Pesquisar aqui

sábado, 23 de março de 2013

CHICO ANÍSIO - um ano sem o humorista



"Quero ligar para ele no meio do jogo do Vasco", diz Mazzeo sobre Chico Anysio

 Um ano após a morte de Chico Anysio, Bruno Mazzeo ainda se emociona quando é questionado sobre o pai. Durante a promoção do filme "Vai Que Dá Certo", que entrou em cartaz na sexta-feira (22), Bruno Mazzeo disse que sente falta do pai diariamente. "É uma saudade que eu sinto diariamente, mas eu já ouvia meu pai falar isso em relação ao meu avô. É uma coisa que eu vou ter que aprender a conviver", contou ao UOL.

Mazzeo diz que sente falta do pai acompanhando sua vida de perto, carreira e vida pessoal. "Quero falar sobre as minhas coisas, quero trocar. Quero ligar pra ele no meio do jogo do Vasco. É terrível, mas não tem jeito".

A viúva de Chico, Malga Di Paula, casada por 14 anos com o humorista, contou ao UOL que Mazzeo é um dos familiares mais próximos e por quem mantém um carinho muito grande. "O maior elo entre mim e a família do Chico é o João, o filho do Bruno, que está com 7 anos. Ele transferiu todo o carinho que tinha pelo avô para mim. Isso faz com que eu me sinta parte da família".

Humorista, ator e escritor, Chico Anysio morreu, aos 80 anos, no dia 23 de março de 2012, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Antitabagista no final da vida, Chico lutou contra um enfisema pulmonar por mais de 30 anos e agora dá nome a um instituto de pesquisa que busca a cura da doença, que está ligada ao fumo.

Como parte das homenagens ao humorista, Malga realizará neste sábado em sua casa uma cerimônia religiosa para familiares. No domingo, ela segue para Fortaleza, onde jogará flores na serra de Maranguape. Em seguida, será realizada uma missa comunitária. Na segunda-feira à noite, Malga participará de uma cerimônia de entrega de uma medalha honorária, a mais importante do Ceará.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

TV por assinatura chega a 16,7 milhões de assinantes


Crescimento representa evolução de 0,98% em relação ao mês anterior

O setor de TV por assinatura registrou 161,8 mil novos clientes em fevereiro deste ano, chegando ao total de 16,7 milhões de domicílios com o serviço no país. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 21, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o crescimento representa evolução de 0,98% em relação ao mês anterior.

Os serviços de TV por assinatura estão presentes em 27,8% das casas do país. Considerando o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a TV paga atinge atualmente 53,3 milhões de brasileiros.

A participação do serviço prestado via satélite atingiu 61,6% da base de assinantes no mês passado, e a do serviço a cabo alcançou 37,7% dos assinantes. A Net/Embratel lidera o mercado, com 52,2% de participação, seguida pela Sky/Directv, com 31,3%. A Oi tem 4,8%, a Telefônica 3,3% e a GVT 2,8%.

Na região Sudeste, a TV paga chegou a 39,3% dos domicílios em fevereiro. Em seguida, aparece o Sul, com 27,1%, o Centro-Oeste, com 24,8%, o Norte, com 17,6% e o Nordeste, onde 12,6% das casas têm TV por assinatura. O Distrito Federal lidera o ranking das unidades da Federação, onde 50,6% das casas têm o serviço de TV paga. São Paulo tem 48,1% e o Rio de Janeiro 43,3%.

fonte: Agência Brasil



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

HISTÓRICO - O Papa visita o Papa

Papa Francisco (à esq.) abraça Bento 16 durante sua chegada ao heliponto da residência de Castel Gandolfo (30 km de Roma) onde o papa emérito reside desde que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro. Esta é a primeira vez que os religiosos estão juntos desde que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, foi eleito papa, em 13 de março, embora já tenham conversado por telefone em várias ocasiões desde então 


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ADES de Maçã - uma semana depois


Unilever pede ajuda aos consumidores para recolher suco Ades Maçã contaminado

Uma semana depois da convocação do recall, empresa ainda não conseguiu coletar nem a metade das embalagens

Uma semana depois da convocação de recall pela Univeler para recolhimento de 96 embalagens de suco AdeS Maçã 1,5 litro, contaminadas com solução de limpeza identificada posteriormente como soda cáustica, a empresa não conseguiu recolher nem a metade dos produtos. Ainda restam 50 no mercado. Sobre os demais sucos de uma das linhas de produção da marca, com vendas suspensas na segunda-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a empresa não informou a quantidade de embalagens existentes no mercado nem se alguma já foi recolhida. Hoje, é esperada a divulgação dos resultados do laudo da inspeção sanitária realizada pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais na fábrica da Unilever em Pouso Alegre, onde ocorreu o incidente.

A Univeler disse ao GLOBO que conta com a colaboração dos consumidores para verificarem em suas casas se possuem alguma das caixas de AdeS Maçã do lote AGB25 contaminado. “Algumas dessas unidades que foram para o mercado já estão nas casas dos consumidores e precisamos da colaboração de todos para garantir o recolhimento das 96 unidades”, informou. No comunicado divulgado no Facebook, a empresa informou que a inscrição do lote pode ser verificada no topo da caixa do produto. Em caso positivo, o consumidor deve entrar em contato com a companhia para solicitar o recolhimento e evitar que mais pessoas consumam o produto e tenham problemas como queimadura de mucosa da boca, garganta e esôfago. Doze pessoas recebem acompanhamento médico, de um total de 14 que relataram ter tido problemas. Os outros dois, segundo a Unilever, se recusaram a receber atendimento.

