Pesquisar aqui

sábado, 13 de julho de 2013

SÁBADO NOS '' QUADRINHOS''

Como já tem sido um hábito nas edições de sábado, costumo reservar um espaço para filmes e outras curiosidades de cinema e suas variedades. Brevemente, iremos curtir o novo filme do Homem de Aço. Mais um daqueles filmes que mantém ''nossos heróis'' atualizando-se ao longo dos anos.

Como sou um daqueles que curte o divertimento, compartilho mais uma matéria sobre o Superman, mas nos quadrinhos.

Confira 

Espirra, chora, faz barba, mas não faz sexo: Veja lado humano do Superman
G1 vasculha quadrinhos e sites para provar: herói às vezes é 'supertriste'.
Novo filme do Super-homem, ‘O homem de aço’ , estreia nesta sexta (12).

Foi nos comentários da crítica do filme "Homem de aço", que um leitor do G1 escreveu: "Como o Superman fazia a barba?". Antes de a pergunta ser feita por aqui, a indagação rendeu campanha publicitária de uma famosa lâmina de barbear, lançada nos Estados Unidos para fazer par com a retomada da franquia do herói. "Homem de aço" chega nesta sexta (12) aos cinemas brasileiros.

Para os fãs do Super-homem retomarem o contato com o herói, o G1 conta como o Super-Homem lida com tarefas humanas como ir ao banheiro, espirrar, chorar, fazer a barba, fazer sexo e presentear a amada (veja no quadro abaixo). As respostas são dadas por meio de reproduções dos quadrinhos do personagem, além de textos de sites especializados em quadrinhos. No filme "Barrados no shopping" (1995), o lado humano do Superman também foi debatido. "O útero de Louis Lane não seria forte o suficiente para o bebê, só alguém como Mulher Maravilha poderia aguentar", disse um dos protagonistas, fã de quadrinhos.



PARA EVITAR ESPIONAGEM ...


Rússia usa máquinas de escrever para evitar espionagem, diz jornal.

CINEMA / RARIDADE : BASTIDORES - STALLONE JÁ TROCOU ''SOCOS'' COM O IRMÃO FRANK NAS FILMAGENS DE ROCKY III

SESSÃO BALA DE GOMA 

VOCÊ SABIA?
Os irmãos Sylverter e Frank Stallone em ROCKY III - 1981
Durante as gravações de Rocky III, Sylvester Stallone gravou algumas cenas de luta com seu irmão, Frank. Em certos momentos, ambos trocaram socos de verdade. Além disso, Frank também lutou com Mr T. (Clubber Lang), onde filmaram cenas que lembram o primeiro combate entre Rocky e Clubber visto no filme. Antes disso, em 1981, Frank treinou com o ex-campeão mundial Carlos Palomino. Os vídeos destes raros momentos foram gravados pelo ator, diretor e escritor Lasha George Dardagany.

O que você irá ver agora com certeza vai lhe surpreender. Trata-se de 4 vídeos muito raros que mostram os bastidores de Rocky III. Alguns, nunca vistos por vários fãs da série. O primeiro vídeo, acima, mostra Sylvester Stallone e seu irmão, Frank Stallone, ensaiando uma das cenas do filme, em que Rocky Balboa enfrenta Clubber Lang. Notem que alguns golpes disparados por Frank e Sylvester chegam a acertar um ao outro.

Já no vídeo abaixo, é possível ouvir Stallone gritando orientações ao seu irmão durante a gravação da cena de luta, que desta vez é filmada com Mr. T (Clubber).
O terceiro vídeo (abaixo) mostra também uma luta entre Mr. T e Frank. A cena é a mesma que foi usada no filme, porém, gravada com Sylvester Stallone no lugar do irmão. Trata-se da primeira luta entre Rocky Balboa e Clubber Lang. Novamente, percebemos a voz de Stallone fora do ringue orientando os atores e o câmera responsável pela gravação que aparece no vídeo.
 

No vídeo abaixo, curta a trilha do filme com cenas dos atores principais de ROCKY III

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vereador Marcus Cunha denuncia péssimas condições de UBS em Pelotas

FISCALIZAÇÃO

Na tarde de quarta-feira (10/07) a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Pelotas percorreu quatro postos de saúde. Durante o percurso foram efetuadas denúncias de usuários em relação à precariedade dos atendimentos, estrutura física, unidades fechadas, falta de médicos e dentistas. 

A espera por atendimento é a rotina dos usuários do SUS no município. Na UBS Bom Jesus a situação é precária. A sala de espera chega a ser escura, já que está tomada de mofo nas paredes. A doméstica Natália Mendes fez a denúncia, segundo ela aquele era o terceiro dia de tentativa de atendimento naquela UBS. 

Durante o percurso da fiscalização da comissão, os fiscais encontraram a UBS da Tablada fechada. O horário da unidade repassado pela secretaria de saúde seria até às 17h. O registro da denúncia foi feito antes das 16h e 30min, por uma enfermeira que procurava atendimento para a filha.

