Pesquisar aqui

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dica : ''Vivendo e aprendendo a jogar ''- ELIS


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SANTA MARIA - Uma semana depois ...


Corrida para salvar vítimas do cianeto

Avião da FAB chegará no sábado com o antídoto injetável trazido dos Estados Unidos para tratar os sobreviventes. Médicos de todo o mundo estão sendo consultados sobre a melhor forma de desintoxicar vítimas da substância - a mesmo usada nas câmaras de gás nazistas.

Os médicos encarregados do atendimento das vítimas da boate Kiss estão, neste momento, empenhados em conseguir desintoxicar os pacientes que inalaram a fumaça tóxica produzida durante o incêndio. Exames de sangue feitos em 16 pacientes internados no Hospital de Caridade de Santa Maria e em três pessoas que estão no Hospital Universitário da cidade indicaram a presença de altas concentrações de cianeto, ou gás cianídrico – a substância mortal usada nas câmaras de gás dos campos de concentração nazistas. A maior dificuldade para esse tipo de tratamento é a falta, no Brasil, da hidroxicobalamina, antídoto injetável usado para desintoxicação.

Para conseguir o medicamento, foi preciso trazer um lote da substância dos Estados Unidos. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegará no sábado a Porto Alegre com o primeiro lote 140 kits de doses que serão distribuídas às unidades que receberam vítimas do incêndio. Os 140 kits foram doados pelo governo dos Estados Unidos.

O tratamento desse tipo de intoxicação é um desafio para as equipes médicas. Diretor clínico do Hospital Universitário de Santa Maria, Arnaldo Teixeira Rodrigues afirma que nem os médicos da unidade estão a par do prazo máximo para garantir os efeitos do medicamento que faz a desintoxicação. Os médicos envolvidos no tratamento estão em contato com especialistas de diversas partes do mundo para definir o protocolo de utilização da substância. Na tarde desta sexta-feira, cerca de 20 médicos brasileiros fizeram uma videoconferência com 15 entidades internacionais para discutir a melhor forma de tratar os pacientes intoxicados.

A morte pelo gás cianídrico é rápida, varia entre alguns segundos e poucos minutos. Ele age no interior das células, inibindo o consumo de oxigênio. Quando a célula entra em contato com o cianeto, morre. No corpo, o gás se liga à mitocôndria e para de produzir energia. “É como se as células estivessem com falta de ar. Existe o oxigênio, mas elas não conseguem usar”, explica o farmacologista Daniel Junqueira Dorta, professor do departamento de química da USP de Ribeirão Preto e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia. O gás cianídrico é um dos mais tóxicos.

Associado a esse gás, os frequentadores da boate Kiss também inalaram monóxido de carbono, comum em casos de combustão de material orgânico. Esse gás se liga à hemoglobina de forma mais poderosa do que o oxigênio. Ou seja, o monóxido de carbono dificulta ou impede a ligação do oxigênio. “Nesses casos, as pessoas ficam com as extremidades arroxeadas por causa da falta de oxigenação”, afirma Dorta. A presença dos dois gases foi uma combinação fatal.

As vítimas do incêndio inalaram doses altíssimas do cianeto e monóxido de carbono, e por isso há risco de morte por asfixia mesmo dias depois do acidente. As proporções de cianeto encontradas no sangue dos pacientes são próximas de 200 mg/dl (miligrama por decilitro) mesmo após 80 horas de inalação. O aceitável, segundo médicos especialistas consultados pelo site de VEJA, é de 10 mg/dl. As vítimas têm, portanto, concentrações 20 vezes acima do suportável por um adulto saudável.


Espuma – O cianeto inalado pelos frequentadores da boate Kiss foi produzido pela queima da espuma sintética de cor escura empregada no isolamento acústico da casa noturna. Há materiais resistentes ao fogo usados nesse tipo de revestimento, mas na boate foi usado material mais barato, que propaga o fogo rapidamente e, em contato com o fogo, exala a fumaça tóxica. A espuma foi encontrada em aproximadamente um terço da boate.

Nesta sexta-feira, caiu de 127 para 124 o número de vítimas do incêndio na boate Kiss internadas segundo informou o Ministério da Saúde no início da tarde. Os pacientes estão hospitalizados em Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Ijuí. Atualmente, 64 respiram com a ajuda de aparelhos. As unidades continuam aceitando profissionais de saúde e motoristas de ambulância voluntários podem se cadastrar para ajudar no auxílio aos feridos.