A empresa reforçou, ainda, que está com uma “grande equipe que inclui SAC e time de vendas para que o restante dos produtos seja recolhido o mais rápido possível”. Caso o consumidor identifique produto do lote AGB25 deve entrar em contato gratuitamente com a empresa pelo telefone 0-800-707-0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.

A empresa ainda afirmou não temer queda nas vendas: “Houve uma falha pontual e rapidamente resolvemos o problema, para garantir a confiança de nosso consumidor no nosso processo de fabricação... Dessa forma, não acreditamos que as vendas irão cair”.

MPF enviou ofício à Anvisa

Ontem, a Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do Ministério Público Federal - Procuradoria Geral da República encaminhou à Anvisa ofício solicitando informações sobre as medidas tomadas pela reguladora com relação ao incidente na produção de suco AdeS, da Unilever. Até o início da noite de ontem o documento ainda não havia chegado ao gabinete da diretoria da agência, que informou que irá responder à Câmara depois de concluir os relatórios a respeito do caso.

A conclusão dos relatórios depende, segundo a Anvisa, do recebimento do laudo da inspeção sanitária realizada pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais realizada na fábrica da Unilever, na cidade de Pouso Alegre, onde foi detectado problema em uma das onze linhas de produção do suco.

No comunicado, o Subprocurador-Geral da República e coordenador desta Câmara, Antonio Fonseca, que assina o documento, ressalta que a preocupação do grupo foi motivada por “relatos de consumidores que sofreram queimadura na boca e em outras regiões dos sistema digestivo após ingerir o suco em condição irregular”.

A Câmara pede informações sobre “o tratamento do incidente pela agência reguladora, esclarecendo a imposição de medidas como a aplicação de multa e retirada dos produtos de circulação”. A Unilever pode ser multada em até R$ 7,7 milhões pela Anvisa e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça (MJ) pela venda de embalagens do suco de maçã AdeS de 1,5 litro impróprias para o consumo.

Depois de uma reunião de mais de duas horas com representantes da fabricante, na sede do MJ, na terça-feira, a gerente-geral de alimentos da Anvisa, Suzany Moraes, afirmou que a empresa relatou falha humana e em equipamentos no episódio que levou ao envasamento de soda cáustica no lote de 96 caixas de suco de maçã, distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Aeroporto de Caxias do Sul volta a operar com aeronaves de grande porte


Licença permitirá voos como Embraer 195, da empresa Azul e Boeing 737-700, da Gol



O diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Carvalho Netto, anunciou ao final da manhã desta quinta-feira (21), que foi revogada a notificação (Notam) emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), rebaixando a categoria contra incêndio do aeroporto Hugo Cantergigani, em Caxias do Sul. Com esta revogação, estão restabelecidos os voos com aeronaves de grande porte, ou seja, o Embraer 195, da empresa Azul e Boeing 737-700, da Gol.


Carvalho destacou que foram adotadas as providências necessárias para evitar a defasagem da categoria contra incêndio do aeroporto após constatada uma pane parcial do caminhão AP2, em julho de 2012. "Não tendo ocorrido nenhum fato novo após aquela data, atribui-se a redução da categoria do aeroporto a uma falha de comunicação interna e/ou externa da Anac, a qual fora esclarecida e resolvida de ontem para hoje", explicou, ao ressaltar que em nenhum momento o aeroporto operou aquém dos requisitos de segurança operacional exigidos pelas normas aeronáuticas.


DC
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 22 de março de 2013

CARNAVAL de PELOTAS - PRESTAÇÃO DE CONTAS até dia 10 de abril


Carnaval: entidades têm até 10 de abril para prestar contas

site da prefeitura 

   A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) informa às entidades carnavalescas que o prazo para prestação de contas referente à subvenção de participação no Carnaval de Rua de Pelotas 2013 termina dia 10 de abril. 

As entidades que não conseguirem cumprir este prazo devem solicitar formalmente, por meio de seu representante legal, a prorrogação por mais 30 dias.        
  
A documentação deve ser entregue na sede da Secult, à Praça Coronel Pedro Osório, 02, das 12h30 às 18h30, aos cuidados de Fernando Keiber ou Helenice Brasil.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Argentina: Carlos Menem pode ser cassado e condenado por contrabando de armas


Rede Brasil Atual 

Comissão do Senado decide aceitar processo após condenação judicial que pode render de quatro a 12 anos de prisão

A Comissão de Assuntos Constitucionais do Senado da Argentina parece prestes a remover o escudo que há quase 15 anos protege o senador Carlos Menem, ex-presidente da República, acusado por uma série de delitos de corrupção. Ontem (20) abriu-se o caminho para a abertura de uma comissão especial que vai analisar o caso de contrabando de armas ao Equador e à Croácia, esquema que vigorou entre 1991 e 1995 e pelo qual o político de La Rioja é apontado como co-autor.

