Pesquisar aqui

sábado, 6 de abril de 2013

FESTIVAL DO CAMARÃO ENCERRA DOMINGO


Festival do Camarão até dia 7
Acontece em Pelotas, até o dia 7 de Abril, o Festival do Camarão da Costa Doce.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e conta, na cidade, com 22 estabelecimentos. A integração busca valorizar a culinária da região e, por causa disso, pode ser sua oportunidade de desfrutar um ótimo camarão até o final dessa semana.


Para a ocasião, os estabelecimentos foram capacitados pelo SEBRAE e oferecem pratos com preço promocional.

Os mesmos estão identificados com banners à porta, informando o preço e tamanho do prato.

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Jarre - Vangelis - Remixes

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

AH. SE POLÍTICO USASSE O TRANSPORTE PÚBLICO...

... A COISA JÁ TINHA MELHORADO !
Esta foto, do ex governador gaúcho, Olívio Dutra, utilizando o transporte coletivo, em Porto Alegre, me fez escrever algumas linhas sobre o tema.



É notório que algumas (poucas) empresas investem na qualidade e melhoria dos ônibus por aqui. O problema dos horários , da qualidade e conforto, mínimo, de algumas linhas de ônibus, em Pelotas, faz provocar o tema, que na verdade, nunca se esgota ao longo de tantos anos. 
A ideia de ver a turma do poder público  esperando muito tempo nas paradas  lotadas, as vezes, com gente se espremendo dentro dos coletivos nas horas de picos, em pé, depois de um dia inteiro de trabalho, rumando para lugares distantes do centro durante quase hora, sempre provoca indignação pela melhor atuação do poder público na fiscalização do segmento.
Por isso, não custa sonhar um pouco, em criar o ''VALE LOTAÇÃO-POLÍTICO''... essa reivindicação já teria obtido resposta imediata, com projeto de lei até no Congresso Nacional. 

Beto Vetromille 
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Em Pelotas : Procon notifica postos de combustíveis sobre cobranças indevidas


  Em razão de frequentes queixas dos consumidores pela cobrança de preços diferenciados, nas compras à vista e com cartões de crédito, e pela limitação de valores nos postos de combustíveis, o Procon de Pelotas está notificando todos os estabelecimentos locais sobre as irregularidades.

Responsável pelo órgão municipal, Jardel Oliveira informa que, a partir das ações educativas e preventivas preliminares, dois estabelecimentos já apresentaram defesas, regularizando a situação e se adequando à legislação.




  Nos dois casos, segundo o gestor, o fornecedor está sujeito a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), com emissão de termo de infração e multa. “Nenhum ponto de venda tem permissão para impor valores distintos. As infrações constatadas nos últimos meses violam a Portaria nº 118/94, do Ministério da Fazenda, e também o CDC”, fundamenta o especialista em direitos do consumidor.

  A Portaria dispõe que “não poderá haver diferença de preços entre transações efetuadas com o uso do cartão de crédito e as que são em cheque ou dinheiro”, ao mesmo tempo em que tais descumprimentos ferem o artigo 39, inciso V, do CDC, cujo conteúdo proíbe exigir, do consumidor, vantagem manifestamente excessiva.

  De acordo com Jardel Oliveira, o usuário do cartão de crédito não pode ser discriminado em qualquer hipótese: “Mesmo que a situação seja de promoções no comércio”. Em resumo, assinala que deverá prevalecer sempre a quantia estipulada à vista. “Cabe ao posto aceitar ou não os cartões. No momento em que os admite, precisa praticar o mesmo valor para todas as modalidades de pagamento”, preceitua Oliveira.

  A imposição de restrições para aquisições, tanto no cartão de débito, como no de crédito, é outro procedimento que vem sendo denunciado pelos consumidores em Pelotas. O Código de Defesa do Consumidor, também no artigo 39, estabelece como prática abusiva “condicionar o fornecimento de produto ou de serviço a limites quantitativos”.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

DANIELA MERCURY REVELA SUA HOMOSEXUALIDADE


Daniela Mercury fala sobre a 'esposa': 'Estou feliz, estou amando'
De Portugal, onde está fazendo shows, a cantora conversou com VEJA sobre o relacionamento com a jornalista baiana Malu Verçosa, revelado ao público nesta semana

Por que a senhora resolveu tornar pública essa relação?
Porque quis ter minha dignidade preservada. Como todo mundo, quero ser aceita, ter liberdade, ser respeitada. Não suportaria ficar escondida. E o único jeito de não ficar escondida, com medo das fofocas, foi tratar isso como uma coisa natural - que, de fato, é.

