Pesquisar aqui

sábado, 9 de agosto de 2014

RONCAR À NOITE PODE TER SOLUÇÃO

5 Alimentos para parar de roncar

Da mesma maneira que podemos recorrer a alguns truques que podem ser muito úteis para parar de roncar ou eliminar das nossas vidas alguns hábitos que podem ser a consequência dos roncos, podemos nos ajudar com a alimentação, procurando consumir alguns alimentos que são bastantes efetivos para melhorar esta condição.

Existem métodos muito eficiente para ajudar a eliminar os roncos, entre os quais podemos encontrar as tiras nasais e os medicamentos, além de alguns truques que para certas pessoas podem ser uma solução eficiente e duradoura. Mas é importante saber que existem alguns alimentos simples que servem para controlar e eliminar estes incômodos roncos. 


O Mel
Esta é uma forma deliciosa de acabar com o incômodo ronco, já que se pode acrescentar em todas as bebidas que consumimos durante o curso do dia. O mel contém propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a limpar as vias respiratórias e, desta maneira, podendo conseguir conciliar um sono tranquilo.

O chá de hortelã
O chá de hortelã é muito eficaz para ajudar a limpar a garganta e em geral todas as vias respiratórias, uma vez que elimina o catarro.

O peixe
O consumo do peixe é muito saudável, sendo assim, deve-se incluir na alimentação diária. Comer com mais frequência peixe (e em geral as carnes brancas) do que as carnes vermelhas, ajuda bastante a parar de roncar. Isso se deve a que, geralmente todas as carnes vermelhas e as gorduras saturadas podem chegar a causar espasmos que geram inflamações nas vias nasais, desta maneira, não somente melhoramos a qualidade de sono, como também estaremos melhorando a nossa saúde.

O azeite de oliva
Este é o melhor azeite que existe para o consumo, já que sua quantidade de gordura saturada é mínima e é um anti-inflamatório natural, assim ajuda a melhorar a qualidade do sono ao evitar o ronco.


O leite de soja
É recomendável substituir o leite comum (de vaca) pelo de soja, já que o leite de vaca produz maior mucosidade na região da garganta, o qual aumenta o ronco.

Lembre-se
Se você puder incluir estes alimentos na sua dieta diária, com certeza você irá ter uma melhor qualidade de vida ao conseguir ter um sono tranquilo, além disso as pessoas que te rodeiam se verão beneficiadas, já que este problema costuma afetar muito mais aos nossos companheiros que precisam suportar estes fortes roncos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PREFEITURA DE PELOTAS OBEDECE LIMINAR E SUSPENDE CONTRATO DA FALCONI

NOTA À IMPRENSA


Em cumprimento à decisão tomada pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Pelotas comunica que suspendeu o contrato de consultoria de gestão para a melhoria dos indicadores de educação do Município. Reforça, entretanto, que a suspensão do contrato causará enormes prejuízos à educação de Pelotas.

Com a paralisação determinada pelo Tribunal de Justiça, o cronograma de ações ficará seriamente prejudicado, comprometendo severamente o cumprimento das metas de elevação da qualidade do ensino. Assim, a decisão não pune a Prefeitura, mas sim os alunos, professores e diretores de escola de Pelotas.

Reiteramos que a contratação da Falconi Consultores de Resultados seguiu um processo absolutamente legal e transparente, cumprindo requisitos aprovados por todos os órgãos de controle e seguindo o que diferentes entes públicos já fizeram. Tanto assim, que entre os contratantes da consultoria estão, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, além de dezenas de prefeituras e governos de Estado.

A Procuradoria Geral do Município já apresentou um recurso ao próprio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e estuda outras medidas judiciais para reverter, com a máxima urgência, a decisão que prejudica enormemente o futuro escolar das crianças da nossa cidade. Portanto, a Prefeitura Municipal de Pelotas reitera que confia plenamente no Poder Judiciário, pois está convencida de que a decisão será refeita e o trabalho retomado.

Até lá, a Prefeitura garante que não medirá esforços para dar continuidade à modernização da educação pelotense, com o engajamento de toda a equipe da Secretaria de Educação. Os professores e gestores que já foram treinados se desdobrarão para multiplicar as ferramentas de inovação. Vamos perseverar, porque a educação é – e precisa ser – a nossa prioridade.

