Pesquisar aqui

sábado, 16 de junho de 2012

Verdade ou Mito ?


Azeite não é bom para frituras; veja 10 mitos e verdades


Um dos componentes mais aclamados da saudável dieta mediterrânea é o azeite de oliva. Apesar da fama, nem tudo que se diz sobre ele é real. Confira abaixo 10 mitos e verdades, listados pela nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

Azeite é melhor do que óleo de soja para frituras: mito
Para frituras, deve-se utilizar óleos predominantemente poli-insaturados, como o de girassol ou milho, que são mais saudáveis que gorduras animais (como banha) e mais baratos do que os monoinsaturados, como o azeite. Esse, além de caro, ao ser esquentado, perde todas as suas propriedades benéficas.

Azeite perde as propriedades ao ser aquecido e se torna gordura ruim: verdade
Toda gordura quando exposta a altas temperaturas sofre oxidação. Portanto, o azeite pode perder suas propriedades se for aquecido em temperaturas elevadas. O ideal é utilizá-lo no fim das preparações.

Azeite é saudável: verdade
A sua composição é rica em ácidos graxos monoinsaturados (como o ácido oleico) e baixa em saturados, o que favorece o controle do colesterol, equilibrando o colesterol "mau" (LDL) e aumentando o "bom" (HDL). Também fornece ácidos graxos poli-insaturados essenciais, que o organismo humano não pode sintetizar, além de antioxidantes, como os polifenóis, capazes de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

Azeite ajuda a emagrecer: mito
O azeite, como qualquer outra gordura, não ajuda no emagrecimento.

Posso comer azeite à vontade: mito
Não existe uma recomendação específica para o consumo do azeite, mas sim para o das gorduras como um todo. A diária, partindo de uma dieta de 2 mil calorias, é de que não ultrapasse 30% (65 g), lembrando que como fonte de gorduras também estão óleos, chocolates e outros alimentos doces e gordurosos.

Azeite composto traz mesmos benefícios do comum: mito
Óleos compostos são obtidos a partir de misturas de dois ou mais óleos vegetais, às vezes com qualidade bem inferior ao azeite. Por isso, indica-se o uso do azeite comum.

Azeite de dendê é tão benéfico quanto o azeite de oliva: mito
O azeite de dendê não é uma boa escolha para cozinhar, pois é rico em gorduras saturadas e altamente calórico. Prefira óleo de girassol, canola, oliva.

Quanto mais velho o azeite, melhor: mito
Verifique sempre a data de fabricação e validade do produto, e deixe-o em temperatura ambiente.

Azeite extravirgem é melhor: verdade 
Para determinar a qualidade do azeite, avalia-se seu grau de acidez: quanto menor for, maior é a pureza. O extravirgem é o mais puro dos azeites, sendo que seu grau de acidez não ultrapassa 1% para cada 100 ml. O tipo virgem chega a 2% e os com grau de acidez maior que 2% passaram por mais etapas de processamento durante sua elaboração.

Ajuda no combate à gordura visceral: verdade
Cientistas de universidades da Europa constataram que voluntários que ingeriam azeite diariamente e em quantidades regulares (no máximo, duas colheres de sopa por dia) apresentaram redução significativa de gordura na região abdominal, que aumenta risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E para curtir as dicas gastronômicas ...TOM

Antonio Carlos Jobim - Gabriela



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

CROISSANT - a dica de sábado


Um toque na cozinha para relaxar...

Croissant com peito de peru, presunto e cheddar

Ingredientes

Massa
2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
4 colheres (sopa) de açúcar (80 g)
1 xícara bem cheia (chá) de água (200 ml)
4 xícaras e meia (chá) de farinha de Trigo tipo 1 (500 g)
3 colheres (sopa) de manteiga (60g)
1 ovo
Meia colher (sopa) de sal (10g)
250 g de manteiga para folhar 

Recheio

200 g de peito de peru defumado
200 g de presunto defumado
200 g de cheddar ralado

Modo de preparo

Massa: em uma vasilha, misture o fermento com o açúcar até que dissolva. Junte a água e meia xícara de farinha, mexa até que fique homogêneo, cubra com um plástico. Deixe descansar cerca de 30 minutos. A seguir acrescente a manteiga, o ovo e o sal, misture e aos poucos adicione a farinha até obter uma massa lisa e homogênea. Sove a massa por 10 minutos.
Montagem dos croissant: com o auxilio de um rolo, abra a massa no formato retangular, numa metade espalhe pedaços de manteiga para folhar. Dobre no meio e ao meio de novo, abra a massa novamente e dobre mais 2 vezes. Por último abra a massa na espessura de 4 milímetros. Leve ao freezer por 15 minutos. Corte a massa em 10 triângulos, faça uma pequena incisão na base de cada uma e recheie da base para a ponta. Levar por 5 minutos no freezer. Asse em forno médio (190ºC) até que dourem.

Dica: esta massa semifolhada pode ser recheada com recheios doces, frutas e geléias.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'TORO LOCO ' no Brasil


O vinho espanhol Toro Loco Tempranillo causou furor quando, apesar de custar apenas 3,59 libras (aproximadamente R$ 11,50), foi apontado como um dos melhores do mundo. Porém, o rótulo, que ganhou a medalha de prata na Competição Internacional de Vinhos e Destilados do Reino Unido, ainda não era exportado para o Brasil. Isso está prestes a mudar, pois a webstore Wine anunciou deve trazer o vinho com exclusividade. O valor do rótulo será R$ 25. O produto estará disponível a partir de agosto, porém já é possível fazer a reserva de garrafas.

