Pesquisar aqui

sábado, 20 de outubro de 2012

LEONA CAVALLI : Olha o que o NASSIB perdeu ...


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Prefeitura de Pelotas doa área à UFPEL


UFPel
Novo espaço destinado à cultura contará com anfiteatro para mil pessoas

Procurador do município - Luiz Eduardo Longaray
Na final da tarde de sexta-feira (19), no 1º Tabelionato de Pelotas, a prefeitura formalizou, por meio de escritura pública, a doação, para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de uma quadra de terreno, com benfeitorias, no prédio da antiga Cervejaria Brahma, na rua Benjamim Constant, número 1.071. Estiveram presentes no ato, o procurador do município, Luiz Eduardo Longaray, o reitor da UFPel, César Borges e o pró- reitor Administrativo, Ernani Ávila.

Pela iniciativa, autorizada pela lei 5.643 de 3 de dezembro de 2009, a UFPel fica obrigada a destinar  parte do imóvel para a promoção de atividades  culturais de interesse da comunidade pelotense.

Na ocasião, Longaray, disse que é mais uma iniciativa conjunta, entre tantas outras, da prefeitura com a universidade,  de interesse comum da comunidade, revelando  que o município e a instituição de ensino buscam melhorias  na qualidade vida da população.

De acordo com Borges, o complexo cultural, denominado Mercosul MultiCultural, que faz parte do Centro de Integração do Mercosul, contará com um anfiteatro para mil pessoas, uma área anexa para a comunidade, destinada à realização de eventos culturais, área de exposições itinerantes, área de recuperação de peças históricas - atividade já desenvolvida pelo Curso de Museologia e Restauro, sala de cinema, além de quatro  salas de escritórios, destinadas às embaixadas do Mercosul (Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela).

Recursos
Para viabilizar as futuras instalações, a universidade busca recursos através do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). De acordo com reitor, o projeto foi apresentado na quinta, no Ministério do Turismo, quando ficou prevista uma visita, no dia 14 de novembro, do assessor especial do Ministro do Turismo. Ainda de acordo com ele, há previsão de transferência do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) para o complexo.

DP


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

BATMAN & ROBIN (raridade) - O teste dos atores para o papel


Distribuído pela 20th Century Fox, foi lançado nos Estados Unidos em 30 de julho de 1966. O filme foi estrelado por Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, ambos intérpretes dos personagens na série. Os vilões principais do filme foram o Coringa, Mulher-Gato, Charada e o Pingüim.


Teste dos atores Adam West e Burt Ward - 1965 para a série Batman 60's
'




''Santa relíquia cinematográfica!!!''

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

TRILHAS SONORAS DE 20 SUCESSOS DO CINEMA

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

ELEIÇÕES 2º TURNO : Debate em Pelotas faz subir o tom


Eleições 2012
Prefeituráveis elevam o tom de campanha em debate do Simp

Por Anna Fernandes e Melina Leite

Os municipários de Pelotas tiveram uma amostra do que deverá ocorrer na fase final da disputa pelo Executivo. As entrevistas no programa Pelotas 13 Horas, no início da semana, aumentaram a expectativa pelo primeiro encontro entre os prefeituráveis neste segundo turno. E Eduardo Leite (PSDB) e Fernando Marroni (PT) não decepcionaram. O debate organizado pelo Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) foi tenso, mostrando uma nova postura dos candidatos a prefeito na busca pelos votos em 28 de outubro. Na próxima semana, diante de câmeras e microfones, o eleitorado pelotense poderá conferir o que os servidores municipais tiveram em primeira mão.


No embate entre os concorrentes, o mediador, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Hemerson Luiz Pase, precisou intervir em diversas oportunidades para conter as manifestações da plateia. O funcionalismo ocupou a arquibancada do ginásio esportivo do DC Eventos e não poupou vaias e aplausos ao tucano e ao petista. Entre os espectadores dois apoios de peso aos prefeituráveis: os presidentes estaduais do PSDB, deputado federal Nélson Marchezan Júnior, e do PT, deputado estadual Raul Pont. O ex-candidato a prefeito Catarina Paladini (PSB) e a candidata a vice da coligação Pelotas de Cara Nova (PSDB/PPS/PR/PSC/PP/PTB/PDT/PRB/PSD) Paula Mascarenhas (PPS) também acompanharam o debate.

Nos intervalos entre os blocos, as assessorias corriam aos bastidores para orientações aos candidatos e a cada nova etapa mais ferrenho tornava-se o embate entre Eduardo e Marroni e menos propostas eram apresentadas.

O presidente do Simp, Duglas Bessa, abriu o evento saudando a categoria e ressaltando o importante espaço para os municipários conhecerem os projetos dos candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2012. Seguindo as regras previamente estabelecidas, nos dois blocos iniciais, além da saudação, os concorrentes responderam a perguntas elaboradas pela categoria. Na terceira fase, os prefeituráveis puderam realizar o enfrentamento direto, com direito a réplicas e tréplicas. O quarto bloco também foi de confronto, mas com temas sorteados pelo mediador.

