Pesquisar aqui

sábado, 19 de abril de 2014

FERIADÃO E AS TRILHAS FLASHBACKS


Nasa: descoberto primeiro exoplaneta habitável do tamanho da Terra

Batizado de Kepler-186f, planeta é rochoso e pode ter água líquida

Pesquisadores da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta de um novo planeta rochoso com grandes chances de ter água líquida — e vida — em sua superfície. O achado foi publicado nesta quinta-feira na revista Science.

Chamado de Kepler-186f, o planeta foi localizado pelo telescópio Kepler, da Nasa, que foi lançado ao espaço em março de 2009 com o propósito de procurar zonas habitáveis e planetas com dimensão semelhante à da Terra fora do nosso Sistema Solar.

São considerados habitáveis planetas que mantêm a maior parte de sua água em estado líquido — elemento que os astrônomos consideram fundamental para a existência de vida extraterrestre. "É lógico que não sabemos se existe, realmente, vida nessas zonas. Partir dessa premissa, porém, é importante para concentrarmos as nossas buscas", diz Stephan Kane, professor de física e astronomia da Universidade Estadual de São Francisco. 

O Kepler-186f orbita uma estrela anã chamada Kepler-186 e é, dentre os exoplanetas localizados em zonas habitáveis, o primeiro com tamanho e densidade parecidos com os da Terra. "Uma vez que se sabe a densidade de um planeta, podemos calcular se ele é rochoso ou não", afirma Kane. O Kepler-186f se distancia dos grandes planetas gasosos, que, por causa da grande massa, acumulam gás de hidrogênio e hélio na atmosfera.

Outra peculiaridade do Kepler-186f é a sua rotação, parecida com a da Terra. "Planetas encontrados anteriormente têm apenas uma face voltada para a estrela e a outra para a escuridão. O Kepler-186f deve ter, portanto, uma temperatura bem distribuída na sua superfície", diz Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas, e do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP. "Esse é o planeta mais promissor já encontrado e merece ser estudado por outras técnicas para aprendermos melhor sobre suas características."

Galante ressalta que o anúncio do Kepler-186f é um avanço natural das pesquisas na área e que outras descobertas devem ser feitas. "O Kepler-186f deve ser o primeiro de muitos planetas com condições promissoras para a existência de vida que serão encontrados por esses novos telescópios."

sexta-feira, 18 de abril de 2014

FERIADÃO E AS TRILHAS FLASHBACKS


Dilma pede urgente negociação com Argentina para destravar exportações

Após mais de duas horas de reunião com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, e representantes das 29 empresas associadas à entidade, a presidenta Dilma Rousseff determinou que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, conversem rapidamente com o governo argentino para destravar as exportações para o parceiro do Mercosul.


Ao sair da reunião, Moan disse que Borges e Cafarelli disseram que estarão na Argentina já na próxima semana reiniciando a negociação. “A questão com o governo argentino foi uma restrição a importações de produtos do Brasil [no fim de 2013] e no dia 28 de março foi assinado um memorando de entendimento entre os dois governos determinando o fluxo de comércio. Só que para ser funcional necessita ainda de um ajuste na linha de financiamento da exportação brasileira para a Argentina”, disse.O presidente da Anfavea disse que as restrições às vendas para a Argentina tiveram grande impacto sobre o setor. “Nós perdemos no primeiro trimestre 32% das exportações previstas. Então é um prejuízo bastante pesado”, disse Moan, explicando que, como as exportações representam cerca de 20% das vendas, o impacto global foi aproximadamente 7%. Nesta semana, os representantes já haviam discutido o assunto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em São Paulo.Na reunião com a presidenta, todos os representantes das empresas associadas falaram sobre a conjuntura do setor automotivo, que inclui automóveis comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e máquinas rodoviárias. “A presidente demonstrou grande interesse em conhecer em profundidade o nosso setor: ela pediu que a questão das exportações [fosse trabalhada em conjunto, tanto pelo Ministério da Fazenda quanto pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior]".

No mercado interno, Moan relatou que o setor automotivo sofre os impactos do aumento de custos do aço, da logística e da energia elétrica. “Mostramos claramente a preocupação nossa com aumento de custos generalizado”, disse. Segundo ele, o aumento de custos não deve ser repassado ao consumidor, mas diminui a produtividade do setor.

“Hoje eu diria que o setor automotivo brasileiro é o mais competitivo do mundo. Nós temos 62 marcas atuando no mercado, oferecendo ao consumidor brasileiro mais de 2.500 versões e modelos de autoveículos e, com isso, não há espaço para aumento de preço. O que estamos dizendo claramente é que esse aumento de custo, de certa maneira, dificulta e traz a nossa produtividade a um nível muito baixo”, disse Moan.