O vinho Toco Loco Tempranillo, produzido na região Utiel-Requena, foi degustado no “teste cego” da competição e superou rótulos até dez vezes mais caros. “Estamos muito felizes de poder oferecer com exclusividade esse vinho, que tem qualidade e preço justo”, afirma Rogerio Salume, presidente da Wine.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Um pouco de Arte ''na'' Guerra


Um pouco sobre o livro ' A Arte da Guerra ' - SunTzu 

Compulsando-se a variedade de versões existentes, observa-se que o texto tornou-se um palimpsesto que, dois milênios depois, ainda conserva seu fulcro original e sua dicção aforismática e oracular.

Embora as táticas bélicas tenham mudado desde a época de Sun Tzu, esse tratado teria influenciado, segundo a Enciclopédia Britânica, certos estrategistas modernos como Mao Tsé-tung, em sua luta contra os japoneses e os chineses nacionalistas.

Hoje, o livro parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes do estrategista para as do economista e do administrador.

Qual é a originalidade, desse que é o mais antigo tratado de guerra? É que é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada. O inimigo não deve ser aniquilado, mas, de preferência, deve ser vencido quando seus domínios ainda estiverem intatos. Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores.

Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general super homem cujas qualidades são o segredo, a dissimulação, a astúcia e a surpresa. Esse general deve evitar cinco defeitos básicos: a precipitação, a hesitação, a irascibilidade, a preocupação com as aparências e a excessiva complacência. Para vencer, deve conhecer perfeitamente a terra (a geografia, o terreno) e os homens (tanto a si mesmo quanto o inimigo). O resto é uma questão de cálculo. Eis a arte da guerra.

Em tempos de guerras generalizadas e sub-reptícias como os que vivemos (da guerra dos sexos à das empresas), vale a lição do livro: a primeira batalha que devemos travar é com nós mesmos.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 15 de junho de 2012

'' MINHA CASA MINHA VIDA '' SUPERA METAS EM PELOTAS


A primeira fase de execução, em Pelotas, do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), superou as expectativas, tanto da Prefeitura como da Caixa Federal e dos construtores envolvidos. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira(15) pelo prefeito Adolfo Antonio Fetter, em seu gabinete, durante encontro com os gestores da Caixa Federal e o titular da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), Paulo Muller, todos responsáveis pela área de habitação popular. 

Segundo Fetter, a meta projetada para Pelotas para ser executada dentro do MCMV Faixa I (de 0 a 3 salários) foi de 1500 unidades habitacionais. Com a entrega dos residenciais Fragata, com 340 unidades, Obelisco (240) e Eldorado (420) e o início da execução do Residencial Araganos, composto por mais 280 unidades habitacionais, e os condomínios Buenos Aires e Montevidéo (cada um deles composto por 240 unidades) a parceria totaliza 1720 unidades em Pelotas, superando a meta anteriormente projetada pelo Ministério das Cidades. 

Na oportunidade, Fetter parabenizou os gestores, em nome do povo pelotense, pelo empenho de todos os órgãos envolvidos neste grande sucesso que foi a concretização da fase I do projeto e, juntamente com os demais gestores presentes, deu prosseguimento às projeções para a segunda etapa do MCMV, cuja meta a ser alcançada está na construção e entrega de, pelo menos, mais 1680 unidades. Fetter destacou que, como a demanda habitacional do município é crescente, a própria Câmara de Vereadores formatou e aprovou uma moção, a ser encaminhada ao Ministério das Cidades, com o objetivo de ampliar a quantidade de unidades habitacionais destinadas ao município, já que a fase I foi cumprida com sucesso e a demanda permanece em crescimento. 

         Segundo o gestor de habitação da Caixa Federal, Evaldir Michelin, diversas empresas construtoras locais e algumas de fora do município já demonstraram interesse em dar prosseguimento ao MCMV em Pelotas e alguns destes projetos habitacionais passarão a ser analisados pela Caixa Federal.

No mesmo encontro, Fetter confirmou aos gestores que o novo loteamento 22 de Maio será efetivamente construído e a empresa responsável pela execução, a ACPO, deve dar início às obras brevemente. 

Fetter aproveitou ainda para confirmar a presença na entrega oficial do novo Residencial Alamedas (localizado no Fragata, com entrada pela rua Marcos Costa) na próxima sexta-feira (22), às 14h. O empreendimento leva a assinatura da Construtora Ricardo Ramos. 

O próximo empreendimento a ser entregue será o Residencial Montevidéu, na zona norte do município, e, na sequência, será entregue o condomínio Buenos Aires. O Residencial Araganos permanece em execução. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Saúde: Depressão é o principal motivo de ausência ao trabalho


Ansiedade também é uma das causas mais apontadas para o afastamento do emprego

Transtornos mentais são a terceira principal causa de afastamento do trabalho entre os brasileiros. É o que revelam os números da Previdência Social de 2008 até agora. De acordo com os registros, a depressão é o problema que mais faz vítimas no País. Ela é responsável por uma de cada duas licenças desse tipo.

A ansiedade é outro distúrbio bastante diagnosticado, principalmente em pessoas que trabalham em situações de risco, como policiais e bombeiros, por exemplo. Bancários, que estão sempre alertas por conta do risco de assalto, e caminhoneiros, que são alvos frequentes de criminosos, também são considerados pela Previdência como trabalhadores do grupo de risco para a ansiedade.

No entanto, a depressão e ansiedade são doenças que podem ser controladas com acompanhamento especializado e uso de medicamentos.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Andressa Mendonça - MUSA DA CPI - recusou posar nua na Palyboy

Em Goiânia, Andressa possui uma "SALA de FETICHE"

Andressa Mendonça, mulher de Cachoeira, recusou convite para posar nua na Playboy


Em Goiânia, atua como empresária e tem uma loja de roupas íntimas, com direito a uma “sala de fetiche”:
- São produtos eróticos sem perder a finesse, nada de muito agressivo. É pra fazer uma brincadeira a dois - explica a musa, em entrevista gravada no lançamento da loja. 

