Pesquisar aqui

sábado, 2 de março de 2013

OS EMBALOS DE TODOS OS SÁBADOS


PRA CURTIR OS MELHORES FLASHBACKS DE TODOS OS TEMPOS !!!

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

INCÊNDIO NO CARNAVAL DE URUGUAIANA


Carnaval de Uruguaiana registra incêndio em carro alegórico
Foto de simples ilustração
Polícia trabalha com hipótese de que fogo teria sido criminoso em veículo da escola Bambas da Alegria

Um carro alegórico foi consumido pelo fogo no Carnaval de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado, na madrugada deste sábado. Conforme o Corpo de Bombeiros, o veículo da escola Bambas da Alegria havia passado pela avenida Presidente Vargas e estava após a dispersão quando ocorreu o incêndio. 

As chamas foram controladas rapidamente e ninguém se feriu, mas o carro sofreu perda total. O fogo teria sido criminoso, de acordo com os bombeiros. A polícia irá investigar o ocorrido. 

Os desfiles do carnaval de Uruguaiana terminam na noite deste sábado para domingo. A Bambas da Alegria está escalada para entrar na avenida mais uma vez, a partir da 1h15min, conforme a programação do evento. 




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

TEMPORAIS NO ESTADO GAÚCHO NO FIM DE SEMANA


Ilustração
Calor intenso neste sábado antecede chuva e temporais
Formação de ciclone dá origem a frente fria que entra pelo Sudoeste do Estado

A formação de um ciclone extratropical neste sábado em Buenos Aires induz uma corrente de vento em baixos níveis da atmosfera e traz ar muito quente, que será responsável pelo forte calor de hoje. A presença de vento Norte pode ser forte e provocar transtornos no Oeste, Centro e Sul do Estado. 

O calor intenso neste sábado no Rio Grande do Sul, com uma tarde de máximas acima de 35ºC, deverá anteceder a chegada de temporais. O sol vai aparecer na maior parte do Rio Grande do Sul. 

O ciclone dá origem à frente fria que avança pelo Centro da Argentina e o Uruguai com tempestades severas de chuva torrencial, granizo e vendavais de potencial destrutivo em algumas áreas. A linha de tormentas deve alcançar ainda neste sábado o Sudoeste do Rio Grande do Sul e parte do Sul. Preocupa o risco de vendavais localmente fortes. 

Risco de temporais alcança demais regiões a partir de domingo

Entre domingo e segunda-feira, o risco de chuva forte localizada e temporais alcança as demais regiões do RS, com ameaça de tempo severo na Metade Norte a partir da tarde de domingo. Mas não se descarta que a instabilidade atinja o Centro do Estado até o final do dia.

Confira a previsão de mínimas e máximas para este sábado:

Bagé 19ºC / 33ºC

Caxias do Sul 17ºC / 30ºC

Passo Fundo 18ºC / 30ºC

Porto Alegre 20ºC / 36ºC

Pelotas 20ºC / 33ºC

Santa Maria 21ºC / 36ºC

Uruguaiana 21ºC / 33ºC

Santiago 20ºC / 33ºC

Alegrete 21ºC / 34ºC

Santana do Livramento 19ºC / 34ºC

Rio Grande 21ºC / 32ºC

Santa Cruz do Sul 20ºC / 37ºC

Erechim 18ºC / 30ºC

Vacaria 16ºC / 29ºC

São José dos Ausentes 14ºC / 27ºC

Torres 21ºC / 29ºC

Capão da Canoa 21ºC / 30ºC

Cruz Alta 18ºC / 33ºC

Santa Rosa 20ºC / 36ºC

Chuí 21ºC / 30ºC

fonte : Correio do Povo

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

EDUARDO LEITE CONVIDA



Via Facebook

A comunidade pelotense,  em especial os usuários de bicicletas, está convidada a participar de uma audiência pública que ocorrerá na próxima terça-feira (1º), às 19h, na Esplanada do Theatro Sete de Abril (na Praça Coronel Pedro Osório, em frente ao teatro). 

A audiência discutirá o melhor trajeto para a construção de uma ciclofaixa que ligará a avenida Bento Gonçalves à rua Gomes Carneiro.

