Pesquisar aqui

sábado, 29 de março de 2014

''MERCENÁRIOS 4' - a saga deve continuar...

Os Mercenários 3 (The Expendables 3) ainda nem estreou e os rumores sobre o quarto filme da franquia já começaram. 

Segundo o TV3, Pierce Brosnan (60 anos), astro que viveu o personagem James Bond (007) em 4 longas no cinema, recebeu um convite do produtor Avi Lerner para participar dos próximos projetos da saga. 

Segundo o ator, Lerner afirmou que adoraria contar com a sua presença e ele respondeu "por que não? Vamos ver."

Ainda de acordo com a matéria, Pierce disse que poderia atuar em até 7 filmes. Será? 

Vamos aguardar mais novidades. 

VÍDEO MOSTRA O FIM DA KOMBI

Kombi ganha voz em último vídeo de despedida
Filme lançado nesta quinta-feira(27) é a última campanha da Volkswagen para o encerramento da produção do veículomens.


Em sua última campanha de despedida, três meses após ter a produção encerrada , a Kombi ganhou voz. Nesta quinta-feira, a Volkswagen lançou um vídeo onde a perua "conta" sua história e se despede dos consumidores com um discurso emocionado e divertido, enquanto viaja de volta para "casa" — a fábrica na Alemanha onde foi criada.

Criada na década de 1940 e fabricada no Brasil durante 56 anos, a Kombi era o veículo mais antigo em produção no mundo — no vídeo, a velha senhora brinca com a própria longevidade: "não seja indiscreto de calcular a minha idade", pede. Ela foi o veículo mais vendido em sua categoria, mas precisou sair de linha por não ter estrutura para receber airbag e freio ABS.

Outra curiosidade do vídeo é a atriz escolhida para interpretar o veículo. A narrativa é de Maria Alice Vergueiro, conhecida nas redes sociais pelo vídeo "Tapa na pantera". Ela narra a história da perua desde o início da produção, em 1950, e conta histórias envolvendo clientes, como a brasileira Mirian Maia, que nasceu dentro de uma Kombi, e o designer americano Bob Hieronimous. Ele pintou um exemplar que virou símbolo do festival de Woodstock.

ALARMANTE : Um terço dos jovens bebe e dirige, 34% não usam camisinha e 12% das meninas já fizeram aborto

De camisinha a drogas: 7 números sobre os jovens brasileiros
Veja os números sobre o comportamento de risco desta geração


São Paulo - Um terço dos jovens brasileiros nunca ou quase nunca usa camisinha em suas relações sexuais. O número preocupante faz parte do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira pela Universidade Federal de São Paulo, que analisou o comportamento de risco dos jovens no país.

Chama a atenção o consumo irresponsável de álcool - muitas vezes associado à direção -, o uso de drogas entre os menores e o sedentarismo - apenas 2 em cada 10 jovens fazem atividade física. 

Foram entrevistadas 4.607 pessoas com idades entre 14 a 25 anos, em 149 cidades brasileiras.

Veja a seguir 7 números que refletem o comportamento de risco dos jovens no Brasil:

COLESTEROL PODE AUMENTAR NO INVERNO

Estações do ano e comportamento afetam nível de colesterol
Segundo estudo americano, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares são mais comuns nos meses mais frios

No inverno, as pessoas fazem menos exercícios e relaxam na dieta

RIO - As estações do ano mudam o comportamento e o nível de colesterol, segundo estudo que será apresentado em um encontro da Associação Americana de Cardiologia. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins analisaram a relação destes fatores com o perfil lipídico de 2,8 milhões de adultos nos EUA.
Estudos anteriores já haviam mostrado que ataques cardíacos e doenças cardiovasculares aumentam durante meses frios. Os níveis de colesterol anormais são um conhecido fator de risco.

- Nesta grande amostra, vimos que as pessoas tendem a registrar piores valores de colesterol em meses mais frios, em comparação aos meses mais quentes - compara o cardiologista Parag Joshi, um dos autores do estudo. - Trata-se de uma variação significativa. Confirmamos descobertas de estudos menores e levantamos uma série de questões importantes, inclusive o que poderia provocar essas flutuações.

A clara variação sazonal obriga mais cuidados com comportamentos fundamentais que podem minimizar o risco de doenças cardiovasculares.

- No verão, nós tendemos a sair mais, somos mais ativos e temos comportamento mais saudável - lembra Joshi. - Nos meses mais frios, ficamos recolhidos, relaxamos com a dieta e fazemos menos exercícios. O LDL e o não-HDL (o colesterol ruim) são piores. Isso é impulsionado por uma série de comportamentos que ocorrem durante a mudança de estações.

Os autores do estudo especulam que os dias mais curtos do inverno - e o tempo limitado para passar fora de casa - também significam menor exposição ao sol e, consequentemente, menores concentrações de vitamina D, que é associada à proporção de bom ou mau colesterol.

Joshi ressalta que é necessário fazer mais análises sobre o que pode estar por trás das variações sazonais.

sexta-feira, 28 de março de 2014

'' TODA MULHER JÁ FOI ATRAÍDA SEXUALMENTE POR OUTRA MULHER '' - Cameron Diaz

Atriz, que já namorou Jared Leto e Justin, é uma apreciadora da beleza feminina

Ela já namorou Matt Dilon, Jared Leto e Justin Timberlake, mas não seria surpresa se Cameron Diaz aparecesse por aí se relacionando com uma mulher. Em entrevista à edição de abril da revista "Glamour" inglesa, a atriz, de 41 anos, revelou que tem uma quedinha pelo sexo feminino.

