Pesquisar aqui

sábado, 25 de agosto de 2012

OLGA, A ROBÔ comenta no novo blog : ''Inimigos de Satolep''

O nosso internauta e jornalista, Amadeo Vinnartti, lançou esta semana seu novo espaço
midiático virtual, em Pelotas.

Em uma breve reunião de colaboradores e de outras pessoas de relações de amizade, Vinnartti, tímido como sempre, transferiu a palavra várias vezes aos presentes, para que todos colocassem suas expectativas sobre o novo blog.

Entre um café e outro, algumas fatias de tortas  doces e salgadas, foram degustadas.

Após alguns rabiscos, nos guardanapos das mesas, a definição do nome. Deveria ser algo que provocasse o leitor, mas no sentido de aguçar sua opinião e criatividade. Algo que aproveitasse o momento da cidade, inclusive em letras de músicas, para que reforçasse a ideia do contexto. 

Os  minutos passaram e o nome nasceu...INIMIGOS DE SATOLEP - Sem Ponto Com, Nem Bê Errê

O nome é sugestivo e aproveita as contradições estampadas em nossa cidade.
Com toques de bom humor e uma crítica abrangente, o blog irá contar com alguns colaboradores, que  utilizarão pseudônimos bem criativos e descontraídos.


Olga , a Robô é uma dessas figuras criadas por um dos escritores , revela Vinnartti. Segundo explica o editor, Olga  é a  personagem que gosta de manifestar suas ideais mais específicas no campo sobre reitorias de universidades.

Há também o momento da ''Hora da Gulhotina'' - um tipo de comentário do editor, onde a coisa pode até '' degolar '' , pelo contraditório, nas palavras mais afiadas dele.

Embora sendo um espaço virtual descontraído, será , também, informativo. Ao que parece , é mais um  blog veio para ficar.

Dica
Aliás, em Pelotas, é bom que mais pessoas, com bom senso e criatividade, estabeleçam seus espaços virtuais,  democratizando todas as informações que estejam pertinentes ao elogio , a credibilidade e demais outras etapas de um jornalismo aberto e sem perseguições a quem quer que seja.
Todo o cidadão de bem deveria ter sua página, e expressar suas ideias com mais freqüência.
Assim, se poderá mostrar que até na divergência de propostas de pensamentos, elevar uma comunidade é parte imprescindível do bom jornalismo independente.

Não é apenas criticando que se faz crescer uma cidade. O elogio é o afago necessário para quem dedica horas de trabalho produtivo na construção do moral e satisfação de um povo.

Seja bem vindo, Amadeo!

O povo acolhedor e crítico de Pelotas saberá te prestigiar com muitos acessos ao blog.

Grande abraço.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

'Trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã


Registro em cartório de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. 

Marisa Lobo
Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. 

De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens.

Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. 

“Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante e pregadora da palavra de Deus quero dar minha contribuição e fazer um alerta”, escreveu. 

O alerta da psicóloga cristã é de que os valores estão sendo distorcidos pelos profissionais de uma corrente da psicologia que gera “mais confusões nas mentes das pessoas”, pelos juízes influenciados por essa linha psicológica e pela “mídia que deturpa a informação para nos fazer acreditar que essa loucura seja aceita como normal”. 

Lobo disse que a Globo promove a ‘trigamia’ há anos em suas novelas. Deu como exemplo o personagem Cadinho, da novela “Avenida Brasil”, que tem três mulheres e um filho com cada uma delas. 

Em um longo texto, ela disse que, “neste cenário de anticristos”, existem heróis, como o deputado João Campos (presidente da Frente Parlamentar Evangélica), o senador Magno Malta, o pastor Silas Malafaia e as pessoas de movimento e entidades que defendem a família, como a CNBB. A íntegra do longo texto da Lobo foi publicada no Verdade Gospel, site do Silas Malafaia.

O tom alarmista da Lobo contrasta com a opinião de especialistas, como a do juiz Nilton Santos Oliveira, de uma Vara de Direito da Família de Araçatuba (SP). Ele disse que não há nada de irregular no contrato firmado pelo trio. 

“A sociedade avança e não podemos fechar os olhos para isso", disse. "Temos de acompanhar a evolução e adequar a legislação com base em casos concretos.”

'Psicóloga cristã' critica novela por mostrar evangélica seminua.
junho de 2012

Caso Marisa Lobo.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

NOVO REITOR - escolha será dia 10 de outubro


Eleição
Escolha do novo reitor da Furg será em 10 de outubro

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) decidiu na tarde desta sexta-feira (24) adiar de 27 de setembro para 10 de outubro a consulta à comunidade universitária para a escolha do novo reitor e vice-reitor. 