O projeto foi feito considerando que a ciclofaixa seja implantada na rua Félix da Cunha, mas a rua Santa Cruz é outra possibilidade considerada. “É uma oportunidade para que aqueles que usam esse meio de transporte possam participar diretamente da decisão”, explica a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) Joseane Almeida.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 1 de março de 2013

Bombeiros interditam prédio do ICH - UFPel

Por Hélio Freitag Jr - Diário da Manhã
Bombeiros interditam o prédio do ICH (Instituto de Ciências Humanas) da UFPel. Casualmente, era lá que o atual reitor Mauro Del Pino lecionava até o ano passado.
Conteúdo do Diário Popular

Bombeiros interditam nove salas de aula no Campus das Ciências Sociais
Segundo a instituição de ensino, de 300 a 500 estudantes foram afetados com a medida

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

O Corpo de Bombeiros interditou nesta sexta-feira (1º) nove salas de aula do prédio que abriga o Campus das Ciências Sociais (CCS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Segundo a instituição de ensino, de 300 a 500 estudantes foram afetados com a medida. Outras unidades da universidade, como o Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, também utilizam os espaços acadêmicos.

A interdiçao ocorreu pela presença de rachaduras nos locais. O problema estaria concentrado em 12 salas de aula do prédio, mas três delas já haviam sido fechadas pela própria UFPel para obras de recuperação. Um laudo técnico da estrutura do prédio foi solicitado pelos Bombeiros. O documento deve ser entregue até a próxima terça-feira já que, conforme a univesidade, o material já estava sendo produzido a pedido da gestão da instituição.

Outras medidas no prédio também estão sendo tomadas pela UFPel. Uma delas é a mudança da biblioteca das Ciências Sociais, localizada no 3º andar, que será transferida para o térreo. A modificação deve ser concluída entre março e abril, durante o período de recesso acadêmico. A recuperação das salas também deve ser executada em breve.

Aulas
Até a próxima segunda-feira a UFPel deve informar os alunos que ficaram sem aula nesta sexta sobre o local em que as atividades serão transferidas.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

''SEDE VACANTE ''




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Miriam Marroni e Mauro Del Pino buscam soluções na UFPEL



A Deputada Miriam Marroni , juntamente, com o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino, estiveram reunidos  com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni para discutir o fim da interdição do setor de radioterapia do hospital para novos pacientes, em vigor desde fevereiro.

Durante o encontro, foi entregue pelo reitor da UFPEL o relatório de todas as modificações feitas para garantir a reabertura do serviço para novos pacientes, como obras e contratação de profissionais.

Na segunda quinzena de fevereiro a Secretaria Estadual emitiu parecer proibindo novos agendamentos de pacientes por problemas estruturais e falta de pessoal no setor. 

São cerca de dois mil atendimentos mensais de moradores de Pelotas e região via Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, destacaram ao secretário a necessidade de análise imediata seguida de liberação do setor.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

VENDA DE ALVARÁS FALSOS PARA BOATES


Procuradoria investiga suposta venda de alvarás para boates em Porto Alegre

Dono de casa fechada entrega gravação de negociação da liberação por R$ 2 mil

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) investiga um suposto esquema na prefeitura de Porto Alegre para liberação de alvarás para casas noturnas. O dono de uma das boates fechadas recentemente pela fiscalização em Porto Alegre fez a denúncia, acompanhada de um áudio e um vídeo.

De acordo com a procuradoria, as gravações mostram uma mulher que se apresenta como arquiteta e se diz "facilitadora" para liberar documentos junto à secretaria municipal de Obras e ao Corpo de Bombeiros. A suspeita teria sido flagrada afirmando que os alvarás custarim R$ 2 mil e seriam entregues no prazo de uma semana, graças aos contatos que ela teria nos departamentos.

O chefe da PGM, João Batista Linck Figueira, contou que o empresário que fez a denúncia recebeu um telefonema da suspeita. "Após contato telefônico para oferta da facilidade, o empresário aceitou recebê-la e gravou a conversa na qual aparecem detalhes da negociação. Ele apresentou a denúncia, prestou depoimento à PGM e disponibilizou a gravação de áudio, feita num celular, e o vídeo das câmeras de monitoramento da casa na intenção de auxiliar na identificação da autora da proposta”, contou.

