Pesquisar aqui

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MERCENÁRIOS 2 - estréia nacional sexta(31)


Cinema
'Mercenários 2' estreia embalado por sucesso nos EUA

Continuação de filme rodado no Brasil tem fortões Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Van Damme e Sylvester Stallone, que criou a franquia

Os Mercenários 2, a continuação do filme que Sylvester Stallone rodou no Brasil em 2009, estreia nesta sexta-feira no país, embalado pelos músculos de seu elenco de fortões e pelo bom desempenho nos cinemas americanos. O longa foi o mais visto no país em seus dois primeiros fins de semana em cartaz, arrecadando mais de 50 milhões de dólares.

Os Mercenários 2 volta aos anos 1980 e 1990 com a história de uma missão especial que se transforma em algo pessoal quando um impiedoso criminoso vivido por Jean-Claude Van Damme executa o personagem de Stallone, um dos membros da equipe "do bem". Dessa vez, Stallone, criador da franquia, passou o bastão da direção a Simon West, produtor de Con Air e Lara Croft. Mas é ele quem assina o profundo roteiro da sequência, que tem como seu grande trunfo realizar o sonho de qualquer nostálgico fã dos blockbusters de aventura dos anos 1990: ver todos esses nomões, senão no auge de suas performances, dividindo a cena de forma impagável.

O elenco conta ainda com Jason Statham (Carga Explosiva), Dolph Lundgren (o eterno Drago de Rocky), o prodígio das artes marciais Jet Li, Randy Couture (ex-campeão de UFC) e Liam Hemsworth, mais conhecido por Jogos Vorazes e por namorar Miley Cyrus. A participação feminina, que no primeiro filme foi da brasileira Giselle Itié, agora é da chinesa desconhecida Nan Yu, que também entra no time.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

O que é "Pegar no pé " para vocês ? E qual a diferença entre cuidado e "Pegar no pé"?



Alguns internautas responderam esta pergunta:

Ivone :
Pra mim, pegar no pé é ligar todos os dias e ficar fazendo perguntas sobre tudo e esperar respostas detalhadas.
é vc ficar colado querendo sair todos os dias, sem dar uma chance de respirar e viver a vida só com os amigos, isso é mt chato.
Cuidar do seu amor, é vc ligar todos os dias e dzr q tava com saudades, mandar um bj e desligar. é vc se divertir msm sem o seu amor do lado e saber q ta tudo bem.
O cuidado prova a confiaça q temos em nossos parceiros e isso fortalece o amor.


Sandra:
É aquela coisa chata que fica te aborrecendo,não deixa voc~e fazer nada,quer fazer por você,é um porre. Cuidado é você indicar o certo e o errado e deixar a pessoa escolher o que é melhor para ela.

Pedro:
Pegar no pé é aquela marcação cerrada, quando a pessoa interfere em tudo na vida do outro, quer saber cada passo que ele dá, controla suas decisões, enfim, é terrível. Cuidado é sempre bem vindo, pois é feito de maneira a respeitar a individualidade do outro, apenas ficando disponível a ajudar sempre que solicitado. Eu adoro ser cuidada, dá uma sensação de proteção, é muito bom.


“Pegar no pé” em inglês?

Uma palavrinha em inglês que pode ser usada para expressar essa ideia é a palavra ‘nag‘.
Isso mesmo! Essa pequena palavra significa: ” to keep complaining to somebody about their behaviour or keep asking them to do something”

Exemplo: Stop nagging me! I’m fed up with it. – Pare de pegar no meu pé! Eu estou de saco cheio com isso.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

RELEMBRE: Relatório de Aldo Rebelo sobre Código Florestal estimula crime ambiental

José Aldo Rebelo Figueiredo (Viçosa1956) é um jornalista e político brasileiro,
membro do 
Partido Comunista do Brasil (PC do B)

''O Meio Ambiente questiona ainda a decisão de Aldo de retirar do texto um artigo inteiro, o 58, que tornaria impossível a concessão de crédito rural para quem tiver infração ambiental confirmada em decisão definitiva de procedimento administrativo.''


publicado em 14 de maio de 2011 às 12:03
Publicada em 13/05/2011 às 23h48m

por Catarina Alencastro, em O Globo

BRASÍLIA – O Ministério do Meio Ambiente enviou nesta sexta-feira à Casa Civil levantamento apontando pelo menos dez problemas no texto que o relator do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), queria votar na quarta-feira(11) à noite, sendo o mais grave a inclusão de anistia a desmatadores – que a presidente Dilma Rousseff havia prometido vetar ainda na campanha eleitoral. Outro ponto do relatório de Aldo, classificado pelo ministério como desastroso, é abertura de crédito a produtores que cometeram infrações ambientais.

- Voltamos à situação em que o crime ambiental compensa. A implicação prática disso é desastrosa – disse nesta sexta-feira João de Deus Medeiros, diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, representante do ministério nas negociações sobre o Código.

As mudanças de última hora feitas por Aldo eram de conhecimento do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Mas outra versão tinha sido apresentada antes ao líder do PT, Paulo Teixeira (SP). O relatório do ministério encaminhado à Casa Civil é mais um sinal de que um entendimento ainda está longe.

