Pesquisar aqui

sábado, 8 de dezembro de 2012

Ultrapassar uma bicicleta : sabe a distância certa?


Qual o tamanho do espaço nas ciclovias em Pelotas?

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Tornados atingem Uruguai e Argentina



Violentas áreas de instabilidade causaram um fim de tarde caótico e grandes estragos no Centro da Argentina e no Uruguai nesta quinta-feira. Buenos Aires teve 160 milímetros de chuva, o que gerou inundações na capital argentina. Entre Rios teve um tornado que causou muita destruição. Em Dolores, no Uruguai, um tornado atravessou parte da cidade com graves danos. Vídeo mostrou que se tratou de um fenômeno multivórtice, raro na América do Sul. Um homem morreu atingido por raio. 

A situação nos países vizinhos terá reflexos no tempo do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. Frente fria associada a centro de baixa pressão avança e traz chuva desde cedo para a fronteira com o Uruguai e o Oeste. Durante o dia avança para as demais regiões, onde a sexta ainda começa com sol, nuvens e calor. 

Esta frente vem com temporais de chuva, vento e granizo que podem ser muito fortes em alguns pontos, à medida que o sistema encontra a atmosfera muito quente, úmida e com pressão bastante baixa. Grande parte do Estado tem madrugada e amanhecer com temperatura atipicamente alta, e faz ainda muito calor antes da chuva

Nos países vizinhos, a instabilidade explodiu alimentada pela massa de ar muito quente e úmida que trouxe calor de 38ºC para Porto Alegre e região nesta quinta. Em Campo Bom, o índice de calor (calculado usando umidade) foi a 47ºC. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, preocupa o cenário para o começo da sexta no Uruguai e durante o dia no Estado com o avanço da frente fria. É altíssimo o risco de temporais, até localmente severos a destrutivos, e, sobretudo, vendavais que podem ser intensos. Todas a regiões têm chance de temporais, inclusive Porto Alegre. O tempo melhora no sábado, com alívio no calor dos últimos dias.

Assista ao vídeo do tornado em Dolores:




Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

FRANCIS FORD COPPOLA - O Retorno


Após filmes independentes, Coppola quer voltar às grandes produções


Nada de filmes de baixo orçamento para Francis Ford Coppola. Depois de lançar três filmes independentes, o diretor disse em entrevista à revista "Entertainment Weekly", que quer encenar grandes produções como as que marcaram o início de sua carreira.

Coppola, que dirigiu os clássicos "O Poderoso Chefão" (1972) e "Apocalypse Now" (1979), havia se dedicado nos últimos anos a roteiros independentes, como "Velha Juventude" (2007), "Tetro" (2009) e "Twixt" (2011).

O diretor disse que agora conta com um grande investidor para financiar seu próximo longa-metragem.

Segundo Coppola, o novo filme contará com orçamento generoso, mas o diretor não dá detalhes da trama. "Aprendi com meus filmes menores e eu queria criar um novo épico. Eu o tenho escrito e decidi ir a Los Angeles para negociar a produção", disse.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Mulheres conseguem saber se homem trai só de olhar, diz estudo


Por Tan Ee Lyn

HONG KONG, 5 Dez (Reuters) – As mulheres conseguem dizer com precisão se um homem desconhecido é fiel apenas olhando na cara dele. Os homens, no entanto, parecem não ter a mesma capacidade quando observam as mulheres, de acordo com um estudo australiano divulgado na quarta-feira.

Em um artigo publicado na revista Biology Letters, os pesquisadores descobriram que as mulheres tendem a fazer esse julgamento com base na aparência de masculinidade que os homens têm.

“As avaliações das mulheres sobre a infidelidade mostraram correlações significativas com as medidas de infidelidade real”, escreveu o grupo, liderado por Gillian Rhodes, do Centro ARC de Excelência em Cognição e seus Transtornos, da University of Western Australia, em Perth.

“Homens com aparência mais masculina foram avaliados com uma probabilidade maior de serem infiéis e terem uma história sexual de mais infidelidade.”

A atração não foi um fator para as mulheres fazerem a associação.
No estudo, foram mostradas a 34 homens e 34 mulheres fotografias coloridas de 189 faces adultas caucasianas e se pediu que fosse avaliada a fidelidade dessas pessoas.Os pesquisadores compararam as respostas com as histórias sexuais contadas pelos próprios 189 indivíduos e descobriram que as participantes mulheres eram mais capazes de dizer quem havia sido fiel e quem não tinha.