Andressa revela ainda outro traço de sua personalidade:
- Eu sempre tive o hábito de só presentear as minhas amigas com lingerie. Acho muito chique.


O infortúnio de Cachoeira fez de Andressa celebridade. 
Ela conta que até já refugou convite para posar nua na Playboy. “Fui convidada. Mas não vou dar esse gostinho, não! Deixa só para o Cachoeira. Eu contei do convite e ele gostou, morreu de rir.”

Como se vê, acima de certo saldo bancário, qualquer um pode brincar com a estupefação alheia como quem brinca de roleta russa, na certeza de que manipula um sistema punitivo completamente descarregado.


Conheça melhor Andressa Mendonça, mulher de Carlinhos Cachoeira, e relembre antigas musas de escândalos políticos

Loura, olhos claros, corpinho violão e um certo ar de ingenuidade. Não demorou muito para que Andressa Mendonça, mulher do bicheiro Carlinhos Cachoeira, fosse alçada ao cargo de musa da CPI. 

Dona de uma loja de lingerie em Goiânia, a moça deixou a rotina de eventos sociais para circular entre presídios e tribunais. Maquiada e penteada, ela causou rebuliço nesta terça-feira no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), onde estava sendo julgado o pedido de habeas corpus para o contraventor - acusado de chefiar uma quadrilha que explorava jogos ilegais.

A bela ganhou os noticiários quando o senador Demóstenes Torres - envolvido com negócios de Cachoeira - , para tentar se defender, decidiu expor a vida sentimental de dois ‘amigos’ em comum: o empresário Wilder Pedro de Morais, primeiro suplente de Torres, ex-marido de Andressa, e Cachoeira, seu atual noivo, com quem está há menos de 10 meses. Pivô da briga, a loura e Cachoeira pretendem se casar assim que o bicheiro deixar o presídio da Papuda, em Brasília. Até lá, o contato entre os dois é realizado através de um vidro, durante as visitas semanais de uma hora que a bela faz.

Andressa tem 30 anos e dois filhos com Wilder Pedro (um de três e outro de quatro anos), com quem foi casada por seis anos.

Em Goiânia, atua como empresária e tem uma loja de roupas íntimas, com direito a uma “sala de fetiche”:
- São produtos eróticos sem perder a finesse, nada de muito agressivo. É pra fazer uma brincadeira a dois - explica a musa, em entrevista gravada no lançamento da loja. 


Andressa revela ainda outro traço de sua personalidade:
- Eu sempre tive o hábito de só presentear as minhas amigas com lingerie. Acho muito chique.

Nem seria preciso reunir tanto fetiche numa pessoa só: Andressa, é claro, já foi convidada para posar nua na revista ‘Playboy’. Ela, no entanto, garante que “não vai dar esse gostinho, não!”:
- Deixa só para o Cachoeira - disse ela.
Andressa não foi a primeira mulher a desviar o foco (e todos os olhares) de escândalos políticos. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Liu Yang - Primeira astronauta chinesa viajará ao espaço no sábado

Ciência e Tecnologia

Pequim, 15 jun (EFE).- A China lançará na tarde de sábado a nave tripulada Shenzhou IX, a quarta deste tipo, com uma novidade a bordo: a primeira mulher astronauta chinesa, Liu Yang.

Liu Yang
'Estou muito agradecida (..), me sinto honrada de voar em nome das centenas de milhões de cidadãs chinesas', disse a astronauta em entrevista coletiva realizada na plataforma de lançamento, situada na província de Gansu (noroeste), segundo a agência oficial 'Xinhua'.

Liu assegurou que, para ser astronauta, teve que obter um 'grande conhecimento teórico e submeter-se a duros treinamentos e exames'.

'O sentido de missão e responsabilidade, assim como a paixão pelo espaço, são as fontes da coragem necessária para superar as dificuldades', comentou a astronauta.

Alistada no Exército de Libertação Popular chinês em 1997, Liu é uma veterana piloto com quase 1.700 horas de voo, encarregada da subdireção de uma unidade aérea das forças armadas do país.

A expectativa é que Liu, que irá acompanhada de dois homens, melhore a 'eficiência de trabalho' da tripulação, segundo assegurou seu porta-voz, Wu Ping, na mesma entrevista coletiva realizada hoje na plataforma de lançamento.

'De maneira geral, as astronautas mulheres têm mais estabilidade psicológica e maior habilidade para lidar com a solidão', afirmou Wu.

Liu se somará à lista de mais de 50 mulheres astronautas que viajaram ao espaço desde que a russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira cosmonauta em 1963, dois anos depois da histórica viagem de Yuri Gagarin.

A designação de Liu foi anunciada nesta semana após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos (embora não seja o caso da escolhida), devido ao fato de o voo espacial e a possível exposição à radiação poderem causar infertilidade.

Além disso, com esta missão, a China realizará o primeiro acoplamento de uma nave tripulada ao módulo chinês Tiangong I, lançado no último mês de setembro e criado para hospedar os tripulantes e servir de base para os experimentos científicos que desenvolverão durante dez dias.

Os astronautas Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang embarcarão às 7h37 de sábado (de Brasília) na Shenzhou IX, que será propulsada ao espaço por um foguete desde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto noroeste da China.

O lançamento foi anunciado em fevereiro, mas na ocasião foi informado que seria uma nave não tripulada com animais e sementes a bordo para realizar experimentos em condições de gravidade zero e radiação.

Este será a quarta viagem tripulada da China depois das realizados em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.