Remuneração
O principal tema do debate foi a remuneração dos servidores municipais. Quase todas as perguntas faziam, de alguma forma, referência aos salários da categoria. Outras questões, como melhores condições de trabalho nos setores, foram trazidas à tona pelos próprios concorrentes.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MISS BUM BUM se inspira em ensaio sexy de americana


Candidata Miss Bumbum se inspira em Kim Kardashian em ensaio
Cris Andrade candidata ao títiulo de Miss Bumbum pelo estado do Rio Grande do Norte
buscou inspiração nos ensaios sexys da modelo norte-americana Kim Kardashian
Cris Andrade, candidata Rio Grande do Norte buscou inspiração nos ensaios sexys da modelo norte-americana Kim Kardashian.

Cris Andrade buscou inpiração no ensaios sexys da modelo Kim Kardashion para conseguir atrair votos e subir no ranking do concurso Miss Bumbum Brasil. Cris, que estava na 21º posição, subiu para a 14º posição conseguindo, por enquanto, garantir uma vaga entre as quinze mais votadas. A final acontecerá no dia 30 de novembro em São Paulo.

"Sempre me achei parecida com ela, sou fã de carteirinha. Acho que se alguém de fora pode julgar corpo e bumbum da brasileira, seria ela" declara Cris.

Do EGO, em São Paulo


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

JORNALISTA ASSASSINADO


Jornalista desaparecido foi vítima de crime passional, diz polícia
Anderson Leandro(foto) foi vítima de emboscada e assassinado a facadas, segundo a polícia. Investigações apontam ele teria mantido um romance com uma jovem e sido morto pelo namorado dela

O mistério sobre o desaparecimento do jornalista cinematográfico Anderson Leandro da Silva, de 38 anos, de Curitiba, terminou nesta quinta-feira (18). Segundo as autoridades, ele foi vítima de uma emboscada e assassinado a facadas por motivos passionais. O acusado está preso e confessou o crime. 

Anderson Leandro teria mantido um romance com uma adolescente de 16 anos, namorada do acusado. A jovem que vive em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, também foi apreendida, acusada de ter atraído o jornalista para a morte.

Há pouco mais de um ano, Anderson Leandro teve um relacionamento com a adolescente, segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A jovem, entretanto, teria iniciado um namoro com Henrique Weslley Oliveira Woiski, de 20 anos, com quem passou a morar e com quem teve um filho, nascido há dez dias. Quando ficou sabendo do caso da menina com outro homem, Woiski obrigou a namorada a telefonar ao jornalista, marcando um encontro.

Anderson Leandro foi a Quatro Barras a bordo de uma van Kangoo e encontrou a adolescente em uma praça da cidade. Ela o convenceu a ir a uma estrada de terra localizada na área rural do município, próximo a uma pedreira, onde Woiski já os esperava. Lá, o jornalista foi assassinado com várias facadas, segundo a polícia.

O delegado Sivanei Almeida Gomes, do Grupo Tigre, da Polícia Civil, que também participou das investigações, disse que, após cometer o crime, o rapaz arrastou o corpo de Anderson Leandro até uma vala, em um matagal. O veículo foi abandonado pelo acusado em uma mata, a cerca de três quilômetros dali.

Investigações

O coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, apontou que a as autoridades começaram a desvendar o caso após analisar o rastreamento do celular do jornalista. A quebra do sigilo telefônico apontava que a última ligação recebida por Anderson Leandro havia sido feita de um telefone fixo, de uma residência de Quatro Barras. “Este telefonema partiu da casa onde a menina morava”, explicou o coordenador do Gaeco.

A menina foi ouvida logo em seguida, confirmou que teve um relacionamento com Anderson Leandro e admitiu que esteve com ele no dia do desaparecimento. A jovem, entretanto, alegava que o jornalista havia a deixado em casa por volta das 16 horas.

A polícia e o Gaeco, no entanto, aprofundaram as investigações sob a hipótese de crime passional. Nesta quinta-feira, a Justiça expediu um mandado de prisão temporária a Woiski e determinou a apreensão da adolescente. O rapaz foi preso por volta das 14 horas, no Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro, em Curitiba, onde se internou por conta própria no dia 14 de outubro. Antes, o rapaz precisou ser atendido em uma unidade de saúde, no bairro Cajuru.

“Ele relata que, ao desferir as facadas, acabou se cortando com a faca. Ele levou alguns pontos”, disse o delegado Almeida Gomes. A polícia, no entanto, ainda não sabe se chegou a haver luta corporal entre os dois.

Segundo o promotor Leonir Batisti, o acusado confessou o crime no início da tarde. Em seguida, ele levou as autoridades ao local onde estava o corpo de Anderson Leandro. Woiski também apontou onde a Kangoo foi deixada.

Anderson Leandro era casado e tinha dois filhos. O local do velório e do sepultamento ainda não está confirmado.

Manifestação

Familiares e amigos do jornalista Anderson Leandro da Silva, de 38 anos, fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, em frente à Catedral Basílica de Curitiba, para cobrar mais rigor nas investigações. Ao meio-dia, os participantes fizeram um abraço simbólico na igreja. Em seguida, eles seguiram em passeata até a Boca Maldita.