"Eu acho mulher muito bonita. E acho que toda mulher já foi atraída sexualmente por outra mulher em algum momento. É natural ter conexão e apreciar a beleza de outro mulher", disse ela, que atualmente está solteira.

A atriz aproveitou também para falar sobre vaidade, que ela jura não ter muita.

"Se eu vejo uma foto feia minha numa revista, eu não ligo. Mas é engraçado estar nesse mundo da forma como estou. Você realmente acaba tendo que se manter bem, senão é fácil perder a cabeça".

SER O '' CAPITÃO AMÉRICA '' CUSTARIA MUITO CARO

Quanto custaria ser o Capitão América?
O que realmente inflaciona a vida de Steve Rogers é o preço de seu escudo de vibranium, um metal fictício do mundo Marvel


O site americano Movieclips Trailers resolveu calcular quanto custaria ser o Capitão América.

Para isso, utilizou cotações e informações reais para calcular o preço de acessórios, veículos e armas de Steve Rogers.

O resultado: 54.977.922,05 dólares.

Apesar da moto Harley-Davidson, do revólver e uniformes de última geração, o que realmente inflaciona a vida de Steve Rogers é o preço de seu escudo de vibranium, um metal fictício do mundo Marvel: incríveis 54.431.100 dólares para obter o material mais resistente do planeta.

CEEE ESTÁ NO RANKING DAS PIORES DISTRIBUIDORAS PELA ANEEL

CEEE é a sexta pior distribuidora em ranking da Aneel com 35 concessionárias
Agência reguladora do setor levou em conta a qualidade do serviço prestado pelas empresas em 2013


A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) foi considerada a sexta pior concessionárias de distribuição de energia do país em ranking de qualidade do serviço, divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A lista, que conta com as 35 concessionárias consideradas de grande porte (mercado faturado anual de energia maior que 1 terawatt hora), avaliou todas as empresas para o período de janeiro a dezembro de 2013.

A melhor gaúcha foi a AES Sul, que aparece na 12° colocação na lista. A outra distribuidora de maior porte do Estado, a Rio Grande Energia (RGE), ficou no 22° lugar da lista. A avaliação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção (FEC) das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela Aneel. O primeiro indica o número de horas que, em média, um consumidor fica sem energia elétrica, enquanto o FEC indica quantas vezes, em média, houve interrupção no fornecimento de energia.

As melhores colocadas foram a Companhia Energética do Ceará (Coelce), seguida da Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz, SP) e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). As três piores foram a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), em 35º lugar, a Light Serviços de Eletricidade (RJ), em 34º, e a Companhia Energética do Pará (Celpa), em 33º.
Com informações da Zero Hora

PROFESSORES DA UFPEL DISCUTEM RETOMADA DA GREVE

Assembleia na ADUFPel-SSind define intensificação da mobilização


A Assembleia Geral dos docentes da Universidade Federal de Pelotas, realizada na quarta-feira, 26/03, movimentou a sede da ADUFPel-SSind para a discussão sobre a retomada da greve e as estratégias de luta para a campanha nacional 2014.

Os docentes debateram a atual situação das negociações com o governo, a necessidade de estabelecer estratégias que visem barrar a precarização dentro da universidade e os caminhos para a construção da campanha nacional deste ano.

Na pauta de reivindicações dos docentes federais estão: a luta por melhores condições de trabalho; a reestruturação da carreira docente; a valorização salarial para ativos e aposentado e a preservação da autonomia universitária.

Ficou determinado que, se o governo não se dispuser a abrir negociações com a categoria, há disposição de retomar a greve suspensa 2012. Foi aprovada ainda uma paralisação nacional no dia 10/04, data do encontro do Sindicato Nacional com o MEC para uma discussão sobre carreira.

Com informações do Diário da Manhã

DEFENSORIAS PÚBLICAS DA UNIÃO ESTÃO EM DÉFICT NO PAÍS

Estudo mostra déficit de 66% no total de defensores públicos da União
Ideal seria um defensor por 100 mil pessoas com renda de até 3 salários.
Defensor da União atua contra órgãos federais, como INSS e Caixa.


Um estudo da Defensoria Pública da União que será divulgado nesta quinta-feira (27) mostra um déficit de 66% no número de defensores públicos federais em relação ao que seria ideal para um melhor atendimento à população brasileira. Para a Defensoria, o adequado seria ter um defensor público para cada 100 mil pessoas com mais de 10 anos de idade e rendimento mensal de até 3 salários mínimos (R$ 2.172).

Considerando as 140 milhões de pessoas no país que se enquadram nessa situação, segundo o levantamento, seria necessários 1.469 defensores públicos federais, enquanto o Brasil tem 506 espalhados pelas capitais e outros 40 municípios.

Esses dados fazem parte do estudo "Assistência jurídica integral e gratuita no Brasil: Um panorama da atuação da Defensoria Pública da União", divulgado em meio a várias ações para informar a população sobre o papel do órgão. Uma delas será a montagem de um balcão de atendimento da Defensoria na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, nesta quinta-feira.

