Pesquisar aqui

sábado, 15 de setembro de 2012

Sábado à Noite : More Than A Woman - Bee Gees

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

O momento requer reflexão!

O que é bondade? 

É silêncio quando suas palavras poderiam ferir; 
é paciência quando seu vizinho é rude; 
é presteza quando o dever chama; 
é coragem quando o infortúnio vem. 

(G. Kaitholil)

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Tenha cuidado na hora de votar: O ''Medo '' Vem Aí...

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

O '' Cala Boca '' de Rubens

Recuperando fatos - Um Resumo sobre a Polêmica do Imposto Sindical

03/11/2011

Rubens Bueno diz que imposto sindical é "cala boca" ao movimento

Por: Luis Zanini 

Rubens Bueno
O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR) criticou, nesta quinta-feira, os repasses milionários realizados pelo governo federal para bancar as entidades sindicais brasileira por meio da chamada contribuição sindical.

Reportagem de hoje do jornal o Globo (leia aqui) aponta que mantido o ritmo de arrecadação do imposto, o volume de repasses, em 2012, deverá ultrapassar a marca dos R$ 2 bilhões. 

"É o atrelamento do Estado brasileiro aos sindicatos e centrais sindicais. [O imposto sindical] é o cala boca ao movimento sindical que não luta mais pelos trabalhadores brasileiros", protestou Rubens Bueno, ao lembrar que o PPS é contra a cobrança da contribuição e a forma como o governo divide o dinheiro, que não é fiscalizado, com as entidades sindicais.  

Ação no STF

Em dezembro de 2007, o PPS ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com a  ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Constitucional) contra dispositivos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que estabelecem a cobrança obrigatória da contribuição. Desde então a matéria encontra-se sob a apreciação do relator, ministro Celso de Mello.

Na ação, a legenda argumenta que o imposto impositivo fere os preceitos constitucionais, como a liberdade que o indivíduo tem de querer ou não associar-se a um sindicato ou  não.


11/03/2011 - 07h48

Fim do imposto sindical gera tensão entre centrais

Representantes das centrais sindicais chegarão hoje ao Palácio do Planalto sob tensão, informa "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Ontem, numa reunião prévia, ficou acertada uma pauta comum que exclui o fim do imposto sindical, defendido apenas pela CUT.

Dilma regulamentará lei que coloca trabalhadores em conselhos

Se a central ligada ao PT mesmo assim trouxer o assunto à baila, estará "oficializando o racha", avaliam sindicalistas de outras correntes.

Depois da reunião com as centrais, hoje, a presidente Dilma Rousseff dará início a uma rodada de encontros com empresários. Jorge Gerdau, que chegou a ser cotado para o governo, deve abrir a série.

Contribuição Sindical

O recolhimento da contribuição sindical é obrigatório para todas as empresas, conforme prevê os Artigos 578, 579 e 580 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

A data para recolhimento é 31 de janeiro de cada ano. Para as empresas que venham a estabelecer-se após esse período o recolhimento deve ocorrer na ocasião em que requerer o registro ou a licença para o exercício da atividade, conforme prevê o art. 587 da CLT.

O não pagamento no prazo devido para o recolhimento da contribuição deve ter o débito em atraso recolhido nos termos do Art. 600 da CLT.

Para a guia de recolhimento da contribuição sindical, que deve ser solicitada através do fone (48) 3251-7701 ou através do e-mail beatriz@sinduscon-fpolis.org.br ou adm@sinduscon-fpolis.org.br, o preenchimento do valor deve ser em acordo à tabela abaixo:

Outras ...

QUARTA-FEIRA, 8 DE AGOSTO DE 2012

Estadão: Demissões confirmam crise na construção

Os trabalhadores da construção civil, que até pouco tempo eram beneficiados por um "apagão" de mão de obra, começam a sentir o impacto da crise imobiliária. Houve retração significativa no ritmo de geração de novas vagas no setor.

No ramo imobiliário, que responde por 40% dos empregos no setor, já há queda efetiva no número de funcionários. Em maio e junho, as construtoras demitiram 2,3 mil pessoas a mais do que contrataram, o que representa uma mudança de tendência. 

"Estamos entrando em um cenário de estabilidade da mão de obra", acredita Eduardo Zaidan, vice-presidente de economia do Sinduscon-SP.  "Pode ocorrer corte pontual de pessoas, mas entramos em uma fase de crescimento mais modesto", completa.