Prefeitura de Pelotas

PAGAR COM CARTÃO DE CRÉDITO PODE FICAR MAIS CARO

Senado aprova proposta que permite cobrança diferenciada em pagamentos com cartão de crédito

Se aprovada na Câmara dos Deputados, matéria permitirá que compras pagas em dinheiro tenham preço diferente daquelas efetuadas com outros meios de pagamento


O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira proposta que permite que comerciantes cobrem preços diferenciados para produtos vendidos com o cartão de crédito e dinheiro. O projeto, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), susta os efeitos da Resolução nº 34/89 do extinto Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, que proíbe a prática. A matéria seguirá agora para análise da Câmara dos Deputados.

Atualmente, não se pode ter uma cobrança diferenciada nos preços do pagamento feito em dinheiro e quando é feito com cartão de crédito. Desde terça, a matéria tem sido discutida no plenário do Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), havia assumido um compromisso com Requião de discutir a matéria. A proposta foi aprovada em votação simbólica, no qual nem todos os senadores precisam anunciar como votaram.

Mais cedo, senadores tentaram adiar a votação da matéria. Delcídio Amaral (PT-MS) e João Vicente Claudino (PTB-PI) apresentaram um requerimento para levar o projeto para tramitar na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na de Meio Ambiente e Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CMA). O pedido, contudo, foi rejeitado por 27 votos contrários e 24 votos favoráveis.

Autor da proposta, Roberto Requião disse que não consegue entender como os senadores têm defendido o contrário. Segundo ele, a medida pode ajudar até no combate à inflação. "Não se pode obrigar uma pessoa pobre que ganha um salário mínimo pagar de 7% a 11% a mais porque o Senado se recusa a votar (a proposta)", afirmou.

Contrária à votação imediata, a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu que a matéria passasse pelas duas comissões para ampliar o debate. A senadora disse ter "dúvidas" sobre a validade da proposta, uma vez que uma série de entidades de defesa do consumidor que ela considera como "insuspeitas", como o Idec, se posicionaram contrariamente à matéria. "Se elas (as entidades) assumem que mudar pode prejudicar o consumidor, eu não posso deixar de discutir a matéria", disse.

(Com Estadão Conteúdo)

PROGRAMA AEROESPACIAL BRASILEIRO PODERÁ RECEBER NOVOS PARCEIROS INTERNACIONAIS

Holandeses abrem perspectivas de parceria com o Brasil na área espacial

Representantes dos Países Baixos foram recebidos nesta quinta (7) na sede da Agência Espacial Brasileira, em Brasília (DF)

O Adido para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Embaixada dos Países Baixos em Brasília, Hans Dorresteijn, o novo e o antigo Conselheiro de CT&I, Nico Shiettekatte e Theo Groothuizen, visitaram nesta quinta-feira (7) a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Eles foram recebidos pelo presidente da instituição, José Raimundo Braga Coelho, e pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho. No encontro foram tratados diversos temas envolvendo de interesse comum do Brasil e da Holanda.

Entre os assuntos tratados, a participação dos Países Baixos no Programa de Cooperação na Formação de Recursos Humanos Qualificados para a área espacial brasileira, que inclui a possibilidade de vinda ao Brasil de pesquisadores, professores e tecnólogos holandeses para pesquisar, ensinar e trabalhar em universidades e centros de pesquisa, assim como em indústrias aqui sediadas.

Exemplos 

Os visitantes receberam exemplos de acordos nesta área, que têm o apoio do programa de expansão e internacionalização da ciência espacial, com bolsas tanto para estudantes como para professores e pesquisadores.

O segundo ponto em destaque trata da cooperação entre Parques Industriais dos dois países no setor espacial. O parque tecnológico de São José dos Campos (SP), que reúne grandes empresas espaciais brasileiras pode desempenhar papel proeminente nesse esforço.

Parceria com os EUA

Os Estados Unidos também se interessam por estabelecer parcerias de maior envergadura no setor aeroespacial com o Brasil.  A Conselheira de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Mary Townswick afirmou haver intenção por parte de seu país em receber mais bolsistas do programa de incentivo ao intercâmbio e à mobilidade na área espacial, uma vez que as universidades norte-americanas são as mais procuradas pelos estudantes que se inscrevem no programa governamental de formação de recursos humanos qualificado.

O chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB, José Monserrat Filho, que recebeu a conselheira americana, disse que há intenção da Agência em retomar as negociações sobre um acordo na área espacial cujas conversações se iniciaram no início do ano. Existe ainda o interesse da AEB em voltar a analisar projetos de satélites para a área de meio ambiente.

