Pesquisar aqui

sábado, 24 de agosto de 2013

GETÚLIO VARGAS - 59 anos do suicídio do ex presidente


Hoje faz 59 anos que Getúlio Vargas se matou com um tiro no Palácio do Catete, atual Museu da República. O suicídio aconteceu durante uma crise política deflagrada pelo atentado a Carlos Lacerda, que resultou na morte do major Rubem Vaz, da Aeronáutica. O crime ocorreu em frente ao prédio 180 da Rua Tonelero, em Copacabana.


Getúlio sentiu-se ameaçado quando descobriu-se que sua guarda pessoal estava envolvida no atentado de um de seus maiores opositores. Com o suicídio, Getúlio entrou para a história como vítima. Seu legado político foi salvo.

Origem

Nasceu em 19 de abril de 1882, no interior do Rio Grande do Sul, no município de São Borja
(fronteira com a Argentina), filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Francisca Dornelles Vargas. Na juventude, alterou alguns documentos, para fazer constar o ano de nascimento como 1883. Este fato somente foi descoberto nas comemorações do centenário de nascimento, quando, verificando-se os livros de registros de batismos da Paróquia de São Francisco de Borja, descobriu-se que Getúlio nasceu em 1882, constando no seu assento de batismo.nota 3 A Revista do Globo, que fez uma série de entrevistas com Getúlio, em 1950, antes da campanha eleitoral, contou que Getúlio corrigiu os repórteres dizendo que nasceu em 1883.

Getúlio Vargas provém de uma tradicional família da zona rural da fronteira com a Argentina. Os Vargas são originários do Arquipélago dos Açores,5 como a maioria das famílias povoadoras do Rio Grande do Sul que emigraram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Uma genealogia detalhada de Getúlio Vargas foi escrita pelo genealogista Aurélio Porto, Getúlio Vargas à luz da Genealogia, publicada pelo Instituto Genealógico Brasileiro em 1943.

Getúlio Dornelles Vargasnota (São Borja, 19 de abril de 1882 — Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.

Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e que dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, como presidente-ditador, enquanto durou o Estado Novonota 2 implantado após um golpe de estado.

No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando suicidou-se.

Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16)1 e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.

A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de "getulismo" ou "varguismo". Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados "getulistas". As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas".

Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi considerado o mais importante presidente da história do Brasil. Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010, pela lei nº 12.326.2

O NOVO BATMAN - ''Ben Affleck será o novo Batman''- anunciou a WB.

O anúncio oficial da escalação do ator e diretor para a sequência de Homem de Aço, que inaugurou este ano a nova franquia cinematográfica do Super-Homem, foi feito na noite desta quinta-feira pelo estúdio Warner Bros e provocou uma enxurrada de comentários nas redes sociais. O ator e diretor de 41 anos interpretará o herói mascarado no longa que só deve estrear em 17 julho de 2015. Mas desde já a escolha de Affleck, o oitavo ator a viver o homem-morcego no cinema, alimenta a ira e, principalmente, a veia cômica dos usuários do Twitter e Facebook.  
Escolha de Ben Affleck para o papel de Batman provocou pedidos irônicos nas redes sociais, como para Matt Damon viver o Robin 
A opinião dominante é que o ator não tem o perfil exigido para o papel. Uma enquete da revista americana Variety indicava mais de 77% de rejeição à escolha. Até o veterano Richard Dreyfuss, astro de Tubarão e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, resumiu as críticas de maneira bem-humorada: "Você ensaia para um papel, você se sente bem sobre ele, você se sente confiante, aí eles escolhem o Ben Affleck", escreveu o ator em sua conta no Twitter.     

Muitos fãs de quadrinhos, no Brasil, Estados Unidos e outras partes do mundo, foram além na brincadeira de tirar sarro do vencedor do Oscar de Melhor Filme deste ano por Argo, que Ben Affleck dirigiu e protagonizou. "Por que não escalar logo Jennifer Lopez para o papel de Mulher Gato?", pediu um usuário do Twitter – a cantora e atriz é ex-namorada de Affleck.

"Ben Affleck como Batman é a pior escolha desde Ben Affleck como Demolidor", opiniou outro tuiteiro, lembrando sua primeira interpretação de um super-herói, em 2003 – Affleck vestiria depois o uniforme do Super-Homem em Hollywoodland, filme em que faz o papel do ator George Reeves, o rosto do homem de aço na série de TV da década de 50.    

Boa parte dos comentários nas redes sociais, porém, ironicamente impunham uma condição para aceitar o Batman de Ben Affleck: a escolha de Matt Damon para ser o "seu" Robin. Os dois são amigos desde a infância, sócios numa produtora de cinema e coautores do roteiro de Gênio Indomável, que venceu o Oscar da categoria em 1997 e catapultou suas carreiras em Hollywood.     

Rivais – Mas o parceiro de Affleck na sequência de Homem de Aço será mesmo o novo Super-Homem Henry Cavill. A produção do longa, que só começa a ser filmado em 2014 e ainda não tem título definido, vem divulgando que os dois irão se enfrentar no filme, o primeiro a juntar os super-heróis mais populares dos quadrinhos. Não está claro, contudo, se Batman e Super-Homem serão rivais ou em algum momento unirão forças. Além de Cavill e Affleck, estão confirmados no elenco Amy Adams, Laurence Fishburne e Diane Lane, que repetirão os papéis do filme anterior. 

