio, segundo os pesquisadores.
- O estudo sugere que um sono ruim - medido pela quantidade de horas, número de vezes que acordou durante a noite e, o mais importante, o tempo que se demorou para pegar no sono - tem consequências mais sérias para a saúde de mulheres - explica o professor Edward Suarez. - Para as mulheres, dormir mal é associado a alto nível de aflição, grande sentimento de hostilidade, depressão e raiva. Em homens isso não acontece.
O estudo também mostra que as mulheres são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, depressão e problemas psicológicos que os homens quando não dormem bem durante um período longo da vida.

sexta-feira, 21 de março de 2014

E assim, foi-se o tempo ...


DRIVE IN


STF determina prisão do deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA)

Ele foi condenado em 2011 por oferecer cirurgias ilegais de esterilização em mulheres em troca de votos para a prefeitura de Marabá, no Pará

Tribunal vai encaminhar ofício à Câmara por deliberação sobre perda do mandato de Bentes


BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quinta-feira a prisão do deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA). Bentes tinha sido condenado em 2011 por oferecer cirurgias ilegais de esterilização em mulheres em troca de votos na eleição de 2004 para a prefeitura de Marabá (PA). O deputado foi condenado a três anos, um mês e dez dias de reclusão e cumprirá a pena em regime aberto. Asdrúbal Bentes acompanhava a comitiva da presidente Dilma Rousseff no Pará nesta quinta-feira.

UCPel - assinado convênio para instalação de Centro de Solução de Conflitos

A medida vai permitir a instalação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania nas dependências da instituição de ensino.

Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini  e o Reitor da UCPEL, José Carlos Bachettini Júnior
Uma solenidade ocorrida na tarde de quarta-feira (19/03) marcou a assinatura do convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado e a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). A medida vai permitir a instalação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania nas dependências da instituição de ensino.

O documento foi assinado pelo 1º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, que também preside o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (NUPEMEC) e o Reitor da UCPEL, José Carlos Bachettini Júnior.
Na solenidade, o Desembargador Difini agradeceu o trabalho e empenho de todos que colaboraram para que o convênio fosse possível. Destacou o trabalho das Desembargadoras Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak e Genacéia da Silva Alberton, e do Juiz Marcelo Malizia Cabral no NUPEMEC.

O Reitor da UCPEL informou que hoje são 1.100 alunos e 50 professores na Faculdade de Direito. A instituição também possui um Centro de Assistência Judiciária Gratuita, onde são realizados cerca de 5 mil atendimentos por ano para pessoas carentes que não tem acesso à Justiça. Ele destacou a importância do convênio para a comunidade de Pelotas.

É com muita satisfação que hoje assinamos este convênio. Quero agradecer ao Dr. Marcelo Malizia, que é professor em nossa faculdade, por ter ajudado a preparar todo o trabalho a ser desenvolvido, afirmou José Carlos Bachettini Júnior

A Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, Coordenadora do NUPEMEC, agradeceu por poder contar com o apoio da UCPEL. Essa parceria é muito importante e motivo de orgulho.

Também participaram da solenidade os integrantes do NUPEMEC: Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, Desembargadores Luiz Felipe Brasil Santos e Genacéia da Silva Alberton, Juiz-Corregedor Daniel Englert Barbosa, Juízes de Direito Leoberto Narciso Brancher e Marcelo Malizia Cabral. Bem como a Pró-Reitora da UCPEL, Patrícia Haertel Giusti e a Coordenadora do Curso de Direito da UCPEL, Ana Cláudia Vinholes Siqueira Lucas.

A assinatura ocorreu durante a primeira reunião do NUPEMEC em 2014, já com a nova composição.

Convênio
Conforme o termo assinado caberá à Universidade oferecer a estrutura física e um funcionário para a realização dos serviços de apoio. Ao TJRS, caberá a implantação e supervisão do CEJUSC, bem como a disponibilização de conciliadores, mediadores e facilitadores de justiça restaurativa.

O convênio tem validade de 60 meses.

Com conteúdo do site do ''Pelotas 13 Horas''

ONU: Corrupção desvia 5% do PIB mundial

“A corrupção ataca todos, até mesmo os corruptos”, afirmou o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Franzini, durante o Seminário Internacional de Combate à Corrupção, realizado nesta quarta-feira (19) na Câmara dos Deputados.


Sob o tema “O papel dos órgãos de Estado no combate à corrupção”, os participantes do debate discutiram a efetividade das leis e mecanismos disponíveis atualmente para combater o crime, destacando a importância da Convenção da ONU contra a Corrupção.
Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Franzini afirmou que a corrupção é um crime que atinge a todos por representar o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social no mundo, contribuindo para a instabilidade e a pobreza, desencorajando investidores e prejudicando a criação de pequenos negócios, além de corromper as instituições democráticas e ameaçar o Estado de Direito.

Mau tempo interrompe busca por possíveis destroços de avião desaparecido

Sem encontrar objetos identificados por satélite, buscas por avião são encerradas pelo dia na Austrália

Quatro aeronaves realizaram buscas por cerca de 23 mil quilômetros quadrados nesta quinta-feira

Equipes suspendem varredura de região em que imagens de satélite apontaram dois objetos que podem ser do avião desaparecido


As equipes de resgate interromperam as buscas na região do Oceano Índico onde possíveis destroços do avião desaparecido da Malaysia Airlines foram fotografados por satélites da Austrália. Autoridades afirmam que as condições climáticas estão ruins tanto para os navios quanto para as patrulhas aéreas. De acordo com o jornal The Guardian, o capitão de uma das aeronaves que fazia uma varredura na área relatou que grandes ondas e fortes ventos dificultavam a operação. Ele acrescentou que não avistou nenhum sinal de objetos no mar.