A alteração ocorreu por dois motivos: foram homologadas apenas duas chapas para o processo de pesquisa de opinião e também porque neste momento os três segmentos universitários (professores, técnicos-administrativos e estudantes) estão em greve.

Chapas
A chapa 1 - Diálogo é composta pelos professores doutores Adaldo Bianchini (candidato a reitor), Attila Louzada Junior (vice-reitor) e Carlos Alberto Eiras Garcia (terceiro nome). 

A chapa 2 - Universidade com Vida... Que Inova e se Consolida é integrada pelos também professores doutores Cleuza Maria Sobral Dias (candidata à reitora), Danilo Giroldo (vice-reitor) e Marcos Antonio Satte de Amarante (terceiro nome). 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Cientistas propõem viagem sem volta a Marte

Voos tripulados

Quando Barack Obama tomou posse, ele afirmou que era preciso rever os projetos de voos tripulados da NASA.

Embora tenha dito que poderia ser possível enviar o homem a Marte até 2030, o efeito mais imediato da nova política espacial da NASA foi o cancelamento do projeto de retorno à Lua.

Com um mero passeio lunar cada vez mais distante, e com as decepcionantes dificuldades que a própria NASA demonstrou na execução do projeto Constelação, que nada mais era do que um upgrade  da histórica Apolo, ir a Marte ou a qualquer outro planeta parece um sonho cada vez mais distante.

Viagem sem volta a Marte

Mas talvez haja uma alternativa, uma missão que seja mais simples e mais barata e que viabilize a chegada do homem a Marte.

Para isso, basta que seja uma viagem sem volta, ou seja, uma viagem para astronautas que aceitem o desafio de ir para Marte sem qualquer plano de voltar à Terra.

Esta é a proposta de Dirk Schulze-Makuch, da Universidade do Estado de Washington, e do renomado Paul Davies, da Universidade do Estado da Flórida, ambas nos Estados Unidos.

Eles acabam de delinear como seria uma missão sem volta a Marte em um artigo publicado na revista científica Journal of Cosmology, chamado To Boldly Go: A One-Way Human Mission to Mars - Para Audaciosamente ir: Uma Missão Humana sem Retorno a Marte, em tradução livre. O "audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais foi antes" é a marca registrada do seriado Jornada nas Estrelas.

Os dois físicos consideram que, embora tecnicamente factível, uma missão tripulada de ida e volta a Marte é improvável num horizonte de tempo razoável - principalmente, segundo eles, porque seria um projeto incrivelmente caro, tanto em termos financeiros quanto em sustentação política.

E, como a maior parte do gasto está ligado à necessidade de trazer os astronautas de volta em segurança, uma missão só de ida poderia não apenas reduzir os custos a uma fração do projeto inicial, como também marcar o início da colonização humana de longo prazo do planeta.

Colonização de Marte

Marte é o alvo mais promissor para uma colonização humana porque ele é muito similar à Terra: possui uma gravidade moderada, uma atmosfera, "água abundante", dióxido de carbono e uma infinidade de outros minerais essenciais.

É o segundo planeta mais próximo da Terra, depois de Vênus, e uma viagem a Marte levaria apenas seis meses, usando a opção de lançamento mais favorável e a atual tecnologia dos foguetes químicos.

"Uma estratégia seria enviar inicialmente quatro astronautas, dois em cada uma de duas espaçonaves, ambas com módulo de pouso e com suprimentos suficientes, para estabelecer um único posto avançado em Marte. Uma missão só de ida a Marte seria o primeiro passo para o estabelecimento de uma presença humana permanente no planeta," explicou Schulze-Makuch.

Embora afirmem que seria essencial que os astronautas fossem voluntários, Schulze-Makuch e Davies ressaltam que não estão propondo que os pioneiros espaciais sejam simplesmente abandonados à própria sorte em Marte - eles propõem uma série contínua de missões, suficientes para dar suporte à colonização de longo prazo.

Terráqueos marcianos

"Teria de fato muito pouca diferença dos primeiros pioneiros brancos que foram para o continente norte-americano, que deixaram a Europa com poucas expectativas de retorno," diz Davies.

"Exploradores como Colombo, Frobisher, Scott e Amundsen, embora não embarcassem em suas viagens com a intenção de se fixar em seus destinos, de qualquer forma assumiam riscos pessoais gigantescos para explorar novas terras, sabendo que havia uma probabilidade significativa de que poderiam morrer na tentativa."