Na UBS da Castilho a situação foi ainda pior. Na porta um cadeado e recados para a população, dentre eles o informe que na quarta-feira a unidade estava sem atendimento médico, na quinta o posto estaria fechado devido à greve geral, nas sextas-feiras pela manhã atendimento domiciliar e a tarde reunião. Naquele momento a equipe colheu mais duas denúncias.

Conforme o presidente da Comissão, vereador Marcus Cunha, as denúncias serão encaminhadas para secretaria de saúde para que sejam tomadas providências.

PERDENDO A RAZÃO...Manifestantes agridem presidente da Câmara de Porto Alegre e um fotógrafo

Grupo ocupa a Casa desde a quarta-feira


Manifestantes que ocupam a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre desde quarta-feira agrediram no final da tarde desta sexta-feira o presidente da casa, Thiago Duarte (PDT), e um fotógrafo do setor de comunicação do Legislativo.

Ambos foram atingidos por socos e pontapés no terceiro andar do prédio, quando estavam próximos ao estúdio da TV Câmara. Poucos minutos antes, os vereadores haviam entregue uma contrapoposta aos pedidos dos manifestantes.

De acordo com testemunhas, os ativistas reclamaram de serem fotografados e de que os vereadores estariam repassando informações para a imprensa sobre a ocupação. Policiais da Brigada Militar isolam os vereadores e servidores no gabinete da Presidência, enquanto os manifestantes ocupam o plenário e as demais dependências da casa. 

ZH

ESTREIA HOJE : Renovado, Superman volta com fúria no filme "O Homem de Aço"


No clímax de "O Homem de Aço", reinvenção cinematográfica do herói pelas mãos de Zack Snyder, David Goyer e Christopher Nolan, Superman enfrenta o General Zod em uma batalha de superseres jamais vista no cinema. Em outras palavras: o número de corpos nos destroços é imenso, a destruição é quase interminável. Imagine o clímax de "Os Vingadores" turbinado por um Michael Bay em escala maior do que no terceiro "Transformers". É alto, barulhento, supersônico, muitas vezes nem dá para ver o que acontece. E é sensacional!

Afinal, este não é o Superman a que estamos acostumados. Não é Christopher Reeve, nem Bryan Singer, muito menos o dos Novos 52 nas HQs. E nem deve ser mesmo. Com 75 anos de história, o Último Filho de Krypton é ideal para ser reinventado e, principalmente reinterpretado. O trabalho de Snyder, escolhido para dirigir a aventura depois de criar universos ultra estilizados em "300", "Watchmen" e "Sucker Punch", é traçar um novo caminho para o herói, mostrando um mundo de consequências severas que abale o que seus pais (Jor-El e Jonathan Kent) lhe disseram: que ele é capaz de salvar a todos, e que o homem que ele escolher se tornar vai mudar o mundo.

O ponto em "O Homem de Aço" é justamente a criação de um mundo. Aqui o Superman, que tem sua origem recontada com um ou outro twist, surge pela primeira vez para o resto do planeta. Mas não é uma decisão fácil. Criado pelo casal Jonathan (Kevin Costner) e Martha (Diane Lane) Kent, ele é alguém que nunca se permitiu descobrir seu potencial.


TRAILER 

PLANETA AZUL é descoberto

Telescópio Hubble encontra novo Planeta Azul
Planeta fica a 63 anos luz de distância

A agência espacial Nasa divulgou que o telescópio Hubble, responsável por capturar diversas imagens do Universo encontrou um planeta. O chamado HD 189733b é um exoplaneta, ou seja, é um planeta que orbita uma estrela que não é o Sol. 

O planeta está a 4,6 milhões de sua estrela e a 63 anos luz de distância. Saiba mais!
Foto: Divulgação/ NASA, ESA, e G. Bacon (STScI)

“O estresse atinge cerca de 70% da população brasileira”, explica a psiquiatra Monica Cereser

Que ser humano nunca sofreu de estresse e ouviu de outras pessoas que tudo não passa de frescura? Pois bem, quem te disse isso está totalmente enganado, o estresse é fruto de uma alta descarga de adrenalina motivada por um desgaste emocional que pode ocasionar graves consequências, como acidente vascular cerebral, infarto fulminante, parada cardiorrespiratória etc.

Em entrevista ao R7, a especialista relatou que todas as pessoas estão sujeitas a sofrerem desse problema. “O estresse atinge todas as idades, desde uma criança de três anos até um senhor de oitenta anos. Tudo vai depender da carga emocional que essa pessoa está carregando”, explicou.

As queixas do estresse devido às cobranças do trabalho, das longas filas de banco, do trânsito caótico e das brigas familiares, fazem parte  da vida dos brasileiros e, por mais que seja ruim, todo ser humano precisa ter um pouco de estresse.

“O brasileiro tem um índice de quase 70% da população economicamente ativa que sofre de um nível de estresse significativo. Apesar de preocupante, todo mundo precisa de um pouco de estresse, porque significa que ela está desenvolvendo alguma atividade. Quando você não tem nem um pouco de estresse, é preciso ligar o sinal de alerta, porque você está sendo improdutivo de alguma forma”, destacou.