Tarso dá posse a novos secretários e pede "aprofundamento" de programas

Trocas ocorreram porque os titulares dos cargos planejam concorrer nas eleições de outubro

Em um ato que durou 20 minutos e lotou o Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro (PT) deu posse nesta quinta-feira a oito novos secretários estaduais. Os titulares que ocupavam os cargos desde o início do governo deixam suas funções para concorrer nas eleições de outubro.


— Agradeço o esforço que vocês fizeram e que nos permitiu chegar aonde estamos hoje: um governo que tem 70% do seu programa em aplicação, um governo que não deixou para trás nenhum setor da sociedade — disse o governador.

Tarso destacou que os novos titulares assumem como "gestores de um patrimônio já constituído". Segundo ele, o objetivo não é criar novos programas, mas dar "continuidade e aprofundamento" aos que estão constituídos.

— Vamos continuar construindo um Rio Grande melhor para todos, sem aquele olhar classista, que enxerga os de cima e não enxerga os de baixo ou acha que o desenvolvimento se dá sem diálogo com setores produtivos e que as políticas sociais são apenas um adorno.

O governador encerrou seu discurso com uma ordem aos novos secretários: "mãos à obra".

Confira os nomes dos novos secretários:

quinta-feira, 20 de março de 2014

OBAMA PEDE PARA QUE URUGUAI RECEBE PRESOS DE GUANTÁNAMO

Presidente uruguaio José Mujica disse que acatou o pedido por questões de direitos humanos


O presidente do Uruguai, José Mujica, disse nesta quinta-feira que o país deverá receber cinco suspeitos de terrorismo, presos em Guantánamo, na base militar norte-americana em Cuba. Em declarações à imprensa, Mujica disse que o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mujica disse que acatou o pedido por questões de direitos humanos. Tanto o presidente uruguaio quanto a embaixadora dos Estados Unidos em Montevidéu, Julissa Reynoso, disseram que o acordo para o envio dos prisioneiros está em negociação.
Saiba Mais

De acordo com Mujica, os prisioneiros serão recebidos na condição de refugiados. “Existem 120 pessoas que estão presas há 13 anos. Nunca viram um juiz, nem um promotor, nunca viram nada", disse Mujica. "O presidente dos Estados Unidos quer se livrar desse problema. Então, pediu a vários países que ofereçam refúgio a alguns [dos prisioneiros] e eu respondi que sim”, acrescentou. Na gestão Obama, 43 prisioneiros de Guantánamo foram transferidos para 17 países.

Mujica lembrou que esteve “muitos anos preso”, durante a ditadura militar uruguaia, e que está disposto a acolher os prisioneiros de Guantánamo e suas famílias. “Se querem fazer seu ninho e trabalhar aqui, que fiquem nesse país”, disse o presidente. Quando questionado se exigiu algo em troca do governo norte-americano, Mujica respondeu: “Eu não faço favores de graça”. E acrescentou que, neste caso, “faria porque sim”.

Desde que assumiu a presidência norte-americana, Barack Obama prometeu fechar a prisão militar, onde os prisioneiros não têm privilégios previstos na Convenção de Genebra. Depois de denúncias de tortura e abusos, as Nações Unidas pediram, em 2006, o fechamento do centro de detenção. Mas o Congresso norte-americano não aprovou até hoje o fim da prisão.

Ex-diretor da Petrobras é preso na Operação Lava Jato

PF prende ex-diretor da Petrobras suspeito de lavagem de dinheiro
Paulo Roberto Costa teria ligação com uma organização criminosa


A Polícia Federal confirmou nesta quinta-feira a prisão do ex-diretor da Petrobras e atual diretor da BR Distribuidora, Paulo Roberto Costa, no Rio de Janeiro. Costa é suspeito de ter ligação com uma organização criminosa que lavava dinheiro em seis estados e no Distrito Federal, desarticulada no início desta semana na Operação Lava Jato, e pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões.

Segundo a Polícia Federal, Costa foi preso provisoriamente porque estava destruindo provas de sua ligação com um doleiro. O diretor da BR Distribuidora será levado ainda nesta quinta-feira para Curitiba, base da Operação Lava Jato.

Na segunda-feira, a Polícia Federal cumpriu 24 mandados de prisão e 15 de condução coercitiva, além de 81 mandados de busca e apreensão em 17 cidades. Cerca de 400 policiais participaram da operação. A organização contava com quatro grupos que tinham à frente doleiros que lucravam com câmbio paralelo ilegal, mas também praticavam crimes como tráfico de drogas, exploração e comércio ilegal de diamantes e corrupção de agentes públicos, entre outros.

Juntos, os grupos movimentaram mais de R$ 10 bilhões nos últimos três anos, de acordo com informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda. A principal forma para lavar o dinheiro era por meio de atividades como redes de lavanderias e postos de combustível. Eles também abriram empresas de fachada no Brasil e no exterior para simular contratos de importação e exportação. Por esse mecanismo de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, apenas um doleiro enviou ao exterior, entre 2009 e 2013, US$ 250 milhões.