Fonte: 
Agência Espacial Brasileira

FUTEBOL BRASILEIRO - NOVAS DATAS E O CALENDÁRIO PARA 2015

Calendário do futebol em 2015 prevê pré-temporada e folgas em datas-Fifa

Atletas terão 30 dias de férias e 25 dias de pré-temporada, atendendo parte das reivindicações do Bom Senso Futebol Clube

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (6), o calendário do futebol brasileiro para 2015. Com o início dos estaduais marcado para a primeira semana de fevereiro, os atletas terão 30 dias de férias e 25 dias de pré-temporada, atendendo parte das reivindicações do movimento de jogadores Bom Senso Futebol Clube.

Outra mudança é que não haverá rodada do Campeonato Brasileiro nas chamadas datas-Fifa, reservadas para amistosos da Seleção Brasileira e jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

A pré-temporada, que é apontada pela entidade máxima do futebol como “a principal novidade” do futebol no próximo ano, acontecerá entre os dias 7 e 31 de janeiro. Em reunião com jogadores do Bom Senso em outubro do ano passado, logo após a articulação do movimento, a CBF havia se comprometido a ajustar o calendário para que, a partir do ano que vem, os jogadores passassem a ter direito a um mês inteiro de preparação para as competições do ano.

Os campeonatos estaduais sofreram uma leve redução, passando das atuais 21 datas disponíveis para 19. A bola começa a rolar para os torneios dos estados no dia 1º de fevereiro, com previsão de término no dia 3 de maio.

Os campeonatos regionais também estão confirmados: clubes da região Nordeste disputarão a Copa do Nordeste, enquanto os times das regiões Norte e Centro-Oeste terão a Copa Verde pela frente. Para conciliar os torneios, os campeonatos domésticos nestas regiões foram encurtados: os estaduais nordestinos contam com 12 datas, e os do Norte e Centro-Oeste, 15.

A Copa América está marcada para acontecer entre os dias 11 de junho e 4 de julho. Diferentemente da Libertadores da América e da Copa do Brasil, que terão um intervalo de mais de um mês enquanto a Copa América estiver sendo jogada, o Campeonato Brasileiro não será interrompido durante os 24 dias da competição de seleções sul-americanas. Logo, os clubes que tiverem jogadores convocados por Dunga estarão desfalcados durante todo este período.

O calendário brasileiro sofre duras críticas do Bom Senso. O movimento aponta para o excesso de jogos para os clubes da elite e a escassez de competições e datas entre os clubes que estão em divisões inferiores. O cálculo do Bom Senso, divulgado antes da publicação do calendário oficial, detalha esta assimetria: de acordo com o movimento, em 2015 um clube de ponta poderia fazer até 85 jogos, enquanto clubes menores, que contam apenas com o campeonato estadual no ano inteiro, entrariam em campo apenas 15 vezes.

Confira as datas dos campeonatos de futebol em 2015:

Clubes

- Campeonatos estaduais
1º de fevereiro a 3 de maio
19 datas

- Copa do Nordeste
4 de fevereiro a 29 de abril
12 datas

- Copa Verde
8 de fevereiro a 6 de maio
8 datas

- Copa Libertadores da América
11 de fevereiro a 5 de agosto – paralisação entre os dias 27 de maio e 15 de julho
16 datas

- Copa do Brasil
25 de fevereiro a 25 de novembro – paralisação entre os dias 27 de maio e 15 de julho
21 datas

- Campeonato Brasileiro – Série A
10 de maio a 6 de dezembro
38 datas

- Campeonato Brasileiro – Série B
9 de maio a 28 de novembro
38 datas

- Campeonato Brasileiro – Série C
17 de maio a 22 de novembro
24 datas

- Campeonato Brasileiro – Série D
12 de julho a 15 de novembro
18 datas

- Copa Sul-Americana
19 de agosto a 9 de dezembro
10 datas

- Mundial de Clubes
9 de dezembro a 19 de dezembro
11 dias

Seleção

- Amistosos
27 de março, 31 de março, 9 de junho, 13 de novembro e 17 de novembro
5 datas-Fifa

- Eliminatórias para a Copa do Mundo
4 de setembro, 8 de setembro, 9 de outubro e 13 de outubro
4 datas-Fifa

- Copa América
11 de junho a 4 de julho
24 dias

COMBATA A HIPERTENSÃO COM UMA ROTINA SAUDÁVEL

Confira medidas simples de prevenção à hipertensão

Para evitar chance de infarto e derrame, é preciso ter alimentação saudável e praticar atividade física regularmente

De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, quase um quarto da população adulta brasileira é hipertensa. Está hipertenso quem tem a pressão arterial constantemente igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente quando nossas artérias perdem a capacidade de contrair e dilatar, por algum tipo de resistência.

A diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que, para evitar o problema responsável por provocar infarto, derrame e outras complicações, é preciso manter medidas simples de prevenção, como adotar uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente. "Alimentação diversificada, redução do sal dos alimentos, tanto no preparo quanto, também, na escolha dos alimentos industrializados. Verificar sempre, também, a composição dos alimentos, sempre preferindo os alimentos com menor teor de sal. O estímulo à prática da atividade física regular. Então, 30 minutos de caminhada diariamente".

A cabeleireira Dara Correa de Souza, por exemplo, conta que descobriu que sofria de hipertensão quando começou a passar mal e resolveu ir ao médico. "Dor de cabeça, tontura, às vezes dor no peito. E fui ao médico e constatou que era pressão alta. Tem que ter uma alimentação mais saudável. Eu mesma não cuidava direito da alimentação. Geralmente, quem tem pressão alta tem que fazer também uma atividade física para ajudar a controlar", lembra Dara.

Para os médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), os hipertensos devem reduzir o consumo de sal, evitar temperos industrializados e dar preferência a frutas ricas em potássio. O ideal é comer peixe ao menos duas vezes por semana e optar por carnes brancas ou magras de boi. Também é importante beber leite desnatado e derivados.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ALEITAMENTO MATERNO GANHA CAMPANHA NACIONAL

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Amamentação 2014

Leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou, nesta quinta-feira (7), em Brasília (DF), a nova campanha de aleitamento materno, com o objetivo de incentivar a prática em crianças até os 2 anos. A Campanha Nacional de Amamentação deste ano tem como tema "Amamentação. Um ganho para a vida toda" e integra a 22º Semana Mundial de Amamentação, que é comemorada em mais de 170 países no mundo. A atriz Nívea Stelmann, que está amamentando sua filha de quatro meses, é a madrinha da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) de 2014 e também esteve presente na cerimônia.

"Esse é um trabalho feito pelas equipes de saúde e pelas mães e pais, em equipe. Não é à toa que o Distrito Federal conseguiu auto suficiência de leite materno, primeiro lugar do mundo a conseguir isso. Toda essa iniciativa envolve comprometimento das pessoas para dar certo e é preciso ser ressaltado que fazer a doação do leite também é um gesto de amor", ressalta Chioro.

O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. "Conseguimos reduções fantásticas na mortalidade infantil. Cerca de 41% das crianças em 2008 já eram amamentadas até os 6 meses de vida e esse número só vem crescendo devido às campanhas", disse o ministro. Atualmente, o Ministério da Saúde trabalha na elaboração de novo estudo e, observando a tendência de crescimento, estima um aumento, nos últimos seis anos, de 10,2% no número de crianças sendo amamentadas exclusivamente até seis meses.

Importância da amamentação

O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

Outros aspectos reforçam a importância desse gesto de amor: “Os laços afetivos são consolidados com a amamentação, além de possibilitar uma recuperação mais rápida da mãe no pós-parto, pois a amamentação acelera o retorno do útero ao tamanho original, auxilia na redução de peso da lactante e na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero”, explica a pediatra e supervisora do Banco de Leite do Hospital Santa Lúcia, Dra. Fábia Queiroga.

Alimento exclusivo

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior, a prática não deve ser interrompida. Segundo ele, o aleitamento materno exclusivo transfere à criança, além dos nutrientes, substâncias e células. "São esses anticorpos que as protegem de infecções", explica.

Fonte:
Ministério da Saúde 

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CÂMARA DE VEREADORES x EXECUTIVO DE PELOTAS

Presidente da Câmara critica secretários: não conhecem a cidade
"A Câmara não é antagonista do governo”- diz Ornel.

Quatro reuniões, com setores diferentes da população, marcaram o primeiro dia de trabalho da Câmara, depois do recesso parlamentar. A antessala do plenário esteve repleta desde as primeiras horas da manhã até cerca de 13h30, quando o último grupo se despediu. Para o presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), a busca pelo apoio dos parlamentares demonstra o quanto a Câmara está disponível para ouvir e atuar em nome da população. “Hoje (terça, 05/08), recebemos os permissionários do Mercado Central, os alunos do Sisutec, o Sindicato do Sanep e as olarias, todos buscando o apoio da Câmara para suas reivindicações”.