No encontro, também foram apresentados à presidenta dados da perda de mercado do país na área de máquinas agrícolas e caminhões. Essa perda, segundo ele, foi gerada pelo atraso da publicação das regras do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES. “O BNDES paralisou as operações até o dia 27 de janeiro e, até o final de março, houve um acúmulo de processos, dificultando a entrada de novos pedidos de financiamento. Há dez dias foi lançado o BNDES simplificado, o que reduz bastante essa burocracia que nós tínhamos e já estamos com reflexos [positivos] nas vendas”.

O presidente da Anfavea disse que o aumento do IPI não foi assunto na reunião: o tópico foi citado apenas como mais um item no aumento do custo da produção. Segundo ele, a reunião não foi destinada a cobrar o governo: o objetivo foi apresentar a “situação real” do setor e preocupações de médio e longo prazos. A possibilidade de demissões em massa também não foi mencionada por nenhum dos representantes.

Moan disse que as empresas automobilísticas estão em processo de ajuste dos estoques. Para superar as dificuldades, as montadoras usam os mecanismos para preservar empregos. “Algumas [empresas] associadas praticaram PDV [Programa de Demissão Voluntária], outras deram licença remunerada: todas têm a visão clara de que o investimento em cada trabalhador do setor automotivo é extremamente alto. Nosso pessoal qualificado é um grande investimento que fizemos e, tanto quanto possível, vamos preservá-lo".

quinta-feira, 17 de abril de 2014

FERIADÃO E AS TRILHAS FLASHBACKS


ASTRONAUTAS IRÃO CAMINHAR NO ESPAÇO AO VIVO NA INTERNET

Caminhada no espaço poderá ser vista ao vivo nesta sexta
NASA vai transmitir pela internet um reparo na Estação Espacial Internacional a partir das 10h30 do horário de Brasília. Dois astronautas vão trocar peça ruim

A NASA vai transmitir ao vivo nesta sexta as imagens de um reparo na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). Quem quiser acompanhar o conserto deve acessar o site da agência às 10h30 do horário de Brasília.
Dois astronautas devem participar da caminhada no espaço. Nela, um componente em pane do sistema de computadores será trocado na parte externa da ISS - de acordo com nota publicada pela agência espacial americana na internet.
Hoje, a NASA anunciou a descoberta de um novo planeta - provisoriamente denominado Kepler-186f. Pesquisadores suspeitam que haja água em forma líquida no planeta, que fica a 500 milhões de anos luz do planeta Terra.

Posição do casal durante o sono revela a força do relacionamento

Parceiros que dormem juntinhos com contato corporal são mais felizes, segundo pesquisa

LONDRES - Você gosta de dormir de conchinha ou geralmente acorda do outro lado da cama, de cara para a parede? Uma nova pesquisa mostra que a posição durante o sono com o parceiro revela muito sobre o relacionamento. E a chave é a distância entre os corpos, de acordo com as 1,1 mil pessoas entrevistadas.
Parceiros que dormem bem pertinho, a uma distância de 2,5 cm, são mais felizes que aqueles que ficam mais de 70 cm separados. Casais que fazem contato físico durante a noite estão em melhores condições que os que não se tocam.
A pesquisa, publicada nesta quarta-feira no Festival Internacional de Ciência de Edimburgo expande o trabalho do psiquiatra Samuel Dunkell.
Segundo ele, pessoas que dormem na posição fetal são mais suscetíveis à indecisão, ansiedade e críticas. As que preferem a posição semifetal são conciliadoras, passíveis de comprometimento e dificilmente tomavam posições extremas. Aquelas em posição “real” (de barriga para cima) tendem a ser confiantes e expansivas. E as que preferem dormir de bruços mostram tendência à rigidez e perfeccionismo.
O estudo constatou que 42% dos casais dormiam de costas um para o outro; 31% com o rosto apontando para a mesma direção e apenas 4% face a face. Cerca de 34% se tocavam durante o sono e 12% passavam a noite a menos de 2,5 cm de distância, enquanto 2% dormiam mais de 70 cm separados.
Daqueles que adormecem juntos, com contato corporal, os que estão face a face tendem a ser mais felizes que os “de conchinha”, com o rosto apontando para a mesma direção ou olhando para direções opostas.
Entre os que não se tocam, o maior número de casais felizes olha no mesmo sentido — sobretudo aqueles que dormem de costas ou de frente para o outro.