Embora proponham que os colonos espaciais comecem logo a cultivar e explorar os recursos do próprio planeta, os cientistas afirmam que eles poderiam receber periodicamente suprimentos enviados da Terra.

E eles vão audaciosamente ainda mais longe: o posto avançado poderia se tornar autossuficiente e se tornar uma base para um programa de colonização espacial ainda maior, de onde os "terráqueos marcianos", ou mesmo terráqueos de nascença, poderiam partir para ir mais longe.

Seguro contra catástrofes

Os cientistas afirmam que o primeiro passo para a missão sem volta seria a seleção de um local adequado para a colônia, que preferencialmente tenha uma caverna ou outro relevo que sirva de abrigo, assim como recursos nas proximidades, como água, minerais e nutrientes para agricultura.

Marte não tem uma camada de ozônio e nem uma magnetosfera que proteja contra a ionização e os raios ultravioleta. Por isso, uma caverna seria muito importante. As cavernas marcianas também poderiam conter depósitos de gelo em seu interior, embora isso ainda não tenha sido comprovado.

O artigo sugere que, além de oferecer um "bote salva-vidas" no caso de uma mega-catástrofe na Terra, uma colônia em Marte seria uma plataforma inigualável para pesquisas científicas. Os astrobiólogos acreditam que é grande a probabilidade de que Marte tem ou já teve vida microbiana, e que seria uma oportunidade imperdível estudar uma forma de vida alienígena e um segundo registro evolucionário.

Espírito explorador

Embora acreditem que a estratégia para colonizar Marte com missões sem retorno coloque o projeto, financeira e tecnologicamente, ao alcance das possibilidades atuais, Schulze-Makuch e Davies afirmam que a ideia precisará não apenas de um grande esforço de cooperação internacional, mas também exigirá o retorno o espírito explorador e do ethos de assumir riscos do período das grandes explorações na Terra.

Segundo eles, ao levantar a ideia entre seus colegas cientistas, vários deles manifestaram a intenção de se inscreverem como voluntários para tal missão.

O próprio Schulze-Makuch afirma que seria o primeiro voluntário a se inscrever no projeto - mesmo reconhecendo o fato de que, quando tal missão estivesse pronta para partir, ele certamente não teria mais idade para embarcar.

"Pesquisas informais feitas após palestras e conferências sobre a nossa proposta mostraram repetidamente que muitas pessoas gostariam de se voluntariar para uma missão sem retorno, tanto por razões de curiosidade científica, quanto por um espírito de aventura e de cumprir o destino da humanidade," afirmam eles.

Bibliografia:

To Boldly Go: A One-Way Human Mission to Mars
Dirk Schulze-Makuch, Paul Davies
Journal of Cosmology
October-November, 2010
Vol.: 12, 3619-3626
http://journalofcosmology.com/Mars108.html


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

PEDANTISMO : DEFINIÇÕES E EXPRESSÕES

Pedantismo


"Cumpre entretanto indagar quem sabe melhor e não quem sabe mais." 
- Michel de Montaigne

Michel de Montaigne
Ao ter uma atitude pedante, o indivíduo não permite críticas nem aprendizado, já que acha que sabe tudo, porém sabe muito menos do que acha que sabe. 

Logo, o pedantismo cria uma barreira entre o pedante e o mundo ao seu redor, impedindo o conhecimento, um desenvolvimento. Ou seja, ao dizer que não precisa da sabedoria do outro, a pessoa pode até evoluir em alguns aspectos intelectuais por conta própria, mas não necessariamente essa evolução será sustentável. 

O indivíduo não se desenvolverá, pois em muitos outros aspectos ele estará errando, por exemplo, ao não ser modesto. Portanto, de nada vale a sabedoria estagnada, que não se move de forma recíproca, não é passada nem recebida. 

Então uma outra dimensão é construída pelo pedante, como um "autista", negando-se ao externo, entretanto, internamente se negando. Pois, a meu ver, é inerente ao ser a natureza social, a troca, o convívio, assim, este irá contra sua espécie, até chegar à desumanização do humano, ao animalesco. Mas era destinado a pensar, fazer pensar, já que existe, pois, para pensar. 

Será?


Pernóstico

É um grupo de interesses arrogante, pedante, das pessoas que falam com nariz em pé como se tivessem mais autoridade do que o resto do planeta. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 10 de outubro de 2006).

Diz-se daquele que supõe saber mais do que realmente sabe.


Você conhece alguém assim? 

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Acidente de Trabalho - por Cauê Primo

Cauê Primo

Por Jornalista Caue Primo

Acidente do Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
A incidência do acidente do trabalho ocorre em 3 hipóteses:

    Quando ocorrer lesão corporal;
    Quando ocorrer perturbação funcional ou;
    Quando ocorrer doença.

