Pesquisar aqui

sábado, 14 de junho de 2014

'' CARNE DE ONÇA '' É PRATO TÍPICO PARANAENSE PARA TURÍSTAS

'Carne de Onça' une gastronomia de diversos países no mesmo petisco
Prato típico dos bares de Curitiba deve atrair atenção dos turistas na Copa.
Origem do nome do prato é cercada de lendas urbanas na cidade.

Servida há pelo menos 50 anos nos botecos e restaurantes de Curitiba, a tradicional “Carne de Onça” deve ser o petisco campeão de vendas aos turistas que passarão pela cidade durante outra competição – a Copa do Mundo. As receitas da iguaria variam entre chefs e estabelecimentos, de forma que a única unanimidade referente ao prato é a garantia de que a carne servida crua não é do felino em extinção, mas bovina.

A origem do nome é cercada de lendas urbanas, que vão dos boatos sobre a matança de onças até mera brincadeira entre torcedores de times rivais. A mais recorrente delas, e talvez a mais compreensível, é a que atribui o nome ao “bafo de onça” que os consumidores ostentam após consumirem o prato – fortemente carregado na cebola e no alho. Mas se aparentemente essa característica pode afastar alguns estômagos mais sensíveis, outras peculiaridades jogam a favor do time da Carne de Onça.

Em época de encontro de nações no Brasil, a Carne de Onça simboliza, como poucos pratos, a mistura entre gastronomias de diversos países. Dependendo da forma como é preparada, a receita pode lembrar o Hackepeter, para os alemães; o Steak Tartare, para os franceses; ou ainda o tradicional quibe cru, para quem preza pela gastronomia do mundo árabe. Nos botecos de Curitiba, as tendências ficam por conta da criatividade dos chefs, embora boa parte dos ingredientes seja utilizada de comum acordo.

Na Mercearia Fantinato, premiada diversas vezes como a “Melhor Carne de Onça de Curitiba”, o responsável pelo preparo é o garçom Diogo Ramiro. Ele conta que, em média, serve mais de 30 porções da Carne de Onça por noite de trabalho. “Como é um preparo rápido, eu monto o prato na própria mesa do cliente”, explica. Este método de trabalho também serve para dosar a quantidade de condimentos de acordo com o gosto daquele que tem sempre razão – o freguês.

“Tem cliente que prefere sem alho, ou com menos cebola. Tem gente que pede para tirar tanta coisa, que quase fica só a carne”, conta Diogo, que há dez anos serve o prato. E é justamente esse caráter democrático, além da rápida execução, que fazem da Carne de Onça uma opção em potencial para acompanhar as partidas da Copa - seja no bar, ou mesmo no conforto de casa.

Aprenda a fazer a receita:

Ingredientes:
- 100g de patinho
- Meia dose de conhaque
- Uma colher de sopa de alho picado
- Três colheres de sopa de cebola cortada em pequenos pedaços
- Oito colheres de sopa de cebolinha picada
- Sal, páprica doce, azeite de oliva e pimenta calabresa à gosto

Modo de fazer:
Em um prato, bata e espalhe a carne com auxílio de duas colheres de sopa. Espalhe o conhaque sobre a carne, para temperar e amolecer. Tempere com quantidades moderadas de sal, páprica doce e pimenta calabresa – sem misturar. Coloque o alho e a cebola, espalhe sobre a superfície, e acrescente três colheres de cebolinha. Cubra a porção, pelo menos uma vez, com azeite de oliva. Agora misture bem todos os ingredientes, para espalhar o tempero por toda a porção. Após a mistura, ajeite a carne no prato como preferir, e cubra com o restante da cebola para decorar a Carne de Onça – que está pronta.


A dica de Diogo é servir a Carne de Onça com broas pretas, manteiga, e mostarda escura. Para acompanhar, sem dúvidas, cerveja bem gelada.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

CINEMA - ' A CULPA É DAS ESTRELAS '

Shailene Woodley, de ‘A Culpa É das Estrelas’, sensualiza em capa de revista

Em entrevista à 'Vanity Fair', ela fala sobre ter sido cortada do último 'Homem-Aranha' e que quase desistiu de ser atriz 

Com as pernas à mostra e sem economizar no decote, Shailene Woodley, protagonista de A Culpa É das Estrelas, sensualizou na capa da edição de julho da revista americana Vanity Fair. Em alta por causa da saga infantojuvenil Divergente e pela adaptação do best-seller de John Green, a atriz falou sobre quando foi cortada do longa O Espetacular Homem-Aranha 2 e que quase desistiu da carreira de atriz após filmar Os Descendentes (2011).
“Por alguns momentos eu pensei: ‘Meu Deus, eu estava tão ruim assim? Por que me cortaram? O que as pessoas vão pensar?’”, conta Shailene à publicação sobre quando soube que sua personagem Mary Jane Watson não faria mais parte da história do novo filme do Homem-Aranha. A atriz, no entanto, se acalmou no dia seguinte. “Sou uma pessoa muito espiritual, então consigo simplesmente sentar e acreditar que tudo acontece por uma razão, mesmo que meu ego não goste”, diz.