A senhora disse que o fato de o deputado Marco Feliciano ter assumido a presidência da Comissão de Direitos Humanos influenciou a decisão de falar sobre a sua união. Em que medida?
Claro que esse contexto político, a inadequação desse deputado ao posto, tudo isso me deu força. Mas eu acho que, quanto mais se falar das relações homossexuais, mais elas vão se tornar naturais para as outras pessoas. Antigamente, as mulheres sentiam vergonha de ser desquitadas. Isso passou. E passou porque a situação se tornou natural. Eu quero ajudar a fazer com que o amor entre duas pessoas - no caso, duas mulheres - também seja encarado por todo mundo como algo normal.

Como seus pais e filhos reagiram à situação?
Falei com um por um. Para o meu pai, eu telefonei, e disse que tinha me apaixonado por Malu. Ele me perguntou: “Minha filha, não é um pouco cedo para você viver essa relação?”. Eu disse que não, e que queria levar Malu para ele conhecer. Claro que não foi fácil. No fim da ligação, ele disse que não conseguia entender direito, mas que me amava. Minha filha de 15 anos perguntou se eu estava feliz e eu disse que sim. Depois que eu e Malu colocamos as fotos na internet, ela me mandou uma mensagem: “Vocês estão fazendo a maior confusão”. E, logo depois, mandou outra: “Vocês estão lindas nas fotos”.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA : "Tabela SUS: Reajuste Já!"


Nota de apoio do HUSFP ao movimento "Tabela SUS: Reajuste Já!"

Na próxima segunda-feira, dia 08 de abril, diversas Santas Casas e Hospitais Beneficentes de todo o país estarão participando de um ato de mobilização. A intenção é reivindicar reajuste na tabela SUS, especificamente nos procedimentos de baixa e média complexidade.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) registra que está solidário e plenamente de acordo com o movimento. No entanto, não paralisará suas atividades no dia 08, em respeito aos pacientes já agendados para esta data. Pelo volume de atendimentos, uma paralisação inviabilizaria novos agendamentos, protelando o atendimento dos que mais necessitam.

O HUSFP apoia as reivindicações e faz coro à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Estado, que alerta que a dívida acumulada do SUS com os hospitais filantrópicos deve atingir os R$ 17 bilhões neste ano. Apenas no Rio Grande do Sul são 245 hospitais filantrópicos, representando mais de 75% da assistência do SUS no Estado. É preciso que haja reajuste em prol da saúde dos hospitais.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

'Mapa imunológico' pode ajudar a criar vacina contra o HIV, diz estudo

Evolução de agente que combate o vírus dentro do corpo foi analisada.
Anticorpo é capaz de atacar diferentes cepas de de HIV.

Pesquisadores dos Estados Unidos publicaram estudo nesta quarta-feira (3) na revista “Nature” em que apresentaram informações que poderão contribuir futuramente para o desenvolvimento de uma vacina que combate o vírus HIV, causador da Aids.

O estudo, feito por uma equipe da Universidade Duke, conseguiu rastrear pela primeira vez como o corpo produz os chamados anticorpos amplamente neutralizadores, capazes de desabilitar variadas cepas de HIV.

A análise foi feita graças à ajuda de um paciente da África, cuja infecção por HIV foi detectada de forma precoce.

Barton Haynes, um dos autores do estudo, disse em comunicado à imprensa que no paciente pesquisado foi encontrado um tipo de anticorpo amplamente neutralizador que é produzido nas fases iniciais da infecção por HIV, chamado de CH103.

Apenas 20% das pessoas infectadas pelo HIV têm um sistema imunológico que produz anticorpos amplamente neutralizadores, importantes no “ataque” do organismo a áreas vulneráveis do HIV que não tenham passado por uma mutação rápida -- o HIV é um vírus que sofre mutação de maneira veloz, o que dificulta a ação dos anticorpos.

