Pesquisar aqui

sábado, 16 de agosto de 2014

PRODUÇÃO DE MEL PODERÁ AUMENTAR NO ESTADO GAÚCHO

Chips ajudarão a monitorar atividades das abelhas
Pesquisadores australianos e brasileiros querem saber as causas da redução da população dos insetos

Pesquisadores australianos e brasileiros estão desenvolvendo sensores capazes de medir por quanto tempo as abelhas voaram, polinizaram, comunicaram-se e descansaram. Com essas informações, os cientistas esperam entender o que está acontecendo com a saúde destes insetos. O objetivo é identificar as causas da redução das populações de abelhas, fenômeno que poderá afetar a produção de alimentos no mundo. Os novos microchips, que têm metade do tamanho dos sensores usados em estudo do Instituto Tecnológico Vale no Brasil e do CSIRO, centro de pesquisa australiano, serão capazes de gerar energia a partir da movimentação do inseto. Os primeiros protótipos estão sendo produzidos em laboratórios de nanotecnologia em Melbourne, na Austrália. Os testes deverão se iniciar em 2015, no país e no Pará. 

Os pesquisadores já realizam estudo com abelhas na Amazônia usando 12 mil sensores produzidos no Japão. Cada unidade tem 2,5 milímetros de diâmetro e 5 miligramas de peso. Durante seis meses, o comportamento 800 abelhas africanas será monitorado por um microssensor instalado no tórax dos insetos. “A abelha pesa 105 miligramas, em média. É como se passasse a carregar uma mochila nas costas. Observamos que o chip reduz em um terço a capacidade dos insetos de transportar néctar e pólen, mas não os impede de trabalhar normalmente”, explica o físico Paulo de Souza, coordenador da pesquisa. Neste caso, a intenção é observar em que medida mudanças no clima, como a alteração do regime de chuvas, afeta o comportamento dos insetos. 

Entre as hipóteses para a mortandade de abelhas está o uso excessivo de pesticidas nas lavouras; a infestação por praga a varroa, ácaro que se alimenta do sangue das abelhas; e a disseminação da monocultura. O fato é considerado preocupante, já que põe em risco o atual modelo de produção agrícola. Cerca de 75% das culturas dependem da polinização, sendo as abelhas as principais polinizadoras. Desse total, elas são responsáveis por 73% das espécies agrícolas cultivadas no mundo, estima o agrônomo Aroni Sattler, professor de Apicultura da Ufrgs. 

Segundo ele, embora o cultivo de grãos, legumes e frutas não sejam tão dependentes, são favorecidos pela presença de polinizadores durante o florescimento. “A situação do Brasil é melhor quando comparada ao resto do mundo, pela intensa presença de abelhas africanizadas em abrigos naturais, somadas aos apiários de produção de mel”, avalia Sattler, que integra o Comitê Científico de Sanidade Apícola do Ministério da Agricultura.

Produção de mel pode expandir-se no Estado
Itaú deverá indenizar cliente que aplicou em pirâmide
Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo determina o pagamento de mais de 350 mil reais que investiu em fundo gerido por Bernard Madoff

Depois de 5 anos da prisão de Bernard Madoff, por crime financeiro, o Itaú foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar uma cliente que foi orientada pelo banco a investir no esquema de pirâmide criado pelo ex- presidente do conselho da bolsa Nasdaq. 

A decisão foi proferida pela 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou o pagamento 355,3 mil reais pelo prejuízo causado pelo investimento de 150 mil dólares em um dos principais fundos investidores em Madoff.

Em primeira instância, o banco havia vencido a disputa, ao alegar que a cliente era acostumada a investir, mas, na segunda instância, o resultado se investeu. Os desembargadores entenderam que a fraude não faz parte do que se considera como risco inerente a um investimento, mas sim preguiça e negligência daqueles que deveriam orientar a operação financeira. 

Os juízes também entenderam que era obrigação do Itaú auditar e verificar a idoneidade do fundo gerido pelo falsário, uma vez que era remunerado e especializado para esse tipo de serviço. 

O site Consultor Jurídico disponibilizou o acórdão emitido pelo Tribunal. 



Bilionária aos 30 anos largou estudos para criar laboratório hi-tech

Uma empreendedora americana de 30 anos de idade – que abandonou os estudos em engenharia na renomada Universidade de Stanford para abrir o próprio negócio – é uma das mais novas bilionárias do Vale do Silício.

Elizabeth Holmes(foto) deixou a faculdade aos 19 anos de idade e dedicou os últimos 11 anos de sua vida à empresa que fundou, a Theranos, que usa tecnologia para tornar exames de sangue mais eficazes, simples e baratos.