Polícia - A situação dos quatro presos por envolvimento na tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS), vem se complicando à medida que avançam as investigações, a cargo da Polícia Civil e com participação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Depois de ouvir 77 pessoas envolvidas no caso da boate Kiss, os investigadores estão cada vez mais convencidos de que aplica-se, nesse caso, o conceito de “dolo eventual” por parte dos acusados. Apesar de estar claro que não houve “intenção de matar”, os donos da boate e os músicos assumiram o risco de causar danos ao público. Estão presos Mauro Hoffman e Elissandro Callegaro Spohr, o Kiko, donos da boate, Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, e Luciano Augusto Bonilha Leão, auxiliar de palco grupo.

"A perícia verificou que as saídas de ar foram fechadas deliberadamente", afirmou o delegado Sandro Meinerz, na tarde desta sexta-feira. Segundo Meinerz, também foi constatado que a banda estava ciente de que o tipo de sinalizador usado não era recomendado para ambientes fechados. O fato de o vocalista não ter alertado o público ao microfone de que havia fogo no local também pode ter contribuído para o grande número de vítimas. “Os seguranças que estavam na porta não tinham visibilidade do palco”, disse o delegado. Por isso, segundo ele, é possível que tenham barrado as primeiras pessoas que tentaram sair sem o conhecimento de que se tratava de uma situação de perigo. "Quem estava no fundo e viu o fogo se salvou. Quem estava no meio, não. O único músico que morreu foi porque voltou", disse Meinerz.


Sobre a superlotação da casa, o delegado afirmou que Kiko deu uma declaração a um jornal local da cidade, há alguns meses, dizendo que a boate teria recebido 1.400 pessoas em uma noite de show. Um dos maiores vilões da grande dimensão da tragédia, a espuma em que se iniciou o fogo é peça-chave da investigação. Já foi ouvido ainda o engenheiro acústico que participou da reforma do isolamento acústico e que afirmou à polícia não ter solicitado a colocação do material. Outro ponto importante do inquérito que deve ser esclarecido é encontrar o responsável técnico pelo Plano de Proteção e Combate ao Incêndio da casa.

A polícia acredita que os arquivos salvos nos cerca de 60 celulares apreendidos, como fotos e filmagens, possam confirmar que foi o vocalista quem acendeu o sinalizador e apontou para o teto. Outra evidência de que houve falhas por parte dos donos da boate é o fato de que a casa não tinha brigada de incêndio. "Os funcionários nunca receberam nenhum treinamento nesse sentido".

A polícia pede à população que ajude na investigação enviando para o e-mail denunciapoliciasantamaria@gmail.com imagens internas da casa ou depoimentos sobre o caso.


( Com Vela.com.br)

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

TÔ VOLTANDO na segunda feira !!!



 FUTEBOL ON LINE pela Rádio Alfa 94,5FM - 12:30h às 13:30h - as principais do futebol, temperadas com os melhores flashbacks!!!

Às 17h, pela Rádio Universidade 1160AM, produzo e apresento - JORNALISMO RU.COM - a interatividade com a notícia, na hora em que ela acontece!!!

FESTA DE NAVEGANTES / IEMANJÁ


Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria.

A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores.  Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob mantença de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai até o Porto de Pelotas. Antes do encerramento da festividade católica acontece um dos momentos mais marcantes da festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Pelotas, que em 2013 chega à 82ª edição.

----------------------------------------------------------

Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Iemanjá ou Yemoja é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá Yèyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.


Na Mitologia Yoruba, a dona do mar é Olokun, que é mãe de Yemanjá, sendo ambas de origem Egbá. Yemojá é saudada como Odò ("rio") ìyá ("mãe") pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, orixá do mar (masculino no Benim e feminino em Ifé), referida como sendo a "rainha do mar" em outros países. É cultuada no Ro Ògùn, em Abeokuta.



História

Pierre Verger, no livro Dieux D'Afrique, registrou: "Iemanjá é o orixá dos Egbá, uma nação iorubá estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe ainda o Rio Yemanja. As guerras entre nações iorubás levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do século XIX. Não lhes foi possível levar o rio, mas transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do axé da divindade. O Rio Ògùn, que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá. Este Rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún, o orixá do ferro e dos ferreiros."

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DURO DE MATAR 5 - Um Bom Dia Para Morrer


Ele está de volta - John McClane

A história deste quinto filme se ambienta na Rússia, onde John McClane e seu filho se envolvem em um confronto com forças locais. Sebastian Koch (A Vida dos Outros), Cole Hauser (+ Velozes + Furiosos) e a modelo russa Yuliya Snigir estão entre os vilões. Mary Elizabeth Winstead, que viveu a filha de McClane em Duro de Matar 4.0, também integra o elenco.

Dirigido por John Moore (Max Payne), Duro de Matar 5 estreia em 14 de fevereiro de 2013 e será o primeiro da franquia a ser exibido no formato IMAX.