Greves: O Brasil pode parar durante a Copa?

Da BBC Brasil

Diante de uma série de assembleias e ameaças de paralisação, marchas por reajustes e trabalhadores de setores importantes já de braços cruzados, a proximidade do torneio da Fifa e exemplos de eventos em outros países levantam a questão: As greves podem parar o Brasil durante a Copa?

Para especialistas ouvidos pela BBC Brasil o momento atual é propício ao surgimento de mais movimentos de paralisação em todo o país, devido a um “coquetel explosivo” que inclui perdas salariais, cenário econômico desfavorável, o estímulo da ida às ruas, a Copa do Mundo dentro de dois meses e a realização de eleições presidenciais em seis meses.

Mas eles acreditam que acordos com trabalhadores e servidores de segmentos cruciais como transportes e segurança devem impedir um travamento total do país durante o megaevento – cenário considerado como um “exagero”.

“O Brasil está num momento econômico delicado, mas permanecemos num discurso de crescimento e desenvolvimento, e estamos sediando grandes eventos internacionais. É natural que os trabalhadores queiram uma parte disso. Estamos em ano eleitoral, há tensões inflacionárias e houve perdas salariais, então é natural que haja toda essa movimentação”, acredita Adílson Marques Gennari, professor de Ciências Econômicas da Unesp.

“A Copa não criou essa conjuntura econômica. Acho um exagero dizer que haverá um levante total dos trabalhadores para bloquear a realização da Copa. Agora é claro que é um combustível, um ingrediente que potencializou tudo isso”, acrescenta.

Reta final

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Navio sul-coreano com 350 pessoas envia pedido de socorro

Televisão coreana disse que o navio está afundando e que muitos passageiros a bordo são estudantes a caminho da ilha Jeju
Ilustração

Seul - A guarda costeira da Coreia do Sul recebeu um sinal de socorro de um navio de passageiros com cerca de 350 pessoas a bordo, disse uma autoridade na quarta-feira (horário local).
A televisão coreana disse que o navio está afundando e que muitos passageiros a bordo são estudantes a caminho da ilha Jeju em viagem escolar. Essas informações não foram imediatamente confirmadas pela guarda costeira.

Nissan abre primeira fábrica própria no Brasil e quer 5% do merca

Investimento foi de R$ 2,6 bilhões; inauguração ocorre em um momento menos favorável para o mercado brasileiro de veículos


RIO DE JANEIRO - A montadora japonesa de veículos Nissan inaugurou sua primeira fábrica própria no Brasil nesta terça-feira, concluindo investimentos de R$ 2,6 bilhões, em um momento em que o mercado brasileiro enfrenta queda nas vendas e tombo nas exportações.

Até a inauguração da fábrica, voltada a modelos compactos, a Nissan operava no Brasil via importação de carros do México, que teve volume limitado após revisão do acordo automotivo do país com o Brasil.

Na época do anúncio da construção da fábrica, as vendas de veículos no Brasil cresciam acima de 10% ao ano, ante expectativa do setor de expansão de 1% em 2014.

"Esse complexo industrial comprova o compromisso da Nissan com o Brasil", afirmou o presidente da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn. "Reconhecemos a importância do mercado automotivo brasileiro. Existem aqui 175 carros para cada mil habitantes; pouco em relação aos Estados Unidos e a Europa, onde a relação é 3 vezes maior", disse Ghosn.

A capacidade da fábrica, instalada na cidade de Rezende, no Rio de Janeiro, é de 200 mil veículos e motores por ano. A Nissan tem meta de alcançar 5% de participação no mercado brasileiro. Em 2013, a companhia encerrou com fatia de 2,18% no segmento de carros e comerciais leves, na nona posição entre as maiores montadoras do país.

A inaguração da unidade aconteceu horas antes de representantes do setor automotivo se reunirem com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar de conjuntura do mercado brasileiro de veículos e sobre a queda de exportações do país para a Argentina.

No primeiro trimestre, as vendas de veículos novos no Brasil caíram 2,1%, a produção despencou 8,4% e as exportações em valores tombaram 15%. Os estoques, enquanto isso, cresceram 11%.