Para evitar que o estresse cause danos a sua vida, é preciso ficar atento aos sinais negativos deixados por ela, como dificuldade para executar tarefas simples, nervosismo descontrolado, impaciência, ansiedade etc.

“Quando o estresse chega ao limite é preciso parar e começar tentar identificar quais são os sintomas e o que está te deixando nestas condições. Nós recomendamos que a pessoa procure relaxar, controlar a alimentação e  que pratique algum esporte para liberar mais endorfina. Isso melhora a qualidade de vida e baixa o nível de estresse”, finalizou.

TELEMAR NORTE LESTE foi multada em mais de R$ 7 Mi

Telecomunicações
Anatel multa Telemar Norte Leste em R$ 7,14 mi

Empresa foi multado por descumprir metas de qualidade nos serviços de telefonia fixa prestados no Rio de Janeiro, Sergipe e Minas Gerais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rejeitou recursos da empresa Telemar Norte Leste e decidiu manter três multas aplicadas à operadora por descumprimento de metas de qualidade nos serviços de telefonia fixa prestados no Rio de Janeiro, Sergipe e Minas Gerais.

A empresa, que faz parte do Grupo Oi, foi punida com um total de 7,14 milhões de reais. A multa aplicada à filial do Rio de Janeiro foi de 2,184 milhões de reais, enquanto à de Minas foi de 4,452 milhões de reais e a de Sergipe, 504 mil reais. As multas estão em despachos publicados nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

PAPAGAIO ''BOCA SUJA''

Papagaio 'boca suja' é resgatado e choca por repertório de palavrões
Apelidado de Sam, pássaro foi achado em parque em Livingston.
Funcionários ficaram impressionados com a 'boca suja' do animal.



G1

Sociedade de Prevenção da Crueldade com Animais (SPCA) da Escócia está com dificuldades para encontrar o dono para "Sam", um papagaio africano cinza que é conhecido por repetir diversos palavrões sem parar.

De acordo com a SPCA, uma equipe foi chamENCONTRADO NA ESCÓCIAada para resgatar o pássaro em um jardim do parque de Netherwood, em Livingston, e os funcionários ficaram impressionados com o repertório de palavrões e termos obscenos que Sam consegue reproduzir.

“Ele é um barato. Não só sabe um monte de palavrões como dança e assobia caso perceba que não estejam prestando atenção nele”, afirma o gerente Kenny Sharpe. “Ele é muito amigável, pula na mão ou no ombro das pessoas, então alguém o treinou bem”.

A instituição espera que alguém reconheça o pássaro e o leve para casa, já que Sam foi encontrado sem nenhum tipo de identificação.

FRANGO VENDIDO PELA CHINA ESTAVA VENCIDO HÁ 46 ANOS

China desarticula rede que vendia cortes de frango vencidos há 46 anos
As peças eram processadas e vendidas para diferentes áreas do país


Policiais da China descobriram uma rede clandestina de cortes de frango, armazenados inadequadamente e que, em alguns casos, estavam fora do prazo há 46 anos.  

A operação policial desarticulou o esquema na cidade de Nanning, no sul do país.  

Foram apreendidas 20 toneladas de pernas de frango congelado, cujo armazenamento era inadequado, e havia casos de peças fora do prazo desde a década de 1960.  

Nas redes sociais, consumidores criticavam a falta de controle das autoridades chinesas.  

Várias peças localizadas pela polícia tinham selos de importação de países vizinhos, pois Nanning fica próxima à fronteira com o Laos e Vietnã.  

As peças eram importadas, mas processadas em fábricas chinesas e vendidas para diferentes áreas do país, segundo as autoridades.  

De acordo com os investigadores, alguns cortes de frango foram conservados em peróxido de hidrogênio, aditivo ilegal que retarda a data de validade, dando um aspecto de novo ao produto.  

R7 Notícias

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Paulinho da Força diz que convocará uma greve geral de trabalhadores

Por Claudia Rolli 

 (Folhapress) - Reunidos em protesto na zona sul de São Paulo, cerca de cinco mil sindicalistas aprovaram a realização de uma greve geral de trabalhadores em todo o país. O pedido foi encabeçado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), que preside a Força Sindical. 

"O governo abandonou e virou as costas para os trabalhadores. Não é possível viver com a inflação e o desemprego que já atinge os trabalhadores nas fábricas. Não é possível viver com uma política tão recessiva", disse Paulinho. 

"Vamos nos reunir nesta sexta com as centrais e vamos chamar uma greve geral no Brasil todo", disse o sindicalista ao ser aplaudido pelos manifestantes. 

Ele colocou em votação a greve geral, que foi aprovada pela maior parte dos manifestantes. Em seguida, os trabalhadores gritaram em coro "se a Dilma não ceder, o pau vai comer". 

Paulinho pediu, ainda, a demissão de Guido Mantega, ministro da Fazenda

Os trabalhadores, que estavam na ponte do Socorro, saíram em marcha em direção ao largo Treze de Maio, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Enquanto passavam pela avenida Santo Amaro, vários comerciantes fecharam as portas. " Pode deixar tudo aberto, somos trabalhadores. Não precisa fechar a porta. Não somos vândalos nem bandidos ", diziam diretores do sindicato, que se revezam no microfone no carro de som. 