As famílias estão mais endividadas e adiaram a decisão de comprar a casa própria. Outro fator negativo é a queda dos investimentos das empresas. "A economia parou e o setor acompanhou. O investimento, que é o alimento da construção civil, está baixo", diz Zaidan.

Nesse cenário, obras já contratadas estão sendo finalizadas, mas não são substituídas por novos projetos. O setor também não atravessa uma boa fase. Com o fôlego financeiro prejudicado pela queda das ações na bolsa, as construtoras alongaram o prazo para finalização das obras, o que possibilita trabalhar com equipes menores. 

"Obras que estavam com 500 pessoas agora têm 300", conta Antônio de Souza Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon-SP). Ele diz que o sindicato, que chegou a contabilizar 15 mil vagas em aberto no setor, hoje tem dificuldades para recolocar seus filiados.

Segundo o sindicalista, dois fatores são evidências do desaquecimento do mercado: a queda de 20% na contribuição sindical paga pelos trabalhadores e o aumento do número de homologações. O Sintracon-SP, que fazia 100 rescisões de contrato por dia, não dá conta do número de pedidos diários, que chega a 170.



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Conheça o 'chip' do tesão


Primeira eliminada da quarta edição do reality show “A Fazenda”, a modelo Renata Banhara contou um segredinho que surpreendeu os colegas de confinamento. Ela revelou que colocou um “chip” no corpo para recuperar a libido. O tal dispositivo é na verdade um implante hormonal de testosterona, recurso usado por ginecologistas para reavivar o apetite sexual de algumas mulheres.

A testosterona é o principal hormônio produzido pelo corpo do homem, responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas. Presente no organismo feminino em menor quantidade, a substância contribui para o apetite sexual da mulher.

Ginecologista renomado no tratamento da sexualidade feminina e adepto dos implantes hormonais, o médico Malcolm Montgomery explica como o tal “chip do tesão” funciona. Implantado embaixo da pele, o tubinho de silicone libera entre 0,3 e 0,6 miligramas da substância no organismo a cada 24 horas. “Esses implantes são usados há 30 anos. Com o passar do tempo, eles foram se modernizando e ficando tecnicamente mais confiáveis”, conta. Ainda de acordo com o ginecologista, a vantagem dos implantes em relação à medicação via oral é o fato da testosterona não ter que passar pelo fígado, onde obrigatoriamente parte dela ficaria retida, exigindo assim uma quantidade maior da substância.

A reposição da testosterona está longe de ser a solução para todos os problemas sexuais das mulheres. Carolina Carvalho Ambrogini, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo, explica que nem sempre a questão é hormonal. “Muitas vezes o que está envolvido é um relacionamento desgastado. Não adianta você dar hormônio se o relacionamento não está bom”, analisa a especialista.

Malcolm conta que apenas 30% das mulheres que se queixam de falta de apetite sexual apresentam algum desequilíbrio hormonal, como a baixa produção de testosterona. Em média, 30% das mulheres sentem pouco ou nenhum desejo por questões de saúde, como depressão e insuficiências renal e cardíaca, outros 30% sofrem com problemas sócio-psicológicos, relacionados a traumas e valores religiosos, e 10% têm causas desconhecidas.

Dessa forma, antes de iniciar qualquer tratamento, é preciso descobrir os fatores envolvidos na queda da libido, inclusive em mulheres jovens como Renata, de 36 anos. “A sexualidade humana depende de interações complexas entre processos mentais, mecanismos neurofisiológicos, bioquímicos e as relações interpessoais. Alterações em alguns destes setores levam à diminuição do desejo na mulher”, aponta a Angela Maggio da Fonseca, ginecologista e professora associada da Universidade de São Paulo.