    Antes de presidir os encontros, o presidente já havia discursado, da tribuna, sobre o papel do Legislativo, que mesmo durante o recesso, se manteve atuante. “Retorno com a expectativa de uma cidade melhor, com condições de vida mais dignas. Esta também deveria ser a expectativa de todo secretário nomeado pelo prefeito de que, se não pode fazer grande coisa, que, pelo menos, se faça o mínimo”.

    Mas, segundo Ornel, as visitas que realizou a bairros e vilas, mostraram que a situação é muito difícil. “Estive no Barro Duro e fiquei horrorizado. As ruas estão intransitáveis. No Laranjal os buracos estão um ao lado do outro”. Com o prefeito, Ornel participou do lançamento do programa de policiamento comunitário em vários bairros. “Às vezes, ia o prefeito, às vezes, ia a vice-prefeita, mas não vi nenhum secretário participar. A população queria discutir seus problemas, mas o prefeito estava sozinho, porque seus secretários não têm compromisso de governo. Como é que o prefeito vai saber de tudo sobre a situação dos bairros?”, questionou.

    Favorável – Ademar Ornel fez questão de ressaltar que a Câmara “não é antagonista do governo”. Ao contrário, “somos a favor da cidade e queremos que eles também tenham compromisso com Pelotas. Queremos aproximar ideias, tomar decisões em benefício de todos, esta tem sido a disposição da Câmara”. Para o presidente, “o governo não pode estar de costas para a população. Eles (secretários) não conhecem a cidade, e é difícil fazer gestão sem conhecer”.

Fonte - site da Câmara de Pelotas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

CPI DA PETROBRAS TERIA SIDO FRAUDADA POR QUESTÕES PRÉ-DIVULGADAS

Relator da CPI da Petrobras no Senado nega orientação a depoentes

O senador José Pimentel (PT-CE), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado, negou nesta segunda-feira (4) ter se reunido ou orientado depoimentos de pessoas ouvidas pela comissão, conforme denúncia publicada pela revista Veja. Em nota à imprensa, o senador esclareceu que o plano de trabalho da CPI, aprovado em 14 de maio, incluía uma relação de perguntas a serem respondidas.

Além disso, Pimentel informou que os questionamentos tiveram como base o que os depoentes haviam afirmado em outras audiências públicas, bem como em tomada de contas especial do Tribunal de Contas da União (TCU), em documentos da Controladoria-Geral da União (CGU) e em denúncias publicadas na imprensa.

José Pimentel disse ter apresentado um requerimento à CPI da Petrobras, no qual pede esclarecimentos das denúncias e, se preciso, a atribuição de responsabilidades. Ele também solicita ao presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que peça à revista Veja a íntegra do vídeo que deu origem à matéria.

“A instalação dos procedimentos acima são fundamentais para o desenvolvimento da CPI, que tem um trabalho técnico e relevante a apresentar à Nação”, disse Pimentel.

Íntegra da nota

Veja a íntegra da nota divulgada pela assessoria do senador José Pimentel:

"Diante da matéria publicada pela revista Veja (edição de 6/8/2014), a qual levanta suspeita sobre o funcionamento da CPI da Petrobras, é preciso esclarecer o seguinte:

1) O Plano de Trabalho da CPI da Petrobras, aprovado, por unanimidade, em 14/5/2014, contém uma relação de perguntas a serem respondidas pelos depoentes em suas oitivas.

2) O relator não se reuniu e nem orientou o depoimento dos investigados.

3) As perguntas a cada depoente foram formuladas com base: a) no Plano de Trabalho aprovado; b) no denso material resultante da participação dos executivos da Petrobras em recentes audiências públicas, realizadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, dando prioridade a perguntas formuladas pela oposição nessas audiências; c) na Tomada de Contas Especial do TCU (inclusive Acórdãos) e em documentos da CGU; e d) nas denúncias publicadas pelos diversos veículos de imprensa e internet.

4) Na tarde desta segunda-feira, o relator José Pimentel protocolou dois requerimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito. O primeiro, solicita a instalação de procedimento de apuração, visando o esclarecimento dos fatos e, se for o caso, atribuir responsabilidades. O segundo, solicita ao presidente que requeira à revista Veja a íntegra do vídeo que deu origem à matéria, sob o compromisso de preservação do sigilo. O objetivo é contribuir com o trabalho da comissão de apuração.

5) A instalação dos procedimentos acima são fundamentais para o desenvolvimento da CPI, que tem um trabalho técnico e relevante a apresentar à nação."

