Pesquisar aqui

sábado, 23 de agosto de 2014

PF prende ex-funcionária do INSS que responde a 211 processos criminais

Folha de São Paulo

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (22), em Guarulhos (SP), uma ex-funcionária da Previdência Social condenada por fraudes no pagamento de benefícios previdenciários.


A mulher, de 58 anos, responde a 211 processos criminais na Justiça Federal e tem contra ela 27 mandados de prisão. Segundo a PF, era uma das mais procuradas fraudadoras da Previdência no país.

A acusada, que trabalhou como agente administrativa no posto do INSS no Brás, região central de São Paulo, foi demitida após comprovado seu envolvimento em fraudes na concessão de aposentadorias e outros benefícios.

Segundo o "Jornal Nacional", da TV Globo, Regina Helena de Miranda estava foragida há seis anos e trocava constantemente a cor e o corte dos cabelos para não ser identificada. Ainda de acordo com o telejornal, ela fraudou mais de 400 aposentadorias até 2004.

A mulher foi conduzida à sede da Polícia Federal em São Paulo, onde deverá ser ouvida e encaminhada ao sistema prisional estadual.
Assassino de John Lennon tem liberdade negada pela oitava vez

DA AFP, EM NOVA YORK

As autoridades penitenciárias do Estado de Nova York negaram pela oitava vez o pedido de liberdade de Mark David Chapman, assassino de John Lennon.


"O pedido foi rejeitado. Após uma análise (...) o painel determinou que, se for liberado, há uma probabilidade razoável de que não viva em liberdade sem violar a lei, e sua libertação seria incompatível com o bem-estar da sociedade (...)", explicou a comissão que revisou sua pena.

Mark David Chapman, de 59 anos, foi interrogado por videoconferência na quarta-feira (20), de sua cela na prisão de segurança máxima de Wende, em Alden, no Estado de Nova York.

Chapman matou John Lennon em frente à residência do astro em Nova York, em 8 de dezembro de 1980. Ele atirou cinco vezes no cantor quando Lennon voltava com sua mulher, Yoko Ono, em seu prédio em Dakota, ao lado do Central Park.

Lennon foi declarado morto no hospital às 23h15, vinte e cinco minutos depois de ser baleado.

Yoko se opõe à libertação de Chapman, condenado em 1981 a uma pena de, no mínimo, 20 anos à prisão perpétua.

Em dezembro de 2000, ele conseguiu o direito de solicitar sua liberdade, que tentou obter sem êxito a cada dois anos.

Sua próxima solicitação já está programada para agosto de 2016, segundo informaram as autoridades penitenciárias.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

FACEBOOK FICOU FORA DO AR

Bate-papo do Facebook fica fora do ar na noite desta sexta

O serviço de mensagens do Facebook, tanto na sua versão para celulares quanto na interface web, ficou fora de funcionamento no começo da noite desta sexta-feira (22) para usuários brasileiros e de outras partes do mundo. Por volta das 19h50, o serviço parecia estar normalizado.

Usuários relatam no Twitter a indisponibilidade do bate-papo da rede. No site downrightnow, o estado internacional do serviço, segundo informações dos visitantes, é de "provável interrupção do serviço" a partir das 19h03.

Consultada, a assessoria de imprensa da rede social no Brasil não respondeu ao contato.

No último dia 1º, o Facebook passou pela pior "outage" (ruptura de serviço) em quatro anos, tendo ficado inacessível durante duas horas e meia.

Na ocasião, contudo, todo o conteúdo do site ficou inacessível, e não só o bate-papo.

Também recentemente, a companhia americana tornou obrigatório o uso do Messenger, um aplicativo separado do principal, para troca de mensagens entre os contatos da rede usando smartphones.
Cameron Diaz protagoniza comédia sobre vexame sexual
"Sex Tape" conta a história de um casal que corre atrás da gravação da maratona de sexo que fizeram e acabaram compartilhando na internet


“Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém.”

Quando Nelson Rodrigues afirmou isso, talvez não imaginasse uma criação advinda do interesse, intrínseco no ser humano, por sexo e do seu voyeurismo: as “sex tapes”.

Mas, se desde a popularização do VHS, a descoberta e divulgação de fitas de vídeo caseiras de sexo abalaram a carreira de várias celebridades, atualmente, o cenário parece estar mudando.

Hoje em dia, com as câmeras digitais, dos celulares e outros dispositivos móveis, as estrelas pegas no flagra têm seus momentos íntimos expostos na Internet, espalhados na web como um viral, mas não são tão execradas pela mídia, como antes.

Em tempos de “selfies” e outras modalidades de alta exposição nas redes sociais, até algumas pessoas ditas “comuns” passaram a mostrar sua própria intimidade em sites de conteúdo pornô.

Mesmo assim, a exibição, realização e até a discussão sobre tal assunto continuam sendo um tabu, por mais democrática e progressista que seja a sociedade em que se vive.

Esta é a razão pela qual Annie (Cameron Diaz) e Jay (Jason Segel) correm atrás, tão desesperadamente, da gravação da maratona de sexo que fizeram e acabaram compartilhando, sem querer, para uma rede de amigos conectados via um aplicativo em seus iPads, em “Sex Tape – Perdido na Nuvem” (2014).


A nova parceria do diretor Jake Kasdan com Cameron Diaz e Jason Segel, de “Professora Sem Classe” (2011), começa com a agora mãe de dois filhos, Clive (Sebastian Hedges Thomas) e Nell (Giselle Eisenberg), contando, em seu blog para mães, sobre quando conheceu o seu marido.

Ainda jovens e solteiros, os dois faziam sexo em tudo quanto é lugar, sem nenhum pudor em praticá-lo em público, tanto no dormitório da faculdade com a porta aberta como entre as prateleiras da biblioteca, por exemplo.