O que permitiu que finalmente se rompa o cerco de proteção a Menem foi a mudança de posição da bancada ligada à presidenta Cristina Fernández de Kirchner. Desde que deixou a Casa Rosada, o político aposta em manter um cargo eletivo para assegurar-se foro privilegiado e em fidelidade ao Executivo como forma de blindar-se. Mas, agora, a pressão da União Cívica Radical e da Frente Ampla Progressista levou o kirchnerismo a permitir, em abrir, a abertura de uma investigação.

No último dia 8, a Câmara de Cassação, órgão do Poder Judiciário, confirmou que enxerga Menem como participante do esquema de contrabando montado durante seu período na presidência da República. O caso agora será remetido de volta ao Tribunal Penal Econômico, responsável pela acusação inicial, para que sejam fixadas as penas, que podem variar de quatro a 12 anos de reclusão. 

“Esta Casa não pode permanecer indiferente frente a uma condenação, de nenhuma maneira pretende arrogar-se propriedades da Justiça, mas sim tem poderes disciplinares que deve exercer quando claramente esta instituição está sendo violada”, diz o projeto apresentado pelo líder da bancada radical, José Cano.  Em paralelo, a Frente Ampla pede a cassação do mandato de Menem por “impossibilidade moral”, mecanismo previsto na Constituição e que exige os votos de dois terços dos parlamentares. 

Segundo a decisão judicial, Menem assinou conscientemente decretos fraudulentos. No caso do Equador, o documento dizia que as armas seriam enviadas ao Panamá, que na época vivia sob intervenção dos Estados Unidos e, portanto, não poderia ser o destino da mercadoria, enviada à nação sul-americana para que as utilizasse na guerra contra o Peru. Um dos agravantes é que a Argentina era mediadora do conflito.

Já em relação à Croácia Menem desrespeitou a resolução das Nações Unidas que proíbe a venda de armamentos a países em guerra. O decreto presidencial dizia que os equipamentos seriam enviados à Venezuela. Inicialmente, a defesa do ex-presidente alegou que ele não tinha conhecimento deste desvio de rota, mas a investigação provou o contrário.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

MEC quer zerar nota de texto do Enem com brincadeira


Nos últimos dias, foram divulgadas redações com brincadeiras no meio do texto. Um candidato colocou uma receita de Miojo e outro transcreveu o hino do Palmeiras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai mudar o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para punir candidatos que coloquem brincadeiras na redação. O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), defende a anulação dos textos para esses casos.

Nos últimos dias, foram divulgadas redações com brincadeiras no meio do texto. Um candidato colocou uma receita de Miojo e outro transcreveu o hino do Palmeiras. Apesar disso, conseguiram notas consideradas altas: 560 e 500, respectivamente.

De acordo com o Inep, as regras atuais para a redação não contemplam punições a casos como esses. No entanto, um dos critérios para que uma redação seja zerada é a fuga ao tema.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PROBLEMA PARA GESTÃO URBANA RESOLVER


O caso da Avenida Bento Gonçalves em Pelotas/RS

Neste processo de para-formalidade, onde o 'informal' e o 'formal' se cruzam, dando novas configurações ao espaço, temos no caso da Avenida Bento Gonçalves, também a observação de uma 'territorialização' local, a qual, de acordo com os horários, muda seus fluxos e suas dinâmicas, dando vazão a novas formas e funções deste(s) espaço(s).

PROBLEMAS NA GESTÃO DA CIDADE E MOBILIDADE URBANA 
Neste (relativamente curto) trecho, de aproximadamente 1.500 metros, da Avenida Bento Gonçalves, pode ser feita a contagem de no mínimo 25 trailers de fast/junk food fixos ao canteiro da Avenida, espaço público do município.


"Para-formalidade é o conceito de aproximar as ecologias urbanas às frestas da contemporaneidade, ou seja, o 'para-formal' habita o 'entre' a 'formalidade' e a 'informalidade' existente nos territórios da cidade..." 

Neste sentido, observa-se, no caso da cidade de Pelotas/RS, um (tradicional) fenômeno de ocupação do espaço (público), num movimento de transgressão às normativas urbanísticas, anteriormente, definidas. O território até então desocupado, no momento de uma (nova) apropriação (muitas vezes irregular), ganha novas formas e funções (mesmo que temporariamente), seja por meio das vendas de ambulantes, arte e manifestações culturais ou ainda "trailers", que comercializam Fast e/ou Junk food.

Estes mesmos trailers, em sua maioria, surgem de demandas da comunidade local que, ao saturar o comércio regular, abrem "brechas" para que haja uma "quebra" no plano urbano formal, onde a temporária privatização do espaço público é, até certo ponto, legitimada mesmo quando não há o amparo legal para tal.




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quinta-feira, 21 de março de 2013

ÁGUA DESPERDIÇADA POR ANO - R$ 10 Bi


Brasil desperdiça mais de R$ 10 bilhões por ano com perdas de água

Estudo realizado por ONG e pela USP indica que ganho de eficiência é vital para a saúde financeira das empresas de saneamento básico e universalização do serviço no país

 Mais de 37% de toda a água que circula pelas adutoras do Brasil, abastecendo casas e indústrias, não traz nenhum retorno financeiro às empresas públicas e privadas responsáveis por coletá-la, tratá-la e distribui-la aos consumidores do país. Seja porque a água se esvai em encanamentos defeituosos, seja porque é subtraída da rede por ligações irregulares, as perdas acarretam um prejuízo anual de no mínimo R$ 10 bilhões aos operadores do sistema. O vazamento de recursos, além de agravar a situação escassez hídrica vivida pelo país, dificulta novos investimentos em saneamento básico e impede que esse serviço essencial chegue a todos os brasileiros.