Também faz sentido levar em conta as expectativas da paciente. Dar ouvidos a histórias incríveis (e muitas vezes fantasiosas) pode levar uma mulher saudável – com altos e baixos normais da atividade sexual – ao consultório médico. Renata, por exemplo, estava cansada de se sentir diferente: “No meu meio as minhas amigas chegam e falam: ‘eu sou irada, dou pirueta no teto, giro no lustre’. Daí eu fico olhando com uma cara… Às vezes eu sou assim, mas às vezes não. Às vezes fico meio broxa”.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Hoje é Sábado - GREASE - Nos Tempos da Brilhantina

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O partidarismo da mídia na cobertura do 'mensalão'


Centro de estudos debate partidarismo da mídia na cobertura do 'mensalão'

Atividade no Barão de Itararé terá participações de Fernando Morais e Raimundo Pereira

Por: Rodrigo Gomes, da Rede Brasil Atual
     
A atuação da mídia tradicional na cobertura do caso mensalão será tema de debate na noite de hoje (13), às 19h, no Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo. A atividade contará com a participação do editor da revista Retrato do Brasil, Raimundo Rodrigues Pereira, e do jornalista e escritor Fernando Morais.

De acordo com o presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges, a proposta é discutir, a partir de exposições e estudos de Pereira e de Morais, como a mídia atua a partir de uma tese própria, escancarando seu partidarismo. 

“A mídia tem agido de maneira tendenciosa no caso do mensalão, pressionando o Supremo Tribunal Federal pela condenação de todos os réus. Ela mesma já os condenou. Isso fere a Constituição, ignora a presunção da inocência. Alguns jornalistas têm escrito artigos pedindo a prisão dos envolvidos, fazem até enquetes sobre isso”, diz Borges.

Durante o debate será lançado o livro A outra tese do mensalão, escrito por Raimundo Pereira, Antônio Carlos Queiroz e Lia Imanishi, no qual os autores realizam um estudo das peças da Ação Penal 470 e fazem um panorama geral da história do mensalão. A obra traz ainda investigações sobre o financiamento de campanhas tucanas, a CPI do Banestado, os paraísos fiscais, as agências de publicidade, bancos, dívidas e acordos partidários, além da questão da cobertura da grande mídia.

As inscrições para participar do debate podem ser feitas pelo telefone (11) 3159-1585, com Danielle Penha, ou pelo e-mail contato@baraodeitarare.org.br. As vagas são limitadas a 50 participantes. A atividade tem parceria do site Carta Maior. O Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé fica na rua Rego Freitas, 454, próximo à igreja da Consolação, no centro da capital. 

Blogueiros censurados
O Barão de Itararé divulgou na manhã de ontem (12) uma carta aberta em que alerta instituições e poderes da República sobre as repetidas tentativas de calar blogueiros, por via da censura judicial e da ameaça física. 

A carta pede atenção da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para o tema, expondo os casos dos blogueiros Ednaldo Figueira, assassinado após questionar as contas da prefeitura de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, e Décio de Sá, executado a tiros em São Luís, no Maranhão, após denúncias sobre o julgamento dos assassinos do líder comunitário e sem-teto Miguel Pereira Araújo.

A carta expõe a prática de judicialização da censura, apresentando o caso recente do blogueiro Tarso Cabral Violin, processado pelo atual prefeito e candidato à reeleição Luciano Ducci (PSB), por discordar de enquetes publicadas por Violin. A Justiça Eleitoral, deu ganho de causa a Ducci e estipulou uma multa de R$ 106 mil. Também no Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) tem perseguido o blogueiro Esmael Morais, que já foi processado várias vezes e coleciona multas impagáveis. De acordo com o documento, essas ações visam impedir a continuidade dos blogs, a partir do sufocamento financeiro, consequentemente intimidando outros blogueiros.

O documento lembra ainda que o PSDB ingressou com ação na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) questionando os anúncios do governo federal em blogs e sítios de reconhecida visibilidade, como o Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, a fim de impedir sua viabilidade financeira.

O Barão de Itararé, em parceria com o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), promete requisitar audiências junto ao STF, STJ, TSE, Congresso Nacional e Ministério da Justiça para exigir ações em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Eleições 2012 - Candidatos ao Executivo participam de debate com Simp

Foto: Paulo Rossi

Por: Anna Fernandes
anna@diariopopular.com.br

Pode não ter sido o debate que esperavam os servidores municipais de Pelotas. Os cinco candidatos a prefeito evitaram nesta quinta-feira (13) sinalizar valores considerados adequados para o vale-alimentação ou prazo para implementação do Piso Nacional do Magistério. Em alguns pontos os discursos de Catarina Paladini (PSB), Eduardo Leite (PSDB), Fernando Marroni (PT), Jurandir Silva (PSOL) e Matteo Chiarelli (DEM) foram convergentes. Especialmente quando se tratou em ter uma relação com mais diálogo com os municipários.