Com a apresentação do material e da representação ao MP, o procurador-geral espera que a investigação aponte se existe conexão da denunciada com servidores públicos da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

Procuradoria vai atrás de mulher que estaria negociando alvarás

A procuradora Vanesca Buzelato Prestes disse que a notícia-crime seria encaminhada ao Ministério Público ainda nesta quinta-feira, e que a procuradoria vai atrás da mulher que estaria negociando alvarás. "Estamos fazendo um procedimento contra essa pessoa, para que ela forneça quem são os servidores públicos que são seus 'bruxos', na expressão que ela utiliza".

No material, a mulher garante que os bombeiros "não veriam" as irregularidades nos estabelecimentos e não haveria problemas para liberar os alvarás.

Nesta quinta-feira, chegou a 24 o número de casas noturnas interditadas pela Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre. A fiscalização foi intensificada há pouco menos de um mês, como reflexo da tragédia em Santa Maria. Além da validade do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), emitido pelo Corpo de Bombeiros, a fiscalização da Smic verifica se há alarmes; extintores de incêndio; saídas de emergência e sinalização adequada. 

Com informações da repórter Samantha Klein e Luiz Sérgio Dibe.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CARNAVAL EM PELOTAS - PASSARELA LIBERADA


Passarela é liberada e Carnaval de Pelotas começa no próximo sábado

Primeiro desfilam as bandas, seguindo a mesma ordem já estabelecida anteriormente, e domingo as escolas mirins

Neste sábado desfilam as bandas, seguindo a mesma ordem já estabelecida anteriormente, e domingo, da mesma forma, as escolas mirins. No próximo final de semana a folia será de sexta a domingo, sendo na sexta as escolas do Grupo Especial, sábado os blocos burlescos e domingo o desfile das campeãs.

Empolgação 
O presidente da banda Empolgação, Adão Barbosa, confirma o desfile da entidade na abertura oficial do Carnaval, neste sábado, às 14h. Diz que estava triste por não ter conseguido colocar a banda na passarela sábado passado, quando houve a interdição pelo Corpo de Bombeiros e cogitou não retornar à Viação Férrea. Mas repensou e agora já está eufórico com a folia que a Empolgação deve proporcionar a todos neste sábado.

DP



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Ligação para fixo mais barata


Ligação de fixo para celular ficará 8,77% mais barata

Anatel aprovou a redução que afetará chamadas locais e de longa distância

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (28) a redução de 8,77% nas tarifas de ligações de telefones fixos para celulares, tanto para chamadas locais quanto de longa distância. No ano passado, a redução foi de 10,78%.

O conselheiro substituto que apresentou a proposta de redução, Roberto Martins, afirmou que o reajuste também terá outras implicações.

— Esse reajuste trará uma implicação de segunda ordem, que é a redução da tarifa de interconexão da telefonia celular.

Cobrança por chamadas seguidas em celular está proibida

A decisão foi tomada em reunião que aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Brigada de Incêndio viabiliza voo da AZUL


O vice-governador Beto Grill assinou o convênio para o funcionamento da Brigada de Incêndio no Aeroporto de Pelotas. Isso viabiliza a operação do voo entre Pelotas e Porto Alegre pela empresa Azul. 

O voo inaugural está previsto para o dia 20 de março.

Essa é mais uma ação de fortalecimento regional do Governo Tarso, uma importante conquista. 

Agora a Azul analisa a possibilidade de um voo direto entre Rio Grande e Rio de Janeiro.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

''Momentos'' : JOE COCKER




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

O PALHAÇO PERDEU O SORRISO



Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, estampou a página principal da versão online de um dos periódicos mais prestigiados do mundo, o jornal britânico “Financial Times”. 

Considerado um dos parlamentares mais assíduos da Câmara, ele falou sobre sua jornada política nos últimos dois anos e respondeu: “O que faz um parlamentar? Ele trabalha um monte e produz pouco. Essa é a realidade”



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

VETOS liberados da ordem de votação


Supremo libera Congresso para analisar vetos sem ordem prévia

Liminar de Carlos Fux havia suspendido votação sobre a lei dos royalties

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, por 6 votos a 4, derrubar a liminar que obrigava o Congresso Nacional a analisar 3 mil vetos presidenciais em ordem cronológica, concedida no final do ano pelo ministro do STF Luiz Fux. Desta forma, o Legislativo poderá apreciar os vetos segundo conveniência política, inclusive os relativos à nova Lei dos Royalties do petróleo.

Como consequência da liminar, o Congresso teria de apreciar os mais de 3 mil vetos pendentes de votação antes de analisar os royalties. Diante do impasse provocado, o governo concluiu que era inadequado votar o orçamento deste ano antes do julgamento desta quarta-feira. 