O anúncio de Ben Affleck como o novo Batman acaba com especulações de que Christian Bale, o homem-morcego na trilogia de Cristopher Nolan, voltaria a encarnar o personagem ou que o escolhido poderiam ser os atores Ryan Gosling, de Drive (2011) e Tudo Pelo Poder (2011), ou Josh Brolin, de Onde os Fracos Não Têm Vez (2007).

Em nota, o diretor Zack Snider afirmou que Affleck vai ser um contrapeso ao Super-Homem de Cavill. "Ele tem a capacidade de atuação para criar um retrato em camadas de um homem que é mais velho e mais sábio do que Clark Kent (Cavill é 11 anos mais novo que Affleck) e carrega as cicatrizes de um combatente do crime experiente, mas mantém o charme que o mundo vê no bilionário Bruce Wayne", declarou Snyder .

"Nós sabíamos que precisávamos de um ator extraordinário para assumir um dos mais populares e duradouros super-heróis da DC Comics, e Ben Affleck certamente se encaixa nesse projeto. Sua brilhante carreira é uma prova de seu talento, e sabemos que ele e Zack vão trazer uma nova dimensão para a dualidade do personagem", disse o presidente de desenvolvimento criativo e produção da Warner, Greg Silverman.

(Com Estadão Conteúdo e agência EFE)

Mensalão: STF vai rejeitar embargos de Valério, mas deve rever multas

O plenário do Supremo Tribunal Federal estava rejeitando, nesta quinta-feira (22/8), por unanimidade, os recursos (embargos de declaração) propostos pelo publicitário Marcos Valério, o operador do esquema do mensalão, punido com a maior pena total dentre todos o condenados na Ação Penal 470: 40 anos, 4 meses e 6 dias de reclusão, mais multa de R$ 2.780 mil, por crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa (três vezes), peculato (três vezes), lavagem de dinheiro e evasão de divisas (de acordo com o acórdão publicado). 

Mas a sessão foi suspensa – e será retomada na próxima quarta-feira – para resolver uma contradição (ou erro material) relativa a fixação do total das penas de multa de Valério por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Na proclamação da dosimetria das penas, na sessão final de dezembro do ano passado (proclamação), a punição pecuniária constou como de R$ 2.720 mil, quantia que difere do que está no acórdão. 

Nesta fase recursal, o STF rejeitou, até agora, os embargos de declaração de 14 dos 25 réus condenados submetidos ao plenário. Apenas Enivaldo Quadrado, dono da corretora Bônus/Banval, condenado a 3 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro (ele foi absolvido do crime de quadrilha, em face de empate de 5 votos a 5) conseguiu a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos (prestação de serviços à comunidade e multa em prol de entidades sociais).

JB

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Para quem está no mercado ou pretende avançar na profissão...


GREVE DO MAGISTÉRIO ESTADUAL GAÚCHO

Professores estaduais decidem entrar em greve por tempo indeterminado
Dos 42 núcleos regionais Cpers/Sindicato, a maioria foi favorável à paralisação das atividades

Após mais de duas horas de assembleia, professores estaduais ligados ao Cpers/Sindicato aprovaram a greve da categoria por tempo indeterminado. 

Conforme estimativa do sindicato, mais de 2 mil professores participaram do evento, que começou por volta das 14h no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Se uniram à eles um grupo de estudantes favoráveis às reivindicações, que carregavam cartazem pedindo o passe livre.

Pouco antes do início da assembleia geral, uma banda formada por professores cantava na entrada do auditório: "Se o piso não pagar, o Rio Grande vai parar".

Durante o discurso de abertura, a presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira, declarou:

— Defendemos a greve. Precisamos de dignidade para trabalhar. Tarso tem que responder nossas reivindicações

A pauta de reivindicações trouxe assuntos como o piso para professores e funcionários, a manutenção dos planos de carreira e a licença maternidade de seis meses para as servidoras contratadas, entre outros pontos.

ZERO HORA

O CAFEZINHO MAIS CARO DO MUNDO ESTÁ EM VENEZA

Turistas pagam R$ 322 por quatro xícaras de café em Veneza
Eles espalharam fotos no Facebook e abriram debate internacional sobre exploração de viajantes na Itália

Um grupo de quatro turistas italianos pagou 85 libras por quatro xícaras de café com licor na Praça São Marcos, em Veneza. A conta equivale a R$ 322 reais.

Cada expresso sem licor saiu por 6 libras, o equivalente a R$ 22,80. Um quinteto de  cordas que tocava no bar custou aos quatro turistas de Roma 42 libras, ou R$ 159, e a diferença foi atribuída às pitadas do licor Amaro. O preço da xícara de café por pessoa foi o equivalente a R$ 80.

Indignados, os turistas postaram fotos do café e da conta no FAcebook, depois que o gerente se recusou a rever a soma ou desculpar-se. Ele alegou que os preços estavam informados em local visível.

A foto espalhou-se na internet e reacendeu a discussão sobre a fama dos bares e restaurantes italianos de extrapolar nas contas, especialmente quando recebem turistas.

Em maio, quatro turistas ingleses de West Midlands também denunciaram na internet uma conta no valor equivalente de R$ 242 por quatro sorvetes.

O caso do café superfaturado virou notícia em vários jornais locais e estrangeiros, como o  Telegraph e o Daily Mail e até na Fox News, nos Estados Unidos. 

"Os preços estão lá para todo mundo ver, realmente não há nenhuma dúvida", afirmou o gerente Massimo Milanese ao ser procurado por repórteres. "Os clientes podem decidir se querem tomar um café em pé no bar ou sentar-se na praça".