Assista ao trailer :



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PAPAGAIOS MUDAM PLUMAGEM

GRUPO DE PAPAGAIOS 'AMANSADOS' EM PELOTAS

PAPAGAIO NÃO É ÁGUIA

Parece que um grupo de aves falantes entendeu sua nova postura na sociedade local, principalmente após tentarem ''falar mais alto'' do que os demais.

Eram aves agitadas, estéricas e, por vezes, agressivas com seus bicos famintos para que  alguém as ouvissem.

Morderam muito na cidade, essencialmente, atacando setores de investimentos , de educação, de construção e até de informação. Escolhiam seus alvos de acordo com o tamanho da repercussão que lhes favorecessem.

Até mesmo , um desses papagaios tentou liderar as coisas nessa região.

O tempo passou, e foi mostrado à eles que não adianta tanta gritaria para se mostrarem capazes ou competentes no trabalho que desejavam apresentar. Foi preciso ''educar'', um pouco, este bando para que se comportassem de maneira mais adequada por aqui.

Esta primeira etapa foi alcançada. 

Os ''bichinhos'' se domesticaram e pararam de atacar pessoas na cidade. Foi preciso tempo e dedicação para que o resultado viesse.  Porém, agora, estão tentando mudar a ''plumagem'', como uma forma de camuflar suas futuras intenções. A ração ainda está pouca para eles. Comeram demais nos tempos gordos, acreditando que sempre haveria ''papinha'' na boca livre.

Ultimamente, estão sendo vistos na região do Paço Municipal. Há quem acredite que os falantes tentam algo novo, que lhes possam favorecer em outros tempos.

Soubemos, de voz corrente, que durante o período eleitoral houve quem imaginasse apostar numa 'vaga de assessoria' municipal como membro da área de comunicação. Está certo que papagaio fala...mas tem vezes que são mal educados e apenas proferem asneiras e ofensas.

Muitas penas para pouca ração: este  é o fato do momento. 

Sabemos que, em breve. os papagaios amigos desejarão alçar vôos maiores. 
Talvez  precisarão aceitar a sua  condição limitante, de que 'papagaio não é águia'

Por isso, quem sabe, a partir de agora, eles andem mais humildes com seus griteiros, e com menos asas agitadas de acordo com suas realidades individuais. 

Atriz Marion Cotillard é a 'Mulher do Ano'


Eleita "Mulher do Ano", Marion Cotillard desfila em Harvard

A atriz francesa Marion Cotillard recebeu na quinta-feira (31) uma homenagem da Universidade de Havard em um evento nada protocolar.

Vencedora do Oscar em 2007 por seu papel em "Piaf: Um Hino de Amor", Marion foi nomeada a Mulher do Ano pela Hasty Pudding Theatricals. Mais conhecida como The Pudding, a sociedade de estudantes de teatro de Harvard premia um homem e uma mulher por sua contribuição ao entretenimento. 

 Segundo o "Daily Mail", Cottilard participou de um desfile na Harvard Square Cambridge. Sorridente, ela acenou para o público, fez caras e bocas e até pegou um ursinho de pelúcia no meio da multidão.

A Hasty Pudding Theatricals vai anunciar o Homem do Ano em 8 de fevereiro. Um evento semelhante também será marcado para homenagem o escolhido.

A atriz de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e "Meia-noite em Paris" segue os passos de Claire Danes, Anne Hathaway e Drew Barrymore, que foram reconhecidas nos eventos anteriores.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

MÍRIAM MARRONI faz convite à comunidade de Pelotas

Beto Vetromille e Míriam Marroni

Miriam Marroni -via facebook convida: 

'' Não esqueçam que hoje temos a festa de Nossa Senhora de Navegantes e Iemanjá. 

A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes é a partir das 19 horas, saindo do Camping Municipal até o Santuário da Colônia Z3. A saída para a procissão de Iemanjá é às 20:30 na Sede da Federação, na Rua Xavier Ferreira n° 1000. Carreata com a imagem até o Balneário dos Prazeres. Amanhã encontro da imagem da mãe Iemanjá com Nossa Senhora dos navegantes. 

Amanhã visitem a nossa Colônia de pescadores, a partir das 10 horas com missa festiva e outras atrações ao decorrer do dia. ''


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CALHEIROS ASSUME O SENADO

Senado escolhe novo presidente da Casa



Renan Calheiros é eleito presidente do Senado


Ricardo Brito, Débora Álvares e Lilian Venturini, de O Estado de S.Paulo

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito o novo presidente do Senado por 56 votos, na tarde desta sexta-feira, 1º. O candidato Pedro Taques (PDT-MT) recebeu 18 votos. Dois senadores votaram em branco e dois anularam. A votação foi secreta.

