Pesquisar aqui

sábado, 17 de agosto de 2013

The Tomb - Satallone & Schwarzenegger

Dois novos pôsteres oficiais de Escape Plan foram divulgados nessa terça-feira, 14 de agosto. As duas imagens trazem, assim como o primeiro cartaz, Sylvester Stallone (Ray Breslin) e Arnold Schwarzenegger (Emil Rottmayer) lado-a-lado, além da frase "Da prisão mais segura que já foi criada, ninguém consegue sair sozinho.". O novo longa estreia nos EUA e no Brasil em 18 de outubro. Por aqui o filme será distribuído pela Paris Filmes e terá o título de Rota de Fuga.
Definido o poster oficial
BASTIDORESSylvester Stallone sofreu um sério acidente durante as filmagens de uma cena de ação de "The Tomb", no ano passado. O astro rompeu o tendão fibular da perna direita e acabou levando 70 pontos no local.

Ao longo da carreira, Stallone já passou por cirurgias nos dois ombros, pescoço, costas, peito e tendão de Aquiles, todas elas por causa de acidentes em gravações.

(ShortList/Sylvester Stallone Brasil)
Estudo mostra que açúcar, mesmo em doses consideradas normais, pode fazer mal à saúde

Quando alimentados com uma dieta rica em açúcar, camundongos apresentaram uma taxa de mortalidade maior e se reproduziram menos


Diversos estudos já mostraram que açúcar em excesso é prejudicial à saúde, mas uma nova pesquisa fornece evidências que ele pode ser tóxico também em quantidades consideradas normais por organizações de saúde. Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, analisaram os efeitos do consumo de açúcar equivalente a três latinhas de refrigerante por dia, acompanhadas de uma dieta saudável e balanceada, em um grupo de camundongos.

'Psicose', o livro que fisgou Hitchcock, é relançado no Brasil


Mary Crane tomava banho em seu quarto do Bates Motel quando foi surpreendida por uma "velha louca", cujas mãos abrem a cortina da banheira e, com uma faca de açougueiro, decepam sua cabeça. A descrição só não bate exatamente com a célebre cena do chuveiro de "Psicose" porque Alfred Hitchcock decidiu que a Marion de Janet Leigh deveria morrer esfaqueada. Mas foi justamente essa passagem do livro homônimo de Robert Bloch que inspirou o cineasta inglês a comprar aquela história. Depois de uma elogiosa resenha no "New York Times", Hitchcock correu para adquirir seus direitos para o cinema e não só isso: fez sua assistente tirar de circulação todos os exemplares existentes do livro, para evitar que o final vazasse. Pois parece que a ordem do diretor acabou ecoando no Brasil, onde o livro foi editado unicamente na década de 1960 e figurou entre os mais vendidos da época, para depois desaparecer por completo das prateleiras - um exemplar usado, em mau estado, é encontrado por até R$ 150. Pois agora "Psicose" de Robert Bloch finalmente ganha uma reedição brasileira, pelas mãos da novata Darkside, depois de muita luta.

— ''Sempre quisemos lançar este livro. Fomos atrás dos principais agentes literários para descobrir quem representava a obra de Robert Bloch e foi muito difícil encontrar o responsável. Um passava para o outro e ninguém nunca sabia ao certo, ninguém tinha o contato. Levamos cerca de oito meses até descobrirmos que o livro era representado pelo advogado dos herdeiros do escritor (morto em 1994, aos 77 anos)'' — conta Christiano Menezes, diretor editorial da Darkside. A novíssima edição vem em duas versões: capa dura, que preserva o inconfundível logotipo criado por Tony Palladino, e brochura, com tradução de Anabela Paiva.

O Globo.com

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

SONÂMBULA DIRIGE POR VÁRIOS QUILÔMETROS

Motorista sonâmbula dirige durante cinco horas enquanto dormia

Uma mulher em estado de sonambulismo dirigiu durante centenas de quilômetros e enviou várias mensagens de texto de seu celular na Nova Zelândia, informou nesta quarta-feira (14) a imprensa local.


A ligação de um amigo alertou a polícia de que a mulher havia tomado soníferos e saído dirigindo de sua casa na cidade de Hamilton, na Ilha Norte, segundo o chefe local da polícia, Dave Litton, ao "Fairfax".

Quando foi encontrada, em frente a sua antiga casa de praia em Mount Maunganui, a mulher, que sofre de um transtorno do sono e que há dez meses já dirigiu sonâmbula por vários quilômetros, disse que não lembrava de nada.

"Seu primo a encontrou dormindo, deitada sobre o volante", disse o policial. "Quando ela acordou, não lembrava de nada do que aconteceu à noite. Pedimos uma ordem urgente que a proíba de dirigir para que receba tratamento médico e então volte a ter permissão para conduzir", acrescentou o policial.

Os agentes seguiram o carro após localizá-lo através do celular da mulher, que enviou várias mensagens durante o trajeto de quase cinco horas em que percorreu cerca de 300 quilômetros.

"Embora seja um alívio que ela tenha sido encontrada bem, a probabilidade de haver uma tragédia era enorme", disse Litton. "Pedimos às pessoas que tomam remédios que sejam honestas com seus médicos e peçam conselhos se a medicação afetar sua capacidade de dirigir", concluiu o agente. (Com Efe)

VW Kombi Last Edition marca fim da perua

A veteraníssima Kombi se despedirá das ruas brasileiras em grande estilo. A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira, 14 de agosto, a Kombi Last Edition, que marcará o fim da produção da perua após mais de cinco décadas ininterruptas de produção.