Acompanhar esse desenvolvimento, segundo os cientistas, significa avançar na formulação de uma vacina de proteínas, que desencadeariam pelo corpo agentes imunológicos que evoluiriam para os anticorpos neutralizadores como o CH103, que então combateriam o HIV.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 5 de abril de 2013

STF decide que reincidente no mesmo crime deve ter pena agravada


Plenário rejeitou a tese de "condenação dupla"

Jornal do Brasil
Luiz Orlando Carneiro

Por unanimidade, o pleno do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira, que não ofende o princípio constitucional da “individualização da pena” o reconhecimento da reincidência no mesmo crime como fator agravante da nova pena, o que expressa, apenas, uma censura maior ao condenado, tendo em vista o “perfil do réu”.


A decisão foi tomada com base no voto do ministro Marco Aurélio, relator de recurso extraordinário (RE 453.000) ajuizado contra acórdão do Tribunal de Justiça do Rio 

Grande do Sul, que considerou não haver inconstitucionalidade nem configurar o chamado “bis in idem” no aumento da pena de réu reincidente, tendo em vista o artigo 63 do Código Penal e o entendimento de que isso representa, apenas, “maior censura ao agente”. Assim, foi rejeitado o recurso do réu, que tinha o apoio da Defensoria Pública.

Confira - Argumentos

Dieese sugere imposto sobre fortunas e bens supérfluos


O caderno sugere ainda desoneração da cesta básica e correção da tabela do Imposto de Renda

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), elaborou uma cartilha com dez propostas de revisão do sistema tributário com a intenção de "torná-lo mais justo". A publicação pede que a maior carga de impostos incida sobre quem tem mais condições de pagá-la.

Entre as propostas do Dieese estão a tributação de bens supérfluos de luxo - como bebidas alcoólicas e cigarros, alcançando itens como joias e perfumes - e a cobrança do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de aeronaves e embarcações, já que, segundo o Dieese, "quem é dono de um iate ou de um jatinho, nada recolhe".

Outro ponto pedido pelo Dieese é a criação de um imposto sobre grandes fortunas, dando o exemplo da França, onde famílias com patrimônio líquido acima de 790 mil euros pagam este tipo de imposto. O departamento ainda afirma que "no Brasil, há dispositivos seguros para se determinar o conceito de 'grande fortuna' e quem nele se insere".

A cartilha ainda pede o aperfeiçoamento do sistema de tributação como a correção da tabela do Imposto de Renda de forma a melhorar sua progressividade, já que "o peso maior dos tributos recai sobre o assalariado de menor renda", e também o aumento dos impostos sobre propriedades da terra. O caderno sugere também a desoneração permanentemente da cesta básica.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Mega-Sena acumula e paga prêmio de R$ 9 milhões no sábado

As dezenas sorteadas na noite de quarta-feira foram: 
06, 09, 11, 34, 41 e 53


Da Redação

Ninguém acertou os seis números e a Mega-Sena acumulou. O prêmio estimado que deverá ser pago no sábado é de R$ 9 milhões. As dezenas sorteadas na noite de quarta-feira foram 06, 09, 11, 34, 41 e 53. Segundo a Caixa Econômica Federal, 79 apostadores acertaram a Quina e levarão para casa R$ 20.782,22. Já a Quadra teve 5.433 acertadores que receberão R$ 431,69, cada.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Medicina da UCPel é apontada pela editora Abril como uma das melhores do Brasil


O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ganhou destaque no Guia do Estudante publicado pela editora Abril. A graduação, que comemora 50 anos de sua aula inaugural nesta quinta-feira (04), ficou ranqueada entre as melhores do Brasil. O curso recebeu quatro estrelas e é o único do interior gaúcho a obter a classificação. Além da UCPel, somente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foram mencionados.

O destaque obtido vem endossar uma série de eventos que estão sendo programados para comemorar os 50 anos do curso. Para o coordenador de graduação da UCPel, José Antônio Weykamp da Cruz, o curso de Medicina é um dos mais tradicionais da Instituição, que se comporta de forma empenhada e comprometida na busca pela qualificação. “O curso de Medicina é orgulho desta casa, porque mesmo tendo enfrentado momentos difíceis no passado conseguiu dar a volta por cima”, lembra.

Com a média de 36 candidatos por vaga no último Vestibular, a Medicina da UCPel recebe estudantes de vários municípios do Rio Grande do Sul e de outros Estados devido a sua infraestrutura. Entre os destaques estão o Hospital Universitário São Francisco de Paula (grande laboratório para os acadêmicos), Unidades Básicas de Saúde em três bairros de Pelotas, além de ambulatórios com diversas especialidades que prestam atendimento através do SUS, localizados no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite.