O café que extrapolou na conta é um dos mais antigos de Veneza, fundado em 1750. Foi frequentado por Richard Wagner e muitas outras pessoas famosas e faz parte da história da cidade.

O chefe da filial local da Federação das Pequenas Empresas concordou que os turistas tinham que pagar um prêmio para sentar-se na Praça de São Marcos. "Se o turista pedir o mesmo café a 100 metros fora da praça o preço seria bem diferente", comentou em entrevista à agência de notícias Ansa.

"Estou farto de episódios como este, que são usados para atacar os comerciantes de Veneza como se fossem sanguessugas. O que eles esperam pagar por um café de qualidade e serviço superior na Praça de São Marcos e com uma orquestra tocando para eles?", afirmou o representante do comércio local.

BRIGADA MILITAR de Pelotas recebe novas viaturas

Viaturas do Processo de Participação Popular e do ENAFRON são entregues em Pelotas

Fonte - Batalhão Coronel Camilo via Facebook

Na tarde desta quinta-feira (22), na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Pelotas, aconteceu a solenidade de entrega de viaturas do Processo de Participação Popular e do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira).

O 4º Batalhão foi contemplado com duas viaturas Fiesta Sedan; a 3ª Companhia Ambiental, com uma; e o 3º Batalhão de Polícia de Área de Froenteiras (BPAF), com sede em Jaguarão, com uma pick up Amarok.

O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva sul (CRPO/Sul), coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte; o chefe do Estado Maior do CRPO/Sul, tenente coronel Elizeu Antonio Vedana; o comandante do 4º BPM, tenente coronel Antonio Adalberto Borges; o comandante do 3º BPAF, major Silvio Cesar Gomes Cardoso; o comandante do Colégio Tiradentes de Pelotas, major Eduardo dos Santos Perachi; o coordenador da Defesa Civil REDEC 4, major Marcio Andre Facin; a deputada estadual Miriam Marroni (PT/RS); Cecilia Hipólito, coordenadora da Secretaria do Planejamento da Região Sul; o diretor do Departamento de Ensino do IFSUL, professor João Francisco de Castro Collares; o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal, Mario Zanini; o superintendente de Segurança Pública de Pelotas, tenente Romado Duarte; vereador Beto da Z3; o diretor do SEST SENAT, Roger Lange; e o Manoel Reis, coordenador da Participação Popular, foram algumas das autoridades e convidados presentes.

Veja demais imagens do evento...

"Dieta das cavernas" é o segredo da boa forma de muitos astros


Já imaginou uma dieta que permite comer carne vermelha com gordura? Essa é a premissa da "dieta pré-histórica", que também aposta nos vegetais para melhorar as medidas e diminuir o peso. Entre anônimos e famosos, muita gente adotou a alimentação e conseguiu ótimos resultados. 
Veja na reportagem!



AUMENTO DOS CONBUSTÍVEIS - Governo repassará defasagem

Alta de combustível neste ano deve ser de 5% para consumidor

Perspectiva de reajuste faz ação da Petrobras subir 5,3% na Bolsa

Técnicos do governo estimam a necessidade de reajuste entre 25% e 30% nos preços dos combustíveis nas refinarias, caso a área econômica decida cobrir a defasagem entre os valores praticados no exterior e no país. O percentual embute uma parcela que se refere à mudança estrutural do preço do petróleo no mercado internacional, entre US$ 100 e US$ 110 o barril, e outra que se refere à variação do câmbio. 

Esta deverá ser a justificativa do governo ao repassar o reajuste ao consumidor em parcelas, o que deve ser feito para evitar efeitos desastrosos na inflação. A perspectiva de reajuste impulsionou na quinta-feira as ações da Petrobras na Bovespa. Os papéis ON tiveram alta de 5,31%, a R$ 18,26, e os papéis PN subiram 5,33%, para R$ 17,39.

PRESIDENTE DA NESTLÉ DEFENDE PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA

Peter Brabeck-Letmathe, um empresário austríaco que é presidente do grupo Nestle desde 2005, afirma que é necessário privatizar o fornecimento da água. Isso para que nós, como sociedade, tomemos consciência de sua importância e acabássemos com o subpreço que se produz na atualidade.
Peter Brabeck-Letmathe

Palavras sujas que provocaram estupor, sobretudo quando se tem em conta que a Nestlé é a líder mundial na venda de água engarrafada. Um setor que representa 8% de seu capital, que em 2011 totalizaram aproximadamente 68,5 bilhões de euros.

Peter Brabeck junta essa a outras críticas para destacar que o fato de muitas pessoas terem a percepção de que a água é gratuita faz com que em várias ocasiões não lhes dê valor e a desperdiçam. Assim sustenta que os governos devem garantir que cada pessoa disponha de 5 litros de água diária para beber e outros 25 litros para sua higiene pessoal, mas que o resto do consumo teria que gerido segundo critérios empresariais.

Apesar das rejeições que sua posição provoca, faz tempo que ele defende, sem cerimônia, com entrevistas , que qualifica de extremistas as ONGs que sustentam que a água deveria ser um direito fundamental.

Em sua opinião, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado, estabelecido pela lei de oferta e procura. Só desta maneira, aponta, empreenderíamos ações para limitar o consumo excessivo que se dá nesses momentos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O ''ÚLTIMO SUSPIRO'' DE JOSÉ DIRCEU - STF deve sepultar nesta quinta tese que beneficiaria Dirceu

Corte analisa recursos de Valério e Delúbio. E ministros devem enterrar tese petista que pede abrandamento de penas para crimes de corrupção

Depois de esvaziar a tese petista de que uma legislação mais branda poderia ser aplicada no caso de condenados por corrupção ativa e passiva no escândalo do mensalão, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde desta quinta-feira a análise dos recursos de dois dos principais réus do esquema criminoso. A expectativa é que os ministros analisem embargos de declaração apresentados por Marcos Valério, o operador do mensalão, e pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.