Serão fabricadas apenas 600 unidades da Kombi Last Edition, cada uma delas com preço sugerido de 85 mil reais. Para justificar o valor exorbitante (uma Kombi "normal" já custa 46.740 reais), a versão terá vários elementos típicos de uma série especial.

Sua pintura será do tipo "saia e blusa", com a carroceria azul e teto, colunas e para-choques tingidas de branco. Uma faixa decorativa, também branca, percorre todo o veículo abaixo da linha de cintura. Mais abaixo, rodas e calotas são pintadas de branco, combinando com os pneus com as clássicas faixas brancas dos automóveis dos anos 40 e 50. A grade dianteira é pintada de azul, mesma tonalidade das molduras das setas (que têm lentes brancas) e aros dos faróis. Os vidros escurecidos e os adesivos "56 anos - Kombi Last Edition" identificam a versão.

Remédio 'do futuro' avisa médico quando é ingerido por paciente

Uma empresa americana criou um medicamento que avisa a médicos e familiares quando é ingerido.

A tecnologia, desenvolvida pela companhia de saúde digital Proteus, baseada na Califórnia, tem como objetivo ajudar no tratamento de pacientes com doenças crônicas, que precisam tomar remédios regularmente.

"Seres humanos não são robôs e, quando têm de tomar remédios ou fazer outras coisas que requerem muita rotina, sempre acham difícil", diz Andrew Thomson, diretor da Proteus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50% das pessoas não tomam medicamentos corretamente, ao passo que 50% dos remédios não são prescritos ou vendidos adequadamente.

A Proteus pretende disponibilizar comprimidos com um sensor eletrônico embutido. Quando o medicamento chega ao estômago, envia uma mensagem a um adesivo colado ao braço do paciente e, de lá, segue em forma de alerta para um celular, tablet ou PC.

Thomson explica que o sensor funciona como uma "bateria de batata".

"Se você colar um pedaço de cobre e um de magnésio em uma batata e conectá-los, é possível acender uma lâmpada", diz ele.

Segundo Thomson, isso é possível por um princípio da química que diz que dois metais diferentes conectados em uma solução iônica, como a batata, criam uma carga elétrica.

"O que fizemos foi unir dois minerais presentes na dieta de qualquer pessoa --cobre e magnésio--, colocá-los em um grão de areia que tem menos de milímetro quadrado e combiná-lo ao medicamento".

Ao ser engolido, o sensor entra em contato com os ácidos gástricos, que são um meio iônico capaz de criar a voltagem necessária para ativá-lo. O chip, então, entra em contato com o adesivo, que também monitora sinais vitais do paciente, como movimento e sono.

O adesivo, por sua vez, envia todas as informações para um aplicativo localizado em um sistema de computação em nuvem que pode ser acessado por profissionais de saúde e parentes por meio de seus telefones e computadores.

A aplicação também controla os efeitos dos remédios, avaliando se a dosagem está correta ou se está surtindo efeito.

A tecnologia está sendo testada na Grã-Bretanha na rede de farmácias Lloyds. Pacientes recebem uma cartela de remédios, sendo que um dos comprimidos contém o sensor.

Lula diz que PT não precisa de formadores de opinião "ditando regra"

Diante de militantes do PT, o ex-presidente Lula afirmou nesta terça-feira (13) que o PT não precisa de formadores de opinião "ditando regra" ao partido nem de "lições" de outras pessoas.

Lula, que discursou nesta terça por 23 minutos no lançamento da campanha de Rui Falcão, candidato à presidência do PT, disse não poder ver "um microfone que dá saudade".


"Nós petistas conquistamos de andar de cabeça erguida nesse país, de ter orgulho da nossa camisa vermelha, da nossa estrela. E quando alguém nosso errar, nós mesmos punimos. Nós não precisamos que os outros venham dar lições na gente. Não precisamos que formadores de opinião pública fique ditando regra daquilo que a gente sabe fazer e muito bem", disse o ex-presidente.

Lula não citou o mensalão tampouco apontou que tipo de erro o PT cometeu. Se lembrou, contudo, que em 1990 desistiu de ser deputado porque o partido começou a valorizar apenas quem tinha mandato.

"Deixei de ser deputado para mostrar que, se a gente quer ter importância no partido, não precisa de cabo, mas de vontade de trabalhar. Nós precisamos dizer para a nova direção do PT: mais pé na estrada e menos bunda na cadeira", disse.

MANIFESTAÇÕES

Nesta terça, Lula encorajou o debate com o povo e desafiou os militantes a encorajar quem reclama dos políticos a entrarem para a política, a se candidatarem. Não escondeu também a raiva dos políticos que não reagem às críticas.

"Quando cidadão diz que não gosta de política, ninguém presta, todo mundo é ladrão, pergunta em que ele votou na última eleição. E se ele continuar falando que não gosta de política, que não acredita, que a imprensa passa 24 horas por dia esculhambando com político... Eu fico puto quando político não reage.