Texto permite crédito a infrator

No texto de 36 páginas levado à votação, foi incluído um parágrafo (o 5º) no artigo 33. Embora a redação do trecho seja confusa, técnicos do MMA entendem que, na prática, o texto diz que todas as multas serão suspensas mediante recuperação de áreas desmatadas – com o que o governo concorda. Mas, ao mesmo tempo, legaliza as chamadas áreas consolidadas, ao desobrigar o produtor de reflorestá-las. Áreas consolidadas são as de vegetação nativa (floresta) convertida em plantio ou pasto até julho de 2008.

- Ou você faz uma coisa ou outra: recuperar áreas consolidadas e ao mesmo tempo mantê-las são coisas incoerentes, incompatíveis. É dar anistia. O governo nunca trabalhou com essa hipótese – disse Medeiros.

O Meio Ambiente questiona ainda a decisão de Aldo de retirar do texto um artigo inteiro, o 58, que tornaria impossível a concessão de crédito rural para quem tiver infração ambiental confirmada em decisão definitiva de procedimento administrativo. O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc (PT-RJ) também disse nesta sexta-feira que a retirada desse mecanismo “é muito grave”:

- Você continua financiando o destruidor do meio ambiente. Corte de crédito a desmatadores foi essencial para termos chegado à menor taxa histórica do desmatamento na Amazônia. Se isso for mesmo alterado, não vamos continuar conseguindo combater o desmatamento nem na Amazônia, nem no cerrado, nem na caatinga.

Vaccarezza e Aldo argumentam que o texto a que os líderes partidários tiveram acesso algumas horas antes de o relatório de Aldo ser lido no plenário era apenas um conjunto de propostas do governo, e que não houve acordo final em torno dele. E que só Aldo, como relator, tem autonomia para acatar ou rejeitar tais sugestões.

- A Casa Civil nunca fez relatório para o Aldo. Quem fez o relatório foi o relator. O governo pode sugerir propostas a ele, mas a Casa Civil não era relatora. Não houve texto de acordo na Casa Civil. O governo apresentou uma proposta ao relator – afirmou Vaccarezza. – O texto que entreguei na mão do Paulo Teixeira, eu pedi para ele ler e rasgar. E para não divulgar. Esse texto seria sugerido ao Aldo. Depois disso, eu, Aldo e os líderes discutimos. A maioria das sugestões, o relator aceitou; outras, não – disse Vaccarezza.

Uma terceira questão problemática apontada pelo estudo do MMA está no artigo 3 do texto de Aldo: ao suprimir o trecho que estabelecia que a previsão de “pousio” (descanso que se dá a pastos e lavouras) é apenas para pequenos agricultores, fica em aberto que a prática deve ser obedecida por todos. Na avaliação técnica do MMA, grandes produtores mal intencionados poderão fazer desmatamentos em novas áreas, e justificá-los como sendo pousios. E o poder público não terá como fiscalizar isso.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

AUMENTO DE SALÁRIO; Veja as sete dicas


Veja 7 dicas de especialistas da Robert Half para negociação salarial:


45% dos profissionais nunca pediram aumento; veja dicas para negociar
Levantamento mostra que 38,6% pretendem negociar salários em 2012.
Na metade dos casos, aumento é concedido por mérito e resultados.


- Seja realista: entenda se a empresa está em posição de barganhar e saiba disso antes de tentar qualquer negociação salarial. Caso você esteja pleiteando uma oportunidade em uma ‘start-up’ nova, ou em uma empresa que tenha anunciado recentemente demissões ou fraco resultado financeiro, a chance de obter êxito pode ser limitada.

- Seja assertivo: não entre em negociações sem fazer a sua lição de casa. Pesquise sobre as últimas tendências de salário em sua cidade, segmento de atuação e cargos, revendo estudos e publicações sobre remuneração, além de conversar com colegas e headhunters.

- Espere sua chance: tenha paciência e aguarde o executivo colocar o tema “salário” na pauta da entrevista e certifique-se de compreender plenamente os requisitos da vaga antes de responder perguntas sobre o salário desejado. Consulte potenciais empregadores sobre qual seria uma boa margem de negociação para a posição almejada, evitando propostas nem muito acima e nem muito abaixo da realidade.

- Busque sua meta: se a proposta salarial oferecida pelo executivo não atender à sua expectaiva, não há problema em propor uma compensação extra. É comum que empregadores iniciem a conversa pelo valor mais baixo, dando margem a negociações.

- Não blefe: nunca é uma boa estratégia enganar ou omitir informações sobre sua remuneração atual ou sobre ofertas de emprego com remunerações superiores na tentativa de obter mais vantagem financeira. Em vez disso, tente reforçar o seu valor para a empresa e seja honesto sobre o salário desejado.

- Não pense apenas na questão financeira: certifique-se de analisar todos os aspectos de uma oferta de emprego. Um pacote de benefícios generoso ou oportunidades de aprendizado e crescimento podem compensar um salário menor inicialmente, por exemplo.

- Termine em bom tom: caso as negociações não saiam da forma esperada, e você decida declinar a oferta, faça isso de forma elegante e em tom de agradecimento. Nunca se sabe quando se pode encontrar o executivo novamente.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

MATSUNAGA, o CASO YOKI : Fotos polêmicas - Cenas Fortes


Fotos trarão 'mais sofrimento à família', diz advogado dos Matsunagas

Fotos de corpo esquartejado foram parar na internet.
Defesa diz que temia divulgação e que pedido de sigilo foi negado por juiz.