A empresa é pouco conhecida do grande público, mas no Vale do Silício, na Califórnia, ela é um modelo de sucesso. Investidores privados acabaram de anunciar mais recursos para a companhia, elevando o seu valor de mercado para US$ 9 bilhões - algo extraordinário até mesmo para os padrões da rica indústria tecnológica americana.

No conselho de administração da empresa estão dois ex-secretários de Estado – Henry Kissinger e George Schultz – e um ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos, que acreditaram nas ideias da jovem empresária.

Elizabeth Holmes ainda é dona de metade do negócio, o que coloca seu patrimônio na casa de US$ 4,5 bilhões. Segundo a revista Forbes, ela é a mulher mais jovem da história a se tornar bilionária com a própria empresa.

"Eu queria saber o que poderia fazer para mudar o mundo, tocar a vida das pessoas de forma significativa", diz Holmes.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

'GUARDIÕES DA GALÁXIA' EM PRIMEIRO LUGAR NAS TRILHAS DA BILLBOARD

Trilha sonora de "Guardiões da Galáxia" fica em 1º lugar na Billboard

Os super-heróis alienígenas de “Guardiões da Galáxia” não apenas levaram o filme ao topo das bilheterias, como também impulsionaram a trilha sonora estilo 1970 para o topo das paradas Billboard.

A trilha sonora "Awesome Mix Vol. 1”, que inclui sucessos clássicos como "Hooked on a Feeling”, de Blue Swede, "I Want You Back”, do Jackson 5’s, e "Moonage Daydream”, de David Bowie, vendeu 109 mil cópias em sua segunda semana, de acordo com dados da Nielsen SoundScan.
O álbum havia entrado no ranking da semana passada em terceiro lugar, com vendas de 60 mil cópias na primeira semana.
O álbum de 12 faixas é apresentado durante todo do filme como a própria trilha sonora do herói renegado Peter Quill, à medida que ele luta contra rivais intergaláticos para salvar a Galáxia.

(Por Piya Sinha-Roy)


Confira aqui >>> 


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Escolas de todo o país começam a selecionar textos da Olimpíada

Portal MEC

Em todo o território nacional, 46.902 escolas públicas com turmas do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio cumprem, até o próximo dia 15, uma agenda comum com foco na língua portuguesa. Está em pauta a seleção dos melhores poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião escritos por 5,1 milhões de alunos que participam da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014. O tema em todos os gêneros literários é O lugar onde vivo.

A seleção das obras é realizada por uma equipe da escola e constitui a primeira de quatro etapas da olimpíada. Dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena o concurso, mostram que o evento envolve 170 mil professores de língua portuguesa de 46.902 escolas das 27 unidades da Federação. Dos 5.565 municípios, 5.014 aderiram, o que representa 90,1% do total.

O portal da olimpíada registra que, em 12 estados, 100% dos municípios aderiram. No Nordeste – Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará; no Norte – Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá; no Sudeste – Rio de Janeiro e Espírito Santo, e no Centro-Oeste – o Distrito Federal.

Segundo a coordenadora da olimpíada, Sônia Madi, é a participação dos professores de língua portuguesa que determina a quantidade de alunos que vai se envolver com a criação de textos. “Os professores têm desejo de orientação e a olimpíada os ajuda no cotidiano da sala de aula.” Ela lembra que, nos anos ímpares, os educadores participam de formação e nos anos pares, do concurso.

Sônia Madi lembra ao diretor da escola que é importante criar a comissão julgadora, que tem as atribuições de ler, julgar e selecionar o melhor trabalho por categoria. O prazo é 15 de agosto. Os textos selecionados, que devem ser digitados em campo próprio no portal da olimpíada, seguem para a segunda fase, que é no âmbito do município; a terceira etapa é estadual e a quarta regional.


Estudantes do quinto e sexto ano do ensino fundamental escrevem poemas; sétimo e oitavo anos, memórias literárias; nono ano do ensino fundamental e primeiro do ensino médio, crônicas, e segundo e terceiro ano do ensino médio, artigo de opinião.

Gêneros – A fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa é um encontro entre melhores autores e seus professores por gêneros literários. Cada gênero terá 125 alunos, 125 professores e a equipe que vai trabalhar com eles. As reuniões por categoria serão realizadas em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Campo Grande, no período de 28 de outubro a 20 de novembro. Nesses encontros são escolhidos os 20 textos finalistas, sendo cinco por categoria. A reunião nacional será de 24 a 28 de novembro.
A premiação será em 1º de dezembro, em Brasília. Os 20 estudantes e seus professores receberão os seguintes prêmios: medalha, um notebook e uma impressora. As escolas a que pertencem ganham 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

Trajetória – A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, de 2002 a 2006, em edições bianuais. Em 2008 tornou-se política pública de educação e passou a ser olimpíada, sob a coordenação do MEC, desenvolvida em parceria com o Cenpec e o Itaú Social. Desde o primeiro evento, em 2002, segundo o Cenpec, oito mil professores participaram de todas as edições.