Para o ex-presidente, essa é uma forma de provocar os jovens que foram às ruas reclamar que ninguém lhes representa: "Eles ficam xingando a classe política, dizendo que não gosta de político, mandem eles entrar. 

Manda criar um partido político, se candidatar. Porque um político decente, honesto, combativo está nele, não em mim. Manda ele entrar na política. É fazendo esse desafio que a gente vai provocar essa juventude a fazer política. Não é aceitando que eles estão certos pura e simplesmente não".

Lula, contudo, ponderou que os protestos que tomaram conta das ruas em junho não atacou o PT. "Qual é a placa que o povo levantou na rua ofensiva a nós? Qual a placa que ele levantou que nós já não levantamos algum dia? Só faltou a placa do Fora FMI!".

Durante o discurso, Lula afirmou ainda que o PT não pode ter medo. "Não temos medo de disputar com nenhum partido em lugar nenhum do país. Podemos não ter feito tudo, mas que fizemos mais que todos eles juntos, fizemos".

Folha.com

ASBSURDAMENTE, PODER EXECUTIVO DEIXOU A CIDADE À SORTE EM INVESTIMENTOS

Prefeitos de Pelotas não investiram em Patrolas

Pelotas conta com apenas cinco patrolas, sendo que quatro delas estão na oficina para conserto.

A Equipe 13 Horas realizou um levantamento sobre o número de patrolas de vários municípios da Zona Sul. Pelotas conta com apenas cinco patrolas, sendo que quatro delas estão na oficina para conserto. A oficina encarregada de consertar as máquinas do município é diretamente ligada à secretaria de finanças, mas de acordo com informações recebidas, a referida oficina só trabalha meio turno. A seguir, saiba o número de patrolas adquiridas pelas prefeituras de algumas cidades da Zona Sul do Estado:
  • Canguçu: 18 patrolas
  • Candiota: 8 patrolas, sendo cinco delas novas
  • Arroio Grande: 4 patrolas
  • Herval: 3 patrolas, sendo duas novas
  • Jaguarão: 3 patrolas
  • São Lourenço do Sul: 3 patrolas
  • Cristal: 2 patrolas
  • Pedro Osório: 2 patrolas
  • Cerrito: 2 patrolas
  • Turuçu: 2 patrolas
  • Arroio do Padre: 2 patrolas novas


Procurador do TCU requisita documentos à Petrobras

Marinus Marsico quer examinar contratos dos três negócios citados em reportagem de ÉPOCA sobre pagamento de propina ao PMDB e ao PT


O procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Marinus Marsico, vai requisitar à Petrobras cópias de três contratos firmados pela Área Internacional, citados na reportagem de ÉPOCA A sombra do PMDB na Petrobras. De acordo com o lobista João Augusto Henriques, esses três negócios renderam propinas ao PMDB e ao PT. O pedido é o primeiro passo para que a procuradoria estude o caso e peça ao tribunal a abertura de uma investigação sobre os negócios firmados durante a gestão de Jorge Zelada, nomeado por indicação do PMDB.

O procurador Marinus pretende examinar o contrato de aluguel de um navio-sonda por US$ 1,6 bilhão, a venda da refinaria San Lorenzo, na Argentina, a um empresário amigo do casal Kirchner, e o acordo pelo qual a empreiteira Odebrecht receberia US$ 860 milhões da estatal para prestação de serviços de segurança, meio ambiente e saúde. Recentemente, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, reduziu o valor desse contrato com a Odebrecht para US$ 480 milhões. “O que chama a atenção é o fato de a Petrobras ter reduzido, de uma penada, esse contrato em quase US$ 400 milhões”, diz Marinus. “Será que esse contrato foi bem elaborado? A ponto de prescindir tão facilmente de quase metade do valor? Vamos ver se foi assinado com responsabilidade”. 

PROCESSOS DO PROCON NO LIXO

Um saco de lixo com dezenas de processos contendo diversos documentos de cidadãos que procuraram o Procon foram parar no lixo comum. Cidadão viu, ligou para a Brigada Militar e documentos foram recolhidos. O problema, segundo o Procon, foi resultado de um equívoco de estagiários.


Diversos documentos, como procurações, extratos bancários e cópias coloridas de carteiras de identidade e de CPF estavam no lixo comum. 

Uma cena inusitada fez o advogado e leiloeiro Alfeu Valério parar em frente à uma lixeira na rua Gonçalves Dias, no centro de Canoas. Um catador rasgava a capa de papelão de processos, separando-as do conteúdo. Ele analisou e rapidamente visualizou dizersos documentos de muitas pessoas espalhados pelo chão. Ele não deixou que o catador continuasse sua ação, analisou melhor os documentos e resolveu agir para proteger os donos daqueles documentos. O homem que os recolhia informou que já havia encontrado processos na semana anterior, no mesmo local. Os processos tinham o timbre da Prefeitura e do Procon.

O advogado ligou para a Brigada Militar e esperou por 45 minutos a chegada da viatura. A reportagem de O Timoneiro chegou ao local alguns minutos após o advogado e presenciou tudo. Enquanto 'guardava' os documentos que estavam espalhados pelo chão, o advogado conversava com cidadãos que passavam e se surpreendiam com a cena, chamava outros colegas advogados e mostrava o que classificava de absurdo. A indignação era geral.