Essa é a principal conclusão de um estudo divulgado hoje (19) na capital paulista pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, vinculada à Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa compilou dados oficiais do Ministério das Cidades, Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sobre tratamento, distribuição e perdas de água nas cinco regiões do país. Os números também apontam o nível de investimento em saneamento básico, o custo de produção da água tratada e as tarifas cobradas em cada estado e nas 100 maiores cidades brasileiras.

De acordo com os autores do estudo, as perdas de água podem ser vistas de duas maneiras. A primeira diz respeito às perdas físicas, também conhecidas como desperdício: quando a água escorre pelo ralo ou buracos no encanamento sem qualquer utilização. O segundo tipo são as perdas financeiras, ou seja, quando a água é distribuída pelas empresas mas acaba não sendo cobrada – caso dos "gatos" na rede, erros de medição ou inexistência de hidrômetros. "Não existem dados confiáveis sobre perdas físicas no Brasil, que na realidade é nosso objetivo: saber quantos litros de água o país perde. Mas não é possível medir isso", atesta Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil. "Por isso, as associações internacionais consideram que a perda por faturamento é a que mais se aproxima do número real do desperdício, já que o maior responsável pelas perdas financeiras das empresas é o vazamento."

Ranking

DILMA não aprendeu a lição do Papa Francisco

Papa prega a humildade e nenhuma ostentação - Dilma resolveu desobedecer

Dilma dispensa embaixada e se hospeda em hotel com diárias de até R$ 10 mil

Presidente optou por estadia com dinheiro público alegando que embaixada estava desocupada

A presidente Dilma Rousseff dispensou se hospedar na Embaixada do Brasil em Roma durante visita para acompanhar a primeira missa do papa Francisco. Ela preferiu se hospedar junto à sua comitiva, que ficou em 25 quartos de um hotel de luxo na capital italiana. A reportagem entrou em contato com a Presidência, mas até agora não obteve resposta sobre o motivo da decisão



A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, disse nesta quarta-feira (20) à Agência Brasil que a comitiva da presidente, no Hotel Westin Excelsior, na Via Veneto, em Roma, ocupou 25 quartos e não 52, como foi publicado na imprensa.

Em geral, os presidentes da República ficam hospedados na residência oficial da Embaixada do Brasil, no centro histórico de Roma. Em 2005, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou hospedado no local para participar das cerimônias do enterro do papa João Paulo 2º.

A presidente viajou acompanhada pelos ministros Antonio Patriota, Helena Chagas, Aloizio Mercadante (Educação) e Gilberto Carvalho (Casa Civil), além de assessores e seguranças. Dilma chegou no domingo (17).

A presidente e sua comitiva ficaram três dias na Itália. Dilma participou da cerimônia que inaugurou o pontificado do papa Francisco. Hoje, ela se reuniu com o papa por cerca de meia hora, no Vaticano. Em seguida embarcou de volta ao Brasil.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

MENOR VAI À PRISÃO PERPÉTUA

Adolescente é condenado a prisão perpétua nos EUA por matar três em escola

O jovem americano foi condenado a prisão perpétua sem possibilidade de condicional por matar três estudantes em um ataque a uma escola de ensino médio 

 Um adolescente de Ohio, nos Estados Unidos, foi condenado a prisão perpétua sem possibilidade de condicional por matar três estudantes em um ataque a uma escola de ensino médio numa pequena cidade a leste de Cleveland. O juiz que cuida do caso disse que ele não sente remorso pelos crimes.


T.J. Lane, de 18 anos, que também feriu outros três estudantes no ataque na cafeteria da escola, usou uma camiseta com a palavra "killer" (assassino) durante o anúncio da sentença.

Lane sentou-se encarando os familiares das pessoas contra as quais ele disparou e fez uma breve declaração profana. Ele então fez um gesto obsceno aos familiares das vítimas antes de o juiz David Fuhry, do condado de Geauga, pronunciar a sentença.

 O adolescente declarou-se culpado de todas as acusações que pesavam contra ele no dia 26 de fevereiro, um dia antes do aniversário de um ano do ataque na Chardon High School. Ele foi indiciado como um adulto, mas como tinha 17 anos à época do ataque, não podia ser condenado à morte.

O juiz Fuhry disse que as análises da Corte mostraram que Lane inventou uma doença mental e, em vez disso, era um estudante brilhante que se formaria antes do previsto no ensino médio. Segundo o juiz, também mostraram que ele planejou o ataque por um longo período e então o executou.

Lane matou Demetrius Hewlin, de 16 anos; Russell King Jr., de 17; e Daniel Parmertor, também de 16. Uma das três feridas por ele ficou paralisada da cintura para baixo.

 Promotores disseram que Lane foi levado sob custódia pouco depois do ataque e rapidamente confessou ter disparado com uma pistola calibre 22 contra os estudantes.