'CARTA CAPITAL' É DENUNCIADA POR MINISTRO DO STF PELO CRIME DE CALÚNIA

Justiça Federal aceita denúncia de Gilmar Mendes contra Carta Capital

Por unanimidade, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região aceitou denúncia criminal do Ministério Público Federal, apresentada em julho de 2013, contra Mino Carta e Leandro Fortes, respectivamente, dono e repórter da revista Carta Capital, e os empresários Dino Miraglia Filho e Nilton Antonio Monteiro pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Segundo a acusação, eles vincularam o nome do ministro a uma lista de pessoas que receberam dinheiro de um esquema de caixa dois em campanha para o governo de Minas Gerais. A decisão foi publicada nesta terça-feira (12/8).


A reportagem em que as imputações são feitas foi publicada pela CartaCapital em agosto de 2012. Assinado por Leandro Fortes, o texto afirma que Gilmar Mendes recebeu R$ 185 mil de um esquema financeiro montado pelo empresário Marcos Valério para abastecer o caixa 2 da campanha de reeleição de Eduardo Azeredo, ex-deputado federal. A 'prova' apresentada por Fortes é uma 'lista' fornecida à revista por Dino Miraglia e Nilton Monteiro.

Acontece que a lista apresentada por Monteiro como prova à CartaCapital é sabidamente falsa. Trata-se da "Lista de Furnas", tida como forjada desde 2002, pela CPI dos Correios, e que foi produzida no computador de Nilton Monteiro. Uma das prisões do empresário foi pela falsificação de documentos e assinaturas.

O “documento” apresentava duas listas. Uma com doadores de campanha, com a quantia que cada um doou, e outra, com os beneficiários da campanha, com as importâncias que cada um recebeu. Tudo com o selo da SMP&B, de Valério. O caso chegou ao Ministério Público depois de representação apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, representado nos autos pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch.

“Todas essas acusações fundamentaram-se em documentos cuja falsidade de conteúdo era evidente, e provenientes de fonte — Nilson Antonio Monteiro — notoriamente indigna de crédito. Ademais, à época da publicação da notícia, a falsidade estava já estampada em inquérito policial no bojo do qual restara demonstrado que fora fabricado nos computadores pessoais de Nilton Antonio Monteiro, os quais já haviam sido objeto de busca e apreensão em cumprimento a decisão judicial exarada em 18 de outubro de 2011”, diz a denúncia.

Para o MPF, a intenção da reportagem era “diminuir a autoridade moral” do ministro Gilmar Mendes, “imputando-lhe falsamente a prática do crime de corrupção passiva”.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

POR QUE COMEDIANTES SOFREM COM DEPRESSÃO ?

O ator, que tinha 63 anos, suicidou-se na segunda-feira (11) em sua casa na Califórnia, nos Estados Unidos

No fim de julho, o humorista Fausto Fanti, do grupo Hermes e Renato, foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo com um cinto em torno do pescoço. A Polícia investiga o caso, registrado como "suicídio consumado".

Robin Willians
Pouco antes de falecer por causa de uma doença pulmonar, Chico Anysio revelou no início deste ano, em uma entrevista na TV, que travou uma dura - e vitoriosa - batalha contra a depressão.

O ator e comediante inglês Stephen Fry sofria de transtorno bipolar e revelou no ano passado que tentou se matar em 2012.

Isso leva a nos questionar: os mestres do riso tem uma tendência maior à depressão? E, se for o caso, por quê?

Perfil contraditório

"Não é preciso ser um gênio para saber que comediantes são um pouco loucos", disse a humorista inglesa Susan Murray no início deste ano, em resposta a um estudo que sugeria que comediantes têm traços psicológicos ligados a psicoses.

Em janeiro, pesquisadores da Universidade de Oxford publicaram os resultados de um estudo em que participaram 523 comediantes (404 homens e 119 mulheres) do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Austrália.

"Descobrimos que comediantes têm um perfil de personalidade pouco comum e um tanto contraditório", diz Gordon Claridge, do Departamento de Psicologia Experimental de Oxford.