O advogado Luiz Flávio Borges D´Urso, defensor da família do empresário Marcos Kitano Matsunaga, afirmou que a divulgação na internet de fotos do corpo esquartejado do diretor executivo da empresa de alimentos Yoki trará “mais sofrimento à família”.

Retiradas do processo que apura o assassinato e a ocultação do cadáver do executivo, as imagens da cabeça, do tronco e dos membros eram acessadas em sites de busca e listas de discussão. Um arquivo em formato PDF foi distribuído por e-mail.


Buscas
As fotos que circulam na web foram localizadas de duas maneiras. A primeira é através de sites de buscas, que apresentam como resultados apenas imagens das fotografias feitas pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico Científica.

O material também foi divulgado é por meio de um arquivo em formato PDF, que reúne as fotografias de páginas de um processo judicial. Esse arquivo foi encaminhado para listas de discussão de grupos fechados na internet.

Neste último caso, as imagens mostram um documento judicial aberto. O arquivo PDF tem oito páginas com 16 fotos de pedaços do corpo de Marcos. As fotos que formam o arquivo registram páginas de um volume do processo. Esse documento e outros volumes estão sobre uma mesa não identificada. Ao lado das páginas, é possível perceber outras pastas de processos judiciais.

Entre as fotos que constam nas páginas, há dez imagens tiradas no local onde as partes do corpo foram achadas dentro de sacos plásticos azuis e seis fotos que teriam sido feitas já no Instituto Médico-Legal. O arquivo acessado pela equipe de reportagem traz em suas propriedades a informação de que foi criado na sexta-feira (24), às 16h58.

Ré segue presa
Elize está presa no presídio de Tremembé, no interior do estado. Ela confessou os crimes e está presa preventivamente, aguardando a Justiça marcar uma data para ela ser interrogada e decidir se a viúva será submetida a júri popular.
O crime teria sido motivado pela descoberta da infidelidade e traição de Marcos. Para a acusação, a bacharel também queria ficar com um seguro de vida da vítima. A ré aguarda a Justiça marcar uma data para a audiência de instrução que irá decidir se ela será submetida a júri popular pelo crime ou não. A defesa de Elize alega que ela só atirou após ter sido agredida pelo marido.


FOTOS DE MATSUNAGA ESQUARTEJADO - CENAS FORTES



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CAMPANHA ELEITORAL : A bicharada está solta à caça do voto


Não é jogo do bicho, mas o eleitorado de 33 cidades da região de Rio Preto tem vários candidatos que usam apelidos de animais para conquistar o voto. Se a fauna eleitoral é grande, alguns apostam em nomes com gosto duvidoso para tentar cativar o eleitor na disputa por uma vaga nas câmara municipais. 

Engraçados ou não, candidatos alegam que optaram por usar seus apelidos porque é assim que são conhecidos em suas cidades. Quanto menor o município, o consultor de marketing eleitoral Marco Iten considera ser maior as chances de um dos “bichos” vencer a disputa eleitoral. “O uso de um apelido é uma boa estratégia de identificação e popularização do candidato Mas tem de ser algo natural e não artificial”, afirmou Iten.

Na “arca de Noé” eleitoral da região estão o Ponei, o Cobrão, o Grilão, o Rolinha, o Patinho, o Jacaré, o Boi, o Pardal, o Tatu e tantos outros. Os “bichos” são candidatos nas mais diferentes legendas. Germínio Ferreira Sodré (PP) é um mero desconhecido no seu bairro em Mirassol. Por isso, ele decidiu inovar no nome da urna para não deixar o eleitor do bairro Beija Flor, localizado na periferia de Mirassol, esquecê-lo. Até a eleição de outubro, ele quer ser identificado como Tatu Beija Flor. 

“Todos me conhecem como Tatu, desde criança. Beija Flor é o nome do bairro em que sou líder comunitário”, afirmou o candidato a vereador pelo PP. “Meu trabalho é serio. Tomei a frente para conseguir benfeitorias para o bairro. A turma me conhece e respeita”, disse Tatu Beija Flor. 

Exóticos

Já entre os candidatos considerados “exóticos” chama a atenção a história da candidata que se identificou apenas com as iniciais do seu nome: “M.H.B de O.” Moradora da cidade de Cajobi e filiada ao PSDB, a tucana afirmou que sua candidatura foi apenas para o partido atingir a cota destinada às mulheres, conforme exige a legislação eleitoral. 

Maria Helena Buosi de Oliveira, a M.H.B de O., afirmou que apenas emprestou seus documentos à legenda para lançar sua candidatura. Ela afirmou que não terá o seu próprio voto. “Nem meus vizinhos sabem que sou candidata. Estou ajudando outro vereador na cidade”, afirmou a tucana ao dizer que não tem tempo para fazer campanha, já que seu marido está com problemas de saúde.

Para o consultor em marketing eleitoral, o uso do apelido pode ser uma ponto favorável para os candidatos, desde que tenham propostas sérias. “Se o Bin Laden é conhecido assim nos últimos cincos anos e tem propostas séria, faz parte a piada incorporada ao nome”, afirmou Iten. O especialista, no entanto, admite que alguns apelidos podem contribuir para a perda de votos, como Sheila “Louca”, de Fernandópolis. “Não é atrativo. Não deve ser eleita nunca. O nome não é suficiente para eleger e, ainda, pode tirar alguns votos”, afirmou. 