Além da menção do Guia de Estudante da Abril, a UCPel recebeu conceito 4 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). A escala utilizada pelo Inep considera conceitos de 1 a 5.

Comemoração 50 anos 
Durante este ano, grandes comemorações ocorrem na UCPel para marcar o cinquentenário da Medicina, uma das mais tradicionais do Estado. Neste mês, ocorrerá a realização de missa festiva, descerramento de placa e jantar. Até o mês de outubro, várias outras atividades devem ocorrer, como a inauguração do centro acadêmico, lançamento de livro, eventos esportivos e sociais, além de uma semana acadêmica especial.


Veja aqui a publicação da Abril

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SUCO ADES : Laudo confirma líquido corrosivo em embalagem de Ades em Ribeirão, SP

Polícia solicitou investigação após jovem ter boca queimada por produto.
Exame aponta pH mais alto que o encontrado em embalagem no Guarujá.

Um laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz nesta quinta-feira (4) comprovou que o líquido ingerido por um adolescente de 17 anos em Ribeirão Preto (SP) como sendo suco de maçã da Ades, era inapropriado para o consumo. A família alega que o jovem teve a boca queimada pelo líquido.


O documento aponta que o pH (Potencial Hidrogeniônico), ou índice de alcalinidade do produto, é 13,6, o mesmo de substâncias corrosivas como soda cáustica e amônia. O valor é superior ao encontrado em embalagem do mesmo produto no Guarujá, onde uma mulher alega ter passado mal após beber o suco. No litoral paulista, o laudo do Adolfo Lutz apontou pH 13,5.

Em nota, a Unilever reafirmou que 96 unidades de Ades sabor maçã do lote AGB25 foram envasadas com solução de limpeza - especificamente hidróxido de sódio à 2,5% diluída em 97,5% de água -, mas que alertou a população anunciando, a partir do dia 14 de março, o recall do produto.

O delegado responsável pelo caso em Ribeirão Preto, José Luis Meireles Junior, explicou que o exame não especifica qual a substância encontrada no frasco, apenas que se trata de produto não compatível com valores encontrados em alimentos. "Consta que a aparência e o odor é de substância química alcalina", disse.

Meireles Junior afirmou que intimará o responsável pelo supermercado que vendeu o suco e representantes da Unilever para prestarem esclarecimentos nas próximas semanas. "A investigação segue no sentido de entender se houve intenção ou imprudência na produção do suco."

APOSENTADOS : Desconto sem autorização no benefício de aposentado será punido


Associações e entidades de aposentados que descontarem mensalidades nos benefícios sem a autorização do associado poderão ser multadas. É o que determina projeto de lei aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O projeto de lei do Senado (PLS 316/2010) é do ex-senador Arthur Virgílio e altera a lei que trata dos benefícios previdenciários (Lei 8.213/1991). De acordo com o texto aprovado, a entidade ou associação receberá multa de 50% calculada sobre o valor arrecadado sem a autorização do aposentado.

Favorável à aprovação da proposta, o relator, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), ressaltou que a falta de punição legal expressa favorece o descumprimento da lei pelas entidades.




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CAZUZA - há 55 anos ...

Rio de Janeiro4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro7 de julho de 1990 Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PS: cai pela metade número de pacientes em espera por leitos


 De ontem (3) para hoje, caiu em quase 50% a quantidade de pacientes que aguardavam por leito no Pronto Socorro de Pelotas (PSP). Na tarde de quarta-feira chegou a haver 74 pessoas esperando por uma vaga, situação que tinha se agravado devido ao feriado de Páscoa, já que nos fins-de-semana e feriados não costuma haver altas nos hospitais e, portanto, aumenta a fila de espera. 

          Ao longo desta quinta-feira, contudo, a situação começou a se normalizar, diminuindo para 38 o número de pacientes que aguardam por leito – uma queda de 48,64% em menos de 24 horas. 



          Confira abaixo dados estatísticos sobre o atendimento no Pronto Socorro de Pelotas (PSP) nos dois primeiros meses deste ano.   

UTILIDADE PÚBLICA - FALTA D'ÁGUA EM PELOTAS SEXTA FEIRA

Falta de água amanhã na Zona Norte e Laranjal

O Sanep realizará a manutenção elétrica em maquinários na Represa do Sinotti amanhã (05) à tarde. Em virtude desta ação, alguns pontos da cidade terão o abastecimento de água interrompido no período das 14h às 17h.