Segundo dados oficiais chineses, a China se situa no segundo posto no número de lançamentos depois da Rússia, embora os analistas considerem que o país asiático tem atualmente o nível tecnológico de Estados Unidos e União Soviética na década de 1960. EFE


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

PT blinda Pagot e Cavendish e CPI adia convocações


Deputado Odair Cunha (PT-MG)

O relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), foi o primeiro a defender que as convocações fossem proteladas

Em votação apertada – 16 votos a 13 –, a CPI do Cachoeira decidiu nesta quinta-feira adiar novamente a convocação do empresário Fernando Cavendish, ex-presidente da construtora Delta, empresa que está no centro das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional. Por um placar um pouco mais folgado – 17 votos a 13 –, os parlametares evitaram também a convocação do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. O PT votou em bloco em favor do adiamento das duas convocações.

Cavendish - Empresário da DELTA
Cavendish é o autor, em trecho captado pelos grampos da Polícia Federal, da frase: “Se colocar 30 milhões de reais na mão de político, ganha negócio”. Amigo pessoal do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), o empresário deixou o comando da Delta assim que estourou a informação de que a empreiteira atuava em parceria com o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira para a obter benefícios irregularmente.

O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), foi o primeiro a defender, durante a sessão, que a convocação de Cavendish não fosse votada de imediato. Segundo ele, ainda não foram analisados documentos suficientes para embasar futuramente a oitiva do empresário. “Estamos discutindo as relações da Delta com a organização criminosa e a quem serviu essa empresa”, disse Cunha. “Precisamos fazer que venham à CPI pessoas cujos vínculos sociais, econômicos, políticos e patrimoniais fiquem evidentes”, completou o relator ao defender o sobrestamento da votação sobre o ex-presidente da Delta.

Pagot - O ex-diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, tem dito que está à disposição da CPI para trazer à tona informações sobre a atuação da Delta e sobre suas relações promíscuas com agentes públicos. Apeado do governo da presidente Dilma Rousseff depois de denúncias de irregularidades na autarquia e no Ministério do Transporte, Pagot afirma que verbas públicas foram utilizadas como caixa dois de campanhas políticas. O ex-chefe do Dnit também afirmar ter havido desvio de recursos da obra do Rodoanel, em São Paulo, para a campanha do tucano José Serra à Presidência da República em 2010 e de Geraldo Alckmin ao governo paulista no mesmo ano.

Assim como fez com Fernando Cavendish, o relator Odair Cunha defendeu que a convocação não fosse aprovada agora porque muitos documentos em poder do colegiado ainda não foram analisados. “Precisamos nos deter às informações que esta CPI tem”, disse. “Entendo que, se Pagot quer prestar alguma informação relevante, terá oportunidade segundo a nossa conveniência”. O relator afirmou ainda que, se Pagot tiver denúncias a serem feitas, deve procurar de imediato a Polícia Federal. “Se alguém quiser declarar alguma coisa ou denunciar algum crime e tiver urgência, deve procurar a Polícia Federal”.

Para o senador Pedro Taques (PDT-MT), a decisão de não aprovar a convocação imediata do ex-diretor-geral do Dnit reflete o “medo” que os parlamentares têm das revelações que ele pode fazer. “Não podemos transformar essa CPI em uma enrolação, em uma CPI café com leite”, protestou. “Pagot é um fio desencapado. Ele está desesperado para falar e precisa falar”.

A briga entre PT e PSDB sobre as revelações de potencial destrutivo de Pagot motivou parlamentares dos dois partidos a apresentassem à CPI requerimentos para a oitiva de Serra, hoje candidato tucano à prefeitura de São Paulo, e da presidente Dilma Rousseff.

O pedido de convocação da chefe do Executivo foi duramente criticado na CPI nesta quinta-feira, ainda que o PSDB tenha depois transformado a iniciativa em um requerimento de informações à presidente. Por considerar o pedido inconstitucional, o presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), rejeitou sumariamente o pleito tucano. “Tenho a prerrogativa de rejeitar liminarmente o requerimento por ser um atentado à Constituição Federal”, disse.

Matriz - A CPI do Cachoeira já aprovou a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico da matriz da construtora. Os advogados da empresa tentaram, sem sucesso, barrar no Supremo Tribunal Federal (STF) a devassa.

Conforme o delegado Matheus Mela Rodrigues, da Polícia Federal, a Delta teria se beneficiado em contratos por ter dirigentes diretamente ligados a Cachoeira. Em sessão reservada à comissão de inquérito, o policial disse ter informações de que a Delta transferiu 39 milhões de reais para as empresas JR, Brava e Alberto&Pantoja, utilizadas pelo bicheiro para lavagem de dinheiro e evasão de divisas a paraísos fiscais.

A Alberto&Pantoja, por exemplo, foi responsável por transferências à empresa Excitant, cuja dona é a cunhada de Cachoeira. A Excitant é a titular dos três cheques no valor total de 1,4 milhão de reais recebidos pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na venda de uma mansão em Goiânia.

VEJA revelou que o acesso às contas da Delta coloca a CPI no caminho de comprovar que mais de 100 milhões de reais em dinheiro clandestino abasteceu campanhas políticas e pagou propinas a servidores públicos. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão de inteligência do Ministério da Fazenda, registrou em relatório que a Delta aparece relacionada com movimentações atípicas entre 2006 e o ano passado.

Antes do início da sessão desta quinta-feira, a CPI do Cachoeira havia votado 328 requerimentos e aprovado 57 quebras de sigilo, 18 convocações e três convites para autoridades comparecerem ao colegiado.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Publicidade : Internet supera jornais e já é segunda mídia no Brasil


De acordo com o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), publicidade online cresce em velocidade superior à do mercado

De acordo com o estudo "Indicadores de Mercado", elaborado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), a Internet superou os jornais e já é a segunda mídia no Brasil (atrás apenas da TV aberta), alcançando 12% do total (display+search).