Pouco antes da BM chegar, dois homens com um saco de lixo tentaram recolher os processos. Eram do Procon, que fica situado a 30 metros da lixeira. O advogado não deixou que os homens tocassem nos processos, dizendo que somente a Brigada iria mexer. "Vocês jogaram no lixo, agora deixem no lixo", bradou. E assim foi.

BM recolheu documentos

Os policiais militares que atenderam a ocorrência não esconderam o semblante de surpresa e indignação ao constarem a importância dos documentos espalhados pelo lixo. Recolheram todos os processos e levaram para análise e posterior encaminhamento para a Polícia Civil, que deverá dar prosseguimento ao caso.

Estagiários

O diretor do Procon de Canoas, Sérgio Mossmann, disse que o fato foi um equívoco e que foi isolado. "Na verdade aqueles processos estavam dentro de um saco para serem remetidos para a Prefeitura. Na hora de recolher o lixo, os estagiários levaram por engano", disse à reportagem. Segundo Mossmann, o Procon entrará em contato com a BM para ter os processos de volta e realizar o procedimento correto, que é a inutilização dos documentos e posterior recolhimento por parte da Prefeitura.



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Leilão de energia de reserva de agosto tem 9 GW de eólicas

O leilão de energia de reserva vai contratar energia de novos parques eólicos e que precisa começar a ser entregue a partir de janeiro de 2015.


O leilão de energia de reserva que ocorrerá em 23 de agosto tem cerca de 9 gigawatts (GW) de 377 novos parques eólicos habilitados para participação, informou a Empresa de Pesquisa energética (EPE), em comunicado nesta quarta-feira (14/08).

A maioria dos projetos estão localizados na Bahia (2,9 GW) e no Rio Grande do Sul (2 GW). Os estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte também têm parques habilitados para a competição.

O leilão de energia de reserva vai contratar energia de novos parques eólicos e que precisa começar a ser entregue a partir de janeiro de 2015. O preço-teto para a venda de energia estipulada para no leilão é de R$ 117 por megawatt-hora (MWh).

Uso de Facebook não faz o usuário feliz, diz um estudo

O uso da rede social prevê uma diminuição do bem-estar do usuário, de acordo com o estudo da Universidade de Michigan

As redes sociais contribuem muito para que as pessoas se sintam mais conectadas, mas seu uso não as faz, necessariamente, mais felizes, segundo um estudo de usuários do Facebook publicado nesta quarta-feira na Public Library os Science.


De fato, o uso do Facebook prevê uma diminuição do bem-estar do usuário, de acordo com o estudo da Universidade de Michigan (UM), que é a primeira pesquisa conhecida e publicada que examina a influência do Facebook na felicidade e na satisfação.

"Superficialmente, o Facebook proporciona um recurso valioso para a satisfação de necessidade humana básica de conexão social", indicou o psicólogo social da UM, Ethan Kross, autor principal do artigo e docente associado no Instituto de Pesquisa Social (ISR) da universidade. "Mas, ao invés de realçar o bem-estar, encontramos que o uso do Facebook prevê o resultado oposto, solapa o bem-estar".

Zona do Euro apresenta discreto crescimento

Zona do euro cresce 0,3% e sai da recessão, mas temores persistem

A economia da zona do euro finalmente deu sinais de recuperação, deixando para a trás a recessão na qual mergulhou por 18 meses. Mas o crescimento do PIB de 0,3% no segundo trimestre do ano ainda é modesto diante dos problemas que têm estremecido a economia do bloco, e ainda é cedo para falar que esses países superaram a crise.

O crescimento, anunciado nesta quarta-feira pela Eurostat (a agência de estatística da União Europeia), ficou um pouco acima das previsões.

CPI da PROCEMPA é protocolada na Câmara dos Vereadores

Processo foi instaurado um dia depois de uma operação do Ministério Público

Com 14 assinaturas, foi protocolada na tarde desta quarta a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) na Câmara das Vereadores. O processo foi instaurado um dia depois de uma operação do Ministério Público (MP) que prendeu em flagrante três pessoas ligadas à companhia. 


Com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, o MP cumpriu quatro mandados de busca e a apreensão na Procempa, durante a Operação Sete Chaves. A investigação, deflagrada há alguns meses, está em fase adiantada e quer verificar a atividade de agentes públicos da Procempa. Segundo a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, existem indícios de que tenham ocorrido desvios de dinheiro público e fraude em licitações dentro da companhia.

Além do atual conselheiro da Procempa Claudio Manfrói, um dos principais dirigentes do PTB, dois ex-funcionários da companhia – o ex-presidente André Imar Kulczynski e o ex-gerente financeiro Ayrton Fernandes – prestaram esclarecimentos à Polícia Civil. 

Manfrói foi detido para prestar esclarecimentos sobre a posse de revólveres, pistolas e uma espingarda de uso restrito em casa. Também foram cumpridos mandados de busca er apreensão na residência da ex-diretora administrativa e financeira, Giorgia Pires Ferreira. 

Com informações do Correio do Povo

PERDA DE MANDATO É APROVADA NA CCJ

CCJ do Senado aprova perda automática de mandato em casos determinados pelo STF

Brasília - Depois de sucessivos adiamentos a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (14) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013, que trata da perda dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa.

