Pesquisar aqui

sábado, 17 de maio de 2014

FIFA É ''PESO NAS COSTAS'' DE DILMA

Dilma afirma que principais dirigentes da Fifa são um peso

JUCA KFOURI
COLUNISTA DA FOLHA

Em jantar com dez jornalistas esportivos no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff disse que os principais dirigentes da Fifa têm representado um peso.

Quando falava da necessidade de ampliar a rede de metrôs nas grandes cidades brasileiras, a presidente foi questionada se tais obras eram por causa da Copa. Respondeu: "Tirem o Blatter e o Valcke das minhas costas! Não tem nada a ver com a Copa, são obras para as cidades".

Ao que um dos presentes no jantar perguntou: "Eles são um peso, presidente?". "Ô, se são", concordou Dilma, em referência a Joseph Blatter, presidente da Fifa, e Jerôme Valcke, secretário-geral da entidade.

A presidente ouviu mais do que falou quando o assunto se limitava ao futebol, mas fez questão de dizer que se preocupa pouco com as pesquisas eleitorais neste momento: "Porque a partir de agosto eu tenho o que mostrar. Tenho muito o que mostrar", enfatizou.

Questionada se falar em medo de retorno ao passado não seria propaganda perigosa, Dilma frisou: "A propaganda é do PT, é deles, que têm todo o direito. Meu papel é mais amplo, não se trata de propaganda do governo".

Comercial do PT levado ao ar nesta semana associou seus rivais na disputa pelo Planalto a "fantasmas do passado" e afirmou que o Brasil "não quer voltar atrás".

Dilma não revela constrangimento por ter de se encontrar com o presidente da CBF, José Maria Marin, que, em 1976, elogiou o delegado Sérgio Paranhos Fleury (1933-1979), acusado de torturar Carlos Araújo, ex-marido dela:

"Por que citar o Carlos? Torturou a mim. Sabe o que eu sinto? Eu sinto que não sou eu quem tem de justificar nenhuma barbaridade para minha filha ou para meu neto. São eles que têm. Porque nós ganhamos. É assim que eu sinto: nós ganhamos".

IMPRENSA
Críticas da imprensa incomodam? "Mais alertam que incomodam. Vocês não fazem ideia de como ajudam às vezes. Tenho couraça", disse, sem citar nenhum crítico.

Contou que a reunião dos Brics no Brasil, que seria em março, ficou para julho porque o líder chinês, Xi Jinping, pediu, por ser apaixonado por futebol.

Ao responder sobre a solidão do poder, brincou: "Até teria, mas não dá tempo".

E disse que a busca da reeleição é mais complicada que a da eleição por três motivos: "Primeiro porque você é a presidenta; segundo porque quer se reeleger, e terceiro porque você é assim como é. Ou seja, tudo é motivo para crítica".

Sobre o temor de a população virar as costas para a Copa, ela foi convicta: "Na hora de a onça beber água, este país vai endoidar".

A direção da Fifa e o presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, informaram que não comentariam as declarações da presidente Dilma Rousseff.

TECNOLOGIA - FITA DA SONY PODE GRAVAR MAIS DE 40 MILHÕES DE MÚSICAS

Sony cria fita que pode armazenar 47,3 milhões de músicas
Nova tecnologia grava cerca de 58 gigabytes de informação por centímetro

A gigante japonesa Sony anunciou na última semana um "retorno" da fita cassete à informática moderna. Durante a feira Intermag Europe, em Dresden (Alemanha), a companhia revelou um método de gravação magnética que permite armazenar 185 terabytes, o suficiente para armazenar 3,7 mil discos blu-ray ou 47,3 milhões de músicas.

Através de um novo processo físico-químico, pesquisadores japoneses obtiveram uma fita capaz de gravar 58 gigabytes de informação por centímetro. O segredo está numa superfície uniforme criada para receber as informação, conforme a companhia.

Apesar da possibilidade de armazenar milhares de filmes em alta definição ser interessante, a nova fita cassete não deve chegar ao público consumidor final. O problema é que o acesso à informação nas fitas é muito mais lento que em discos, pen-drives e HDs. A principal utilização da nova tecnologia deverá ser em bancos de dados de governos e servidores de internet, que precisam armazenar grandes volumes de dados, mas sem necessidade do acesso em tempo real.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

WATERGATE - MORRE EX FUNCIONÁRIO DE NIXON

Morre funcionário da era Nixon preso pelo escândalo de espionagem

DA EFE

Jeb Magruder
Jeb Magruder, subdiretor da campanha de reeleição do presidente Richard Nixon em 1972 e preso pelo escândalo de Watergate de espionagem política que custou a Nixon sua presença na Casa Branca, morreu aos 79 anos. Ele se tornou pastor presbiteriano após o escândalo.