Antes do episódio com o herói aracnídeo, Shailene também conta que os elogios recebidos por sua atuação no filme Os Descendentes, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante, a levaram a uma crise típica de adolescente, que quase fez a jovem desistir da carreira. “Alguém me disse: ‘Eu mal posso esperar para ver o que você vai fazer depois’ e eu entendi isso como uma pressão, de que eu teria que viver à base das expectativas de outra pessoa”, diz.

Um dos responsáveis por sua permanência em Hollywood foi justamente seu companheiro de set no filme, George Clooney, a quem ela considera um "anjo" em sua vida. “Shailene pode fazer o que ela quiser”, conta o ator à publicação. “Se ela quiser ser uma estrela de cinema, ela pode. Se quiser mudar o mundo, ela vai. Seu talento e simpatia andam de mãos dadas”.

EM PELOTAS - CÂMARA QUER RESPOSTAS DO EXECUTIVO

Respostas a pedidos de informações são analisadas na Câmara

Até o início da próxima semana, a Câmara divulgará o resultado de ação administrativa em que estão sendo analisadas as respostas aos pedidos de informação encaminhados pelos 21 vereadores ao Executivo desde janeiro de 2013. A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, Ademar Ornel (DEM), ao final de reunião com os demais parlamentares, na manhã de quinta-feira, 12/06.  O presidente também lamentou "a manifestação de integrantes do governo que, num momento de dificuldade do Executivo, em que não consegue responder aos pedidos de informações dos parlamentares, afirmam que a Câmara está de brincadeira. Para nós, tal atitude parece mostrar que existem interesses inconfessáveis, visando a atingir o próprio prefeito", disse Ornel.


Em debate : 

Marcus Cunha (PDT) disse que seu interesse é que "a Câmara seja respeitada e que nossos pedidos de informação sejam respondidos em 15 dias"

Já o vereador Anderson Garcia (PTB), defendeu o prefeito, e disse que o problema é que "a Prefeitura tem dificuldades"

Os documentos chegam, tem que ser enviados aos secretários para serem analisados, depois vão para os setores responsáveis, voltam aos secretários e depois ao prefeito para assinar e enviar à Câmara, "mas não vejo má-vontade do prefeito".
    
Em resposta, o vereador Marcos Ferreira (PT) disse que a Câmara "tem que cumprir seu papel. O prazo para que os pedidos de informação sejam respondidos é de 15 dias e isso não está sendo respeitado. O prefeito já foi vereador e ele sempre exigiu o cumprimento da lei".
    
Ao finalizar a reunião, o presidente Ademar Ornel afirmou que o Legislativo respeita "o cargo do prefeito, porque entende que é legítimo, mas acredito deve ser exercido em consonância com os dispositivos legais".

ABERTURA DA COPA - O PRIMEIRO PASSO , DESENCONTROS, FALHAS DE PROTOCOLO E SEDUÇÃO

Abertura "esquece" exoesqueleto e destaca Jennifer Lopez

Cerimônia termina com show de Claudia Leitte em companhia de Jennifer Lopez e Pittbull. Mas o fato mais polêmico foi o pontapé dado por um jovem paraplégico ter passado de forma discreta.

Um Passo para a Eternidade

Falha de Protocolo
Um dos momentos mais esperados, porém, era o pontapé inicial de um jovem paraplégico que estava em um aparelho criado por um projeto científico do brasileiro Miguel Nicolelis. O gesto não estava citado no programa prévio da cerimônia divulgado pela Fifa à imprensa, e houve críticas no Twitter por parte de torcedores à Globo por terem perdido o chute na bola. Outra questão contestada nas redes sociais é que o jovem fez o chute na parte lateral do campo.

As Fendas de Jennifer Lopes

Claudia Leite e Jennifer Lopez cantam o tema oficial da Copa do Mundo na abertura da festa

Sem Brilho
Diferentemente dos Jogos Olímpicos, quando a cerimônia chega a durar mais de 2 horas, essa foi rápida e apenas passou pelas maravilhas da natureza, pela diversidade cultural de música e dança e pela paixão pelo futebol, fechando com um mini-show.

Desencontrados
A festa organizada pela Fifa começou ainda com os torcedores adentrando ao palco da estreia diante da Croácia. As músicas típicas e a apresentação sobre a natureza brasileira quase passaram despercebidas.

O momento de empolgação 
Este surgiu quando a bandeira brasileira apareceu no terceiro ato sobre a paixão pelo futebol com um enorme globo lembrando uma bola com as bandeiras do País.
Em seguida, a bola se abriu e Claudia Leitte surgiu de dentro cantando Aquarela Brasileira ao ritmo do Olodum. Em seguida, acompanhada por Jennifer Lopez e Pitbull, ela cantou a música oficial da Copa: “We are One” (Somos apenas Um, em português).

Ao fim da apresentação, o público aplaudiu os cantores que foi seguida no fechamento com uma música brasileira.