Os dados são referentes aos três primeiros meses de 2012 e mostram que a Internet faturou mais de 840 milhões de reais, sendo 512 milhões em search (sites de busca) e 330 milhões em display (banners em site). Em 2011, esses números foram, respectivamente, de 1,88 bilhão de reais e 1,45 bilhão.

Segundo Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, a Internet já é o meio mais utilizado pelos anunciantes, ficando atrás somente da TV aberta. “A mídia digital está mostrando seu potencial e se consolidando como uma das alternativas mais lucrativas para as empresas anunciarem seus produtos e serviços. O IAB estimou que o mercado brasileiro fechará o ano com participação de 13,7% e este desempenho no primeiro trimestre só confirma a nossa projeção”, completa.

De acordo com a pesquisa, a Internet tem 60% de penetração nas regiões metropolitanas do Brasil. O IAB diz que, em todos os países onde esse índice superou os 40%, os anunciantes migraram para a mídia digital. Nos países desenvolvidos, a mídia online responde por 20% do mercado publicitário, em média. Na Inglaterra, ela chega a quase 32% do total.

Inter-Meios

De acordo com dados do Projeto Inter-Meios, a mídia internet está atrás apenas de Revista (360 milhões), Jornal (777 milhões) e TV Aberta (4,26 bilhões). No entanto, o Inter-Meios não considera o mercado de search. A diferença entre Internet e Revistas, no entanto, caiu de 93 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011 para 30 milhões este ano.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

UFPEL diz que compra de terrenos será desfeita


Foto : Reitor César Borges e Mauro Del Pino
MEC e CGU apuram supostas irregularidades em negociação da UFPel.
Reitor da Universidade de Pelotas diz que valor voltará aos cofres públicos


A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no sul do Rio Grande do Sul, é alvo de investigação do Ministério da Educação (MEC) e da Controladoria-Geral da União (CGU). 

Os órgãos suspeitam que irregularidades tenham sido cometidas na compra de dois terrenos pela instituição, devido ao alto valor da transação. A universidade anunciou que o negócio será desfeito.

Nesta quarta-feira (13), o reitor da UFPel, Antonio Cesar Borges, afirmou que o dinheiro usado na compra será devolvido aos cofres públicos. No entanto, ele ainda pretende aproveitar os terrenos como espaço da universidade. "Vai haver tratativas com o MEC para garantir o aproveitamento daquela área", declarou.

Segundo o reitor, já foram devolvidos aos cofres públicos R$ 2,8 milhões. No ano passado, o MEC liberou 7,4 milhões para o negócio. Após a compra ter sido feita, no entanto, o ministério considerou a operação irregular e cancelou o repasse de outros 4,9 milhões. As investigações devem durar até quatro meses.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Demóstenes pede no STF suspensão do processo no Conselho de Ética


Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo

Às vésperas de o Conselho de Ética votar o relatório sobre a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (ex-DEM/sem partido-GO), os advogados do parlamentar pediram nesta quinta-feira, 14, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda o processo disciplinar.

A defesa sustenta que o senador não teve o direito de produzir provas técnicas relacionadas às gravações de conversas telefônicas. Segundo os advogados, houve cerceamento de defesa. Para eles, as interceptações telefônicas foram ilícitas. Um dos argumentos é o de que as escutas não foram autorizadas pelo STF, que é o órgão perante o qual devem tramitar investigações contra parlamentares.

Conforme argumento da defesa, apesar de o senador considerar que existem ilegalidades nas gravações, ele explicou ao Conselho de Ética todos os diálogos telefônicos, “alertando sempre da necessidade de se realizar perícia técnica, pois os áudios continham graves indícios de irregularidades, edições, supressões de tempo de conversa e foram abordados ao longo do processo de forma absolutamente descontextualizada”.

A ação movida por Demóstenes no STF tem pedido de liminar que deverá ser decidido nos próximos dias pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. A defesa quer que o Supremo determine à presidência da mesa ou do Conselho de Ética do Senado que suspenda a tramitação da representação existente contra Demóstenes. No pedido definitivo, os advogados querem que o tribunal determine ao Conselho a realização de perícia técnica.

Numa decisão tomada na quarta-feira, o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido do ministro chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, para autorizar a entrega ao órgão de cópias de documentos relativos à Delta Construções S/A. Os documentos estão no inquérito que tramita em segredo de Justiça e investiga Demóstenes Torres.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Internet 3G vai ficar mais rápida e barata no BR após o 4G, diz governo


4G foi positivo, mas luta continua’, diz ministro

Apesar da arrecadação abaixo do esperado, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, avaliou como positivo o saldo do leilão de faixas de frequência destinadas à rede 4G. Em entrevista ao ‘Link’, o ministro disse estar “muito satisfeito” com o resultado, mas ponderou que “a luta continua”.

—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram
FOTO: Ayrton Vignola/AE

“Para o que não foi vendido nessa primeira etapa, a gente vai fazer um novo leilão, talvez em seis meses”, prevê Bernardo, referindo-se aos 96 dos 150 lotes disponíveis e não adquiridos no leilão realizado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no início da semana. Bernardo previa uma “disputa muito dura” no leilão; afirmou inclusive que as operadoras “sairiam no tapa” pelos lotes leiloados. “As empresas catimbaram o que puderam, mas no fim foram disputar as faixas”, desabafa.