Participam do encontro movimentos sociais e sindicatos, segmentos dos quais Anderson sempre foi próximo. Todos utilizaram camisetas distribuídas no local com uma foto do jornalista. Amigos e familiares aparentaram apreensão ao mesmo tempo em que agradeceram o apoio que receberam nesses oito dias em que não tinham notícias de Anderson.



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

DILMA cancela comício por causa de Avenida Brasil


Dilma cancela comício de Haddad por causa de Avenida Brasil

Avenida Brasil promete parar o Brasil diante da tv nessa sexta-feira. A coordenação de campanha do candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, convenceu a presidente Dilma Rousseff a alterar a data de um comício no qual ela estará presente por causa da novela Avenida Brasil. 

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o evento estava agendado inicialmente para a próxima sexta-feira (19), no mesmo dia e horário do último capítulo do folhetim. A avaliação foi a de que ninguém apareceria no comício porque a maioria das pessoas estaria em casa para assistir ao final da trama. Por tal motivo, o evento foi remarcado e deve ocorrer no sábado. 

O ultimo capitulo da trama escrita por Joao Emanuel Carneiro vai ao ar pela Rede Globo, as 21h nessa sexta-feira. O capitulo ira durar cerca de 70 minutos, 20 a mais que o tradicional. Em seguida a emissora exibira o Globo Reporter especial sobre os bastidores da trama que comoveu o Brasil.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

AVENIDA BRASIL - O ÚLTIMO CAPÍTULO


Último capítulo de Avenida Brasil: Carminha atira em Santiago e se declara a Tufão

No super aguardado último capítulo de Avenida Brasil, que vai ao ar nesta sexta-feira, 18, antes de ser presa, Carminha (Adriana Esteves) vai atirar em Santiago (Juca de Oliveira) . No aeroporto, prestes a fugir com o dinheiro do sequestro de Tufão (Murilo Benício), Santiago diz que vai matar o ex-jogador e Nina (Débora Falabella).

Carminha e Santiago vão dar início a uma discussão e sem pestanejar a azeda atira atira em Nicolau (Rafael Sieg) e na perna boa de Santiago. Enquanto os dois estão sofrendo com os ferimentos, a loura solta o ex-marido e Nina. É nesse momento em que Carminha se declara a Tufão e pede perdão.

A loira então entrega a arma para Nina e a surpreende quando diz: “Atira em mim! Acaba com a tua vingança”. Tufão e Nina começam a estranhar a atitude de Carminha e até sugerem que ela fuja antes da polícia chegar. Porém, ela se mostra decidida a se entregar para a polícia.

“Não tem fuga pra mim, Tufão. Fim da linha! Eu disse que vou me entregar pra polícia e vou”, comenta Carminha. Carminha aproveita a situação e pede desculpas, reconhecendo que ele era um marido maravilhoso, pedindo que ele cuide de sua filha.

“Eu gostava de ser a esposa perfeita, gostava de ter uma família, gostava de te fazer feliz… Porque você me fazia feliz, como eu nunca eu nunca tinha sido antes, como nunca mais eu vou ser! Obrigada, viu? Eu só tenho mais um pedido a te fazer: cuida da Ágata por mim”, diz Carminha.

A loira vai presa com o pai e seu comparsa e é na delegacia que ela se declara assassina de Max. Carminha, então, vai para a prisão pagar pelos seus crimes. Há uma passagem de tempo e Lucinda (Vera Holtz) vai buscar Carminha na prisão.

Ela aparece com os cabelos escuros. A gravação foi feita perto do Projac na tarde de quarta-feira. De lá, as duas vão para o lixão. Nina, Jorginho (Cauã Reymond) vão ao encontro de Carminha com um bebê, filho do casal e neto dela.  Nina e Carminha conversam e se reconciliam.

Trilha de Abertura da Novela 

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

MENSALÃO - Prisão ainda não - diz ministro


Celso de Mello descarta prisão imediata de condenados por mensalão
Ministro do STF argumenta que medida seria inconstitucional antes de esgotar possibilidades de recurso
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, afirmou nesta quinta-feira que seria inconstitucional a prisão imediata dos réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ao falar com jornalistas no final da sessão de hoje, ele disse que existem outros processos julgados na Corte com esse entendimento, e não faz sentido mudar apenas para este caso.

A discussão sobre o momento de prisão dos réus vem provocando debate desde o início do julgamento. Em sua sustentação oral, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a prisão imediata assim que o julgamento terminar. O STF entende, no entanto, que o réu só é considerado culpado quando a decisão transita em julgado, ou seja, quando não há mais qualquer tipo de recurso possível.

Ao comentar o assunto nesta quinta, Gurgel reafirmou a necessidade da aplicação imediata da decisão do STF. “O que a sociedade espera é que tenha a devida eficácia. Vamos insistir na execução [prisão dos réus]", enfatizou. O procurador acrescentou que pretende entregar um documento (memorial) reforçando o argumento aos ministros da Suprema Corte. 