Ficarão sem abastecimento de água os bairros Três Vendas, Areal e Laranjal -Balneários Santo Antônio, Valverde e Prazeres -, além da Colônia de Pescadores Z-3. Em caso de chuva a manutenção será transferida para outra data.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

QUANDO É O DIA DA MENTIRA?

Tradicionalmente, as pessoas curtiam  com um dia da mentira, através de brincadeiras e outras manifestações infantis sobre a data. Mas , pelo que andei pesquisando na net, parece que o DIA DA MENTIRA FOI TRANSFERIDO - a partir dessa data , dia 04, está instituído o NOVO DIA DA MENTIRA kkkk

Tem louco pra tudo, nessa cidade...bahhhhhhhhhhhhh

VIVA O PINÓQUIO 

DENÚNCIA !!! Secretaria de Gestão Urbana estaria entravando projetos de novos empreendimentos na cidade

QUAIS OS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO DE PROJETOS NA PASTA MUNICIPAL?

Nossa editoria vem recebendo algumas denúncias sobre um mal aparelhamento e dinâmica na orientação de projetos novos, para que empreendimentos sejam aportados em Pelotas.

Secretária Josiane Almeida - Gestão Urbana
Através de algumas referências técnicas, que no momento oportuno estaremos divulgando, se estabelece um entrave na geração de novos empregos e possibilidades de avanços em algumas áreas, como por exemplo, da construção de novas moradias para a população, projetos estes, que contemplam, inclusive, o benefício social do Programa Minha Casa Minha Vida.

Sabemos que empresários estão enfrentando resistência do gerenciamento da nova secretária de gestão urbana, dentro de alguns conceitos de difícil entendimento na relação sobre critérios de aprovações de determinados investimentos nesta área.

Continuaremos apurando os fatos...

Jornalismo e jornalistas precisam abraçar o design


Por Cleyton Carlos Torres 
      
Já foi mencionada outras vezes a importância sumária na ação do jornalista em adquirir novas habilidades que até muito recentemente eram colocadas como não pertencentes ao nosso leque de atuação ou, em alguns casos, consideradas até mesmo inapropriadas para um profissional de jornalismo. Disciplinas como marketing, programação, empreendedorismo e design começaram a ser tarefas corriqueiras no dia-a-dia de quem trabalha com informação jornalística ou até com a mera produção de conteúdo para a web.

Em pouco mais de 400 anos, os jornais não tiveram mudanças drásticas em relação à forma pela qual são consumidos ou manuseados. Papel jornal e tinta preta são as estruturas bases de um impresso. Muitos apontam a inserção das cores no jornalismo impresso como mero atrativo para conquistar leitores mais jovens ou despertar em leitores não habituais a curiosidade de folhear um jornal a cores. Porém, mesmo com a colorização do jornalismo, não mudamos a forma como ele é consumido ou manuseado.

Com as recentes crises envolvendo todo o setor das empresas de mídia, um dos focos principais para apaziguar os hematomas imputados pela queda brusca na circulação dos impressos foi recorrer à elaboração de novos modelos de negócios mais inovadores e consistentes com o contexto contemporâneo. Porém, a estética informacional acabou sendo esquecida por muitos veículos, onde a procura ainda se limitava em como vender um amontoado de conteúdo empacotado todas as manhã e entregue diariamente às bancas e aos assinantes.

Warner Bros lança serviço na internet para assistir a filmes antigos


Estúdio disponibilizará por 10 dólares ao mês programas de seus arquivos

Os estúdios Warner Bros anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um serviço de assinatura para assistir na internet a filmes ou séries de televisão que pertencem aos seus arquivos e que remontam a 1920. Entre os programas que os assinantes podem ver estão, por exemplo, "Bonnie Scotland", protagonizada por Laurel e Hardy, o clássico do cinema fantástico "A Maldição do Faraó", de 1959, ou a série de TV dos anos 1950, "As Aventuras do Super-homem".

O serviço, que custará 10 dólares por mês após um período de testes gratuito, permite assistir a programas no computador ou em uma TV ligada à internet, através do dispositivo Roku. Por enquanto, o serviço só estará disponível nos Estados Unidos.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

EDUARDO LEITE : '' Não tenho medo de cobranças ''

Em sue perfil, via Facebook, o prefeito de pelotas Eduardo leite, esclarece sobre manifestações de cobranças em relação ao trabalho no Executivo municial:


'' Não tenho medo de cobranças. Quando me candidatei a Prefeito de Pelotas, sabia desde o início que elas viriam e seriam fortes. É natural.