“Fornecemos a primeira evidência de que os julgamentos de fidelidade, baseados apenas na aparência facial, têm um fundo de verdade”, escreveram no artigo.

Os homens, por sua vez, pareciam não ter nenhuma pista. Eles tendiam a perceber as mulheres atraentes e femininas como infiéis, quando não havia evidência de que fossem, observaram os cientistas.

A fidelidade é considerada importante no contexto de relacionamento sexual e de escolha do parceiro, escreveram os cientistas no artigo. Os homens com parceiras infiéis tendem criar o filho de outro homem, enquanto as mulheres com parceiros infiéis correm o risco de perder parte ou mesmo todos os recursos dos pais para as concorrentes.
Reuters


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Hora da sobremesa

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Taxa de Energia poderá não reduzir 20% em 2013


Não está definido como corte na conta de luz chegará a 20%, diz Mantega


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que "ainda não está definido" como o governo usará recursos do Tesouro Nacional para garantir a queda de 20% em média do preço da energia no próximo ano.

Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo fará um imenso esforço para alcançar a redução prometida em setembro, apesar de geradoras de quatro Estados (SP, MG, PR, SC) não terem aderido à proposta do governo federal.

"Tivemos não-colaboradores nessa questão. Eles deixam em seu rastro uma falta de recursos. Essa falta de recursos será bancada pelo Tesouro do governo federal", reforçou.

Questionado sobre como isso seria feito, ao chegar ao Ministério da Fazenda nesta tarde, Mantega disse apenas: "Não, não está definido".

Ontem, ele disse que há pouco espaço fiscal para usar recursos do Tesouro na operação.

PERDAS
Segundo cálculos das companhias de energia de São Paulo, Minas Gerais, Paraná --governados pelo PSDB, principal adversário político do governo federal-- e Santa Catarina, a renovação das concessões pelas regras estabelecidas pelo governo trariam perdas de pelo menos R$ 8 bilhões.

Enfática, Dilma destacou que a "hora de prorrogar [as concessões] passou. A hora agora é de devolver. Nós vamos devolver", prometeu.
A presidente disse que o governo fará um imenso esforço e que o remanejamento de repasses para custear a redução das contas não será trivial.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Falta de energia provoca falta d’água em Pelotas


Informe
          O Sanep informa que a interrupção no abastecimento de água no Areal, Laranjal, Colônia Z-3 e Recanto de Portugal, ocorre devido à falta de energia elétrica, que ocasionou a paralisação da caixa  d’àgua oito, situada na rua Mário Peiruque, na Bom Jesus.  De acordo com a autarquia, a retomada do abastecimento de água nestas localidades depende do retorno da energia elétrica.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Trabalhos natalinos do Projeto Ecoviver decoram a Smed


            
A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), em parceria com o Projeto Ecoviver (EcoRodovias- Ecosul) desde 2007, este ano está fazendo a decoração natalina interna com trabalhos das escolas que participam deste projeto. O convite foi feito através da gerente de Projetos, Maria Fernanda Zanotta Carneiro, que sugeriu às escolas participantes, as Emefs Afonso Vizeu, Santa Teresinha, Nossa Senhora do Carmo e Antonio Joaquim Dias, a confecção das guirlandas.

         Como lembrança aos funcionários da Smed, as Emefs Jeremias Fróes e Olavo Bilac decoraram pinhas e as árvores de Natal ficaram a cargo das Emefs Bibiano de Almeida e Luciana de Araújo, sendo que os enfeites foram elaborados pelos alunos das Emefs Carlos André Laquintinie e Cecília Meireles. O Presépio foi confeccionado por alunos, pais e funcionários da Emef Frederico Ozanan.

            Segundo a secretária de Educação Mariluce Kurz Viera, a decoração é o resultado do trabalho e dedicação de todos, mas principalmente dos alunos, que através da mediação dos professores transformam o lixo reciclado em verdadeiras obras de arte.  "Me impressiono com a qualidade dos trabalhos. Isso mostra que é possível utilizar os materiais recicláveis de uma forma inteligente, criativa e limpa, realizando lindos trabalhos artísticos como estes. O projeto oportuniza as questões teóricas e práticas, permitindo que os alunos as vivenciem no cotidiano da escola", acrescentou.

            Conforme a gerente de projetos, para vivermos em um mundo melhor precisamos colocar em prática os 3 R´s hoje, assim as próximas gerações e os recursos naturais não estarão escassos, garantindo uma boa qualidade de vida para as próximas gerações.