"Esse réu nunca mostrou nenhum remorso e suas ações hoje só confirmaram o que já sabíamos há tempos", disse o promotor James Flaiz.

O ataque de Lane foi um em uma série de ataques com armas de fogo nos Estados Unidos no ano passado, que incluíram um tiroteio em uma escola de ensino fundamental de Connecticut que deixou 26 mortos, entre eles 20 crianças.

Este massacre, na cidade de Newton, gerou comoção nacional e pedidos para que o presidente dos EUA, Barack Obama, proíba armas de assalto militares e restrinja a capacidade dos cartuchos de munição.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Câmara decide aumentar cota dos deputados e criar novos cargos

CONTRADITÓRIO
Em meio à tentativa do novo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de tentar criar uma agenda positiva, a Mesa Diretora da Casa anunciou, nesta quarta-feira, um pacote de medidas que, no papel, pode gerar mais custos. 
         

A principal delas é o reajuste da chamada cota mensal de atividades parlamentares. Os recursos da cota são usados no pagamento de passagens aéreas, telefone, serviços postais, assinatura de publicações, combustíveis e lubrificantes, entre outros gastos dos deputados. Os parlamentares apresentam as notas fiscais dos serviços e são ressarcidos pela Câmara.          

Na reunião desta quarta, a segunda de Alves como presidente, a direção da Câmara definiu que um texto estabelecendo que o tamanho do aumento deverá ser apresentado nos próximos dias, pela área técnica da Casa, para que as mudanças dos valores pagos aos 513 deputados entre em vigor.          

Uma das hipóteses com maior aceitação da cúpula da Casa hoje é que o reajuste no valor seja de 12,72%, o que representaria o acumulado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2011 e 2012. A utilização de um outro índice, como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), não está descartada. Um estudo preliminar apresentado durante a reunião da Mesa aponta que caso a opção seja mesmo pelo IPCA, o impacto anual com o reajuste será de cerca de R$ 23 milhões.          

Também está em análise um aumento do auxílio-moradia, que hoje é de R$ 3.000 por mês.          

Além do aumento do benefício, integrantes da Mesa também apresentaram três projetos de resolução, prevendo a criação de 44 cargos comissionados que deverão ser distribuídos entre o PSD (30), a Corregedoria (8) e o novo Centro de Estudos e Debates (6). O impacto com criação dos novos cargos de indicação política será de R$ 8,7 milhões, em 2014.

Por Folhapress


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CÂMARA FEDERAL quer redução de gastos em 50%

Câmara quer cortar 50% dos gastos de hora extra com medidas de controle
Para começar a receber horas extras, os servidores efetivos terão que cumprir a carga horária mínima de 35 horas semanais

Agência Brasil

Para reduzir os gastos com o pagamento de horas extras de servidores e comissionados, a Mesa Diretora da Câmara decidiu nesta quarta-feira (20/3) endurecer as regras para registros de frequência. A estratégia inclui a instalação de mais aparelhos de ponto eletrônico para os que trabalham em Brasília.

De acordo com o primeiro-secretário, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC), a medida deve representar uma economia de aproximadamente 50% no valor gasto pela Casa com pagamento do benefício. No ano passado a Câmara pagou R$ 42,2 milhões em horas extras, e em 2011 foram gastos R$ 58,4 milhões.

Bittar informou que, para começar a receber horas extras, os servidores efetivos terão que cumprir a carga horária mínima de 35 horas semanais, enquanto os comissionados terão que ter registrado, no mínimo, 40 horas trabalhadas por semana para ter direito ao benefício.

Empresas aéreas estimam alta de 58% nos lucros em 2013


A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) estimou nesta quarta-feira (20) que a indústria deve ter lucro em 58% mais alto este ano, por conta do crescimento na demanda de passageiros e carga em mercados emergentes e com melhores prospectos para a economia
mundial.

Mas a Iata alertou que os efeitos da crise bancária no Chipre e seus efeitos na estabilidade do euro podem reverter a tendência de alta nas receitas totais da indústria.

A associação, que representa cerca de 80% das empresas aéreas globais, disse que espera um lucro líquido de US$ 10,6 bilhões em 2013, ante uma previsão anterior de US$ 8,4 bilhões e bem acima dos US$ 6,7 bilhões atingidos em 2012.

"Ante um cenário de otimismo melhorado para as perspectivas econômicas globais, a demanda de passageiros tem sido forte e mercado de carga está começando a crescer novamente", disse o diretor-geral e executivo-chefe da Iata, Tony Tyler, em uma entrevista coletiva.

Liderando no quesito de crescimento absoluto de receita, baseado em dados do primeiro trimestre, estão empresas aéreas da região Ásia-Pacífico, onde o mercado de viagens domésticas na China está crescendo rapidamente, disse o economista-chefe da Associação, Brian Pearce.

No geral, espera-se que as receitas da indústria cheguem a US$ 671 bilhões neste ano, US$ 12 bilhões a mais que na previsão anterior feita no fim de 2012, e ante US$ 637 bilhões em 2012.

Mas os custos, principalmente relacionados a combustível, também devem subir em US$ 9 bilhões a US$ 10 bilhões, segundo a Iata.

O órgão disse que o tráfego de passageiros deve crescer em 5,4% comparados com a previsão anterior de 4,5% e o aumento de 5,3% em 2012.