CACHORRO-QUENTE : SAIBA COMO É FEITA A SALSICHA


O que existe por trás da fabricação de uma salsicha? 
Talvez você não irá querer comê-la após descobrir

Eles são um lanche extremamente popular e, como muitas pessoas diriam, uma mistura de prazer, delícias e culpas pela fuga da dieta.

Porém, do que realmente a salsicha do cachorro-quente é feita para ela ser tão gostosa assim?

Estas imagens mostram uma fábrica de produção dessas salsichas e as várias fases de produção não são nada bonitas. Os restos de carne de porco, carne bovina e de frango são misturados e reduzidos a uma pasta, para serem transformados, posteriormente, em salsichas.

Restos de ossos de galinha são triturados e colocados na mistura, juntamente com o sal, o amido e aromatizantes. A água é pulverizada, dando à mistura uma aparência de lama ou sorvete. O xarope de milho é adicionado para dar um toque de doçura antes da mistura se torne uma fina emulsão, bombeada por um cano em um recipiente.

O ar é aspirado e, em seguida, a mistura é bombeada para invólucros de celulose. Mesmo nesta fase, o cachorro-quente é um tipo de fast food. Como é explicado, leva apenas 35 segundos para fazer essas salsinhas em quantidade suficiente para encher duas vezes um campo de futebol.

Em um turno na fábrica, é feito um escalonamento de 2,5 milhões de salsichas. O sabor dado a essas salsichas vem de uma boa dose de água salgada, jogada por meio de um chuveiro, antes de serem assadas e embaladas.

VÍDEO 

Trailers são retirados no Laranjal

Mesmo sob forte chuva, estabelecimentos que não se inscreveram para a regularização dos pontos seguem sendo removidos

lização urbana através de determinação do Ministério Público (MP). Os estabelecimentos que não se inscreveram para a regularização dos pontos – que a partir de agora precisam ter base móvel – estão sendo removidos desde a última terça-feira (18) pelos agentes do executivo.

Além da avenida doutor Antonio Augusto de Assumpção, as avenidas Bento Gonçalves e Duque de Caxias são os locais com maior concentração de pontos de venda de lanches. A decisão tem gerado polêmica entre moradores e empresários do ramo. Um morador do Balneário Santo Antônio que não quis ser identificado lamentou a retirada. “A praia já não tem quase nenhuma estrutura para atender os visitantes. Sem os trailers, ficou pior”.

O proprietário do Ringo III, estabelecimento que ocupa há 28 anos o mesmo local na orla da Lagoa dos Patos, diz que não sabia do prazo para a retirada. “Não tinha nem o plano A, agora nem sei do Plano B”, afirma Richard Pilatti. No momento da remoção dos escombros ainda houve a visita de um intruso. Foi capturado pelo Comando Ambiental da Brigada Militar um lagarto que habitava os encanamentos do trailer. O animal foi encaminhado ao Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Nurfs/Setas) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Sobre as casas de alvenaria com exploração comercial que ocupam o espaço público, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Joseane Almeida, afirma que os pontos ainda serão avaliados pela Procuradoria do município.

Diário Popular

quarta-feira, 19 de março de 2014

Tailândia detectou avião não identificado após sumiço de voo

Sinal apontou que avião voava na direção sudoeste.
Não é possível confirmar que era o voo MH370, disseram autoridades.

A Tailândia detectou um "avião não identificado" que mudou várias vezes de direção, ao examinar as informações dos radares correspondentes ao momento do desaparecimento do voo MH370, anunciou o porta-voz da Aeronáutica do país. A aeronave da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo está desaparecida desde 8 de março.


A pedido das autoridades da Malásia, a Tailândia verificou na segunda-feira (17) as informações enviadas pelos radares da região sul do país, disse o porta-voz militar Monthon Suchookorn.

Os radares mostraram que no sábado do dia 8 de março, "à 0h28, seis minutos depois do desaparecimento do voo MH370, um avião não identificado voava na direção sudoeste", sentido oposto à trajetória prevista pelo Boeing 777 entre Kuala Lumpur e Pequim, declarou a fonte à agência de notícias AFP.

O horário corresponde à última transmissão do transponder do voo MH370 (à 1h21, pelo horário da Malásia, e à 0h21, pelo horário da Tailândia), em alguma parte entre a costa leste da Malásia e o sul do Vietnã.

"A aeronave seguiu para mais longe, ao sul, até Kuala Lumpur e o estreito de Malaca, antes de seguir para o norte, para o mar de Andamão, ao oeste da península malaia", completou Suchookorn.

O sinal, que não era nítido e intermitente, desapareceu então, segundo o porta-voz, que repassou a informação às autoridades de Kuala Lumpur.

"Não é possível confirmar que o avião era o do voo MH370", insistiu Suchookorn.
"A aeronave não estava no espaço aéreo tailandês nem era uma ameaça para a Tailândia", completou.

O avião decolou de Kuala Lumpur no dia 8 de março à 0h41 (tarde de sexta-feira pelo horário de Brasília) com 239 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, e tinha Pequim como destino, mas desapareceu das telas dos radares 40 minutos depois de partir.