            A supervisora Pedagógica do Projeto Ecoviver, Leandra Knopp Tillmann, afirma que a iniciativa foi de extrema importância já que os trabalhos produzidos pelas escolas poderão ser apreciados durante o mês de dezembro.  

Sobre o projeto      

            O Ecoviver é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, sendo patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. É um projeto cultural que visa difundir a arte e despertar um novo olhar sobre a realidade, junto à comunidade, alunos de escolas públicas, mostrando como é possível refletir e debater questões, buscando a solução que o resíduo causa no ambiente.



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

CARNAVAL de Pelotas : Fora de Época

Divulgação - Arquivo 

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

O Carnaval 2013 será na antiga Viação Férrea, como ocorre desde 2003. A confirmação veio no início da tarde desta quinta-feira (6), depois de encontro entre o prefeito eleito Eduardo Leite (PSDB) e o diretor-presidente do Grupo Guanabara, Luiz Carvalho, que irá locar a área no bairro Simões Lopes mais uma vez. E como já ponderado em outros anos, o empresário afirmou que esta seria a última oportunidade em que abriria a exceção. Quem se preparou para folia a partir da sexta-feira, 8 de fevereiro, pode mudar os planos. A festa será realizada fora de época, a contar da sexta, 22 de fevereiro.

Nos próximos dias, o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Humberto Luiz dos Santos, deve convocar os 42 representantes para que, juntos, definam o calendário e a ordem dos desfiles. O que se sabe até o momento é que a folia estará fragmentada entre os dias 22, 23 e 24 de fevereiro e 1º, 2 e 3 de março. 

"Entendemos que não haveria condições de lançar os processos licitatórios com a realização do Carnaval no início do mês, como o previsto", explicou Eduardo Leite. Na carona, os carnavalescos veem a reivindicação de postergação atendida e o Executivo, possivelmente, contaria com redução nos gastos, como o aluguel de banheiros químicos, já que a concorrência com outros eventos deverá ser menor. É a aposta do futuro governo.

Entre prós e contras
A reunião entre o prefeito eleito e o diretor-presidente do Guanabara colocou na balança o clamor dos carnavalescos - que já haviam manifestado, no final do mês de novembro, contrariedade com o projeto da avenida Pinheiro Machado, no Distrito Industrial - e as reclamações dos moradores do Simões Lopes, que organizaram inclusive abaixo-assinado na tentativa de barrar a festa no local. Ao final, como nos outros anos, falou mais alto a posição dos carnavalescos, em um velho cenário de indefinições às vésperas da folia e sem sambódromo definitivo em vista.

"Contamos com a sensibilidade do proprietário da área, que aceitou fechar acordo conosco, embora tenha colocado as reclamações da comunidade e avisado que esta será a última vez", afirma Eduardo.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Diário Oficial publica exoneração de Paulo Vieira da ANA


Ex-diretor é suspeito de participar do esquema que fraudava pareceres técnicos do governo federal

A edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União traz publicada a exoneração, a pedido, do ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira, investigado pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Vieira estava entre as seis pessoas presas há quase duas semanas por suspeita de participar do esquema que fraudava pareceres técnicos do governo federal, mas obteve habeas corpus e responde ao processo em liberdade. O ex-diretor já estava afastado de suas funções.

A partir da denúncia, as investigações apontaram para uma quadrilha que atuava em várias agências reguladoras intermediando interesses de empresas privadas mediante pagamento de propina. A ex-chefe de gabinete da Presidência da República, em São Paulo, Rosemary Noronha é apontada como a responsável por indicações de funcionários corruptos nas agências reguladoras do governo e por ter recebido pagamentos em troca de favores.

Ontem, em depoimento no Senado, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, descreveu Vieira como uma pessoa complicada, vaidosa e com pretensões políticas. Desejava ser deputado e até chegou a dizer que poderia ser nomeado ministro do Meio Ambiente.

Apesar de o investigado ocupar um cargo de diretoria na agência, o diretor-presidente da ANA garantiu aos senadores que não há risco de que alguma decisão da agência tenha sido tomada irregularmente. "[Tenho] completa convicção de que nada envolveu a ANA nos seus procedimentos regulatórios. Não houve fiscalização motivada por pedido do Paulo. Não houve outorga motivada por pedido pessoal do Paulo. Não houve contrato. Nada, nada. Nada aconteceu em função da deliberação dele”, disse Vicente Andreu.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

SANTANDER - DEMISSÕES


Santander diz que demissões atingem 2% dos funcionários

O banco Santander confirmou nesta quinta-feira (6) que demitiu cerca de mil pessoas no país, o equivalente a 2% de sua força de trabalho. O banco emprega cerca de 55 mil pessoas no país.