"Por um lado, eles eram bastante introvertidos, depressivos e, poderíamos dizer, esquisitos. Por outro, eles são bastante extrovertidos e cheios de manias. Talvez a comédia - o lado extrovertido - seja uma forma de lidar com o lado depressivo. Mas, claro, isso não vale para todo comediante"

'Vencível'

Em seu depoimento, Chico Anysio revelou que se tratava com um psiquiatra há 24 anos. Sem esse tratamento, ele disse, "não teria conseguido fazer 20% do que eu fiz".

Chico Anysio
"Entendi que era depressão, pude pagar os remédios e o psiquiatra e, então, eu venci. Porque ela é vencível”, contou o humorista.

No caso do humorista Fanti, os investigadores à frente do caso disseram que consideram a hipótese dele ter se suicidado por estar passando por um momento difícil em sua vida.

Fanti estava se separando da mulher, com quem tinha uma filha de oito anos.

O humorista inglês Stephen Fry, que lançou em 2006 o documentário A Vida Secreta de um Maníaco Depressivo, revelou em uma entrevista em 2012 sua luta contra a depressão.

"Havia momentos em que eu estava gravando o programa na TV e rindo por fora, enquanto por dentro pensava 'quero morrer'", disse ele.

Criatividade

Stephen Fry conta que, mesmo enquanto fazia outros rirem, sofria com a depressão

John Loyd, produtor e ator de programas de comédia na TV britânica, sofre de transtorno bipolar, que afeta gravemente o humor.

Uma pessoa bipolar alterna entre fases de extrema felicidade e criatividade e depressão profunda.

Lloyd diz que esse tipo de problema é "muito, muito comum entre profissionais criativos".

"Pessoas estáveis pensam que o mundo está bom como ele é hoje. Não acham que precisam mudá-lo. Pessoas criativas não pensam assim. E quem quer mudar o mundo sofre muito com isso".

Robin Williams supostamente também sofria de transtorno bipolar.

Em público, ele sempre parecia estar atuando e fazendo os outros rir, mas nunca escondeu seus problemas com álcool e em seu casamento.

Mas, nas entrevistas, era mais reservado quanto a seus problemas de ansiedade e buscava ver o lado positivo da situação.

"Sempre que você se deprime, a comédia o tira do buraco", disse ao jornal The Guardian em 1996.

Pagando o preço

Integrante do grupo Monthy Python, Terry Gilliam dirigiu Williams em O Pescador de Ilusões (1991) e diz que seu talento era um "milagre", mas que isso "não vinha do nada".

"Quando os deus te dão um talento do nível de Robin Williams, há um preço a ser pago", disse Gilliam à BBC.

Terry Gilliam
"Isso vem de profundos problemas internos. Uma preocupação. Todos os tipos de medos. Ainda assim, ele sempre conseguia canalizar tudo isso e transformar em ouro."

Mas nem todos os comediantes passam por dificuldades assim, e a depressão está longe de ser algo exclusivo de personalidades criativas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem desse problema.

Em seus casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio. Por ano, cerca de 1 milhão de mortes são causadas por suicídios.

Nick Maguire, o principal palestrante em psicologia clínica da Universidade de Southhampton, diz que pode haver uma conexão entre a depressão e a comédia, mas que "certamente não é muito forte ou clara".

Ele explica que as pessoas têm diferentes formas de lidar com a depressão.

"Normalmente, elas se isolam. Outra forma de amenizar temporariamente o impacto dessas emoções é fazer as pessoas rirem e gostarem de você", diz Maguire.

"Infelizmente, isso é bom enquanto está ocorrendo, mas, quando você volta para casa, o que você faz?"

EMPRESA DE PELOTAS RECEBE TROFÉU OURO DO PGQP

A Fuhro Souto Consultoria Imobiliária com o Troféu Ouro e placa Qualidade Inovação, foi premiada pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, através do Prêmio Qualidade RS 2014 e do Prêmio Inovação.
Empresário Henrique Furho Souto recebendo o Troféu Ouro
A solenidade de entrega do troféu ocorreu na noite da última sexta-feira (8) no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) em Porto Alegre , tradicional palco de dirigentes e colaboradores das organizações públicas e privadas premiadas.

Parabéns Henrique Furho Souto e seus demais colaboradores

CAIXA E BANCO DO BRASIL EMPRESTARÃO ATÉ R$ 6,5 BILHÕES À ELETROBRAS

O empréstimo ocorre menos de uma semana após o anúncio do novo financiamento de R$ 6,6 bilhões para as distribuidoras de energia

Agência Brasil

A Eletrobras receberá um empréstimo de até R$ 6,5 bilhões da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O aval para a operação foi publicado nesta terça-feira em despacho assinado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, noDiário Oficial da União.