Na prática, pelo texto aprovado, a extinção do mandato será automática apenas nos casos em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a medida deve ser um dos efeitos da pena. Nos casos em que Supremo não se pronunciar sobre a perda de mandato, continua com o Congresso a palavra final sobre o caso. A novidade é que uma emenda acatada pelo relator da proposta, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), prevê que a votação em plenário desses casos, que hoje é secreta, ocorra abertamente. A perda também passa a ser imediata em casos de condenação pela Justiça Eleitoral.


Além dos casos de condenação por improbidade administrativa, a proposta original previa a perda automática na condenação com trânsito em julgado – aquelas em que estão esgotadas as chances de recurso – e por crime contra a administração pública, mas este último caso foi retirado da proposta.

Se confirmado no plenário do Senado e na Câmara, o texto aprovado hoje pode acabar com um mal-estar criado entre Judiciário e Legislativo durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. À época, parlamentares reagiram sob o argumento de que o Artigo 55 da Constituição estabelece que, no caso de deputado que "sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado", a perda do mandato "será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta".

“A aprovação [da PEC] é importante porque elimina uma pendência, uma dúvida entre aqueles que entendiam ser automática a perda do mandato [de parlamentares quando decida pelo Supremo] e aqueles que entendiam ser necessário deliberação do Congresso Nacional sobre a perda do mandato dos condenados”, disse. “É importante que a Câmara delibere rapidamente sobre o projeto que torna o voto aberto para os casos de cassação. Na esteira dessa mobilização popular no país”, avaliou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Câmara aprova projeto que dá royalties para saúde e educação

Jornal do Brasil

A Câmara concluiu nesta quarta-feira a votação do projeto que destina 75% dos royalties  do petróleo para a educação e 25% para a saúde. O texto, que já havia sido aprovado pelo Senado, segue agora para a sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.


Os deputados aprovaram simbolicamente o destaque do PMDB ao Projeto de Lei 323/07 e retiraram do texto a regra que estabelece em 60% o mínimo de óleo excedente que cabe à União nos contratos de exploração do petróleo da camada pré-sal no regime de partilha de produção. Com a aprovação do destaque, os deputados concluíram a votação do substitutivo do Senado ao projeto que destina recursos dos royalties do petróleo para educação e saúde.

O texto-base do projeto havia sido aprovado em julho pelos deputados, antes do início do recesso branco.

Sócio da TelexFREE pede para não ser preso e justiça nega

Pedido tinha caráter preventivo e impediria Carlos Costa, sócio da TelexFREE, de ser detido caso houvesse pedido de prisão, mas habeas corpus foi negado pelo TJ


O Tribunal de Justiça do Acre negou habeas corpus preventivo a Carlos Costa, um dos sócios da TelexFREE. O recurso pedido garantiria que ele não fosse detido caso tivesse a prisão decretada por algum órgão judicial.

A defesa de Carlos Costa havia entrado com o pedido no dia 5 de agosto. A decisão do tribunal, tornada pública hoje, saiu dois dias depois.

No começo do mês, a Polícia Civil do Acre reabriu inquérito policial que investiga as atividades da empresa.

Em sua decisão, o desembargador Francisco Djalma, do TJ-AC, afirmou não detectar ameaças à liberdade de Costa.

“Não há como se atender ao benefício requerido, considerando que a concessão de liminar somente será possível quando de fato houver ameaça à liberdade de locomoção, isto é, sempre que fundado for o receio de o paciente ser preso ilegalmente”, escreveu.

O pedido preventivo do sócio e diretor de Marketing da TelexFREE, Carlos Costa, corre em paralelo aos recursos da própria empresa no Tribunal de Justiça. Nesta semana, o 10º foi negado.

Desde o dia 18 de junho, a TelexFREE está com os bens bloqueados, estando proibida de comercializar produtos, agregar vendedores à rede e mesmo pagar aos que já tem. Ela é acusada pelo Ministério Público de praticar pirâmide financeira.

EXAME.com aguarda retorno da defesa da empresa sobre a decisão da justiça do Acre. Assim que houver uma resposta, esta matéria será atualizada.

MENSALÃO - recomeça o julgamento

STF começa a julgar recursos dos condenados no mensalão
Julgamento será feito de forma individualizada pelas questões preliminares comuns apresentadas pelos réus

André Richter, da Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira feira (14) sessão para julgar os recursos apresentados pelos 25 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

No início da sessão, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, comunicou os demais colegas que o julgamento será feito de forma individualizada pelas questões preliminares comuns apresentadas pelos réus, como a redistribuição da ação para outro ministro, cancelamento das notas taquigráficas e metodologia adotadas nos votos.


O tipo de recurso que a Corte analisa nesta fase são os embargos declaratórios, que pedem esclarecimento de possíveis omissões ou contradições nas condenações.

Além dos 25 condenados, o empresário Carlos Alberto Quaglia, que teve o processo encaminhado para a Justiça Federal de primeira instância, devido a falhas processuais, também entrou com embargos declaratórios para ser absolvido diretamente no Supremo.

A ordem do julgamento dos recursos foi modificada na segunda-feira (12) pelo presidente da Corte e relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. Inicialmente, os ministros analisariam a validade dos embargos infringentes, recurso que pode resultar em novo julgamento nos casos em que houve quatro votos pela absolvição.