Consideram-se acidente do trabalho, as seguintes entidades mórbidas:
Doença Profissional – É desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Previdência Social (INSS);

Doença do Trabalho – É desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação elaborada pelo MTE e da Previdência Social.

Não são consideradas como doença do trabalho:

    A doença degenerativa;
    A inerente a grupo etário;
    A que não produza incapacidade laborativa;
    A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Os principais conceitos tratados são:

Acidentes Registrados – corresponde ao número de acidentes cuja Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT) foi cadastrada no INSS. Não são contabilizados o reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença do trabalho, já comunicados anteriormente ao INSS;

Acidentes Típicos – são os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado;

Acidentes de Trajeto – são os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa;

Acidentes Devidos à Doença do Trabalho – são os acidentes ocasionados por qualquer tipo de doença profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante na tabela da Previdência Social;

Acidentes Liquidados – corresponde ao número de acidentes cujos processos foram encerrados administrativamente pelo INSS, depois de completado o tratamento e indenizadas as seqüelas;

Assistência Médica – corresponde aos segurados que receberam apenas atendimentos médicos para sua recuperação para o exercício da atividade laborativa;

Incapacidade Temporária – compreende os segurados que ficaram temporariamente incapacitados para o exercício de sua atividade laborativa. Durante os primeiros 15 dias consecutivos ao do afastamento da atividade, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral. Após este período, o segurado deverá ser encaminhado à perícia médica da Previdência Social para requerimento do auxílio-doença acidentário - espécie 91. No caso de trabalhador avulso e segurado especial, o auxílio-doença acidentário é pago a partir da data do acidente;

Incapacidade Permanente – refere-se aos segurados que ficaram permanentemente incapacitados para o exercício laboral. A incapacidade permanente pode ser de dois tipos: parcial e total. Entende-se por incapacidade permanente parcial o fato do acidentado em exercício laboral, após o devido tratamento psicofísico-social, apresentar seqüela definitiva que implique em redução da capacidade. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício auxílio-acidente por acidente do trabalho, espécie 94. O outro tipo ocorre quando o acidentado em exercício laboral apresentar incapacidade permanente e total para o exercício de qualquer atividade laborativa. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho, espécie 92;

Óbitos – corresponde a quantidade de segurados que faleceram em função do acidente do trabalho.

Nunca pode ser esquecida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), pois ela é a formalização do acidente e do acidentado, garantindo-lhe direitos e um atendimento previdenciário satisfatório garantidos em lei.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

PENSE NO SEU VOTO: É O FUTURO DA CIDADE


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Fazer na vida pública o que faz na privada?

Imaginem só, se cada cidadão resolvesse afirmar, que sairia de casa para o trabalho, e ao chegar no local referido , fizesse tudo o que faz na privada...vai dar M.
Tem gente que até já prometeu isso em campanha...Bah!!!
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Saúde da mulher : Stress no trabalho dobra o risco de diabetes em mulheres


Ocupar cargos de baixa hierarquia também está associado à doença, que se favorece com mudanças na alimentação e distúrbios hormonais e imunológicos

Mulheres que sofrem stress em seu local de trabalho e que ocupam cargos de baixa hierarquia correm um risco duas vezes maior de desenvolver diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo um estudo publicado esta semana no periódico Occupational Medicine. De acordo com Peter Smith, um dos autores do da pesquisa, as mulheres, diferente dos homens, costumam reagir ao stress comendo mais produtos com açúcar e gordura, o que eleva o risco da doença.

O estudo, feito no Instituto de Pesquisas sobre Trabalho e Saúde (IWH, na sigla em inglês) e no Instituto de Ciência Clínica Avaliativa (ICES, na sigla em inglês), ambos no Canadá, mostrou uma relação entre o grau de autonomia no trabalho e a incidência de diabetes na população feminina, como destacaram os autores no artigo. Ao todo, foram acompanhadas 7.443 pessoas em atividade durante nove anos. Os cientistas descobriram que a proporção de casos de diabetes devido ao stress profissional entre as mulheres foi de 19%. Esta cifra é superior às relacionadas com o tabagismo, a bebida, a atividade física ou o nível de consumo de frutas e verduras, mas menor que o risco representado pela obesidade.