É no julgamento dos recursos de Delúbio que o STF pretende sepultar de vez qualquer tentativa de José Dirceu, José Genoino e do próprio ex-secretário de finanças do partido de verem suas penas por corrupção ativa atenuadas. Os três contestam a aplicação da Lei 10.763, de 2003, que aumentou as penas para condenações por corrupção do intervalo de um a oito anos para uma margem de dois a doze anos. Para os petistas, dois fatores deveriam ser considerados pelos ministros do Supremo para a revisão das sentenças: a tese de que os acordos políticos do mensalão foram firmados antes da vigência da lei mais gravosa e o entendimento de que o delito de corrupção é formal e se consuma instantaneamente com a simples solicitação ou promessa da vantagem, independentemente do efetivo recebimento do benefício.

Pelo raciocínio do trio petista, encampado pelo ministro Ricardo Lewandowski, conforme explica reportagem do site de VEJA, as negociatas e promessas de pagamento aos mensaleiros teriam acontecido todas antes de novembro de 2003, data em que a lei mais rígida sobre crimes de corrupção entrou em vigor. Por isso, as penas do chamado núcleo político do esquema criminoso deveriam ser definidas com base em uma lei mais benéfica, com sanção máxima de oito anos de prisão.

DILMA MANTÉM VETOS DO PROJETO do '' ATO MÉDICO''

"É uma página negra na história do parlamento", afirma presidente do Simers
Paulo de Argollo Mendes lamentou o que define como a "oficialização do curandeirismo"

A manutenção dos vetos da presidente Dilma Rousseff a artigos do projeto do Ato Médico, votado pelo Congresso Nacional em sessão conturbada na madrugada desta quarta-feira, é avaliado de forma negativa pela classe médica gaúcha. Segundo o presidente do Sindicato Médico do Estado (Simers), Paulo de Argollo Mendes, a decisão dos congressistas oficializa o curandeirismo no país:

— Temíamos essa decisão, uma vez que houve a liberação de quase R$ 2 bilhões para emendas parlamentares, acho que nunca houve isso. O congresso, que tinha aprovado a lei, voltou atrás, se envergou. É uma página negra na história do parlamento brasileiro.

Assim, conforme Argollo, a partir de agora qualquer um pode diagnosticar e tratar, não sendo mais atividade privativa dos médicos. As entidades médicas devem se reunir para debater que medidas serão tomadas.

— Mais do que as prerrogativas do médico, queremos defender o paciente do SUS (Serviço Único de Saúde). Agora, quando o usuário do SUS procurar atendimento médico, ele será atendido por quem estiver disponível, não necessariamente um médico, criando um cidadão de segunda categoria, pois aquele que paga pelo atendimento, dificilmente não será atendido por um médico — conclui.

Fenam também critica vetos

Flagrante - PARQUÍMETRO DANIFICADO - Acidente ou vandalismo ?

O registro fotográfico mostra uma alteração na posição do paquímetro localizado na rua Marechal Deodoro entre Sete de Setembro de Marechal Floriano.

Será que foi uma infeliz coincidência , do tipo manobra errada de algum motorista desatento, ou o começo de uma ação estratégica para detonar com o estacionamento rotativo , em Pelotas?

Médicos cubanos custarão R$ 511 milhões e começam a chegar na próxima semana

Profissionais serão encaminhados para os 701 municípios que estão inscritos no programa

Os primeiros 400 médicos cubanos do programa Mais Médicos começarão na segunda-feira (26) o treinamentos de três semanas em universidades brasileiras para avaliar as habilidades médicas e a capacidade de se comunicar em português. Ao final do treino, eles serão encaminhados para os 701 municípios que foram rejeitados por médicos brasileiros. 
  
Ministro Alexandre Padilha anunciou nesta quarta-feira a vinda dos médicos cubanos
Estes profissionais fazem parte de um grupo de 4.000 médicos cubanos que virão ao País. O acordo foi firmado entre o governo brasileiro e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e anunciado nesta quarta-feira (21) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Investimento

Para trazer os médicos cubanos, o ministério da Saúde investirá, via Opas, R$ 511 milhões até fevereiro de 2014. O governo repassará à Opas recursos equivalentes as condições fixadas pelo edital do Mais Médicos – de R$ 10 mil para cada médico  

Federação e Conselho desaprovam

O presidente da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), Geraldo Ferreira, afirmou que a qualidade dos profissionais cubanos é duvidosa. Para o médico, o melhor caminho para o preenchimento de vagas é o concurso para profissionais brasileiros, com contratação pelo governo federal.   

O CMF (Conselho Federal de Medicina) disse em nota que a vinda de médicos cubanos ao País é eleitoreira e responsável. A instituição condenou a entrada dos profissionais antes de terem seus diplomas médicos revalidados e comprovarem conhecimento da língua portuguesa.      

De acordo com o conselho, a medida do governo federal coloca a população destas 701 regiões em situação de risco com a vinda dos médicos cubanos.     