ESTADÃO

PRESIDENTE DA PETROBRAS ADMITE ERRO NA NEGOCIAÇÃO DE PASADENA

Graça Foster diz que compra de Pasadena não foi bom negócio
Presidente da Petrobras confirmou omissão de duas cláusulas e disse que, hoje, não encaminharia a compra, se tivesse todos os dados relativos ao negócio


A presidente da Petrobras, Graça Foster, reconheceu nesta terça-feira (15) que a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), no presente momento, não foi um "bom negócio" para a estatal. Ela disse também que o resumo executivo para justificar a operação de compra da refinaria não mencionava duas cláusulas (Put Option e a Marlim) que acabaram por encarecer o negócio. "Nós hoje não encaminharíamos a compra da refinaria se tivéssemos todos esses dados sobre a mesa", disse. "De todas as leituras e as vezes que vi o ex-presidente da Petrobras (Sérgio Gabrielli), eu não o ouvi dizendo que foi um excelente negócio. O que ele disse é que na época foi considerado um bom negócio", acrescentou.

"Ele (o resumo) deve conter todas as informações necessárias e suficientes para a devida avaliação do que se deve fazer. E, além disso, é necessário apontar os pontos fortes e fracos da operação. Não tem operação 100% segura". A compra se embasou em resumo feito pelo ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

PETISTA ADIA RENÚNCIA

André Vargas adia renúncia ao mandato parlamentar

Petista diz que está "reestudando" a entrega do cargo eletivo porque Conselho de Ética manterá processo de investigação sobre vínculo com doleiro preso

Depois anunciar para esta terça-feira sua renúncia ao mandato na Câmara para minimizar o desgaste sobre seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, o deputado André Vargas (PT-PR) mudou o discurso e agora diz que há um “impasse” e que está “reestudando” o afastamento. Ao site de VEJA, o petista exaltou a preocupação com o fato de que vai continuar respondendo a processo disciplinar, mesmo após o desligamento da Casa.


“A Câmara é que está dizendo que não posso renunciar. Estou impedido”, afirmou Vargas, por mensagem de texto enviada à reportagem. Em verdade, Vargas não está impedido de renunciar, mas a atitude seria inócua em afastá-lo das investigações.

A alegação se dá pelo fato de que, estando ou não no mandato, o Conselho de Ética dará continuidade ao processo aberto contra Vargas na semana passada. Dessa forma, seu nome se manteria nos holofotes até o fim da ação, que tem prazo de até noventa dias para ser concluída pelo colegiado – ou seja, pode terminar apenas em julho.

Também por mensagem, o deputado petista enviou o trecho de mudança feita à Constituição que determina que a “renúncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar à perda do mandato terá seus efeitos suspensos até as deliberações finais”. A assessoria do parlamentar também se manifestou: “A renúncia ao mandato será inócua, pois não surtirá qualquer efeito. Em face disso, o deputado está reestudando a hipótese da renúncia”.

terça-feira, 15 de abril de 2014

EMPRESA AÉREA PEDE DESCULPSA POR FOTO PORNOGRÁFICA

US Airways se desculpa por foto pornográfica postada no TwitterFoto teria sido postada por engano por um funcionário em resposta à reclamação de um cliente pela rede social

Deve entrar para história como uma das piores mensagens enviadas por uma empresa pelo Twitter: um funcionário da US Airways, uma das  maiores companhias aéreas do mundo, enviou por engano uma foto de uma mulher fazendo uma brincadeira sexual com uma miniatura de um avião da companhia.

A mensagem de pornografia explícita foi postado no Twitter oficial da empresa em resposta a uma reclamação de uma cliente.

O texto de resposta era uma mensagem padrão: "Agradecemos o seu feedback. Se a viagem estiver completa, pode ver detalhes aqui"...

O problema é que o link incluído levava para uma foto capaz de chocar até os internautas mais liberais: uma mulher brincando com a miniatura de um avião.

Desculpas. A imagem teria sido enviada por engano por um funcionário ainda não identificado. A companhia aérea demorou cerca de uma hora para retirar a imagem do ar.

"Pedimos desculpa pela publicação de uma imagem imprópria partilhada como um link numa das nossas respostas. Removemos o tweet e estamos investigando o caso", informou a empresa.

O caso está tendo repercussão mundial nas redes sociais e deve entrar para a história como exemplo dos cuidados que as empresas devem ter ao lidar com as mídias sociais.

