Pesquisar aqui

sábado, 24 de maio de 2014

FOTOS ÍNTIMAS SÃO CONFUNDIDAS COM BANDEIRINHA FERNANDA COLOMBO

Como o caso da bandeirinha Fernanda Colombo saiu do controle
Após erros durante um clássico do futebol mineiro, a assistente de arbitragem foi afastada, virou alvo de críticas machistas e teve até supostas fotos íntimas vazadas na internet - que sequer eram dela


Foi no último clássico do futebol mineiro que o caso de Fernanda explodiu. Um impedimento equivocado, assinalado por ela no fim da partida entre Atlético-MG e Cruzeiro, foi alvo de duras – e maldosas – críticas de Marcelo Mattos, diretor do clube celeste: “Se é bonitinha, que vá posar para a Playboy, e não trabalhar com futebol”.

Tanto a beleza da profissional como os comentários do dirigente fizeram a história explodir. E então começou a crucificação.

“A Fernanda está pagando por ser bonita. Se fosse ‘feinha’, ninguém falava dela deste jeito, nem iria misturar erros que acontecem com o fato de ela ser bonita”, diz Luiz Claudio Espindola, presidente da comissão de arbitragem de Federação Catarinense de Futebol.

O episódio foi comentado por Ana Paula Oliveira, que também foi assistente de arbitragem e inclusive posou para a Playboy: “Hipervalorizam a atuação dela porque ela é bonita e vão com sete pedras pra cima dela. Virou Maria Madalena e isso não pode acontecer”.

Com o caso já fora de controle, imagens em que Fernanda supostamente aparecia de biquini começaram a circular por redes sociais e sites.

Pois bem. A moça de biquini que aparece nas imagens não é Fernanda. É Franciele Perão, que inclusive foi a Musa do Brasil 2014 aqui na VIP.

Fernanda Perão
“Tenho recebido inúmeras mensagens falando do assunto, fui reconhecida na rua e ate um garçom já tirou onda da minha cara. O número de seguidores no Facebook e Instagram aumenta a cada hora, e as mensagens não param de chegar” conta Franciele, visivelmente incomodada.

Como se não fosse o bastante, imagens que seriam de Fernanda nua também começaram a surgir, entrelaçando três mulheres diferentes em uma mesma história: Fernanda, a bandeirinha, Franciele, uma modelo, e uma terceira pessoa.

Franciele Perão, então, passou a ser confundida com a mulher que aparecia completamente nua em algumas fotos: “Nós temos uma tatuagem semelhante na mesma parte do corpo, as pessoas acreditam que essa também sou eu. Não acho que somos parecidas fisicamente, mas hoje em dia o povo é facilmente manipulado”.

Resumindo: as fotos não são de Franciele. Muito menos de Fernanda. Elas são de Luna, uma garota de programa de São Paulo que costuma postar essas imagens em seu Twitter pessoal.

Conversamos também com ela, que tem sido bastante procurada por estar sendo confundida nas fotos: “Não me acho parecida com ela e quem me conhece concorda comigo. Lembrando que meu o rosto não aparece nas fotos, então eu acho que poderia ser a foto de outra loira com o corpo bonito”.

Fotos vazadas pelo Whatzapp

Já Fernanda não quer comentar o assunto. Seu assessor explicou que eles não têm interesse em promover a questão. ”A resposta para todas as perguntas seria que a pessoa desta foto nem chega próximo a se parecer com ela. Fernanda é outro tipo de pessoa, não existem possibilidades de qualquer um do meio achar ou acreditar que seja ela.”

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CASA CONSTRUÍDA COM GARRAFAS PETs

Boliviana constrói casas de garrafas PET para famílias carentes em 20 dias

A cada dia descobrimos uma nova utilidade para os resíduos que produzimos. Prova disso é o reuso da garrafas. São inúmeras coisas que podemos fazer através da reciclagem deste produto. A artesã boliviana Ingrid Vaca Diez desenvolveu uma técnica para construir casas com as garrafas. Algo improvável, que pode ser a solução para a moradia de famílias de baixa renda.

Casas de Botellas é o nome da iniciativa criada pela boliviana Ingrid Vaca Diez. Envolvida com trabalho voluntário desde pequena e apaixonada por artesanato, a advogada de Santa Cruz de La Sierra teve a ideia de construir casas de garrafas PET para famílias em situação de extrema pobreza após uma briga com o marido, que não aguentava mais a quantidade de ‘entulho’ que Ingrid guardava em casa para trabalhos manuais. “Dá para construir uma casa com esse monte de PET”, reclamou o parceiro em tom de ironia – o que bastou para acender uma luz na cabeça da boliviana.