Segundo o Santander, os cortes visam preparar o banco para a nova realidade do sistema financeiro nacional, que agora enfrenta competição maior com as demais instituições financeiras.


Ontem, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) decidiu suspender, em caráter liminar, as demissões ocorridas em São Paulo. Na região, foram desligados 415 pessoas.

A decisão foi promulgada em audiência de conciliação entre o banco e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Caso haja descumprimento, o banco deverá pagar multa diária de R$ 100 mil.

O pedido foi feito pelo sindicato pela suspeita que, nesta semana, 5.000 funcionários seriam demitidos em todo o país.

O banco informou que, além de seguir todas as previsões legais, está implementando um programa de apoio aos funcionários demitidos, facilitando a recolocação deles no mercado de trabalho.

A próxima audiência de conciliação deve ocorrer na terça (11).


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Licitação do Mercado de Pelotas


Foto Arquivo
Em virtude da mudança nos editais de licitação, para 48 bancas do Mercado Central, a qual parcela o valor das luvas (preço de ingresso no Mercado Central ofertado como lance na concorrência pública), de modo que o licitante vencedor pague 50% de entrada e os outros 50% sejam divididos em 60 parcelas, foram prorrogadas as datas de abertura dos certames licitatórios para concorrência pública nºs 11 e 12/2012, respectivamente 1º e 2º Grupos. A data de abertura da licitação do Edital 11/2012 (1º Grupo) foi prorrogada para 18 de dezembro, e do Edital 12/2012 (2º Grupo) para o dia 20 de dezembro. 

         Nos editais já publicados, os licitantes vencedores teriam de pagar o valor integral das luvas, em uma única parcela, agora, com a possibilidade do pagamento de metade desse valor e o parcelamento em 60 vezes do restante das luvas, ele pagará essas parcelas juntamente com o valor do aluguel, com reajuste anual da mesma forma do aluguel. 



Enquanto isso, seguem as obras de conclusão do restauro do prédio.

Fotos Beto Vetromille







Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MISS BUMBUM 2012 : ''eles só vão olhar para minha bunda".


Folha de São Paulo

As primeiras fotos de Carine Felizardo, 25, vencedora do Miss Bumbum 2012, para a revista "Sexy" foram divulgadas nesta quarta-feira (5).

O ensaio, realizado no litoral paulista, sairá na edição de janeiro de 2013.

A paraense irá para a França divulgar o concurso e comentou o fato de não dominar outros idiomas, além do português.

"Estou nervosa. Não sei falar inglês nem francês. Estou achando que eles só vão olhar para minha bunda".

Confira as fotos

Para quem tem o que sentir


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

50 Tons de Cinza - Pedofilia Escondida a Plena Vista

Recebemos um comentário do leitor na postagem sobre o polêmico título ''50 tons de Cinza'', já publicado na referida matéria, aqui no blog.
O mesmo leitor nos indicou outra referência virtual, a qual traz esta matéria abaixo.

-------------------------------------------------


'' Este post que segue foi retirado do site the ulsterman report , contendo uma carta enviada por uma leitora, que traz à luz certos sinais que mostrariam a possibilidade de que o livro (e futuro filme) "Cinquenta Tons de Cinza" seria na verdade uma história de abuso sexual de uma criança, uma apologia a pedofilia. Leiam e tirem suas próprias conclusões. ''

50 Tons de Cinza - Pedofilia Escondida a Plena Vista

O fenômeno 50 Tons de Cinza, um livro que se tornou tão popular entre as mulheres que alguns estão se referindo a ele como "Pornô para as mamães" para as massas. Essa descrição é realmente muito mais preocupante do que a maioria das pessoas pensa.

Sim, Cinquenta Tons de Cinza é pornografia. Como a maioria da pornografia, o enredo é fraco, os personagens unidimensionais, enquanto que o sexo em si é gráfico, detalhado, mas estereotipado. O tema subjacente a 50 Tons é algo muito mais sinistro e aterrador do que sua mera pornografia ordinária. É pedofilia. É pornografia infantil.