Mas, com a gravidez dela, os dois se casaram e a chegada de uma criança e, depois, mais outra, fez com que o fogo deles fosse arrefecido.

Uma década depois, eles estão presos à rotina; seja Annie à de mãe, dona-de-casa e blogueira, ou Jay à da rádio onde trabalha – como programador, provavelmente.

Em uma noite em que acham uma brecha na agenda e os filhos estão com a avó (Nancy Lenehan), os dois sentem a necessidade de voltar àquele tempo e, regados a tequila, decidem experimentar todas as posições sexuais do livro “A Alegria do Sexo”, escrito pelo Dr. Alex Comfort em 1972, porém, em frente à câmera do iPad dele.

O problema é que, em vez de apagar as três horas de vídeo, Jay presenteia parentes, amigos e até o carteiro com tablets que contêm o vídeo – sim, ele simplesmente dá de presente para as pessoas seus “velhos iPads” recheados de uma extensa biblioteca de música.

Eles, então, partem em uma busca dos dispositivos, a fim de apagar seu conteúdo ou destruí-los, contando com a ajuda de outro casal entediado de amigos, Tess (Ellie Kemper) e Robby (Rod Corddry).

Jake Kasdan e o trio de roteiristas formado por Kate Angelo, Nicholas Stoller e o próprio Jason Segel – de “Plano B” (2010), “O Pior Trabalho do Mundo” (2010) e “Os Muppets” (2011), respectivamente – não conseguem fazer o filme fluir totalmente.


“Sex Tape...” sofre de uma indecisão dos seus realizadores se o longa deveria ser uma comédia adulta ou uma farsa familiar, ou se aprofundar na discussão da privacidade, da crescente exposição pessoal e voyeurismo atuais ou ainda explorar humoristicamente a conotação sexual do tema.

Trailer em inglês
TCU adia mais uma vez análise sobre bloqueio de bens de Graça Foster

Para advogado, mesmo que tenha havido transferência pontual de bens, não se configura em fuga patrimonial


Rio - Oa da Petrobras, Graça Foster. O ministro José Jorge, relator do caso do tribunal, manteve o voto apresentad Tribunal de Contas da União (TCU) adiou novamente a análise sobre o bloqueio dos bens da presidento no início do mês, que pede a indisponibilidade dos bens de Graça Foster, mas retirou o processo da pauta da reunião de hoje, após uma notícia publicada na tarde desta quarta-feira no site do jornal O Globo. A reportagem informa que a presidenta e o ex-diretor da Área Internacional da empresa Nestor Cerveró doaram imóveis a parentes após o escândalo sobre a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

José Jorge prometeu que irá apresentá-lo novamente na semana que vem. Segundo ele, as informações da reportagem ainda devem ser analisadas e confirmadas, mas já indicam a necessidade de aprovar a indisponibilidade dos bens. “Se isso for verdade, e dependendo da sua extensão, isso configura uma burla ao processo de apuração da irregularidade. É gravíssimo”, disse o ministro.

Para o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, mesmo que tenha havido a transferência pontual de bens, isso não se configura em fuga patrimonial. “Fuga patrimonial é desfazimento integral do seu patrimônio em favor de laranjas, de pessoas não identificadas, de forma que você não possa recuperar esse patrimônio. Não é o caso. Tenho certeza de que a presidenta e os demais diretores que estão sendo acusados vão esclarecer isso com a maior tranquilidade”.

O relatório de José Jorge inclui Graça Foster e Jorge Luiz Zelada no processo que julga responsabilidades por supostas irregularidades na aquisição da Refinaria de Pasadena pela Petrobras. A ação sugeria a indisponibilização dos bens dos responsáveis pelos prejuízos atribuídos à Petrobras na compra da refinaria norte-americana.

Durante a sessão de hoje, o ministro Walton Alencar Rodrigues apresentou uma nova proposta, incluindo os dois como responsáveis, mas sem o bloqueio dos bens.

Ha duas semanas, a decisão sobre a inclusão do nome de Graça Foster havia sido adiada por José Jorge, que quis mais tempo para avaliar a situação depois que Adams defendeu que Graça Foster não tivesse o patrimônio bloqueado. No mês passado, o TCU determinou a devolução de US$ 792,3 milhões aos cofres da Petrobras pelos prejuízos causados ao patrimônio da empresa.
Primeira guitarra impressa em 3D no mundo é brasileira


Instrumento tem toda a estrutura impressa e foi apresentada em show durante seminário sobre a tecnologia

SÃO PAULO — A Robtec, principal empresa do setor de impressão 3D em atuação no país, apresentou na noite de quarta-feira a primeira guitarra do mundo com a estrutura totalmente impressa em 3D. O instrumento desenvolvido pela agência de design Questto|Nó foi usado em show durante o 11º Seminário de Tecnologias realizado pela companhia, em São Paulo.

— A ideia surgiu quando percebemos que existiam guitarras com o corpo impresso em 3D, mas era utilizado um braço convencional, de madeira. Desta vez, fomos mais longe e criamos um instrumento com toda a estrutura feita a partir de impressoras tridimensional, finalizado com a colocação dos acessórios metálicos — explicou Luiz Fernando Dompieri, diretor geral da Robtec, em comunicado.

Segundo Dompieri, trata-se apenas de um protótipo, mas a estrutura e o som produzido pelo instrumento já estão próximos às soluções profissionais utilizadas em bandas:

— O resultado final, sem dúvida, é um grande exemplo dos avanços da impressão 3D.

O seminário foi realizado nesta quarta-feira, no Bourbon Convention Center, em Moema. A Robtec é a líder de vendas de impressoras 3D na América Latina e foi comprada, em abril deste ano, pela americana 3D Systems, principal empresa do setor.