Para Iten, o “Veinho do Ovo” por exemplo deve ser por conta da atividade profissional desempenhada por Jairo Arado (PV) em Bebedouro. “Pode ser uma pessoa séria, com um negócio e conhecido desta forma”, afirmou o consultor que lembra ser comum o uso do sufixo político, como “fulano” da farmácia, ou “ciclano” da oficina entre outros fatores que podem ser usados para associar o nome ao candidato.

Reportagem: Rodrigo Lima


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

UM JORNALISMO DE GAFES !!!






Por fim, a ''PORRADA'' de Leonel Brizola na Globo, em 1994:


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

''DIREITO de RECURSO'' - A AMPLA DEFESA não é apenas para amigos

Um típico Duas Caras 

Em Pelotas, muita falácia se repete em um raro e patético artigo pela internet.

Cansado e sem perspectiva de futuro assegurado, um pseudo democrata espalha, pela via virtual, algumas rançosas matérias, que nunca foram definidas ou sentenciadas como assim ele desejaria.

Portanto, como faz parte do nosso trabalho deixar esclarecido este ponto, trouxemos um texto jurídico, que nos mostra como a Justiça Brasileira permite a cidadãos de bem , buscarem o tal chamado Direito de Recurso , dentre as etapas de uma ação processual.

Aliás, esse exercício do Direito não se restringe a amigos e outros! 

Digamos que: '' façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço.''

Um verdadeiro Duas Caras

Vamos ao texto:

O recurso judicial é a forma de se provocar uma nova análise sobre uma decisão, dentro do mesmo processo, para reformá-la, modificá-la ou integrá-la.

Recurso, para Moacyr Amaral Santos, é "o poder de provocar o reexame de uma decisão, pela mesma autoridade judiciária, ou por outra hierarquicamente superior, visando a obter a sua reforma ou modificação".

O recurso existe para dar efetividade à ampla defesa e o duplo grau de jurisdição. Nem todos os casos são contemplados, pela lei, com a possibilidade de recurso. Não havendo recurso, ou inexistindo recurso com efeito suspensivo, muitas vezes o meio adequado é ação constitucional de mandado de segurança.

Há várias formas de impugnar uma decisão judicial fora do mesmo processo. Não caracterizado-se, por isso, como recurso. Caso da ação de mandado de segurança, a ação rescisória, medidas cautelares, ação de habeas corpus ou os incidentes de reclamação ou correição parcial.

No sentido técnico e restrito, é o meio idôneo para provocar a impugnação e, consequentemente, o reexame de uma decisão judicial, com vistas a obter a reforma, a invalidação, o esclarecimento ou a integração do julgado.

O recurso deve sempre estar previsto na lei federal (artigo 22, da Constituição Federal) ou na Constituição Federal do Brasil. Nos Tribunais, há meios de impugnar decisões judiciais (agravos regimentais, dentre outros) previstos em seus respectivos regimentos internos, que também incorporam-se às possibilidades de obter revisão de decisões judiciais. A questão da constitucionalidade do agravo regimental encontra-se superado com a previsão legal destes (agravo legal ou agravo interno, artigo 557 do Código de Processo Civil).

Não se deve confundir o recurso com a ação. Ação é o pedido de prestação jurisdicional. O recurso é mero prolongamento do exercício de direito de ação.





Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

BR-116 : Começa a duplicação do contorno de Pelotas

Foto: Moizes Vasconcellos

Por: Mônica Jorge
monica@diariopopular.com.br

Quem passar pelo quilômetro 522 da BR-116, localizado em uma das extremidades do canal Santa Bárbara, já pode notar o início das obras de duplicação do contorno de Pelotas. Maquinários e operários da empresa licenciada estão no local para realizar as primeiras etapas do trecho, que consistem na supressão da vegetação nativa, nos transplantes de árvores imunes e na limpeza da camada de vegetação rasteira para recebimento do aterro da rodovia - onde depois é feita a pavimentação.

O lote 1 da duplicação tem 24 quilômetros de extensão e vai do arroio Pelotas até o canal São Gonçalo. As obras tiveram início na terça-feira da semana passada, um dia após a vinda do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do governador do Estado, Tarso Genro (PT), para assinar, junto ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Frache, a ordem de serviço das obras.

Na ocasião o ministro salientou que o trabalho que começa a ser feito é o início da materialização de um sonho antigo dos gaúchos. A parte de Gestão Ambiental da obra já autorizada pelo Ibama está sendo desenvolvida pela empresa STE. As obras da BR-116 no trecho que liga Pelotas a Guaíba estão divididas em nove lotes de 20 quilômetros cada, já o contorno de Pelotas - que abrange BR-116 e BR-392 - está dividido em lotes 1A e 1B que serão executados por empresas diferentes. O investimento total nas obras que deverão ser executadas em 720 dias úteis é de R$ 868,9 milhões.