Agora eu sei que depois de dizer isto, muitos fãs do sexo feminino de 50 Tons de Cinza, muitas delas mães, naturalmente, se colocarão em defesa contra esse tipo de descrição. Estas mulheres, sendo mães, são naturalmente protetoras das crianças. Pessoas como Jerry Sandusky (ex-treinador de futebol americano condenado por abusar de quase 50 crianças) são vistos com ódio, repulsa e nojo. Merecidamente. Que mãe iria querer perdoar qualquer coisa que tenha a ver com o abuso sexual de crianças? De inocentes?

Mas isso é exatamente o que é "Cinquenta Tons de Cinza". É a história de uma menina sendo molestada sexualmente, seguidamente, por uma figura masculina autoritária, controladora. É o cenário de abuso clássico. E as mães estão, em alguns casos, entrando na onda, o que leva a repugnância desse fenômeno a um outro nível ainda mais assustador.

Assim, tendo dito isto, e eu espero não ter perdido nenhum(a) de vocês ainda. Devo-lhe uma explicação depois de ter feito esse tipo de acusação sobre um livro que alguns(mas) de vocês podem estar lendo agora. Vou começar com 
uma introdução.

BOMBA !!! Transporte Coletivo em Pelotas - Impasse !

Permanece o indicativo de greve dos trabalhadores do transporte coletivo da cidade para o próximo dia 12 de dezembro 2012.

Sobre o tema de aumento das passagens urbanas do transporte coletivo , segue o debate sobre a questão do reajuste.

'' Nenhum Secretário de governo municipal sabe quantos passageiros passam , verdadeiramente, pelas catracas dos ônibus , em Pelotas.''

''A prefeitura tem que proteger a população contra os aumentos das tarifas , que penalizam os trabalhadores.'''

Denúncia

''Existe sonegação de empresas sobre trabalhadores, que são coagidos a assinarem , dizendo não necessitarem de vale, indo a pé para a empresa, para que as mesmas repassam este custo para os demais usuários.''

As afirmações foram feitas por José Luis Porto Ferreira, presidente do Sindicato dos Comerciários de Pelotas ,em entrevista na manhã desta quinta feira(6), no programa Linha Aberta da Rádio Universidade 1160AM.

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Força Aérea já cumpriu mais três missões de intercepção de aeronaves em 2012

F - 16

Os aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa já cumpriram, em 2012, mais três missões semelhantes àquela em que interceptaram, no domingo, uma aeronave ligeira, de dois lugares na região da Guarda.

Recorde-se que a Força Aérea Portuguesa foi alertada pelas autoridades espanholas que tinham acompanhado a aeronave ligeira a partir das imediações do Golfo de Cádiz, no extremo sul do país, até à zona de fronteira com Portugal, tendo abandonado a missão, por falta de combustível.

Os pilotos portugueses saíram pelas 6h18 ao encontro do avião não identificado com o qual tiveram contacto visual e por radar. A tipologia da aeronave e do voo em causa afastaram desde logo a possibilidade de ameaça, indicando que pudesse tratar-se de transporte de droga. 

O facto de sobrevoar a uma velocidade muito inferior à de um avião F-16 e em voo muito rasante fez perder esse contacto havendo, igualmente, a suspeita que aeronave possa ter aterrado, num dos vários locais da região que permitem a aterragem de aeronaves. Por esse motivo foi notificada a GNR para tentar averiguar a situação no terreno.

Durante o ano de 2011 a Força Aérea realizou uma missão real de defesa aérea e 47 de treino. Até 30 de setembro, já treinou esta situação 31 vezes.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ACIDENTE em Pelotas : carro derruba poste


Por Beto Vetromille - texto e imagens

Um acidente, ainda sem maiores detalhes, ocorreu na esquina das ruas Félix da Cunha com Três de Maio, em Pelotas, no começo desta quarta feira.

Segundo as primeiras informações, duas jovens estariam na ocupação do veiculo.
O saldo deste acidente foi a derrubada de um poste, o qual sustentava uma câmera de segurança no referido cruzamento.

A qualquer momento traremos informações atualizadas.

Confira as imagens








Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'Homem de Ferro 3' - novas fotos


O filme Homem de Ferro 3 acaba de ganhar novas imagens oficiais. 

Com previsão de estreia para 26 de abril nos Estados Unidos, o longa trará o arrogante e brilhante personagem da Marvel em uma luta contra um inimigo com poder sem limites.

A história mostra o declínio pessoal do personagem central, interpretado por Robert Downey Jr. Ele partirá em uma jornada para descobrir os responsáveis e terá seus brios testados a cada reviravolta da trama.