Magruder morreu no domingo (11) por complicações por um derrame cerebral embora a notícia de sua morte, divulgada por meio do site da empresa de serviços funerários Hull, do estado de Connecticut, só tenha sido divulgada hoje.

O ex-funcionário se uniu à administração de Nixon em 1969 como assistente especial do presidente para o desenvolvimento de políticas internas. Mais tarde, se juntou a sua campanha de reeleição em 1972, na qual se envolveu em esforços para obter informação de seus opositores políticos.

Nessa função colaborou no roubo à sede nacional do Partido Democrata, no Complexo Watergate, em Washington, em 17 de junho de 1972, a qual suscitou o escândalo que levou Nixon a renunciar dois anos depois.

A prisão de cinco ladrões que tentavam roubar documentos naquela noite desencadeou uma operação para encobrir o sucedido que Nixon respaldou de forma entusiasmada e que o obrigaria a renunciar em agosto de 1974. Magruder foi uma das 25 pessoas presas por atuar no Watergate.

Em 2003, em um documentário exibido pela emissora pública de televisão PBS, Magruder afirmou que Nixon ordenou pessoalmente o roubo da sede democrata. No programa, co-produzido pelo "The Washington Post", jornal que desvendou a trama, ele revelou ter escutado o presidente ordenar por telefone ao então secretário de Justiça, John Mitchell, que procedesse o roubo da sede eleitoral democrata.


Até 2003, estava claro que Nixon, o único presidente na História dos Estados Unidos que renunciou, estava ciente do ocorrido, mas não ao ponto de ordenar pessoalmente o roubo, rastrear e colocar microfones para conhecer os passos eleitorais dos democratas.

A versão de Magruder foi valiosa, já que tinha acesso direto e constante às principais figuras do escândalo: o secretário de Justiça Mitchell, o conselheiro presidencial John Dean e o chefe do Gabinete de Nixon, H.R. "Bob" Haldeman.

Vários analistas do caso, que também falaram no documentário "Watergate Plus 30: Shadow of History", (Watergate 30 anos depois: a sombra da História), puseram em dúvida a credibilidade das falas de Magruder, que se tornou pastor presbiteriano após passar sete meses na prisão.

Perguntado sobre as razões que o levaram a não fazer a revelação antes, Magruder disse que esperava evitar a prisão e conseguir o perdão de Nixon, que morreu em abril de 1994, aos 81 anos de idade.

COMÉDIA DE ALMODÓVAR ENTUSIASMA CANNES


RODRIGO SALEM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CANNES

Único representante da América Latina na corrida pela Palma de Ouro, o filme argentino (em coprodução com a Espanha) "Relatos Salvajes" não poderia ter tido uma melhor recepção nas duas primeiras sessões do festival, na noite desta sexta-feira (16). O longa, produzido pelo diretor Pedro Almodóvar, arrancou gargalhadas e aplausos durante a exibição de sua antologia de seis histórias de humor negro.

"Relatos Salvajes" dificilmente tem chances concretas de arrebatar a Palma de Ouro. Em primeiro lugar, comédias são bem-vindas no festival, mas em menor grau de destaque —há dois anos, Ken Loach conseguiu o prêmio do júri por "A Parte dos Anjos", porém o próprio cineasta já era uma franquia respeitada no evento. Não é o caso do portenho Damián Szifron, ainda em seu terceiro filme, o primeiro em Cannes.

Em segundo lugar, antologias precisam ser muito bem intricadas para tomar o lugar de um longa tradicional —nem Jim Jarmusch, mestre do gênero com "Uma Noite Sobre a Terra" (1991) e "Sobre Café e Cigarros" (2003), conseguiu. Contudo, a ambição do longa argentino não parece fixa na ideia de prêmios: é um filme com apelo comercial forte, tanto que sua distribuição, inclusive no Brasil, onde deve aportar no segundo semestre, foi comprada pela poderosa Warner.

Competição oficial do festival de Cannes
"Relatos Salvajes"
A abertura é antológica e rendeu os primeiros aplausos em Cannes. Passageiros em um voo começam a conversar e descobrem que algo une todos eles. O texto é de uma acidez tão violenta que fica difícil entender como Almodóvar não se inspirou nela para melhorar seu último filme, "Os Amantes Passageiros" (2013). A segunda história é ainda mais venenosa, sobre uma garçonete que recebe um cliente ligado ao seu passado trágico e precisa decidir qual atitude tomar com a informação.