ESTADÃO

EDUARDO CAMPOS DIZ QUE O PAÍS PAROU COM DILMA

Eduardo Campos diz que Brasil parou no governo Dilma
PSB formaliza chapa para eleições deste ano. Partidários avaliam que lançamento oficial vai permitir que a campanha deslanche


BRASÍLIA - Em um evento para cerca de mil pessoas, o PSB formalizou nesta segunda-feira a chapa do ex-governador Eduardo Campos como candidato à presidência tendo a ex-senadora Marina Silva como sua vice. A aliança começou a ser costurada seis meses atrás, quando a Rede Sustentabilidade, grupo político de Marina, não conseguiu ser oficializada como um partido político pelo Tribunal Superior Eleitoral. A formalização da chapa tem como objetivo principal tentar acelerar o processo de transferência de votos da senadora para o ex-governador, que ainda não conseguiu crescer significativamente nas pesquisas eleitorais.
— O Brasil perdeu o rumo estratégico. Dizia que ia para um lado e ia para o outro. Foi perdendo seus fundamentos macroeconômicos, na inclusão social. E a gente viu que esse processo nos conduziu ao cabo de três anos a um diagnóstico que é voz corrente: o Brasil parou, o povo perdeu a fé. E nós não podemos deixar o povo brasileiro desanimar da nossa luta — afirmou.
Em um discurso de mais de meia hora, Marina deixou claro que nem todos os problemas da aliança já estão superados e que a construção da parceria com Campos vem sendo um longo processo, mas ressaltou que não deixaria de aceitar ser vice por vaidade:
— Quem viveu essa experiencia (de vida que vivi) jamais trocaria o futuro dos brasileiros por vaidade, por veleidade política. Não se colocará à frente, porque aprendeu que numa mata virgem com animais ferozes é preciso ir sempre ao lado de um bom mateiro. Não se colocará atrás, mas se colocará ao lado. E estou aqui para me colocar ao lado de você — afirmou Marina.

Com informações do Globo.com

HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE PAULA INAUGURA NOVOS LEITOS NA UTI NEONATAL

HUSFP inaugura dez novos leitos de UTI Neonatal

O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) inaugurou, nesta segunda-feira (14), dez novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI). O recurso, de R$ 1 milhão, foi destinado pela Secretaria Estadual de Saúde e proporcionou a reforma da área física e a aquisição de materiais e equipamentos permanentes para o local. 


O convênio que originou o recurso foi assinado entre Estado e a Prefeitura de Pelotas. Na solenidade de inauguração, a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que era um momento para celebrar a vida. De acordo com ela, gestantes e bebês necessitam de conhecimento profissional, carinho e um olhar especial, que se encontra na equipe do HUSFP.

O diretor de Gestão do Hospital, Valdir Schäffer, lembrou que a inauguração estava sendo realizada na Semana Santa, às vésperas da Páscoa, que representa vida nova. O diretor agradeceu à equipe, pelo comprometimento, e a todos os envolvidos na conquista. "Cumprimos mais uma etapa do nosso planejamento. Mais uma meta, realizando um sonho. E vamos seguir sonhando, porque um dia se torna realidade", disse.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, mencionou que, além da alta tecnologia empregada na UTI Neonatal, são as pessoas que colocam o instrumental a serviço de quem mais necessita. Em seu discurso, ele lançou um desafio para que todos os presentes passem a compartilhar do sonho de expandir o número de leitos do Hospital para 500. "Sonhem com o São Francisco, porque todos os sonhos que foram plantados aqui foram realizados", conclamou.

O prefeito Eduardo Leite lembrou da importância do bom investimento do recurso público e a participação da Prefeitura para viabilizar que a obra pudesse ser concluída. "Agradeço a parceria do Hospital, que está sempre pronto a encarar os desafios que se apresentam. É um passo gigante para melhorar e qualificar o atendimento à população", destacou.

Dentre os equipamentos adquiridos para o local estão incubadoras, monitores, respiradores, equipamentos de fototerapia, conjunto de nebulização, estetoscópios neonatais e balança eletrônica.

Conteúdo Site da UCPel

domingo, 13 de abril de 2014

IBGE suspende divulgação da Pnad para revisar método

Parlamentares questionam metodologia, pois informações sobre renda familiar serão usadas para rateio do Fundo de Participação dos Estados 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as próximas divulgações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) para fazer uma revisão na metodologia de coleta e cálculo da renda domiciliar per capita. O anúncio foi feito pela presidente do instituto, Wasmália Bivar, ao fim da entrevista coletiva para divulgação dos dados referentes aos terceiro e quarto trimestre de 2013, nesta quinta-feira, 10.

A medida foi tomada após questionamentos de parlamentares sobre a precisão das informações sobre a renda domiciliar per capita para as Unidades da Federação, já que as estimativas servirão como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados - FPE, conforme definido na Lei Complementar nº 143/2013.

Os resultados da Pnad Contínua voltarão a ser divulgados somente em 6 de janeiro de 2015.

'' PADRÃO FIFA ''

''Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo'', diz ONU


E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."