Para construir uma "Casas de Botellas" (casas de garrafas) é necessário, garrafas PET, garrafas de vidro, cimento, cal, areia, cola, sedimentos, resíduos orgânicos, aros e glicose. A primeira casa edificada por Ingrid teve 170m² e nela foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas de dois litros. 

As garrafas, recheadas de resíduos e sedimentos diversos formam as paredes, que após amarradas, são fixadas com cal e cimento. Como a casa criada por Ingrid se tornou um projeto social, os outros materiais necessários para o acabamento, inclusive os móveis, são doados por empresas ou instituições regionais. 


Ingrid garante que é possível construir uma casa em 20 dias, com a ajuda de cerca de 10 voluntários – contando os futuros moradores, que ela faz questão de que participem do processo para dar mais valor à moradia. O problema é que falta matéria-prima e mão de obra disposta a trabalhar “apenas” para ajudar o próximo.

Construir no Brasil está nos planos da boliviana, que está bem animada. Para ela, o povo brasileiro é mais receptivo ao trabalho voluntário e também tem a cultura da reciclagem mais sedimentada, em relação aos outros países da América Latina, o que facilita a coleta das garrafas PET. Com tanto entusiasmo, certamente a advogada vai conquistar o coração de muita gente boa por aqui. Vem logo, Ingrid!

RÁDIO UNIVERSIDADE TEM NOVO DIRETOR

Dom Jacinto anuncia novo diretor da RU

O chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), arcebispo Dom Jacinto Bergmann, anunciou, na manhã desta quinta-feira (22), o novo diretor da Rádio Universidade (RU). É o padre Edison Stein, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - conhecida como Igreja do Porto. O novo diretor assume a função buscando dar seguimento ao novo projeto da RU, iniciado por João Paulo Celia no ano de 2013. O suporte de operação do novo diretor será efetivo por parte das lideranças que já têm acompanhado esse novo momento que vive a Rádio: Clarisse Becker, como gerente executiva, e Rita Gastal, como coordenadora de programação.

João Célia
Celia passa a atuar em uma função estratégica na Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), mantenedora da UCPel, da RU e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Ele terá a função de presidente do Conselho de Mídias da SPAC, órgão consultivo que discutirá a atuação das mídias ligadas à Universidade e à Arquidiocese - RU, TV UCPel e mídias digitais. Seu afastamento da operação diária da Rádio ocorre para que possa dedicar a compromissos familiares.

Padre Edison Stein é originário da Arquidiocese de Porto Alegre e atua na Paróquia do Porto, em Pelotas, há cerca de um ano e meio. Sua formação é focada na área de Teologia e Filosofia. Ele assume a função estabelecendo um elo ainda mais forte com a Arquidiocese de Pelotas, concretizando a visão do arcebispo Dom Jacinto Bergmann de compor uma Rádio que seja alicerçada em informação e serviço, formação e propagação do Evangelho.

Em anúncio aos funcionários da Rádio, o arcebispo agradeceu a dedicação de João Paulo Celia. "Ele marcou, sendo presença capacitada, e deu o novo impulso de que a Rádio estava precisando", disse. Ao apresentar o novo diretor, Dom Jacinto lembrou que a comunicação da Rádio deve servir à comunidade expressando valores e sendo um espaço fortemente ligado à Universidade e à Arquidiocese. "A nova direção é praticamente a continuidade do grande trabalho que já vinha sendo feito. Uma Rádio ligada a uma Universidade Católica precisa resgatar valores. A sociedade hoje está cada vez mais aberta a acolhê-los", disse, fazendo alusão à palavra do Papa Francisco que convida para que se "nade contra a corrente" da desumanização. "O grande desejo que Dom Antônio Zattera tinha era de que a RU estivesse à serviço dos valores da pessoa humana", pontuou.

Trabalho conjunto
Padre Edison
Ao agradecer o convite, padre Edison falou sobre mansidão - o colocar-se à serviço - e a superação de obstáculos. "Onde o 'nós' é mais importante do que o 'eu', é grande a chance de atingir objetivos bons. Que Deus nos abençoe e ajude na superação dos limites e a continuar no serviço da verdade e do Evangelho", disse.
Em sua despedida, João Celia lembrou a valorização das pessoas e do desenvolvimento da Rádio. "De degrau em degrau a RU está subindo e tenho a certeza de que irá galgar ainda mais passos. Continuo colaborando com esta Instituição com muito carinho", afirmou.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, reiterou o apoio incondicional à equipe da Rádio Universidade. "Temos dificuldades e problemas, sim, mas temos uma equipe capaz de responder a eles, uns hoje, outros amanhã, outros ainda ao longo do tempo. Embora tenha uma identidade, a RU, assim como a UCPel e o HU, pertence à toda comunidade de Pelotas", destacou.