A vitória de Renan já era esperada. O senador integra o partido de maior bancada na Casa e contava com apoio do PT. Em seu discurso, antes da votação, o peemedebista não fez menções às denúncias apresentadas contra ele. Durante os 20 minutos de fala, o senador apresentou propostas de ações e prometeu criar a Secretaria da Transparência, que seria responsável por atender pedidos feitos com base na Lei de Acesso à Informação. “Alguns aqui falaram sobre ética e seria até injusto com esse Senado, que aprovou celeremente a Lei da Ficha Limpa, demonstrando que esse é compromisso de todos nós”, disse.

O candidato Pedro Taques disse que subia à tribuna do Plenário da Casa com a certeza de que será derrotado na eleição para a Presidência do Senado. “Sei que a nossa derrota é certeira, transparente, inevitável, aritmética”, afirmou. No discurso, ele citou figuras históricas, como Tiradentes, para afirmar o orgulho que sente por sua “corajosa” candidatura. Taques questionou também a candidatura de Renan. “Existem voltas esperadas. (…) Mas existem voltas que criam receios. Receios de continuísmo, de letargia, de erros. Sou o anti-candidato, aquele que perderá. (…) Eu não temo o próprio passado e, portanto, não temo pelo meu futuro”, afirmou.

Base e oposição. Durante a sessão, outros senadores discursaram em plenário antes do início da votação. Os aliados defenderam o critério da proporcionalidade, tradição da Casa, segundo a qual o partido com maior número de parlamentares indicam o nome que vai ocupar a cadeira de presidente. Já os oposicionistas lembraram os processos em curso contra Renan.

“O PMDB exerce seu legítimo direito de escolha [de indicar o candidato à presidência]. Nosso partido fez a escolha correta. O PMDB não está usurpando o direito de ninguém”, afirmou Lobão Filho (PMDB-MA).

Do mesmo partido, mas contrário à candidatura de Renan, Simon Pedro sugeriu que o senador retirasse sua candidatura. “Eu não tenho intimidade com ele, mas se tivesse eu diria: ‘Não te mete nessa, Renan’. É importante deixar o Senado tranquilo.”

Em sua discurso, o senador Fernando Collor (PTB-AL), atacou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que encaminhou ao Supremo na semana passada ação contra Renan. “[O Senado] Não pode aceitar denúncia inepta e partindo de quem está partindo. Este senhor é prevaricador, chantagista e, portanto, sem autoridade moral para colocar um senador em situação de constrangimento.”

Rena. A votação começa quando ao menos 41 dos 81 senadores estiverem presentes. Vence quem tiver a maioria simples dos votos. Além do presidente, serão eleitos os demais cargos da Mesa Diretora da Casa: 1º e 2º vice-presidentes e quatro secretários.

O presidente é o 3º na linha sucessória presidencial e é o responsável por convocar e presidir as sessões, além de definir o que será votado na Casa. O chamado 1º secretário é o “prefeito” do Senado, a quem cabe funções como a decidir como será gasto o orçamento do Senado. O cargo deve ficar com Flexa Ribeiro (PSDB-PA).


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Leão “sorri” ao tirar foto e conquista a internet


Bombou na WEB

Esta é a imagem do momento! Um fotógrafo amador tomou um baita susto quando foi tirar foto de um leão aparentemente assustador em um zoológico na Carolina do Sul, Estados Unidos. Bem na hora, o animal abriu a boca simulando um sorriso. 

Na verdade, segundo o americano Randy Rimland, de 54 anos, não passava de um bocejo. Mas é o suficiente para virar um meme, não? Já está bombando aos montes na web. 




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

NOVA POLÍTICA : Vereadores à frente no trabalho

O que é bom a gente repassa para o leitor

Os ''caras novas'' à frente dos trabalhos na comunidade pelotense !



No início da noite desta quinta feira(31), Rafael Amaral (PP), Marcos Ferreira (PT) e Ricardinho (PDT), membros da comissão para tratar do espaço público, estivemos vistoriando os estabelecimentos do canteiro central da Avenida Bento Gonçalves,à fim de, verificar os principais problemas dos proprietários, e quais as soluções cabíveis que podem ser tomadas para regularizar a situação destes trailers e quiosques.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SEXTA FEIRA SEM FESTA na Zona Sul - LUTO !