O segmento de cargas, que viu uma queda de 1,5% no ano passado, deve ter alta de 2,7%, 1,3% acima da previsão feita em dezembro.

(Com Reuters)


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ADES - jovem queimou a boca ingerindo suco da marca

Advogada diz que jovem queimou a boca com suco Ades em Ribeirão
'' O líquido chegou a corroer o fundo de uma panela de alumínio durante um teste preliminar, alegou a advogada. “O ácido corroeu o fundo da panela, na hora borbulhou. (...) Acreditamos que seja soda cáustica.”

Polícia Civil investiga lesão causada por consumo de bebida de maçã.
Empresa não comenta caso, mas diz que problema é restrito a 96 unidades.


Um adolescente de 17 anos de Ribeirão Preto(SP) queimou a boca ao consumir um suco de maçã da Ades, segundo uma das advogadas de sua família, Renata Moreira da Costa. Ela alega que o jovem chegou a colocar a bebida na boca e a cuspiu antes de engolir, logo que sentiu ardência na mucosa na noite de 7 de março, uma semana antes de a Unilever Brasil – fabricante responsável – anunciar o recall de um lote de embalagens de 1,5 litro que teria suco misturado com produto de limpeza. A Unilever informou que não comenta casos específicos, mas informou que o problema só existe em 96 unidades produzidas em Pouso Alegre (MG).

quarta-feira, 20 de março de 2013

GUERRA DO IRAQUE - 10 anos depois

Guerra no Iraque começou há dez anos

Frederico Moreno -RTP

A guerra no Iraque teve início a 20 de março de 2003, há precisamente dez anos. O conflito começou depois de uma cimeira na Base das Lajes, nos Açores, juntando os líderes dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Portugal.


O argumento que esteve na base da invasão do Iraque foi a suspeita de que o regime iraquiano possuía armas de destruição em massa. Porém, nunca foram encontradas. Milhares de vidas foram perdidas em 3200 dias de guerra no Iraque.

Os EUA já gastaram com tudo cerca de U$ 2,2 trilhões até hoje.

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PLANO DIRETOR 3 em debate na Câmara Municipal

Legislativo debate revisão do 3º Plano Diretor de Pelotas

Nesta quarta-feira, 20/03, a Câmara Municipal de Pelotas, atendendo a proposta dos vereadores Antonio Peres, Toninho (PSB) e Ivan Duarte (PT), abre espaço para o debate em torno da revisão do 3º Plano Diretor de Pelotas.

O encontro está marcado para as 19h no plenário da Casa do Povo. Conforme legislação a Prefeitura, após cinco anos, deve revisar e atualizar o diploma.O Plano Diretor trata-se de um documento importante para o desenvolvimento do Município. É a referência normativa entre o cidadão e as ações de mobilidade urbana na cidade. Através desta certidão, por exemplo, é possível apontar em quais espaços e para onde é possível o crescimento de Pelotas com a construção de novos condomínios habitacionais. O plano diretor é responsável também pelo uso do espaço público com regramento para colocação de outdoors, publicidade de lojas no calçadão entre outras ações necessárias para o progresso correto da cidade. As normas especificadas também dizem respeito às intervenções em bairros e vilas.O 3º Plano Diretor foi organizado pelo Legislativo, na época a comissão foi capitaneada pelo engenheiro arquiteto e ex-vereador da casa Paulo Oppa Ribeiro (PT). O objetivo do encontro é reunir todos os setores da sociedade envolvidos no projeto a fim de qualificar e atualizar as iniciativas apontadas no documento.A Câmara deve formar uma nova comissão para auxiliar e acompanhar nas alterações do plano.




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

STF encaminha para abril o caso dos royalites


STF analisa Lei dos Royalties em abril, e Senado tem nova PEC sobre recursos do petróleo

Ministra Cármen Lúcia afirma que vai precisar de algumas semanas para levar o assunto ao plenário; na Câmara, audiência pública cobra destinação de recursos do petróleo para a educação

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Relatora das quatro ações de inconstitucionalidade contra a nova Lei dos Royalties do Petróleo, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou hoje (19) que só levará os processos para análise do plenário em abril, depois do feriado da Semana Santa.

Segundo a ministra, não será possível colocar os processos na pauta desta semana porque a decisão de ontem ainda não foi publicada. Além disso, ela julgou apenas uma das quatro ações e precisa analisar os outros pedidos. Assim como o Rio de Janeiro, também há questionamentos do Espírito Santo, de São Paulo e da Assembleia Legislativa fluminense. “São quatro ações, tenho que levar todas juntas. Só uma tem 150 laudas só de petição inicial”, disse a ministra. “Estou trabalhando nelas, vou trabalhar na semana que vem e liberar logo. Pretendo terminar a Páscoa com isso pronto e liberado para os ministros, é muito material”, completou.