Diferentemente da previsão do ministro-relator, Joaquim Barbosa, de conclusão do julgamento na próxima semana, Celso de Mello declarou que a ação deve terminar apenas em novembro. O ministro afirmou que a Corte deve interromper o julgamento durante a viagem de Barbosa para tratamento de saúde na Alemanha, e finalizar apenas após o retorno do magistrado.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Histórico: FARC e Governo da Colômbia reunidos


Colômbia e Farc prosseguirão negociações em Havana
O processo de paz entre o governo e a guerrilha entrou em um "segundo estágio" e as negociações continuarão em 15 de novembro em Havana, diz negociador do governo

Representantes do governo colombiano e da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciaram oficialmente as negociações de paz em Oslo, Noruega, nesta quinta-feira (18). De acordo com o negociador do governo colombiano, o jurista Humberto de la Calle, o processo de paz entre o governo e a guerrilha entrou em um "segundo estágio" e as negociações continuarão em 15 de novembro em Havana.

No final da reunião o governo colombiano e as Farc divulgaram um comunicado conjunto afirmando essa intenção. O processo, contudo, deverá ser difícil, com dificuldades apresentadas por ambas as partes. As Farc aproveitaram para denunciar, durante a coletiva de imprensa, a "destruição ambiental" provocada pela exploração de petróleo e mineração no interior da Colômbia. O governo rebateu e disse que a política econômica não está em negociação no processo de paz.

"Chegamos a um acordo para a instalação pública de uma mesa de negociação", disse o enviado cubano Abel Garcia ao ler um comunicado conjunto das partes envolvidas, que em silêncio escutaram o anúncio.

Em seguida, o negociador chefe do governo colombiano, De la Calle, fez uma breve declaração. Depois dele falou o comandante Iván Márquez (cujo nome verdadeiro é Luciano Marín Arango), um dos seis membros do "secretariado", a liderança máxima das Farc. De la Calle disse que o início das negociações representa uma "boa notícia" para o povo colombiano. Ele alertou que o processo será difícil. "O final do conflito armado é apenas o começo da paz. Nós precisamos transformar a sociedade".

De la Calle afirmou que sabe das dificuldades mas que está disposto a trabalhar. Márquez, por sua vez, disse que os rebeldes chegam para as conversas "com um ramo de oliveira nas mãos". Os dois lados afirmaram que o diálogo sobre temas concretos começará em 15 de novembro, em Havana, e que o primeiro ponto a ser discutido será o desenvolvimento agrícola e nas oportunidades de emprego para os camponeses. Outros pontos a serem discutidos são a representação política para as Farc, um cessar-fogo entre o governo e a guerrilha, fim ao tráfico de drogas e também a reparação das vítimas dos mais de 50 anos de conflito civil na Colômbia.

De la Calle disse que as Farc precisam lutar por sua ideologia, mas dentro do sistema, como todos os partidos políticos. "Eles devem lugar por suas ideias, mas dentro da democracia", afirmou o jurista.

A guerra entre o governo colombiano e as Farc deixou mais de 60 mil mortos. O governo e a guerrilha tentaram negociar a paz durante quatro vezes, a última das quais no final da década de 1990, durante o governo do presidente Andrés Pastrana. O processo fracassou após o governo desmilitarizar uma região no sul da Colômbia que passou a ser controlada pelas Farc. Muito enfraquecida nos últimos anos pela ofensiva militar conduzida pelo ex-presidente Alvaro Uribe, e depois pelo presidente Juan Manuel Santos, a guerrilha deve ter atualmente cerca de nove mil combatentes, o que a torna o maior exército guerrilheiro na América Latina.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Seios de passageiras viram arte de taxista


Taxista alemão abre exposição com fotos dos seios de passageiras
Taxista Hans-Jürgen Watzlawek
SE A MODA PEGA...

Dias após as galerias de Berlim celebrarem a Semana de Arte da cidade, uma exposição mais modesta tem chamado a atenção na capital alemã. Chamada Flash Berlin 0.1, a coleção de fotos de seios nus foi tirada pelo taxista Hans-Jürgen Watzlawek, e está em cartaz na Galeria Casablanca. As informações são do site Spiegel.

Watzlawek, de 67 anos, é condutor de táxi desde 1998, e há algum tempo tem tido sucesso em convencer suas passageiras a se deixarem fotografar fazendo topless. "Tudo começou com uma de minhas passageiras frequentes, que me confidenciou que talvez estivesse grávida", explica o alemão. "'Meus seios estão muito grandes', ela disse, e os mostrou. Eu nunca os tinha visto antes, então não poderia saber se eles estavam maiores que o normal ou não". Watzlawek então perguntou se poderia tirar uma foto da passageira, e ali nasceu a ideia.

Nos dois anos seguintes, mais de 40 mulheres concordaram em posar para o taxista-fotógrafo. Uma delas, Clara Held, contou ao jornal Berliner Zeitung que foi convencida em questão de minutos. "Ele é muito carismático", disse.