O auditório do Colégio Municipal Pelotense ficou lotado para ouvir por cerca de quatro horas as respostas dos prefeituráveis às reivindicações da categoria. O presidente do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), Duglas Bessa, destacou que foi um “espaço importante para as pessoas refletirem e tomarem suas decisões”. “Em vários pontos não houve um compromisso claro. Essas questões deverão ser repetidas no debate do segundo turno”, projetou Bessa.

Vaias, palmas e algumas poucas manifestações foram registradas durante o desenrolar do embate entre os concorrentes ao Executivo. Somente no terceiro bloco os prefeituráveis puderam fazer um enfrentamento direto, mas depois de nove questionamentos os concorrentes demonstraram dificuldade em lidar com o tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, o que acabou prejudicando a discussão.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

SESSÃO DESENHO - Afinal, todo mundo precisa relaxar

O velho Dick Vigarista fazendo escola ...

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Flash histórico : Um ''Caçador de Vereador'' - Lembram do Collor?

Não somos apoiadores de qualquer tipo de irregularidade no seio da política, seja ela em qualquer esfera do país.

Não temos pretensão de pregar moral nos outros, principalmente no meio político, segmento este, que já vem sendo desmascarado há tempos pelas tamanhas armações que já se revelaram , e outras que ainda iremos descobrir.

Num flash da história, fui buscar um passado que motivou o povo brasileiro a eleger Fernando Collor de Mello, em 1989, para presidente do Brasil - ele ''caçava marajás'' da política.

Pois , seguindo esse caminho, aparece na campanha local , um tipo tentando copiar Collor -  seguindo e perseguindo segmentos de outras esferas da comunidade local.

Ora, ora, ora...todo mundo já sabe como termina esse filme!!!

Até outubro.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Kate Middleton - Fotos originais do topless


A revista francesa "Closer" publicou nesta sexta-feira (14) uma série de fotografias de Kate Middleton, esposa do príncipe William da Inglaterra, fazendo topless.



Segundo a revista, as fotos foram feitas durante as férias que o casal passou recentemente no sul da França.
Kate ficou “chateada e decepcionada” com os planos da revista de publicar as fotos, afirmaram nesta sexta-feira fontes da família real britânica.
O Palácio de St. James também criticou a publicação das fotos de Kate.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Duquesa Britânica Kate Middleton faz Topless





Pois é! 

Escrever o que , se todo mundo só quer é olhar as fotos?

Abraço

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Por que municípios dependem de repasse federal?


Por que a maioria dos municípios brasileiros não se sustenta?

Alessandra Corrêa
Da BBC Brasil em São Paulo

Nas últimas duas décadas se consolidou no Brasil a situação de dependência dos municípios das transferências de recursos por parte do governo federal e dos Estados.

Segundo um estudo publicado no início do ano pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), com base em dados que vão até 2010, 94% dos mais de 5 mil municípios brasileiros têm nessas transferências pelo menos 70% de suas receitas correntes, e 83% não conseguem gerar nem 20% de suas receitas.

Em 2010, o forte desempenho econômico e um crescimento na arrecadação pública beneficiaram os municípios com um aumento nas receitas, tanto próprias quanto de transferências.
Mesmo nesse cenário, o levantamento da Firjan revela que um quinto dos municípios virou o ano no vermelho, com mais dívidas do ano anterior do que recursos em caixa.
Para os autores do estudo, essa realidade é fruto de má administração, que faz com que o maior repasse de recursos não se traduza em melhor qualidade nos serviços prestados à população.

"É primordial o acompanhamento da aplicação dos recursos que estão sob a responsabilidade das prefeituras, elo mais próximo do setor público com o cidadão-contribuinte", diz o estudo.

Com a descentralização administrativa desencadeada a partir da Constituição de 1988, houve um aumento das transferências da União e dos governos estaduais aos municípios.
Segundo o estudo da Firjan, porém, a contrapartida esperada, que era uma maior atuação dos governos locais, principalmente nas áreas de saúde e educação e em investimentos, não se concretizou.

"Investimentos em educação, saúde e infraestrutura urbana ficaram à margem do crescimento das receitas municipais."