A duplicação do contorno de Pelotas terá dez viadutos e três pontes que deverão evitar que quem circula pela rodovia e internamente na cidade se cruzem. As obras integram um amplo projeto que visa à duplicação do eixo Porto Alegre-Rio Grande, chamado de corredor de exportação. A estimativa é que com o Polo Naval o trecho aumente o fluxo de dez mil veículos por dia para 16 mil.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Governo prorroga medidas de incentivo ao consumo

Ministro Guido Mantega

Por: Luciana Otoni e Tiago Pariz, da Reuters


Brasília – A dois dias da divulgação do desempenho da economia no segundo trimestre, o governo anunciou nesta quarta-feira um amplo programa de desonerações e redução de custo de investimento para estimular a atividade. Juntos, as ações representam uma renúncia fiscal de R$ 5,5 bilhões.

As medidas incluem prorrogação da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, produtos da linha branca e materiais de construção, além de corte nos juros cobrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Algumas delas vão até o fim de 2013.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que a economia está em gradual recuperação, mas que é preciso continuar dando estímulos. Ele não descartou novas medidas até o final do ano, caso seja necessário. "Embora a economia esteja dando sinais de reação, se necessário tomaremos medidas de estímulo", disse ele a jornalistas.

A economia brasileira tem sofrido os reflexos da crise internacional e, entre abril e junho passados, deve ter acelerado o crescimento para apenas 0,50 por cento sobre o primeiro trimestre do ano.

Entre as medidas anunciadas nesta tarde, estão a redução do IPI para os automóveis, que terminaria nesta sexta-feira e foi prorrogada até 31 de outubro. A extensão do benefício por dois meses representa uma renúncia fiscal de 800 milhões de reais.

A redução, que havia começado em maio, ajudou a ampliar as vendas de veículos que, segundo a Anfavea, bateram recorde em julho. Com isso, a associação manteve a previsão de alta nos licenciamentos em 2012 entre 4 a 5 por cento.

Também foi prorrogada a alíquota menor do IPI para a chamada linha branca --geladeira, fogão, máquina de lavar roupa e tanquinho-- até o fim de 2012, representando renúncia fiscal de 361 milhões de reais. O IPI menor para esses produtos foi anunciado pela primeira vez em 1º de dezembro e foi prorrogado por duas vezes, sendo que a última em 29 de junho.

As medidas implicarão em uma renúncia fiscal de 1,6 bilhão de reais em 2012 e de 3,9 bilhões de reais no ano seguinte mas, segundo Mantega, não comprometerão a meta de superávit primário nos períodos. "Estamos cumprindo o primário estabelecido", afirmou.

Também com o objetivo de fomentar o consumo, o governo prorrogou o IPI menor para material de construção até o final de 2013 e, de móveis, painéis e laminados, que venceria em setembro, para até 31 de dezembro próximo. Foram incluídos na lista dos itens com IPI menor mais quatro itens: pisos laminado, de madeira sólida, piso vinílico e placa de gesso.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Professores mantêm greve na maioria das universidades federais da Região Sul


Por: Fernando César Oliveira, da Agência Brasil

Curitiba – Os professores da maioria das universidades federais localizadas na Região Sul do país continuam em greve. Conforme levantamento concluído hoje (29) pela Agência Brasil, das 11 universidades federais existentes na região, apenas duas não registram nenhuma paralisação da categoria neste momento: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve retomar as aulas no próximo dia 3.

A greve dos professores atinge ainda, de forma parcial, os cinco institutos federais de educação localizados nos estados do Sul, com algumas unidades paradas e outras funcionando, a depender do campus. Todas as informações foram verificadas diretamente com as assessorias de cada instituição de ensino.

Na UFRGS, que retomou as aulas anteontem (27), o novo calendário acadêmico prevê o encerramento do segundo semestre letivo em 16 de janeiro de 2013. Na UFCSPA, que registrou greve parcial durante apenas uma semana, sem prejuízo ao calendário, todos os professores estão dando aula desde o último dia 6 de agosto.

A greve prossegue nas outras quatro universidades sediadas no Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O governo federal considera encerrada a negociação com a categoria desde o último dia 13, quando assinou um acordo com o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que aceitou a proposta de reajuste, com percentuais que variam de 25% a 40%. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) rejeitou o acordo e apresentou uma contraproposta ao governo, que não reabriu a negociação.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Liminar impede apreensão de ciclomotores em Pelotas

A decisão do juiz Saud Teles responde a um mandado de segurança
impetrado por usuários de ciclomotores de Pelotas
Por: Vinícius Waltzer
vinicius@diariopopular.com.br

Uma liminar concedida nesta quarta-feira (29) pelo juiz Luís Antônio Saud Teles impede que a Brigada Militar (BM) autue, multe ou proíba que 16 usuários de bicicletas com motor utilizem seus veículos em via púbica por não portarem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou registro e licenciamento de veículos. Somente no mês de julho 50 ciclomotores foram apreendidos em operações de rotina da BM por não atenderem a essas duas exigências.

A decisão do juiz Saud Teles responde a um mandado de segurança impetrado por usuários de ciclomotores de Pelotas, através do escritório Añaña Advogados, contra ação do comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os condutores acreditam, e a Justiça julgou procedente, que os cidadãos não devem ser punidos pela ausência de CNH ou registro e licenciamento do veículo até que estes sejam regulados pelo município e que a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) seja disponibilizada pelo Detran/RS por meio de CFCs.