Durante a manifestação, os metalúrgicos, de cerca de 35 fábricas da região, deixaram uma faixa livre para não atrapalhar o transito. 

Enquanto caminhavam, os manifestantes repetiam gritos de guerra xingando a presidente Dilma. "Eu quero mandar aquele recadinho de novo para nossa querida Dilma", disse o diretor José Silva, incitando os trabalhadores a cantar "1,2,3, 4,5 mil, eu quero que a Dilma vá..." 

PARALISAÇÃO EM PELOTAS - Bancos e demais empresas do centro da cidade fecham as portas

INFORMAÇÃO !!! 

Por Beto Vetromille 

Notícia da Hora : 11h35min : SUPERMERCADOS - Até o momento , funcionam o BIG , NACIONAL da BENTO, NACIONAL da  Cohabpel , POIS POIS da Barroso.
-----------------------------
Notícia da Hora - 11h12min : BANCOS ESTÃO FECHADOS EM PELOTAS 
Não há presença de bandeiras de partidos políticos no Movimento de Paralisação em Pelotas até o momento !
------------------------------
11h - Notícia da hora : Acaba de ser fechado o Café Aquário no centro da cidade, em solicitação do Movimento de Paralisação em Pelotas . 
-------------------------------
Atualizando - 10h40min
A cada minuto aumenta o número de pessoas integrando o Movimento de Paralisação no comércio central de Pelotas. A Brigada Militar está acompanhando todo o protesto, que até agora , não registra nenhuma violência.
----------------------------------
Atualizando - 10h30 min
VIA CAMPESINA(MST) está chegando para incorporrar o Movimento de Paralisação. Restaurantes estão fechados.
---------------------------------
COMÉRCIO DE PELOTAS ESTÁ FECHANDO NO CALÇADÃO - Movimento de sindicalistas está solicitando que o comércio feche as portas. As empresas estão aderindo ao movimento!
Bancos também deverão manter portas fechadas e ,em seguida, manifestantes se deslocarão para os supermercados que estão abertos, para que fechem as portas.
Informações , ao vivo, do centro de Pelotas - Reportagem Rádio Universidade 1160AM.

CHINA deverá liberar consoles de videogames proibidos no pais

Proibição de venda de consoles na China chegará ao fim após 13 anos, diz jornal

O governo chinês planeja acabar com a proibição de venda de consoles no país, de acordo com o jornal local South China Morning Post.

O fim da proibição é parte de uma estratégia para criar a "zona de livre comércio de Xangai", de acordo com o jornal. As fabricantes teriam que produzir os consoles na cidade e precisam também da aprovação das "autoridades de cultura" locais.


"Eles ainda precisam da aprovação do Ministério da Cultura e outros órgãos governamentais relevantes, o que eu acredito que seja razoável, já que o governo quer garantir que o conteúdo dos seus jogos não sejam violentos ou politicamente sensíveis para os jovens",afirmou ao jornal uma fonte que não quis ser identificada.

Desde 2000, Sony, Nintendo e Microsoft não podem comercializar consoles no países, porque o governo temia que conteúdos violentos causassem danos à "saúde mental" das crianças. A China é um dos mais populosos do mundo, com cerca de 1,3 bilhão de habitantes.

À época, legislação foi alterada para que fosse permitida apenas a importação de peças dos aparelhos para a montagem. Uma vez prontos, os videogames eram exportados.

Entretanto, os consoles são comercializados na China no chamado "mercado cinza", que leva os dispositivos ao público sem a aprovação do governo.

Como alternativa aos videogames, o público gamer adota o iPad como principal plataforma de jogos, já que o aparelho é montado e comercializado na China.

MANIFESTAÇÕES : ''Onde esteve a escola esse tempo todo?''

Existe uma sensação global por parte de educadores e gestores de que, frente às recentes manifestações públicas nas ruas, a escola pareceu mais uma vez bem distante da realidade

Por Alexandre Le Voci Sayad, de Abuja, Nigéria*

Nos anos 90, o economista suíço Jacques Delors propôs uma educação sintonizada com a chegada do século 20. O documento encabeçado pela Unesco “Educação: Um Tesouro a Descobrir” influenciou políticas públicas em todo o mundo. Entre os pilares por ele considerados essenciais para educar, estavam pistas de como a escola deveria dialogar com a mídia, que se tornaria cada vez mais presente na vida de todos. Práticas de comunicação e educação que o francês Celestín Freinet desbravou nos anos 30, mas que muitos pensadores, com pouca vocação para realização, deixaram morrer nas décadas seguintes. 

Nesse sentido, há de fato uma sensação global por parte de educadores e gestores de que, frente às recentes manifestações públicas nas ruas, de desagravo à política, a escola pareceu mais uma vez bem distante da realidade. Assistiu mesmo ao bonde passar, abismada. Professores pareciam perguntar: “Onde estive que nada percebi?” Mas a pergunta necessária seria "Onde a escola 'não esteve'?”. E a resposta: “nas redes sociais”. Ou mais profundamente, no caldo cultural que respira essa geração.