Os ministros analisaram apenas a liminar concedida por Fux no fim do ano passado e não concluíram a discussão sobre a legalidade do acúmulo de vetos. Segundo a Constituição, os vetos presidenciais devem ser apreciados em 30 dias, sob risco de trancamento de pauta, o que nunca foi seguido. O plenário optou por manter o processo em andamento e decidir sobre essa questão mais tarde.

A maioria reconheceu a gravidade do descumprimento das regras da Constituição e defendeu a correção do erro no futuro. Os ministros entenderam, no entanto, que uma intervenção do Supremo causaria mal maior, ao criar insegurança jurídica e atrapalhar o trabalho futuro do Legislativo. Vários ministros também citaram o princípio de separação entre os Poderes e criticaram o uso de mandado de segurança para tratar de uma questão constitucional mais ampla.

Votação

EDMUNDO SILVEIRA direto de Gramado


CURTO E GROSSO XIII

Dois amigos meus estão abrindo negócios em Gramado, na serra gaúcha. Os dois sabem trabalhar muito bem e seus produtos dispensam comentários. Todo mundo conhece, já foi ou ouviu falar no Grelhados LAS LEÑAS? Pois é! O Paulo Cunha vai inaugurar esta belíssima casa em Gramado, bem na rua que dá acesso a casa do Papai Noel no centro da cidade. Gramado tem muitas opções gastronômicas, mas um restaurante como o LAS LEÑAS duvido! Tenho certeza que será um grande sucesso! O outro é o Marcelo, dono do famoso trailer da Bento Gonçalves há mais de 30 anos, o Amarelinho. Pois o Marcelo inaugura também em março a DOCES IDEIAS. Um lugar para o turista experimentar os famosos doces de Pelotas e as recordações em artesanato da serra gaúcha. DOCES IDEIAS fica numa galeria na Av. Borges de Medeiros em frente ao Armazém Antique, também oriundo de Pelotas. Quem passar por Gramado não pode deixar de conhecer estes três locais! Show de bola!

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Vereadores Eleitos - Comissão de Saúde e Meio Ambiente

POLÍTICA - Câmara Municipal de Pelotas


Cunha e Amaral
Os vereadores Marcus Cunha (PDT) e Rafael Amaral (PP) foram eleitos na sessão de hoje (27/02), por unanimidade, respectivamente, Presidente e Vice da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Pelotas. 

Ambos parlamentares têm se destacado pelo trabalho pela melhoria da saúde em Pelotas e região.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

LULA : UM ''LINCOLN'' TUPINIQUIM


O Lincoln de cordão carnavalesco finge que aprendeu a ler para reduzir o estadista americano a uma versão de Lula em inglês

O único doutor honoris causa do mundo que sempre detestou escola e estudo guardou para a festa do 30° aniversário da CUT a notícia tão confiável quanto uma previsão de Guido Mantega. “Estou lendo muito agora”, disse já no começo do palavrório desta quarta-feira. A plateia caiu na gargalhada. O palanque ambulante reiterou que o milagre que se consumara. “Só de livro do Ricardo Kotscho e do Frei Betto já li uns trezentos”, exemplificou. A troca da gargalhada pelo riso respeitoso foi a senha para a viagem pela estratosfera.

“Estava lendo o livro do Lincoln’, decolou, caprichando na pose de quem decorou a Bíblia ainda no berçário. Não disse qual. Mas pelo menos descobriu que houve um Lincoln ─ Abraham ─ que foi presidente dos Estados Unidos. É um avanço e tanto. Até recentemente, Lula achava que Lincoln era marca de cigarro e um tipo de automóvel. “Fiquei impressionado como a imprensa batia no Lincoln, em 1860, igualzinho bate em mim”, comparou-se o Exterminador do Plural ao vencedor da Guerra da Secessão. No Brasil da Era da Mediocridade, não há limites para a bazófia. A lira do delírio encaixa qualquer partitura.

O posseiro do Planalto e o antigo inquilino da Casa Branca só não são idênticos porque o Lincoln de cordão carnavalesco é favorecido pelo aparecimento de armas inexistentes nos tempos da versão de Lula em inglês. “O coitado não tinha computador”, descobriu. “Sabe o que ele fazia para saber de notícias? Ia para o telex, para o telégrafo, ficar numa sala esperando”.