LOTES DE LEITE E REQUEIJÃO PIÁ CONTAMINADOS COM ÁLCOOL

Presença de álcool no leite leva Ministério a recolher lotes da marca Piá no RS
Empresa rebate suspeita de fraude, mas vai retirar lotes condenados pelo Mapa


A Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul determinou à Cooperativa Agropecuária Petrópolis LTDA Indústria de Alimentos, que fabrica o leite Piá, a recolher os lotes de leite UHT integral L02/2 e L2-3, fabricados em 26 de junho e com data de validade até 26 de outubro. A decisão, que também vale para o lote L2 de requeijão light (200g) fabricado em 30 de junho e com data de validade até 30 de setembro, ocorre depois que o posto de refrigeração de Vila Flores, que pertence à cooperativa, foi interditado pelo Serviço de Inspeção Federal, em 15 de julho, em razão da detecção de álcool etílico em uma amostra de leite cru refrigerado.

Por não ser um constituinte normal da composição do leite cru refrigerado, a presença de álcool no leite é considerada fraude, já que mascara a adição de água. O posto retornou às atividades no dia 21 do mesmo mês, após implantar ações corretivas para garantir o restabelecimento das condições de controle de qualidade.

Na sexta passada, o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA-RS) encaminhou um documento ao Ministério Público Estadual solicitando que sejam adotadas novas medidas de investigação, com o apoio de outros órgãos, conforme previsto em um termo de cooperação técnica. O Ministério da Justiça também foi comunicado e a expectativa é de que seja analisado um pedido de recall dos produtos já vendidos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Contraponto
A Cooperativa Agropecuária Petrópolis (Piá) divulgou nota no fim da tarde desta segunda afirmando ter acatado a determinação da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA-RS) de retirar do
mercado lotes de leite e de requeijão com suspeita de fraude. A cooperativa, no entanto, nega que tenha havido qualquer problema na fabricação dos produtos.

Para a Piá, não há fraude. "Nas análises internas e nas amostras dos referidos lotes enviados para análise externa em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura não ficou constatada qualquer irregularidade nos itens produzidos", diz a cooperativa na nota. A Piá também afirma que, mesmo em discordância com a determinação, os produtos referidos que ainda estiverem no mercado serão recolhidos.

O Ministério da Agricultura recomendou que a investigação continue. O Ministério da Justiça foi comunicado, e a expectativa é de que seja analisado pedido de recall dos produtos já comercializados, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90).

SINAL DE RÁDIO CAPTADO ''WOW'' COMPROVARIA EXISTÊNCIA DE EXTRATERRESTRES


O sinal conhecido como “Wow!” é, provavelmente, a única prova de inteligência extraterrestre obtida até hoje. Trata-se de um sinal de rádio captado pelo astrônomo Jerry R. Ehman, no marco do projeto SETI (Search for ExtraTerrestrial Intelligence, em inglês), em 15 de agosto de 1997, no rádio-observatório da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA. Ele teve uma duração de 72 segundos e foi emitido a uma frequência de 1420 MHz, característica do hidrogênio neutro, o elemento mais comum em nosso universo.

Com uma potência 30 vezes superior à radiação do fundo de um micro-ondas, o som foi muito próximo ao que se esperava de um sinal inteligente vindo do espaço; por isso, Jerry R. Ehman escreveu “Wow!” onde apareceu a anomalia. Em relação à sua origem, foram consideradas hipóteses diferentes: uma transmissão extraterrestre, cuja fonte de emissão seria um equipamento poderoso, próprio de uma civilização muito mais avançada que a nossa, pois alcançou uma potência de 2.2 gigawatts; uma transmissão com origem na Terra e acidentalmente refletida em um satélite, o que é pouco provável, se considerarmos que sinais emitidos a 1420 MHz estão proibidos em todo o mundo por razões astronômicas; ou um evento astrofísico completamente desconhecido.

Ao rastrear a fonte de emissão, foi encontrada uma região na constelação de Sagitário, onde, para a surpresa dos cientistas, não existe nenhuma estrela. No entanto, o sinal possui um formato de frequência modulada (AM/FM), o que é característica de técnicas inteligentes. Sendo assim, foi apresentada uma hipótese que aponta para uma origem extraterrestre, já que o sinal pode ter vindo de algum veículo que estava passando. Sem poder precisar com certeza a fonte de procedência do “Wow!”, é possível afirmar apenas que se trata de um mistério absoluto, único e nunca mais presenciado. Portanto, não deixe de ouvir o registro desse som incrível:

QUEBRANDO BARREIRAS

Revista publica guia ilustrado de posições sexuais para lésbicas
Versão norte-americana da Cosmopolitan quebra tabu ao exibir passo a passo de 28 formas de se relacionar entre mulheres

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Estudante cria folha sintética capaz de produzir oxigênio
A invenção pode ser útil em viagens espaciais e ainda ajudar a melhorar a qualidade do ar na Terra

TCU APONTA FALHAS GENERALIZADAS EM PROJETOS DO GOVERNO FEDERAL

Tribunal concluiu, nesta semana, relatório em que consolida o resultado de 23 auditorias pelo País

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falhas generalizadas na gestão de algumas das principais vitrines eleitorais do governo Dilma Rousseff. Em relatório concluído nesta semana, em que consolida o resultado de 23 auditorias pelo País, o tribunal concluiu que "há falhas que devem ser consideradas sob um prisma sistêmico, afetando diversos segmentos e com reflexos negativos sobre o desempenho e a qualidade da infraestrutura".


No documento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o TCU checou o desempenho da administração pública na condução de iniciativas como o programa Minha Casa Minha Vida, além da atuação de órgãos como a Infraero e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à frente de projetos de grande porte. Paralelamente, o tribunal investigou como se desenrolaram as concessões realizadas nas áreas de energia, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, entre outros projetos.

Foram analisados 44 processos de concessão. Nestes casos, afirma o TCU, predomina a falta de parâmetros para ajudar na elaboração de estudos técnicos mais confiáveis. Essa lacuna, aponta, fica mais evidente quando se trata de fazer previsões sobre custos das obras. Outra falha comum aos projetos de infraestrutura é a ausência de controle interno nos órgãos públicos responsáveis por acompanhar os empreendimentos, além da falta de padrão para medir a qualidade das execuções e o desempenho das empresas contratadas.

Projetos malfeitos

O TCU destaca, ainda, problemas como serviços de baixa qualidade projetos mal feitos e deficiências de planejamento ao se referir ao programa Minha Casa Minha Vida e a obras portuárias. Outro exemplo de ineficiência são as unidades de pronto atendimento (UPAs 24h), ligadas ao Ministério da Saúde.

Entre janeiro e agosto de 2013, segundo o TCU, o governo havia repassado quase R$ 2 bilhões para construção, reforma e ampliação de 1.027 UPAs, além de bancar um valor mensal para custeio do funcionamento das unidades. Ao fiscalizar a situação das UPAs em 11 localidades, os auditores encontraram problemas básicos como rachaduras e fissuras nas unidades, além de infiltrações e afundamentos de piso.

Energia

No setor elétrico, as avaliações se concentraram no desempenho do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante as etapas de planejamento e execução de obras para garantir o suprimento de energia nas sedes da Copa.

"Alguns dos problemas como deficiências nos controles, inadequações na gestão de riscos e necessidade de aprimoramento da estrutura organizacional foram identificados em diversos trabalhos", afirma o TCU. Em cada uma das auditorias, o tribunal faz recomendações e determinações para corrigir os problemas. O relatório consolidado foi enviado ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil.

Procurados pela reportagem os ministérios informaram que não comentariam o assunto, porque não tinham recebido o acórdão do TCU. Por meio de nota, o Ministério do Planejamento disse que, "em relação às auditorias do TCU de que o ministério tem conhecimento, é significativa a evolução dos resultados" e que "há dois anos não são constatadas irregularidades que recomendem paralisações em obras do PAC". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

domingo, 3 de agosto de 2014

AMERICANO COMPROU UMA FAZENDA E ACHOU UM TESOURO

Aposentado sortudo compra fazenda antiga e descobre tesouro no celeiro . 

Americano adquiriu terreno e achou 180 carrões empoeirados. 

O nome do proprietário e mantido em sigilo. Não se sabe ao certo o que ele vai fazer com esta coleção.Sabe-se apenas que o novo milionário irá pedir uma avaliação detalhada destas raridades. Segundo jornais ingleses, o total desta coleção valeria o equivalente a dez fazendas iguais a que foi comprada pelo americano.

A coleção pode valer R$ 100 milhões - Confira >

SABE O QUE ACONTECE COM UM CHEESBURGER NO SEU ESTÔMAGO?

ALERTA - NÃO ASSISTA SE VOCÊ REALMENTE CURTE OS CHEESCBURGERS

Cnal do YouTube fez um vídeo para que você possa ver exatamente o que ocorre quando aquele delicioso hambúrguer começa a ser digerido

São Paulo - Você consegue imaginar o que acontece com os alimentos depois que você os engole? O canal do YouTube Periodic Table of Videos fez um vídeo para que você possa ver exatamente o que ocorre quando aquele delicioso hambúrguer começa a ser digerido pelo organismo.