A mudança foi motivada pela morte da mulher do ministro Teori Zavascki, que terá que se ausentar nos próximos dias, deixando o STF com 10 dos 11 ministros na sessão desta tarde.

Dentro do plenário, o julgamento é acompanhado por jornalistas, estudantes de direito e advogados de defesa. Na área externa do STF, o prédio foi cercado por alambrados, e seguranças particulares foram contratados para garantir a tranquilidade dos trabalhos.

CÂMARA DE PELOTAS CRITICA INEFICIÊNCIA DO GOVERNO DO PREFEITO EDUARDO LEITE

Prefeito será convidado a comparecer à Câmara para explicar problemas

Vereadores criticam ineficiência do governo - Situação difícil do município une parlamentares


     Pelo segundo dia consecutivo, nesta quinta-feira (08/08), os vereadores pautaram seus discursos na tribuna a críticas ao prefeito Eduardo Leite (PSDB): a crise na saúde pública,  os programas de habitação popular prometidos e não concluídos, vilas e bairros com esgotos a céu aberto, ruas e avenidas alagadas e esburacadas e, principalmente a falta de retorno do Executivo aos pedidos de informação do Legislativo.

    A sessão plenária foi interrompida por mais de uma hora e os vereadores se reuniram na sala ao lado do plenário para discutir qual o posicionamento a tomar em nome da Casa. Ao final, segundo explicou o presidente Ademar Ornel, embora não tenha havido consenso, a maioria decidiu que o líder do governo, vereador Luiz Henrique Vianna (PSDB), e o vereador Anderson Garcia (PTB) vão convidar o prefeito a vir à Câmara explicar os motivos que estão levando a uma administração tão ineficiente.

    "Várias questões que atingem a cidade também nos atingem. Somos agentes políticos e é sobre nós que recai a responsabilidade. Mas é o prefeito que tem que ser responsabilizado, porque é o governo quem executa as obras, que é responsável pela saúde, pela habitação, pela infra-estrutura", afirmou o presidente da Câmara, Ademar Ornel.

    Segundo o parlamentar, se Leite não sabe o que está acontecendo, "alguém tem que mostrar a ele que o Pronto Socorro está superlotado, que a cidade está um caos, que 200 casas dos projetos habitacionais estão fechadas, que tem famílias quilombolas morando embaixo de lonas na zona rural, e que as pessoas precisam fazer exames médicos antes de morrer e não dois anos depois", argumentou Ornel.

    O presidente também disse que, quando o prefeito precisou da aprovação urgente de dois projetos para a contratação de financiamento junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 96 milhões - através do Ministério das Cidades via PAC Mobilidade e PAC Pavimentação - a Câmara  aprovou em dois dias. "O prefeito não pode se queixar da Câmara", finalizou Ademar Ornel.

site da câmara municipal

PREFEITURA DE PELOTAS PROMETE AGILIZAR MOBILIDADE URBANA

Os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC II, ligados à área de mobilidade urbana, foram apresentados hoje (14/08/2013) pela manhã ao prefeito Eduardo Leite, durante reunião do Programa Cidade Bem Cuidada. O investimento gira em torno de R$ 70 milhões mais contrapartida do Município.


Serão beneficiadas as principais vias do Município, como as ruas General Osório, Marechal Deodoro, Floriano Peixoto, Voluntários da Pátria, general Neto, Dom Pedro II, Gomes Carneiro, Saldanha Marinho e avenidas Duque de Caxias, Domingos de Almeida, Ildefonso Simões Lopes, Leopoldo Brod, Juscelino K. de Oliveira, além da Praça Coronel Pedro Osório, Largo de Portugal e calçadão da Andrade Neves.

 Serão realizadas obras de capeamento asfáltico, construção de corredores para o transporte coletivo, ciclovias, abrigos de ônibus, alargamento de calçadas, construção de rampas de acessibilidade, paisagismo e mobiliário urbano, travessias seguras, bicicletários, sinalização e iluminação. 

Participaram da reunião o prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o coordenador do Programa Cidade Bem Cuidada Paulo Morales, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana Joseane Almeida, o diretor-presidente do Sanep Jacques Reydams, o chefe da UGP Jair Seidel e técnicos ligados a estas secretarias.

Fonte - site da prefeitura

CALOTE EM BRASÍLIA

Calote a funcionários terceirizados invade a Esplanada dos Ministérios
A Adminas e a Delta, contratadas por vários ministérios, entre eles, o da Fazenda e o da Justiça, somem com o dinheiro repassado pelo governo e deixam centenas de pessoas sem os salários e os direitos previstos em lei

O governo federal sentiu na pele a precariedade do trabalho terceirizado no país ao levar um calote de duas empresas prestadoras de serviços nos ministérios da Fazenda, da Justiça e da Integração e também no Banco do Brasil. As empresas Adminas Administração, com sede em Belo Horizonte, e a Delta Locação de Serviços e Empreendimentos, baseada em Lauro de Freitas (BA), receberam os recursos para honrar os salários de seus funcionários, mas deixaram centenas de trabalhadores de mãos abanando. Os órgãos, agora, terão de garantir o pagamento dessas pessoas, que não têm outra fonte de renda.