ACIDENTE NA VIDA REAL COM ESTILO CINEMATOGRÁFICO

Numa rodovia, carro vai realizar ultrapassagem e é atingido por um motoqueira na traseira. Mas o surpreendente foi como o motociclista saiu ileso.

Assista o vídeo

MIRIAM LEITÃO FOI TORTURADA NUA, GRÁVIDA E COM COBRA PELA DITADURA MILITAR

Jornalista revela como foi torturada com uma cobra durante ditadura

Folha de São Paulo

Em texto divulgado nesta terça-feira (19) no site "Observatório da Imprensa", o jornalista Luiz Cláudio Cunha publica pela primeira vez um depoimento da também jornalista Míriam Leitão em que ela conta como foi torturada com uma cobra, nua e grávida, durante a ditadura militar (1964-85).

Míriam foi presa em Vitória (ES), no final de 1972, com o seu então companheiro, Marcelo Netto. Opositores do regime instaurado em 1964, eles passaram por diversas sessões de tortura no período em que ficaram presos pela ditadura. Mantido por nove meses em uma solitária, Marcelo também sobreviveu.

No depoimento, a jornalista narra o período em que passou numa unidade do Exército no Espírito Santo. Além de simulações de fuzilamento e ameaças de estupro, Míriam foi torturada com cães pastores alemães e uma cobra jiboia, que foi colocada numa sala escura com ela após a jornalista ser despida pelos militares. Míriam, à época, estava grávida de seu primeiro filho.

"Minha vingança foi sobreviver e vencer. Por meus filhos e netos, ainda aguardo um pedido de desculpas das Forças Armadas. Não cultivo nenhum ódio. Não sinto nada disso. Mas, esse gesto me daria segurança no futuro democrático do país", termina a jornalista em depoimento ao colega Luiz Cláudio Cunha.

A seguir, a íntegra do depoimento a Luiz Cláudio Cunha publicado no site "Observatório da Imprensa"

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CINEMA RU

Todos os sábados, 14h30 minutos, vai ao ar, pela Rádio Universidade 1160 AM , mais um novo projeto produzido e apresentado por Beto Vetromille - CINEMA RU.


O projeto ainda está nas suas primeiras edições, onde o objetivo principal não é ser um crítico de cinema, mas levar ao público ouvinte um pouco das dicas e curiosidades da telona. Um programa temperado com trilhas sonoras dos principais filmes que marcaram o cinema, bem como, atualizar os ouvintes sobre as novidades e lançamentos do momento.

Confira

THEATRO AVENIDA - MAIS ALGUÉM SE ALERTOU PARA O ABANDONO

COMENTÁRIO - Beto Vetromille 
Foto de Carlos Queiroz - DP
Há muito tempo que venho utilizando meus espaço na Rádio universidade 1160AM, dentro do programa que apresento no horário esportivo do almoço - FUTEBOL ON LINE - sobre o total abandono de um dos maiores patrimônios culturais de nossa cidade - o Theatro Avenida.
Para minha satisfação e , tenho certeza, de muito outros pelotenses, acessei a página virtual do Diário Popular e me deparei com uma matéria em destaque sobre o prédio abandonado.

Compartilho com os demais leitores do nosso blog sobre esta situação lamentável daquele prédio histórico.

Parabéns Daiane e a editoria do jornal.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA
Theatro Avenida: de point cultural a Mamão com Açúcar
Localizado na avenida Bento Gonçalves, prédio já foi teatro, cinema, danceteria e até igreja; hoje, local encontra-se abandonado, apesar de ter dono

Por: Daiane Santos

As janelas bloqueadas por concreto do Theatro Avenida - localizado na avenida Bento Gonçalves, quase esquina com a Santa Tecla - escondem um passado repleto de vida e história. Apesar disso, a fachada deteriorada do antigo prédio é um sinal da tristeza que tomou conta do lugar, importante centro cultural de Pelotas durante quase todo o século 20.

Construído em estilo art déco na metade da década de 1920, o teatro foi inaugurado em 3 de julho de 1927 com exibição do filme Cavaleiro audaz, estrelado por Buck Johnes, famoso ator da época. De teatro foi transformado em cinema, depois danceteria e por fim em igreja, fechando suas portas em definitivo no início dos anos 2000. Desde então, a estrutura está abandonada, à mercê do tempo.

Um passado marcante
Durante anos a casa de espetáculos intercalou apresentações teatrais com projeções cinematográficas, incluindo sucessos do cinema mudo como a película O filho do sheik, último filme do ator hollywoodiano Rodolfo Valentino, morto em 1926. A Companhia Brasileira de Comédias Álvaro Fonseca também integrou a programação do Avenida com a peça cômica A dama dos cinemas.

Dez anos após a fundação, em 1937, o Theatro Avenida foi transformado definitivamente em cinema, com capacidade para 2.265 espectadores. Ainda assim, shows de mágica e hipnotismo eram comuns em meio às sessões. Lá pelo final da década de 1960, o antigo prédio foi comprado pelo grupo Arcoflex, dono da rede Arco Íris Cinemas, que até hoje é a proprietária do espaço histórico.

Futuro incerto
Sem perspectiva de reforma, atualmente o Theatro Avenida está disponível para locação, conforme um dos proprietários, o empresário Mario Luiz dos Santos. Segundo ele, somente assim a estrutura poderá ser recuperada, já que o grupo não tem interesse em revitalizá-lo. “Em todo o país, os cinemas de rua foram fechando e em Pelotas isso não foi diferente.” Desde 2004, o prédio está fechado e vazio. Móveis e estruturas internas acabaram estragando e foram para o lixo.