Administração e Programação
Atuando junto ao novo diretor estão duas profissionais com larga experiência em meios de comunicação de massa. A gerente executiva, Clarisse Becker, formou-se em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UCPel e atuou como gerente da Rádio Atlântida e gerente comercial da RBS TV Pelotas. Em grande parte do novo momento da RU, Clarisse foi o braço direito de João Celia.

Também Rita Gastal, coordenadora de programação, é oriunda da UCPel, do curso de Comunicação Social - Jornalismo. Atuou durante cinco anos na Rádio Gaúcha, em Porto Alegre,e acumula experiência na Rádio Itapema FM, coordenação da Rádio Atlântida em Pelotas, Rio Grande e Passo Fundo. Na RU, Rita foi a primeira contratação de João Celia e desde o momento em que compôs a equipe esteve focada na reformulação da programação e na criação de um novo editorial e nova plástica para a Rádio.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CÂMARA DE VEREADORES DE PELOTAS TRANCA PAUTA DO EXECUTIVO

Pressão sobre Prefeitura aumenta: Câmara apoia movimento geral dos municipários

Em mais um diade discursos contra a política de governo do prefeito Eduardo Leite, que, segundo as lideranças dos servidores municipais, se elegeu com promessas de mudanças substanciais em suas carreiras, e em seguida passou a desvalorizar o trabalhador público, a Câmara decidiu manter o trancamento da pauta de projetos do Executivo até que haja acordo nas negociações entre as partes.


    "Carregamos o piano para o prefeito tocar", afirmou a vice-presidente do Sindicato dos Municipários, Tatiane Rodrigues, para um plenário superlotado e ainda dezenas de colegas que procuravam acompanhar a sessão pelas janelas e a lateral do prédio, gritando palavras de ordem e pedindo aos vereadores o apoio às suas reivindicações.

Os apelos foram atendidos. Uma comissão vai acompanhar os desdobramentos da paralisação prevista até sexta-feira, 23, e estará junto com os municipários na reunião marcada para segunda-feira, 26/05, às 17h, com o prefeito. Fazem parte da comissão, os vereadores: Anderson Garcia (PTB), Marcus Cunha (PDT), Antonio Peres (PSB), Roger Ney (PP), Professor Adinho (PPS), Salvador Ribeiro (PMDB), Beto Z3 (PT), Marcos Ferreira (PT), Dila Bandeira (PSDB), Edmar Campos (DEM). 

Denúncias

PAUL McCARTNEY É HOSPITALIZADO

Após cancelar shows, Paul McCartney é levado para hospital em Tóquio
O músico foi diagnosticado com um vírus e por conta disso precisou cancelar show no país

Paul McCartney, ex-Beatle, está hospitalizado em Tóquio, no Japão, segundo informações do jornal 'The Sankei Sports', desta quinta-feira (22/5). O músico foi diagnosticado com um vírus e por conta disso precisou cancelar show no país. 

Paul tem 71 anos e está no Japão para promover uma série de apresentações pela turnê "There Out", que também vai passar pela Coreia do Sul. 

De acordo com um comunicado oficial divulgado recentemente pela organização das apresentações, o cantor contraiu uma virose e precisa fazer reforço.

No dia 18 de maio, McCartney falou sobre os cancelamentos das apresentações:

"Obrigado por suas mensagens de carinho para me apoiar. Fiquei muito emocionado. Infelizmente, minha saúde não melhorou. Esperava estar recuperado hoje. Estou muito triste e sinto muito por decepcionar meus fãs. Com amor, Paul".

MENSALEIROS FICARÃO INELEGÍVEIS

Barbosa inclui condenados no mensalão em cadastro de inelegíveis
Portaria assinada pelo presidente do STF foi publicada no Diário da Justiça

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, assinou nesta quinta-feira portaria para incluir o nome dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que implique Inelegibilidade, do Conselho Nacional de Justiça. Com o fim do processo, no ano passado, os réus ficaram inelegíveis. A portaria foi publicada no Diário da Justiça.

O cadastro foi criado para unificar as informações sobre condenados, inclusive pelos tribunais eleitorais, que devem cumprir a Lei da Ficha Limpa, que impede o registro de candidaturas de condenados pela Justiça.

“O presidente do Supremo Tribunal Federal, com base no Regimento Interno, resolve delegar ao coordenador de processos criminais os atos necessários de inclusão, alteração ou exclusão de dados dos condenados na Ação Penal nº 470/STF no cadastro”, decidiu Barbosa.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

''BIG 10 '' Marcas Gigantes que afetam o planeta

10 gigantes dos alimentos que afetam o planeta como um país
Juntas, se fossem um país, estas empresas seriam a 25ª nação com maior emissão de gases efeito estufa no mundo, aponta novo relatório da Oxfam

A produção de alimentos é, de longe, uma das atividades mais ameaçadas pelas mudanças climáticas. Mas ela também contribui para o problema. Juntas, as 10 maiores empresas do setor emitem mais gases efeito estufa (GEE) na atmosfera que grandes produtores de petróleo e gás como Emirados Árabes e Catar.