Fatores

Em alguns casos, fatores como a localização geográfica, na área rural, ou o tamanho reduzido da população, tornam a autosustentação de um município inviável.
"Cerca de 80% dos municípios têm população igual ou inferior a 30 mil pessoas", disse à BBC Brasil o especialista em administração e políticas públicas Francisco Vignoli, da FGV Projetos.

"Mesmo se fizerem tudo certo, não teriam como se sustentar."

No entanto, segundo o gerente de Desenvolvimento Econômico da Firjan, Guilherme Mercês, há municípios pequenos que, mesmo dependentes de repasses, têm boa gestão.
A maioria, porém, independentemente de tamanho, sofre com má administração, diz Mercês, e 64% dos municípios brasileiros estão em situação fiscal considerada difícil ou crítica.
No caso dos novos municípios, a dependência é ainda mais acentuada. Dos 1.480 municípios criados desde 1980, só 28 têm situação considerada excelente ou boa em relação à geração de receita própria.

"Precisamos de uma discussão sobre os critérios de distribuição de recursos", disse Mercês à BBC Brasil.

Gastos com pessoal

Na maioria dos casos, a folha de pagamento consome boa parte dos recursos, e pouco sobra para investimentos. De acordo com a Firjan, somente 83 dos 5.565 municípios brasileiros geram receitas suficientes para pagar seus funcionários.

O limite de 60% da receita corrente líquida para despesas com funcionalismo, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000, não apenas não é respeitado por todos como, segundo a Firjan, "parece ter oferecido incentivos contrários às prefeituras que gastavam menos".

Em 10 anos, esses gastos passaram de 43,2% para 50% dos orçamentos municipais. Para investimentos, a parcela permaneceu em cerca de 10%.

"Gastos com pessoal são difíceis de ser revertidos", diz Mercês. "Municípios que comprometem muito com esses gastos acabam tirando espaço de investimentos."

Em declarações na época da divulgação do estudo, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, criticou a interpretação dos dados feita pela Firjan. Segundo Ziulkoski, grande parte dos gastos dos municípios com pessoal são destinados ao magistério.

Além disso, ele disse que o estudo passava a ideia errônea de que os municípios não arrecadam nada, quando na verdade, a maioria tem arrecadação baixa, por ter perfil agropecuário.

Para Mercês, é preciso que a discussão sobre essa situação de dependência e má gestão dos municípios venha à tona.

"É preciso cobrar dos governantes, participar do debate", afirma. "Ou vai se cristalizar no Brasil o quadro de uma carga tributária muito elevada, de país desenvolvido, sem a contrapartida."



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Sexta Feira : ''Curtindo a Vida Adoidado"

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Boa noite ...olha a hora !

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

TOTAL RECALL - O Vingador do Futuro


The Mutant - 1990

UM 'PIERROT RETROCESSO' , em Pelotas

Essa é a LUZ que '' eles'' trouxeram para Pelotas
Aproveitando o momento, quando ''alguns'' se auto elogiam por terem prejudicado o mercado de mutuários, dificultando aos mesmos um melhor acesso a moradias e outros bens patrimoniais, surgem como vozes de salvação. 

Tudo isso já havíamos denunciado , aqui no blog, meses atrás. Mas a gora, o papo é outro. Se promovem como tendo ''evoluído''(ã?) a cidade, ''impedindo'' Pelotas de crescer. Avançaram para uma etapa de novos problemas , como por exemplo, do setor imobiliário.

Falas macias e bem colocadas tentam demonstrar essa capacidade. Não se engane com discurso pronto. O marketing ''deles'' foi bem elaborado com anos de antecedência.
Tudo faz parte de um planejamento arquitetado, e com algum apoio de outros ''interessados''.

---------------------------------------------------------------------------------


Pensando nisso, postamos esse texto que ilustra nosso tipo - O Pierrot retrocesso!

Sabe o pierrot-retrocesso? 

O de "Faz parte do meu show", do Cazuza? 

Já parou pra pensar o que/quem seria o pierrot-retrocesso? 

Bem, a primeira coisa que me vem a cabeça é o personagem da Commedia dell'Arte, o pierrot apaixonado pela Colombina chorando de amores, aquela imagem de uma fantasia de carnaval com uma lágrima no rosto, trocado pelo Arlequim.

Mas, e o pierrot-retrocesso? O que Cazuza quis dizer, hã? 