Recentemente, surgiram propostas para locação do espaço como casa de shows, no entanto, a possibilidade ainda não foi confirmada. “Temos outros prédios que eram cinemas na cidade e foram transformados em outro tipo de negócio. É a realidade do mercado”, considera Santos, referindo-se ao antigo cinema Capitólio, transformado em estacionamento.

Pelotas cinéfila
Na época em que o Theatro Avenida foi fundado - 1927 - Pelotas tinha aproximadamente 82 mil habitantes e estava entre as oito cidades brasileiras de maior renda municipal. Quando o Avenida foi transformado em cinema, a população pelotense já havia saltado para 120 mil pessoas, segundo boletim estatístico de 1939. Só naquele ano, o teatro exibiu 365 espetáculos, vistos por 127.870 pessoas, ficando atrás apenas do Theatro Guarany com 442 apresentações e público de 260.252.

O Avenida foi um dos primeiros cinemas pelotenses a serem adaptados para exibir filmes em tela larga. Conforme a mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural Francine Tavares, mais do que ver filmes ou peças teatrais, naquele tempo as pessoas iam ao cinema ou ao teatro para interagir socialmente, verem e serem vistas. Nesse universo de efervescência cultural e social, teatro, cinema e corridas de cavalos eram as atividades preferidas da população.

Com o passar do tempo e o aumento da concorrência - na década de 1950 Pelotas tinha 12 salas de exibição -, o cine-teatro Avenida começou a perder público. Adquirido pela Arcoflex, o Avenida chegou a ser reformado em 1972, mas a iniciativa não trouxe o retorno esperado. Depois disso, o cinema passou a exibir filmes cuja temática se concentrava em lutas e artes marciais, até projetar suas últimas imagens no dia 30 de setembro de 1984.

O começo do fim do Avenida
Após encerrar as atividades como cinema, novos locatários - Jorge e Eduarda Oliveira - tentaram dar novo fôlego ao Theatro Avenida. No segundo volume da série Pelotas - Casarões contam sua história, a historiadora Zênia de León afirma que a ideia era voltar a usar o espaço como teatro, além de promover a cultura e o lazer na cidade.

Em 1985, um grupo teatral - a Companhia Tragicômica Theatro Avenida - chegou a ser formado, sem muito sucesso. Integrada por Joca D’Ávila, Liliane Duarte, Gê Fonseca, Giorgio Ronna, Carmem Vera e João Bachilli, a falta de incentivo e estrutura acabou atrapalhando a iniciativa. “Ensaiamos umas duas vezes no Avenida e por falta de apoio desistimos”, relembra o atual secretário de Cultura de Pelotas, Giorgio Ronna.

Para ele, o espaço, ao distanciar-se das artes cênicas, se tornou importante centro da cultura pop pelotense. “Vi bandas importantes subirem ao palco do Avenida. Legião Urbana, Blitz e Kid Abelha são apenas alguns exemplos.” A vocação como point musical da cidade se confirmou e o prédio acabou se tornando uma danceteria e casa de shows, por onde passaram bandas reconhecidas nacionalmente.

No dia 12 de junho de 1985, por exemplo, mais de quatro mil pessoas lotaram o Avenida durante o show da banda de rock Paralamas do Sucesso. Iniciavam também os tempos do Mamão com Açúcar, festa realizada nas tardes de domingo voltada a jovens e crianças. Apesar da nova vocação, algumas raras apresentações teatrais ainda ocorriam. É o caso da famosa peça Os saltimbancos, do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda; e do balé folclórico da antiga União Soviética.

Na década de 1990, o local continuou sendo usado para festas e eventos, inclusive como sede de igreja. A primeira metade do século 21 viu nova tentativa de reerguer o espaço, com a realização de shows, porém, o projeto não deu certo e as portas do Theatro Avenida foram fechadas e suas janelas lacradas. Hoje, o prédio encontra-se abandonado e sem muitas perspectivas futuras, assim como vários outros prédios históricos da cidade.

Toca Raul
Em 16 de junho de 1989 o Avenida foi palco do que pode ter sido o último show de Raul Seixas em solo gaúcho. O cantor e compositor morreu no dia 21 de agosto daquele ano, após sofrer uma parada cardíaca em casa. Além deste ícone da música popular brasileira, passaram pelas luzes do Avenida as bandas Ultraje a Rigor, Roupa Nova, Garotos da Rua, Engenheiros do Hawaii; o pianista Artur Moreira Lima e a cantora Emilinha Borba.

E o Sete de Abril?
Até novembro, a empresa vencedora do processo de licitação da segunda etapa de restauração do Theatro Sete de Abril, a Sole Associados - empresa especializada em projetos de espaços culturais - deve finalizar os planos cênicos e de compatibilização arquitetônica do prédio. Orçada em R$ 191 mil, esta fase é a última antes do início das obras finais de restauro que preveem climatização, luminotecnia, recuperação do piso e da infraestrutura interna, dentre outras melhorias. Assim que o projeto for entregue, a licitação para execução das obras deve ser publicada.

Estas devem iniciar no primeiro trimestre de 2015 e receberão R$ 5 milhões do PAC Cidades Históricas. Inaugurado em 2 de dezembro de 1833, o Sete de Abril foi o primeiro teatro construído no Rio Grande do Sul e é um dos mais antigos no Brasil. Tombado como patrimônio histórico nacional, o prédio foi interditado em 15 de março de 2010 por ordem do Ministério Público Federal, após laudo técnico apontando comprometimento estrutural. Desde então, a população pelotense aguarda a reabertura da casa de espetáculos.