O telex instalado por Lula na Casa Branca permitiu que Lincoln usasse em 1860 um aparelho ínventado em 1930. “Nós aqui poderemos xingar um ao outro em tempo real”, completou o animador de comício. Em sete anos e meio, como prova o post reproduzido na seção Vale Reprise, ele produziu 19 palavras manuscritas. Mas faz de conta que aprendeu a disparar desaforos pela internet.

De 2003 para cá, o ex-presidente repetiu em incontáveis palavrórios que é o Getúlio Vargas do século 21. A comparação só faria algum sentido se o novo Pai dos Pobres reprisasse o tiro no coração. De qualquer forma, um Getúlio agora lhe parece pouco. O maior dos governantes desde Tomé de Souza é páreo para o estadista que impediu a fragmentação dos EUA e acabou com a escravidão. Mas não tem chance alguma de morrer como o colega ianque.

Lincoln foi assassinado enquanto assistia a uma peça teatral. Lula nem sabe o que é isso. Jamais foi visto na plateia de algum. Nunca será. Quem acha leitura pior que exercício em esteira decerto acha teatro mais detestável que três maratonas. Uma atrás da outra.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CLÁUDIA FERREIRA - EXCLUSIVO


Ex secretaria de projetos Especiais,Claudia Ferreira, participou do programa Jornalismoru.com, e fez esclarecimentos sobre o perfil do Facebook

'' Oi Beto!

 Hoje durante o teu programa na RU, tive a oportunidade de esclarecer sobre o FACE criado com o nome "Claudia Ferreira Volta". Mais uma vez EU digo que ele Não Foi criado por mim e que, também, não tenho nenhuma responsabilidade pelo mesmo. Também não creio que seja oportunismo de alguma pessoa, pois eu conheço um pouco o povo carnavalesco, e nesse momento a paixão e a emoção fala mais.

JAMAIS USARIA UM MOMENTO COMO ESSE PARA "COLOCAR LENHA NA FOGUEIRA", POIS JÁ ESTIVE DO OUTRO LADO E SEI O QTO É DIFÍCIL, TRABALHEI NA COORDENAÇÃO DO CARNAVAL JUNTO COM O ATUAL PREFEITO Eduardo Leite, O QUAL SABE E CONHECE O MEU TRABALHO E O RESPEITO E CARINHO QUE TENHO POR ELE .

Quanto ao conteúdo eu não concordo com muitos, mas não posso fazer nada, porque não foi criado por mim. Já denunciei para Face, para deixar bem claro que não é meu. Os meus são Claudia Ferreira (lotado) e Claudia Ferreira II. Um grande abraço e obrigado pela oportunidade de esclarecimento.

CLAUDIA FERREIRA ''


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

BOMBA PARA O PT - Armação contra Yoani foi descoberta



Envolvimento direto no dossiê cubano contra Yoani Sánchez pode custar a cabeça de Gilberto Carvalho

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão – serrao@alertatotal.net

Uma das figuras mais poderosas do governo Lula-Dilma, o ministro Gilberto Carvalho, cometeu uma das maiores burradas dos últimos tempos e está com a cabeça a prêmio para ser detonado da Secretária-geral da Presidência da República. Documentos internos demonstram que Carvalho foi o operador do jogo-imundo para tentar desmoralizar a blogueira cubana Yoani Sánchez em sua viagem ao Brasil. O chanceler Antônio Patriota também acabou envolvido na trama. Claro, quem está por trás de Carvalho é o chefão Luiz Inácio Lula da Silva – que agiu a pedido dos irmãos Fidel e Raul Castro - seus amigos e parceiros.

ATENÇÃO, SECULT : COMPETÊNCIA AVALIADA OU OPORTUNISMO MOMENTÂNEO?

Por Beto Vetromille 

https://www.facebook.com/claudia.ferreiravolta

Começou recentemente , via Facebook, a divulgação de um perfil, o qual não sei se é produzido pela ex secretária de cultura da cidade, Cláudia Ferreira, ou por alguém simpático à sua administração , divulgando uma apoio de retorno da ex dirigente.

Se for uma manifestação qualificada e honesta para quem teve experiência e poderia acrescentar seu apoio na questão cultural da cidade, muito bem. Mas se for apenas um oportunismo político, com anseios de terceiros , que aproveitam do momento ruim sobre o evento do carnaval para tirarem proveito pessoal, protesto e me oponho, sob pena de transformarmos a questão administrativa da prefeitura de Pelotas, numa verdadeira ''briguinha de belezas" virtual !