Levando em consideração as caraterísticas do personagem, que é tido como inocente, fácil de enganar, louco, sonhador e mesmo sendo passado pra trás, ele continua a confiar nas pessoas. 

E a leitura de outras letras de Cazuza, como em "Não Amo Ninguém", quando ele diz: "Se todo alguém que ama/ Ama pra ser correspondido/ Se todo alguém que eu amo/ É como amar a lua inacessível/ É que eu não amo ninguém/ Não amo ninguém/ Eu não amo ninguém, parece incrível/ Não amo ninguém/ E é só amor que eu respiro." 

Eu fico pensando nas semelhanças do eu-Cazuza e do eu-Pierrot, ambos não eram correspondidos. Esta aí, o pierrot-retrocesso! Apesar de nunca se dar bem no amor, sempre sofrer, chorar, sentir essa dor nada miúda nesse "vão entre as costelas", como diria Adélia Prado, ele esquece. 

Esquece tudo que passou, volta ao início(retrocede) e ama de novo e de novo e de novo. Sabe o que é mais ridículo? No mundo, em pleno século XXI, em que amar é tão brega, ainda existem pierrot(s)-retrocesso e tão "Exagerados" quão Cazuza. Droga! =T

Texto : Isabela Cabral
Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Eleições 2012: Tecnologia deve diminuir tempo de apuração dos votos no RS


Diário popular - Pelotas

Os municípios que costumam apresentar dificuldade ou lentidão na apuração dos votos da urna eletrônica contam, agora, com uma novidade. Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) utilizará um procedimento em que os dados das votações serão remetidos às juntas eleitorais, onde se dá a totalização, diretamente através da internet. Essa mudança deve diminuir o tempo total da apuração do resultado das Eleições 2012 no Estado.

Assim, o novo método beneficiará, principalmente, as localidades que não possuem Zona Eleitoral (ZE) própria e têm dificuldade de transporte até o seu município sede. Normalmente, os pen drives que contêm as informações da urna eletrônica são transferidos fisicamente até a junta eleitoral.

De acordo com a solução, o Tribunal utilizará computadores locais conectados à rede interna do TRE-RS. Através de um pen drive, será inicializado um sistema próprio do TRE-RS que fará a criptografia dos dados a serem transmitidos. Assim, o nível de segurança do processo se equivale ao da própria urna eletrônica.

Escolha dos locais
A escolha das localidades que participarão da iniciativa se deu a partir do levantamento das ZEs com a apuração mais lenta em pleitos anteriores. Essas foram as primeiras escolhidas. Em seguida, outras cidades do Estado foram convidadas a manifestar interesse pela novidade. No RS, 61 pontos de transmissão serão instalados em 53 municípios.

Esta é a segunda vez que os pontos de transmissão remotos serão utilizados no Brasil. De forma pioneira, os TREs de Tocantins, Amazonas, Ceará, Rondônia e Pará desenvolveram e utilizaram o recurso nas eleições de 2010. Por conta do sucesso dessa iniciativa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou um grupo de trabalho que possibilitará a utilização do método no Rio Grande do Sul e nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, Tocantins.


Clique aqui para conferir a tabela com os municípios gaúchos que realizarão a transmissão remota de dados em 2012.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Um verdadeiro ''AMIGO da ONÇA''

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Documentário gaúcho ''O Liberdade'' registra a atmosfera musical de um bar pelotense


Documentário destaca o trabalho musical de Avendano e grupo 
Crédito: FELIPE CAMPAL / MOVIOLA FILMES / DIVULGAÇÃO / CP

O filme "O Liberdade", de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, segue em cartaz em Porto Alegre na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, térreo), nesta semana, em única sessão às 17h10min. É um documentário sobre o bar Liberdade, de Pelotas, que, durante o dia, atende a trabalhadores e, nas sextas e nos sábados à noite, é reduto de músicos de chorinho. O documentário registra com sensibilidade e, ao mesmo tempo, dinamismo a dedicação dos músicos que se apresentam no local aos seus instrumentos. Entre eles, o cavaquinista Joaquim Assumpção Avendano Júnior, conhecido como Avendano, falecido em junho passado.