O governo previa arrecadação de R$ 3,8 bilhões e o resultado final somou R$ 2,9 bilhões. “Foi um bilhão a menos porque não venderam todas. A gente pode refazer essa licitação com reavaliação de preço”, sugeriu. Bernardo previa duas ameaças ao leilão: a  crise na Europa (onde estão baseadas a italiana Tim e a espanhola Telefonica/Vivo) e as obrigações impostas pelo edital às vencedoras.

As companhias que levaram as quatro principais faixas assumiram, automaticamente, compromissos com a zona rural (usando a faixa de 450 Mhz). Além disso, operadoras terão a responsabilidade de garantir 4G em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até 2017, totalizar a cobertura de 3G gradativamente até 2019 e reservar cotas de aquisição para equipamentos fabricados no Brasil.

“O Brasil tem a vantagem de ser mais flexível com o cumprimento do contrato. Acho que assim abrimos a porta para essa tecnologia nova entrar praticamente na mesma época que os países do primeiro mundo”, acredita Bernardo. Ele ainda responde a uma das críticas feitas ao leilão, que ironiza a implantação de uma nova tecnologia móvel, enquanto o País não possui uma cobertura completa e eficaz da rede 3G.

3G chegou tarde

“Na verdade, foi O 3G que entrou atrasado no Brasil, tanto que tivemos que colocar obrigações para a universalização da cobertura nesse leilão. Mas, no fim, vamos ficar com uma tecnologia absolutamente atual nos próximos anos”, referindo-se ao 4G, que deve entrar em operação nas capitais-sede da Copa das Confederações no primeiro semestre de 2013.

O membro do governo acredita que o 3G, que, segundo ele, “vai ser usado ainda por vários anos no Brasil”, será beneficiado da implantação do 4G. “Além de diminuir o tráfego nas redes 3G, que já estão saturadas, melhorando sua qualidade, a migração de clientes de maior poder aquisitivo para o 4G pode reduzir o preço do 3G”, aposta.

Preço

Para o ministro, com o tempo e com o aumento da competição o preço da rede 4G e dos aparelhos – fabricados especificamente para atender a tecnologia LTE, do 4G – deve cair. E adiantou medidas de desoneração que podem contribuir para a queda.

“Estamos quase acertados no governo, tanto com a presidenta Dilma quanto com o Ministério da Fazenda, de reduzir o preço do smartphone”, anunciou. “Vamos incluí-lo na Lei do Bem. A decisão já foi tomada, está tudo conversado.”

Paulo Bernardo já vê como certo ainda medidas de desoneração para equipamentos e materiais de infraestrutura (como torres e dutos), o que deve causar uma queda de 30% no custo total de implantação para as empresas; e na aprovação, na Anatel, da regulamentação sobre competição que prevê o compartilhamento de infraestrutura entre as operadoras. “Está tudo ligado: Plano Nacional de Banda Larga, 3G, 4G, internet rural. A ideia criar medidas para melhorar a condição da internet no País.”


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

CASO YOKI 5 : Matsunaga foi decapitado ainda vivo


Diretor executivo da Yoki foi decapitado ainda vivo, diz laudo
Documento atesta que a vítima foi morta por um tiro associado à 'asfixia respiratória por sangue aspirado devido à decapitação'

O diretor executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, de 42 anos, foi decapitado ainda vivo pela mulher, Elize Araújo Kitano Matsunaga, de 30 anos, no dia 19 de maio, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. É o que mostra o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Cotia, cidade da Região Metropolitana onde foram encontrados pedaços do corpo. 

Assinado pelo legista Jorge Pereira de Oliveira, o documento atesta que o executivo foi morto por um tiro associado à "asfixia respiratória por sangue aspirado devido à decapitação". Isso indica que Matsunaga ainda respirava quando teve a cabeça cortada pela mulher, logo após ser baleado.

A informação técnica contradiz a versão apresentada por Elize em depoimento à polícia de que teria matado o marido com um tiro, arrastado o corpo para um quarto e o esquartejado somente dez horas depois, tempo suficiente para que o sangue coagulasse e não deixasse mais vestígios no apartamento onde vivia o casal.

Além de apontar que o executivo estava vivo quando foi decapitado, o laudo afirma que o tiro foi disparado de cima para baixo, da esquerda para direita e bastante próximo, encostado, com vestígios de pólvora no rosto da vítima.

Esse é outro ponto do laudo que contradiz a versão de Elize, de que teria matado o marido durante uma discussão onde os dois estariam em pé. Da forma como foi relatado pelo perito, o tiro foi disparado por Elize em situação de superioridade em relação ao executivo (de cima para baixo) e à queima-roupa - e não a uma distância de pelo menos dois metros, como chegou a afirmar à polícia.

Investigação. O relatório da investigação foi apresentado nesta quinta-feira, 14, à Justiça pelo delegado responsável pelo caso, Mauro Dias, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo o delegado, que pediu a prisão preventiva de Elize, independentemente de ter entregue o relatório, ele ainda busca saber o que de fato aconteceu no dia do crime. "Vou confrontar esse laudo com as provas que tenho. É preciso procurar a verdade real", afirmou.

Para Dias, o principal destaque no laudo entregue pelo IML de Cotia na quarta-feira, 13, foi a distância a que foi disparado o tiro que matou o executivo. "O que mais me chamou a atenção foi ela ter dito que foi a 2 metros e o laudo ter afirmado que não, que foi próximo."