É o que aponta um novo relatório da ONG britânica Oxfam, divulgado nesta terça-feira (20). Se fossem um país, estas gigantes da indústria de alimento e bebidas seriam a 25ª nação com maior emissão de GEE.

Elas representam algumas das marcas mais famosas do mundo doméstico: Associated British Foods, Coca-Cola, Danone, General Mills, Kellogg, Mars, Mondelez International, Nestlé, PepsiCo e Unilever.

Partindo de uma análise crítica das políticas de mudanças climáticas adotadas por cada uma, a Oxfam adverte que essas empresas estão arriscando sua própria saúde financeira "se não fizerem mais para enfrentar a crise climática, usando sua influência e tamanho”.

Para fazer frente às ameaças, o relatório sugere que as chamadas “Big 10” cortem suas emissões combinadas em pelo menos 80 milhões de toneladas até 2020. Isso seria equivalente a tirar das ruas todos os carros de Los Angeles, Pequim, Londres e Nova York.

Os dados sobre as emissões das empresas foram obtidos a partir do Carbon Disclosure Project (CDP), plataforma referência mundial em reporte de emissões nos negócios.

De acordo com o estudo, juntas, essas 10 gigantes emitem 263,7 milhões de toneladas de gases efeito estufa por ano. É mais do que as emissões combinadas da Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega.

Do total, 29,8 milhões de toneladas se originam das operações, e mais da metade vem da produção agrícola de suas cadeias de fornecimento, que não fazem parte dos planos internos de redução de emissões das empresas.

É por essas emissões agrícolas que a Oxfam acusa as empresas de serem “particularmente negligentes” e as incita a rever seu métodos de produção e ações de combate às mudanças climáticas.

SENADO APROVA COTAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS

Texto estabelece que concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas

Agência Brasil

Os concursos públicos federais passarão a ter reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos pelos próximos dez anos.

Um projeto de lei originário do Poder Executivo e já aprovado na Câmara foi aprovado sem alterações hoje (20), pelo Senado, e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O texto estabelece que todos os concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas.

A matéria teve preferência de votação porque foi enviada em regime de urgência para o plenário, depois de ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou a aprovação das cotas e disse que a reserva de vagas para negros em concursos públicos é uma “medida mais que justa”, que vai ajudar a corrigir o histórico de exclusão da população negra no Brasil.

“As cotas, como qualquer medida nesse sentido, é uma busca de nós corrigirmos uma realidade trágica no Brasil, que foi a marginalização e a exclusão dos afrodescendentes por séculos”, avaliou.

O ministro acrescentou que “o Senado acaba de dar um grande passo que a Câmara tinha dado também, de reconhecimento da necessidade de tomar as medidas no Brasil que aos poucos vão reduzindo os processos de exclusão”.

Pela proposta aprovada, terão direito a disputar as vagas reservadas os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se for constatada que a declaração foi falsa, o candidato poderá ter a participação no concurso cancelada ou sua admissão em órgão público anulada.

MINISTRO QUER RESTRINGIR PROPAGANDA DE CERVEJA

Ministro da Saúde defende restrição de propaganda de cerveja às vésperas da Copa
Empresas de cerveja estão entre os principais anunciantes de eventos esportivos no Brasil

Às vésperas da Copa do Mundo, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, defende restringir a propaganda de cerveja e outras bebidas de baixo teor alcoólico na televisão. Cerveja é um dos principais anunciantes e promotores de eventos esportivos no Brasil, sobretudo de futebol na televisão.


- O que nos preocupa é que muitas vezes se dá uma super ênfase ao consumo de crack (droga) e se subdimensiona o impacto que o alcoolismo tem sobre a saúde, particularmente o apelo para crianças e adolescentes se introduzirem na dependência - disse o ministro, em entrevista em Genebra, durante a Assembleia Mundial da Saúde.

Chioro disse que apoia, como ministro da Saúde, o movimento liderado pelo Ministério Público, pelo Conselho Nacional de Saúde, secretários municipais de saúde e até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que as restrições à publicidade passem a abranger toda e qualquer bebida com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 grau. A atual legislação exclui cerveja, por exemplo.

- O governo está discutindo internamente como vai lidar com isso - disse Chioro. - Como ministro da Saúde, eu seria inconsequente se não apoiasse.