Competências

quinta-feira, 27 de março de 2014

PESQUISA LEVANTA POLÊMICA : MULHER DE ROUPA CURTA TEM CULPA DE SER ATACADA

Sociedade
65% dos brasileiros acham que mulher de roupa curta tem culpa por ser atacada 

Maioria concorda que homens que batem em mulheres devem ser presos, segundo pesquisa feita pelo Ipea


Os números da última pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgados nesta quinta-feira mostram que a sociedade brasileira ainda é tolerante com agressões e, em geral, culpa as vítimas pela violência sofrida. 65% dos entrevistados ouvidos pelo instituto afirmaram que concordam com a frase "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Segundo o balanço, um número significativo de entrevistados parece considerar a violência contra a mulher uma forma de correção. Para estes, a vítima deve ser responsabilizada pelo ataque, seja por usar roupas provocantes, seja por não se comportar "adequadamente". 

A avaliação tem como ponto de partida o grande número de pessoas que diz concordar com a frase: se mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros. O trabalho indica que 58,5% das pessoas concordam com esse pensamento. A resposta a essa pergunta apresenta variações significativas de acordo com algumas características. Nas regiões Sul e Sudeste, é menor a proporção de pessoas que culpam a mulher pela violência sexual.

Batizado de Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), o trabalho se baseou na entrevista de 3.810 habitantes de 212 municípios no período entre maio e junho do ano passado. A pesquisa mostra que 91% dos entrevistados concordam total ou parcialmente com a prisão dos maridos que batem em suas esposas, mas 63% disseram concordar com a ideia de que "casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre membros da família".

Gays - A pesquisa também revela que a maior parte dos brasileiros se incomoda em ver dois homens ou duas mulheres se beijando. Dos entrevistados, 59% relataram desconforto diante da cena, e 52% concordam com a proibição de casamento gay. Para 41% dos entrevistados, "um casal de dois homens vive um amor tão bonito quanto um homem e uma mulher". Metade dos entrevistados concorda com a afirmação de que casais de pessoa do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos de outros casais.

Com conteúdo da VEJA.com.br

GRÁVIDAS PODERÃO ACOMPANHAR GESTAÇÃO VIA APLICATIVO

Novo aplicativo permite que grávidas acompanhem o progresso do bebê na barriga

Bellabeat usa um monitor de freqüência cardíaca fetal para acompanhar ganho de peso e batimentos do feto

LONDRES - Um novo aplicativo de smartphone permite que grávidas ouçam as batidas do coração e acompanhem o progresso de seus bebês ainda no útero. O Bellabeat Connected System inclui um monitor de frequência cardíaca fetal que permite que as futuras mães sintonizem as batidas do coração do bebê e gravem o som; além disso dados importantes sobre o progresso do bebê, como peso e número de chutes também podem ser observados.

O aplicativo também tem a capacidade de monitorar o humor da futura mamãe, gravando seus sentimentos ao longo da gravidez. Quando detecta um padrão emergente, tais como sintomas que apontam para os primeiros sinais de depressão, o aplicativo emite alertas e a usuária é encorajada a falar com um médico.

O cofundador da BellaBeat, Urska Srsen, explica que ouvir os batimentos cardíacos do feto foi a característica original do aplicativo - desenvolvido em conjunto com um especialista em pré-natal - e todos os outros recursos foram adicionados em torno deste.
O aplicativo incorpora uma plataforma social conhecido como BellaBeat Global, onde as mulheres grávidas podem interagir entre si, trocar experiências e compartilhar informações para criar um diário social e organizado de gravidez.

O Bellabeat App é gratuito para download no iOS e uma versão beta está disponível na loja Android.

DINHEIRO DA COPA - E ONDE E PRA ONDE VAI ?


A história da Copa do Mundo da iniciativa privada foi uma fábula desde o começo. Orlando Silva e Ricardo Teixeira disseram que o governo só botaria dinheiro na infraestrutura, mas isso nunca esteve perto de acontecer. Há muita presença de dinheiro público nas obras dos estádios que vão abrigar os 64 jogos do torneio que começa em junho, mas não dá simplesmente para colocar tudo no mesmo balaio.

Houve diversas formas de o poder público, digamos, impulsionar economicamente as obras. Há aporte direto, com dinheiro saindo do orçamento para pagar a construção, há empréstimo (eventualmente com juros mais camaradas), há renúncia ou incentivo fiscal, há venda de títulos públicos. Pode parecer detalhe, mas não é. Pode ser discutido até que ponto um estádio de futebol é um negócio que merecesse incentivo estatal, mas, dependendo do modelo adotado, há previsão de retorno.

O governo federal trabalhou nesse linha. Ao garantir financiamento do BNDES para todas as arenas (salvo a de Brasília, construída com a venda de terrenos públicos) por meio de uma empresa estatal. Os governos estaduais contraíram empréstimos de outros bancos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste, e também fizeram investimentos diretos. Os estádio privados deram o seu jeito. O Corinthians conseguiu isenção fiscal com a prefeitura de São Paulo, o Internacional vendeu o Estádio dos Eucaliptos e o Atlético Paranaense contraiu empréstimos, dando a própria Arena da Baixada como garantia.