Zoltan Labas, dono da Galeria Casablanca, acredita que as fotos de Watzlawek "levantam questões fascinantes sobre o que a arte realmente é". Ainda segundo Labas, "algumas reportagens sobre a exposição têm sido totalmente equivocadas. Um jornal, por exemplo, sugeriu que as mulheres estavam todas bêbadas", reclamou. O proprietário da galeria acrescentou que todas as modelos têm mais de 30 anos e, em muitos casos, estavam acompanhadas de seus maridos.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Morre '' EMANUELLE '' - atriz Sylvia Kristel

Morre aos 60 anos a atriz Sylvia Kristel, de 'Emmanuelle'
Holandesa lutava contra um câncer de garganta.
Filme de 1974 foi um marco do cinema erótico.
A atriz holandesa Sylvia Kristel, que ficou famosa como a protagonista do filme erótico "Emmanuelle", de 1974, morreu na noite de quarta-feira (17) vítima de câncer, informou a agência que administrava sua carreira.

"Ela morreu durante a noite, durante o sono", disse à France Presse Marieke Verharen, da agência Features Creative Management, que representava a atriz, de 60 anos. A atriz foi casada com o escritor Hugo Claus, com quem teve o filho Arthur, e nos últimos anos foi "muito feliz" com Peter Brul, segundo seu site. Ela será enterrada em cerimônia fechada.

Verharen afirmou que Kristel faleceu "em consequência de um câncer". A atriz havia sido internada em julho em um hospital de Amsterdã, após sofrer um derrame cerebral em casa. A atriz vinha fazendo tratamento contra um câncer de garganta há dez anos, mas precisou interromper o processo nos últimos dias devido a seu estado delicado.

O filme francês "Emmanuelle", inspirado no romance homônimo de Marayat Bibidh Andriane, rompeu, nos anos 1970, o tabu do sexo no cinema e inaugurou o erotismo como elemento central da trama, sob a direção do francês Just Jaeckin.

Filmado na Tailândia e nas Ilhas Seychelles com um orçamento de US$ 500 mil, o longa arrecadou US$ 100 milhões e, em alguns países, como França e Japão, permaneceu mais de uma década em cartaz. Além de "Emmanuelle", atuou em cerca de 50 filmes internacionais, muitos deles de conteúdo erótico.

 Sylvia Kristel iniciou sua carreira como modelo juvenil, sendo escolhida Miss TV Europe em 1972, tornando-a conhecida nos bastidores do universo do cinema. A atriz se destacou também como Lady Chatterley na adaptação para o cinema do romance de D. H. Lawrence, e como Mata Hari no filme homônimo sobre a vida da espiã. Ainda na década de 1970, ela enfrentou problemas de dependência de drogas e álcool e, em 2003, descobriu um câncer de garganta do qual chegou a se recuperar.

Há pouco mais de um ano, em abril de 2011, Sylvia confessou que gostaria ter um "pequeno papel" na versão 3D que está sendo feita do filme, e disse que desejava continuar na carreira de produtora, após ter dirigido em 2008 o curta-metragem de animação "Topor et moi".


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Ato solene marca início do restauro da Catedral

Nesta quarta-feira (17), um ato solene marcou o início das obras de restauro da Catedral São Francisco de Paula (primeira parte). A UCPel é parceira no apoio institucional. 

Ato solene marca início do restauro da Catedral

A primeira parte do restauro da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula começou. Na manhã desta quarta-feira (17), o arcebispo e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, assinou o contrato de início das obras, que incluem, nesta etapa, o Salão São José, anexo ao templo.

Com piso e teto de madeira já comprometidos, o espaço foi eleito pela comissão de restauro como prioridade. Serão três meses para a finalização da obra, sob responsabilidade da empresa Marsou Engenharia. Assoalho, forro, banheiros, copa, instalação elétrica e sanitária estão incluídos nesta fase, cujo investimento é de R$ 500 mil.

O momento foi precedido por um longo período de análise e captação de recursos, que ainda não terminou. De acordo com a secretária de Cultura, Annie Fernandez, o cronograma físico-financeiro terá seu andamento conforme a captação de recursos.

E o projeto para restaurar um dos cartões-postais mais vistosos da cidade inclui uma série de etapas. Uma equipe multidisciplinar elaborou os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e de drenagem, elétrico, luminotécnico e de sonorização. Fazem parte também pesquisa, diagnóstico e projeto pictórico das obras de Aldo Locatelli e Emílio Sessa, e do cimento penteado do prédio.

Para Marlene Mendonça, membro da comissão de restauro, a expectativa é de não interromper o trabalho, contando com o apoio de empresas que possam integrar a empreitada pela Lei de Incentivo à Cultura. “Essa joia do patrimônio de Pelotas e região merece o nosso esforço”, conclamou.

A secretária de Cultura falou sobre o que se espera da restauração. “Sem dúvida teremos pela frente um grande desafio, porque o projeto exige cuidados e muita responsabilidade. Falamos de um monumento-símbolo para a comunidade”, pontuou.

O arcebispo mencionou que o primeiro passo era um sonho que se tornava realidade. “Finalmente vamos colocar a mão na obra, literalmente. Este templo não é só da Igreja Católica, mas uma expressão da fé em um Criador que olha para suas criaturas, que aqui podemos louvar”, disse.