De acordo com o Conselho de Administração da Eletrobras, até R$ 4 bilhões virão do Banco do Brasil, e a Caixa contribuirá com até R$ 2 bilhões. Segundo o despacho, o empréstimo será usado para recompor o capital de giro da Eletrobras e manter o programa de investimentos da estatal.

A operação foi estruturada com garantias do Tesouro Nacional. Dessa forma, o governo compromete-se a cobrir eventuais riscos de crédito. Condições como taxa de juros e prazo do empréstimo não foram informadas.

O empréstimo ocorre menos de uma semana após o anúncio do novo financiamento de R$ 6,6 bilhões para as distribuidoras de energia. Desse total, R$ 3 bilhões virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e R$ 3,6 bilhões, de sete bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander Brasil, Itaú Unibanco, BTG Pactual e Citibank.

Como o empréstimo anunciado na semana passada beneficiava apenas as distribuidoras, a Eletrobras tinha ficado de fora da operação. Por causa da escassez de chuva no início do ano que levou à queda no nível dos reservatórios, as empresas de energia estão arcando com custos para usar a energia termelétrica, mais cara que a hidrelétrica. Além disso, a seca fez o preço da energia no mercado de curto prazo disparar.

Sem as operações de crédito, as empresas teriam dificuldade de manter o fluxo de caixa. Em abril, o governo tinha emprestado R$ 11,2 bilhões para as distribuidoras. O empréstimo, no entanto, havia sido totalmente usado pelas companhias em junho. Em março, o Tesouro havia aumentado de R$ 9 bilhões para R$ 13 bilhões o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que subsidia as tarifas de energia.

DENÚNCIA CONTRA FELICIANO POR RACISMO É ARQUIVADO NO STF

Deputado pastor foi denunciado pela PGR após publicar no twitter que africanos eram amaldiçoados

Nesta terça-feira (12/8), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) arquivou uma acusação do MPF contra o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) pelo crime de induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor e religião.

O parlamentar foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) após ter publicado mensagens polêmicas na rede social Twitter, em 2011. À época, ele teria afirmado que os africanos eram um povo amaldiçoado pelo patriarca bíblico Noé e que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição”.

Apesar de considerar reprovável a conduta de Feliciano, a maioria dos ministros do Supremo, no entanto, entendeu que não há como tipificar as mensagens como crime. 

No ano passado, Feliciano presidiu a Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e ganhou notoriedade pela sua gestão conturbada ao defender projetos polêmicos, como a "cura gay". O parlamentar também foi muito questionado pelo movimento LGBT que pedia sua retirada da Comissão. O lema "Fora Feliciano" foi uma das pautas mais apresentadas durante as manifestações de junho de 2013.

(*) Com informações da Agência Brasil

TRÊS COISAS QUE DEIXAM OS HOMENS MENOS ATRAENTES

COMPORTAMENTO

Confira três coisas que deixam os homens menos atraentes, segundo a ciência
Pesquisas revelam quais atitudes diminuem a atração sexual das mulheres

Depois da lista de coisas que deixam as mulheres menos atraentes para os homens, chegou a hora de conhecer o gosto delas. De acordo com estudos científicos, alguns fatores diminuem o nível de atratividade dos homens na opinião das mulheres. Abaixo, confira quais são: 

1. Muitos músculos

Se você é do tipo que passa horas na academia para ficar gato e arrasar na noite, você está fazendo isso errado. De acordo com um estudo realizado na Califórnia, mulheres preferem homens com um nível moderado de músculos (nem muito, nem pouco). A pesquisa sugere ainda que homens muito musculosos são considerados exibidos. 

2. Sorrir 

Uma pesquisa feita no Canadá mostra que as mulheres se sentem mais atraídas por homens menos sorridentes. A explicação seria o fato de que homens que sorriem mais são julgados como mais femininos e menos dominantes. Os homens, no entanto, preferem as mulheres mais risonhas. 

3. Barba

Se você quer ser mais respeitado por outros homens, deixe a barba crescer. No entanto, se quer atrair mulheres, fique com o rosto limpinho. É o que aponta um estudo realizado em parceria por pesquisadores da Nova Zelândia e do Canadá. 

PERDA SALARIAL É ACUMULADA PELA INFLAÇÃO

Inflação para quem ganha até 2,5 salários acumula alta de 4% em 2014


O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para as famílias com renda mensal entre 1 e 2,5 salários-mínimos, acumula alta de 4,01% em 2014, segundo dados divulgados hoje (12) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês de julho, o índice apresentou variação de -0,04%.

Alimentação foi o grupo com maior queda no mês (-0,59%), com destaque para a carne bovina (0,6%). Vestuário (-0,10%) e comunicação (-0,07%) também apresentaram queda. Em contrapartida, habitação (0,36%); saúde e cuidados pessoais (0,14%); educação, leitura e recreação (0,25%); e despesas diversas (0,14%) apresentaram alta.