Este longa-metragem, que é o primeiro de Cíntia Langie, faz um trabalho de resgate histórico deste grupo de Pelotas, ao mesmo tempo em que apresenta entrevistas dos integrantes do grupo em diferentes pontos da cidade, como o Theatro Guarany. O som captado pelo filme deve dar origem a um CD. A diretora comenta que uma de suas inspirações foi o filme "Buena Vista Social Club", de Wim Wenders. O longa-metragem, que conta com a participação de Vitor Ramil e depoimento do violonista Yamandu Costa, recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Mercosul pelo Júri Oficial no 16 FAM - Festival Audiovisual do Mercosul (Florianópolis/Brasil).



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

TEMPESTADE SOLAR : ''Algo tem que disparar o gatilho''

''Estamos jogando uma ' roleta russa ' com o sol !''
Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

VIDA de JORNALETE



Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Jornalismo e Ética : Porto Alegre recebe mostra de filmes sobre o tema


Porto Alegre recebe mostra de filmes sobre jornalismo e ética
Sessões gratuitas ocorrem de 18 a 23 de setembro no CineBancários

A montanha dos sete abutres é um dos títulos 
Crédito: Cinebancários / Divulgação / CP

Entre os dias 18 e 23 de setembro, o CineBancários realiza em Porto Alegre a mostra Imprensa – O Quarto Poder, que reúne oito títulos entre produções clássicas e mais recentes, que colocam em discussão o poder e os limites éticos dos meios de comunicação na sociedade contemporânea.

Entre os destaques da mostra, estão produções como A Montanha dos Sete Abutres, de Billy Wilder, Rede de Intrigas, de Sidney Lumet, e O Informante, de Michael Mann. As sessões com entrada franca ocorrem sempre às 15h, 17h e 19h. 

Confira a grade de horários e a programação:

18 de setembro (terça-feira)
14h30min – Ausência de Malícia (117min.)
17h30min – A Montanha dos Sete Abutres (111min.)
19h30min – Rede de Intrigas (121min.)

19 de setembro (quarta-feira)
14h30min – O Informante (157min.)
17h30min – A Embriaguez do Sucesso (96min.)
19h30min – Síndrome da China (121min.)

20 de setembro (quinta-feira)
14h30min – Rede de Intrigas (121min.)
17h30min – Nos Bastidores da Notícia (132min.)
19h30 – A Montanha dos Sete Abutres (111min.)

21 de setembro (sexta-feira)
14h30min – Síndrome da China (121min.)
17h30min – Ausência de Malícia (117min.)
19h30min – Frost/Nixon (122min.)

22 de setembro (sábado)
14h30min – Frost/Nixon (122min.)
17h30min – A Montanha dos Sete Abutres (111min.)
19h30min – O Informante (157min.)

23 de setembro (domingo)
14h30min – A Embriaguez do Sucesso (96min.)
17h30min – Rede de Intrigas (121min.)
19h30min – Nos Bastidores da Notícia (132min.)

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Era dos Super Heróis 1978 (Recordar)

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Visões de um jornalismo solitário...


E tem ''gente'' que acredita ser capaz de fazer chover por lá!

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Facebook pode ser monitorado no trabalho?


Pacotão: cor do Facebook e monitoramento no trabalho

por Altieres Rohr |
categoria Coluna
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
 >>> Cor do Facebook

O pacotão da quarta-feira passada afirmou que não é possível mudar a cor do Facebook e alguns leitores comentaram:

Eu consigo mudar a cor de meu face através do Google Chrome , não é visível para meus contatos…
Mary Castro

Olá, eu consegui trocar a cor do meu Facebook através de uma extensão do Google Chrome, mas recentemente li em alguns artigos que este tipo de aplicativos pode estar infectado. Será que eu corro esse risco mesmo?
Raquel Amaral

Só acho valido lembrar que existam extensões para navegadores de Internet, Google Chrome e Firefox, que realmente mudam a cor do Facebook, ou de outras paginas. Tem sites onde as pessoas compartilham “as modificações na aparência dos sites feitas por ela”.
Eric