TAMANHO DO CÉREBRO PODE DIMINUIR COM EXCESSO DE INGESTÃO DE ÁLCOOL

Beber álcool em excesso diminui o cérebro
Segundo estudo americano, através de ressonância magnética foi possível mostrar lesões causadas pelas bebidas, e que podem comprometer o raciocínio, a fala, os movimentos e a memória

Estudo desenvolvido pelo neurocientista norte-americano Peter Thanos revela que o consumo elevado de álcool pode encolher algumas regiões do cérebro. Divulgado no jornal Alcoholism: Clinical and Experimental Research, o trabalho se apoiou em imagens de ressonância magnética de camundongos para melhor entender o papel da variabilidade genética nos danos cerebrais provocados pelo alcoolismo e apontar caminhos e estratégias mais eficazes de prevenção e tratamento, já que esse padrão de dano cerebral imita um aspecto único da patologia observada em alcoólatras humanos.


Na opinião da radiologista Flavia Cevasco, do Centro de Diagnósticos Brasil, a ressonância magnética tem condições de diagnosticar vários tipos de lesões causadas pelo álcool no cérebro dos indivíduos, sendo algumas reversíveis e outras permanentes. "O consumo crônico de álcool resulta na redução e atrofia de partes específicas do cérebro que podem levar à alteração do equilíbrio e marcha, dificuldade de raciocínio, cálculo e memória, muitas vezes progressivos e irreversíveis, além de quadros graves que evoluem para coma e morte se não forem tratados com rapidez e eficiência".

De acordo com a médica, alguns desses sintomas são encontrados na síndrome de Wernicke-Korsakoff (neuropatia relacionada à carência de vitamina B1), que pode ser identificada na ressonância magnética, permitindo o diagnóstico e tratamento mais rápidos e eficazes.

As imagens de ressonância magnética obtidas no estudo norte-americano mostram que os camundongos submetidos ao consumo diário de uma solução com 20% de álcool durante seis meses sofreram atrofia do cérebro, de modo geral, e um encolhimento específico do córtex cerebral naqueles indivíduos com falta de receptor de dopamina D2. 

Já no Brasil, levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas revela que mulheres jovens formam um grupo de risco preocupante. Entre 2006 e 2012, enquanto o percentual de homens que bebem bastante e em curto espaço de tempo aumentou 29,4%, entre as mulheres essa taxa foi de 36%. Em números globais, metade da população é abstêmia, 32% bebem moderadamente e 16% consomem quantidades nocivas de álcool – o que representa um grande desafio em detrimento dos danos sociais, físicos e emocionais.

NOVO PROJETO DA NASA EM MARTE

Pesquisadores da NASA apresentam projeto inovador para encontrar vida em Marte

Cientistas por trás de um projeto chamado ExoLance Indiegogo afirmam ter a solução para busca de vida (e da água) em Marte. O grupo é formado por engenheiros aeroespaciais e de robótica, muitos dos quais trabalham para a NASA e um deles opera o rover Curiosity. De acordo com um comunicado do grupo em seu website, "enquanto as atuais missões da NASA estão em busca de provas de vida em algum ponto do passado, nenhuma missão da NASA está em busca de vida na atualidade".

EX-MÉDICO ESTUPRADOR É PRESO

Vítimas acompanham chegada de Abdelmassih em aeroporto de São Paulo
Várias mulheres, que afirmaram ter sido vítimas de Abdelmassih, acompanharam a chegada dele e pediram que outras pacientes denunciem os abusos

O ex-médico Roger Abdelmassih deixou o Aeroporto de Congonhas, vindo do Paraguai, de onde seguiu para o Presídio de Tremembé na tarde desta quarta-feira (20). Na chegada ao aeroporto, policiais civis reforçaram a segurança no local por causa do grande número de pessoas que aguardavam a transferência do ex-médico, entre elas vítimas e jornalistas. Várias mulheres, que afirmaram ter sido vítimas de Abdelmassih, acompanharam a chegada dele e pediram que outras pacientes denunciem os abusos. O ex-médico estava algemado e de colete à prova de balas. Condenado por estupros cometidos contra pacientes, ele foi preso nesta terça-feira (19/8), em Assunção, no Paraguai.


De acordo com o delegado da Polícia Civil Osvaldo Nico Gonçalves, a prisão de Abdelmassih é uma vitória para a polícia e todos os órgãos envolvidos na investigação. Segundo ele, o ex-médico disse "que está arrependido", porém Abdelmassih não detalhou sobre qual ato estava se referindo. Conforme o delegado, o ex-médico disse ainda que vai reverter a situação atual.

Especialista em reprodução humana, Abdelmassih foi preso por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia e da Polícia Federal (PF) brasileira. Em 2010, ele foi condenado a cumprir 278 anos de prisão por 56 estupros cometidos contra as próprias pacientes, entre 1995 e 2008. Abdelmassih teve o registro profissional cassado em agosto de 2009.

No entanto, o ex-médico continuou em liberdade, na época, por ter obtido habeas corpus concedido pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O benefício foi cassado pelo próprio STF, em fevereiro de 2011. Desde então, Abdelmassih estava foragido. O nome dele constava na lista dos mais procurados pela polícia internacional (Interpol).

 paradeiro de Abdelmassih foi descoberto após investigações feitas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaedo) - Núcleo Bauru, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

Segundo o MP-SP, as pistas surgiram durante a apuração de novos crimes praticados pelo ex-médico e por terceiros, tais como favorecimento pessoal, falsidade ideológica e falsidade material, em cidades do interior paulista, entre elas, a de Avaré. Durante buscas em uma propriedade rural, foram encontrados indícios de que ele estaria no país vizinho. As informações foram então compartilhadas com a PF.
EUA confirma tentativa de resgate de reféns americanos na Síria
Essa operação falhou "porque os reféns não estavam presentes" no local indicado pela inteligência americana, revelou o Pentágono

France Presse

Washington - Forças dos Estados Unidos fizeram "recentemente" uma operação para resgatar os reféns americanos em poder do Estado Islâmico na Síria, mas fracassaram, anunciou o Pentágono nesta quarta-feira, um dia depois da divulgação de um vídeo que mostra a execução do jornalista James Foley. "No início deste verão (hemisfério norte), o presidente (Barack Obama) deu luz verde a uma operação destinada a resgatar cidadãos americanos sequestrados e detidos pelo Estado Islâmico na Síria", explica a Presidência americana em um comunicado.