Pelotas não merece isso !
Detalhe : não tenho nenhuma contrariedade sobre a ex secretária Cláudia. Porém, não comungo de oportunismos políticos, entre outros, o qual deveria ser melhor esclarecido se está página virtual é de domínio da antecessora da SECULT, ou prodizida por algum(a) agitador(a) que apenas quer colocar ''lenha na fogueira''.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PLANOS DE SAÚDE : A maior alta dos últimos anos

Gasto com plano de saúde atinge maior alta desde 2007

Custo individual do serviço cresceu 16,4% entre 2011 e 2012

As despesas com planos de saúde individuais encareceram 16,4% entre os meses de junho de 2011 e 2012 comparados com o mesmo período dos anos anteriores (2010-2011), de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).
Esse é o maior resultado apresentado pelo índice VCMH (Variação de Custos Médico-Hospitalares) desde 2007, quando a pesquisa teve início. Como comparação, no mesmo período, a variação do IPCA, ou seja, quanto variou em média o índice utilizado pelo governo para medir a inflação geral, fechou em 6,1%.

EMENDA MARRONI - R$ 1,75 Mi para Saúde de Pelotas


RECURSOS PARA OS POSTOS DE SAÚDE DE PELOTAS



Já está liberada pelo Ministério da Saúde a verba de R$ 1,75 milhão solicitada via emenda parlamentar do deputado federal Fernando Marroni para ser aplicada nos postos de saúde de Pelotas.

O dinheiro é destinado ao custeio das unidades básicas de saúde. Conforme o regramento do Ministério, o dinheiro pode ser usado para aquisição de materiais de consumo, materiais médico-hospitalares e produtos médicos de uso único (descartáveis) necessário aos trabalhos dos postos.

“Este é um aporte muito importante que beneficiará toda população de Pelotas, pois irá permitir equipar os postos com materiais necessários e de uso contínuo cuja falta prejudicam o atendimento dos pacientes”, comenta Marroni.

Agora caberá a prefeitura apresentar até o dia 31 de dezembro de 2013 ao Ministério da Saúde o projeto técnico de utilização dos recursos.

Tão logo o projeto do município seja aprovado o Ministério deve depositar o dinheiro em uma conta da prefeitura na Caixa Econômica Federal. Por se tratar de verbas para custeio os repasses serão feitos em três parcelas: 50%, 30% e 20%, sendo que a segunda só é paga após o uso total da primeira parcela.

“O recurso está garantido, agora cabe à Secretaria Municipal de Saúde elaborar o projeto para recebê-lo o quanto antes”, explica Marroni.





Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Aumento do contágio por HIV no Carnaval é mito


Conclusão é da Universidade Federal Fluminense, que analisou dados de seis cidades

Da Agência Brasil vivabem@band.com.br

A crença de que o número de infecções por aids aumenta no carnaval é mito - pelo menos em Niterói e em outros seis municípios da região metropolitana da capital fluminense. A constatação faz parte de uma pesquisa desenvolvida por médicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançada hoje, dia 26, que analisou durante seis anos a distribuição temporal de demanda e positividade de testes sorológicos anti-HIV no Laboratório Central de Saúde Pública Miguelote Viana, de Niterói.

O laboratório faz cerca de 1.150 exames por mês e é referência no diagnóstico sorológico para todas as unidades de saúde da rede pública da cidade e dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim.

MIRIAM MARRONI PEDE INTERVENÇÃO NA TRAVESSIA DE SÃO JOSÉ DO NORTE


Reunião discute alternativas na travessia entre Rio Grande e São José do Norte

Discutir alternativas para os problemas travessia entre Rio Grande e São José do Norte, que tem sido afetada devido à dragagem do canal Miguel da Cunha. Esse é o intuito da reunião que ocorre nesta quarta-feira (26), a partir das 10h, no Porto de Rio Grande com a presença dos secretários de Infraestrutura e Logística do RS, Caleb de Oliveira, de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, e da deputada estadual Miriam Marroni (PT).