A terceira parece ser mais óbvia —um playboy, em seu carro possante, passa por um motorista humilde e o xinga, mas não conta com um pneu furado mais adiante— até a briga dos dois personagens evoluir quase ao surreal. A quarta, protagonizada por Ricardo Darin, vai ser facilmente reconhecida pelos brasileiros: um engenheiro entra numa espiral de revolta quando seu carro é levado pelo guincho e uma série de burocracias o leva à loucura. Uma trama na cara de qualquer paulistano, mas feita por um argentino inspirado.

A quinta e sexta histórias pecam um pouco por serem mais leves, o que não se espera para o que deveria ser o "clímax" do filme. A penúltima —e mais fraca— traz uma família tentando livrar o filho da culpa de um atropelamento ao pedir para o jardineiro assumir o acidente. Já o capítulo derradeiro, sobre uma noiva que descobre a traição do marido em plena festa de casamento, tem seus momentos, mas eles são obscurecidos pela primeira metade do longa.

SECRETÁRIA JOSEANE DIZ QUE ''APENAS CUMPRE A LEI''

Joseane e Leite
- ''Cumpro a lei . Se for travar a cidade, negando  projetos , farei , pois estarei cumprindo a legislação''.

Em resposta as críticas contundentes que vem recebendo em diversos setores da comunidade de Pelotas, a chefa da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida, respondeu no último dia 13, no programa ''Pelotas 13 horas'', aos comentários do vereador Anderson Garcia.

Questionada pelos debatedores, sobre sua atuação na referida secretaria, se ela atenderia a reivindicação de pedido de demissão solicitada na Câmara de Vereadores de Pelotas, Joseane apenas lamentou o episódio, e negou encaminhar qualquer pedido de exoneração do cargo. Segundo a secretária, apenas está representando a intenção daquilo que o prefeito Eduardo Leite afirma como ''retomar o controle da cidade''.

A Secretaria foi ampliada para a Mobilidade Urbana, e reforçada para dar mais atenção à cidade. Para justificar o travamento do município, Joseane Almeida se atem à legislação.  Usou o argumento de defender seus princípios de acordo com aquilo que a própria Câmara gera como regramento para a cidade.

Um projeto , a pedido do vereador Anderson, através do gabinete do prefeito, que foi avaliado pela própria secretária, e negado o referido pedido de aprovação, teria sido o estupim para tal polêmica e debate entre as partes. Um outro pedido de projeto solicitado pelo mesmo vereador também havia sido negado pela secretária.

O PROBLEMA NÃO É DE HOJE - A SECRETARIA VEM NEGANDO PROJETOS HÁ MUITO TEMPO

No ano passado, em discurso na Câmara, o vereador Anderson Garcia (PTB) pediu a convocação da secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida, para explicar os critérios utilizados para aprovação e embargo de projetos de construção apresentados àquele órgão municipal. O parlamentar apresentou documento da Secretaria, datado de 14 de março de 2013, em que uma construtora encaminhou pedido de aprovação e licença para execução de obra, e cujo despacho é devolvido em outubro, contrário ao pedido, mas com termos considerados evasivos.

“É um despacho vago, com termos que geram dúvidas, sem estar embasado em lei”, afirmou o vereador do PTB. O pedido do parlamentar recebeu o apoio de vários colegas, que também se manifestaram a respeito dos critérios que envolvem as decisões tomadas pela secretaria de Mobilidade Urbana. José Sizenando (PPS), Roger Ney (PP), Waldomiro Lima (PRB), Vitor Paladini (PSB), Beto Z3, referendaram a convocação da secretária e do corpo técnico para o dia 26 de novembro, às 10h.

O vereador Anselmo Rodrigues foi mais longe. Afirmou que o governo deixou sucumbir a saúde pública e que o prefeito tem intimidado os professores ao invés de lhes garantir segurança, referindo-se ao caso da Escola Vinícius de Moraes, cuja diretora foi agredida. Citou ainda a questão ambiental, com as denúncias de árvores caindo em vias públicas, e de irregularidades em obras de pavimentação. “Está faltando autoridade”, disse o vereador. E completou: “Agora perseguem os pequenos construtores. O prefeito mandou cumprir a lei e não cumpriram, está claro o mau caratismo e o desrespeito ao contribuinte. O prefeito tem que exonerar a secretária”.