Stark abrirá mão de seus dispositivos ultratecnológicos e usará sua engenhosidade e instinto para proteger sua mulher e amigos.

Além de Downey Jr., estão no elenco Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Guy Pearce, Rebecca Hall, Stephanie Szostak, James Badge Dale com Jon Favreau e Ben Kingsley. 

Veja abaixo as novas fotos do filme:

Minha Casa, Minha Vida - R$ 1 Mi serão investidos


Dilma anuncia mais 1 milhão de moradias do Minha Casa

A presidente garantiu também um plano de continuidade para que o programa não termine com o fim de seu governo

Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (4), durante a entrega da milionésima unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, que estão contratadas mais 1 milhão de casas a serem construídas. Segundo a presidente, será atingida, até 2014, a meta de 3,4 milhões de moradias prometidas no início do governo Lula.

“Para chegar ao ponto de contratar 1 milhão de casas depois de entregar 1 milhão é algo a se comemorar, mas não a se conformar. Até 2014, vamos contratar mais 1,4 milhão de moradias”, disse.

A presidente garantiu também um plano de continuidade para que o programa não termine com o fim de seu governo. “Vamos conceber uma nova etapa do programa. Deixaremos ela pronta para entrar em vigência. Seja quem for que governe o país terá que dar continuidade a esse programa.”

Antes do discurso da presidente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou uma série de medidas que beneficiarão micro, pequenas e médias construtoras (com faturamento de até R$ 50 milhões). As novas medidas resultarão em mais de R$ 3 bilhões em desoneração tributária e crédito de R$ 2 bilhões durante a construção das habitações. O objetivo, segundo o governo, é disponibilizar para a construção civil, capital de giro com preços e prazos competitivos, concessão rápida e utilização ágil, simplificada e automatizada.

Segundo Dilma Rousseff, as medidas “reduzem o custo e facilitam a contratação de mão de obra [pelas construtoras]” e beneficiam também o Minha Casa, Minha Vida.

Na cerimônia, foram entregues as chaves das novas moradias a 1.091 moradores nos estados do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Mudança de sexo de estrela de Hollywood completa seis décadas


Em 1952, o tímido ex-soldado George Jorgensen deixou os EUA estarrecidos ao voltar de uma viagem à Dinamarca transformado em uma loira glamourosa - Christine.

Chloe Hadjimatheou
Do Serviço Mundial da BBC

A transformação, que acaba de completar 60 anos, foi resultado da primeira operação de mudança de sexo bem-sucedida realizada pela medicina moderna - e combinada, também de forma pioneira, com terapia hormonal. Após voltar aos EUA, Christine Jorgensen tornou-se uma atriz de relativo sucesso em Hollywood, o que deu ainda mais repercussão a seu caso.

Nos anos 30, uma tentativa de fazer uma operação de mudança de sexo em Berlim havia terminado com a morte do paciente. As lições tiradas dessa experiência, porém, serviram como ponto de partida para a equipe dinamarquesa que operou Jorgensen.

História pessoal
"Ex-soldado vira beleza loira", anunciava a manchete de um jornal americano quando Jorgensen voltou da Dinamarca.

Jorgensen mal lembrava o tímido nova-iorquino que deixara o país meses antes. Havia se transformado em uma mulher esbelta de 27 anos, com lábios vermelhos e cílios longos e desceu do avião vestindo um casaco de pele.

Jorgensen crescera no Bronx, em Nova York, e desde que era adolescente sentia que era uma mulher "presa" no corpo errado. "O jovem Jorgensen não se identificava com um homossexual, mas com uma mulher", diz o médico dinamarquês Teit Ritzau, que conheceu Jorgensen ao fazer um filme sobre a atriz nos anos 80.

No final do 1940, durante um curto período no Exército, Jorgensen leu um artigo sobre o médico dinamarquês Christian Hamburger, que estava fazendo experiências com terapia hormonal em animais. Como os pais de Jorgensen eram dinamarqueses foi fácil justificar a viagem e, em 1950, o ex-soldado desembarcou em Copenhague sem contar a ninguém sobre suas reais intenções. "Estava um pouco nervoso porque muita gente dizia que eu era louco. Mas o doutor Hamburger não parecia achar que havia nada estranho no que eu queria fazer", Jorgensen lembrou em uma entrevista.