A FORÇA DO RÁDIO x TELEVISÃO

Pesquisa revela que, de manhã, rádio tem o dobro da audiência da TV aberta, em SP

Ilustração
Na era do smartphone, o rádio já era, certo? Erradíssimo. Uma pesquisa inédita mostra que o rádio tem o dobro da audiência da TV aberta das 6h ao meio-dia, na média de todos os dias da semana. Nessa faixa horário, o rádio tem 1,815 milhão de ouvintes por minuto na Grande São Paulo, enquanto a soma de Globo, SBT, Record e até a TV Canção Nova resulta em 886 mil telespectadores por minuto.

Os resultados surpreendentes são de uma pesquisa da Ipsos Brasil para a rádio Jovem Pan, a partir de dados do Ibope, obtida com exclusividade pelo Notícias da TV.

Na faixa das 12h às 14h, o rádio está ainda mais vivo do que de manhã, mas a TV aberta tem um salto para quase 2 milhões de telespectadores. Só as FMs de São Paulo, nessa faixa, têm 1,604 milhão de ouvintes. À noite, a TV aberta desequilibra. Entre 17h e 19h, Globo e companhia somam 5,6 milhões de telespectadores, cinco vezes a audiência do rádio (1,152 milhão).

De acordo com profissionais do rádio, a maior parte da audiência hoje vem do carro e do telefone celular, que substituiu o velho radinho de pilha. Nos transportes coletivos de SP, muita gente anda de fone no ouvido. No congestionado trânsito da cidade, o rádio do carro é um companheiro.

No FM, as emissoras mais populares dominam o ranking das mais ouvidas. A Nativa lidera, com 272 mil ouvintes por minuto na média das 6h às 19h. É seguida pela Transcontinental, Band, Top FM e Gazeta. No AM, as de notícia se sobressaem. A liderança é da Rádio Globo, com 114 mil ouvintes por minuto, seguida por Capital, Bandeirantes, Jovem Pan e Record.


Roberto Cervo Melão

Presidente

Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão

quinta-feira, 12 de junho de 2014

COPA 2014 - ALGUNS GRAMADOS NÃO ESTÃO NO '' PADRÃO FIFA ''

Gramados de sete estádios da Copa preocupam Fifa para o torneio
Estádios de Curitiba, Cuiabá, Natal, Porto-Alegre, Brasília, Manaus e Rio de Janeiro estão abaixo do esperado

Sete dos doze estádios da Copa de 2014 não apresentam condições do gramado dentro das exigências da Fifa. Os campos da Arena da Baixada, Arena Pantanal, Arena das Dunas, Beira-Rio, Mané Garrincha, Arena da Amazônia e Maracanã estão abaixo do esperado pela entidade.


Especialistas da Fifa, no entanto, dizem que os gramados não serão problema na primeira rodada da competição. A preocupação fica para as partidas seguintes, quando a grama estará mais danificada, o que pode apresentar risco de lesões nos atletas.

A Fifa ainda reclama que Beira-Rio, Arena Pantanal, Arena da Amazônia, Arena da Baixada e Arena das Dunas não obedeceram às exigências de instalarem iluminação artificial para o tramamento da grama. Esta iluminação artificial complementaria, durante a noite, a luz do sol em lugares sombreados pela cobertura dos estádios.

Arena da Baixada e Mané Garrincha ainda preferiram utilizar blocos de gramados em vez de realizar o plantio no terreno. A exigência da Fifa era pelo segundo método.

Já o Maracanã preocupa pela quantidade de jogos realizados no estádio carioca desde sua reinauguração, em 2013. Foram 90 partidas jogadas no palco da final do Mundial neste úlitmo ano.

Fonte: Gazeta Press

'' VOZ DO BRASIL '' FLEXIBILIZADA PARA A COPA


Começa período especial da flexibilização da Voz do Brasil

Prezado radiodifusor,

Nesta quinta-feira, 12, começa o período especial da flexibilização do programa A Voz do Brasil para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

As emissoras de rádio de todo o país, credenciadas ou não pelo Mundial para transmitir os jogos, estão autorizadas a levar ao ar o programa até às 22h, entre 12 de junho e 13 de julho, conforme medida provisória 618/2014, assinada pela presidente Dilma Roussef.

Para a retransmissão do programa, as emissoras de rádio devem ter atenção aos seguintes pontos:
  •  A transmissão do programa A Voz do Brasil é obrigatória;
  •  A medida provisória permite que o programa vá ao ar entre 19h e 22h;
  •  Não é necessário que o Programa tenha início na hora cheia. Pode, por exemplo, ter início às 20h30 e terminar às 21h30;
  •  O final da transmissão não pode ultrapassar as 22h;
  •  O último horário para início é, impreterivelmente, às 21h;
  •  Todas as 9.645 emissoras de rádio do Brasil podem flexibilizar o Programa;
  •  As emissoras que não transmitirem o Programa no horário entre as 19h e 22h, estarão sujeitas as sanções da Anatel, e;
  • As emissoras que não entrarem em cadeia com a EBC às 19h, deverão gravar o programa e retransmiti-lo no horário entre as 19h e as 22h.