Fachada do Bar João Gilberto - Moizés Vasconcellos - DP


Por: Cherrine Cardoso e Max Cirne

Chegou sexta-feira. Dia da semana em que jovens e festeiros iniciam a sua programação para o fim de semana. Mas, como não lembrar do ocorrido na boate Kiss em Santa Maria no último domingo? A pergunta certamente ecoa em muitos que saem semanalmente, mas nunca se antenaram para a possibilidade de riscos dentro de clubes e boates onde o principal objetivo é se divertir.

SECRETÁRIA DA SAÚDE RESPONDE AO CASO DOS ANESTESISTAS

EXCLUSIVO
Arita Bergmann - Secretária da Saúde de Pelotas
Por Beto Vetromille 

Em entrevista à Rádio Universidade, no programa Linha Aberta, a secretária da saúde , Arita Bergmann, esclareceu que houve o adiantamento dos valores do mês referente à dezembro 2012.

Segundo a secretária os valores estão dentro da normalidade:

- ''Não há atraso! Temos até o início de cada mês subsequente para o pagamento.''

Arita Bergmann acredita que, ainda hoje, isso seja resolvido.Ela explica que o município contrata a Santa Casa e repassa os valores. Agora, o problema estaria entre a administração da entidade com seus anestesistas.

A secretária afirma, também, de que não há paralisações das cirurgias de urgências e emergências. Apenas estão suspensas as cirurgias chamadas eletivas.

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Anestesistas da Santa Casa de Pelotas paralisam


Grupo formado por 13 médicos deixa de prestar atendimentos eletivos por causa de salários atrasados
Ilustração
Alegando estar com dois meses de salários atrasados, os 13 anestesistas da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas resolveram reivindicar e desde quarta-feira (30) eles estão atendendo somente casos de urgência. Já os pacientes com necessidade de procedimentos eletivos, que normalmente já são demorados, vão ter que esperar mais ainda do que o normal. Pois o protesto só deve terminar quando o grupo de profissionais receber os pagamentos devidos ou entrar em algum acordo com a entidade. O que parece ser um tanto complicado nesse momento.

"Esses atrasos já aconteceram em anos anteriores e nós estávamos tolerando, mas isso cansa", disse, em tom de desabafo, o médico Maurício Goldbaum. "Nós (os anestesistas) também temos contas para pagar no final do mês", reclamou o especialista requisitado em cirurgias ou qualquer processo hospitalar onde é necessário bloquear parcial ou totalmente a sensibilidade ou consciência do paciente por um tempo determinado.

A direção da Santa Casa reconhece a falta de pagamentos aos anestesistas, mas culpa a prefeitura pelo problema, alegando atraso no repasse da verba específica da classe oriunda do governo federal. "O dinheiro já foi liberado em Brasília, não sei por que a Secretaria de Saúde ainda não nos encaminhou", indagou o provedor Roberto Penteado.

A titular da SMS, Arita Bergmann, rebateu as insinuações da provedoria e disse não entender o posicionamento da entidade. Segundo ela, o único repasse atrasado é o relativo ao serviço de hemodiálise, do setor da nefrologia. Ainda assim, na quinta a Secretaria conseguiu vencer todos os trâmites burocráticos, já fez os dois empenhos necessários e nesta sexta os cofres da Santa Casa devem receber R$ 486 mil.

E o PSP?
Aproveitando o movimento iniciado na Santa Casa, Goldbaum também expôs a situação do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP). De acordo com ele, por lá os anestesistas também estão sem receber há dois meses e só não paralisam devido ao teor emergencial do atendimento no local. De qualquer forma, corre o risco de "ninguém mais querer trabalhar para atender o PSP". Sobre esta situação, Arita se mostrou surpresa. Afirmou não ter conhecimento sobre atrasos nos pagamentos, mas prometeu ir atrás das informações para evitar qualquer percalço no futuro.

Diário Popular
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CASA NOTURNA MAIS SEGURA - Fiscalização em Pelotas



Para evitar tragédias como a de Santa Maria, que levou a óbito centenas de pessoas no último final de semana, uma força-tarefa composta pela Defesa Civil e Secretarias da Prefeitura de Pelotas, Corpo de bombeiros, Brigada Militar e Conselho Tutelar realizou, na noite desta quarta-feira (31), uma série de vistorias que culminaram no fechamento de dois estabelecimentos localizados no Centro da cidade.

A força-tarefa montada pelos órgãos envolvidos fiscalizou duas casas noturnas e dois bares. Destes, o Bar Eduardo Azevedo recebeu notificação e outros dois, a Boate Baiúca e o Pool Bar foram interditados por apresentar irregularidades. A Boate Degrau, única dos estabelecimentos a não ser notificado, apenas recebeu orientação dos Bombeiros referente à utilização das saídas de emergência.