Dono de duas bicicletas elétricas, Jesus Antônio Chagas ainda está receoso de sair com os veículos. Sua esposa, Maria Eva, utiliza o ciclomotor para ir ao supermercado ou para o curso de enfermagem que frequenta, mas teme ter de gastar com multa.

O comerciante de uma das lojas que vendem as bicicletas motorizadas, João Casarin, acredita que existam na cidade entre 600 e mil veículos desse tipo. A decisão tomada pela Justiça, no entanto, é provisória e diz respeito apenas aos usuários que entraram com o mandado de segurança. Os autores da ação esperam que, como houve parecer favorável aos 16 condutores, a Brigada Militar estenda a posição de não autuar também os demais usuários nas mesmas condições.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

EXCLUSIVO : FLAGRANTE DE GUINCHAMENTO DE VEÍCULO NO CENTRO DE PELOTAS

Quem se entende por motorista habilitado sabe que as placas de trânsito existem para regrar a conduta de todos os cidadãos, sejam eles pedestres ou motoristas,que obrigatoriamente, devem  ser respeitadas.


Na tarde dessa quarta feira(29) um flagrante foi registrado por nossa equipe do Blog Pelotas de Portas Abertas.com.

Repare nas imagens o que diz na placa : ESTACIONAMENTO Para Deficiente Físico

A seguir, o trabalho correto dos agentes de trânsito, no recolhimento do veículo, após constatarem que, além de irregularmente estacionado, a proprietária estava com a documentação em atraso.





O que diz a Lei de Trânsito:

Motorista que estacionar em vagas reservadas para idosos e deficientes físicos será multado

Motoristas que estacionarem nas vagas reservadas para deficientes físicos e idosos e não possuírem credencial – licença para utilizar essas vagas – serão multados a partir de 18 de dezembro. A infração resultará em multa de R$ 53,20 e a perda de três pontos na carteira de habilitação.

A medida valerá tanto para as vagas nas ruas, como também para os estacionamentos de estabelecimentos privados, como shoppings, supermercados, hospitais, universidades, entre outros.

VÍDEO EXCLUSIVO DO FLAGRANTE:

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Otimizando o Trânsito : Bicicletas versus carros e motos


Por: Fábio Braga, médico

Ter um carro e a autonomia do transporte individual é um sonho que trazemos da juventude. Os ônibus só fazem os trajetos aprovados pelo Poder Público. A moto dá liberdade, polui e custa menos, mas é o mais perigoso meio de transporte que existe. Além do capacete, seu condutor só pode contar com a proteção da roupa e com sua pele. Quando chove ou faz frio, a velocidade aumenta o desconforto e o perigo. O motoqueiro disputa em desigualdade as vias com os carros e ônibus, aproveitando brechas, ziguezagueando e, frequentemente, se acidentando. As estatísticas são cruéis a este respeito.

A bicicleta não é rápida como a moto, o ciclista não tem a proteção do carro e também se expõe ao clima. Apesar disto tem inúmeras vantagens. Não usa combustível poluidor, seu custo de manutenção é mínimo, não congestiona o trânsito, no espaço que um carro ocupa numa rua podem trafegar seis ciclistas, no espaço que um carro ocupa para estacionar cabem 20 bicicletas e, apesar de lenta, em média, multiplica por três a velocidade de deslocamento de um pedestre. Como a velocidade é menor, os acidentes costumam ser menos violentos. Em relação à saúde, melhora o condicionamento físico de seus usuários e contribui para diminuir as doenças cardiovasculares, a osteoporose, a artrite e ainda melhora o sistema imunológico de quem pedala.

Em outros países, longe de ser algo do passado a bicicleta é do futuro. Na Holanda um terço de todos os trajetos urbanos é feito de bicicleta; na Dinamarca são 18% dos trajetos e no começo das manhãs em Copenhagen, já vi ciclistas de terno e gravata, indo para o trabalho; na Alemanha 10% dos trajetos são feitos de bicicleta. A China tem 470 milhões de bicicletas mecânicas e cem milhões de bicicletas motorizadas. Nos Estados Unidos 70% dos departamentos de polícia usam patrulheiros de bicicleta, que fazem 50% mais prisões que os patrulheiros motorizados. Nova York tem 1,6 mil quilômetros de ciclovias. No Rio de Janeiro se pode alugar bicicletas num ponto da orla e entregá-la noutro, fazendo belos passeios nas principais praias da Zona Sul.

Pelotas é uma cidade plana, com um trânsito que piora a cada dia em função da facilidade de aquisição de carros e motos. Sonhos se realizam, mas são as mesmas ruas, da mesma largura, com os mesmos buracos e com sinalização deficiente, todavia com muito mais veículos. Os acidentes, os congestionamentos, a lentidão, a dificuldade de estacionar e o estresse aumentam cada vez mais. Temos condições ideais para usarmos mais bicicletas, mas precisamos mudar a mentalidade das pessoas. Bicicleta não deve ser encarada como um recurso de quem é pobre. Optar por andar de bicicleta deve ser algo como optar por parar de fumar, algo lúcido e sadio. Precisamos de uma política de incentivo, legislação protetora e um sistema de ciclovias que permita os deslocamentos para qualquer lugar com segurança e não apenas ciclovias isoladas.