Uma campanha intitulada “Cerveja também é álcool” circula na internet para coletar assinaturas pedindo que o Congresso altere a lei 9.294/96, de forma a que a cerveja também seja incluída nas restrições. Hoje a lei só restringe bebidas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay-Lussac (GL).

Bebida é um problema de saúde, pois provoca cirrose, câncer , mas segundo o ministro isso tem que ser visto como um problema mais amplo: bebidas são uma das principais causas de acidentes de trânsito.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou recentemente para o aumento do consumo de álcool no Brasil, que supera a média mundial. O consumo médio anual é de 8,7 litros por habitante. Há cada vez mais adolescentes e jovens dependentes, alertou a OMS, revelando que para cada grupo de 10 adolescentes, 6,3 já consumiram bebidas alcoólicas pelo menos uma vez. Nas contas da OMS, em 2025 os brasileiros vão estar consumindo 10,1 litros per capita.

Com informações do Globo.com

terça-feira, 20 de maio de 2014

POLICIAIS VÃO PARALISAR EM 13 ESTADOS

Policiais de treze Estados decidem parar na quarta-feira

São Paulo e Rio estão entre os que confirmaram adesão à paralisação nacional. Demais unidades da federação têm até terça para decidir


A paralisação nacional de policiais, convocada para a próxima quarta-feira(21), já tem a adesão de metade dos Estados brasileiros. Até o início da tarde desta segunda, agentes de treze unidades da federação aceitaram a convocação feita pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Pará, Alagoas, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Bahia. "Distrito Federal e os demais Estados devem responder até terça-feira se vão também cruzar os braços. Não recebemos nenhuma resposta negativa ainda", disse ao site de VEJA o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra.

O movimento envolve policiais civis, federais e rodoviários - os militares são proibidos, pelos códigos militares, de fazer greve, apesar de haver algumas mobilizações isoladas. Gandra afirma que em alguns Estados podem ser mantidos de 30% a 70% dos agentes trabalhando. "Vai depender do nível de violência e da demanda de cada lugar", explica. A medida, de acordo com ele, é para evitar que se repita em escala nacional o caos das ruas de Recife na semana passada, em razão da paralisação da Polícia Militar. "Já fizemos um pedido especial para que os movimentos pernambucano e baiano não envolvam a PM. Não podemos causar o resultado inverso, queremos que realmente melhore a segurança pública no país", reforçou o presidente da Cobrapol.

O objeto da paralisação é pressionar o governo federal a criar uma política de segurança pública que se preocupe também em melhorar as condições de trabalho da força policial. "Não existe uma gestão nacional nem investimento adequado. Nesse jogo de empurra, a população fica com a sensação de impunidade. Em alguns Estados, o índice de crimes solucionados não passa de 8%, é baixíssimo", diz Gandra, acrescentando que não houve sequer treinamento adequado de policiais para a Copa do Mundo. "Esperamos que o governo reagisse, mas ele decidiu treinar só 300 agentes da Força Nacional. Esse número é insuficiente para dar conta de todas as sedes. A gente teme por isso. Pode ser um fiasco".

GREVE DO SANEP

 GREVE
       ''A greve dos funcionários do Sanep começou nesta segunda-feira, sem perspectiva de negociação a curto prazo. O Sanep enviou três propostas aos servidores, mas não recebeu nenhuma contraproposta. A autarquia oferece reajuste de 6,8%. Os servidores exigem 12,75%.'' - site da prefeitura de Pelotas


ACIMA, O TRECHO OFICIAL DA PÁGINA DA PREFEITURA DE PELOTAS
O que se sabe nos bastidores das negociações é que existem servidores da autarquia que não recebem nem mesmo um salário mínimo. O chamado Nível 1, composto por serventes e outros funcionários desta categoria, precisam de uma composição de outros valores para que atinjam o valor de um salário mínimo nacional - R$ 724,00.

Além desses, outros níveis recebem avanços e outras verbas advindas de valores conquistados pelo tempo de trabalho na instituição. Porém, para que tenham uma remuneração adequada necessitam somar esses ganhos de um valor básico(que não atinge o mínimo) e ''queimar'' esses avanços e outras gratificações para resultar em um justo valor mensal.

O ÍNDICE 12,75% - este é o percentual reivindicado pelos servidores para readequar um ganho real para um salário mínimo ao Nível 1, e que outras verbas incorporadas no salário façam valer as vantagens adquiridas de acordo com cada função.

EM OFF - Dizem , que durante o Carnaval, houve um verdadeiro ''banquete de baurús'' oferecido pelo Poder Executivo - R$ 18 mil gastos em lanches para ''quem trabalhou'' no evento. Será que uma readequação e valorização de servidores não viria mais a calhar?