Segunda fase

A segunda fase de inscrições para o Mais Médicos foi aberta nesta segunda-feira (19). Prefeituras e profissionais que não aderiram ou que não completaram a inscrição na primeira fase terão até o dia 30 para se inscrever. O primeiro mês de seleção contabilizou a adesão de 3.511 municípios, que indicaram 15.460 vagas. Ao final dessa etapa, 1.618 profissionais confirmaram participação.  

Ministério Público vai investigar caso do idoso que morreu após demora no atendimento

Procurador-geral de Justiça encaminhou cópias das imagens e de reportagem às promotorias Criminal e de Defesa dos Direitos Humanos


A morte do jardineiro e segurança Orlando Francisco Rodrigues da Silva, 70 anos, será investigada pelo Ministério Público. Ontem, o procurador-geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga encaminhou cópias das imagens e da reportagem às promotorias Criminal e de Defesa dos Direitos Humanos para avaliação e abertura de inquérito civil público.

Orlando morreu às 11h de terça-feira após aguardar vários minutos por socorro especializado no Centro da Capital. Na matéria, veiculada pela RBS-TV e reproduzida na abertura do Jornal Nacional, o repórter Manoel Soares solicita uma ambulância do Samu, mas o médico responde de forma ríspida que não havia ambulância disponível naquele momento.

O idoso foi levado ao HPS numa viatura do 9ºBPM, mas não resistiu e morreu seis minutos depois de entrar no hospital. A causa do óbito foi parada cardiorrespiratória em decorrência de complicações causadas por um carcinoma (câncer) na região pélvica.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o secretário da Saúde Carlos Casartelli afirmou que ainda aguarda a planilha de três ambulâncias da Samu para saber se os 15 veículos de socorro da Capital estavam ocupados na manhã de terça-feira.


Entenda o caso

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brasileiro trabalha quase três horas para comprar um Big Mac

Levantamento do grupo ConvergEx mostra quantas horas uma pessoa que ganha um salário mínimo precisa trabalhar para comprar o sanduíche em 22 países

A revista britânica The Economist publica desde 1986 o “Índice Big Mac”, que avalia se as moedas de cada país estão (des)valorizadas usando o preço do sanduíche como referência. No mês passado, o Brasil apareceu em 5º lugar, indicando uma valorização excessiva do real de 16% em relação ao dólar.


Estrategistas de mercado do grupo ConvergEx, uma corretora global com sede em Nova York, divulgaram hoje os resultados de uma outra versão do levantamento. A pergunta foi: quantos minutos alguém que ganha um salário mínimo por mês precisa trabalhar para comprar um Big Mac?

No Brasil, 172 minutos - quase três horas. Com salário mínimo de US$ 1,98 por hora e um Big Mac a US$ 5,68, o país ficou em 16º lugar entre os 22 pesquisados, atrás da Rússia (156 minutos) e na frente da China (183 minutos).

Na Argentina, são 72 minutos; na Índia, 6 horas. Com salário mínimo de 3 centavos de dólar por hora, Serra Leoa ficou em último lugar: lá, uma pessoa precisa trabalhar 136 horas para comprar um único sanduíche.

O topo do ranking ficou com a Austrália, onde um trabalhador que ganha o salário mínimo de 16,88 dólares por hora consegue comprar um Big Mac com apenas 18 minutos de trabalho. Canadá, Japão, França e Reino Unido estão mais ou menos juntos no patamar de cerca de meia hora de salário necessária para adquirir o sanduíche.

Cenário...

Orelhões com os dias contados : Anatel planeja desativar quase a metade dos orelhões do país


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende reduzir o número de orelhões no Brasil. Segundo João Rezende, presidente da Anatel, a ideia é reduzir o número atual de um milhão de unidades para algo em torno de 600 mil. Ou seja, 400 mil serão desativados. Assim, dos 600 mil orelhões que sobrarem, cerca de 300 mil orelhões poderão oferecer internet através de rede sem fio, o Wi-Fi.

- A ideia é modernizar metade dos orelhões. Mas essas mudanças ainda passarão por consulta pública e fazem parte do bojo da revisão de contrato de concessão fixa, em 2015 - disse Rezende.

Rezende lembrou ainda que os orelhões vêm sendo cada vez menos usados. Ele lembra que de 2007 a 2012 o volume de créditos usados caiu de 800 milhões para 80 milhões.

- O cidadão não quer falar ao orelhão. Ele quer usar dados. Mas claro que em algumas áreas mais afastadas o orelhão é importante - disse Rezende, em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

NANDA COSTA falou no JÔ sobre sua depilação

Nanda Costa diz que em Cuba ninguém reclamou de sua depilação
O programa foi gravado na tarde desta segunda feira (19)

Nanda Costa, 26, voltou a falar sobre a polêmica envolvendo sua depilação íntima em fotos de nudez da revista "Playboy".De acordo com a atriz, os pelos - considerados excessivos por alguns - só chamaram a atenção aqui no Brasil.

- "Lá em Cuba [onde as fotos foram feitas] ninguém falou nada", afirmou. "Só depois que a revista saiu."

Nesta segunda-feira, o apresentador Jô Soares entrevistou a atriz Nanda Costa, que comentou sobre o ensaio nu que fez em Cuba para uma revista masculina. “Lá eu tinha uma liberdade, porque não tem celular”, contou.

(Foto: TV Globo/Programa do Jô)
Nas fotos de Bob Wolfenson, a atriz revela uma depilação íntima que deu o que falar. Ela chegou a brincar com o fato em uma foto em que aparece seu pé e alguns cabelos no chão. "Não é possível que isso seja tão sério”, comentou.