Segundo os pesquisadores, outros motivos além da alimentação inadequada e do pouco gasto calórico explicam essa relação entre stress no trabalho e diabetes. Eles explicam que a doença se favorece por perturbações geradas no sistema neuroendocrinológico e no sistema imunológico, que provocam maior produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina. A pesquisa não identificou, no entanto, a mesma relação entre os homens. De acordo com Smith, eles reagem de forma diferente ao stresse tanto no plano hormonal quanto nos hábitos de consumo.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Força Nacional será usada nas fronteiras


Greves: ministro diz que governo pode usar Força Nacional nas fronteiras

VEJA.com.br

Policiais federais continuam causando transtornos em aeroportos e nas fronteiras; governo não consegue avançar em negociações

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quinta-feira que o governo estuda usar a Força Nacional de Segurança para suprir eventuais falhas na fiscalização da Polícia Federal nas fronteiras. A paralisação tem causado transtornos e, embora tenha sido considerada ilegal pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), policiais têm realizado operações-padrão em aeroportos e postos de fronteira.

Greve faz Dilma trocar PF por militares na Copa

Cardozo afirmou também que o governo não tolera abuso de grevistas e que seguirá punindo quem desrespeitar a lei. Na segunda-feira, o ministro determinou o corte do ponto dos agentes da PF que faltassem ao trabalho por causa da paralisação. Avisou que aqueles que realizarem operação-padrão serão submetidos a processo disciplinar.

Os apelos, no entanto, não surtiram efeito. Escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal estão em greve desde 7 de agosto e rejeitam proposta do governo de aumento de 15,8% dividido em três anos. 

Nesta quinta, o governo realizou nova rodada de negociações com a PF e a PRF, mas, novamente, não houve acordo. Cardozo disse considerar o impasse "normal". O governo tem até o dia 31 para enviar a proposta de Orçamento para 2013 para aprovação no Congresso com os reajustes dos servidores incluídos.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONTRADITÓRIO : LEWANDOWSKI ABSOLVE VALÉRIO e SÓCIOS


STF julga mensalão 14º dia 

Revisor vota pela absolvição de Marcos Valério e sócios

Flávia D’Angelo, João Coscelli e Ricardo Britto

Ricardo Lewandowski 
No segundo dia de leitura do seu voto, o ministro revisor Ricardo Lewandowski rejeitou a acusação e pela primeira vez se posicionou a favor da absolvição de João Paulo Cunha, Marcos Valério e seu sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz. 

O revisor livrou o publicitário pelos crimes de corrupção ativa e peculato referente a suposto favorecimento da agência dele, a SMP&B, no contrato de publicidade institucional da Câmara dos Deputados. 

Na sessão desta quarta-feira, 22, o revisor votou pela condenação do publicitário pelos crimes de corrupção ativa e de peculato em desvio de recursos cometidos no contrato de publicidade da DNA Propaganda, outra empresa do grupo de Valério, com o Banco do Brasil. No caso de Cunha, o revisor votou pela absolvição em todos os crimes a ele imputado (corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro).

No final da sessão, o relator Joaquim Barbosa pediu uma réplica a ser proferida na segunda-feira, 27. Lewandowski chegou a pedir um tréplica, negada a princípio pelo presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. 

”Se ficarmos num vai e vem no plano de debates, não avançaremos muito”, justificou o presidente. 

“Se eu não tiver direito a tréplica, então posso me ausentar do tribunal enquanto o relator faz a réplica”, rebateu Lewandowski.

Segundo a argumentação de Lewandowski, o MP não conseguiu apresentar provas de que João Paulo Cunha cometeu o crime de corrupção passiva. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, no entender do ministro, não interferiu na licitação que escolheu a SMP&B como prestadora de serviços para a Câmara. O processo ocorreu sem irregularidades e de acordo com o regimento da Casa legislativa.

Lewandowski também analisou o pagamento de R$ 50 mil recebido por Cunha, proveniente de Delúbio Soares a pedido de Marcos Valério destinado à realização de pesquisas do PT em cidades da Região Metropolitana de SP. Logo, ele votou pela inocência do crime de de corrupção.

Na segunda parte da sessão, Lewandowski analisou a acusação de peculato imputada a João Paulo Cunha pela subcontratação da empresa de Luiz Costa Pinto para prestação de serviços na Câmara dos Deputados. Segundo a acusação, esse contrato era fictício e não foram prestados os serviços acordados. “O MP não imputa qualquer crime eleitoral a João Paulo Cunha, somente peculato. Para isso é preciso saber se a IFT prestou ou não serviços. Pelo que consta prestou. E assim não há peculato”.