No entanto, matematicamente, nosso governo tem apenas nem 7% do seu mandato de 4 anos. Temos ainda 93% dele pela frente.

Para aqueles que querem todos os problemas resolvidos de imediato e acham que basta "vontade" para resolve-los, peço apenas uma reflexão: bastasse a "vontade", os mandatos não seriam de 4 anos, mas de 4 dias, não é mesmo? Afinal, seria apenas chegar com a vontade, resolver e ir embora.

Infelizmente, não é assim. Mas estamos, como cada pessoa comum faz na sua vida, trabalhando duro e plantando, na certeza de que iremos, logo mais, junto com todos colher os bons frutos desse trabalho.

Obrigado à imensa maioria que presta a mim, a Paula e ao nosso governo o apoio necessário para que possamos seguir firmes e fazer as mudanças que nossa cidade quer e precisa ver acontecer! ''


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

VÍDEOS ERRADOS


Quase 100% dos vídeos sobre doenças do coração que circulam na internet têm informações erradas

Pesquisa de estudante de medicina será apresentada nesta quinta-feira (4) em congresso

Uma pesquisa realizada no Brasil mostra que quase 96% dos vídeos publicados no YouTube sobre as doenças do coração trazem informações incorretas. Os dados do estudo serão divulgados nesta quinta-feira (4) durante o 30º Congresso de Cardiologia da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro), no Centro de Convenções Sul América.

De acordo com a autora da pesquisa, Nathália Monerat, dos 1.152 vídeos analisados, apenas 50 (4,3%) apresentavam o conteúdo correto. A análise foi feita em seis meses sob orientação do cardiologista Jader Azevedo. Para selecionar os vídeos, ela também avaliou os recursos audiovisuais (slides e imagens em 3D), a graduação do autor, além do direcionamento do vídeo, ou seja, se ele foi feito por produção acadêmica ou de forma independente.

— Vi erros conceituais, de tratamentos [médicos] e nas fontes bibliográficas. Muitas vezes, a informação não condizia com o que está sendo procurado.

Entre os temas mais buscados pelos internautas, os de arritmia cardíaca (alterações dos batimentos cardíacos) eram os que tinham mais erros, seguido de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. A ideia deste estudo surgiu a partir de outro trabalho feito durante a sua graduação no Centro Universitário de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Segundo Nathália, uma das graves consequências de assistir a vídeos incorretos é fazer a pessoa deixar de acreditar em seu médico para seguir orientações da internet.

— Dependendo da gravidade da doença, essa atitude poderá prejudicá-lo.

Fuja das ciladas da internet

 Apesar de a internet oferecer boas informações para o internauta, a pesquisadora ressalta que é muito importante que se verifique a qualidade das fontes utilizadas para produção do vídeo, além da formação profissional do autor. A credibilidade da informação dependerá de como e aonde o usuário da internet buscar.

— No caso de saúde, os sites de hospitais e sociedades brasileiras, como a Socerj, são fontes adequadas, pois apresentam notícias, pesquisas e artigos científicos com melhor embasamento teórico e mais atualizados.  

*Camila Savioli, estagiária do R7



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CONCURSO POLÍCIA CIVIL : Governo do RS autoriza concurso para contratação de 700 policiais civis


Novos policiais devem ser chamados a partir do ano que vem, diz Piratini. 
Profissionais se juntarão aos 2 mil PMs que também serão contratados.

O governo do Rio Grande do Sul autorizou nesta quinta-feira (4) um concurso público para a contratação de 700 policiais civis para o estado. Serão 350 vagas para inspetor e 350 para escrivão.

Os primeiros 400 devem ser chamados no primeiro semestre de 2014 e o restante no segundo semestre, de acordo com o Palácio Piratini. Estes profissionais se juntarão aos 2 mil novos policiais militares que serão contratados também no ano que vem.

A assinatura ocorreu no Gabinete do Governador, no Palácio Piratini, e contou com as presenças do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, do subchefe de Polícia, Ênio Gomes de Oliveira, e do comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CÂMARA DOS DEPUTADOS : Conselho de Comunicação envia novas sugestões para a Lei de TV por assinatura à ANATEL


Lei de TV por assinatura
O Conselho de Comunicação aprovou, no último dia 1º, envio de sugestões à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) relativas ao regulamento da nova lei de TV por assinatura (Lei 12.485/11).