 A operação de fiscalização foi definida na última terça-feira (29), durante reunião no Paço Municipal, da vice-prefeita Paula Mascarenhas com representantes do Ministério Público e Corpo de Bombeiros, quando foram debatidas as condições de funcionamento das casas noturnas da cidade. No encontro ficou definido que todos os 80 estabelecimentos cadastrados pela guarnição dos Bombeiros serão submetidos às exigências da Lei Municipal 3.832, de 1994, que instituiu o Código de Prevenção Contra Incêndio.

 A força-tarefa de fiscalização continuará vistoriando casas noturnas e bares para verificar se estão de acordo com a legislação no que tange à prevenção de incêndio. Os que não estiverem em conformidade com as normas serão imediatamente fechados.
      
         O balanço das penalidades aplicadas nos locais vistoriados foi o seguinte:

Pool Bar
Autuado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e pelo Corpo de Bombeiros;

*SMS/Vigilância Sanitária: Notificação por alvará vencido;
*SGMU: Notificação por atividade sem alvará e interdição do estabelecimento;
*Cerest: Notificação por fiação irregular, deficiência na sinalização das escadas, fiações desencapadas nas máquinas de jogos e tomadas fora do padrão;
*Corpo de Bombeiros: notificação por alvará vencido e notificação de correção das instalações;

Boate Baiúca
Autuada pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Cerest e pelo Corpo de Bombeiros.

*SGMU: Notificação em virtude da cassação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) e consequente interdição do estabelecimento;
*Cerest: Notificação por inexistência de saída de emergência, sinalização deficiente, instalações elétricas irregulares e orientações sobre medidas de prevenção;
*Corpo de Bombeiros: Notificação com cassação do alvará de funcionamento e consequente interdição por inexistência de saída de emergência.

Boate Degrau
*Não houve a constatação de irregularidades, apenas orientações por parte do Corpo de Bombeiros referente à utilização das saídas de emergência. Alvarás em dia.

Bar Eduardo R. Azevedo
Autuado pela Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Sanitária.

*SMS/ Vigilância Sanitária: Termo de notificação e adequação por falta de alvará.
*Corpo de Bombeiros: Em razão do cronograma pré-estabelecido com o Corpo de Bombeiros, não houve a vistoria por parte da Instituição e consequentemente não houve a interdição. Será vistoriado novamente em próxima operação.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Boate Kiss: ''ESPUMA'' causou envenenamento

A espuma estava em cerca de um terço do teto da casa e fazia parte do isolamento acústico. "Parece que é um material usado em estúdios, mas é altamente inflamável e libera um gás tóxico", disse Arigony. 


O delegado citou a existência de um material chamado de “retardante”, utilizado justamente para evitar o rápido alastramento do fogo. Pelo que a perícia indica até o momento, isso não foi usado na boate Kiss.

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Pesquisa: Quase metade dos executivos pretende deixar empresa


Giane Guerra

Pesquisa mostra que 45% dos executivos pretendem deixar a empresa onde trabalham nos próximos três anos. 770 pessoas foram entrevistadas pela Lee Hecht |DBM Brasil.

Por quanto tempo mais você gostaria de permanecer na organização em que trabalha?

O principal motivo é a falta de desafios e de perspectivas de crescimento profissional, apontados por 37%. A remuneração foi citada por 7% dos entrevistados.

- Enquanto muitas organizações ainda se fixam em resolver o problema da retenção com fatores como salário e benefícios, os talentos valorizam a liberdade. Quando o cotidiano das empresas, de rotinas e tarefas perde o significado para o trabalhador, o gap entre as expectativas do indivíduo e da organização se intensifica. - comenta a diretora regional da LHH/DBM, Carla Mello.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CLIMA - Pelotas registrou 46,6°C de sensação térmica

Nesta quinta feira(31) o mês de janeiro se despediu com forte calor.

Segundo registrado no site do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Pelotas , por volta das 14:30h, tivemos uma temperatura de 34,7°C, mas com a sensação térmica de 46,6°C.

Confira no quadro:

Clique para ampliar


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Está Dando ''Chabu'' !!!


BEATLES - deu vontade de ouvir ...

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

DELEGADO POSTOU FOTO DA BOATE KISS


O delegado regional de Santa Maria, Marcelo Arigony, postou nesta quinta-feira, em seu perfil no Facebook, uma foto em que três pessoas aparecem segurando um objeto que lança labaredas de fogo, no que seria a boate Kiss. 


Na madrugada de domingo, um incêndio no estabelecimento deixou 235 mortos. Ainda há 138 pessoas internadas, 77 respirando com a ajuda de aparelhos.

Arigony é o responsável pelas investigações sobre a tragédia.