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, Ricardo Mendez, lembrou do diagnóstico feito por estudantes em 2003, na disciplina de Técnicas Retrospectivas, que serviu de base para os projetos de restauração. Agora, ele integra a comissão de restauro. A Universidade também é parceira no apoio institucional às obras.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'AVENIDA BRASIL ' - ÚLTIMO CAPÍTULO SERÁ SURPREENDENTE


Último capítulo de Avenida Brasil terá 70 minutos e autor promete final surpreendente 

Estado de Minas


Serão cenas de tirar o fôlego, promete o autor de Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro. O público torce, espera e agradece, pois, assim, a trama teria um ponto final à altura de seus melhores momentos. O ritmo dinâmico e eletrizante marcou boa parte da novela, daí que nesta última semana – o último capítulo será exibido na sexta-feira (19/10) – o mínimo é um desfecho de abalar. 

O “coxo”, como Nilo (José de Abreu) se refere a Santiago (Juca de Oliveira), o falso Gepeto do bem, vai aprontar. Chefe de uma quadrilha internacional de roubo de joias, ele vai tramar e executar o sequestro de Tufão (Murilo Benício). No entanto, antes de se meter com o ex-jogador, ele terá que encontrar sua própria filha, Carminha (Adriana Esteves), que escapou de seu cativeiro. Ela está escondida na casa do amante, Lúcio (Emiliano D’Ávila). O pai descobre, invade o local e, com capangas, quase mata o filho de Janaína (Cláudia Missura). 

Carminha é levada pelo pai. Mas, Santiago quer todo o dinheiro que puder tirar da família de Tufão. E comanda um sequestro do ex-atleta em plena festa que é realizada no Divino Futebol Clube. Tufão vai ao banheiro e desaparece. A família recebe o aviso do sequestro. E tenta encontrar Tufão com a ajuda do policial, mas não consegue e paga o resgate. Além disso, os bandidos exigem um jatinho para a fuga. No meio de tudo isso, Carminha ainda tentará fugir também de avião. A atriz teria gravado a cena no Campo dos Afonsos, na Base Aérea do Rio de Janeiro. Em entrevista, o autor garantiu que o final da vilã será surpreendente. E o último capítulo terá 70 minutos. 

Preparem-se!



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Saradas mostram barriguinhas : Biquinis terão nova tendência


Escolha o biquíni que mais combina com você

O verão nem chegou, mas algumas famosas aproveitam qualquer raio de sol para curtirem um dia na praia. No Rio de Janeiro, por exemplo, as areias ficam constantemente cheias de famosas querendo se bronzear ou tomar um banho de mar.

Enquanto algumas apostam nos biquínis simples e comportados, outras preferem exibir as curvas em peças bastante pequenas. Apesar disso, a moda internacional das hot pants parece ter conquistado algumas brasileiras.

As grifes de moda praia também já produziram catálogos e editoriais estrelados por celebridades. 



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

CARALHOTA: Você já experimentou uma ?


CARALHOTA E SOPA DA PEDRA

Uma caralhota

A cidade de Almeirim, Portugal, é relativamente conhecida pelas suas virtudes gastronómicas, a saber, Sopa de Pedra, o melão e o vinho (essencialmente o branco).

Menos conhecido, mas e merecedor de igual destaque, é o pão típico que lá se faz, a tradicional caralhota, feita com farinha inteira, fermento, água e sal, amassado à mão e cozido em fornos de lenha. Uma iguaria especialmente apetecível quando saída do forno e barrada com um pouco de manteiga que derrete com o calor. São feitas e vendidas em casas particulares, locais de romaria obrigatória ao fim-de-semana. Os forasteiros acham sempre bastante pitoresco ver mães de família fazerem bizarros pedidos como "guarde-me meia-dúzia de caralhotas para a tarde" ou "pelo menos arranje-me só uma caralhota para o almoço".

Os autóctones já não ligam. (Não vale a pena inquirirem-me acerca da génese de tão fálica descrição: desconheço em absoluto).
Estão avisados: se passarem por Almeirim, não deixem de comer uma caralhota.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Você viu o Gardelon por aí? Na Moita !

Após o resultado de derrota nas eleições locais, Gardelon mandou avisar que estaria saindo da cidade. Com um argumento disfarçado de visitar parentes na Argentina, o Muy Amigo ainda sente o ''golpe'' sofrido com sua baixa popularidade.

Tenta disfarçar uma ''nova cara'', mas quem o conhece sabe que ele não está regenerado, como o ''bonzinho'' da hora , o qual tenta se mostrar. Longe disto.

Gardelon tem um  tipo de ''veneno nas veias'' , em que, quando menos se espera, ele golpeia e solta seu destilado. Por isso, não imaginem que algo novo virá por aí. 

Síndrome Jekill & Hide
A qualquer momento o lado monstro ressurgirá!

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Robô de Star Wars inspira tecnologia contra incêndio


Marinha dos EUA constrói robô que combate incêndios inspirado em Star Wars

A Marinha dos Estados Unidos e o laboratório de mecânica e robótica da Virginia Tech University estão desenvolvendo um robô salva-vidas inspirado no clássico personagem da saga Star Wars C-3PO. De acordo com o Daily Mail, o androide terá a habilidade de combater incêndios a bordo de navios de guerra e começará a ser testado em embarcações a partir do ano que vem.