No experimento, eles colocaram um Big Mac, o hambúrguer mais famoso do Mc Donald's, dentro de um frasco com ácido clorídrico concentrado. Este é um dos componentes encontrados no estômago durante a digestão, mas em concentração menor.

Junto com outros compostos, o ácido clorídrico ajuda a triturar a comida durante a digestão. Esse processo é o responsável por gerar energia e absorver os nutrientes (ou a gordura) no corpo humano.

O vídeo é bem nojento. Após deixar o Big Mac mergulhado no ácido clorídrico por algumas horas, o hambúrguer vira uma pasta escura.

Recomendamos que você só assista caso tenha o estômago forte e não tenha acabado de fazer uma refeição. Afinal, é esse processo que está acontecendo dentro de você com qualquer tipo de alimento
Pesquisadores descobrem fósseis de 90 mi de anos em MG
Escavações nos sítios paleontológicos de Três Antas e Seis Irmãos renderam descobertas inéditas e que devem resultar em importantes estudos científicos

OS DEZ MANDAMENTOS DO PAPA FRANCISCO PARA A FELICIDADE


LONDRES - Em entrevista à revista “Viva”, publicada aos domingos pelo jornal argentino “Clarín”, o Papa Francisco deu dez conselhos para a felicidade, incluindo desligar a TV para fazer as refeições em família e não tentar converter as pessoas, seja na religião ou no modo de pensar. “As religiões crescem por atração, não por proselitismo”, ele disse, acrescentando que a melhor maneira de atingir as pessoas é com diálogo. Veja outros ingredientes da receita do Papa:

1. “Viva e deixe viver”. Cada um deveria ser guiado por este princípio, ele disse, citando uma expressão similar em Roma: “Ande para frente e deixe que os outros façam o mesmo”.

2. “Doe-se aos outros”. As pessoas precisam ser abertas e generosas com as demais, porque isso “as afastará de si mesmas, deixando de lado o risco de egocentrismo”. “E água estagnada fica podre”.

3. “Vá com calma na vida”. O Papa, que costumava ensinar literatura, usou uma imagem de um romance rural argentino de Ricardo Guiraldes, no qual o protagonista Dom Segundo Sombra lembra o passado e avalia como viveu a vida: com ética, lealdade e respeito ao próximo.

4. “Um saudável senso de lazer”. O Papa disse que “o consumismo nos trouxe a ansiedade”, e disse que os pais devem reservar um tempo para brincar com seus filhos e desligar a TV quando sentarem para comer.

5. Domingos deveriam ser feriado. As pessoas não deveriam trabalhar aos domingos porque “domingo é para a família”, ele disse.

6. Encontrar maneiras inovadoras para criar postos de trabalho para os jovens. “Precisamos ser criativos com os jovens. Se eles não tiverem oportunidades entrarão no mundo das drogas” e serão mais vulneráveis ao suicídio”.

7. Respeito e cuidado com a natureza. A degradação ambiental “é um dos maiores desafios que temos”, disse o Papa. “Acredito que não estamos nos perguntando ‘a Humanidade não está cometendo suicídio com esse uso tirãnico e indiscriminado da natureza?”.

8. Deixe de ser negativo. “Falar mal dos outros indica baixa autoestima. Isso quer dizer ‘eu me sinto tão mal que em vez de me levantar vou colocar os outros para baixo’. Abandonar a negatividade rapidamente é saudável”.

9. Respeite a crença dos outros. “Podemos inspirar as pessoas por testemunho, mas a pior coisa é o proselitismo religioso, que paralisa. A igreja cresce por atração, não por proselitismo”.

10. Trabalhe pela paz. “Estamos vivendo em uma época de muitas guerras, e devemos gritar pela paz. A paz às vezes dá a impressão de ser calma, mas nunca é quieta, a paz é sempre proativa e dinâmica”, disse o Papa.

CEEE FARÁ CORTES DE ENERGIA EM PELOTAS E REGIÃO

Companhia alerta sobre desligamentos programados em Pelotas
A partir da próxima segunda-feira, diversas regiões da cidade ficarão sem energia elétrica

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) comunica aos seus consumidores que, tendo em vista o programa de expansão e melhoramento do sistema de distribuição de energia elétrica, haverá interrupção de energia elétrica nos seguintes horários e locais:

CONFIRA A LISTA COMPLETA >>>

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."