Essa operação falhou "porque os reféns não estavam presentes" no local indicado pela inteligência americana, revelou o Pentágono. Nem a Casa Branca nem o Pentágono indicaram a identidade ou o número de reféns que os militares tentaram resgatar na operação.

O anúncio é feito um dia depois da divulgação de um vídeo em que o jornalista americano James Foley é executado por integrantes do Estado Islâmico, um grupo sunita radical presente na Síria e no Iraque. Foley foi sequestrado no final de 2012. No mesmo vídeo, o Estado Islâmico ameaça executar outro refém americano, Steven Sotloff, em resposta aos ataques aéreos dos Estados Unidos contra posições do grupo no norte do Iraque.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

AVIÃO DE EDUARDO CAMPOS PODE TER CAÍDO POR PROBLEMAS NOS FLAPS

Dispositivo da asa pode elucidar queda do avião de Campos

Primeiras análises dos restos das peças do Cessna indicam que os 'flaps' estavam recolhidos. Manual do avião alerta para risco de baque violento


As primeiras análises dos restos das peças do Cessna Citation que caiu na quarta-feira passada, matando o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência pelo PSB Eduardo Campos e mais seis pessoas, apontaram que os flaps do avião estavam recolhidos. O dado sobre o flap é considerado fundamental para a avaliação das causas do acidente. Quando um piloto vai aterrissar, é preciso "baixar os flaps", que são como extensões das asas e ajudam na sustentação e frenagem do avião no solo.

Mas no manual de instrução do jato há uma restrição segundo a qual os flaps não podem ser recolhidos se o avião estiver em velocidade acima de 200 nós, ou seja, acima de 370 km/h. Assim, se o piloto acelera com os flaps abertos, baixados, depois de uma eventual arremetida com a potência do motor no máximo e acima desse patamar, a recomendação é para que se reduza a velocidade, baixando a altitude, recolha os flaps e aí retome o voo normalmente. A constatação dos peritos não é ainda conclusiva e terá de ser mais detalhada na análise das peças pelos técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Baque - Segundo a instrução do Cessna, se os flaps forem recolhidos com o avião a mais de 370 km/h, ocorre um "put down" (baque) violento, movimento que puxa o avião para baixo, tirando a estabilidade da aeronave a ponto de desorientar o piloto. Portanto, para os investigadores, se os flaps estão recolhidos é porque há duas opções imediatas: o procedimento pode ter sido realizado no tempo certo, com velocidade certa, ou o flap foi recolhido após a arremetida, em alta velocidade.


Como o Cessna se acidentou e explodiu ao se chocar com o solo, a análise dos peritos se volta agora para a possibilidade de um eventual "put down", tendo sido motivado por suposto recolhimento do flap acima de 370 km/h, contribuindo, desta forma, para o acidente.

O problema é que, em momentos de decisão e tensão, as operações não são todas feitas seguindo as recomendações. E para dificultar as investigações, na definição das diferentes velocidades adotadas pelo avião quando se aproximava da Base Aérea, o Cessna não tinha, como equipamento de série, um gravador de dados, com informações sobre altitude do avião no momento de suas operações cruciais, como pouso e decolagem e comandos efetuados pelo piloto. Também não foram gravadas as conversas mantidas pelos piloto e copiloto na cabine.

Os investigadores ainda consideram um problema o fato de não existir torre de controle em Santos, que centraliza e armazena vários dados do voo, mas apenas uma estação de rádio controlada por um operador. Segundo o operador da Base Aérea de Santos, que já foi ouvido informalmente pela comissão de investigação, o piloto da aeronave estava absolutamente tranquilo quando lhe informou que estava arremetendo, assim como quando respondeu que ia esperar o tempo melhorar para tentar nova aterrissagem. Mas há especulações de que ele pudesse estar em uma altitude baixa, que não deu sustentação ao avião, na hora de arremeter. Tudo isso, agravado pelo mau tempo na região.

Segundo informações da Força Aérea, se o avião possuísse um gravador de dados do voo seria possível apontar exatamente a velocidade e altura do avião na hora da arremetida. Mas os militares envolvidos ressaltam que há técnicas na investigação do acidente que permitem que se chegue a uma precisão considerável de importantes dados no momento do impacto, mas não da arremetida. Segundo os técnicos, até agora, o único choque registrado do avião foi contra o solo, deixando uma cratera de quatro metros.

(Com Estadão Conteúdo)

RECURSOS ESGOTADOS NO PLANETA

Humanidade esgotou recursos do planeta para ano, afirma ONG
Em oito meses, população acaboou com o que Terra pode produzir sem comprometer renovação


A partir desta terça-feira(19), a população mundial viverá até o fim do ano a crédito dos recursos naturais, pois esgotou em oito meses o que a Terra pode produzir sem comprometer a renovação, calcula a ONG Footprint Network. "Para o restante do ano, nosso consumo será um déficit ecológico crescente que utilizará as reservas de recursos naturais e aumentará o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera", destaca a ONG, que tem sede nos Estados Unidos. O dia fatídico acontece cada vez antes, ou seja, a humanidade esgota o "orçamento ecológico" de maneira cada vez mais rápida.