De qualquer forma, a oportunidade de modernizar os palcos do futebol brasileiro com dinheiro privado foi definitivamente desperdiçada. Não fosse o Estado, seria difícil essa Copa do Mundo sair do papel.

Confira obras e valores 

HPV no Rio Grande do Sul é investigado sobre vacinas

RS investiga três casos de reação à vacina contra HPV

Duas delas sofreram choque anafilático e a terceira teve convulsões

ELDER OGLIARI - Agência Estado

Três meninas do Rio Grande do Sul tiveram reações alérgicas depois de serem vacinadas contra o HPV desde que a campanha de imunização começou, dia 10 de março. Duas delas sofreram choque anafilático e a terceira teve convulsões.

Todas receberam atendimento médico e foram liberadas. A Secretaria da Saúde do Estado está investigando os casos para confirmar se estão relacionados à vacina ou não. Os três casos correspondem a 0,003% das 100 mil doses já aplicadas no Estado. A campanha prossegue e tem a meta de imunizar 206 mil jovens com idades de 11 a 13 anos.

Seguradoras começam a indenizar familiares de passageiros do voo MH370

Seguradoras da China estão começando a pagar indenizações para familiares dos passageiros do voo MH370, da Malaysia Airlines, desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas a bordo.


Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, as empresas disseram que os trabalhos para o pagamento das indenizações foram iniciados depois que o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse na segunda-feira que o voo "acabou" no sul do oceano Índico.

Ainda não há provas concretas ou informações completas nas quais essa conclusão possa se basear.

Mas, a seguradora China Life, a maior da China, afirmou que tem 32 clientes entre os passageiros do MH370 e estima que o total da indenização chegue a cerca de 9 milhões de yuans (cerca de R$ 3,36 milhões).

A companhia já pagou 4,17 milhões de yuans (R$ 1,5 milhão) em indenizações para familiares de sete passageiros na terça-feira.

"A China Life lamenta profundamente as notícias (sobre o desaparecimento do avião) e vai garantir a total implementação da indenização e de todos os outros serviços relacionados", informou um porta-voz da seguradora.

Já a seguradora China Pacific Insurance Co., baseada em Xangai, informou à Xinhua que na quarta-feira já ofereceu a primeira indenização no valor de 525 mil yuans (quase R$ 195 mil).

A Sunshine Insurance disse à Xinhua que já pagou 500 mil yuans (cerca de R$ 187 mil) por três passageiros, um homem, a esposa e a filha, que estavam à bordo do MH370.

A New China Life Insurance Co. estima que as indenizações que pagará às famílias dos passageiros cheguem a um total de 1 milhão de yuans (mais de R$ 374 mil), pelos nove clientes que estavam a bordo do voo.

O voo MH370 desapareceu no dia 8 de março. Ele viajava da capital malaia, Kuala Lumpur, a Pequim com 239 pessoas a bordo. Nenhum destroço do avião foi recuperado até a tarde desta quinta-feira.

Mais de 150 passageiros do voo da Malaysia Airlines eram chineses.

EUA x RÚSSIA - Sanções e ajuda à Ucrânia

Congresso dos EUA aprova ajuda à Ucrânia e sanções à Rússia


Projeto de lei prevê ajuda direta e garantia de empréstimo de US$ 1 bilhão.
Senado e Casa dos Representantes chegaram a acordo para votação.

Reuters

O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (27), por grande maioria, um projeto de lei com uma ajuda direta à Ucrânia de US$ 150 milhões e uma garantia de empréstimo que chega a US$ 1 bilhão em apoio ao governo de Kiev.

O Senado e a Casa dos Representantes aprovaram também com facilidade um projeto que impõe sanções à Rússia após a anexação da Crimeia.

A medida foi aprovada primeiro ao Senado e depois submetida a um voto final na Câmara dos Representantes.

As duas casas agora estão de acordo com os projetos, que serão remetidos ao presidente Barack Obama para assinatura. Segundo o senador democrata Robert Menendez, do comitê de Relações Exteriores do Senado, as casas chegaram a um acordo para permitir que o projeto passasse com rapidez.

quarta-feira, 26 de março de 2014

O AÇÚCAR É O PERIGO '' - afirma médico francês, Pierre Dukan

Pierre Dukan defende dieta da proteína e diz: 'açúcar é o perigo'
No Brasil para divulgar novo livro, polêmico médico rebate as críticas afirmando que indústria do açúcar está vilanizando a proteína


RIO - O médico nutrólogo francês Pierre Dukan virou sensação com sua dieta rica em proteínas e legumes. Seus livros venderam 11 milhões de cópias e seu método atraiu 36 milhões de adeptos, incluindo personalidades como Jennifer Lopez e o presidente da França, François Hollande. Em 2011, contudo, a dieta foi apontada pela agência nacional de alimentos francesa como uma das 15 mais desequilibradas e arriscadas. A Associação Dietética Britânica a classificou como uma das cinco piores de 2011. Para muitos nutricionistas, as recomendações de Dukan fogem do bom senso.