SUS gasta R$ 500 milhões com doenças decorrentes da obesidade


Um quarto dos gastos públicos vai para a cobertura das complicações trazidas pela obesidade mórbida, a que mais avança entre brasileiros. Governo anuncia medidas de prevenção, cuidados e reabilitação

Por: Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual

 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje (19) medidas para a prevenção da obesidade, bem como para o cuidado integral e reabilitação, por meio de cirurgia, de pessoas com a forma grave da doença – a chamada obesidade mórbida, a que mais cresce entre os brasileiros. Dados de uma pesquisa recente da Universidade de Brasília (UnB) para avaliar o impacto das doenças associadas ao excesso de peso (diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer) no sistema público de saúde revelam que o SUS gasta todo ano cerca de R$ 500 milhões com essas despesas. E que os gastos no tratamento da obesidade mórbida e suas complicações consomem 25% desse valor. As finanças pessoais também são duramente afetadas. Estima-se que os gastos com saúde de um obeso mórbido sejam até 60 vezes maior que os de uma pessoa obesa, mas sem gravidade

Um levantamento do Ministério da Saúde feito em 2011 revelou que a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8% entre 2006 e 2011. E a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2009 apontou que 21,7% dos brasileiros que têm entre 10 e 19 anos apresentam excesso de peso, sendo que em 1970 esse índice era de 3,7%. Conforme os dados, 1,14% das mulheres e 0,44% dos homens apresentam obesidade grave, o equivalente a 0,8% da população. Ao todo, 14,8 milhões de brasileiros são obesos – correspondente à metade dos obesos dos Estados Unidos.

Entre as ações apresentadas estão o aumento do número de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em todos os municípios brasileiros; a ampliação da rede de hospitais credenciados para a realização de cirurgia bariátrica pagas pelo SUS; o aumento na tabela de reembolso de exames pré-operatórios; a inclusão de  procedimentos para o acompanhamento da saúde do paciente até um ano e meio depois da cirurgia; e o estabelecimento de novos critérios, como idades máxima e mínima e a necessidade de avaliação de pelo menos dois especialistas sobre o custo/benefício do procedimento cirúrgico para a saúde e bem estar da pessoa obesa. Em 2012 foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde mais de 6 mil cirurgias bariátricas, ao custo total de R$ 32 milhões.

"O pior caminho para tentar enfrentar a obesidade é culpar o indivíduo. Temos de oferecer políticas e novas condições para o enfrentamento", disse Padilha, destacando que o ganho de peso é maior entre as camadas da população de menor renda e escolaridade. “Não esperamos que o obeso mórbido volte a recuperar seu peso normal, mas oferecer a ele novas possibilidades de vida, com acesso à atividade física e cuidados que impeçam o avanço da doença e a necessidade de uma cirurgia bariátrica.”

Segundo o ministro, há diversas ações em curso para impedir o avanço da obesidade e suas complicações. Ele destacou a prevenção à obesidade na infância e na adolescência, que têm o excesso de peso como o principal problema de saúde, por meio do programa Saúde na Escola. Em 2012 o programa chegou a 1900 municípios, aumentando neste ano para 3900, com mais de 42 mil escolas participantes. A ideia agora é envolver as creches. Padilha mencionou ainda as academias da saúde como estratégia preventiva.

Presente ao anúncio das medidas, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, gestor da área em Maringá, no Paraná, contou que no município são estimuladas iniciativas como cursos de culinária saudável e hortas comunitárias orgânicas. E que há dois módulos das academias da saúde. Com 50 quilos a menos devido a uma cirurgia bariátrica, ele chama a atenção para o fato de os custos do tratamento serem muito mais altos quando a doença está instalada. “Por isso temos que prevenir a obesidade, proporcionar condições para a prática de atividade física e para a redução da obesidade, do colesterol tabagismo e demais fatores de risco para o aparecimento do diabetes e doenças cardiovasculares”, disse o secretário.




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Marcola quer horário de atendimento dos médicos em site da Prefeitura


O vereador Marcola quer que a Prefeitura de Pelotas faça a publicação, em seu site oficial, dos horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, a quantidade de fichas de atendimento disponibilizadas à população, bem como o horário de atendimento dos médicos nas referidas U.B.S.

Para Marcola, a ampliação da divulgação das ações do Poder Executivo através de publicações no site oficial da Prefeitura, vai facilitar a vida de milhares de pelotenses, que passarão a ter acesso a esses dados. Mas o vereador salienta que essas informações devem ser apresentadas de forma simples, com a utilização de recursos de navegação intuitiva, sem necessidade de senhas, e que o conteúdo técnico seja precedido de texto introdutório e acompanhado de nota explicativa, na forma de dicas na tela. Dessa forma, pretendemos contribuir para o fortalecimento da democracia, além de aprimorarmos a qualidade das informações postas à disposição dos pelotenses e desenvolver noções de cidadania, conclui Marcola. 

Milene Sarquissiano
assessora de imprensa do vereador


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Associação LGBT se manifesta sobre discussão na Câmara de Vereadores


De acordo com a denúncia registrada pelo vereador Ricardo Santos (PDT), o colega Anderson Garcia (PTB), teria utilizado a tribuna para ofender a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros de Pelotas

Por: Osiris Reis
osiris@diariopopular.com.br 

O incidente envolvendo os vereadores Ricardo Santos (PDT) e Anderson Garcia (PTB) na manhã desta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Pelotas, repercutiu na sociedade. De acordo com a denúncia registrada pelo vereador pedetista, o colega do PTB teria utilizado a tribuna para ofender a comunidade LGBT. Nos próximos dias, Santos deve dar prosseguimento à representação na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar. O trabalhista nega a acusação e afirma que teria sido mal interpretado.


A Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros da cidade se manifestou através de uma nota pública, assinada pelo presidente em exercício, Vladmir Costa.

Confira a nota na íntegra
A Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros de Pelotas vem a público manifestar seu repúdio pela manifestação preconceituosa e discriminatória com que o vereador Anderson Garcia tratou o vereador Ricardo Santos no plenário da Câmara Municipal, durante a sessão do dia 19 de março de 2013.

Em nome do Movimento LGBT de Pelotas reafirmamos nosso apoio ao parlamentar que representa de maneira digna a comunidade LGBT no Legislativo e rejeitamos a maneira ofensiva com que o vereador Anderson Garcia se manifestou, amplamente divulgada pela TV Câmara.

Nós, Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, exigimos respeito às nossas escolhas pessoais e individuais, e também exigimos respeito ao cargo público do vereador Ricardo Santos, que tem sido um digno representante do povo pelotense na Câmara Municipal.

Conselho Municipal
Também nesta terça foi à apreciação do plenário pela primeira vez o projeto de lei n° 1556/2013, que institui o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, com vistas ao atendimento das necessidades da população LGBT do município.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Cepers realiza manifestação pelas ruas de Pelotas


Grupo foi recebido pelo coordenador da 5° Coordenadoria Regional de Educação

Por: Marina Barros
marinabarros@diariopopular.com.br 

"São Pedro está a favor do Tarso"
A ironia foi usada pelo líder do movimento do Centro de Professores do Estado Rio Grande do Sul (Cpers), Antônio Andreazza, ao incentivar a movimentação dos educadores pelas ruas de Pelotas na tarde desta terça-feira (19), quando muita chuva atrapalhou a saída dos manifestantes. O grupo que se uniu em frente à sede do Sindicato localizada na rua 15 de Novembro realizou uma caminhada em direção à 5° Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para e entrega de um documento listando suas reivindicações. A movimentação pacífica contou com cartazes e um carro de som que repetia a listagem de pedidos do grupo.

Segundo Andreazza, a principal luta do Sindicato ainda é pelo pagamento do piso aos professores. "Não vamos abrir mão de receber o piso nacional, a lei determina que devemos receber este pagamento". No documento foi levantada também a promoção de carreiras dos educadores. "O governo não efetiva as promoções desde 2002 no Estado", afirmou o representante.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Emílio Santiago morre aos 66 anos, no Rio


O cantor Emílio Santiago, de 66 anos, morreu na manhã desta quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 7 de março no Hospital Samaritano, em Botafogo, depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, quando não há hemorragia.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

O TARADO DA ESQUINA ... tem pra tudo

Flagrado com uma câmera na mão na XV com D. Pedro II ...kkk

terça-feira, 19 de março de 2013

Arthur Virgílio ameaça deixar o PSDB

Prefeito de Manaus Artur Neto ameaça deixar o partido
“Apenas estou esperando, nesse episódio do ICMS, coerência e sobriedade do meu partido. Se votarem contra a diferenciação do ICMS, não vou nem discutir, vou mandar minha desfiliação e está acabada a conversa”, disse Artur

O prefeito de Manaus Artur Neto (PSDB), um dos mais importantes nomes tucano da política nacional, ameaçou nesta segunda-feira (18/03), deixar o partido caso a legenda vote contra a Zona Franca de Manaus no projeto que trata da unificação do ICMS interestadual no Congresso Nacional. 

O PSDB possui, atualmente, 48 deputados em exercício na Câmara Federal e 12 senadores e constitui a terceira maior força política no Congresso Nacional, perdendo apenas para PT e PMDB.

“Apenas estou esperando, nesse episódio do ICMS, coerência e sobriedade do meu partido. Se votarem contra a diferenciação do ICMS, não vou nem discutir, vou mandar minha desfiliação e está acabada a conversa”, disse Artur.

O tucano mirou ataque contra o colega tucano Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, Estado que é contra a vantagem que o Amazonas possui no atual projeto sobre o ICMS. “Não dou mais confiança de falar com o Alckmin. [...] Ele que faça o que quiser fazer da vida dele”, disse o prefeito.

Projeto

Os Estados do Sul e do Sudeste se articulam para promover mudanças nos projetos que o governo enviou à Câmara e ao Senado para levar adiante a unificação das alíquotas interestaduais de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A informação foi publicada no último dia 11 no site do jornal Valor Econômico.

Uma das reivindicações deles será quanto ao fato de que o Estado do Amazonas, por conta da Zona Franca de Manaus, e o Mato Grosso, em função do gás natural, receberam tratamento diferenciado por parte do Governo Federal, visto que os dois estados manterão a alíquota de 12%, enquanto os demais estados da federação ficarão com uma alíquota unificada em 4%, no prazo de 12 anos.

Na Resolução que trata desse assunto e que será apreciada pelo Senado, há dois tipos de alíquota atualmente cobradas referente ao ICMS interestadual: 12% e 7%. Além disso, o governo enviou para essa Casa uma Medida Provisória (nº 599, de 2012) que cria os fundos de compensação e de desenvolvimento regional, e um projeto de lei complementar que altera o indexador das dívidas de Estados e municípios com a União – hoje indexada pelo IGP-D, o qual passará para o IPCA.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."