Ao analisar a acusação de lavagem de dinheiro imputada a Cunha, Lewandowski citou uma divergência discutida na Corte na época do recebimento da denúncia. Segundo ele, alguns ministros analisaram a conduta como regular. “Após uma revisão dos autos penso que os ministros Ayres Britto e Eros Grau estavam cobertos de razão ao assentar que a conduta de Jão Paulo Cunha não se amolda ao tipo penal de lavagem de dinheiro”.

Quando passou a analisar a conduta de Marcos Valério para a entrega do R$ 50 mil a João Paulo Cunha, Lewandowski diz que o MP não conseguiu demonstrar em provas que a conduta foi irregular. Segundo ele, o fato de o réu ter enviado a esposa evidencia que ele o saque aconteceu “sem nenhuma dissimulação. Tudo às claras”. Com base na mesma argumentação, Lewandowski absolveu Cristiano Paz e Ramon Hollerbach.

Na quarta-feira, 22, Lewandowski julgou que o dinheiro do Banco do Brasil foi criminosamente repassado para as empresas de Marcos Valério, acusado de ser o operador do esquema. O revisor condenou o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e dois peculatos. Marcos Valério e seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz foram condenados por corrupção ativa e por dois peculatos. O ex-ministro Luiz Gushiken foi absolvido.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Propaganda dos prefeitáveis , em Pelotas

Bem produzidas, na maioria delas, porém ainda precisamos de algo mais!

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

CANDIDATO NA PRAÇA - indeciso ... Benito explica

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Em Pelotas, a ''NOIVA PARTIDÁRIA'' abandona no altar

A NOIVA PARTIDÁRIA
Nossa editoria e outros colaboradores estavam curiosos em descobrir as razões que têm levado nossa candidata ao stress, se auto indagando tanto, sobre sua crise existencial em participar de eleições, filiada a um partido.

Ora, sem essa prerrogativa não haveria como se oferecer ao povo. Pois bem! Então, fomos pesquisar um pouco mais sobre o assunto , e descobrimos que antes mesmo de seu atual relacionamento partidário(preservamos a sigla devido a lei eleitoral)  a NOIVA DE FRANKSTEIN já havia abandonado( no ''altar'', ou seja , na hora de assinar ficha com partidos) essa atitude em quatro oportunidades.

Piada! Não fosse trágico saber que uma personalidade dessas anda vagando por Pelotas, em busca de uma vaga na Câmara de Vereadores.

Imaginem uma figurinha assim, em descrédito na comunidade, profissionalmente falando, dando conta do recado? Nunca!

Agora ela segue pelas esquinas virtuais e das ruas desse município sendo mais uma assombração política, do que uma solução prática para problemas a serem resolvidos.

Como se não bastasse ,  a própria NOIVA MONSTRENGA é causadora de alguns desses. Mas isso fica para outro dia.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

"Os idiotas da objetividade"

Por Nelson Rodrigues 

Gustavo Carratte

Nelson Rodrigues deixa claro a sua rejeição pelo jornalismo objetivo, utilizando o termo "copy desk"( copiar secretária - tradução literal) para representar os adeptos deste estilo. 

Se por um lado o jornalista, escritor e dramaturgo é conhecido e, de certa forma, recriminado por aumentar os seus fatos - que acabam sendo as suas verdades - tem total razão ao apontar para o lado absolutamente frio e sem graça do ato de contar histórias, que, no fundo, é a atividade do jornalista.

Sobre Nelson Rodrigues
Nasceu em Recife, e mudou-se logo cedo para a capital do Rio de Janeiro, onde cresceu e passou a exercer a função de jornalista - iniciada no jornal A Manhã, de seu pai. Residente em um local muito próximo ao Maracanã, não resistiu por muito tempo até se apaixonar completamente pelo futebol.

Ainda que as tardes de domingo no Estádio Jornalista Mário Filho tenham o encantado, só passou a ser cronista esportivo aos 50 anos de idade, quando já era um dramaturgo reconhecidíssimo por suas brilhantes peças teatrais. Como jornalista, teve carreira sólida em textos e reportagens policiais, atuando por muitos anos nesta área. 

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Governo federal confirma R$ 1,4 bilhão para educação em tempo integral


Verba irá para atividades que compõem a ampliação da carga horária na escola e visa melhorar o Ideb

Após a divulgação das médias nacionais dos estudantes brasileiros no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a diretora de Currículos e Educação Integral do ministério, Jaqueline Moll, refirmou que o governo federal deverá aplicar mais de R$ 1,4 bilhão até o final deste ano para a ampliação do ensino em tempo integral nas escolas públicas.

O valor já havia sido anunciado no primeiro semestre deste ano e foi confirmado em palestra que aconteceu na Câmara a convite da Frente Parlamentar da Educação.