Mas, no Brasil para divulgar seu novo livro, “Confeitaria Dukan”, que traz 100 sobremesas inventadas especialmente para a sua dieta, o médico defende seu método. Ele afirma que as críticas a sua dieta foram turbinadas por um lobby da indústria do açúcar, que tenta "vilanizar" a proteína.

terça-feira, 25 de março de 2014

AUMENTO DA CERVEJA SERVIRÁ PARA SALVAR SETOR ELÉTRICO

Imposto sobre cerveja pode subir para compensar socorro ao setor elétrico

Segundo o secretário-adjunto da Receita, estudos para aumentar a arrecadação já estão prontos

BRASÍLIA - O secretário-adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, disse que o Fisco concluiu os estudos sobre os cenários econômicos e medidas que podem ser implementadas para elevar a arrecadação este ano e compensar o aporte adicional de R$ 4 bilhões que o Tesouro fará ao setor elétrico, anunciado no último dia 13. As análises preveem elevação de impostos de setores como cosméticos e bebidas frias (refrigerantes, cervejas, isotônicos, energéticos e água).

O socorro total anunciado no último dia 13 foi de R$ 12 bilhões. Desses, R$ 8 bilhões dizem respeito a financiamentos que poderão ser contratados no mercado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para que as distribuidoras possam pagar as geradoras. A proposta orçamentária fechada em agosto do ano passado destinava um aporte do Tesouro de R$ 9 bilhões na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Com a promessa de um adicional de R$ 4 bilhões, o valor chega a R$ 13 bilhões. Mas o mercado estima que esse montante pode chegar a R$ 18 bilhões no fechamento do ano.
Ao anunciar o novo socorro ao setor elétrico, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que o custo adicional será compensado pelo aumento de tributos e também com a reabertura de programas de parcelamentos de dívidas tributárias, como o Refis da Crise.

— Dentro das demandas colocadas, apresentamos alguns cenários, construímos alguns cálculos, algumas medidas que estão em via de implementação. Enquanto as medidas não forem implementadas, não temos como afirmar que tributos (vão subir) e em que momento isso vai acontecer — disse o secretário nesta teça-feira, acrescentando:
— São setores que vocês já conhecem, cosméticos, bebidas frias.

Ele ressaltou que, agora, a decisão cabe ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil.
— Os estudos foram feitos e a construção de cenários foi realizada — ressaltou.

O governo enfrenta um cenário difícil este ano para o cumprimento das metas fiscais. Com o corte de R$ 44 bilhões no Orçamento anunciado no mês passado, o governo federal fixou em 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 99 bilhões, a meta de superávit primário do setor público consolidado – que inclui governos central, estaduais, municipais e empresas estatais. O objetivo dessa economia é pagar juros da dívida pública e permitir a redução da dívida líquida do país em proporção ao PIB.

Conforme o GLOBO mostrou no domingo, no entanto, a avaliação de técnicos em Orçamento é de que, sem novas receitas extraordinárias, o governo alcançará uma meta próxima a 1,5% do PIB no fechamento do ano. Uma das preocupações é com o setor elétrico.

Globo.com

MARCO CIVIL DA INTERNET FOI APROVADO

Câmara aprova Marco Civil da Internet
Projeto regulamenta prestação do serviço e responsabilidades na rede mundial

Foi aprovado, nesta terça-feira na Câmara dos Deputados, o projeto de Marco Civil da internet. A proposta, cujo item mais defendido pelo governo é da "neutralidade da rede", teve como determinante a mudança de posição do PMDB, que mudou sua definição e decidiu aprovar a proposta estabelecida pelo Executivo federal.


Antes da votação, o relator do projeto de lei, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), terminou de apresentar as mudanças negociadas com os partidos no seu substitutivo. Entre os pontos alterados está o fim da exigência de uso de data centers no Brasil para armazenamento de dados; e uma nova redação para limitar a regulamentação por decreto da neutralidade da rede apenas segundo os parâmetros estabelecidos na lei, conforme previsto na Constituição.

Para regulamentar o tema, a Presidência da República deverá ouvir a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor da Internet (CGI). Outra mudança foi feita no artigo que trata da retirada de material com cenas de sexo ou nudez sem a autorização das pessoas envolvidas. 

O relator deixou claro que o pedido de retirada deve ser apresentado pela pessoa vítima da violação de intimidade e não pelo ofendido. O texto, da forma anterior, poderia dar interpretação de que qualquer pessoa ofendida poderia pedir a retirada do material.

Entre os principais pontos da proposta estão: a garantia do direito à privacidade dos usuários, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações pela internet. Atualmente, as informações são usadas livremente por empresas que vendem esses dados para o setores de marketing ou vendas.

Agora, os provedores não poderão fornecer a terceiros as informações dos usuários, a não ser que haja consentimento do internauta; os registros constantes de sites de buscas, os e-mails, entre outros dados, só poderão ser armazenados por seis meses. O projeto também define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a comunicações de usuários.

Antes da votação, o governo recuou e aceitou alterar alguns pontos considerados polêmicos por parlamentares da oposição e da base aliada. O principal deles é o princípio da neutralidade de rede que assegura a não discriminação do tráfego de conteúdos. Após negociação os deputados acordaram que a regulamentação deste trecho da lei caberá a um decreto da Presidência da República, depois de consulta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI)

Também caiu a obrigatoriedade das empresas provedoras de conexão e aplicações de internet manterem em território nacional estrutura de armazenamento de dados, os chamados datacenters. A obrigatoriedade havia sido incluída após as denúncias de espionagem do governo brasileiro, por parte dos Estados Unidos, revelados pelo ex-consultor que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) norte-americana, Edward Snowden. Como forma de punição para a violação das comunicações, ficou assegurado no texto que deverá ser “obrigatoriamente respeitada a legislação brasileira”.