Em abril deste ano, o problema também foi repfletido em outros segmentos empresariais , que tentam investir na cidade de Pelotas, porém permanecem barrados pela Gestão Urbana.

EMPRESÁRIOS CUMPREM LEI MAS SÃO DESRESPEITADOS PELA GESTÃO URBANA
Agora, o problema se amplia. A mesma Secretaria de Gestão Urbana, com a mesma secretária no comando, Joseane Almeida, está piorando seu trabalho pela incapacidade de dar celeridade na liberação de documentação, que autorize empresas de instalarem-se na cidade, devido ao simples fato de trancar estes avanços,uma vez que, estas mesmas empresas, estão cumprindo , rigorosamente, com o que pede a Lei do Aparato – LEI Nº 5.639, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2009. Esta Lei dispõe sobre a veiculação de anúncios em aparato publicitário na paisagem, expostos em locais visíveis publicamente no Município de Pelotas. Os projetos encaminhados para a Gestão Urbana estão de acordo, e não regram sobre aparatos publicitários. Tudo está dentro do contexto atual e urbano.

DESCASO ou DESRESPEITO AOS NOVOS INVESTIMENTOS NA CIDADE
Os dias passam e a ‘’enrolação‘’ desta Secretaria permanece. Empresários que nos procuraram, apresentando documentação e projetos regularizados, com o cumprimento de todos os requisitos necessários no plano da Lei do Aparato, para que tudo fosse encaminhado naturalmente, instalando suas empresas aqui , gerando novos empreendimentos e frentes de trabalho para o município, manifestam-se totalmente descontentes com a maneira retrógrada com que estão sendo recebidos em Pelotas. Até hoje, quinta-feira (03 de abril), nada foi resolvido. Nenhuma outra razão foi apresentada, que justificasse tal demora pela entidade municipal para liberação destas empresas. E assim continua ‘’Jeito Novo de Fazer Política‘’, travando, dificultando e retrocedendo o mercado de trabalho e de novos investimentos  locais.


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Espermatozoides fossilizados de 17 milhões de anos são achados na Austrália

Uma equipe de pesquisadores encontrou espermatozoides fossilizados de crustáceos que viveram há 17 milhões de anos em um assentamento do norte da Austrália onde já foram feitas outras descobertas pré-históricas.


"São os espermatozoides fossilizados mais antigos já conhecidos, segundo os dados geológicos", anunciou na quarta-feira o paleontologista Mike Archer, da Universidade de Nova Gales do Sul.
Os espermatozoides, que têm um tamanho gigante em comparação com o animal que os produziu, foram encontrados no assentamento Riversleigh, no norte do Estado australiano de Queensland. Estavam enrolados nos órgãos reprodutivos de ostracodes, crustáceos microscópicos de água doce ou salgada.

PROTESTOS EM VÁRIOS ESTADOS DO PAÍS

Milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades do país em protestos contra a Copa do Mundo, por melhores salários, serviços públicos de qualidade e moradia. Em São Paulo, manifestantes entraram em confronto com a PM na Rua da Consolação, na altura da Rua Matias Aires. Um grupo de manifestantes tentou furar o bloqueio dos policiais que acompanham o ato e o tumulto começou. A PM reagiu com bombas de efeito moral. Pelo menos 20 pessoas foram presas durante protesto na Rua Augusta.

As manifestações nacionais desta quinta-feira começaram logo cedo quando um grupo de manifestantes utilizou pneus queimados para bloquear a rodovia Anhanguera, na altura do limite entre São Paulo e Osasco, no sentido à capital paulista. A via foi liberada depois, mas o protesto provocou enorme congestionamento na região.


GREVE NO JUDICIÁRIO FEDERAL


Em todo o país , começa a partir desta quarta-feira uma greve dos servidores do Judiciário Federal . Vários estados , entre eles, do Rio Grande do Sul, que englobam as justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar, paralisam suas atividades por tempo indeterminado. Na capital gaúcha,  um ato público, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (Avenida Praia de Belas, 1100), marcará o começo destas manifestações. A concentração será às 14h30min, nas varas trabalhistas (Avenida Praia de Belas, 1432), de onde os servidores seguirão em caminhada até o TRT.

Os servidores estão em campanha salarial unificada, unindo categorias do Judiciário e do Executivo Federal, desde janeiro. Somente no Judiciário, as perdas salariais, nos últimos anos, chegam a quase 40%. Já estão em greve, no Judiciário Federal, os estados de Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo (este também a partir de 15 de maio).

REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA :
Entre as principais reivindicações estão - data-base, negociação coletiva e reposição das perdas. Na pauta específica do Judiciário, estão a exigência do fim propostas de carreira exclusiva para servidores dos tribunais superiores (STF, STJ, TST, TSE), o que divide a categoria, e do fim da tramitação, no Congresso Nacional, da proposta de emenda constitucional 59/13, que propõe a criação de um Estatuto do Servidor do Judiciário e pode significar a retirada de direitos dos trabalhadores.


BEBER DEMAIS PODE MATAR - diz OMS

Mais de 3 milhões morrem anualmente devido ao consumo nocivo do álcool,diz OMS

Cerca de 3,3 milhões de pessoas morreram em 2012 em todo o mundo em consequência do consumo nocivo de álcool, o que equivale a 5,9% de todas as mortes, informou hoje (12) a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A proporção de mortes associadas ao álcool é superior à mortalidade ligada ao HIV (2,8%), à violência (0,9%) e à tuberculose (1,7%), concluiu a organização no Relatório Global sobre o Álcool e a Saúde 2014.

“Precisamos de fazer mais para proteger as populações das consequências negativas do consumo de álcool para a saúde”, disse o diretor-geral adjunto da OMS para as Doenças Não Transmissíveis e a Saúde Mental, Oleg Chestnov.

Citado em um comunicado da organização, o diretor sublinha que “não há espaço para complacência quando se trata de reduzir o consumo nocivo de álcool”. O consumo nocivo de álcool é definido pela OMS como o consumo que causa consequências negativas para o consumidor, as pessoas que o rodeiam e a sociedade como um todo, assim como padrões de consumo associados ao aumento do risco de problemas de saúde.

Segundo a organização, sediada em Genebra, o consumo de álcool pode provocar dependência, mas também aumenta o risco de mais de 200 doenças, incluindo cirrose hepática e alguns tipos de câncer. O consumo nocivo pode ainda provocar violência e ferimentos, assim como a suscetibilidade dos consumidores a doenças infeciosas como tuberculose ou pneumonia.

De acordo com o relatório publicado nesta segunda-feira, cada habitante do mundo com mais de 15 anos consome em média 6,2 litros de álcool puro por ano, o que equivale a 13,5 gramas de álcool puro por dia. No entanto, como apenas 38,3% das pessoas bebem realmente álcool, aqueles que consomem em média 17 litros de álcool puro por ano.

O documento informa ainda que há maior porcentagem de mortes relacionadas ao consumo de álcool entre os homens do que as mulheres – 7,6% das mortes masculinas contra 4% das mortes femininas –, embora as mulheres sejam mais vulneráveis a algumas doenças relacionadas ao álcool do que os homens. Além disso, os autores mostram-se preocupados com o aumento constante do consumo de álcool entre as mulheres.

“Constatamos que em todo o mundo cerca de 16% dos consumidores têm episódios de consumo excessivo, que é o mais prejudicial para a saúde”, explicou o diretor para a Saúde Mental e o Abuso de Drogas e Outras Substâncias da OMS, Shekhar Saxena.

A nível global, a Europa é a região com o consumo per capita mais elevado, com alguns países a registarem níveis particularmente altos. O relatório conclui que o nível de consumo tem-se mantido estável nos últimos cinco anos na Europa, na África e nas Américas, mas tem aumentado no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental.

A OMS estabeleceu em 2011 a necessidade de ação intensiva para reduzir o consumo de álcool, considerado um dos quatro fatores de risco para a epidemia de doenças não transmissíveis – juntamente com o tabaco, a alimentação desequilibrada e a falta de exercício físico.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Brasil é o 5º país da América Latina que mais consome álcool em bebidas

Por ano, brasileiro ingere 8,7 litros de álcool; média mundial é de 6,2 litros.
Europeu é o mais beberrão: 10,9 litros per capita, segundo relatório.