Segundo Nanda Costa, a sua depilação íntima não chamou a atenção dos cubanos como aconteceu no Brasil. “Lá ninguém falou nada. Falaram aqui quando a revista saiu”, afirmou a atriz em entrevista ao apresentador Jô Soares.

O Programa do Jô com a entrevista da atriz Nanda Costa vai ao ar nesta segunda-feira, logo após o Jornal da Globo.


Nanda Costa participou do Programa do Jô desta segunda-feira 

Vereador Toninho quer informações sobre a licitação para reforma do ginásio do Pelotense

O vereador Antonio Peres-Toninho (PSB) recebeu cópia do laudo técnico elaborado pela Escola de Engenharia da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), em relação ao projeto de reforma da estrutura do ginásio João Carlos Gastal, do Colégio Municipal Pelotense. O documento foi entregue pelas integrantes da Associação de Ex-alunos do Pelotense, Maria Lucia Amaral, presidente, e Paula Grill. A preocupação da associação e quanto à demora na continuidade no processo, já que o mesmo laudo foi entregue a Prefeitura em junho e até agora não se teve novas notícias.

O laudo técnico é necessário para elaboração do projeto de reforma, que também irá apontar os custos da obra. Com esse laudo a Prefeitura pode dar início à licitação da empresa responsável pela construção do projeto. Segundo Paula e Maria Lucia, no dia sete (7) de junho em reunião com a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o documento foi entregue ao Executivo. Uma semana depois, no dia 14, a associação esteve reunida com o secretario de Educação e Desporto, Gilberto Garcias. Desde então não houve nenhum comunicado, ou nova informação sobre o processo.

O vereador Toninho protocolou um pedido de informação, questionando se já ocorreu à licitação, e, se já aconteceu, pergunta em que estágio está o andamento da mesma.

ENTENDA O CASO

Procurado pela associação de ex-alunos, o vereador Antonio Peres-Toninho, organizou reuniões envolvendo Legislativo, Executivo, professores e direção do Colégio Pelotense, a fim de buscar alternativas para reforma do ginásio que está interditado. Através destes encontros a UCPel se propôs a elaborar o laudo técnico. Já existe uma verba liberada junto a Caixa Econômica Federal (CEF), para obras de acessibilidade e recuperação do piso da quadra esportiva. Porém, para ter acesso a esses recursos é necessário ter o projeto da reforma geral do ginásio.

O parlamentar garantiu através de emenda parlamentar junto ao deputado Beto Albuquerque (PSB) R$ 250 mil para as obras de infraestrutura do espaço. Esse valor já esta disponível CEF, aguardo apenas a conclusão do projeto para liberação.

Michel Burkert-MTB 13107
Assessoria de imprensa

INGRESSOS PARA AO COPA 2014 - venda começa hoje

Tire suas dúvidas sobre a venda de ingressos para a Copa do Mundo
Começa nesta terça-feira o processo de compra de bilhetes para o Mundial de 2014

Nesta terça-feira, a partir das 7h, o site da Fifa (www.fifa.com) começa a receber inscrições para a compra de 1 milhão de ingressos para a Copa.

Torcedores de qualquer lugar do mundo podem aderir, mas não é preciso correr: as inscrições vão até 10 de outubro, quando um sorteio definirá quem pode comprar.
Quem se candidatar à compra dos tíquetes vai fazê-lo no escuro: só em dezembro será definida a tabela do Mundial, com os enfrentamentos entre as seleções – cinco deles no Beira-Rio, em Porto Alegre.



Tire suas dúvidas

- Eu e meu filho somos estudantes, mas no fim do ano concluo o meu pós e ele, o Ensino Médio. Quando será exigida a carteirinha de estudante?

É preciso comprovar a condição de estudante ao retirar o ingresso, o que acontecerá em abril de 2014. Neste momento, será preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, que, segundo a Lei Geral da Copa, é "expedida exclusivamente pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) das instituições de ensino superior, pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pelas uniões estaduais e municipais de estudantes universitários ou secundaristas."

- Quero comprar oito ingressos e sortear para os colaboradores na empresa, mas os ingressos são nominais. Como faço, já que gostaria de fazer essa promoção no ano que vem?

É possível alterar os nomes em todos os ingressos, menos o seu. Porém, a solicitação tem de ser feita no ano que vem para a Fifa, que vai analisar e pode, a critério da entidade, recusar o pedido.

- O pagamento pode ser parcelado?

O pagamento é à vista.

- Crianças menores de 2 anos pagam ingresso?

Segundo a Fifa, crianças de todas as idades pagam ingresso.

- Na fase de sorteio, há chance de pedir quatro ingressos no mesmo cartão de crédito mas receber menos (nem todos serem sorteados)?

Não. Quem é sorteado recebe o total de ingressos requisitado.

- Como vou escolher o local do estádio onde quero sentar caso o estádio ainda não esteja pronto?

No momento da compra, o site informa quais são os setores disponíveis para cada categoria, mas a Fifa ainda divulgou uma planta mais detalhada de cada estádio.

- Se comprar quatro ingressos, todos sentarão lado a lado?

A Fifa não garante que os assentos sejam um ao lado do outro, embora a tendência ao fazer pedidos conjuntos seja acomodar os torcedores assim.

PRESTE ATENÇÃO!
- Caso o torcedor desista de ir, pode revender os ingressos pela plataforma oficial da Fifa, que cobra uma taxa de 10% do valor do tíquete. A entidade proíbe vender as entradas "por fora". O nome do torcedor estará impresso, e a entidade promete fiscalizar na entrada dos jogos, por amostragem, se o portador do ingresso é a mesma pessoa que o comprou.