Com conteúdo do Correio do Povo

SCHUMACHER - ''Os fãs devem estar preparados para o pior'' - diz médico da F1

Heptacampeão mundial de F-1 está internado no Hospital de Grenoble desde 29 de dezembro


Os fãs de Michael Schumacher devem se preparar para o pior. Segundo Gary Hartstein, o Dr. Fórmula 1, médico-chefe da categoria de 2005 a 2012, o mundo do automobilismo pode começar a se despedir do heptacampeão mundial. O médico publicou um texto emocionado em seu blog.

— Sempre soube que Michael era adorado. Passei anos em circuitos tomados pela cor vermelha de bonés, bandeiras e camisetas da Ferrari. Ainda estou sensibilizado pela persistência do amor de seus fãs para ele. Percebi que a falta de atualizações no quadro clínico também pode ser uma oportunidade para começarmos a nos despedir dele. De alguma forma, acho que os fãs vão ficar bem, porque eles estão tendo tempo para processar tudo isso.

ALVARÁS : CORPO DE BOMBEIROS NÃO POSSUI EFETIVO TÉCNICO SUFICIENTE PARA FISCALIZAR TODOS OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Com informações do Diário da Manhã

PREFEITOS TRATAM DE ALVARÁS E DEFICIÊNCIA DOS BOMBEIROS 

O Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) voltou à pauta dos prefeitos durante a reunião, promovida na última sexta-feira, em Arroio Grande. O evento, que integrou a programação oficial dos 141 anos de fundação daquele município, foi acompanhado pela grande maioria dos gestores integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Foto - Ilustração
A proposta apresentada pela assessoria jurídica da entidade é de que as prefeituras passem a expedir apenas um alvará de localização e não mais o de funcionamento. “ Estamos propondo uma quebra de paradigmas, baseada nas leis vigentes. Desta forma, passaremos ao Estado, que tem competência para isto a expedição do alvará de funcionamento”, explicou o advogado Pedro Sorondo.

Atenta ao encontro, a deputada estadual Miriam Marroni (PT) discutiu o assunto com os gestores municipais e afirmou reconhecer que hoje a obtenção de novos alvarás para estabelecimentos comerciais e a renovação da documentação já existente exige um PPCI muito detalhado e demorado em função das dificuldades que o Corpo de Bombeiros possui em realizar as fiscalizações.  “A demanda ficou maior e a corporação não possui corpo técnico suficiente para realizar a fiscalização em todos os municípios. A proposta que vou encaminhar ao governo é de que a gente realize a contratação emergencial de engenheiros, técnicos em edificações e eletrotécnica para agilizar o processo”, assegurou a deputada.

Nesta semana, a Azonasul também encaminhará um projeto de lei para ser analisado pelas procuradorias municipais, o qual limita prefeituras à expedição de alvarás de localização de acordo com o Plano Diretor Municipal de cada localidade e sugerindo que as demais autorizações para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, construção de moradias e demais sejam expedidos por órgão habilitado para as avaliações específicas que norteiam a nova lei de prevenção a incêndios, neste caso, o Corpo de Bombeiros.

OUTROS

CALOTE LIVRE : Petrobras abriu mão de cobrar calote da Venezuela

O acordo entre os ex-presidentes Lula e Hugo Chávez deixou o Brasil com a missão de garantir, sozinho, investimentos de quase US$ 20 bilhões

Exame.com

Brasília - Documentos inéditos da Petrobras aos quais o Estado teve acesso mostram que a empresa brasileira abriu mão de penalidades que exigiriam da Venezuela o pagamento de uma dívida feita pelo Brasil para o projeto e o começo das obras na refinaria Abreu Lima, em Pernambuco.


O acordo "de camaradas", segundo fontes da estatal, feito entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez deixou o Brasil com a missão de garantir, sozinho, investimentos de quase US$ 20 bilhões.

O acordo previa que a Petrobras teria 60% da Abreu e Lima e a Petróleos de Venezuela SA (PDVSA), 40%. Os aportes de recursos seriam feitos aos poucos e, caso a Venezuela não pagasse a sua parte, a Petrobras poderia fazer o investimento e cobrar a dívida com juros, ou receber em ações da empresa venezuelana, a preços de mercado.

Essas penalidades, no entanto, só valeriam depois de assinado o contrato definitivo, de acionistas. Elas não chegaram a entrar em vigor, já que o contrato não foi assinado.

Os documentos obtidos pelo Estado mostram que a sociedade entre a Petrobras e PDVSA para construção da refinaria nunca foi assinada. Existe hoje apenas um "contrato de associação", um documento provisório, que apenas prevê, no caso de formalização futura da sociedade, sanções pelo "calote" venezuelano.

Desde 2005, quando esse termo de compromisso foi assinado pelos dois governos, até o ano passado, a Petrobras tentou receber o dinheiro devido pela PDVSA - sem sucesso. Em outubro do ano passado, quando o investimento na refinaria já chegava aos U$ 18 bilhões, a estatal brasileira desistiu.