Segundo o delegado, o fato de o laudo apontar que o executivo foi decapitado ainda com vida não muda a tipificação do crime, já registrado como homicídio qualificado. "Descobri a autoria, a materialidade e agora vou confrontar as informações", afirmou.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

UFPEL irá desfazer compra de terrenos


Investigada, universidade do RS diz que compra de terrenos será desfeita
MEC e CGU apuram supostas irregularidades em negociação da UFPel.
Reitor da Universidade de Pelotas diz que valor voltará aos cofres públicos.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no sul do Rio Grande do Sul, é alvo de investigação do Ministério da Educação (MEC) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Os órgãos suspeitam que irregularidades tenham sido cometidas na compra de dois terrenos pela instituição, devido ao alto valor da transação. A universidade anunciou que o negócio será desfeito.
Nesta quarta-feira (13), o reitor da UFPel, Antonio Cesar Borges, afirmou que o dinheiro usado na compra será devolvido aos cofres públicos. No entanto, ele ainda pretende aproveitar os terrenos como espaço da universidade. "Vai haver tratativas com o MEC para garantir o aproveitamento daquela área", declarou.
Segundo o reitor, já foram devolvidos aos cofres públicos R$ 2,8 milhões. No ano passado, o MEC liberou 7,4 milhões para o negócio. Após a compra ter sido feita, no entanto, o ministério considerou a operação irregular e cancelou o repasse de outros 4,9 milhões. As investigações devem durar até quatro meses.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

RIO + 20 : Diminuir Consumo Exagerado é meta


Cientistas pedem ações contra consumo exagerado e explosão demográfica

Mais de cem instituições acadêmicas fizeram um apelo aos chefes de Estado que participarão da Rio+20 para que tomem atitudes contra o consumo excessivo e a explosão demográfica, informa a agência de notícias AFP.

O pedido, lançado na quarta-feira, 13, é assinado pelas principais instituições científicas da América do Norte, da Europa e da Ásia. “O crescimento demográfico e o consumo exagerado são dois dos maiores desafios que o mundo deve enfrentar”, indica o comunicado.

“A população global é de cerca de 7 bilhões, e a maioria das projeções indica que seremos entre 8 bilhões e 11 bilhões em 2050. Os níveis de consumo nunca estiveram tão altos, majoritariamente por causa do alto consumo per capita nos países desenvolvidos”, indica a declaração.

À agência BBC, o professor Charles Godray, da Universidade de Oxford, disse que a mensagem é de que o mundo precisa de uma nova abordagem sobre esses dois problemas e que é preciso cuidar deles simultaneamente. “Juntas, essas questões definem as pegadas do planeta”, afirmou


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Bebida controlada via satélite


Rússia controlará vodca do espaço

As  autoridades russas pretendem implementar um plano insólito: controlar a produção de álcool a partir do espaço, com fotos infravermelhas tiradas por satélites. Assim, planejam identificar os produtores de vodka ilegal e os que superam suas cotas de produção estipuladas por Moscou.

Em 2011, o governo reduziu pela metade a quantidade de empresas autorizadas a destilar álcool na Rússia, mas algumas continuaram a fazê-lo sem dispor de uma licença das autoridades.

A partir de 1° de julho, para coibir o consumo, o preço mínimo de uma garrafa de meio litro de vodca será de o equivalente a R$ 7,7, cerca de 27% superior a seu valor atual. Segundo o governo, o aumento de preço é considerado uma medida conservadora.

“Queríamos subir o preço mínimo até R$ 8,7, mas decidimos levar em conta todos os atores do mercado, incluindo aqueles vendedores que trabalham regionalmente, cujos produtos não têm grande distribuição”, diz uma nota do Kremlin. “O principal impacto do álcool falsificado é na saúde dos cidadãos”, afirmou o presidente Vladimir Putin.

Muitos fabricantes de bebida afirmaram que a elevação dos preços poderá simplesmente levar ao aumento da produção ilegal de bebidas alcoólicas, com consequências desastrosas para todos os que consomem vodca fabricada ilegalmente.

O governo não especificou quando o satélite será lançado. Mas garante que pretende agir contra números alarmantes.

Cerca de 500 mil pessoas morrem por ano na Rússia devido ao abuso de bebidas alcoólicas, razão pela qual a expectativa de vida dos homens é menor que em países pobres como Bangladesh, segundo cifras oficiais.

De acordo com estatísticas do governo, pelo menos 2 milhões de pessoas no país podem ser classificadas hoje de alcoólatras.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CASO YOKI 4 : Executivo da Yoki morreu por trauma no crânio causado pelo tiro, diz laudo


Polícia divulgou nesta quarta-feira (13) dados do Instituto Médico Legal.
Marcos Matsunaga levou tiro a curta distância do lado esquerdo.

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (13) o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) que aponta a causa da morte do executivo da Yoki, Marcos Matsunaga, em 19 de maio. A mulher dele, Elize, confessou ter matado o marido por ciúmes. O laudo aponta que Marcos teve traumatismo craniano encefálico produzido por arma de fogo. O tiro foi disparado a curta distância no lado esquerdo. O laudo será anexado ao pedido de prisão preventiva de Elize Matsunaga, que será encaminhado nesta quinta-feira (14) para o Fórum de Cotia. A polícia ainda aguarda outros laudos, como o da reconstituição do crime, que deve ficar pronto em 30 dias.

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) , Jorge Carrasco, disse nesta quarta-feira  que poderá ouvir novamente Elize se o que foi apontado no laudo não estiver de acordo com a versão apresentada por ela.

Ele disse que diante de alguns questionamentos feitos por advogados a investigação prosseguirá. Uma das principais dúvidas é se ela agiu sozinha.

Exame de paternidade
Luiz Flávio D'Urso, presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) e advogado contratado pela família de Marcos Matsunaga para acompanhar o inquérito que investiga a morte do executivo, disse que vai pedir exame de paternidade da filha de Elize Matsunaga.