A investigação entra no 12° dia sem qualquer indício dos destroços do Boeing 777 e com poucos elementos conhecidos, muitos deles contraditórios, o que transforma esse desaparecimento em um dos grandes mistérios da aviação moderna.

Ao mesmo tempo, a polícia das Maldivas anunciou que examina os depoimentos, divulgados pelo de notícias local Haveeru, feitos por pessoas que afirmam ter visto um "grande avião voando a baixa altitude" no dia do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines.

O portal afirma que alguns moradores viram um grande avião sobrevoando a remota ilha de Kuva Huvadhoo, que faz parte das Maldivas, no dia 8 de março.
As testemunhas afirmam que viram uma aeronave branca com faixa vermelhas que seguia para o extremo sul do arquipélago.

"Nunca tinha visto um 'jato' sobrevoar tão baixo sobre a nossa ilha. Já vimos hidroaviões, mas tenho certeza de que esse não era um deles. Pude, inclusive, ver as portas do avião com clareza", declarou uma testemunha não identificada pelo site Haveeru.

Buscas
Segundo os últimos dados de satélite recolhidos, o avião da Malaysia Airlines pode ter voado rumo ao norte, em uma área compreendida entre o Laos e o Mar Cáspio, ou para o sul, entre a ilha de Sumatra, na Indonésia, e o sul do Oceano Índico.

Mais de 40 aeronaves (inclusive mais de 12 aviões Orion P-3 e Hércules C-130) e 34 embarcações participam das tarefas de rastreamento do Boeing 777.

Os países que colaboram nos trabalhos de buscas são: Malásia, China, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Tailândia, Bangladesh, Mianmar, Brunei, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Paquistão, Cingapura, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã.

Anatel desmente que bloqueará celulares em funcionamento

A Agência ainda afirma que o sistema está em “fase experimental”

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desmentiu que o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga) bloqueará celulares em funcionamento. “Neste momento,  não há nenhuma definição quanto a prazo de implementação das medidas ou se haverá bloqueio de aparelhos atualmente em funcionamento”, afirma nota da agência governamental.


O órgão ainda afirma que o sistema está em “fase experimental” e, ao contrário do que foi informado na última segunda-feira (17) pelo órgão, na primeira fase do Siga terá um diagnóstico dos aparelhos conectados à rede telefônica e apenas após coletar as informações que serão anunciadas “as próxima medidas adotadas com vistas a assegurar o acesso às redes tão somente de aparelhos regulares”.

Ainda segundo a Anatel, as mudanças a serem adotadas “serão objeto de ampla divulgação aos usuários oportunamente”. 

Na última segunda-feira, a agência divulgou um plano para tirar gadgets falsos do mercado. A ação afeta todos os gadgets sem certificado (tablets, celulares comuns, máquinas de cartão e smartphones) que utilizam chip e estão conectados a alguma rede de celular. Isto também afeta produtos comprados fora do País que não tiveram a devida homologação.

Entenda o Siga

DINHEIRO NA CALCINHA - MULHER LEVAVA R$ 200Mil ESCONDIDOS

Polícia Federal prende suspeita com 200 mil euros na calcinha em aeroporto
Nelma Mitsue Penasso Kodama foi presa em Guarulhos quando tentava embarcar para a Itália

ILUSTRAÇÃO
Alvo da Operação Lava Jato, Nelma Mitsue Penasso Kodama foi presa pela Polícia Federal (PF) na madrugada de sábado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, quando tentava embarcar para Milão, na Itália, com 200 mil euros escondidos sob a roupa. 

Quase todo o dinheiro estava dentro da calcinha de Nelma, que foi concunhada do ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos — condenado na emblemática Operação Anaconda, deflagrada em outubro de 2003 para combater suposto esquema de venda de sentenças judiciais.

Nelma já estava com a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal em Curitiba, no âmbito da Lava Jato, sob suspeita de prática de lavagem de dinheiro. Na delegacia da PF em Cumbica, ela foi autuada em flagrante por tentativa de evasão de divisas. Quando a abordaram, os federais já tinham informações sobre o pacote de euros a partir de interceptação telefônica que estava em andamento.

Nelma declarou que trabalha no ramo de design e decoração e que iria usar o dinheiro para fazer compras de bens móveis na Europa. Alegou que não declarou os valores porque a Secretaria da Receita Federal estaria fechada. Além de Nelma, a Operação Lava Jato prendeu outros três doleiros, Alberto Youssef, Raul Srour e Carlos Habib Chater.

Nelma foi condenada anteriormente em outra investigação da PF, denominada Dolce Vita. Em agosto de 2011, a Justiça Federal em São Paulo impôs a ela pena de 3 anos e meio de reclusão, por lavagem de dinheiro - sanção substituída por prestação pecuniária (doação de 150 salários mínimos a entidade assistencial) e prestação de serviços à comunidade.

Nesse mesmo processo, foi condenado Rocha Mattos. O ex-juiz pegou 6 anos e 6 meses de prisão por lavagem de dinheiro — ele recorre em liberdade. A Justiça decretou a perda de seus bens, inclusive um apartamento de cobertura no Edifício Queen Julie, na Rua Maranhão, em Higienópolis, e uma casa no Alto da Boa Vista, zona sul. Nelma viveu com um irmão de Norma Emílio, ex-mulher de Rocha Mattos. 