Ainda reverberando esses recentes fatos, a Nigéria hospedou, no fim de junho, um evento importante organizado pela mesma Unesco acerca do tema da Media Information Literacy (MIL). É assim que a organização denomina os projetos educativos de leitura de mídia e produção de comunicação por jovens. A Conferência foi patrocinada pelo governo da Suécia, Arábia Saudita, além dos anfitriões.

Em meio a apresentações acadêmicas, algumas interessantes outras nem tanto,  a “International Conference on MIL and Intercultural Dialogue” deu continuidade à construção coletiva de dois importantes documentos: um propõe uma aliança global entre práticas de MIL, e outro um guia estratégico para políticas públicas na área.

Países como o Brasil avançaram um pouco na última década com relação a produção de comunicação na escola, quando experiências isoladas se fortaleceram em rede e pautaram políticas públicas, como o Mais Educação – levando as práticas de mídia a milhares de escolas públicas no contra-turno. Mas não há ainda uma  percepção generalizada de que o trabalho com mídia na educação pode transformar a qualidade do ensino no Brasil e aproximar a escola do universo do estudante.

Nesse sentido, uma aliança global e um norte estratégico em políticas públicas podem-se tornar ações importantes e emblemáticas na construção de uma agenda mundial de apropriação das novas mídias pelo ensino formal, talvez tão importante quanto o documento de Delors.

Coincidência ou não, triste foi noticiar que, na mesma Nigéria, um grupo radical muçulmano massacrou crianças em uma escola cristã perto de Abuja (capital) assim que a Conferência terminou. Não há programa de mídia e educação capaz de fazer entender algumas atrocidades que permeiam um continente que sempre foi tratado como servidor, e jamais ator, de grandes decisões políticas e econômicas mundiais. 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Detran/RS esclarece sobre serviços nesta quinta

O Detran/RS orienta os usuários dos serviços que contatem os Centros antes de se deslocarem.

Diante da previsão de mobilização nesta quinta-feira (11), o Detran/RS irá manter o funcionamento dos seus serviços, mas, considerando a dificuldade no uso de transporte público em algumas localidades, orientou seus credenciados a analisarem a situação em cada município. Constatada a necessidade, fica autorizado, excepcionalmente, o caráter facultativo para o exercício das atividades privadas, respeitadas, evidentemente, as peculiaridades locais e regionais. 

As atividades do Detran/RS, como provas teóricas eletrônicas, bem como as provas práticas, serão mantidas. Casos em que não seja possível o deslocamento dos usuários, e as provas não puderem ser realizadas, serão analisados individualmente para reagendamento. 

Os Centros credenciados que realizam serviços de formação de condutores (CFCs), registro e transferência de veículos (CRVAs), confecção de placas (FPTs) e depósito de veículos (CRDS) devem avaliar o risco em suas localidades para proteger o patrimônio e a integridade física de seus empregados. A decisão de não funcionamento deve ocorrer por meio de cartazes fixados em frente ao estabelecimento. 

Por sua especificidade, os Centros de Remoção e Depósito (CRDs) deverão garantir os serviços de remoção e estadas de veículos, quando demandados pelos agentes do Sistema Estadual de Trânsito. 

O Detran/RS orienta os usuários dos serviços que contatem os Centros antes de se deslocarem.

BRASIL quer esclarecimentos sobre espionagem dos EUA

Governo divulga medidas tomadas para esclarecer espionagem dos EUA
Todas as ações já foram anunciadas ao longo da semana.
Em nota, governo diz que pode pedir mais explicações aos EUA.


A Presidência da República divulgou no início da tarde desta quarta-feira (10) uma nota com as medidas que o governo  tomou até aqui para tentar esclarecer a denúncia de que pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA, na sigla em inglês). A denúncia foi publicada no jornal "O Globo" do último domingo. 

Todas as medidas na nota do governo já foram anunciadas ao longo da semana: a convocação do embaixador norte-americano em Brasília para prestar esclarecimentos sobre o caso; a criação de um grupo técnico interministerial para realizar investigações e a abertura de inquérito pela Polícia Federal e a apuração dos fatos pela Anatel.
Na nota, o govrno também diz que, a partr do resultado das investigações, pode enviar pedido de esclarecimentos adicionais ao governo dos EUA. Um pedido de esclarecimento já havia sido enviado logo que a denúncia se tornou pública.

Veja a íntegra da nota do governo:

Snowden aceita oferta de asilo da Venezuela, diz parlamentar russo

Ex-analista é acusado de vazar informações do programa de espionagem dos EUA

O ex-analista americano da inteligência Edward Snowden, que está há duas semanas bloqueado na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, aceitou a oferta de asilo político apresentada pelo governo da Venezuela, afirmou nesta terça-feira um parlamentar russo. "Como era esperado, Snowden aceitou a oferta do presidente (venezuelano Nicolás) Maduro sobre asilo político", escreveu Alexei Pushkov, presidente do comitê de Relações Exteriores na Câmara Baixa do Parlamento russo na rede social Twitter. "Aparentemente, esta opção pareceu ser a mais confiável para Snowden", acrescentou. 