O Brasil é o quinto país que mais consome álcool em bebidas na América Latina, de acordo com relatório publicado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo reuniu as estimativas sobre porcentagens de consumo de álcool no mundo baseadas nas estatísticas fornecidas pelos próprios países. Em todo o planeta, são ingeridos anualmente 6,2 litros de álcool puro per capita.
A definição "álcool puro" é usada para facilitar a comparação dos dados. Por exemplo, em alguns países a ingestão de cerveja é muito alta, mas, por essa bebida ter menos álcool puro que o uísque, eles podem ficar no ranking mundial atrás de outros onde a quantidade de litros consumida é menor, mas com predominância etílica.
O relatório revela que o consumo abusivo de álcool levou mais de 3,3 milhões de pessoas à morte em 2012, o que representa 6% de todos os óbitos no mundo, "ou uma morte a cada dez segundos". Em relação aos gêneros, o álcool foi a causa de 7,6% das mortes de homens em 2012 e de 4% das mortes de mulheres.
O texto indica que o consumo excessivo de álcool não apenas leva a uma dependência nociva e a um aumento da violência, mas está relacionado ao risco de desenvolvimento de mais de 200 doenças, incluindo cirrose e alguns tipos de câncer. Além disso, o relatório destaca que o consumo excessivo de álcool faz com que as pessoas que abusam estejam mais suscetíveis a desenvolver doenças infecciosas, como tuberculose e pneumonia.

Europeus são mais beberrões
Segundo os dados com os quais a OMS conta, a Europa é a região do planeta onde há maior consumo de álcool per capita - 10,9 litros de álcool puro ao ano - especialmente a Europa Oriental, que tem os índices mais altos do mundo.
Em segundo lugar fica a América Latina, com 8,4 litros de álcool puro per capita por ano, dos quais 7,2 litros são efetivamente comprovados e 1,2 litro é estimado.
O ranking na América Latina é liderado pelo Chile, onde há um consumo anual per capita de 9,6 litros de álcool puro. O segundo na lista é a Argentina, com um total de 9,3 litros per capita ao ano. A terceira posição é ocupada pela Venezuela, com 8,9 litros de álcool puro per capita, que se divide em 12,7 consumidos por homens e 5,2, por mulheres. Já o Brasil (8,7) aparece em quinto, logo atrás do Paraguai (8,8 litros).
Com relação ao tipo de álcool consumido, na América Latina o principal é a cerveja (53%); seguida de destilados (32,6%) e vinho (11,7%).

VIÚVA DE PAUL WALKER PROCESSA A PORSCHE

Porsche é processada nos EUA pela morte do ator Paul Walker

A viúva do motorista do carro no qual morreu o ator Paul Walker apresentou nesta segunda-feira (12) um processo contra a Porsche pelo acidente fatal ocorrido em novembro de 2013, informou o site TMZ. Kristine Rodas, viúva de Roger Rodas, levou o caso perante a Corte Superior do condado de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A mulher afirma em sua reivindicação legal que uma falha mecânica relacionada com a suspensão do Porsche Carrera GT de seu marido impediu que este pudesse manter o controle do veículo, que terminou se chocando contra um poste de luz.

Após o choque, o veículo explodiu e Kristine culpa a Porsche porque o automóvel carecia de suficiente proteção contra impactos própria de veículos de corrida.

"O Carrera GT é o mais parecido a um carro de corridas que jamais teremos", comentou a mulher, que alega que a Porsche não tomou medidas apesar de haver precedentes mortais similares.

VELOCIDADE MENOR
Em seu texto, a litigante aponta que o veículo onde estava seu marido com Paul Walker circulava a 88 km/h, enquanto o relatório oficial da polícia que averiguou o fato indicou que o esportivo transitava entre 128km/h e 150 km/h.

Walker, que ganhou popularidade graças à série de filmes "Velozes e Furiosos", morreu em consequência de "traumatismos e queimaduras", segundo o relatório da autópsia publicado pelo Escritório do Legista do condado de Los Angeles.

Castelo na zona Sul do Estado está à venda

Edificação secular pertenceu a Joaquim Francisco de Assis Brasil

O apelo seria a exploração turística e o motivo, uma das últimas tentativas de preservar uma edificação secular, de valor histórico, erguida nas planícies de Pedras Altas, na Zona Sul do Estado. O Castelo Assis Brasil está à venda, decisão tomada pelos 20 herdeiros de Joaquim Francisco de Assis Brasil, diplomata, político, revolucionário, agropecuarista e escritor, que escolheu o município para morar com a segunda mulher, em 1904. A obra foi construída entre 1909 e 1913, com granito rosa, pedra existente em abundância na região.