— Não tenho nenhum parentesco com ela (Nelma) e não sabia que foi presa em Cumbica. Nelma nunca foi na minha casa. Aliás, virou minha inimiga porque inventou coisas contra mim. Disse que eu comprei o apartamento da Rua Maranhão com dinheiro não declarado — declarou o ex-juiz. — Os recursos passaram pelo Banco Central, não foi uma operação dissimulada, teve contrato de câmbio. Tanto que nessa parte fui absolvido.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O ''LEGADO'' DA COPA NO BRASIL

Faltando menos de 3 meses para Copa, nem metade do 'legado' foi entregue ao país

A poucos meses para o início da Copa do Mundo, no dia 12 de junho com o jogo entre Brasil e Croácia no Itaquerão, em São Paulo, não chega a 50% a quantidade de obras e projetos entregues do chamado legado que o Mundial deixaria para o país. São obras e investimentos em mobilidade urbana, segurança, aeroportos, portos, telecomunicações e estrutura de turismo.


A situação mais grave está nos investimentos em segurança para o Mundial: do R$ 1,8 bilhão de orçamento, apenas R$ 411,6 milhões já foram contratados, e somente R$ 266 milhões efetivamente executados -- pagos pela compra, obra ou serviço -- até o início deste ano. De acordo com o TCU (Tribunal de Contas da União), a maioria das ações de segurança é sigilosa e os projetos atrasados não podem ser detalhados.

As ações de turismo, que possuem um investimento de R$ 212 milhões anunciado pelo governo federal, não tiveram nenhum centavo liberado até janeiro. São obras de infraestrutura como construção ou reforma de centros de atendimento, sinalização e obras de acessibilidade.

O balanço atualizado de execução dos projetos da Copa foi apresentado pelo TCU durante audiência pública sobre o legado do Mundial na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, na manhã desta terça-feira (11) em Brasília. De acordo com Rafael Jardim, assessor técnico do ministro Valmir Campelo, responsável pela fiscalização das obras da Copa no tribunal de contas, as informações são provenientes das auditorias do órgão, do Ministério do Esporte, da Caixa e do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Os dados são de janeiro e fevereiro deste ano.

"Ainda existem muitas dúvidas e indefinições", afirmou o assessor do TCU sobre os projetos para a Copa ainda em andamento durante o evento aos senadores presentes. "A atuação do TCU, em análise de projetos da Copa ainda na fase de edital e licitação, gerou uma economia de meio bilhão de reais ao país", disse. "Os contratos foram corrigidos nestes empreendimentos fiscalizados, e depois não foi constado superfaturamento neles".

Todas as áreas, incluindo a construção dos estádios, apresentam uma execução de seus cronogramas de intervenções atrasada e com boa parte dos projetos em andamento sem condições de serem aprontados a tempo da Copa. As obras fiscalizadas fazem parte da Matriz de Responsabilidades, documento firmado por governo federal, estados e municípios com a lista de todas as obras que deveriam estar prontas até o início da Copa do Mundo.

A última versão da Matriz, divulgada em setembro do ano passado, traz uma lista de obras com um custo total de R$ 25,569 bilhões. Destes, R$ 8,2 bilhões financiados e outros R$ 5,7 bilhões  em investimentos diretos da União. Outros R$ 7,8 bilhões são aplicados pelos governos locais (estado e cidade-sede), e apenas R$ 3,7 bilhões saem do bolso da iniciativa privada.

O orçamento chegou a R$ 28 bilhões, mas "emagreceu" com a retirada de alguns projetos, a maioria de mobilidade urbana. Quando o Brasil foi anunciado pela Fifa como sede do Mundial, em 2007, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou que essa seria a "Copa do dinheiro privado", e que não haveria dinheiro público nos estádios.

Mobilidade urbana
A Matriz chegou a trazer uma lista de 51 projetos de mobilidade urbana que deveriam estar prontos até o início da Copa, mas hoje existem apenas 35 obras na relação. Destas, de 31 que contam com recursos da Caixa, apenas uma está 100% concluída, de acordo com o TCU. Outras cinco (16% do total)  ainda não haviam começado até o início de janeiro, e 13 delas (42% do total) estavam com menos de 50% do cronograma financeiro executado. Excluindo as obras que os governos já desistiram de entregar e foram retiradas do documento, a execução do legado de mobilidade urbana da Copa está em 56,2%, de acordo com o TCU. Se acrescentarmos as iniciativas excluídas, essa relação cai para menos de 50%. 
Mobilidade Urbana em São Paulo
Na área de telecomunicações, o atraso do legado também é evidente. Dos R$ 200,1 milhões de investimentos previstos pela Telebrás, apenas 38% já foi executado até o início do ano. Dos R$ 171 milhões de orçamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), apenas 39% foi desembolsado até agora.

Dentre os portos, apenas uma obra foi entregue até agora, a do porto de Recife, dentre sete projetos previstos. A do porto do Rio de Janeiro acabou excluída da Copa e a expectativa é que fique pronto a tempo da Olimpíada de 2016. Em Manaus, a obra está com 4,4% de execução e não fica concluída a tempo da Copa. as outras devem ser inauguradas entre abril e maio.