Vandalismo na rede deixa Fragata e Distrito Industrial sem água

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Jacques Reydams, registrou nesta segunda-feira (19/05/2014), ocorrência policial sobre o vandalismo que ocorreu nas redes e adutoras de água em sete locais, na madrugada de domingo para segunda-feira, que deixou o bairro Fragata e o Distrito Industrial sem abastecimento. A previsão da autarquia é que o retorno da água ocorra nesta terça-feira (20/05/2014).


A tubulação que transpõe água do arroio Pelotas para a Estação de Tratamento do Sinott foi atingida por golpes de ferramenta, que pode ter sido picareta. A ação rompeu a rede. 

Outras duas tubulações, que levam água tratada da Estação de Tratamento Santa Bárbara, que abastece o Fragata, o Simões Lopes e o Distrito Industrial também foram atingidas por outro ato de vandalismo semelhante.

“Estamos trabalhado com o máximo de rapidez para tentar resolver o problema e retornar o abastecimento à situação normal o quanto antes”, disse Reydams. O executivo do Sanep considera muito estranho que em um ano e quatro meses à frente do órgão, logo agora ocorra um incidente dessa natureza em sete pontos da rede. “É uma lástima, mas se quem perpetrou esses atos queria atingir o Sanep, prejudicou de fato a população dos bairros desabastecidos, que hoje sofre com a falta de água.” No Boletim de Ocorrência, o assunto é tratado como dano ao patrimônio público.

ONDE A REDE FOI DANIFICADA

Linha de água bruta Pelotas / Sinott

Arroio Santa Bárbara: duas adutoras

Rede de água que abastece o bairro Simões Lopes

Três pontos da adutora do Passo dos Carros

segunda-feira, 19 de maio de 2014

BEIJO GAY DE ITALIANA CAUSA SUSPENSÃO NO FACEBOOK

Facebook suspende conta de italiana que postou foto de beijo gay
Imagem celebrava Dia Internacional contra Homofobia e Transfobia

ITÁLIA - O Facebook suspendeu a conta de uma mulher italiana depois que ela postou uma foto de duas mulheres se beijando, no sábado, Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia.

Foto G1
Carlotta Trevisan, de 28 anos, foi informada de que havia quebrado regras da rede relativas a “nudez e pornografia”. Ela contou ao jornal italiano “La Stampa” que recebeu uma série de mensagens abusivas de usuários da rede. Um deles teria dito que a imagem era “nojenta”. Outro afirmou que eles “têm filhos para proteger”. Mais tarde, Carlotta foi contatada pelo Facebook, com o pedido de que removesse a imagem. Ela se recusou e, então, foi informada de que seu perfil seria cancelado.

- ''Qual foi o mal dessa foto, especialmente quando tantas como essa podem ser encontradas no Google? Como pode uma fotografia provocar tal sensibilidade?'' - questionou.

A página parece ter sido restaurada, e Carlotta usa agora a foto como imagem do seu perfil. Ela afirmou ao “La Stampa” que o incidente foi “decepcionante”.

Com informações do Globo.com

MINISTRO DO STF MANDA LIBERTAR DOLEIRO

STF manda soltar doleiro e outros investigados na Operação Lava-Jato 

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta segunda-feira (19/5), em caráter liminar, a libertação do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. 

A liminar também beneficia os doleiros Alberto Youssef - principal envolvido no esquema - Nelma Kodama, Raul Srour e Carlos Habib Chater. Também deverá ser beneficiado René Luiz Pereira, que estava preso sob a acusação de tráfico internacional de drogas. Até o momento, 42 pessoas tinham sido denunciadas pelo Ministério Público Federal por envolvimento com o esquema de lavagem de 10 bilhões de reais investigado pela Polícia Federal.

O ministro Zavascki, relator da reclamação (RCL 17.623) ajuizada pelos advogados dos investigados, também suspendeu todos os inquéritos relacionados à operação policial e às ações penais abertas na Justiça Federal do Paraná contra os investigados. 
O ministro-relator decidiu suspender os processos e os mandados de prisão por entender que pode ter havido "ilegalidade" nos atos cometidos pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo caso na primeira instância.

O juiz deveria ter enviado o processo ao STF já que, no curso das investigações, interceptações telefônicas deixaram sob suspeição os deputados federais André Vargas (PR) e Luiz Argôlo (SDD-BA), que já respondem a processo no Conselho de Ética da Câmara, e podem perder os mandatos em face de estreito relacionamento com Youssef. Como parlamentares, Vargas e Argôlo têm direito ao foro especial do Supremo.