Houve várias tentativas frustradas de captar recursos para a restauração do castelo
Crédito: Carlos Queiroz / Diário Popular / CP

Houve várias tentativas frustradas de captar recursos para a restauração do castelo, um dos principais pontos turísticos de Pedras Altas. O projeto foi aprovado em 2008 pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, mas não houve interessados, diz Lídia Costa Pereira de Assis Brasil, moradora do castelo e neta do proprietário. Segundo ela, nem todos os herdeiros concordaram com a documentação necessária à captação da verba para o restauro e a venda foi a melhor saída. Com a edificação, que tem 44 cômodos, será vendida toda a propriedade da Granja de Pedras Altas, que possui 300 hectares e é produtiva.

O castelo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado e está em processo de tombamento nacional, o que facilitaria o acesso a programas federais de restauro e preservação. Município, Estado e União têm preferência na aquisição e, caso não manifestem interesse, a obra poderá ser ofertada à iniciativa privada. O valor não é revelado. Com infiltrações nas paredes, o castelo de traços medievais guarda rico acervo, como a biblioteca de 8 mil volumes.

PETROBRAS QUER AUMENTAR OS COMBUSTÍVEIS

Presidente da Petrobras quer reajustar preços dos combustíveis este ano
Graça Foster disse ainda que a produção da empresa vai crescer 7,5%

Em conferência com analistas de mercado e investidores, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse nesta segunda-feira (12) que será mantida a luta para reajustar os preços dos combustíveis ainda este ano, para reduzir a defasagem em relação ao mercado internacional. "A orientação é não repassar a volatilidade para o mercado. O real ficou menos depreciado no trimestre e isso nos trouxe para mais perto da convergência de preços. Mas, enquanto não há paridade plena, nós temos que considerar um aumento de preços", ressaltou. 

Graça Foster(foto) detalhou o resultado divulgado na sexta-feira pela estatal, que apontou um lucro líquido de R$ 5,4 bilhões, no primeiro trimestre do ano. O resultado é 14% inferior ao último trimestre do ano passado. Ela garantiu que a produção de petróleo  terá crescimento de 7,5%. O primeiro trimestre, conforme relatório da companhia, atingiu 2,01 milhões de barris.

Na avaliação da presidente da Petrobras, a estatal teria fechado o 1º trimestre deste ano com lucro  líquido de cerca de R$ 7 bilhões, caso não tivesse sofrido os impactos do provisionamento de R$ 2,4 bilhões, feito para cobrir os custos que a empresa teve com o Plano de Incentivo à Demissão Voluntaria (PIDV), e de R$ 3,2 bilhões, feito no 4º trimestre do ano passado para pagamento de juros sobre capital próprio. Caso alcançado, o resultado estaria em linha com o do último trimestre do ano passado.

Sobre as recentes denúncias de irregularidades em aquisições e contratações feitas pela companhia, Graça Foster disse que a empresa tem cinco investigações em curso, no âmbito interno, para apurar e elucidar as acusações. “Estão em funcionamento comissões para apurar denúncias de irregularidades em contratos com  a Astromarítima Navegação, com as refinarias do Comperj e a Abreu Lima e com a compra de Passadena”.

Graça Foster disse que a Petrobras não comprovou indícios de pagamento de suborno das denúncias envolvendo a holandesa SBM. Sobre a refinaria de Pasadena, na cidade texana de Houston, Graça disse que a empresa deve concluir a investigação interna em um curto espaço de tempo.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Embaixada brasileira em Berlim é apedrejada por encapuzados


A Embaixada do Brasil em Berlim foi apedrejada por quatro pessoas encapuzadas na madrugada desta segunda-feira. Cerca de 80 pedras foram atiradas contra o prédio da representação diplomática, quebrando o vidro da fachada.

Pela manhã, um grupo de esquerda não identificado divulgou um manifesto na internet assumindo a autoria do ataque. Segundo o manifesto, trata-se de uma ação de protesto contra os gastos excessivos com a Copa  do Mundo. O texto termina com a expressão "Nao (sic) vai ter Copa" e foi publicado em alemão em uma plataforma de radicais de esquerda.

Segundo a assessoria de imprensa da embaixada, os encapuzados não gritaram nenhuma palavra de ordem e desapareceram sem deixar pistas. A polícia está investigando o episódio.

CONGRESSO REAGE A PROJETOS DE LEI SOBRE O ''SIMPLES NACIONAL ''

Projetos de lei livram empresas do Simples do “ICMS adiantado”
Congresso tenta barrar iniciativa dos estados que amplia carga de impostos de 8 milhões de micro e pequenos negócios

A estratégia dos estados de aumentar a arrecadação com o uso da substituição tributária provocou reações no Congresso. Projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado tentam mudar o regime aplicado às empresas enquadradas no Simples Nacional. Um deles, já aprovado no Senado, restringe a lista de produtos sujeitos à substituição tributária. Outro, que propunha o fim do regime para essas empresas, também passou pela Câmara, mas com alterações que autorizam a substituição tributária apenas para alguns setores. Se sancionadas, as leis vão beneficiar mais de 8 milhões de micro e pequenas empresas que estão sendo sacrificadas com o aumento da carga.