Transportes também apresentou elevação (0,25%), com destaque para o item tarifa de ônibus urbano, cuja elevação foi 0,48%.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ÔNIBUS MAIS CARO PARA PORTO ALEGRE

Preço da passagem Pelotas-Porto Alegre vai subir 5,33%
Agergs aprovou reajuste nesta terça-feira; novos valores entram em vigor nos próximos 30 dias

O valor da passagem intermunicipal entre Pelotas e Porto Alegre será reajustado dentro de 30 dias.
Foto de Eduardo Machado
Na tarde desta terça-feira (11) a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) determinou o reajuste tarifário de 5,33% para o transporte rodoviário de passageiros de longo curso (acima de 65 quilômetros).

Atualmente o preço da passagem, sem seguro, para a capital do Estado, partindo da rodoviária de Pelotas, varia entre R$ 44,40 (ônibus semidireto) e R$ 67,35 (leito). O valor da passagem em ônibus direto é de R$ 51,95.

O aumento não vale para as linhas internas das chamadas Aglomerações Urbanas, como por exemplo Pelotas-Rio Grande.

O índice de reajuste está previsto para ser publicado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Estado. A partir da publicação o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estará autorizado a aplicar o índice junto às empresas em um prazo de 30 dias. O reajuste será aplicado também nos valores dos despachos de encomenda via ônibus.

Por: Roberto Ribeiro - do Diário Popular

AVIÃO APARTAMENTO É LANÇADO PELA EMBRAER

Aeronave de setenta metros quadrados tem suíte master, cozinha equipada com dois ambientes, sala de estar e jantar, além de lavatório privativo

A Embraer apresentou nesta terça-feira seu primeiro avião com características de apartamento. Com 70 metros quadrados e diferentes opções de disposição e acabamento interno, o Lineage 1000-E possui suíte master com cama queen-​size e box com chuveiro, além de uma cozinha com dois ambientes totalmente equipada, sala de jantar, sala de estar, compartimento de bagagem acessível durante o voo e lavatório privativo com chuveiro. Os passageiros contam ainda com telas de LCD de até 42 polegadas, alto-falantes em todas as áreas, cabines e conexão de dados em alta velocidade. Como todo luxo tem seu preço, no caso da aeronave não seria diferente. O proprietário terá de desembolsar 55 milhões de reais.


O Lineage 1000-E é uma das maiores aeronaves particulares no mercado da aviação executiva de luxo. Também é a primeira aeronave com característica de apartamento a ser fabricada no Brasil. O avião está entre as atrações da 11ª edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.


O presidente da área de de jatos executivos da Embraer, Marco Tulio Pellegrini, acredita que o evento será um termômetro para avaliar o mercado de avião executiva. O executivo explica que a desaceleração da economia brasileira no primeiro semestre prejudicou o comércio de aviões executivos no país. Segundo ele, o setor espera recuperar seus negócios com a exposição de novidades na feira. "Os aviões executivos são ferramentas de produtividade, de realizar negócios e estão relacionados à saúde da economia."

(Com agência EFE)

TRÊS COISAS QUE DEIXAM AS MULHERES MENOS ATRAENTES

COMPORTAMENTO

Saiba três coisas que deixam as mulheres menos atraentes, segundo a ciência
Pesquisas mostram que algumas atitudes diminuem a atração sexual dos homens


Gosto é uma coisa muito pessoal, todo mundo sabe. No entanto, segundo cientistas, alguns fatores influenciam no nível de atratividade das pessoas. Abaixo, confira três coisas que você nem imaginava que poderiam deixar as mulheres menos sedutoras aos olhos masculinos: 

1. Maquiagem

É isso mesmo. Ao contrário do que a maioria acha (e do que a indústria de cosméticos quer), cientistas comprovaram que mulheres de cara limpa chamam mais atenção. Pesquisadores da universidade de Bangor deram batom, base, rímel e blush para 44 mulheres e pediram para que elas se maquiassem como se estivessem indo para uma festa. Elas foram fotografadas antes e depois de "se arrumar". 

A partir dessas fotos, foi criada, digitalmente, uma escala (de pouco até muito maquiada) com 21 imagens de cada modelo. Depois, os cientistas reuniram essas centenas de fotos e apresentaram para homens e mulheres. Eles podiam alterar a imagem para menos ou mais maquiada. O resultado: os homens (e também as mulheres) preferiam as imagens das modelos 40% menos maquiadas.