O governo da Venezuela havia oferecido na semana passada asilo para Snowden, em um gesto que foi seguido pelas autoridades de Bolívia e Nicarágua. Snowden, que está no centro de um escândalo internacional ao revelar a extensão da espionagem eletrônica e telefônica americana, havia enviado cartas pedindo asilo a cerca de 20 países, incluindo Venezuela. 

Maduro chegou a afirmar à imprensa em Caracas que havia "recebido a carta com o pedido de asilo" de Snowden, e acrescentou que o ex-analista americano "deve decidir quando viajará, se finalmente desejar vir" à Venezuela. Snowden não pode sair da zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, já que seu passaporte americano foi revogado pelas autoridades de seu país, e não possui documentos que lhe permitam viajar.

PELOTAS DEVERÁ ''PARAR'' NESTA QUINTA FEIRA

Pelotas deve aderir à paralisação nacional nesta quinta

Assembleia confirmou realização da terceira manifestação pública que dessa vez vai ocorrer junto com a mobilização nacional organizada pelas centrais sindicais

Por: Tânia Cabistany
taniac@diariopopular.com.br 

A cidade vai mesmo parar nesta quinta-feira (11), ao que tudo indica. Assembleia geral realizada no último sábado em Pelotas confirmou a realização da terceira manifestação pública, que dessa vez vai ocorrer junto com a paralisação nacional organizada pelas centrais sindicais. Ou seja, não será apenas mais um grande ato público, mas uma greve geral. Nem transporte coletivo deverá ter no dia, pois os rodoviários confirmaram participação ao movimento.

As escolas e universidades também tendem a não ter aula, pois as respectivas entidades representativas das categorias de trabalhadores definiram pela adesão. Segundo o tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos, José Primeiro, a classe igualmente definiu pela participação, da mesma forma com que os trabalhadores na indústria da alimentação, comerciários, trabalhadores em postos de combustíveis e estabelecimentos de gás, Cpers-Sindicato, Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) e associações dos Docentes e dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A vice-presidente do Simp, Tatiana Rodrigues, ressalta que a entidade vai levar para a rua pautas específicas, como o pagamento do piso nacional para a educação, salário mínimo como inicial dos municipários e salário digno para todos os setores da prefeitura. “É um absurdo que um médico do município hoje ganhe R$ 1,2 mil”, exemplifica, ao se referir aos técnicos científicos. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Éder Blanck, confirma a decisão do setor, formado hoje por cerca de 1,5 mil trabalhadores, de parar tudo nesta quinta-feira. Já o Sindicato dos Bancários de Pelotas realiza nesta terça-feira (9), às 17h30min, uma plenária para definir a participação da categoria na greve.

Pauta unitária
As centrais sindicais definiram como pautas unitárias se manifestarem contra o PL 4330, da "terceirização", que em seu entendimento retira direitos dos trabalhadores brasileiros e precariza ainda mais as relações de trabalho no Brasil. Querem que as reduções de tarifa do transporte não sejam acompanhadas de qualquer corte dos gastos sociais; 10% do orçamento da União para a saúde pública, 10% do PIB para a educação pública, fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salários, reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

Pautas gerais
Definidas na assembleia geral do dia 6, são estas as pautas gerais dos trabalhadores:


  • - Divulgação do abaixo-assinado pela derrubada do contrato - com a Ecosul
  • - Cumprimento da Lei Municipal que destina 30% do orçamento público na educação pública
  • - Tarifa zero e estatização do transporte público
  • - Redução imediata da tarifa do transporte público
  • - Contra a iniciativa privada e encampamento dos hospitais ao SUS
  • - Criação de lei específica municipal sobre transparência dos gastos públicos, que seja mais acessível e com fiscalização através de conselho popular
  • - Abertura de espaços culturais também aos finais de semanas
  • - Reformulação do sistema de coleta seletiva municipal
  • - Construção imediata de 200 leitos hospitalares
  • - Corte de 50% nos cargos políticos para pagamento do piso dos professores municipais
  • - Retirada dos horários das ciclovias
  • - Municipalização das concessões das rádios comunitárias
  • - Fim do corte de água e luz por falta de pagamento para a população pobre
  • - Desmilitarização da polícia e contra a repressão policial
  • - Contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
  • - Destinação de 10% do PIB para a Saúde Pública (SUS)
  • - Contra o pagamento da dívida externa e interna
  • - Democratização da Comunicação
  • - Investimento em Políticas Públicas de Segurança para os trabalhadores dos transportes, com especial atenção aos taxistas
  • - Contra o Estatuto do Nascituro
  • - Organização de comitês locais através de Assembleias Populares Constituintes para a população decidir o tipo de governo, como alternativa ao plebiscito
  • - Terra para a população indígena
  • - Reforma Agrária feita pelos trabalhadores
  • - Contra a criminalização dos Movimentos Sociais
  • - Melhorias na iluminação pública
  • - Contra o Ato Médico
  • - Contra a corrupção
  • - Fim da concessão da iniciativa privada na educação
  • - Fim das concessões de telefonia
  • - Estímulo ao transporte ferroviário. Construção de linha ferroviária entre Pelotas e Rio Grande


CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO FOI INTERDITADO PELA JUSTIÇA

Atualizado - 10/07/2013 - Liberada entrada no prédio do Centro Administrativo
Sindicalistas impediram ingresso de funcionários no prédio por cerca de uma hora e meia( leia mais>>>)

Liberação só deve ocorrer com obtenção do alvará do Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndio (PPPCI)

O juiz Hilbert Maximiliano Akihito Obara, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, acaba de determinar a interdição do Centro Admnistrativo Fernando Ferrari (CAFF), prédio onde fica a maioria das secretarias do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele determinou que isso aconteça até a obtenção do alvará do Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndio (PPPCI), perante o Corpo de Bombeiros, por parte dos administradores do edifício.


O magistrado atende a um pedido de liminar feito pelo Ministério Público Estadual. A medida deve ser acatada pelo Estado, sob risco de multa diária sujeita à atualização, fixada em R$10 mil.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que esperou desde abril para tomar a decisão. Foi naquele mês que o MP ajuizou uma Ação Civil Pública reclamando da inexistência de Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). Foi dada a oportunidade ao Estado para que apresentasse a devida comprovação documental da segurança para utilização do prédio.

O juiz alega que, apesar do esforço do Estado do Rio Grande do Sul, foram juntados documentos defeituosos ao processo. As anotações de responsabilidade técnica não tiveram preenchidos os campos de data e validade, afirma o magistrado. O PPCI não tem o registro do responsável técnico e do proprietário, o que enfraquece a afirmação feita pelo governo de que a segurança dos servidores públicos e dos cidadãos que frequentam o Centro Administrativo está garantida, acrescenta Hilbert.

O juiz diz ainda que não podem ser ignorados os fatos trágicos e notórios recentemente ocorridos.

— A tragédia de Santa Maria, do início do ano, e o incêndio do Mercado Público de Porto Alegre, do último fim de semana, evidenciam a necessidade de exigência rigorosa do Plano de Proteção contra Incêndio, sob pena de outras catástrofes análogas — conclui.

ZERO HORA

AVIÃO MOVIDO À ENERGIA SOLAR

Um avião movido a energia solar conseguiu atravessar os Estados Unidos de costa a costa, no primeiro teste antes de iniciar um projeto ainda mais ambicioso: dar uma volta ao mundo sem gastar uma gota de combustível.


O protótipo, desenvolvido pela empresa suíça Solar Impulse, partiu de São Francisco no dia 3 de maio e aportou em Nova York no último sábado, depois de cinco escalas. "O que alguns anos atrás era um sonho, se tornou realidade nos últimos dias e agora faz parte da história", disse o piloto André Borschberg, que alternou o controle do avião com o também criador do projeto Bertrand Piccard.

A ideia inicial dos pilotos era sobrevoar a estátua da Liberdade como o ponto alto do trajeto, mas um problema técnico na asa esquerda forçou o pouso antecipado.

O avião começou a ser planejado em 2003 e recebeu um investimento de US$ 112 milhões, o equivalente a R$ 253,1 milhões. O segredo do uso da energia solar está nas asas: 12 mil células fotovoltaicas acumulam energia e permitem que a aeronave possa voar mesmo durante a noite ou com tempo nublado.

"Nós queremos passar uma mensagem de que a tecnologia pode ser usada para criar um mundo mais limpo",afirmou Piccard. "No século XX, o homem que conquistou o mundo. Agora, no século XXI, temos que melhorar a nossa qualidade de vida". A volta ao mundo está prevista para ocorrer em 2015.

Com informações do Estadão

Anatel investigará participação de teles em caso de espionagem

Da Agência Brasil, em Brasília

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instaurou procedimento de investigação para apurar se empresas de telecomunicações sediadas no Brasil violaram o sigilo de dados e de comunicação telefônica. A decisão, anunciada hoje (8), é em resposta a denúncias sobre um suposto sistema de espionagem de cidadãos brasileiros, feito pelo governo dos Estados Unidos por meio da internet e da telefonia.


Reportagem publicada domingo (7) pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), segundo documentos divulgados pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden. Os dados eram monitorados por meio de um programa de vigilância eletrônica altamente secreto chamado Prism.

A Anatel terá ajuda da Polícia Federal e de outros órgãos federais para investigar o caso. De acordo com a agência, o sigilo de dados e de comunicações telefônicas "é um direito assegurado na Constituição, na legislação e na regulamentação da Anatel", e sua violação "é passível de punição nas esferas cível, criminal e administrativa".

Procurado pela Agência Brasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) informou que está aguardando procedimentos internos para se manifestar publicamente sobre o assunto.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Presidente da Câmara descarta plebiscito com reforma política para 2014

Grupo de trabalho deve elaborar proposta sobre o assunto em 90 dias

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), descartou nesta terça-feira qualquer possibilidade de um plebiscito sobre a reforma política ter validade já para as eleições de 2014. "Dentro do prazo que a anualidade constitucional exige, não haveria como fazer o plebiscito para a eleição de 2014. Isso é uma constatação de todos", afirmou Alves, que participou da reunião de líderes da base governista na Câmara.