Atenciosamente,

Roberto Cervo Melão
Presidente
Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão

A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico estatal de difusão obrigatória que vai ao ar diariamente em todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19 horas do horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio ainda em execução.

História

Programa História Hoje, da EBC, contando a história de A Voz do Brasil.

Apresentação do programa nos estúdios da Rádio Nacional de Brasília.
O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio, com a intenção de ajudar o seu amigo, colocando suas ideias para a população escutar, e assim serem a favor de seu governo.

Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luís Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938, já com o nome de "Hora do Brasil" programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 19 às 20 horas. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil". Mais tarde, o Poder Judiciário passou a ocupar os últimos cinco dos trinta minutos iniciais e o Tribunal de Contas da União, o minuto final do programa obrigatório, que vai ao ar esporadicamente.

Atualmente, os primeiros 25 minutos da Voz do Brasil são produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC Serviços), e gerados ao vivo, via Embratel, para todo o Brasil. Já os 35 minutos seguintes são pré-gravados, para inserção pela própria EBC Serviços. Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.

MUSA DA SELEÇÃO ALEMÃ É GAÚCHA

Gaúcha vira musa da Alemanha
Fernanda Schonardie é linda em qualquer lugar do mundo!
Figurinha conhecida de campanhas de cerveja, a gaúcha Fernanda Schonardie entra no clima da Copa do Mundo! A bela loira foi eleita a musa da Alemanha da Copa 2014 pelo site uol.com.br.

- Eu amei ter sido escolhida para ser musa da Alemanha, pois, afinal, sou de origem alemã por parte do meu pai - justificou a beldade.


A identificação com o futebol vem desde cedo:

- Aprendi a gostar e ver os jogos com meu pai, que é gremista de coração como eu!

Apesar de ser musa da Alemanha, Fernanda vai manter sua torcida pelo Brasil no Mundial. 

DIÁRIO GAÚCHO

POLÍCIA COMUNITÁRIA JÁ É REALIDADE EM PELOTAS

O policiamento Comunitário em Pelotas foi oficialmente lançado na manhã desta terça-feira (10/06), na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar, com a entrega de onze viaturas para os policiais que irão compor os núcleos. O programa é um novo modelo de ação da Secretaria Estadual da Segurança Pública e visa aproximar o policial com as comunidades dos bairros do município. No mesmo ato foi lançada a Patrulha Maria da Penha.

A solenidade contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública, Airton Michels, prefeito municipal Eduardo Leite, vice-prefeita Paula Mascarenhas, deputada estadual Miriam Marroni, vereador tenente Bruno, promotor de justiça Paulo Charqueiro, delegada regional da Polícia Civil, Carla Kuhn, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte, Coordenador Estadual do Programa Polícia Comunitária, coronel Júlio Cesar Marobin, comandante do 4º BPM, tenente coronel André Ottonelli Pithan, vereadores, autoridades civis e militares, representantes de entidades de classe e imprensa.

Pelotas contará inicialmente com onze núcleos, 44 policiais militares e 11 viaturas nos bairros, além de algemas, bicicletas, coletes, radiocomunicadores e pistolas, que se somarão a este investimento. 
Com o Programa o objetivo é que os agentes passem a trabalhar mais próximos da comunidade, e a partir disso, possam definir ações que auxiliarão na diminuição da criminalidade em cada uma dessas regiões. De acordo com o comandante do CRPO Sul, coronel Duarte, é extremamente importante a participação da comunidade no trabalho junto com a polícia. “Este é um programa inovador e inédito no país, mas os resultados têm de ser buscados por todos”.

A execução do Programa Polícia Comunitária em Pelotas foi possível por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Com isso, o Município repassará mensalmente os valores destinados ao pagamento de auxilio moradia aos 44 policiais participantes do programa e que formarão os 11 núcleos.

Assessoria de Comunicação Social do CRPO Sul 
Texto e Fotos - Sgt Valdeni Coutinho

COPA DO MUNDO - BRASIL x CROÁCIA TERÁ ÁRBITRO JAPONÊS

Japonês apitará estreia do Brasil na Copa
Yuichi Nishimura intermediou a derrota do Brasil ante a Holanda, na Copa de 2010

Por: Redação PLACAR

A estreia do Brasil na Copa, ante a Croácia, no dia 12, já tem o seu apitador confirmado. Será o japonês Yuichi Nishimura, de 42 anos.
Nishimura é um velho conhecido da torcida brasileira. Foi ele quem apitou o duelo entre Brasil x Holanda, pelas quartas de final da Copa de 2010. 

Naquele jogo, ele não poupou o volante Felipe Melo, expulsando-o após falta dura em Robben.

Eleito em 2012 o melhor árbitro asiático, Nishimura é apenas o terceiro japonês a apitar numa Copa do Mundo.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

''CAPITÃO DA SELEÇÃO'', EMERSON DA ROSA, É O NOVO COMENTARISTA DA COPA NA RÁDIO UNIVERSIDADE

GOLAÇO !!! 