Logo, a pesquisa concluiu ainda que as mulheres se maquiam para ficar mais atraentes para outras pessoas, mas há uma percepção equivocada do gosto alheio.

2. Chorar

E você achava que aquela carinha de choro era um charme, né? Pois então, segundo estudos de uma universidade de Israel, o cheiro das lágrimas diminui a excitação sexual masculina. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores selecionaram mulheres com facilidade de ficar com os olhos cheios d'água e pediram que elas assistissem a um filme emocionante. Para comparação, foram recolhidas amostras de solução salina (água com cloreto de sódio) passada antes pela face das doadoras. Após a coleta, os líquidos foram apresentados aos homens, para um teste olfativo. 

Em seguida, homens participantes do estudo foram divididos em dois grupos: um deles sentiu o odor das lágrimas e o outro não. Na sequência, deveriam dizer se sentiam atração por rostos femininos mostrados a eles. Os que haviam cheirado as lágrimas julgaram as faces menos atraentes. Além disso, eles tinham menos testosterona na saliva e declararam-se, em geral, menos excitados sexualmente. 

3. Estresse

Ok, essa aqui a gente já poderia imaginar, né? Mas a explicação é muito mais complexa do que se pensa. Segundo cientistas finlandeses, atividades estressantes (como longas jornadas de trabalho, por exemplo) aumentam o nível do hormônio cortisol — que seria responsável por deixar as mulheres menos atraentes. Os estudiosos entrevistaram homens para avaliar o nível de atratividade do rosto das mulheres. O resultado: as que tinham maior nível cortisol foram consideradas menos bonitas. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MORRE O ATOR ROBIN WILLIANS

Robin Williams é encontrado morto na Califórnia

O ator americano Robin Williams foi encontrado morto na Califórnia, em um aparente caso de suicídio, segundo autoridades locais.

Uma de suas grandes interpretações foi em SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS de 1989
Williams, que tinha 63 anos, estrelou filmes como Uma Babá Quase Perfeita, Sociedade dos Poetas Mortos, Patch Adams - o Amor é Contagioso e Bom Dia, Vietnã. Em 1998, ele ganhou o Oscar de ator coadjuvante pelo longa Gênio Indomável.

"Nesse momento, suspeitamos que a causa da morte seja suicídio decorrente de asfixia, mas ainda faremos uma investigação mais detalhada antes e determinar a causa e as circunstâncias da morte", informou a polícia local, em um comunicado.

Uma perícia e exames toxicológicos serão realizados ainda na noite desta segunda-feira.

REGULAMENTO SOBRE CALLS CENTER É MANTIDO POR DECISÃO JUDICIAL

Justiça restabelece validade total de regulamento para telecomunicações

Agência Brasil

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) restabeleceu hoje (8) a eficácia de todos os itens do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Na semana passada, uma decisão liminar desobrigou um grupo de empresas de cumprir algumas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que beneficiam os consumidores.

A juíza federal substituta da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, Célia Regina Ody Bernardes, decidiu manter a vigência de todos os itens do regulamento, acatando recurso da Advocacia-Geral da União.

A decisão anterior tinha desobrigado as empresas associadas à Telcomp de cumprir obrigações como o retorno imediato das ligações feitas aos call centers, que tenham sofrido interrupção, e a oferta para os clientes antigos dos mesmos benefícios oferecidos para captar novos clientes. 

Em reunião na próxima quinta-feira (14), a diretoria da Anatel irá julgar um pedido das empresas de telefonia para escalonar a implantação das obrigações previstas no RGC.

UM BASTA CONTRA CORRUPÇÃO

Basta contra os corruptores, que há 40 anos desmoralizam o Brasil

PAÍS - OPINIÃO 

Texto do Jornal do Brasil

FRAUDE NO FUNDO DE PENSÕES DOS CORREIOS É DESCOBERTA APÓS CALOTE DA ARGENTINA

Postalis diz que não sabia que fundos tinham sido trocados
Fundo de pensão dos Correios perdeu metade dos investimentos, quase R$ 200 milhões

O Instituto de Seguridade Social dos Correios (Postalis), fundo de pensão, fez em 2011 um investimento duvidoso em títulos de dívida privados (Notas) da Argentina, como consta na nota chamada de 'Fato Relevante', publicada pela BNY Mellon. Depois de a Argentina ter dado um calote nos investidores, o Postalis perdeu metade dos investimentos, quase R$190 milhões. Em nota, o Postalis alega que não sabia da compra dos títulos da dívida argentina, quando ele aconteceu.