Em resumo, os projetos tentam resolver dois grandes problemas do regime que afetam negativamente as empresas do Simples: o pagamento antecipado do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou seja, a empresa precisa pagar o imposto antes mesmo de vender o produto; e o aumento da carga tributária, que ocorre quando a margem de lucro do produto estimada ao longo da cadeia, e sobre a qual incide o imposto, é maior do que o preço real deste produto no mercado.

MENSALÃO - REVOGADO TRABALHO EXTERNO DE DELÚBIO

STF revoga trabalho externo de Delúbio na CUT

Joaquim Barbosa argumenta que os mensaleiros ainda não cumpriram um sexto do tempo de pena para conseguirem o benefício

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, revogou nesta segunda-feira a autorização concedida pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal ao petista Delúbio Soares para trabalhar fora do Complexo Penitenciário da Papuda enquanto cumpre sua pena pela condenação do julgamento do mensalão. Condenado a seis anos e oito meses de prisão pelo crime de corrupção ativa, o ex-tesoureiro do PT estava trabalhando durante o dia como assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Em sua decisão, Barbosa alegou que Delúbio, assim como os demais condenados no mensalão, ainda não cumpriu um sexto da pena – um ano, dois meses e dez dias de reclusão –, condição necessária para que possa ter o direito de trabalhar fora do presídio da Papuda.

Por lei, a autorização para o trabalho externo depende do cumprimento prévio de um sexto da pena. Porém, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem jurisprudência que autoriza o trabalho independentemente da comprovação deste prazo. O Supremo, por sua vez, tem decisões em sentido contrário, exigindo a comprovação de cumprimento prévio de parte da sentença. Na última semana, o presidente do STF já havia revogado a permissão de trabalho externo do ex-deputado Romeu Queiroz e do ex-advogado de Marcos Valério, Rogério Tolentino. Na sexta-feira o magistrado também negou pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para trabalhar fora do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde cumpre pena.

Ao cassar o direito de trabalho externo de Delúbio, o presidente do STF explicou que a eliminação da exigência de cumprimento de um sexto da pena tenta equiparar ilegalmente o regime semiaberto ao aberto."Ignora-se às claras o comando legal, sem qualquer justificativa minimamente aceitável”, escreveu.

Com informações da VEJA

domingo, 11 de maio de 2014

NUDEZ DISCUTE TABU SOBRE SEXUALIDADE

Mostra com fotos de mulheres nuas discute sexualidade como tabu

Folha de São Paulo

Há quatro anos, a fotógrafa paulistana Alle Manzano, 33, começou a tirar fotos de pessoas nuas. Hoje, com cerca de 200 imagens no acervo, ela selecionou 15 imagens para a exposição "Lendo-me", no Nola Bar (zona oeste de São Paulo).

"A intenção é abrir diálogo com uma sociedade regida por regras e pré-conceitos estabelecidos, que trata o tema da masturbação como tabu", diz. As telas ficam em um lounge da casa, que conta com objetos de antiquários em sua decoração, pouca luz no ambiente e rock e soul nas caixas de som.

Para ela, o grande desafio foi clicar mulheres completamente sem roupa e enquadrá-las em posições que não ficassem vulgar.

O escritor Fabio Chap fez poemas para acompanhar cada retrato. "O resultado foi surpreendente e algumas meninas, quando se depararam com a tela e com o poema, se emocionaram", lembra Alle.

Por conta do tipo de imagem que faz, Alle fica triste quando algumas pessoas confundem seu trabalho: "Já ouvi propostas de 'ménage a trois', transa com mulheres, perguntas indecentes", conta.

A exposição no Nola fica em cartaz até 31 de maio e depois vai para outras casas noturnas da capital paulista —como Jazz nos Fundos e a Serralheria.

Lendo-me - Nola Bar - R. Mourato Coelho, 1.156, Pinheiros, zona oeste. Tel.: 3031-4377. Qua. a sáb.: 22h às 4h. Dom.: 18h às 24h.

ABAIXO, FOTOS E O BATE-PAPO COM ALLE MANZANO:

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."