Na manhã desta quarta-feira(11/6) o ex jogador de futebol, que também foi capitão da Seleção Brasileira de futebol, Emerson da Rosa , participou da assinatura de um contrato juntamente com a direção da Rádio Universidade , no qual irá participar, com exclusividade, nos comentários sobre a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo no Brasil. A Rádio Universidade AM 1160 Khz, que tem uma marca forte e consagrada no futebol de toda a Zona Sul do estado gaúcho, qualifica ainda mais, para seu público ouvinte, o trabalho dentro do seu jornalismo esportivo. 

Emerson é o responsável pelo trabalho realizado no Fragata Futebol Clube , com a principal finalidade de ser um projeto social na geração de novos atletas do futebol, mas alicerçado em toda uma educação de jovens para um futuro momento de vida. Este projeto receberá o apoio da RU 1160AM em sua divulgação e demais etapas de crescimento em benefício da comunidade de Pelotas e pelo estado.

Nas imagens , registradas por Bruno Halpern Silveira, o momento da divulgação oficial deste contrato no programa Futebol On Line , com Beto Vetromille.

Seja bem vindo, Capitão!

NINTENDO REVELA BONECOS FÍSICOS PARA GAMES

Nintendo revela linha de bonecos físicos para games do Wii U

ALEXANDRE ORRICO - Folha
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES


Amiibo é a investida da Nintendo no mercado de bonequinhos físicos para serem usados em games, como nas franquias "Skylanders", da Activision e "Infinity" da Disney.

As estátuas em miniatura vão funcionar inicialmente com o game "Smash Bros.", jogo de luta da companhia. Basta tocar a base dos bonecos no controle do Wii U para que o personagem apareça no game.

A Nintendo Direct desta terça-feira (10), evento digital da empresa que ocorreu durante a feira de games E3, mostrou bonecos da Samus (da série "Metroid"), Link ("Zelda") e de Mario e sua trupe.

Os Amiibos também vão funcionar com outros jogos, como "Mario Kart 8". Há também planos de tornar os Amiibos compatíveis com o Nintendo 3DS.

EVITE GAFES NO TRABALHO DURANTE OS JOGOS DO BRASIL


Hoje é dia de estréia do Brasil na Copa do Mundo. E o país, como é de tradição, deve parar para assistir ao jogo e torcer para que a equipe do técnico Felipão vença a Croácia, seu primeiro adversário. Apesar da partida estar marcada para as 17 horas, em horário comercial, boa parte das empresas deve permitir que os funcionários deixem suas funções para acompanhar o jogo no próprio local de trabalho.

Se este é o seu caso, aproveite para torcer, mas não se esqueça de que você não está na sua casa e procure conter-se! Para evitar gafes durante os jogos do Brasil, o consultor de Recursos Humanos do Grupo Somma, Antenor Toledo, dá algumas dicas. 

Confira!

1 - Qual a conduta ideal para quem trabalha nas empresas durante as partidas da seleção brasileira: participar do grupo que irá assistir aos jogos e depois retornar às suas funções ou permanecer trabalhando?
Toledo - Dependendo da empresa, poderia-se dispensar a equipe por se tratar de um evento de comoção. Neste caso, não vemos problemas em participar dos grupos que irão assistir às partidas e depois retornar às suas funções. Pode-se até criar um ambiente social desenvolvendo uma maior interação entre os funcionários.

2 - No caso de ficar trabalhando, o funcionário(a) não acabará com fama de chato ou puxa-saco do chefe?
Toledo - Devemos lembrar que há funções em que não se pode deixar o compromisso a ser cumprido para assistir aos jogos. Nos demais casos, deve-se realizar um planejamento para não acumular tarefas para o horário da partida e cumprir os prazos assumidos. Caso não seja possível e tenha que ficar trabalhando, acreditamos que a fama de chato ou puxa-saco não se cria somente neste episódio. Geralmente há um histórico para se formar este estereótipo.

3 - E aqueles que forem assistir, não acabam prejudicando seu trabalho no final das contas?
Toledo - Se houver um planejamento e uma programação com parceiros, clientes e fornecedores as chances de prejudicar o trabalho são mínimas.

4 - Qual a postura correta durante as partidas? Alegre, contido, calmo? De que forma se comportar para não comprometer seu tradicional bom comportamento?
Toledo - Ao acompanhar as partidas da Copa, a alegria e o entusiasmo são comportamentos naturais, porém quando as partidas ocorrem durante o expediente, não se deve esquecer de que se está em um prolongamento do ambiente de trabalho e não em casa com amigos ou em um estádio de futebol. Portanto, deve-se ter consciência do ambiente em que está inserido e conter certas ações.

5 - Quais os riscos de assistir aos jogos do Brasil ao lado do chefe? Querer estreitar uma amizade com ele aproveitando a ocasião é uma boa idéia?
Toledo - Não vemos inconvenientes em assistir aos jogos com a equipe ao lado do chefe. Se a iniciativa de estar presente partir dele, significa que estará disposto a compartilhar as emoções junto com a equipe de trabalho. Mas não é uma boa idéia aproveitar a ocasião para estreitar a amizade com o chefe. Pode soar como inoportuno.