Além de operar em áreas com fumaça, o robô, batizado de Autonomous Shipboard Humanoid (ASH). ainda subirá escadas, conseguirá passar por corredores e espaços estreitos e reconhecerá até mesmo gestos humanos, através de sensores e uma câmera infravermelha instalados em sua "cabeça".

Com estrutura em titânio e alumínio e movido a bateria, ASH terá funcionalidades para operar mangueiras, extintores e outros materiais de combate ao fogo, além de dar orientações para prevenir riscos às pessoas a bordo.

A mão do androide e seu sensor de coordenadas são considerados um avanço na tecnologia robótica, mas os cientistas dizem que ainda há trabalho pela frente." Ele ainda precisa de um monte de coisas, como a proteção contra o calor e as chamas, mais sensores, melhorar a navegação e aprimorar o comportamento de combate a incêndios", relatou o professor Dennis Hong, da Virginia Tech University.

ASH reflete a tendência do governo dos EUA em investir em robôs humanoides para a realização de tarefas em ambientes de risco, como rescaldo de ataques terroristas, acidentes industriais e desastres naturais.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Visões



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Um Jornalismo de Mentiras

Lembram do Amadeo? O Vinnartti? Ele mesmo, o cara do Blog Inimigos de Satolep.
A Montanha dos Sete Abutres
Pois é! Como tudo na vida, o editor do referido site enviou-nos esta foto, demonstrando algo que está na moda : '' reinventar-se''. 
Segundo soubemos por ele, vem aí uma 'repaginação' do seu trabalho ... o que será que ele vai inventar agora? 

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Mensalão mostra degradação do sistema político


Dirceu se sacrificou por Lula, diz ex-companheiro de exílio

Laila Garroni

Um homem corajoso, que mostrou essa mesma qualidade em diferentes momentos da história do país. Assim se refere a José Dirceu o jornalista Flávio Tavares, companheiro de exílio do ex-ministro durante a ditadura militar no Brasil. A valentia do amigo, segundo o jornalista, é visível do período de repressão até o escândalo do mensalão, quando sua "maior demonstração de coragem foi ter se sacrificado para salvar o Lula". Nesta terça-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal condenou Dirceu por corrupção ativa.

O primeiro contato entre Tavares e Dirceu foi na Base Militar do aeroporto Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, quando os dois se juntaram a outros 13 presos políticos que seriam exilados no México em troca da libertação embaixador americano Charles Burke Elbrick, sequestrado por movimentos de resistência. "Foi a primeira e única vez em que o José Dirceu obedeceu às ordens que eu dei a ele", lembra o jornalista, que diz ter orientado os companheiros a mostrar as algemas para a foto que, décadas depois se tornaria uma das mais emblemáticas do período. "Nós viajamos ao México algemados. Então, bateram uma fotografia. E quando, em um determinado momento, mandaram eu me abaixar, eu disse, 'vamos mostrar as algemas, tem que ser rápido'. Estava todo mundo escondendo, e aí o José Dirceu foi o primeiro a mostrar as algemas para sair na fotografia."

Durante entrevista ao Terra, Tavares falou diversas vezes na coragem de Dirceu, que diz ter sido um "menino irrequieto", que arriscou sua vida ao retornar ao Brasil clandestinamente após fazer um treinamento de guerrilha em Cuba. "Nós estávamos banidos (do País). A volta significava a morte. E ele voltou ao Brasil para integrar a resistência." O jornalista diz que é essa mesma característica que repercute agora. "O Dirceu deve aparecer como o cabeça do mensalão, e era um subordinado ao presidente da República. Ele corajosamente resolveu o problema do Lula, porque o Lula pensava até em renunciar."

Mensalão mostra degradação do sistema político

O jornalista acredita que o episódio do mensalão não seja um fato isolado, e que não mostra só uma degradação do PT, e sim de todo o sistema político. "O PP, que é o partido do (Paulo) Maluf, entrou no jogo e recebeu milhões. O PTB, o PMDB entraram no jogo. Todos eles foram corrompidos. Então é a degradação do sistema político." Tavares contesta também os relatos de testemunhas do processo do mensalão, que nunca relacionaram o ex-presidente Lula ao esquema. "O chefe político de tudo isso, se houve, é o presidente da República. Porque o sargento vai comandar a tropa? Ele comanda quando as ordens vêm do capitão. O capitão dá as ordens que recebe do general. Assim por diante, uma cadeia de comando."

Tavares afirma que as legendas deixaram de serem de fato partidos e se tornaram "aglomerados de pessoas em busca de interesses pessoais" e "um balcão de negócios", mas ressalva: "o José Dirceu não pode ser isolado nesse contexto de corrupção". Para o jornalista, o ex-ministro, além de ter perdido sua chance de substituir Lula na Presidência por causa do mensalão, teve sua biografia marcada pelo escândalo. "Se eu dou um tapa em um filho meu, se eu dou um tapa na minha mulher ou vice-versa, a minha biografia se mancha, eu posso ser o homem mais magnânimo do mundo", exemplificou.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Uma paradinha em Indianápolis - ''500 Milhas''

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

SHOW DE ''ÉLVIS '' CANCELADO EM PELOTAS


Serviço
Tributo a Elvis Presley no Theatro Guarany é cancelado

Por: Marina Barros
marinabarros@diariopopular.com.br

O tributo a Elvis Presley que seria realizado pelo músico inglês Ben Portsmouth na noite desta terça-feira (16) no Theatro Guarany foi cancelado. De acordo com o produtor do show Caio Lopes, o artista que inicialmente tinha tido problemas com a sua saída da Inglaterra, teve seu voo transferido, sendo inviável sua chegada em Pelotas a tempo da realização do espetáculo.