“Recebi pelo msn do face. Tirem suas próprias conclusões!”, diz o texto da foto.

Na manhã desta quinta-feira, o delegado o comentou o assunto em entrevista à RBS TV:

- Parece ser na Kiss. Postei para mostrar que estamos na linha certa. É muito temerário falar qualquer coisa nesse sentido, mas é óbvio que usam fogos (na boate). Não só lá, mas também em outras boates.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Banda Space Cowboys comenta no Blog Pelotas


Banda de Country-Rock 
Banda de Country-Rock que tem em seu repertório canções que marcaram época a partir dos anos 50. Seu repertório conta com músicas de Elvis Presley, Roy Orbison, Chuck Berry, Johnny Cash, Creedence, The Doors, Queen entre outros.

''Muito pertinentes as observações do criminalista. 
Gostaria de deixar uma sugestão.

Talvez algum proprietário de escola ou alguém que tenha poder para tanto, pelo menos considere a ideia.

-- Por que não colocar no currículo dos alunos de ensino fundamental e médio noções sobre procedimentos em incêndios, noções de primeiros socorros, enfim, tópicos do gênero.

Coloco isto pois muitas vidas tem se perdido em função de não se saber como proceder nestes casos. Recentemente em Pelotas mãe e filho para fugir do fogo se trancaram em uma peça fechada, infelizmente perderam a vida. Acontece que boa parte de nós acredita que se morre queimado, mas na maioria das vezes se morre de asfixia ou intoxicação devido aos vapores tóxicos. 

Por exemplo, um pano molhado colocado na frente do nariz e boca aumenta um pouco nossa resistência a vapores tóxicos, mas este "pouco" pode ser suficiente para se sair com vida de um local em chamas. Um outro ponto importante, é que ao se ensinar regras básicas para procedimentos em incêndios a nossos jovens, também estaríamos levando-os a pensar, refletir. Assim, eles naturalmente teriam maior capacidade de percepção perigo em relação a locais e eventos que presenciam.

Não me refiro somente a incêndios, mas a diversas outras situações que colocam vidas em risco. São cursos rápidos e que podem ser feitos com auxílio do corpo de bombeiros, por exemplo. Eu,como fui comissário da antiga Varig, tive a oportunidade de fazer um curso de combate e prevenção de incêndio em São Paulo. Foi um curso breve, mas que me ensinou muitas coisas de grande utilidade. Coisas que não aprendi na faculdade nem no colégio. Enfim, fica a sugestão! ''


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SANTA MARIA : PREVIDÊNCIA antes das PROVIDÊNCIAS


Bastaria trocar as letras e muitos males poderiam ser evitados

Trocar o '' O '' pelo '' E '' resolveria : PREVIDÊNCIA antes das PROVIDÊNCIAS


Após tragédia de Santa Maria, a revisão na lei

Enquanto enterra seus jovens mortos no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), o Brasil tenta tomar providências para apurar o caso, punir os culpados e, quem sabe, evitar que outras tragédias como esta se re-pitam no país. Ontem, em visita às famílias que ainda permaneciam velando os corpos das vítimas, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro,disseque irá trabalhar para rever a maneira como são feitas as fiscalizações, além de discutir a legislação sobre o assunto. “Vamos trabalhar com o Ministério Público.

Temos de aproveitar um momento trágico como este para fazer uma revisão na legislação municipal, principalmente o que e quem fiscaliza o funciona-mento dessas casas, e sugerir aos prefeitos que façam essas modificações”, disse Genro. Paralelamente, se desenrolava o processo de prisão dos principais envolvidos com o incêndio. Ontem, pela manhã, a polícia prendeu o dono da boate, Elissandro Calegaro Spohr, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que fazia o show pirotécnico que teria dado início ao incêndio, segundo o delegado Sandro Meinerz, responsável pelo caso. Mauro Hoffmann, sócio da boate Kiss, se apresentou à polícia à tarde.Todos tiveram as prisões temporárias de cinco dias decretadas na madrugada de segunda-feira pelo juiz Regis Adil Bertolin.

Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), o episódio também remete a uma necessidade de se rediscutir a maneira como a liberação e a fiscalização de alvarás de funcionamento são feitas. “A lição que fica da tragédia é que, lamentavelmente, é um preço muito caro que nós estamos pagando para aprender que as autoridades precisam ter esse cuidado rigoroso, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para liberar estabelecimentos que atendem a um público tão grande como esse”, disse a senadora. Já o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu ponderação na hora de apontar os culpados pelo acidente. Segundo ele, o melhor é deixar passar o momento da emoção antes de avaliar as melhores formas de prevenir tragédias como esta. “Acho que o momento é de solidariedade total para depois encaminharmos essa discussão ao Congresso para aprimorar a legislação”.