A Lei 12.485/11 estabelece que o conselho tem 30 dias para apresentar parecer sobre a minuta de norma formulada pela agência. Os conselheiros, no entanto, querem inverter a ordem: “A publicação da regulamentação da Anatel deveria ser precedida do parecer do Conselho de Comunicação Social”, salienta o documento. 

Outra sugestão enviada à Anatel foi retirar do regulamento o dispositivo que proíbe as TVs por assinatura de contratar programação gerada no exterior por meio de empresa não localizada no Brasil. Segundo o parecer do conselho, o dispositivo é ilegal, ferindo a Lei 12.485/11.

Órgão auxiliar
Criado pela Constituição de 1988, o Conselho de Comunicação Social não tem poder normativo, mas funciona como órgão auxiliar do Congresso Nacional na elaboração de estudos, pareceres e recomendações sobre assuntos relacionados à comunicação e à liberdade de expressão.

Reportagem – Lara Haje 
Edição – Patricia Roedel



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quarta-feira, 3 de abril de 2013

FERROVIAS : Taxas de retorno de ferrovias são baixas , diz Associação


Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, reclama que as taxas de retorno para as novas concessões são "baixíssimas"

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que reúne empresas como ALL, MRS Logística, Transnordestina Logística, reclamou do que considera ser taxas de retorno muito baixas para as novas concessões de ferrovias.

"Para os novos projetos ela é baixíssima. Lembrem-se que nesse processo de concessão, no caso de ferrovias são construções, diferentes de aeroportos já prontos, você começa do zero", afirmou Rodrigo Vilaça, presidente da Associação, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

A taxa de retorno dos investidores das novas concessões de ferrovias ficará entre 9,3 e 12,5 %, após ter sofrido um aumento pelo governo no fim de fevereiro, em um esforço para atrair mais investidores para os ambiciosos planos de logística do país.

Crescimento do setor

A ANTF informou também que as concessionárias de ferrovias esperam responder por 30 % do transporte de carga no Brasil até 2020, com mais de 800 milhões de toneladas transportadas.

Em 2012, as empresas da associação transportaram 481 milhões de toneladas, um crescimento de 1,3 % em relação a 2011.

"O trabalho foi feito mas precisa de continuidade e de mais esforço para que possamos chegar a uma matriz de transporte equilibrado. Hoje nos temos uma participação de 25 % na matriz do transporte brasileiro, mas certamente nós chegaremos a 20200 a mais de 800 milhões de toneladas e aí nós vamos chegar a mais de 30 %", afirmou Vilaça.

A ANTF informou que no ano passado, as concessionárias investiram 4,9 bilhões de reais, um crescimento 6,6 % sobre um ano antes, e devem investir 16 bilhões de reais nos próximos três anos.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Reunião em São Paulo lança 'pronto-socorro' para blogueiros


Iniciativa é reação à decisão judicial que condenou jornalista Luiz Carlos Azenha, do blog Viomundo, a indenizar o diretor geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo, Ali Kamel

Por: Eduardo Maretti, da Rede Brasil Atual

São Paulo – Em reunião no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé na noite de ontem (2), em São Paulo, blogueiros e representantes de diversos veículos da mídia alternativa decidiram criar o que chamaram de "pronto-socorro" dos blogueiros – um fundo para auxiliar aqueles em dificuldades com a Justiça. Em um segundo momento, a ideia é prestar também assistência jurídica.

CÂMARA DOS DEPUTADOS : Conselho de Comunicação apoia federalização de crimes contra jornalistas


O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou nesta segunda-feira (1º) o envio, ao deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), de moção de apoio à proposta de federalização de crimes cometidos contra jornalistas. Protógenes é o autor da proposta (Projeto de Lei 1078/11).

O projeto permite à Polícia Federal participar de inquéritos de crimes contra a atividade jornalística quando houver omissão ou ineficiência das esferas competentes nos estados e municípios, caracterizada após 90 dias de investigações. O conselho vai sugerir ao Delegado Protógenes a ampliação da abrangência do projeto para incluir outros profissionais envolvidos na produção jornalística, como blogueiros e radialistas.


Reportagem – Lara Haje 
Edição – Patricia Roedel



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Dom Jacinto Bergmann palestra sobre perspectivas da Igreja com o novo papa


Nesta quarta-feira (03), o chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), arcebispo Dom Jacinto Bergmann, abordará, em uma palestra, o tema Perspectivas da Igreja a partir da eleição do novo Papa. A explanação integra a programação do curso intensivo de Teologia para Leigos e é aberta à comunidade. O evento ocorre às 19h, no Auditório do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202).