Os venezuelanos não negam a dívida. No item 7 do "contrato de associação" a PDVSA admite sua condição de devedora

Antes desse documento, ao tratar do fechamento da operação, uma das condições era o depósito, pelas duas empresas, dos recursos equivalentes à sua participação acionária em uma conta no Banco do Brasil - o que a o governo da Venezuela nunca fez.

Em outro documento obtido pelo Estado, a Petrobras afirma que estariam previstas penalidades para o "descumprimento de dispositivos contratuais". Como nos outros casos, essa previsão não levou a nada, porque as penalidades só seriam válidas quando a estatal venezuelana se tornasse sócia da Abreu e Lima - e isso não ocorreu.


Chávez e Lula

A ideia de construir a refinaria partiu de Hugo Chávez, em 2005. A Venezuela precisava de infraestrutura para refinar seu petróleo e distribuí-lo na América do Sul, mas não tinha recursos para bancar tudo sozinha.

Lula decidiu bancar a ideia. Mas Caracas nunca apresentou nem os recursos nem as garantias para obter um empréstimo e quitar a dívida com a Petrobrás.

Em dezembro de 2011, em sua primeira visita oficial a Caracas, a presidente Dilma Rousseff tratou o assunto diretamente com Chávez, que prometeu, mais uma vez, uma solução.

Nessa visita, o presidente da PDVSA, Rafael Ramírez, chegou a anunciar que "havia cumprido seus compromissos" com a empresa e entregue uma "mala de dinheiro em espécie" e negociado uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento da China. Esses recursos nunca se materializaram.

O projeto inicial, que era de US$ 2,5 bilhões, já chegava, em outubro do ano passado, aos US$ 18 bilhões, quando a Petrobras apresentou ao seu Conselho de Administração a proposta de assumir integralmente a refinaria. A estimativa é que o custo total fique em torno de US$ 20 bilhões.

Para justificar os novos valores, a empresa cita ajustes cambiais e de contratos, gastos com adequação ambiental e o fato de ter ampliado a capacidade de produção de 200 mil para 230 mil barris por dia.

Os novos itens e a ampliação da produção explicariam o custo oito vezes maior que o inicial. Procurada pelo jornal O Estado de S. Paulo, para falar sobre o "calote" da Venezuela, a Petrobras informou que nada comentará. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 24 de março de 2014

BEIRA-RIO A PERIGO PARA LIBERAÇÃO DA COPA

"Se não for votado, não teremos Copa em Porto Alegre", diz Fortunati sobre projeto para estruturas temporárias
Prefeito afirmou que "não tem plano B, não tem plano C, não tem plano E, não tem plano Z" para realizar o Mundial na capital gaúcha

O prefeito José Fortunati afirmou, na manhã desta segunda-feira, que Porto Alegre não sediará a Copa do Mundo caso o projeto que prevê isenção fiscal para empresas interessadas em bancar as estruturas temporárias do Beira-Rio não seja aprovado na Assembleia Legislativa. A declaração foi dada em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha.


– Se não for votado, daí já está definido, não teremos Copa em Porto Alegre. Não teremos como buscar recursos. Não tem plano B, não tem plano C, não tem plano E, não tem plano Z. O plano é esse. A única alternativa é essa. Não se viabilizando, fizemos uma opção e deixaremos de ter a Copa do Mundo. Temos de jogar de uma forma muito clara – afirmou o prefeito.

No sábado, durante uma operação que testou ações de segurança para a Copa, no anfiteatro Pôr do Sol, Fortunati havia se mostrado confiante para a realização do Mundial na capital gaúcha. 

– Este é o ponto que representa o gargalo, hoje, em termos de realização da Copa em Porto Alegre – disse hoje Fortunati.

Protocolado em caráter de urgência pelo governo Estadual, o projeto de lei que prevê isenção de ICMS de até R$ 25 milhões para empresas que bancarem estruturas temporárias para a Copa do Mundo de 2014 não teve a votação antecipada porque o governo não conseguiu acordo de lideranças. A votação deve ocorrer nesta terça-feira. A estimativa é de que será aprovado. 

Fortunati também afirmou que o vice-prefeito Sebastião Melo irá ao Rio de Janeiro na quarta-feira para uma reunião com o Comitê Organizador Local (COL) para discutir o assunto.  

ZHESPORTES

POLÍTICA NO PLANALTO ANDA DE ''SAIA JUSTA''

Petistas revelam desconforto e buscam discurso de defesa sobre Pasadena
Integrantes da sigla reunidos no encontro do Diretório Nacional do PT, em Brasília, tem evitado dar declarações sobre o caso

Estado de São Paulo


Brasília - Pegos de surpresa com o posicionamento da presidente Dilma Rousseff (PT) no caso da compra da refinaria de Pasadena, integrantes da cúpula do PT ainda buscam um discurso de defesa da petista e do governo. Apesar da tentativa de alinhamento, alguns petistas não escondem o desconforto com a situação e em privado chegam até a considerar que a presidente atuou de forma "inábil" e que o tema deveria se restringir à Petrobrás.

O Estado revelou na última quarta-feira que a presidente Dilma justificou em nota oficial que só aprovou a compra de 50% da refinaria americana porque recebeu "informações incompletas" e uma "documentação falha". Se tivesse todos os dados, disse a petista na nota, "seguramente" a compra da refinaria não seria aprovada.