Perplexidade

Ontem era difícil encontrar alguém em Santa Maria que não tivesse perdido um amigo, parente ou conhecido na tragédia. Nos velórios, além de namoradas, mães, pais e irmãos inconformados, vizinhos e amigos demonstravam perplexidade com o episódio. Mais de 100 enterros foram realizados no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. Por todos os lados, o adeus foi marcado por revolta e comoção dos parentes e amigos. As histórias eram quase sempre de jovens na faixa de 20 anos e estudantes da universidade federal e tinham ido se divertir na casa noturna mais badalada da cidade. Além da consternação, a maioria das pessoas também se mostrava confusa com a profusão de boatos e notícias que correm pela cidade — de que não havia extintores de incêndio funcionando na boate e que os seguranças impediram a saída das pessoas por achar que se tratava de uma tentativa de não pagar a conta. ■ Com ABr e Reuters


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Momento GOVERNABILIDADE de Pelotas

Acima dos partidos está o interesse da cidade. Estamos trabalhando juntos para ela. Vereador Rafael Amaral (PP), Prefeito Eduardo Leite (PSDB) e Vereador Marcola (PT).
Postagem via Facebook de Rafael Amaral

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SANTA MARIA : Bombeiros falharam, diz advogado


Advogado de dono de boate chama ação dos bombeiros de 'desastrosa'

O advogado de Elissandro Spohr, um dos donos da Boate Kiss, disse nesta quarta-feira em entrevista coletiva que a operação de salvamento do Corpo de Bombeiros no dia do incêndio foi "desastrosa e despreparada". "O Corpo de Bombeiros usou uma mangueira de água contra as pessoas que estavam tentando sair da boate. O corpo de bombeiros pediu auxílio para civis expondo aquelas pessoas", afirmou o defensor Jader Marques. 

De acordo com o advogado, a espuma utilizada no teto foi indicada por um engenheiro técnico responsável, porque o proprietário, mais conhecido como Kiko, não tinha capacidade. "Ele fez isso esperando a próxima vistoria que estava para ser feita", ressaltou. Além disso, Jader Marques rejeitou a possiblidade de dolo (quando o indivíduo age de má-fé) de seu cliente ou que tinha consciência do risco oferecido. “O Kiko e a esposa dele, que está grávida, estavam dentro do local”, argumentou.

O advogado disse também que não sabe quantas pessoas estavam no local porque o controle ainda está dentro da casa.  


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CICLOVIA PROBLEMA na Av Fernando Osório

ESPAÇO ABERTO

Postado na rede social Youtube, este vídeo destaca problemas na obra da clicovia , contruída na Avenida Fernando Osório , em Pelotas 

CICLOVIA PELOTAS Av. Fernando Osório

 - Adelar Munieweg : "Qualidade" da obra da Avenida Fernando Osório. Desperdício do dinheiro dos contribuintes. CICLOVIA VERGONHOSA! ''

Com a palavra as autoridades competentes. 



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Amigos de todos os tipos. Qual o seu?


AMIGO ÍMÃ
carrega você para todos os passeios...

AMIGO IRMÃO
Muitas vezes você acha que ele é até melhor que seu próprio irmão...

AMIGO PARCEIRO
Sempre pronto para o que der e vier.

AMIGO "VIAGEM NA MAIONESE"
Embarca junto com você em seus sonhos mais mirabolantes.

AMIGO BARULHO
Quando sai, deixa um silêncio incrível...

AMIGO BANQUEIRO
Sempre ajuda você na$ hora$ mai$ difícei$

AMIGO POPULAR
Você tem que entrar na lista de espera para falar com ele

AMIGO PROTETOR
Defende você em situações difíceis.

AMIGO ESOTÉRICO
acredita que existe "uma razão" para tudo.

AMIGO OTIMISTA
Esse tem a solução para tudo.

AMIGO CONSELHEIRO
Vive lhe dando conselhos, mesmo que você não peça.

AMIGO ANTIGO
Para ser preservado.

AMIGO NOVO
Para ser conquistado.

AMIGO SÁBIO
sabe quando falar e quando calar.

AMIGO EXPERIENTE
Sempre sabe como fazer as coisas.

AMIGO ANUAL
Você encontra uma vez por ano, e nota que o tempo não acabou com o sentimento de amizade...

AMIGO MÃE
Sempre pronto a dar um colinho.

Reconheceu seu amigo em algum tipo?
Seja qual for, ter amigos é uma grande benção!
Preserve sempre suas amizades!

*Não está incluído o estilo  AMIGO DA ONÇA !

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."