Em Pelotas podemos fazer alguns trajetos, mas dificilmente se pode ir a algum lugar de bicicleta sem enfrentar o perigo do trânsito fora das ciclovias. Quem anda de bicicleta praticamente não tem onde deixá-la quando vai trabalhar. Em Amsterdã no centro da cidade, em frente a sua lindíssima estação de trens, há um imenso estacionamento para bicicletas. Poderíamos ter algo assim no largo entre o Mercado Central e a prefeitura, bem como em várias praças.

Já há um começo desta conscientização em nossa cidade, grupos de ciclistas se formam e crescem, mas o poder público tem que participar viabilizando seu uso. O Plano Cicloviário da cidade prevê a instalação de 63,7 quilômetros de ciclovias, segundo reportagem deste Diário de 17 de julho. É bom, mas é pouco. Sem condições, andar de bicicleta é perigoso para o condutor. Os moradores das ruas onde se pretende criar ciclovias não gostam da ideia. Perdem vagas de estacionamento na frente de casa, mas também terão benefícios. Pelotas tem sido inovadora em várias áreas e pode ser nesta também. Viveremos numa cidade melhor.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

NADA ESTÁ SENTENCIADO - a não ser o ''alardismo''


ESCLARECENDO E INFORMANDO : 
PROCESSO ''AGUARDA DESPACHO''

''Meu pai está na justiça para se aposentar ; está quase com a causa ganha por tempo de serviço e o seu advogado deu um site pra ele ver o acompanhamento do processo e ali diz... SITUAÇÃO: MOVIMENTO AGUARDA DESPACHO !

O Q ISSO QUER DIZER ? ME AJUDE!!! 

OBRIGADA!''

Resposta:

Bárbara !

"Aguarda Despacho", significa que o processo está nas mãos do juíz julgador, e ele dará a sentença favorável ou não ao seu pai, sem data marcada para fazer outro movimento. 

O aguarda despacho, literalmente é que seu processo está na mesa do juíz para que o julgue.

Abraço

Adv. Jose André''


 NADA ESTÁ SENTENCIADO - a não ser o ''alardismo''


O exemplo acima ilustra e esclarece, coisa que 'outros' apenas desejam confundir, sobre o movimento do processo referente ao Minha Casa, Minha Vida, promovido contra imobiliárias em Pelotas.

Aliás , percebam que um certo blogueiro , na cidade, adora mudar o foco das coisas , quando o tema lhe convém. 

Entendemos que seria mais útil lermos, dele, quais são seus verdadeiros e concretos planos coletivos sobre uma cidade, que mais carece de soluções do que o surrado sensacionalismo, promovido por ele e seus parceiros, com ações desse tipo pela internet, para gerar tumulto na população.

Seria assim uma estratégia pública, caso fosse candidato a assumir cargo legislativo, transformando seus temas pessoais em plataforma de atuação ?

Ué !!! Afinal, perguntar não ofende, não é assim que escrevem do lado de lá?

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Kepler da Nasa descobre múltiplos planetas que orbitam um par de estrelas

Vindo menos de um ano após o anúncio do primeiro planeta circumbinary, Kepler-16b, a missão Kepler da NASA descobriu vários planetas em trânsito, que orbitam dois sóis pela primeira vez. 

Esse sistema, conhecido como um sistema circumbinary planetária, é 4.900 anos-luz da Terra, na constelação Cygnus. 

Esta descoberta prova que mais do que um planeta pode formar e persistem no campo estressante de uma estrela binária e demonstra a diversidade de sistemas planetários em nossa galáxia.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

O VERDADEIRO '' BAT CANAL'' NO YOUTUBE

Pelo youtube, um canal concentra todos os filmes do seriado Batman e Robin dos anos 60.

Episódios completos e originais, falados em inglês, podem ser assistidos.

Filmes raros, como o episódio piloto onde surge a parceria da Dupla Dinâmica com o filha do comissário Gordon - Bárbara Gordon - que reserva sua identidade secreta como Batgirl.

Todos os episódios estão segmentados por temporadas.

Em época de refilmagens e outras reencarnações do Cavaleiro das Trevas, um programa divertido é rever o seriado da FOX, via internet.




Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

terça-feira, 28 de agosto de 2012

União estável a três abre polêmica


A união estável "poliafetiva" lavrada no interior de São Paulo pela tabeliã Claudia do Nascimento Domingues entre um homem e duas mulheres trouxe à tona um debate que divide juristas e a sociedade. Num momento pós-união estável homossexual, já aceita pela Justiça, até onde vai o conceito de família no Brasil?

Na visão da advogada e oficial do cartório de notas da cidade de Tupã, não há lei na Constituição brasileira que impeça mais de duas pessoas de viverem como uma família e a ausência da proibição abre caminho para um precedente.

A definição de "união poliafetiva" vem sendo usada por ela na tese de doutorado que desenvolve na USP. "Não sei se esse será o termo mais adequado, mas é o que escolhi para empregar em meus estudos".

Para ela, há chances de que as uniões poliafetivas tenham uma trajetória semelhante às uniões homoafetivas, entre duas pessoas do mesmo sexo, que após muitos anos de recursos e trâmites em diferentes instâncias do país foram consideradas válidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu por uma "revisão" do texto constitucional no ano passado.
"O modelo descrito na lei é de duas pessoas. Mas em nenhum lugar está dizendo que é crime constituir uma família com mais de dois. E é com isso que eu trabalho, com a legalidade. Sendo assim o documento me pareceu bastante tranquilo. Trata-se de um contrato declaratório, não estou casando ninguém", diz Claudia.