Nos aeroportos, o atraso também é a regra. De acordo com o TCU de 22 intervenções, nove ainda não foram entregues até fevereiro. Em cinco delas, a execução financeira da obra não chegou nos 50%. Na Matriz, ainda estão listadas 30 obras.

Procurado pela reportagem para comentar a situação o Ministério do Esporte, responsável por coordenar os esforços e a comunicação do governo federal para a Copa, diz apenas que "o legado está garantido. Obras que não ficarem prontas até o início da Copa continuarão a ser executadas dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão concluídas para o benefício da população brasileira", afirma a nota da assessoria de imprensa da pasta ao UOL Esporte.

A reportagem também procurou o Ministério da Justiça na segunda-feira (10), depois de receber da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) um aviso de greve onde a entidade acusava o governo federal de negligenciar os preparativos e o legado de segurança pública da Copa, mas não obteve nenhum retorno.

terça-feira, 18 de março de 2014

BOMBEIROS PODERÃO DEIXAR A BRIGADA MILITAR ATÉ 2016

Governo propõe desmembrar bombeiros da Brigada Militar até julho de 2016
Proposta de Emenda Constitucional ainda precisa ser aprovada


Na tarde desta terça-feira, o governador Tarso Genro assinou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que desmembra o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. A PEC agora segue para a Assembleia Legislativa e precisa ser votada pelos deputados para entrar em vigor.

Pela proposta do governo, a separação ocorrerá gradativamente e o processo só deve ser finalizado em 2 de julho de 2016.

— É uma questão muito tormentosa, difícil de resolver. Fizemos porque entendemos que é bom para a sociedade e para a segurança — comentou Tarso.

Ainda não está definido o efetivo e os requisitos para que oficiais da BM passem a integrar o Corpo de Bombeiros. Conforme o texto da PEC, o governo terá um prazo de 120 dias após a aprovação da proposta pelos deputados para definir, em projeto de lei, os detalhes.

Com informações da Zero Hora

Marco Civil da Internet deve ser votado nesta quarta-feira

Em pauta 

Com ou sem apoio do PMDB, o governo quer votar amanhã (19) o projeto do Marco Civil da Internet, que estabelece direitos e deveres para usuários e provedores da rede mundial de computadores no país e aposta no voto favorável de 270 deputados dos 513 parlamentares da Câmara. E para garantir que o texto seja aprovado, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) admitiu hoje (18), depois da reunião de líderes da base, que o Planalto pode negociar a obrigatoriedade de que empresas provedoras de conexão mantenham data centers no país desde que a soberania dos dados esteja assegurada por legislação nacional.


“Temos vários partidos que defendem não ter a obrigatoriedade dos data centers no Brasil, mas temos uma questão de que não abrimos mão que é a legislação brasileira sobre os dados produzidos no Brasil, que circulem pelo Brasil, ser garantida. Que quem atuar no Brasil tem que estar absolutamente submetido à legislação brasileira. Esta é uma questão inegociável”, afirmou.

O acordo sobre o ponto deve ser concluído em reunião marcada para as 18h30 no Ministério da Justiça com líderes partidários. A obrigatoriedade dessas instalações em território nacional era um dos impasses em torno do texto que já foi revisado mais de uma vez pelo relator, Alessandro Molon (PT-RJ).

Se cedeu em um aspecto, o governo manteve posição irredutível em relação ao princípio da neutralidade de rede, principal crítica feita pelo PMDB ao texto. A intenção de colocar o projeto em votação na quarta-feira foi mantida mesmo diante dos insucessos nas tentativas de negociação com peemedebistas. “[O texto] está bem construído para amanhã fazer a votação da matéria e estamos trabalhando ainda para um grande acordo. O que não for possível ajustar vamos para o voto”, explicou Ideli.

Além do encontro da base aliada no final da tarde de hoje, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) convocou uma conversa com líderes de todos os partidos para amanhã cedo, com a intenção de tentar ampliar o acordo em torno da votação.

Na noite de ontem (17), Ideli Salvatti , o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o vice-presidente da República, Michel Temer, tentaram encontrar uma saída para o impasse numa reunião com o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), mas a posição foi a de que o acordo dependeria de uma posição da bancada.

“Estamos ouvindo as posições. Ajustes são possíveis, desde que não tenhamos os princípios centrais do projeto, como o da neutralidade, afetados. O princípio da neutralidade é intocável e nenhum tipo de entendimento pode haver em relação a esta questão”, afirmou Cardozo, depois de participar da reunião de líderes da base aliada na manhã de hoje.

Diante da resistência do PMDB, o ministro evitou apostar em uma posição integrada da base governista, mas avaliou que, mesmo sem apoio de todos os partidos aliados ao governo, há “grande possibilidade” de aprovação do projeto amanha.

O desfecho sobre o texto apresentado e revisado mais de uma vez pelo relator do projeto, Alessandro Molon (PT-RJ), já foi adiado várias vezes e, como tramita em regime de urgência constitucional, impede que os deputados votem outras matérias em plenário desde outubro do ano passado.

Como o governo quer chegar à conferência global sobre a internet , marcada para o próximo mês, com avanços nessa proposta, a ideia é não retirar a urgência da matéria e manter todos as outras votações trancadas se o projeto não for votado.