CURITIBA - A CAPITAL BRASILEIRA DA TECNOLOGIA

Curitiba assume vocação tecnológica
Em cinco anos, número de empresas que desenvolvem softwares e prestam suporte nessa área dobrou na capital. Contingente empregado chega a 9 mil pessoas


Antes lembrada como a capital do planejamento e da mobilidade urbana, Curitiba está vendo uma nova vocação ganhar espaço e servir de referência para empresários locais e mesmo de fora do país. Em somente cinco anos, o número de empresas de Tecnologia da Informação (TI) dobrou na cidade, impulsionando o mercado de desenvolvimento de softwares e aplicativos e empregando um contingente de quase 9 mil pessoas – isto, se for considerado somente o número de trabalhadores formais contabilizados pelo Ministério do Trabalho.

Segundo dados do Dieese com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ministério, em 2012, último ano com números consolidados, 560 empresas atuavam no setor na capital – em 2007, eram 296. A grande maioria (75%) são negócios de pequeno porte, como startups e microempresas, que empregam até 20 funcionários. Por outro lado, a maior parcela dos empregados atua em gigantes das áreas de telecomunicação, sistema financeiro e gestão corporativa, que na década passada implantaram centros de produção de tecnologia em Curitiba ou simplesmente nasceram aqui – grupo formado por players como HSBC, Totvs, Wipro, GVT e ExxonMobil.

Alta procura

Somente no primeiro mês, que ainda funcionou de forma gratuita, como um período de testes, foram feitos mais de mil cadastros na plataforma. O usuário paga mensalidades para manter o app e a loja on-line no ar, que variam de R$ 79 a R$ 99. “Ter uma startup no Brasil é trabalhar no modo hard. Mas, de forma geral, o Brasil está melhorando neste sentido. E Curitiba é uma das cidades onde está crescendo esse hub de empreendedores e startups”, avalia Marti.

PODER EXECUTIVO DE PELOTAS ''FECHA OS OLHOS'' PARA LEI DO IDOSO

Casas geriátricas de Pelotas afrontam Estatuto do Idoso

"A atual situação existente em Pelotas confronta vergonhosamente o Estatuto do Idoso, evidenciando que o Poder Executivo não cumpre com as exigências determinadas na lei federal que protege os idosos"

Com esta justificativa, o vereador Salvador Ribeiro (PMDB) apresentou à Câmara, projeto de lei que trata da regulamentação das casas geriátricas no município e que, nesta segunda-feira, 19/05, será tema de audiência pública a partir das 14h, no plenário do Legislativo.
   

Entre os convidados estão a secretária de Justiça Social, Clesis Crochemore, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sulanita Arruda, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, a promotora pública, Roseli Lopes, e os reitores das universidades Católica e Federal, José Carlos Bachetini Júnior e Mauro Del Pino.

    "Uma casa de repouso, assim como uma clínica para idosos, exige a presença de pessoal especializado, assim como de médicos e enfermeiros", afirma Salvador Ribeiro. A proposta prevê a presença de técnico de enfermagem, cuidador de idoso, câmeras de segurança, serviço de remoção, rampas de acesso e ambiente adequado para recebimento de visitas.
     "Tem crescido o número de instituições em Pelotas, que usam de vários nomes, como lares, pousadas e outros, mas todas devem obedecer a legislação", explica o vereador. Nesse sentido, seu projeto inclui desde legislação estadual quanto federal e dá um prazo de 180 dias, após a publicação da proposta, para que os estabelecimentos estejam adequados às normas.
    "Acredito que os colegas parlamentares apoiarão meu projeto, uma vez que se trata de garantir aos idosos de nosso município, que estão internados nessas instituições, uma melhor qualidade de vida. E não só para eles, mas para aqueles que, no futuro, também precisarão de um abrigo para viver", completa o parlamentar.

DEPRESSÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM EM PELOTAS

Audiência pública - Depressão é maior causa de afastamento dos técnicos de enfermagem do Pronto Socorro

A audiência pública que os vereadores Ricardo Santos (PDT) e Marcos Ferreira (PT) realizam dia 30 de maio para debater a questão salarial e a jornada de trabalho dos técnicos de enfermagem de Pelotas vai mostrar que a depressão tem um elevado índice de afastamento entre esses profissionais que atuam no Pronto Socorro. 
Sem assistência psicológica, muitos acabam precisando até mesmo de internação para tentar se recuperar dos prejuízos causados pelo excesso de trabalho, vivenciando situações traumáticas, muitas vezes obrigados a enfrentar jornadas de até 24 horas ininterruptas e sem tempo para estar ao lado da família.