As médias gerais do Ideb, que são baseadas nas taxas de aprovação e no desempenho geral em provas de Português e Matemática, mostraram que os alunos do ensino médio da rede pública não evoluíram em dois anos – o índice de 3,4 atingido em 2009 foi mantido em 2011. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, os resultados foram melhores. Os alunos dessa etapa alcançaram nota 5, 0,1 a mais que a média prevista para 2013.

Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o desempenho do País no exame foi “sofrível”.

Consulte as notas do Ideb 2011 das escolas públicas brasileiras

Os recursos confirmados pela diretora do MEC devem bancar iniciativas diversas de acompanhamento pedagógico, educação ambiental, reforço escolar, esporte e lazer, cultura e artes, ensino da história de comunidades tradicionais entre outras atividades que compõem a ampliação da carga horária na escola.

Hoje, 32 mil escolas já oferecem aulas e atividades em tempo integral aos alunos. Segundo Moll, a meta do governo é garantir esse tipo de ensino para todos os estudantes da educação básica em até 20 anos. Para o coordenador da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), a ampliação do ensino integral deve ter impacto direto na nota das escolas no Ideb: “Sem dúvida, o aumento do tempo na escola representa um ganho importante para a melhoria da qualidade do ensino no País, que vai se refletir nos índices educacionais”.

Plano Nacional de Educação

Para esta década, a meta do governo coincide com a última versão do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovado por uma comissão especial da Câmara . O texto prevê a oferta de ensino integral em 50% das escolas da educação básica – que abrange o ensino fundamental e o ensino médio. Serão, segundo texto, no mínimo25% de todos os alunos com aulas e atividades de seis a sete horas por dia, nos dois turnos. Deputados da comissão haviam sugerido a ampliação da meta para 50% dos alunos com jornada integral.

O plano, no entanto, ainda pode sofrer alterações na Câmara, já que um grupo de 80 deputados apresentou recurso para análise do texto em Plenário. Se o recurso for aprovado, os deputados poderão mudar qualquer uma das metas previstas no PNE, inclusive aquela de educação em tempo integral. A previsão é de que o plano seja votado no próximo dia 19 de setembro.

Benefícios

Apesar das divergências quanto às metas da oferta de ensino nos dois turnos, há consenso quanto aos benefícios desse tipo de ensino. De acordo com Jaqueline Moll, os índices de aprovação aumentam significativamente entre o grupo que participa de atividades escolares pela manhã e pela tarde. As taxas de evasão escolar, segundo a diretora, também são menores. “Ainda temos alguns desafios pela frente, como a integração do currículo, melhoria da infraestrutura escolar, formação pedagógica diferenciada dos professores, articulação das escolas com a comunidade, mas os ganhos são visíveis nesse grupo e podem melhorar”, disse.

Alex Canziani também se disse esperançoso quanto aos resultados da ampliação do ensino em tempo integral e afirmou que o tema vem ganhando força na agenda política. “As próprias campanhas eleitorais deste ano mostram isso, já que diversos candidatos a prefeitos têm se comprometido com o tema”, comemorou.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

EXISTE UMA ''LENDA URBANA'' PELOTENSE

Lendas, pulhas virtuais, verdades, meias-verdades / meias-mentiras, teorias conspiratórias, golpes, boatos, desinformação


As lendas urbanas, as lendas da Internet e as pulhas virtuais
Gevilacio Aguiar Coelho de Moura


Mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com algumas dessas historinhas que vagam pela Internet. Vez por outra uma delas "cai" em sua rede, ou melhor, em sua caixa de correio eletrônico.

Tais histórias são o formato ciberespacial das lendas urbanas. São relatos que, às vezes, trazem um viés (!) de verdade, um aspecto que as tornam plausíveis ou verossímeis e que chegam a perturbar um espírito mais crédulo de um bom samaritano virtual.

Como todas as lendas e narrativas do folclore, as lendas urbanas têm algumas características bem curiosas. Ninguém sabe ao certo como, nem onde elas surgiram, nem quem foram os personagens originais. Elas surgiram a partir de um fato cujos participantes são ignorados, ninguém mais se lembra quem foram.

As lendas urbanas lembram as histórias dos discos voadores. Sempre alguém conhece alguém, que conhece alguém cujo amigo teve um "avistamento"... Mas a tal pessoa do avistamento mora longe, ficou traumatizada e evita falar do assunto, já morreu... uma coisa dessas.

Um aspecto interessante de algumas lendas urbanas é a presença de um quê de humor, de alerta, de terror, de punição ou de algo que cativa uma alma mais caridosa.