A discussão e votação do projeto do marco civil estavam previstas para hoje. No entanto, a base aliada acredita que não haverá avanços em razão da sessão do Congresso Nacional, marcada para as 19h, quando senadores e deputados vão se reunir para analisar os vetos presidenciais.

VEM AÍ NOVOS ''PARDAIS'' NAS RS's

Definidas empresas que instalarão pardais e câmeras em rodovias gaúchas
Investimento será de R$ 6,3 milhões para instalação de 65 equipamentos


Foi divulgado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira o resultado das licitações para arquisição e instalação de controladores de velocidade, os chamados pardais, e de câmeras de vigilância em rodovias gaúchas. No total, serão investidos R$ 6,3 milhões para instalação dos 45 pardais e das 20 câmeras.

A concorrência 113/13 teve como vencedora a empresa Fiscal Tecnologia e Automação Ltda., que receberá pela vigilância de seis rodovias o valor de R$ 2,23 milhões. Já a concorrência 114/13, foi vencida pela Perkons S/A, e receberá R$ 4,3 milhões pela instalação dos equipamentos em outras sete rodovias gaúchas.

As rodovias a receber pardais serão: ERS 030, ERS 040, ERS 122, ERS 239, ERS 240, ERS 389, RSC 453, ERS 135, ERS 324, ERS 342, RSC 153, RSC 287 e RSC 470.

BOING 777 - Suicídio é visto como possível motivo para sumiço de avião

Nenhum indício do destino do voo MH370 da Malaysia Airlines foi identificado desde que desapareceu em 8 de março, com 239 pessoas

- "As investigações iniciais indicam que foi o copiloto quem basicamente falou pela última vez em que foi gravado na fita"

Kuala Lumpur - O copiloto do avião desaparecido da Malásia foi quem pronunciou as últimas palavras ouvidas da cabine, disse nesta segunda-feira o executivo-chefe da companhia aérea, enquanto os investigadores disseram estar considerando o suicídio do comandante ou um primeiro oficial como a possível explicação para o sumiço.

Aviões de resgate seguem às buscas
Nenhum indício do destino do voo MH370 da Malaysia Airlines foi identificado desde que desapareceu em 8 de março, com 239 pessoas a bordo. Os investigadores estão cada vez mais convencidos de que o aparelho foi desviado talvez milhares de quilômetros para fora de seu curso por alguém com profundo conhecimento do Boeing 777-200ER e de navegação comercial.

Uma busca em grande escala sem precedentes está em andamento, cobrindo uma área que se estende desde as margens do Mar Cáspio, no norte, até as profundezas do oceano Índico.

O executivo-chefe da linha aérea, Ahmad Jauhari Yahya, também disse em entrevista à imprensa que não ficou claro exatamente quando um dos sistemas de rastreamento automático do voo havia sido desativado, parecendo contradizer, assim, os comentários feitos no fim de semana por ministros do governo.

O executivo-chefe da linha aérea, Ahmad Jauhari Yahya, também disse em entrevista à imprensa que não ficou claro exatamente quando um dos sistemas de rastreamento automático do voo havia sido desativado, parecendo contradizer, assim, os comentários feitos no fim de semana por ministros do governo.

As suspeitas de sequestro ou sabotagem se fortaleceram ainda mais quando autoridades disseram no domingo que a última mensagem de rádio do avião - um informal "tudo bem, boa noite" - foi transmitida após o sistema de rastreamento, conhecido como "ACARS", ter sido desligado.

"As investigações iniciais indicam que foi o copiloto quem basicamente falou pela última vez em que foi gravado na fita", disse Ahmad Jauhari nesta segunda-feira, quando lhe perguntaram quem ele achava que havia dito as últimas palavras registradas.

Isso foi um sinal de saída para os controladores de tráfego aéreo à 1h19, quando o avião com destino a Pequim deixou o espaço aéreo da Malásia.

A última transmissão do sistema ACARS - um computador de manutenção que transmite dados sobre a situação do avião - tinha sido recebida à 1h07, quando o avião atravessou a nordeste da costa da Malásia e se dirigiu para o Golfo da Tailândia.

Petrobras deve elevar importação de gasolina em 2014

Segundo fonte, importações de gasolina estão previstas para atingir cerca de 60 mil barris/dia na média de 2014


Rio de Janeiro - As importações de gasolina pela Petrobras deverão quase dobrar em 2014, com a estatal correndo para atender ao crescimento do consumo interno de combustíveis, disse à Reuters uma fonte da indústria familiarizada com o assunto.

As compras externas de gasolina estão previstas para atingir cerca de 60 mil barris/dia na média de 2014, ante 32 mil barris/dia em 2013, disse a fonte do setor, pedindo para não ser identificada.

As importações de petróleo e derivados no país são feitas em sua maioria pela estatal, que tem tido seus resultados afetados nos últimos anos pela política de combate à inflação do governo, que implica na venda pela estatal no mercado interno de combustíveis a valores mais baixos do que os de compra no mercado externo.

Tais compras externas de derivados de petróleo também estão entre os principais fatores que afetam o desempenho da balança comercial brasileira.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a questionamentos sobre o assunto.

O aumento das importações de gasolina ocorreria diante de previsões do órgão regulador do setor de crescimento na demanda por combustíveis em 2014 de 4 a 5 por cento.