6 - No caso das mulheres, que normalmente tornam-se torcedoras fanáticas de futebol apenas em Copa do Mundo, qual o comportamento ideal para não ser apontada como inconveniente (aquela que só faz comentários esportivos inoportunos)?
Toledo - O comportamento ideal independentemente do sexo deve ser o de acompanhar aos jogos com bons hábitos e costumes, sem exagerar nos comentários.

Bom jogo pra todo mundo !

CANABIDIOL - ENTRE A VIDA E A LEGALIDADE

Médico desafia lei e dá derivado de maconha a pacientes

Estadão

O consultório com pacientes aboletados na antessala e uma secretária a conferir cartões de planos de saúde são cenas cotidianas na vida de William (nome fictício), um médico que há três anos protagoniza uma história clandestina de desafio à lei para trazer alívio a pessoas que, por causa de fortes dores, mal dormem ou trabalham.

Enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não decide o destino do canabidiol, componente da maconha que integra a lista de substâncias proscritas do País, William prepara artesanalmente uma solução feita com o produto e a distribui gratuitamente para pacientes que não conseguem bons resultados com tratamentos tradicionais, sejam cirurgias ou medicamentos.


Katiele Fischer com a filha Anny Fischer(foto), que tem a síndrome CDKL5, problema genético raro que causa epilepsia grave. Anny que chegou a ter  mais de 50 convulsões em uma semana, melhorou após usar o Canabidiol  (CBD) remédio que possui substância derivada da maconha. Katiele luta na  justiça para poder importar o medicamento que é proibido no país  - Sergio Lima/Folhapress

"Não foi fácil chegar a essa decisão", conta. "No início, achava que a proposta de terapia com o canabidiol era apenas uma estratégia dos interessados em liberar a maconha: seria apenas o primeiro passo", completa. Após analisar os estudos e diante do sofrimento de pacientes, narra, mudou de ideia.

O Estado localizou o médico por meio de familiares de pessoas que sofrem de dores crônicas e o entrevistou por três horas em seu consultório, em um prédio comercial, no centro de uma grande capital. Por temer sanções da Justiça, o médico pediu que não fosse identificado.

O canabidiol não tem efeito psicoativo e é apontado em estudos como alternativa também para tratamentos neurológicos, comportamentais, epilepsia grave e sintomas causados pela quimioterapia. Há espécies de plantas com menos de 1% de THC (a substância com efeitos psicotrópicos) e altos teores de canabidiol.

O médico escolheu uma espécie com essas características, a Harle Tsu, para usar. No retorno de uma viagem ao exterior feita para estudar o canabidiol, ele trouxe sementes e as plantou em casa. Hoje, William extrai a substância ativa da planta, processa e, em uma terceira etapa, acrescenta glicerina.

A primeira pessoa a usar a solução de canabidiol preparada foi a sogra. "As fortes dores, provocadas por fibromialgia, foram controladas", relata. Desde então, 40 pacientes já se trataram com canabidiol. Desse grupo, 20 mantiveram a prática. "Por diversas razões, como insegurança ou intolerância, as outras pessoas abandonaram."

O médico oferece o medicamento a poucos pacientes. "Apenas para quem não responde a outras terapias e com quem tenho uma relação de confiança", diz. Com o tempo, o cultivo da planta foi passado para amigos. "É preciso dedicação, tempo. Não conseguia conciliar."

William nota que a solução causa efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas ou diarreia, em algumas pessoas. Para tentar reduzir o problema, passou a dar a alguns pacientes o canabidiol para vaporização.

A troca beneficiou Antonio, de 57 anos, licenciado por causa de uma doença degenerativa que atinge ossos e articulações. Por seis meses, ele usou a solução combinada com um derivado de morfina, que, sozinho, não aliviava as dores. "Ficava agitado, com dor de cabeça e dificuldade para dormir." Agora, faz vaporizações. "O alívio é imediato. É um sucesso e tanto."


Receita
William não vende o produto. "Não sei quanto investi na empreitada, com viagens e pesquisas, mas não quero ganhar dinheiro dessa forma." Admite que se arrisca - pode ter problemas legais -, mas pensa no futuro. "Penso em novas estratégias terapêuticas."

A Anvisa analisa a mudança de classificação do produto. Seu uso e comercialização poderiam ser feitos sob controle. A discussão começou após familiares de crianças com epilepsia grave reivindicarem o direito de importar o produto.

Nos EUA, o canabidiol é vendido como suplemento alimentar. O relator do processo, Renato Porto, é contra a mudança. Diz que não há canabidiol puro - todos teriam algum traço de THC.

EM ÉPOCA DE FENADOCE, SHOPPING RECEBE LOTAÇÃO


Por Beto Vetromille

Foi no último domingo(08). Com o advento da Feira Nacional do Doce, em Pelotas, muitos turistas e curiosos vieram até o município para se deliciarem com as guloseimas e , talvez, fazer compras pessoais.