Em 1993, o dia aconteceu em 21 de outubro, em 2003 no dia 22 de setembro e ano passado em 20 de agosto.

A humanidade está em situação de dívida ecológica desde os anos 70, de acordo com a ONG WWF.  "Hoje, 86% da população mundial vive em países que exigem mais da natureza do que seus próprios ecossistemas podem renovar", adverte em um comunicado.

De acordo com a Global Footprint Network, seria necessário um planeta e meio para produzir os recursos renováveis necessários para sustentar o ritmo de consumo atual da humanidade.

Apesar dos dados muito ruins, ainda há tempo para adotar "medidas ousadas e construir um futuro próspero" com o uso sustentável dos recursos.  "Mas é preciso agir agora!", afirmou a diretora de programas de conservação da WWF França, Diane Simiu.

Algumas ideias propostas pela ONG são as energias renováveis, os regimes alimentares menos ricos em carne, acabar com a economia linear de consumo-resíduos e abraçar a economia circular, na qual os resíduos de alguns são os recursos de outros, ou repensar o urbanismo.

Com informações do Correio do Povo

PAUL McCARTNEY EM NOVA PRODUÇÃO

Paul McCartney está produzindo em parceria com Kanye West, segundo jornal
"The New York Post" revelou que ex-beatle e o rapper já criaram músicas juntos


Segundo o jornal norte-americano "The New York Post", Paul McCartney estaria trabalhando em parceria com Kanye West. O jornal adianta que o ex-beatle e o rapper já criaram algumas músicas juntos para o projeto. Uma das faixas se chamaria 
"Piss on My Grave" que, em tradução livre, seria “urine na minha cova”.

Paul McCartney já havia declarado interesse em trabalhar com nomes como Kanye West e Jay Z. O representante de West, no entanto, não quis comentar sobre a parceria, mas o rapper foi visto recentemente em uma apresentação de Paul, em Los Angeles.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

PAPA FRANCISCO FALA SOBRE SUA MORTE E APOSENTADORIA

Papa Francisco espera viver mais dois ou três anos e não descarta aposentadoria

Aos 77 anos, pontífice falou pela primeira vez sobre sua expectativa de vida e de deixar o cargo

VATICANO - O Papa Francisco falou pela primeira vez publicamente sobre a sua expectativa de vida, dizendo que espera viver mais dois ou três anos, mas não descarta se aposentar antes disso.

Em conversa com jornalistas no voo de volta da Coreia do Sul para o Vaticano, o pontífice de 77 anos abordou o assunto ao ser questionado sobre sua popularidade global, que ficou evidente nos cinco dias de visita ao país.

- Vejo isso como generosidade do povo de Deus. Tento pensar em meus pecados, meus erros para não me tornar orgulhoso. Porque eu sei que vai durar apenas um curto período de tempo. Dois ou três anos, e depois vou embora para a casa do Pai - disse Francisco.

O pontífice argentino também mencionou a possibilidade de se aposentar do cargo, como seu predecessor Bento XVI fez no último ano, se ele sentir que já não pode desempenhar adequadamente suas funções. Renunciar ao papado seria uma possibilidade "mesmo não agradando alguns teólogos", disse ele aos jornalistas.

Ele acrescentou que há 60 anos era praticamente inédita a aposentadoria para os bispos católicos, mas hoje em dia, era comum.

- Bento XVI abriu uma porta - completou Francisco.

O papa admitiu que teve "alguns problemas nos nervos", que necessitaram de tratamento.

- Tenho que me tratar bem, tomando mate todos os dias - brincou. - Uma dessas neuroses é que eu sou mesmo uma pessoa caseira - acrescentou, lembrando que a última vez que ele tinha viajado de férias fora da Argentina foi "com a comunidade jesuíta em 1975"

Antes de o Papa falar publicamente sobre sua morte, uma fonte do Vaticano informou que ele já havia dito anteriormente a pessoas próximas que achava que tinha apenas mais alguns anos de vida.

Com conteúudo do Globo.com

FALTA DE TRABALHADORES LEVA EMPRESAS ALEMÃS A CONTRATAR OS PIORES ALUNOS

Alemanha procura piores da classe por falta de mão de obra
Iminente falta de trabalhadores está levando as empresas alemãs a buscarem novos funcionários entre os "piores alunos"

Sheenagh Matthews, da Bloomberg

Frankfurt - A iminente falta de trabalhadores está levando as empresas alemãs a buscarem novos funcionários em um lugar improvável: os piores da classe.

Kevin Reber, 22, rejeitado para um treinamento vocacional por causa de notas ruins em matemática, é um dos 250 jovens matriculados em um curso de um ano da empresa química Basf que ensina trabalho de equipe e resolução de conflitos e repete matérias escolares reprovadas.

Fabian Scholz, de 17 anos de idade, em um programa semelhante da Deutsche Bahn AG, está aprendendo a corrigir a baixa assistência às aulas que estragou suas chances de avançar.

“Nós não tentamos recrutar os melhores, mas aqueles que se enquadram melhor nas exigências do emprego”, disse o diretor de treinamento vocacional da Basf, Richard Hartmann, em uma entrevista na base de Ludwigshafen da maior empresa química do mundo.

“Alguém que obteve uma grande pontuação e que treina como mecânico de fábrica provavelmente não irá se contentar em ficar. Nós precisamos de trabalhadores que façam um trabalho manual qualificado ao longo dos anos”.

As empresas alemãs estão dando uma segunda chance a candidatos a emprego como Reber e Scholz porque a diminuição da taxa de natalidade e o envelhecimento da população estão colocando em risco sua economia de 1 trilhão de euros (US$ 1,3 trilhão) baseada em exportações.