Cirurgia
Hamburger foi o primeiro médico a diagnosticar Jorgensen como transexual e o encorajou a assumir sua identidade feminina e a se vestir como mulher. Antes da cirurgia, o paciente tomou hormônios, que logo começaram a fazer efeito.
"O primeiro sinal de mudança foi um aumento no tamanho das glândulas mamárias. Depois, começou a crescer cabelo aonde o paciente tinha uma ligeira calvície", o médico notou.
Jorgensen também foi avaliado durante sua transformação pelo psicólogo Georg Sturup, que apresentou uma petição ao governo dinamarquês para uma mudança legal que permitiria a operação.

Depois de mais de um ano de terapia hormonal, Jorgensen foi submetido à primeira de uma série de cirurgias que o transformariam em Christine. Exatamente o que foi feito nesta operação não está claro - e certamente desde então a técnica de reconstrução dos órgãos sexuais dos pacientes submetidos a cirurgias desse tipo evoluiu bastante. "Mas a operação foi suficientemente bem-sucedida para deixar Jorgensen satisfeita", diz Teit Ritzau. "E aparentemente não houve complicações ou efeitos colaterais importantes em função do tratamento - o que é surpreendente para a época."

Vida pós-operação
Em seu retorno para os EUA, Christine Jorgensen foi recebida com fascínio, curiosidade e respeito pelos meios de comunicação e o público americano. Sua família também parece ter apoiado sua decisão. "A natureza fez um erro que eu corrigi - agora sou sua filha", Jorgensen escreveu para os pais após a cirurgia.

Jorgensen foi acolhida por Hollywood e iniciou uma carreira como atriz. Foi convidada para inúmeras festas, assinou contratos para atuar no cinema e no teatro e foi coroada "mulher mais glamourosa do ano" pela Sociedade Escandinava de Nova York. Nos anos 60 e 70 também rodou o país fazendo shows nos quais cantava.
"Acho que todos queriam dar uma olhada (nos resultados da transformação)", disse, certa vez.  Ela teve menos sucesso na vida pessoal. Seu primeiro relacionamento sério foi rompido logo após o noivado.No seguinte, Jorgensen foi impedida de se casar quando mostrou seu certificado de nascimento no cartório. "A sua vida teve altos e baixos e ela teve um pequeno problema com álcool, mas no final era uma pessoa muito simples. Certa vez me disse que sua melhor companhia era ela mesma," diz Ritzau, comentando sobre a aparente solidão da atriz. Jorgensen morreu de câncer aos 62 anos, em 1989.

Anos antes, voltou à Dinamarca para encontrar os médicos que permitiram sua transformação. "Não começamos a revolução sexual, mas lhe demos um bom impulso", disse na ocasião.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Vai mudar apenas a '' MOSCA'' . . .

. . . A ''SOPA'' será a mesma 


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fim da Jornada do Dia


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Mercadante mobiliza educação pelos royalties


Mercadante pede a entidades educativas que se mobilizem por royalties à Educação

O ministro da Educação, Aloizo Mercadante, pediu nesta segunda-feira a mobilização das entidades da área de educação em favor da aprovação da medida provisória editada pela presidenta Dilma Rousseff que destina à educação 100% dos recursos dos royalties obtidos com novos contratos de exploração de petróleo. A medida provisória, segundo a Casa Civil, foi publicada nesta segunda-feira em edição extra do Diário Oficial da União e enviada ao Congresso Nacional.

- Espero que todas as entidades se mobilizem fortemente neste final de ano defendendo a medida provisória e exigindo, na discussão do PNE [Plano Nacional de Educação] e, na Câmara, da medida provisória, que depois vai ao Senado, que a gente garanta essa conquista que pode definitivamente mudar a história do Brasil – disse Mercadante.

O ministro lançou nesta segunda-feira a chamada para a 2° Conferência Nacional de Educação, em fevereiro de 2014, que é precedida de conferências municipais, estaduais e distrital. Ele disse que o debate sobre a destinação dos recursos do petróleo para a educação deve estar na pauta das conferências. “O debate dos royalties é fundamental e a conferência tem que se manifestar agora, ao longo do processo de debater o futuro. Tem que disputar o futuro, porque o futuro do país vai depender dessa discussão”, disse.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, informou que os estudantes também vão se mobilizar para pressionar os parlamentares em favor da aprovação da medida provisória. “O movimento estudantil e o conjunto do movimento educacional brasileiro estão preparando mobilizações nas ruas, nas redes sociais e no Congresso para garantir a aprovação da medida provisória e desafiam cada parlamentar a se apresentar como amigo ou inimigo da educação. A opção é do parlamentar, e a sociedade civil e os estudantes vão se mobilizar”, disse Daniel Iliescu.