No shopping da cidade uma verdadeira multidão em dia de inauguração. Ao chegar, o estacionamento estava praticamente lotado de veículos, tanto que até nas laterais da pista de rolamento já haviam carros estacionados.

UMA HORA PARA VER ''MALÉVOLA''
Lá dentro, as filas do cinema para assistir a sessão das 19h 30 minutos, de ''Malévola'', demoraram quase uma hora para lotar a sessão legendada do filme, pois os poucos lugares que restavam da sala dublada foram esgotados em minutos.

NEM NO '' BOTECO'' ...
 No ''Seu Boteco'' faltou até comanda. Alguns leitores nos informaram que esperaram até 50 minutos para entrar no bar.

Portanto, nossa cidade se reveste de um momento altivo e diferenciado com o evento tradicional de sua maior característica atual - o doce.

terça-feira, 10 de junho de 2014

PREFEITO DE PELOTAS É PERSEGUIDO POR VEÍCULOS SUSPEITOS

Polícia Civil irá investigar perseguição ao prefeito
A delegada regional, Carla Kuhn, teve acesso às imagens capturadas pelo sistema de videomonitoramento e confirmou: ''Eduardo foi, sim, perseguido por dois veículos, na área Central de Pelotas''


Por: Michele Ferreira do Diário Popular

A Polícia Civil irá investigar, como prioridade, a partir de quarta-feira (11) a perseguição ocorrida ao prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), na manhã desta terça-feira (10). A delegada regional, Carla Kuhn, com quem o chefe do Executivo esteve reunido durante 36 minutos, no final da tarde, teve acesso às imagens capturadas pelo sistema de videomonitoramento e confirmou: o prefeito foi, sim, perseguido por dois veículos, na área Central de Pelotas. Até o momento, o episódio foi tipificado como perturbação da tranquilidade; uma contravenção penal. A delegada, entretanto, não descarta enquadrar o fato em um delito mais grave, como o crime de ameaça.

Os dois carros - um Gol branco e um Palio prata - pertenciam a uma locadora e já foram devolvidos. A partir de agora, então, Carla Kuhn terá condições de identificar os condutores e chamá-los a prestar depoimento. "Queremos entender que motivação levou essas pessoas a tomarem esta atitude. O prefeito sentiu-se intimidado e constrangido em sua vida pessoal".

Como ocorreu?
Eram pouco mais de 7h, quando Eduardo Leite deixou seu apartamento em direção à academia, frequentada por recomendação médica, já que possui duas hérnias de disco na coluna cervical. No trajeto o prefeito começou a desconfiar da perseguição. Ao parar o carro, derrubou qualquer dúvida: o Gol branco, com quatro ocupantes, estacionou logo atrás. Foi quando descartou a hipótese de descer e deu início à rota de despiste até retornar para casa.

A partir daí, fez contato por mensagem com seu motorista e solicitou que o buscasse. Pronto para começar o expediente na prefeitura, por volta das 8h30min, o tucano desceu para embarcar no carro oficial. Desta vez, o Palio prata voltou a segui-lo, o que só teria cessado em frente ao Paço Municipal. Ali, junto à praça Coronel Pedro Osório, o veículo teria estacionado em vaga para deficiente físico. Ao descerem, os ocupantes portavam bandeiras do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) - afirma o prefeito e publica foto no site da prefeitura.

A delegada preferiu não comentar o detalhe. "Como não cheguei a dar um zoom na imagem das câmeras, prefiro não dizer nada a esse respeito. As fotos o prefeito vai apresentar amanhã (quarta)".

Sem generalizar
Eduardo Leite lamenta os episódios, que prefere chamar de ação intimidatória, mas prefere não os relacionar com os municipários. "Não sei se são servidores. Não os reconheço. Podem ser pessoas recrutadas para intimidar o prefeito", enfatiza. E complementa: "Há apenas uma pequena ala da categoria, mais radical, que não representa a classe como um todo".

O que diz o Simp?
O vice-presidente do Simp, Tiago Botelho, explica que desde sexta-feira, grupos de servidores têm reunido-se para visitar os setores - em busca de adesão à greve - desde as primeiras horas do dia. "Se realmente eram municipários, gostaria de saber onde está escrito que é proibido acompanhar o caminho de alguém, sem impedi-lo do deslocamento, sem xingá-lo e sem colocar seu trajeto em risco, com infrações de trânsito", indagou o líder sindical.

Botelho reiterou que, caso o envolvimento de servidores se confirme, os trabalhadores estariam exercendo um direito legítimo de expressão, sem desrespeito à figura pública do prefeito.

BLOQUEADAS AS CONTAS DOS SINDICATOS DA GREVE EM SP

TRT bloqueia conta de sindicatos envolvidos com greve do metrô de SP
O desembargador considerou a greve abusiva e, no domingo, determinou o imediato retorno ao trabalho

São Paulo - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo bloqueou as contas bancárias dos sindicatos dos Metroviários e dos Engenheiros para assegurar o pagamento da multa que foi aplicada a ambos por causa da greve no metrô. A decisão é do desembargador Rafael Pugliese.