Às vésperas da apreciação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, do projeto de lei 4.330, que promete regulamentar e expandir a atividade, a polêmica é grande, e o sentimento dos trabalhadores terceirizados é de pesar. Recepcionista no Ministério da Justiça, Laís Nogueira, de 23 anos, disse que a Adminas não depositou o salário de mais de 500 funcionários, apesar de constar, no portal Transparência, que o repasse, de R$ 1,782 milhão, referente aos serviços prestados, foi feito.

“No Paraná, já houve uma greve dos trabalhadores por falta de pagamento. Segunda-feira, a sede da empresa, em Minas, amanheceu de portas fechadas, e os colegas foram orientados por seguranças a se dirigirem ao sindicato. Em Brasília, os representantes simplesmente desapareceram. Os terceirizados não têm a quem recorrer”, lamentou Laís.

Planalto tentará mudar no Senado a PEC do Orçamento Impositivo

Senado aprova aumento do limite de isenção em free shops para US$ 1,2 mil
O texto altera os dispositivos referentes ao regime especial de loja franca, aquelas situadas em aeroportos nas imediações do desembarque de voos internacionais


O texto que amplia o limite de vendas isentas de tributos em lojas francas (free shops) poderá ser ampliado de US$ 500 para US$ 1,2 mil foi aprovado na tarde desta terça-feira (13/8) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Anteriormente passou pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). 

Agora o projeto do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), aprovado por unanimidade segue para a Câmara. Com dois artigos, o texto altera os dispositivos referentes ao regime especial de loja franca, aquelas situadas em aeroportos nas imediações do desembarque de voos internacionais.

A emenda apresentada pelo relator na CAE, senador Armando Monteiro (PTB-PE) acaba com este limite das vendas nas lojas, feitas no momento da saída do país. O texto aprovado refere-se às vendas para passageiros chegando do exterior. 

Miranda considera oportuno aumentar o limite de isenção por passageiro para compras nas chamadas lojas duty free. Em sua opinião, a medida é conveniente porque diminui a carga tributária brasileira e incentiva a vinda de turistas ao Brasil. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) considerou importante a proposta pela sua capacidade de fomentar a atividade turística.

Com informações das Agência Senado 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

TRAILER DO ''TEMPO E O VENTO'' - filme gravado no estado gaúcho

Cléo Pires aparece nua em 1º trailer de "O Tempo e o Vento"

No primeiro trailer de "O Tempo e o Vento", divulgado nesta segunda-feira (12), a atriz Cléo Pires aparece nua em cena de amor com Martin Rodríguez. 


Ela interpreta Ana Terra, uma das personagens principais do filme de Jayme Monjardim, adaptado da obra de Erico Verissimo.

O trailer também mostra Fernanda Montenegro como Bibiana Terra Cambará, recordando sua juventude (interpretada por Marjorie Estiano) e seu romance com o Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda).

O filme conta a história de duas famílias opostas, a Terra Cambará e a Amaral, que viveram em confronto durante cento e cinquenta anos, tendo em paralelo a história da formação do Rio Grande do Sul.

Na versão para o cinema, a narrativa é conduzida pelas memórias de Bibiana Terra Cambará (Montenegro). Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela reconta sua história e as de seus antepassados.

O longa tem estreia prevista para 20 de setembro e ainda conta no elenco com Paulo Goulart, José de Abreu, Leonardo Medeiros e Suzana Pires.

Filmagens de O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim

Prefeito e vereador de Londres ganham vale-transporte em vez de carro

Comentário : A moda deveria ser copiada no Brasil

Folha de SP
Na maior cidade da União Europeia, nem o prefeito tem direito a carro oficial. Eleito em 2008 para governar Londres, Boris Johnson costuma se deslocar para o trabalho de metrô ou de bicicleta.

Ele e os vereadores da capital britânica recebem um vale-transporte anual válido para ônibus, trens e metrô. Ao tomar posse, todos são avisados de que o uso do transporte público é quase uma das obrigações do cargo.

Prefeito de Londres, Boris Johnson, usa a bicicleta para voltar para casa

As regras da prefeitura e da London Assembly, equivalente londrino à Câmara dos Vereadores paulistana, são bem claras quanto à ausência de motoristas e carros oficiais: "O prefeito e os membros da London Assembly têm o compromisso de usar o transporte público", diz um documento.

Boris fez da austeridade uma poderosa arma de marketing. Colou sua imagem ao cicloativismo, uma bandeira cada vez mais popular no Reino Unido.

Além de aparecer em público de capacete, ele virou garoto-propaganda do programa de aluguel de bicicletas nas ruas da cidade, uma aposta para reduzir as viagens de carro e até de ônibus em pequenas distâncias.

O município só reembolsa despesas com táxi caso as autoridades provem que não puderam optar por uma opção mais barata.

Depois de aprovadas, as prestações de contas podem ser acessadas por qualquer cidadão na internet (os dados da Câmara e da Assembleia de São Paulo também estão na rede).

No ano passado, por exemplo, Boris recebeu R$ 382 de reembolso por quatro viagens de táxi.