- Por ser um evento da Fifa, sócios do Inter não têm descontos.

- Idosos, estudantes e inscritos no Bolsa Família têm prioridade no sorteio dos ingressos de categoria 4.

ZH

HERBALIFE é investigada por suposta contaminação do leite em pó

EUA investigam contaminação em pó da Herbalife
Empresa detectou pequenos fragmentos de metal em produto usado para fazer shake e diz que lote afetado não foi vendido a consumidores


Estadão

Depois que a Herbalife, empresa que fabrica suplementos nutricionais, começou a produzir na Califórnia o pó para preparo de sua bebida mais vendida, no início de 2011, seus executivos foram obrigados a duplicar seus esforços para combater a causa de uma grave ameaça à segurança do produto.   

A companhia havia detectado minúsculos fragmentos de metal no shake Formula 1 que havia acabado de sair da linha de produção. Ao fim de cinco semanas de investigação, a empresa informou ter resolvido essa questão e um segundo problema relacionado à contaminação com metais . A Herbalife também insiste que não existe nenhuma evidência de que quaisquer produtos contaminados tenham saído da fábrica e, por consequência, chegado à casa dos consumidores.

No entanto, depois que a fábrica voltou a produzir em ritmo normal, ficaram dúvidas quanto ao cumprimento das normas gerais e dos padrões de segurança industrial.

"Estou enojado", disse Gary Gary Swanson, vice-presidente global de qualidade da Herbalife, em uma conversa privada uma semana depois que a empresa reiniciou sua produção, em fevereiro de 2011, de acordo com documentos aos quais o New York Times teve acesso.

Referindo-se às leis da indústria de suplementos dietéticos para as práticas de boa fabricação, implementadas pela Administração Federal de Alimentação e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês), Swanson disse ainda nos documentos: "Se esse lugar (fábrica) fosse auditado no mês que vem, estaríamos em sérios problemas".

As circunstâncias que cercam estes problemas - e a solução dada pela Herbalife - agora estão sendo verificadas. E o novo escrutínio está ligado a uma batalha feroz que se desenrola em Wall Street.

Perdas e ganhos. 
A Herbalife está no centro de uma briga entre bilionários. 

Correios pagou por parafuso para cirurgia ortopédica valor de carro popular

Doze parafusos, duas arruelas, duas porcas, uma broca, cimento e enxerto ósseos e mais algumas hastes e cânulas. A lista de material usado na cirurgia de coluna de uma paciente de 80 anos, paga pelos Correios, não tem mais do que 15 itens, mas saiu a R$ 961.886,56. Uma pesquisa feita pelo EXTRA com médicos, fornecedores de material cirúrgico e em licitações eletrônicas realizadas por órgãos públicos, mostra que a relação não sairia por mais que R$ 90 mil. A diferença entre os valores cobrados e ospesquisados chega a quase 5.000%. 

Um único parafuso ilíaco saiu por mais de R$ 25 mil, valor equivalente ao de um carro popular zero quilômetro. Os Correios, uma empresa pública, informaram que estão apurando o caso.
A cotação de preços, feita com apenas uma empresa, a 02 Surgical, com sede no Centro do Rio, foi realizada pelos Correios e aprovada pelo gerente de saúde da empresa pública, em 26 de março deste ano. A paciente é filha de um aposentado da empresa pública.


No formulário de Autorização de Materiais para Procedimento Cirúrgico, uma observação manuscrita: “Por se tratar de um procedimento pós-cirúrgico, onde os materiais apresentados já foram utilizados, autorizaremos o valor proposto”.

Na ficha, há a informação de que a cirurgia foi de emergência. No entanto, a Guia de Solicitação de Internação da mesma paciente diz o contrário: a operação foi eletiva e a internação aconteceu em 14 de março deste ano.

ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS NO BRASIL- Abaixo do esperado

Arrecadação de impostos acumula R$ 638,27 bilhões no ano, mas fica abaixo do esperado
Crescimento registrado até julho é de apenas 0,55%, tornando difícil atingir meta de alta de 3% a 3,5% até o final de 2013


A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu em julho R$ 94,293 bilhões. O resultado mostrou uma alta real (com correção pelo IPCA) de 0,89% em relação a julho do ano passado. Sobre junho deste ano, a arrecadação subiu 10,02%. No acumulado do ano até julho, a arrecadação soma R$ 638,278 bilhões, apresentando um crescimento real de 0,55% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados acabam de ser divulgados pelo Receita Federal.

Ainda não há sinais de recuperação no início do segundo semestre. Segundo dados divulgados pela Receita, a arrecadação acumulada no ano apresentou um crescimento real de apenas 0,55%. Esse ritmo de crescimento está bem abaixo do projetado pela Receita para todo o ano de 2013, que estima uma expansão entre 3,5% e 3%. Faltando cinco meses para o final do ano, os dados indicam uma dificuldade grande para atingir essa estimativa.

CNJ pede explicações sobre auxílio-moradia pago a magistrados

Regalias de juízes entram na mira do Conselho Nacional de Justiça
CNJ pede explicações a 11 tribunais sobre o pagamento do auxílio-moradia a magistrados. Cinco tribunais regionais do Trabalho também aprovaram resoluções que estabelecem a verba extra


Alvo de processos no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o auxílio-moradia é pago mensalmente a juízes de 11 dos 27 tribunais de Justiça estaduais do país. Um procedimento que tramita no CNJ ao qual o Correio teve acesso mostra que a verba extra pode chegar a um valor equivalente a até 20% do salário dos magistrados. Segundo informações prestadas pelos tribunais, o pagamento é feito pela maior parte das 11 Cortes com base em leis estaduais que instituíram o auxílio.