Começando do último comentário, é exatamente como o Eric escreveu: é possível instalar extensões que fazem o navegador mostrar o Facebook de um modo diferente. O Facebook ainda é igual e nada mudou no site, porém é o navegador que está exibindo outras cores, tipos de letra – seja lá o que foi modificado.
Existe uma grande diferença entre modificar a forma que uma página de internet é enviada ao navegador (como acontece nas redes sociais que de fato permitem a personalização completa do perfil) e modificar a forma que o navegador exibe essa página.
A única maneira de fazer com que outras pessoas vejam as modificações que você fez é se elas também utilizarem a extensão e compartilharem as modificações – isso se a extensão permite esse compartilhamento. Na maioria dos casos, as pessoas continuarão vendo a página exatamente como o Facebook a envia para o navegador.
O problema disso é que a extensão não muda de fato o visual do site. Em qualquer outro computador, a modificação não vai estar lá. De certa forma, é uma enganação, já que a expectativa normalmente não é essa e sim fazer com que todos vejam o que foi configurado. No máximo, vira uma brincadeira.
E aí vem o problema seguinte: esse tema de “personalizar” o Facebook é extremamente comum em fraudes. Existem extensões legítimas que realizam essa personalização, mas se você simplesmente seguir o primeiro link que aparecer na rede social prometendo esse recurso, o mais provável é cair em uma fraude que vai trazer uma praga digital ao PC – seja essa praga acompanhante de uma extensão que cumpre o prometido ou não.
Vale a pena tomar muito cuidado com essas “brincadeiras”.
>>> Identificação de comentário
Tenho uma dúvida… várias, na verdade: o seguinte, se eu postar um comentário em algum site de notícias, um Yahoo por exemplo, é possível, me identificar? Ou melhor, localizar o PC?
Rodrigo

Se você não fez uso de ferramentas específicas para esconder a origem da mensagem publicada, sim, é possível localizar o computador.
Primeiro é preciso de uma autorização judicial para que o site de notícias libere a informação sobre o endereço IP registrado junto do comentário. Com isso, será possível identificar o provedor de acesso. Ao provedor, solicita-se que seja informado qual era o cliente que usava aquele endereço IP no momento do comentário.
Se a mensagem foi publicada a partir da conexão de outra pessoa ou em um cibercafé, o endereço vai apontar para aquele local. O mesmo vale para redes sem fio compartilhadas, sejam elas domésticas (o que normalmente é ilegal) ou de estabelecimentos comerciais. Nesse caso, o estabelecimento vai precisar ter registros ou a pessoa que teve a conexão utilizada deverá prestar esclarecimentos sobre quem faz uso daquela conexão.
Em alguns casos, mesmo com o uso de ferramentas de privacidade, para tornar a conexão anônima, ainda é possível identificar o verdadeiro computador da origem, se houver cooperação internacional na tentativa de identificação.
>>> Monitoramento no trabalho
No trabalho, uso o Thunderbird para receber e enviar e-mails, além do uso do bate-papo. Gostaria de saber se há alguma possibilidade de as pessoas da empresa conseguirem ver meus e-mails e conversas.
Viviana

Sim, Viviana. O dono da rede (no caso, a empresa em que você trabalha) tem total capacidade técnica de monitorar o acesso feito com o uso da rede. Para fazer isso, no entanto, a empresa deve comunicar aos funcionários que existe esse monitoramento. Se o funcionário está ciente dessa prática, ela é totalmente legal.
Confira reportagens do G1 sobre esse assunto:

Se algumas dessas ferramentas já são utilizadas para fins de trabalho (por exemplo, você está usando o e-mail do trabalho para fins pessoais), pode ser que a empresa consiga justificar na Justiça que não existe nenhuma violação da intimidade do emprego, já que se tratava de uma ferramenta de trabalho. Assim decidiu a Justiça do trabalho em Goiás (veja aqui).
Só haverá dificuldade para realizar monitoramento de dados quando as informações trafegarem em um canal de comunicação seguro, como, no caso, durante o acesso ao Internet Banking. No entanto, é possível, mesmo nesses casos, a empresa tenha uma configuração especial nos computadores para viabilizar esse monitoramento.
Ou seja, a dupla “computador do trabalho” e “conexão do trabalho” sempre dá viabilidade técnica para que uma conexão seja monitorada, a não ser que você adote medidas específicas para burlar isso. A questão jurídica é um pouco mais complicado, mas, normalmente, se o empresa avisou que estaria monitorando o acesso, o trabalhador não pode reclamar.
O pacotão da coluna Segurança Digital desta semana vai ficando por aqui, mas você pode escrever sua dúvida na área de comentários, logo abaixo, para que ela seja respondida em outro “pacotão” da coluna. O pacotão é publicado toda quarta-feira. Até lá!


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."