    "O que é que a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo para amenizar um quadro assim?", questiona Ricardo Santos. "Além de não cumprir com o piso salarial regional, ainda não lhes garante assistência médica para tratar de seus próprios problemas de saúde".
    A audiência pública está marcada para as 10h e estão sendo convidados representantes do Ministéiro do Trabalho, do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Pelotas, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o Conselho Regional de Medicina, gestores dos hospitais do município, a categoria e a população em geral.

domingo, 18 de maio de 2014

GASOLINA A R$ 1,50 no ''DIA DA LIBERDADE - SEM IMPOSTO''

Dia de Liberdade de Impostos oferece gasolina a R$ 1,50 na terça
Objetivo da campanha é conscientizar sobre a carga tributária paga pelo contribuinte


A 10ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI) repete, na próxima terça, a tradição de vender gasolina livre de tributos no Rio Grande do Sul. Estabelecimentos em quatro cidades gaúchas aderem à iniciativa – Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas. O DLI é promovido pelo Instituto Liberdade (IL-RS), pela Associação da Classe Média (Aclame) e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro), em parceria com o Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

O litro do combustível vai ser vendido a R$ 1,50 mediante distribuição de senhas a partir das 8h. O abastecimento ocorre das 9h30min ao meio-dia. Cada senha dá direito à compra de 20 litros de gasolina comum, mas o pagamento deve ser feito em dinheiro. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a carga tributária paga pelo contribuinte. A cada litro de gasolina, com base no valor de R$ 3,25 por litro, R$ 1,72 correspondem a impostos e contribuições, o que significa um total de 53%.

Confira a lista de postos que integrarão a campanha:

Porto Alegre
Posto SIM Cidadão – Av. Cristiano Fischer, 1.337 – B. Petrópolis

Posto Dueville – Av. Assis Brasil, 6.853

Posto Abastecedora de Combustíveis – Av. Borges de Medeiros, 2.205

Canoas
Posto Rede Buffon – Av. Boqueirão, 2135 – Igara

Caxias do Sul
Posto SIM Cidadão – Rua 13 de maio, esquina com 18 do forte, 1.004 – B. Lourdes

Pelotas
Posto SIM Modelo – Rua Gonçalves Chaves, 1.119 – Centro

Telexfree suspende atividades por tempo indeterminado

Folha de S. Paulo

Por meio de uma nota em seu site, a Telexfree informou nesta sexta-feira (16) que irá encerrar todas as suas atividades por tempo indeterminado.

Acusada de promover um esquema de pirâmide financeira, a empresa teve milhões de dólares e bens congelados em abril pela Justiça dos Estados Unidos, que entrou com uma ação contra a Telexfree.

Segundo a SEC (a comissão de valores mobiliários dos EUA), autora da ação na Corte Distrital de Massachusetts, a companhia operava por meio de "oferta fraudulenta e não registrada de títulos", que tem como principais alvos brasileiros e dominicanos que vivem nos Estados Unidos.

Na nota, a Telexfree diz que teve de encerrar suas atividades pois a operação da empresa ficou inviável após a intervenção da Justiça.

"Nós continuamos a acreditar no VoIP da Telexfree e no modelo de vendas diretas. Na situação em que nos encontramos, entretanto, não sabemos quando ou se vamos ser capazes de convencer a Corte de Recuperações e outros órgãos legais do valor do nosso serviço de VoIP e do potencial de novos produtos."

A empresa destaca, ainda, ter entrado com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos no dia 13 de abril.

"Já que não estamos atualmente em condições de apoiar nossa rede, é possível que os clientes enfrentem interrupção ou descontinuação do serviço. Associados independentes e promotores não devem representar a Telexfree de agora em diante sem aprovação de um novo plano de compensação pela Corte de Falência."

INVESTIGAÇÃO
Desde o início de 2013, a Telexfree estava sendo investigada pelo Departamento de Defesa do Consumidor, que recebeu denúncias de diversos Procons do país e do Ministério Público do Acre.

Em junho passado, o órgão instaurou processo administrativo contra a companhia, que poderia ser multada em até R$ 6 milhões caso a fraude fosse comprovada.

Um mês depois, a Polícia Federal anunciou que também investigaria a empresa Ympactus Comercial Ltda., nome de fantasia da TelexFree. A determinação para abertura do inquérito foi dada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Com a entrada da PF no caso, há uma investigação criminal.

A EMPRESA
A Telexfree tem sede no Espírito Santo, mas atua pela internet. A empresa apresenta-se em seu site como fornecedora de serviços de voz e faz propaganda de enriquecimento fácil a quem se torna "divulgador" de seus serviços.

O trabalho oferecido pela companhia consiste em espalhar anúncios pela internet. Para participar, contudo, o colaborador tem de pagar uma taxa de adesão e comprar um "kit" que o habilita à função.

Ela ainda oferece ainda o pagamento de comissão a quem trouxer mais membros.

A Telexfree está proibida, no entanto, de aceitar novos colaboradores desde junho por determinação da Justiça de Rio Branco (AC).

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."