O conselheiro do CNJ Emmanoel Campelo, relator de um processo que trata do auxílio-moradia, determinou na última sexta-feira que os 11 tribunais esclareçam ao órgão a quantidade de magistrados que recebem o benefício e quais os valores pagos a cada juiz. “Não temos ainda o detalhamento em relação ao total de gasto dos tribunais e o total de juízes que recebem. Teremos uma noção do gasto de cada tribunal depois que recebermos as respostas”, disse Campelo.

Além dos 11 tribunais de Justiça estaduais que pagam o auxílio, cinco tribunais regionais do Trabalho aprovaram resoluções que estabelecem a verba extra, que varia de R$ 3.441,53 a R$ 6.029,40 por mês. Trata-se dos TRTs da 8ª Região (Pará e Amapá), da 9ª Região (Paraná), da 13ª Região (Paraíba), da 18ª Região (Goiás) e da 23ª Região (Mato Grosso).

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Começaram as filmagens de MERCENÁRIOS 3 , na Bulgária, nesta segunda feira(19)


As filmagens de Os Mercenários 3 (The Expendables 3) começaram hoje em Sofia, capital da Bulgária. E as primeiras imagens de set já caíram na internet. Acima é possível ver a preparação de cenário e Sylvester Stallone chegando para as gravações. A Lionsgate e Millennium Films aproveitaram a ocasião para soltar um comunicado oficial para a imprensa. Nele podemos ver uma pequena sinopse, lista dos atores, produtores e outros envolvidos (confira abaixo). A surpresa ficou pela ausência dos nomes de Jackie Chan, Milla Jovovich, Nicolas Cage e Mickey Rourke, que ainda não foram confirmados oficialmente.

A Lionsgate e a Millennium Films lançam hoje o inicio da fotografia principal de Os Mercenários, a terceira parte da franquia thriller de ação, com produção em locações na Bulgária e Nu Boyana Studios, em Sofia. Os Mercenários 3 contará com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Terry Crews e Arnold Schwarzenegger retornando aos seus papéis dos dois primeiros filmes e Wesley Snipes, Antonio Banderas, Mel Gibson e Harrison Ford se juntando ao elenco de estrelas juntamente com Kellan Lutz, Ronda Rousey, Victor Ortiz e Glen Powell. Patrick Hughes (Red Hill) vai dirigir o filme, com o veterano Dan Bradley (da franquia BOURNE; MISSÃO IMPOSSÍVEL: PROTOCOLO FANTASMA) dirigindo a segunda unidade. Os Mercenários 3 é escrito por Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt e Sylvester Stallone.

SINOPSE

Barney (Stallone), Christmas (Statham) e o resto da equipe ficará cara-a-cara com Conrad Stonebanks (Mel Gibson), que anos atrás participou da criação dos Expendables ao lado de Barney. Stonebanks posteriormente se tornou um comerciante de armas cruel e alguém que Barney foi forçado a matar... ou assim ele pensava. Stonebanks, que escapou da morte uma vez antes, tem agora a missão de acabar com Os Mercenários e, consequentemente, com Barney Ross. Então Barney decide que ele precisa recrutar novos membros e resolve trazer uma nova gama de mercenários para a equipe dos Expendables, com as seguintes características: mais jovens, mais rápidos e mais atualizados em questões tecnológicas. A mais recente missão se torna um confronto clássico do estilo "old-school" contra o conhecimento da alta tecnologia em um campo de batalha que envolve questões mais pessoais.

Alimentação Saudável : Goji berry é o superalimento da vez; veja receitas com a fruta

O goji berry vem do sul da Ásia e até pouco tempo era desconhecido no Brasil. Porém, pouco a pouco, o alimento vem atraindo o interesse dos adeptos da alimentação saudável. Não é para menos: esta superfruta é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos insaturados e, além de tudo isso, como as demais frutas vermelhas, é antioxidante. Sem contar que é pouco calórica, ajuda a dar energia e melhora o metabolismo.


Cada 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca do goji berry contém 2500 miligramas de vitamina C, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, a fruta também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

Graças às suas propriedades antioxidantes, a fruta atua como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento.

"Goji berry  faz parte da  alimentação dos povos asiáticos que a consideram uma planta medicinal, em função da sua composição riquíssima em antioxidantes", afirma a nutricionista esportiva e ortomolecular Luciana Harfenist.

O nutricionista clínico e funcional, Fábio Bicalho conta que o alimento tem aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva. "Segundo a tradição tibetana é extremamente sensível e delicado".

Uma pesquisa publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine, em 2008, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.

Bicalho acrescenta outros benefícios: "A fruta fortifica e mantém o sistema imune saudável, combate a inflamação e a artrite, reduz e modula o colesterol, regula a pressão arterial, reduz os níveis de glicose no plasma. Além disso, acelera o metabolismo ajudando na perda de peso e,assim, evitando a formação de celulite".

Já Harfenist lembra que a frutinha também combate o câncer de pele em função dos carotenóides e contém nutrientes importantes que produzem uma desintoxicação hepática.

A fruta pode ser achada in natura, seca e em forma de cápsulas. Porém, há dois inconvenientes: ela não é muito fácil de ser encontrada ainda por aqui e seu preço é um pouco salgado.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."