Ela explica que, em termos oficiais, trata-se de uma "escritura pública declaratória de união estável poliafetiva", o que, traduzindo em poucas palavras, significaria um contrato onde os três envolvidos deixam claras suas vontades e intenções como família. Cabe a empresas, prestadoras de serviços, órgãos públicos e à Justiça, em casos de ações judiciais e subsequentes recursos, decidirem se aceitam o documento ou não.

"O que se previu ali são posições declaratórias, é a vontade dessas pessoas declarada num documento público. Divisão de bens, responsabilidades, direitos, com algumas limitações. Eles não podem, por exemplo, distribuir uma herança como se fossem casados, o que não são e nem pretendem ser".

A tabeliã acrescenta que o trio, que até o momento optou por não falar à imprensa, já tem conta corrente aberta como família, "porque a escritura permite, a lei não proíbe e o banco aceitou".

‘Três é demais’
Outros juristas defendem que a família só pode ser constituída por um casal, ou seja, duas pessoas, e rejeitam o conceito tanto em termos jurídicos quanto morais.
Num sinal de novos tempos, no entanto, mesmo os mais conservadores tomam por base que a definição de casal hoje no Judiciário brasileiro já admite um homem e uma mulher, dois homens ou duas mulheres, acatando a decisão do STF. Mas três é demais.

"É um absurdo. Isso não vai para frente, nem que sejam celebradas milhares dessas escrituras. É algo totalmente inaceitável, que vai contra a moral e os costumes brasileiros", avalia a advogada Regina Beatriz Tavares da Silva, presidente da Comissão de Direito da Família do Instituto de Advogados de São Paulo (Iasp) e doutora na mesma área pela USP.

Para ela, as cláusulas constantes no documento, que versam de temas que vão de comunhão de bens, separação, direitos, responsabilidades e até mesmo filhos em comum, tendem a ser rejeitadas por empresas, prestadoras como planos de saúde e seguradoras, além dos tribunais.

"É uma escritura nula, sem valor algum, por não cumprir os requerimentos constitucionais", diz.
José Carlos de Oliveira, professor de direito e doutor pela Unesp, diz que o documento é inválido por "contrariar frontalmente a Constituição" e que o Supremo jamais referendaria o novo tipo de família.

"A escritura em questão alterou de forma unilateral aquilo que já é tipificado pela lei, ou seja, que uma família é constituída por duas pessoas somente, sejam heterossexuais ou homossexuais. Fizeram um contrato de acordo com os interesses deles, que, se chegar ao STF, será prontamente julgado como ilegal".

Ambos advogados, no entanto, admitem que em alguns casos pontuais o documento poderá vir a servir como um "início de prova" de união estável, como em compras de imóveis, como se fossem "sócios", mas ainda de forma "discutível".
Para a tabeliã, o documento tem total validade. "Não posso imaginar um tabelião criando um documento que não tenha valor. Não faz sentido. Como valor de documento, é algo público, registrado, indiscutível. Poderemos discutir quais são as eficácias legais das regras contidas neste documento, isso sim. São duas coisas diferentes, e me assusta que alguém ligado ao direito diga simplesmente ‘isso vale ou não vale’".

Supremo Tribunal Federal
Moral
Muito além das minúcias jurídicas quanto à validade da escritura da união poliafetiva, o debate moral iniciado pelo caso deve criar polêmica na sociedade brasileira, questionando até onde se pode estender o conceito de família no país.

"O fato de eles viverem de tal jeito não afeta a minha vida, é a liberdade privada deles. Gostaria que fosse muito simples: você vive como quer, do jeito que quer, não afeta a vida dos outros, e ninguém tem que se intrometer. Mas a realidade no Brasil, como nós sabemos, não é essa", diz a tabeliã de Tupã.

"No Brasil ainda se pensa muito de forma individual. Se algo não é bom para mim, não é bom para ninguém. Tudo bem, eu continuo não querendo para mim, mas eles não me afetam, vivendo em três, ou em cinco. Agora me afetam, por exemplo, quando fazem de conta que têm um casamento maravilhoso mas têm dois amantes, três amantes. Isso me afeta, fazer de conta que não sei", complementa.

Na visão de Regina Beatriz Tavares da Silva, o Judiciário e a sociedade jamais aceitarão este tipo de família. "É uma promiscuidade que envolve mais de duas pessoas. Classifico como poligamia, amantes, relações paralelas. É preciso usar os termos certos".

Claudia defende que a situação não implica em poligamia já que não se trata de um casamento e avalia as rejeições ao conceito de poliafetividade como invasão da esfera privada do cidadão.

"É um absurdo por qualquer olhar que se dê. Não importa se tem escritura ou não. Na minha concepção é o ser humano fazer a limitação moral que a lei não faz. Vamos então morar em um país onde as leis sejam inteiramente morais. Legalmente não podemos aplicar isso no Brasil", diz a tabeliã.

"Como é que vão resolver? Não sei. Estamos vendo decisões surpreendentes, e é como um dos juízes do STF colocou muito bem na votação da união homoafetiva no ano passado: ‘a realidade não pode ser afastada’".


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."