A polêmica foi alvo de discussão na reunião do Diretório Nacional do PT realizada na quinta-feira, 20, em Brasília. Uma nota sobre o encontro está prevista para ser divulgada ainda nesta sexta. Segundo o Broadcast apurou, apesar de ter sido alvo de análise dos dirigentes do partido, na primeira versão do documento não constava nenhuma menção sobre o tema. O texto final, no entanto, deve ser redigido pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. A tendência é que seja feita apenas uma defesa da Petrobrás e que Dilma não seja citada.

"O partido não vai fazer o jogo do PSDB, que quer colocar a presidente Dilma no centro do palco. O PT não vai entrar nesse jogo. O povo brasileiro quer discutir política no sentido mais amplo da palavra. Eles insistem no mesmo erro de 2006 e 2010, que é acreditar que essa via denuncista faz o partido (PSDB) crescer", afirmou o ex-presidente do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP).

Em privado, outro integrante da cúpula do PT revela, porém, o descompasso gerado internamente com a falta de um posicionamento de Dilma. "Agora há pouco recebi duas mensagens perguntando o que era para falar sobre isso. Disse que não sabia. Tem que ver a linha do Planalto. Ela (Dilma) falou e ficou quieta. Tá todo mundo esperando ela", criticou o petista.

Após o encontro de quinta do Diretório Nacional, Rui Falcão também evitou dar qualquer declaração sobre o episódio. Embora a estratégia seja a de evitar trazer Dilma para o centro do debate, alguns petistas não escondem o mal-estar gerado.

"Não estou dizendo que é uma situação agradável. Não é. Mas é uma disputa política e dentro disso vamos tratar a situação como tal. Não podemos sair dessa realidade. Se houve uma inabilidade, o governo tem que saber se posicionar", afirmou o deputado federal José Mentor (SP), que participou de parte do encontro do Diretório Nacional.

A falta de uma iniciativa por parte do Planalto para estancar a crise também vem tirando o sono de alguns setores do partido. "Estamos preocupados com esse conjunto da obra, esse comportamento dela e do Palácio. Inabilidade total", disse outro petista que não quis se identificar.

CARRO DO FUTURO FEITO NA IMPRESSORA


São Paulo – A empresa alemã de engenharia EDAG mostrou o conceito de um carro construído com uma impressora 3D, o EDAG Genesis. O que a EDAG quer provar é que é possível construir o esqueleto de um carro com uma impressora 3D. O projeto mostra um corpo maciço em uma única peça ao invés de diversos pedaços que são encaixados.

A EDAG afirma que é possível criar o corpo do carro usando fibra de carbono, o que criaria um carro leve e resistente. Segundo a EDAG, o uso da tecnologia pode ser a próxima revolução industrial da indústria automobilística. O visual foi inspirado no casco das tartarugas.

EM PAUTA : ''HORA-EXTRA'' PARA CHEGAR AO TRABALHO

Funcionário vai ganhar hora extra por tempo gasto no trajeto entre casa e trabalho
Justiça entendeu que período no transporte da empresa faz parte da jornada de trabalho

R7 - Brasília

Um trabalhador do Ceará vai receber hora extra pelo tempo que perdia no deslocamento entre sua casa e o local do trabalho. A decisão da 2ª Turma do TRT-CE (Tribunal Regional do Trabalho do Ceará) estabelece que, como o funcionário usava o transporte da empresa, o tempo do percurso deve ser incorporado à jornada de trabalho.

O pagamento pelas horas gastas no deslocamento é conhecido como horas in itinere. Há um entendimento na Justiça do Trabalho de que o tempo que o trabalhador passa no percurso, em condução fornecida pelo empregador, deve ser entendida como hora trabalhada.

Se esse tempo exceder a jornada de trabalho firmada em contrato, a empresa também deve pagar o valor referente à hora extra.

O especialista em Direito do Trabalho, Nelson Câmara, lembra que o benefício vale para os casos em que a empresa fornece transporte para os empregados porque o local de trabalho é de difícil acesso ou não é atendido pelo transporte público.

Segundo o advogado, nesses casos a remuneração extra do trabalhador pode gerar outros reajustes no pagamento.

— A partir do momento em que o funcionário pega o transporte é como se eles estivesse trabalhando. Essa horas devem ser integradas à remuneração, o que gera reflexo também no pagamento de férias e do 13º salário.

Debate jurídico

MÉDICOS GANHAM SUPER AUMENTO DE SALÁRIO...EM CUBA !

Cuba aumenta salários de médicos em até 200%

Nesta sexta-feira (21), Cuba anunciou aumentos que variam de 100% a 200% nos salários dos profissionais da área médica que atuam tanto na ilha quanto fora do país. De acordo com a imprensa oficial cubana, os salários atingirão 440 mil profissionais, incluindo os 11,4 mil médicos cubanos que atuam no Brasil. Atualmente, o país possui 50 mil médicos trabalhando no exterior.    


Os aumentos nos salários dos médicos e enfermeiros é resultado de um programa de modernização da economia da ilha, implantado por Raúl Castro. 

O governo divulgou em nota que "o resultado da reorganização do setor, entre os anos de 2010 e 2013, o número de trabalhadores foi reduzido em 109 mil cargos, o que amparou o governo a dar esse aumento".

Jornal do Brasil

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."