A POLÊMICA SOBRE A VENDA DE BEBIDAS ALOÓLICAS TEM NOVO DEBATE

Restrições à venda e à ingestão de bebidas alcoólicas podem virar lei
Um encontro na última semana voltou a reunir representantes da Promotoria, da prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Brigada Militar e de instituições como a UCPel para debater o assunto

Um projeto de lei, em fase de elaboração, coloca a venda e a ingestão de bebidas alcoólicas no centro das discussões. Ainda não há pontos totalmente definidos, mas duas possibilidades são cogitadas: proibir o consumo de álcool em via pública e restringir a comercialização do produto. Duas dúvidas, também centrais, prevalecem nos debates: a legislação valeria só para determinadas áreas da cidade, com foco nas proximidades de instituições de ensino? E quais órgãos se encarregariam da fiscalização? Do contrário, se a estrutura para controle não estiver bem delineada, a lei estaria fadada ao descumprimento.

O Ministério Público (MP) lidera as discussões, através do Grupo de Trabalho Ambiental (GTA). Um encontro na última semana voltou a reunir representantes da Promotoria, da prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Brigada Militar (BM), de instituições como a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) - afetada há anos pela poluição sonora causada pelas aglomerações de público no entorno - e de moradores daquela região.

A nova reunião não tem data marcada, mas a intenção é de que o Legislativo se encarregue da redação do projeto, em que consenso é palavra rara. Enquanto isso, blitze devem ser realizadas para inibir abusos. "Um dos únicos pontos em que existe consenso é quanto à necessidade de regulamentação para o horário de funcionamento de bares que não estão enquadrados como casas noturnas", ressalta o promotor Jaime Chatkin. "Hoje as pessoas têm acesso a bebidas alcoólicas em qualquer lugar a todo o momento".

Com a lei em mãos, entretanto, não apenas os donos dessas vendas e armazéns seriam forçados a buscar licenciamento e adequações específicas de casa noturna - se extrapolassem os horários - como a prefeitura ganharia ferramenta administrativa, na tentativa de controlar o consumo, com possibilidade inclusive de interditar os estabelecimentos em caso de descumprimento da legislação.

Com informações do Diário Popular

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

LEWANDOWSKI AGIU PARA APROVAR CONTAS do PT e DILMA

O então presidente do TSE Ricardo Lewandowski agiu para alterar pareceres contrários da área técnica do Tribunal, segundo a revista VEJA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, agiu para aprovar as contas do PT da época do mensalão e da campanha de Dilma Rousseff à presidência, ambos os casos no período em que comandou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2009 e 2011. Na época, havia pareceres técnicos pela rejeição das contas que foram substituídos.


As informações são da revista VEJA. Lewandowski nega qualquer interferência.

A reportagem teve acesso ao depoimento do ex-auditor do tribunal, Rodrigo Aranha Lacombe, responsável pelos pareceres que acabaram, nos dois casos, nem sendo incluídos nos processos em questão.

Lacombe, que trabalhou no TSE entre 2003 e 2012, afirma ter sido informado na época que se tratava de “pedido do ministro Ricardo Lewandowski”.

Não é normal, no TSE, que presidentes interfiram em pareceres da área técnica, quando mais em processos relatados por outros ministros.

No caso das contas de Dilma, a reportagem revela e-mails trocados em que Lewandowski mostra descontentamento com o parecer que iria, em última instância, impedir a diplomação da nova mandatária brasileira.

“Não estamos lidando com as contas de um ‘boteco’ de esquina, mas de um comitê financeiro de uma presidente eleita com mais de 50 milhões de votos”, escreveu ele em um e-mail trocado com a diretora-geral do TSE.

Na mesma mensagem, o ministro deixa claro que se os erros eram de natureza formal, como lhe parecia, as contas deveriam ser aprovadas com ressalva. Mas se eram problemas sérios, iria-se agir com o "máximo de rigor possível".

O parecer de Lacombe, que acabou substituído por outro favorável à aprovação das contas, apontava os gastos de pelo menos dois milhões de reais não comprovados,

À revista, o ex-presidente do TSE disse que o órgão técnico do tribunal atua com “absoluta independência e isenção”. “Diante dessas características, é impossível a interferência externa ou interna de quem quer que seja”, afirmou Lewandowski.

No ano passado, ele e o presidente do STF, Joaquim Barbosa, ficaram conhecidos por vários embates no julgamento do mensalão. Enquanto o relator do processo ganhou fama nas redes sociais, Lewandowski, que era revisor, chegou a sofrer alguns constrangimentos públicos por votar pela absolvição de alguns réus, como José Dirceu.

A análise dos recursos do mensalão começará nesta semana.

CAMPANHA DE DILMA PRECISA COMPROVAR R$ 2 MILHÕES

Auditor da campanha de Dilma apontou falta de comprovantes de R$ 2 milhões

Jogo de empurra O auditor fiscal Rodrigo Lacombe, que apreciou no Tribunal Superior Eleitoral as contas da campanha de Dilma Rousseff em 2010, afirmou ter apontado, à época, falta de documentos para comprovar R$ 2 milhões em gastos com passagens aéreas. Em depoimento no ano passado, Lacombe acusou a secretária de controle interno do TSE, Mary Ellen Gomide, de ter ordenado a supressão desse trecho do parecer. Segundo ele, Mary atribuiu a decisão ao ministro Ricardo Lewandowski.


Eu, não Ouvida por uma comissão de sindicância interna, em novembro de 2012, a ex-secretária do TSE negou ter pedido que Rodrigo Lacombe fizesse qualquer alteração no relatório. Também negou que Lewandowski tenha pedido mudanças.

Acompanhe mais detalhes 

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."