Com a Internet, os rumores, boatos, lendas e assemelhados ganharam extraordinária força de reprodução. O que antes era divulgado boca-a-boca e através de cartas ou fax, agora ganhou um veículo muito mais eficiente. Uma mentira, uma lenda, uma falsa notícia pode ser enviada ou reenviada a uma enorme quantidade de pessoas com uns poucos comandos ou com o pressionar de duas ou três teclas.

Uma lenda que antes demorava dias ou meses para alcançar dezenas, talvez centenas de pessoas agora pode alcançar milhares de pessoas quase que instantaneamente.

Na Internet, nada se perde, tudo se arquiva.


A Internet tem uma memória permanente pelo menos no que diz respeito às mensagens postadas em listas de discussão. As mensagens enviadas ficam arquivadas enquanto a lista existir. Há listas, criadas ainda na década de oitenta, que se mantêm vivas e com os seus arquivos atualizados.

Além disso, há pessoas que possuem o hábito de manter um arquivo com todas as mensagens recebidas e enviadas. Enchem discos rígidos ou CD-ROM e os guardam da mesma forma como havia pessoas, e certamente ainda há, com mania de guardar todo o papel que lhe passa pela frente.

Somadas as duas coisas, os arquivos das listas de discussão (e suas cópias de segurança) e mais os arquivos pessoais, não seria difícil acreditar que tudo o que circulou pela Internet, desde o seu nascimento até os dias de hoje, ainda poderia ser recuperado. 

Inclusive todas as versões das lendas, dos boatos, dos rumores.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Joãozinho viu o Horário Político na TV...coitado!

Deixaram a TV ligada no quarto do Joãozinho, e o coitadinho acordou bem na hora dos candidatos a vereadores , em Pelotas...

Já existe quem queira acionar o Estatuto da Criança e Adolescente, por causa disso.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Os "Bonecos de ventríloquo" riachocruzense têm o telhado de vidro


O município de Riacho da Cruz vive nos dias atuais uma verdadeira euforia política antes da hora.

Pregando uma falsa moral que não existe e arrotando calúnias contra cidadãos riachocruzense um dos "Bonecos de Ventríloquo" esquece que quem não tem caráter nem ética sempre quer enlamear alguém para não ficar sozinho na pocilga.

Quem tem "Telhado de Vidro" não atira pedras no telhado dos outros.

Más línguas comentam pelos quatro pontos da bússola que até hoje os bonecos de Ventríloquo, aqueles com espírito de porcos, ficam irados quando vêem na mídia local os desmandos da administração... Vixe...o desespero ta grande.

Postado por André Alexandre


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Falar sobre ética é fácil…


Valdeblan Siqueira Galindo Viana*


Como auditor fiscal, tenho refletido sobre as implicações éticas de minha profissão e compartilhado essa reflexão com meus colegas de trabalho. Dessas discussões, surgiu o interesse pelo tema que relaciona Ética e Administração Tributária, como organização que abriga tanto objetivos públicos quanto pessoas com seus respectivos fins privados, dando origem a diversos conflitos de interesses.

Grupos politizados, comunidades organizadas, imprensa comprometida com o avanço e com a consolidação da democracia, diferentes segmentos sociais, econômicos, e até mesmo sindicatos de categorias de trabalhadores, articulam-se e influenciam a reflexão e a produção do mundo acadêmico. Com efeito, torna-se indispensável, para a elevação do nível moral da sociedade, a participação dessas distintas organizações sociais, uma vez que estamos no tempo das responsabilidades e não só das exigências.


Dessa forma, qualquer análise sobre ética deve levar em conta a problematização da ausência de seu objeto. No entanto, nossa proposta não é refletir sobre uma ética volátil, metafísica, mas a respeito de uma ética prática associada a uma atividade profissional importante para a Administração Pública, como a auditoria tributária, socialmente estigmatizada por práticas de corrupção, cuja divulgação acaba levando a opinião pública a crer que elas são freqüentes, corriqueiras, e a atribuir, de forma genérica e leviana, a pecha de corrupto a todos os servidores do Fisco. Isso, como veremos, é um lugar-comum que não corresponde à realidade.


Esse é um tempo no qual a sociedade exige transparência das atividades públicas, políticas e administrativas e também daquelas atividades privadas que tenham repercussões públicas, a fim de que correspondam às características e às propostas democráticas que articulam ética e direito. Nesse sentido, as relações entre a ética e a Administração “são, em certas ocasiões, realmente problemáticas. Com o fim de evitar a confusão que pode acarretar a conexão dessas noções, impõe-se uma reflexão sobre a natureza moral da atividade administrativa.”


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."