Além disso, em 2014 é muito provável que a Petrobras não conte com o crescimento de quase 20 por cento na produção de etanol registrado da safra do ano passado, o que colaborou para a empresa reduzir em 63 por cento as importações de gasolina em 2013 ante 2012.

As primeiras avaliações do setor apontam uma produção do biocombustível estagnada na temporada 2014/15 por conta da severa seca que atingiu as principais regiões produtoras.

Quando o preço do biocombustível é competitivo frente ao da gasolina, motoristas de carros flex tendem a elevar o consumo de etanol.

Com a Exame.com

ABAIXO COM AS GARRAFAS PLÁSTICAS

A cidade norte-americana de São Francisco, na Califórnia, deu mais um exemplo para o mundo em termos de desenvolvimento sustentável. A partir de outubro deste ano, estarão banidas as vendas de água em garrafas plásticas para uso individual.


Após cobranças e protestos realizados por ativistas, as autoridades locais entraram em um consenso e determinaram que só poderá ser comercializada água em garrafas plásticas que comportem mais de 600 ml.

A medida pretende reduzir os impactos ambientais gerados para a fabricação do PET e também de seu descarte. “Todos nós sabemos da importância de se combater as mudanças climáticas, São Francisco tem liderado a luta por nosso meio ambiente”, declarou o Presidente do Conselho de Supervisores, David Chiu, que também foi quem criou a lei.

Durante sua fala ao San Francisco Bay Guardian, o líder também mostrou uma garrafa com 25% de sua capacidade preenchida com óleo, para representar a quantidade de petróleo usada na fabricação e transporte de garrafas d’água. Chiu lembrou que antes da década de 90 as garrafas plásticas quase não eram utilizadas, portanto não são itens necessários para manter a qualidade de vida da população.

A mesma atitude tem sido replicada em outras localidades. Ainda nos EUA, a Universidade de Seattle proibiu o comércio das garrafas de água em seu campus. Na Austrália, a comunidade de Bundanoon foi a primeira a banir a água engarrafada.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Namorada de Mick Jagger é encontrada morta em NY

L'Wren Scott foi encontrada enforcada em um cachecol dentro de seu apartamento de manhã

Nova York  A estilista L'Wren Scott, namorada do vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, foi encontrada morta no apartamento dela em Nova York nesta segunda-feira em um aparente suicídio, de acordo com uma autoridade policial.


Wren, de 47 anos, ex-modelo cujas roupas de estilo moderno clássico e sensual estão entre as favoritas das estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Amy Adams e Penélope Cruz, foi encontrada enforcada em um cachecol dentro de seu apartamento de manhã.

Um porta-voz de Jagger disse que o músico está "completamente em choque e devastado" com a notícia.

O casal namorava desde 2001 e os dois foram muitas vezes vistos em eventos de celebridades, com a altura e as pernas longas dela se sobressaindo em relação a Jagger.

A polícia confirmou que uma mulher foi encontrada "inconsciente e sem reação" em um prédio de apartamentos na região de alto padrão de Chelsea, em Manhattan. O elegante edifício alto onde ela morava foi isolado.

Julie Bolcer, do instituto médico legal da cidade, disse terem sido notificados de uma pessoa morta no endereço de Wren, mas não tinha recebido o corpo, nem começado a trabalhar para determinar a causa da morte.

"Dado o momento, esse indivíduo provavelmente será examinado amanhã (terça-feira) e se os trabalhos avançarem, a causa e a forma da morte podem estar disponíveis amanhã", disse ela.

Wren cancelou um desfile previsto para sua grife de mesmo nome na Semana de Moda de Londres no mês passado e decidiu priorizar compromissos particulares.

Conteúdo da Exame.com

GILMAR MENDES INTERPELADO POR MAIS DE 200 PESSOAS

Ministro do STF será interpelado por 214 pessoas
Ele insinuou que doações eram lavagem de dinheiro

Jornal do Brasil

O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) será interpelado judicialmente por mais de 200 pessoas que sentiram ofendidas com suas insinuações de que as doações feitas aos condenados pelo julgamento do mensalão para pagamento das multas teriam sido lavagem de dinheiro. Segundo o Blog da Cidadania, que propôs a reunião dos doadores, recebeu na última semana todas as informações para dar início à ação. Veja abaixo a notícia do site.


 Após mais de um mês, finalmente chega ao fim uma verdadeira epopeia para reunir mais de duas centenas de pessoas dispostas a interpelar o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes por ter afirmado que os cidadãos que doaram recursos financeiros aos condenados pelo julgamento do mensalão estariam envolvidos em “lavagem de dinheiro”.

A iniciativa foi proposta por este Blog no dia 14 de fevereiro. O texto propôs interpelação judicial do ministro, para que explique suas acusações genéricas e sem provas. Essa proposta recebeu 532 comentários favoráveis.

Pela lógica, no entanto, como José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha receberam milhares e milhares de doações, o número de interessados em interpelar Mendes deveria ter sido muito maior. Mas não é assim que as coisas funcionam. Interpelar judicialmente um ministro do STF não é igual a colocar seu nome em um abaixo-assinado na internet.

Enfim, diante dessas centenas de pessoas inconformadas com as declarações de Mendes, o Blog, com o auxílio de duas leitoras, fez uma triagem e chegou ao número de 411 pessoas que se mostraram dispostas a levar a cabo a iniciativa da interpelação.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."