Na última sexta-feira, a presidenta Dilma Rousseff vetou parcialmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso que modificava a distribuição dos royalties do petróleo e incluiu a destinação de 100% dos royalties provenientes dos contratos futuros de exploração de petróleo serão investidos em educação. As mudanças estão na medida provisória que será enviada ao Congresso.


correio do brasil

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

ALUGUEL - ATENÇÃO FIADORES !!!


DECISÃO do STF - 04/12/2012


Fiador responde por juros de mora desde a data de vencimento dos aluguéis não pagos

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, no caso de inadimplemento de contrato de aluguel e execução do fiador, este é obrigado a suportar os juros de mora desde o vencimento das parcelas não pagas, e não apenas a partir de sua citação. 

Seguindo o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, a Turma manteve decisão das instâncias ordinárias e negou recurso especial interposto por um fiador condenado a responder pelos aluguéis não quitados na época devida, com juros moratórios desde o vencimento. 

O dono do imóvel alugado havia ingressado com ação de despejo por falta de pagamento, cumulada com a cobrança de aluguéis e encargos, requerendo a citação dos fiadores. 

Previsão contratual

Para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, existindo cláusula de responsabilidade do fiador até a entrega das chaves, a mera prorrogação do contrato não extingue a fiança. Como o contrato especificava o valor do aluguel e a data de pagamento, os juros moratórios deveriam incidir desde o vencimento de cada parcela, de acordo com o artigo 397 do Código Civil. 

Em sua defesa, o fiador alegou que o início da fluência dos juros deveria se dar na citação, e não como entendeu o tribunal estadual. Para ele, na qualidade de fiador, não tinha a obrigação de pagar os aluguéis no vencimento, pois a obrigação seria do locatário, que recebia os documentos para pagamento em sua residência. 

Ao analisar o recurso, o ministro Luis Felipe Salomão observou que a questão controvertida consistia em saber se os juros de mora referentes a débito do fiador, relativo a prestações mensais previstas no contrato de locação de imóvel urbano, correm da mesma forma que para o afiançado ou somente a partir da citação. 

Devedor subsidiário 

O magistrado destacou que, segundo a Súmula 214 do STJ, o fiador na locação não responde por obrigações resultantes de aditamento com o qual não consentiu e, por razões de equidade, também não pode ser responsável por despesas judiciais antes de sua citação, visto que não lhe foi dada a possibilidade de satisfazer a obrigação que afiançou. 

Porém, o ministro lembrou que a fiança não constitui obrigação distinta da contraída pelo afiançado, colocando-se o fiador na condição de devedor subsidiário. Na fiança, afirmou o ministro, o fiador se obriga a satisfazer uma obrigação assumida pelo devedor e, salvo pactuação em contrário, ele assume também os acessórios da obrigação principal. 

Para Luis Felipe Salomão, “a mora ex re independe de qualquer ato do credor, como interpelação ou citação, porquanto decorre do próprio inadimplemento de obrigação positiva, líquida e com termo implementado, cuja matriz normativa é o artigo 960, primeira parte, do Código Civil de 1916, reproduzido no Código Civil atual, no caput do artigo 397”. 

Razão singela 

Diz o artigo 397 que, nessas situações, o inadimplemento da obrigação “constitui de pleno direito em mora o devedor”. O parágrafo único desse artigo estabelece que, “não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial”. 

“Assim”, acrescentou o ministro, “em se tratando de mora ex re, aplica-se o antigo e conhecido brocardo dies interpellat pro homine (o termo interpela no lugar do credor). A razão de ser é singela: sendo o devedor sabedor da data em que deve ser adimplida a obrigação líquida, porque decorre do título de crédito, descabe advertência complementar por parte do credor”. 

Ele concluiu que, portanto, “havendo obrigação líquida e exigível a determinado termo – desde que não seja daquelas em que a própria lei afasta a constituição de mora automática –, o inadimplemento ocorre no vencimento”. 

Salomão observou ainda que o artigo 823 do Código Civil “prevê expressamente que a fiança pode ser em valor inferior ao da obrigação principal e contraída em condições menos onerosas, limitando-se, todavia, ao valor da obrigação principal”. Assim, segundo ele, diante dessa expressa previsão legal, seria possível ao fiador pactuar que a incidência dos juros de mora se desse apenas a partir de sua citação, o que não ocorreu no caso. 


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."