O país, cuja taxa de desemprego já está no nível mais baixo das últimas duas décadas, pode perder um total líquido de 2 milhões de pessoas em idade de trabalhar até 2025, segundo um relatório de maio do Instituto de Mercado de Trabalho e Pesquisa Ocupacional, ou IAB.

Taxa de natalidade em queda

MINISTRO DO STF IMPEDE LEILÃO DOS BENS DE MARCOS VALÉRIO

Barroso anula decisão de Barbosa e impede leilão de bens de Marcos Valério
Dinheiro seria usado para pagar a multa no valor de R$ 4,4 milhões

BRASÍLIA - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta segunda-feira decisão tomada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa que determinava o leilão dos bens bloqueados de Marcos Valério no processo do mensalão. Barroso argumentou que a medida deveria ter sido tomada pela Vara de Execuções Penais (VEP), e não pelo STF. Também ficou anulada a ordem para leiloar bens da mulher de Valério, Renilda de Souza; dos sócios dele, Rogério Tolentino, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, e de cinco empresas do grupo.


“As providências relativas aos bens objeto de constrição inserem-se no âmbito da execução do acórdão proferido pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento da AP 470”, escreveu Barroso, delegando a tarefa à VEP de Minas Gerais, onde estão presos os condenados do chamado núcleo publicitário do processo.

Em 10 de junho, quando presidia o STF e era relator do processo do mensalão, Barbosa negou o pedido feito por Valério para desbloquear seus bens. O dinheiro seria usado para pagar a multa à qual foi condenado no processo do mensalão, no valor de R$ 4,4 milhões.

“Com efeito, não se pode permitir que, mesmo com a condenação pela prática dos delitos contra a Administração Pública, a administração da justiça e o sistema financeiro nacional, objeto da AP 470 (mensalão), com a consequente decretação da perda dos bens oriundos das vantagens obtidas com a prática desses crimes, o condenado venha a utilizar do produto do ilícito para o fim de pagar multa, como pretende o Requerido Marcos Valério, ou mesmo para a inserção do proveito econômico do ilícito em seu patrimônio, por outros meios”, escreveu Barbosa.

Na mesma ocasião, o ex-ministro determinou o leilão dos bens – que estavam bloqueados ao longo do processo para garantir o ressarcimento do dinheiro desviado dos cofres públicos. “Determino a expedição de Carta de Ordem para as Seções Judiciárias de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo para que providenciem a avaliação e a venda em leilão dos bens imóveis situados nos respectivos estados, desde que adquiridos após 2003, e tenham sido sequestrados”, ordenou o ex-ministro.

Entre os bens bloqueados, há mais de R$ 10 milhões em contas bancárias. Há também dezenas de imóveis - entre eles, fazendas, apartamentos e lojas. Entre os bens exclusivos de Marcos Valério, há seis carros de luxo e 13 cavalos.

Na decisão tomada em junho, Barbosa argumenta que a decisão sobre os bens bloqueados é do STF. “Anoto que compete ao STF executar seus acórdãos penais condenatórios, portanto, cumpre-lhe dar plena efetividade a todos os comandos emanados de suas decisões”, escreveu o ex-ministro. Dias depois, Barbosa deixou a relatoria do processo. No início de agosto, a aposentadoria dele foi formalizada.

Marcos Valério foi condenado a 37 anos e cinco meses de prisão por corrupção ativa, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ele está preso na penitenciária Nelson Hungria, região metropolitana de Belo Horizonte.

Com informações do Globo.com

Austeridade alemã gera círculo vicioso na Europa, diz artigo em jornal inglês

Itália e França enfrentam  dificuldades e Alemanha sofre rápida queda, alerta professor de Yale

O desempenho das economias europeias no segundo trimestre deste ano geraram apreensões no bloco, que teme agora caminhar para uma nova recessão. Enquanto a Alemanha cai rapidamente, ressalta artigo do The Guardian assinado por Adam Tooze, Itália e França "deslizam de volta à recessão". Tooze, que é professor de história na Universidade Yale, alerta que a austeridade exigida pela Alemanha para resgatar a Zona do Euro cria um círculo vicioso, no qual "ninguém ganha".

Ângela Merkel
"A crise deixou a Europa com três problemas distintos: as finanças públicas trêmulas, desemprego incapacitante a longo prazo, e os bancos mancando. Notícias deste verão sugerem que eles estão se unindo para formar um círculo vicioso de estilo japonês", diz a matéria.

Enquanto a Alemanha não consegue prosperar verdadeiramente sem um crescimento na Europa, pontual Tooze, a Europa também não pode prosperar exportando para a "economia alemã flutuante". 

Na última semana, o Escritório Federal de Estatística (Destatis) alemão divulgou uma queda de 0,2% no PIB do país no segundo trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior. No primeiro, havia registrado um acréscimo de 0,7%, mas o desempenho posterior foi atrapalhado devido à incerta recuperação da Zona do Euro e à crise da Ucrânia. O impacto foi sentido no comércio exterior - as exportações cresceram menos que as importações, fato incomum no país - e nos investimentos, que tiveram uma redução drástica.

A França, principal economia do bloco europeu ao lado da Alemanha, teve uma variação nula em seu PIB no segundo trimestre. Os dois países influenciaram a variação também nula do da Zona do Euro, abaixo da expectativa de 0,2% do mercado. A Itália, terceira economia do bloco, também registrou contração de 0,2% entre abril e junho. A Espanha, quarta economia e uma das mais afetadas pela crise, teve um desempenho positivo, de 0,6%, mas especialistas desconfiam da continuidade na recuperação. 

Antes das tensões com a Rússia pela crise na Ucrânia, os analistas apostavam em uma recuperação europeia no período. O resultado gera agora, então, o medo de uma nova recessão no continente.

Jornal do Brasil

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."