No decorrer do ano, outras atividades do curso de Teologia serão abertas à participação de toda a comunidade, em comemoração aos 25 anos do Instituto de Teologia Paulo VI, celebrado em agosto, e aos 40 anos do Conselho de Leigos, comemorado em setembro.


site ucpel.tche.br
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Aparelho identifica problemas cardíacos antes dos sintomas


Invenção brasileira monitora coração e acha problemas antes do sintoma


O aparelho, que contou com financiamento público, poderá ser útil em postos de saúde e hospitais em regiões onde faltam especialistas.

Um aparelhinho portátil e desenvolvido no Brasil consegue identificar problemas no coração muito antes de a pessoa sentir qualquer sintoma. O exame foi testado em pacientes do Hospital do Coração em São Paulo.

Ele é colado ao peito, é pequeno como um celular, parece com aparelhos que muita gente já usou para monitorar o coração, mas vai muito além disso.

“Nós recebemos aqui uma alteração no eletrocardiograma e queríamos confirmar se você está se sentindo bem e se você tomou a medicação que nós orientamos”, diz um médico.
O médico que pergunta pelo viva-voz está em uma central, onde os computadores recebem as informações enviadas pelo aparelhinho na cintura do paciente. Essa é uma das grandes diferenças desse para outros monitores cardíacos: ele é um monitor inteligente, capaz de fazer diagnóstico e também de detectar e avisar quando o coração está falhando.

terça-feira, 2 de abril de 2013

CARA DE PAU VIRTUAL


Cara de pau

Por Dicionário inFormal (SP) em 06-10-2006

- Definição : Pessoa descarada, sem vergonha. Atrevido.

Impressionante!!! 
Um tipo oportunista quer mudar o rumo das coisas  em Pelotas. Depois de ''perseguir'', mentir e ofender empresários do meio imobiliário, o CARA DE PAU agora já fala até bem dos empresários. Promove empresas e posa de gravata.


''Louco é pouco'', já dizia vovó... 


Lei Carolina Dieckmann entra em vigor a partir desta terça-feira

A lei torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares

Da Redação
Passa a valer a partir desta terça-feira (2) a lei 12.737, a chamada lei “Carolina Dieckmann”. Sancionada em dezembro de 2012, a alteração do Código Penal ganhou o nome da atriz após ela ter fotos em que aparecia nua divulgadas na internet. Entre outras coisas, a lei torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares.

A partir de hoje crimes como o que Carolina sofreu passam a ser considerados crimes e poderão ser punidos com multa e mais detenção de seis meses a dois anos. Se houver divulgação, comercialização ou envio das informações sensíveis obtidas na invasão, como comunicações privadas, segredos industriais e dados sigilosos, a pena pode ser elevada de um a dois terços. Se o crime for cometido contra o presidente da República, do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores, prefeitos, entre outros, a pena será aumentada de um terço à metade. Também passa a ser crime interromper serviço telemático ou de informática de utilidade pública.

Além disso, dados do cartão de crédito passam a equivaler aos dados do documento particular para atribuir punição à falsificação de identidade.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CÂMARA DOS DEPUTADOS : Comissão sobre refinanciamento de dívidas vota relatório na terça


A comissão mista que analisa a MP 589/12 reúne-se nesta terça-feira (2), às 14h30, para votar o relatório sobre a medida, redigido pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). A MP autoriza o refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a Previdência Social. Ela atende a uma reivindicação de governadores e prefeitos, diante do alto nível de inadimplência provocado pela queda de receitas neste ano.

Os entes que aderirem ao parcelamento terão abatidos dos repasses dos fundos de participação dos estados e dos municípios (FPE e FPM) o valor equivalente a 2% da média mensal da receita corrente líquida para quitar débitos. Os débitos parcelados terão redução de 60% das multas de mora ou de ofício, de 25% dos juros de mora e de 100% dos encargos legais.

A reunião será no Plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

LEI DAS DOMÉSTICAS - PROMULGADA


Congresso promulga nesta terça PEC das Domésticas

Regras devem passar a valer a partir de quarta, com a publicação no DOU.
2 principais regras que valerão de imediato são carga horária e hora extra.




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."