As outras apresentações que acontecem em Porto Algre e Caxias do Sul na quarta e na quinta-feira desta semana (respectivamente) não foram desmarcadas. O produtor afirmou que aqueles que compraram ingressos antecipados para assistir a performance no Guarany podem utilizar o mesmo ingresso para prestigiar o artista em uma das outras cidades. 

Devolução do dinheiro 
Aqueles que compraram ingressos atencipados podem soliciar a devolução do seu dinheiro na loja Multisom a partir de quinta-feira. O estabelecimento fica localizado na esquina entre a rua General Neto e o Calçadão da cidade.


----------------------------------------
AVISA LÁ !!!

AQUI VOCÊ FICA BEM INFORMADO

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Rio 2016 : Macaco em extinção poderá ser novo mascote


Rio 2016
Entidade internacional vai apoiar candidatura de macaco brasileiro para mascote das Olimpíadas de 2016

Entrada da organização Conservation International em campanha quer divulgar o bioma Mata Atlântica no exterior e tentar atrair investimentos em projetos de proteção do muriqui-do-norte e do muriqui-do-sul, maior primata do Brasil

Seguindo o exemplo do tatu-bola, animal brasileiro ameaçado de extinção, entidades de conservação da natureza querem emplacar o quase desconhecido Muriqui como mascote dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. No ano passado, a organização EcoAtlântica e a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro lançaram o projeto. E, para angariar apoio também fora do País, a campanha firmará, na próxima semana, uma parceria com a Conservation International (CI), entidade de proteção ao meio ambiente sediada nos Estados Unidos e com atuação em diversos países.

O objetivo é divulgar o nome do macaco no exterior. "Vamos levar a campanha para fora do País e fortalecê-la junto ao Comitê Organizador Local (COL), Comitê Olímpico Internacional (COI) e empresas patrocinadoras dos jogos", diz Beto Mesquita, engenheiro florestal e diretor do Programa Mata Atlântica da CI. 

A entrada da CI no projeto não visa apenas conseguir que o macaco vire símbolo da Olimpíada do Rio de Janeiro. "Queremos aumentar a proteção e reduzir a ameaça sobre a espécie", diz Mesquita. "Com a campanha, teremos a oportunidade de falar com a sociedade e chamar a atenção para a necessidade de criação de novas reservas e áreas de proteção." 

No Brasil, a CI financia pesquisas sobre o primata — ameaçado de extinção, o macaco é dividido em duas espécies (muriquis-do-norte e muriquis-do-sul) — encontrado em áreas de Mata Atlântica na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Além do mais, a organização investe na criação e manutenção de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), fundamentais para a sobrevivência do macaco. O investimento anual em projetos para o muriqui gira em torno de 600.000 reais, de acordo com Mesquita.

Preservação – Paula Breves, presidente da EcoAtlântica, espera que internacionalizar a campanha ajude a chamar a atenção, no exterior, para o bioma Mata Atlântica e atraia investimentos para projetos de proteção do muriqui.

A importância de preservação do primata é comprovada pelo escasso número de indivíduos que sobreviveram a séculos de desmatamento e de caça. Hoje, na estimativa do professor de Zoologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Sérgio Lucena, existem 2.000 macacos – entre as espécies muriquis-do-norte e muriquis-do-sul. "Realizamos um estudo com base na densidade populacional do muriqui nas reservas atuais e no habitat que ele tinha disponível antigamente", explica o professor. De acordo com ele, a população do primata já foi superior, no início da colonização, a um milhão de indivíduos.

A situação é mais delicada entre os muriquis-do-norte. Eles vivem em pequenos grupos em reservas esparsas e separadas entre si nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. A falta de ligação entre as populações, diz Lucena, é uma das razões que fazem do muriqui-do-norte uma espécie considerada em risco crítico de extinção.

Apesar da situação de ameaça, algumas reservas, como a da cidade mineira de Caratinga (leia mais), conseguiram apresentar resultados bastante positivos na recuperação de populações de muriquis-do-norte.

Os muriquis-do-sul, por outro lado, estão espalhados em parques estaduais principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Se a maior extensão dos habitats faz com que esta espécie não esteja em risco crítico de desaparecer (ela é considerada em perigo de extinção), também torna mais difícil mapear com precisão o número de indivíduos existentes.

Símbolo – Um dos motes da campanha será apresentar o primata como um símbolo de preservação ambiental. "O muriqui se alimenta de flores, frutas e folhas e precisa de uma certa variedade de alimentos ao longo do ano. Por isso, ele só existe em áreas de florestas que foram pouco perturbadas. A própria existência dele significa condições próximas às florestas originais", diz Mesquita, da CI. 


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."