D'Urso, no entanto, negou que a família tenha desconfiança de quem seja o pai da menina. "Considerando que o caso trouxe uma série de surpresas desagradáveis, levando-se em conta a tragédia de um homicídio da forma que ocorreu, com um esquartejamento, como estamos dentro de uma situação bárbara sob todos os aspectos, creio que tudo o que diz respeito ao Marcos e à Elize merece ser investigado, inclusive a filha do casal", justificou D'Urso.

Para o advogado, mais pessoas precisam ser ouvidas no inquérito que investiga o crime. "Ele ficou 12 horas rodando com o veículo com partes do corpo do Marcos dentro. Ela não abasteceu (o carro)? Onde foi que abasteceu?  Tem de ouvir o frentista do posto. Tem de ouvir o policial que a parou. A família quer que tudo seja investigado, que tudo seja apurado", completou, referindo-se ao fato de Elize ter sido parada em uma rodovia paulista por policiais no dia 20 de maio, quando descartou os sacos com as partes do marido que havia esquartejado em mata próxima à estrada de Cotia, na Grande São Paulo.

Acompanhante
A equipe de reportagem do Jornal Nacional teve acesso ao depoimento da mulher que esteve com o executivo na véspera do assassinato dele e que teria motivado a briga entre o empresário e Elize Matsunaga. A Justiça de São Paulo negou nesta terça-feira (12) o pedido de liberdade da viúva e assassina confessa do empresário.

No depoimento de quatro páginas, a suposta amante diz que o primeiro encontro com Marcos aconteceu em 13 de fevereiro e que se encontrava com ele duas vezes por semana. Pelos serviços de acompanhante, ela recebia R$ 4 mil por mês

A mulher disse à polícia que viajou com Marcos para a cidade de Marília, no interior de São Paulo, para conhecer a fábrica da Yoki. E foi apresentada como compradora de amendoim. Em uma outra viagem, foram para Montevidéu, no Uruguai. Segundo a moça, Marcos dizia que seu casamento não estava bom, que brigava bastante.

Ainda segundo ela, ele mostrou arranhões no braço e disse que tinha sido agredido por Elize, em uma das brigas do casal. Marcos teria comentado que queria se separar.

A mulher disse que o executivo fez um acordo: se ela tirasse as fotos do site de acompanhantes, ele pagaria R$ 27 mil por mês a ela. O primeiro pagamento, segundo ela, foi no dia 4 de maio.

Segundo o depoimento, entre os dias 20 e 30 do mês passado, ela relatou que Marcos não fez contato. O executivo havia sido morto na noite do dia 19 de maio.

Nesta terça-feira, a Justiça negou o pedido de suspensão da prisão temporária feito pelos advogados de Elize Matsunaga. Segundo o juiz, ela confessou o crime e deve continuar presa pelo menos até que as investigações sejam concluídas.

Em seu despacho, o juiz Théo Assuar Gragnano, o mesmo que decretou a prisão temporária de Elize em 4 de junho, negou a solicitação do advogado de Elize, Luciano Santoro.

"Não se pode, à míngua de qualquer elemento probatório, presumir que a autoridade policial esteja protelando desnecessariamente a conclusão das investigações (...) Com essas considerações, não demonstrada a alegada ausência de diligências pendentes de realização, indefiro o pedido de revogação da prisão temporária", escreveu o juiz Gragnano em sua decisão.

A defesa queria a revogação da prisão por entender que ela é "ilegítima", já que a Polícia Civil informou que o caso está encerrado, restando apenas os resultados dos laudos periciais. O advogado de Elize, Luciano Santoro, disse que ainda não decidiu se vai apresentar um novo pedido de habeas corpus nos próximos dias. "Creio que vamos esperar o inquérito ser relatado e a Justiça se pronunciar sobre algum possível pedido de prisão preventiva para decidir sobre que medida tomar", disse.

Morte
O empresário foi morto com um tiro na cabeça e esquartejado com uma faca na noite de 19 de maio no apartamento do casal, na Zona Oeste da capital paulista. No dia 27 do mês passado, pedaços do corpo foram encontrados em sacos plásticos em Cotia.

Elize foi presa no dia 5 de junho. O prazo da prisão temporária é de 15 dias. Ela confessou ter matado o marido e está detida na Cadeia Pública de uma delegacia em Itapevi, também na Grande São Paulo.

Para a Polícia Civil, após ouvir o depoimento de nove pessoas, a investigação concluiu que o crime foi passional e não premeditado.

Elize contratou um detetive particular que flagrou Marcos traindo a mulher com uma garota de programa, função que a indiciada também exercia até conhecer o executivo.

Em seu interrogatório no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), a viúva disse que discutiu com Marcos ao descobrir a traição e que só atirou com uma pistola após ter sido ofendida e agredida por ele. Ela levou cerca de quatro horas para desmembrar o corpo e colocar em três malas. A faca e as malas ainda não foram encontradas. A arma passa por perícia. Elize foi indiciada (responsabilizada formalmente pelo crime) por homicídio duplamente qualificado, por motivo cruel e fútil, e ocultação de cadáver.

O delegado Jorge Carrasco, diretor do DHPP, adiantou que deve relatar o inquérito ainda nesta semana à Justiça com um pedido de conversão da prisão temporária de Elize para preventiva, o que significa que ela pode ficar detida até um eventual julgamento.

Segundo a polícia, restam apenas anexar os laudos periciais conclusivos da Polícia Técnico-Científica. Entre os resultados dos exames que são aguardados, estão os feitos pelo Instituto de Criminalística (IC), sobre qual foi a arma do crime, e do Instituto Médico-Legal (IML), que realiza exame de DNA para identificar o sangue achado no apartamento do casal. Outros laudos que restam são o necroscópico e a de local de crime.

A filha do casal, uma menina de pouco mais de 1 ano de idade, está sob cuidados de uma tia materna no prédio onde ocorreu o crime.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."