Considerando que o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização da consulta, de 70 dias, torna "inviável" e "impraticável" as alterações entrarem em vigor já no ano que vem, o presidente da Câmara anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de reforma política. "É uma questão de ordem prática", resumiu. 

Ele complementou que isso não significa que a ideia do plebiscito esteja "enterrada" e disse que a Câmara vai analisar a proposta, desde que parlamentares apresentem as assinaturas necessárias. "Se surgir (a proposta) de plebiscito e conseguir as assinaturas necessária, esta Casa não vai se furtar de examinar, mas sabendo que só valerá para as eleições de 2016".

Complad aprova novo procedimento para licenciamento de obras

O Conselho Municipal do Plano Diretor (Complad) aprovou, na segunda-feira (08/07/13), um novo procedimento para o licenciamento de obras. Após muitas reclamações sobre a demora para o licenciamento do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), fornecido pelos Bombeiros, o tramite agora de execução da obra passa a ser paralelo ao PPCI.

          “Com isso vai diminuir pela metade o tempo da obra para o construtor”, afirma a secretária da Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida. 

Agora, as licenças de construção ou de regularização passarão a adotar o termo de adequação, em que o proprietário e o responsável técnico da obra se comprometerão a preencher toda a legislação e as normas técnicas na execução da obra, além de, para a expedição do alvará de habite-se, apresentar a aprovação do PPCI pelos Bombeiros.

DILMA ANUNCIA MEDIDAS SOBRE ESTUDANTES DE MEDICINA TRABALHAREM NO SUS

Curso de Medicina aumentará em dois anos para estudantes trabalharem no SUS
Mudança integra pacote de medidas anunciado por Dilma para ampliar a oferta de médicos e melhorar a formação dos profissionais

O curso de Medicina passará de seis para anos anos a partir de 2015. A mudança integra um pacote de medidas anunciado nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff para ampliar a oferta de médicos no país e melhorar a formação dos profissionais. Definida numa Medida Provisória, a ampliação deverá ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, num prazo de 180 dias.


O programa, batizado de Mais Médicos, inclui ainda o recrutamento de profissionais estrangeiros para trabalhar em áreas prioritárias, a abertura de 11.447 novas vagas para graduação e outros 12.376 postos de especialização em áreas consideradas prioritárias até 2017. O novo formato do curso de Medicina é inspirado no modelo existente em países como Inglaterra e Suécia, diz o Ministério da Saúde. 

Concluído o curso de seis anos, o estudante passa para um segundo ciclo, de dois anos, onde terá de atuar em serviços públicos de saúde. A exigência do segundo ciclo será universal: tanto para estudantes de instituições da rede pública quanto privada de ensino.

No período em que trabalharem nos serviços públicos de saúde, estudantes receberão uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde. Os valores ainda não foram definidos. O governo calcula, no entanto, que ela ficará entre o que é concedido para as residências médicas (R$ 2,9 mil mensais) e o que é pago para profissionais inscritos no Provab (R$ 8 mil). 

GOVERNO QUER VOTAR MARCO CIVIL DA INTERNET

Após espionagem, governo quer votar marco civil da internet nesta semana

TAI NALON
DE BRASÍLIA

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou nesta segunda-feira (8) que o governo quer votar ainda nesta semana na Câmara o projeto sobre o marco civil da internet.

A análise da proposta, que está parada na Casa desde o fim do ano passado, seria uma resposta política à revelação de que os Estados Unidos mantêm programas de vigilância de dados telefônicos e de internet. Segundo a ministra, a ideia é agilizar a votação na Câmara para que o Senado vote a proposta antes do recesso parlamentar, em 18 de julho.


"É inadmissível a violação à soberania e à privacidade do cidadão brasileiro neste momento", disse Ideli. "Eu acredito que, da mesma forma que a presidenta tomou prontas providências no sentido da investigação, da posição firma do Brasil nos organismos internacionais, acionando agência e acionando a Polícia Federal, também o Congresso Nacional irá responder à altura. É algo muito grave."
Ideli disse que o "ponto primordial" a ser tratado na matéria é a guarda de informações. Ponto polêmico no projeto e alvo do lobby de empresas de telecomunicações, a guarda de dados motivou um dos vários impasses que impediram sua votação em plenário. Agora, o governo encampou o discurso de "aperfeiçoar" e "endurecer", nas palavras da ministra, esse tema.

"Hoje, está absolutamente claro que a soberania do país e a privacidade do cidadão brasileiro está em xeque. Então eu acho que essas duas questões torna absolutamente prioritário e todo e qualquer conflito de interesse fica em segundo plano", disse a ministra.

Atualmente, há pelo menos dois projetos de lei sobre o assunto no Brasil. O Marco Civil, espécie de "Constituição da Internet", aguarda aprovação na Câmara. Enquanto isso, o Ministério da Justiça elabora um texto para a lei de proteção de dados pessoais.

Ideli vai se reunir ainda nesta segunda-feira com o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para tentar encaminhar a votação.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."