O desembargador considerou a greve abusiva e, no domingo, determinou o imediato retorno ao trabalho, estipulando multa diária de R$ 500 mil aos sindicatos em caso de descumprimento da decisão. Na semana passada, a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério já havia determinado multa no valor de R$ 100 mil por dia por causa da paralisação do metrô.

A greve dos metroviários teve início quinta-feira (5) e foi suspensa temporariamente nesta segunda-feira pelos dois sindicatos.Nesta quarta-feira, uma nova assembleia de trabalhadores do metrô decidirá se a paralisação será retomada na quinta-feira (12), dia da abertura da Copa do Mundo em São Paulo.

Do Sindicato dos Metroviários, Pugliese determinou o bloqueio de R$ 900 mil. De início, o valor pedido era R$ 3 milhões, mas, na manhã de hoje, o desembargador reviu o valor porque a greve foi suspensa na noite de ontem (9). Do Sindicato dos Engenheiross, foram bloqueados R$ 400 mil. 

O total bloqueado na conta do Sindicato dos Metroviários deve-se ao valor da multa aplicada nos primeiros quatro dias de greve (R$ 400 mil), acrescido da multa de R$ 500 mil pelo prosseguimento da greve ontem. A multa recebida pelo Sindicato dos Engenheiros é referente aos primeiros quatro dias de greve, uma vez que a categoria decidiu voltar ao trabalho domingo. Pela determinação do desembargador, caso a greve seja reiniciada quinta-feira, novos valores deverão ser bloqueados dos sindicatos.

Fonte - O Dia

CHILE : ELEVADOR EM PANE SOBRE 31 ANDARES EM 15 SEGUNDOS

SANTIAGO — Imagens do circuito interno de um prédio no Chile mostra o momento no qual um elevador com defeito cai e fere o único passageiro que estava dentro. José Vergara, de 31 anos, ficou gravemente ferido, de acordo com os jornais locais.

No vídeo, publicado no YouTube, é possível ver que o elevador começa a subir a uma velocidade muito rápida antes das portas se fecharem. Ao se dar conta do defeito, Vergara começa a apertar vários botões freneticamente, mas sem respostas. Por fim, ele chega no topo do prédio e bate no telhado do edifício.

O elevador subiu 31 andares em 15 segundos e, com o forte impacto, Vergara ficou gravemente ferido, segundo o jornal “Emol Chile”. Ele teria sofrido lesões na cabeça e nas pernas.

O acidente ocorreu no edifício “Bustamante Community Park”, que fica no bairro de Providencia, em Santiago. As obras foram finalizadas há apenas oito meses.

Assista o vídeo

CONGRESSO VOTARÁ VETOS PRESIDENCIAIS

Congresso pode votar hoje 14 vetos presidenciais
A votação estava marcada para o fim do mês passado, mas foi adiada porque não houve acordo sobre a votação dos vetos em cédula de papel.

O Congresso Nacional reúne-se hoje, ao meio-dia, para analisar 14 vetos da presidente Dilma Rousseff a projetos de lei. O principal deles é o veto total ao Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamentava a criação de municípios, estabelecendo critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito.

Ao vetar esse projeto, a presidente argumentou que as regras permitiriam a “expansão expressiva” do número de municípios no País, com aumento de despesas de manutenção de sua estrutura administrativa e representativa.

No Senado, o autor do projeto, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), apresentou outro texto (PLP 397/14) sobre o tema. O governo concorda com esse novo texto, que facilita a criação de municípios no Norte e no Nordeste. Nas outras regiões, o projeto prevê novas exigências, além de incentivos para a fusão e incorporação de municípios que se mostraram inviáveis economicamente.

O PLP 397 foi aprovado pela Câmara na semana passada, com alterações, e voltou para o Senado.

PREFEITURA DE PELOTAS ALTERA HORÁRIO DURANTE A COPA

Decreto altera horário de expediente durante a Copa do Mundo

O prefeito Eduardo Leite assinou decreto que estabelece, no âmbito da Administração Municipal, alteração no horário de atendimento ao público durante a realização dos jogos da Copa do Mundo. Conforme o decreto de nº 5.759, de 29 de maio de 2014, fica determinado que nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol, o horário de expediente das repartições públicas será prestado das 8 h às 14h.

A medida considera a realização da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de 2014, no Brasil, e a necessidade de adotar medidas que facilitem a organização e a manutenção dos serviços necessários ao bom atendimento à comunidade. 

Os serviços essenciais, prestados pela Secretaria de Saúde (SMS), Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) e Rede de Proteção da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) serão mantidos normalmente.

''LEI DE COTAS NO FUNCIONALISMO'' ENTRA EM VIGOR

Entra em vigor Lei de Cotas para negros no serviço público


Entrou em vigor hoje (10) a lei que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. A norma foi publicada no Diário Oficial da União e terá vigência por dez anos.

A reserva de vagas será aplicada sempre que o número oferecido no concurso  público for igual ou superior a três. Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Quando for constatada declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se tiver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."