Esse investimento, de R$ 370 milhões, foi feito através do Brasil Sovereign II Fundo de Investimento de Dívida Externa (Fidex), administrado, na época, pela BNY Mellon e gerido pela Atlântica. Desde 2012, depois de uma agência federal dos EUA, a Securities and Exchange Comission (SEC) denunciar a Atlântica, a BNY Mellon também está gerindo o fundo, além de administrá-lo.

Nota oficial no site do Postalis, afirma que “o investimento feito nesse fundo previa a aplicação de pelo menos 80% do valor em títulos da dívida pública externa brasileira. Os títulos foram trocados por outros ligados à dívida argentina à revelia do Instituto e contra o regulamento do fundo”. Ou seja, os títulos da Argentina foram comprados sem que o fundo de pensão soubesse.

Porém, em agosto de 2012, depois das aplicações serem feitas, já que o BNY afirma que estas aconteceram em 2011, o Postalis publicou uma nota oficial esclarecendo porque tinha sido mencionado em uma reportagem do Valor Econômico, onde acontece a denúncia contra a Atlântica.

Sobre o investimento no Fidex, na nota publicada em 2012, o Postalis afirma: “O investimento seguiu a Política de Investimentos e padrões para mitigação de riscos adotados pelo Postalis, tendo sido observadas as regras de governança e controle do Instituto”. Questionamos o Postalis, para esclarecer a situação: eles sabiam do investimento no Fidex, mas não estavam cientes o que o Fidex estava fazendo com o dinheiro investido? O Postalis não respondeu até o fechamento desta matéria.

O Postalis, ainda em nota da última quarta-feira (6), afirmou que “desde que tomou conhecimento do assunto, a Diretoria Executiva contratou escritórios de advocacia no Brasil e nos Estados Unidos para a adoção de medidas jurídicas em defesa dos interesses do Instituto, que estão em curso em ambos os países”. Porém, ainda não detalhou quais medidas eram essas.  Até o momento, segundo o “Fato Relevante” publicado pelo BNY Mellon, as possíveis perdas somam aproximadamente R$ 190 milhões.

Após a divulgação da nota em seu site, o Postalis procurou o Jornal do Brasil para dar esclarecimentos. "O Postalis reitera que não foi consultado na ocasião da troca dos títulos. O Instituto tem tomado medidas jurídicas contra todas as partes que entende responsáveis pela operação. Para o Postalis, quem determina, de forma clara, os responsáveis pelo ocorrido são as leis, os contratos e os normativos aplicáveis. Neste momento não temos como quantificar quais seriam as perdas máximas, pois o cálculo dependeria de simulação da rentabilidade de títulos que podem nem mais estar sendo negociados no mercado", diz a nota enviada.

O Fidex é um fundo de investimento constituído no Brasil e regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em 2011, a Superintendência de Relações com Investidores Institucionais (SIN), comunicou à CVM que esta deveria rejeitar um Termo de Compromisso apresentado pela Atlântica, o que de fato foi feito.

Procurada para comentar o caso, a CVM não respondeu as perguntas feitas pelo Jornal do Brasil. Em nota a empresa se manifestou dizendo que "A supervisão de fundos de investimento na CVM envolve tanto a análise de informações periódicas ou eventuais prestadas à CVM e ao mercado, quanto a apuração de representações, denúncias ou reclamações. Nesse contexto, a adoção de elevados padrões fiduciários e de diligência são responsabilidade de administrador e gestor, sendo que a CVM os monitora, a partir, inclusive, de um modelo de Supervisão Baseada em Risco. No que diz respeito às características centrais da  indústria de fundos de investimento no Brasil, esta administra recursos superiores a R$ 2,6 trilhões e envolve aproximadamente 14.000 fundos e mais de 11 milhões de contas de cotistas.Por fim, cabe informar que, uma vez identificado qualquer indício de irregularidade, é realizada específica apuração que, eventualmente, pode redundar em procedimentos sancionadores".

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão) foi procurada e respondeu apenas que "não trata publicamente de casos específicos".

A BNY Mellon também foi contatada, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.

 O risco de apostar na Argentina

Esse tipo de investimento é reconhecidamente de risco. Para o economista Antônio Carlos Macedo, investir especialmente na Argentina foi mais arriscado ainda. “Me pareceu um investimento de risco, você investir um país que fez uma moratória em 2006. Imagino que eles devem ter sido atraídos por uma remuneração melhor: é uma máxima de finanças, se você representa maior risco, vai convencer que invista em você por pagar juros mais altos”, comenta o especialista.  

“Quando se investe em títulos de países imprevistos podem acontecer. Na Europa por exemplo, Grécia, Portugal, Irlanda, entraram em crise, como agora a Argentina. Quem está a frente desse investimento tem que ter qualificação para analisar”, completa. 

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."