Nesta terça-feira (26) houve um protesto de trabalhadores de São José do Norte devido o aumento do tempo da travessia, que passou de 30 minutos para 1h30 min. Sobre o problema, a deputada Miriam defende a disponibilização de duas lanchas em caráter emergencial e também que se pare a dragagem nos horários de pico, evitando assim os longos períodos de espera e atraso do deslocamento dos trabalhadores.

Travessia de veículos
Em relação à travessia de veículos, a parlamentar defende a intervenção e encampamento da empresa F. Andreis e Cia. Miriam, inclusive, encaminhou o pedido na última semana ao governador Tarso Genro.
De acordo com Miriam, além de prestar um serviço de má qualidade e com equipamentos velhos, a atitude de aumentar ilegalmente em 100% os valores da travessia no processo de desassoreamento do canal de Miguel da Cunha deve ser considerada uma atitude no mínimo de 'atrevimento e falta de respeito', afirma a deputada.
Para a deputada, a baixa qualidade dos serviços pode prejudicar o desenvolvimento do polo naval e espantar a instalação de empresas, por isso a necessidade de intervir e realizar uma licitação pública para contratar uma nova prestadora. “Isso pode prejudicar de maneira considerável o desenvolvimento social e econômico dos dois municípios, pois como uma empresa vai se instalar diante do atual serviço oferecido?”, questiona a parlamentar.

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SEGURANÇA NO RS SERÁ AMPLIADA EM ABRIL


Secretário da Segurança promete 2,5 mil novos PMs no Estado em abril

 José Luís Costa
joseluis.costa@zerohora.com.br

Preocupado com o avanço da criminalidade no Estado, Airton Michels anunciou formatura de novos policiais


Como medida para tentar conter o avanço da criminalidade, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, anunciou esta manhã o incremento de 2,5 mil novos policiais militares para patrulhar as ruas de Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana a partir de abril.

O novo contingente de soldados está em curso em quartéis da Brigada Militar, com formatura prevista em até 60 dias.

Os homicídios (17,4%), os roubos de veículos (9,2%) e os furtos de veículos (6,1%) foram os delitos com aumentos mais significativos em 2012, conforme estatística divulgada ontem pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Aturdida com o crescimento dos assassinatos em meados do ano passado, a SSP lançou uma força-tarefa, transferindo PMs do Interior para reforçar o policiamento em Porto Alegre e as 10 cidades mais castigadas. Entre agosto e outubro, os índices reduziram, mas voltaram a subir em novembro e em dezembro.

Agora, com os novos PMs, a SSP acredita que será possível enfrentar de forma mais eficiente os assassinatos.

— Vamos investir pesado em policiamento em Porto Alegre e na Região Metropolitana, estamos comprando novas viaturas e incrementando o patrulhamento com motos — prometeu o secretário.

Para Michels, uma das razões da elevação dos índices de homicídios é uma nova metodologia de tipificação dos casos de assassinatos.

— Até anos anteriores, tinha caso de homicídio que não entrava na contagem, pois era cadastrado como lesão corporal ou encontro de cadáver.

O secretário também disse que as operações policiais contra o tráfico de drogas, resultando na captura de chefes de bocas de fumo, tem de certo modo, levado a outros criminosos a tentarem assumir o controle destes pontos, gerando execuções.

Em relação aos roubos de veículos, Michels lembrou que mais da metade dos casos ocorre na Capital e por isso vai concentrar esforços nos locais mais visados pelos ladrões. Dos 11.983 veículos roubados no Rio Grande do Sul, em 2012, 6.101 casos foram registrados em Porto Alegre, que teve crescimento anual de 10,8% — o aumento no Estado alcançou 9,27%.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O VENDEDOR DE ILUSÕES VIRTUAL

Há algum tempo, um certo vendedor de ilusões tentou enganar o povo local com suas artimanhas ilusórias de só falar a verdade.

Aos poucos , o povo entendeu seu plano macabro - eleição e um salário polpudo como legislador no final do mês. Mas deu errado! Muita coisa foi desmentida e contraposta , num verdadeiro desmascaramento deste ''vidente da esquina 22''.

Resgatando um texto sobre o referido ilusionista, podemos esclarecer suas novas intenções.


'' Quem não teve um vendedor de ilusões em sua vida?
Será que um dia você já não vendeu uma ilusão?
Aquela pessoa que te promete coisas,mexe com suas vulnerabilidades, gera expectativas, que por sua vez, gera esperança, que ainda gera ansiedade de ter problemas resolvidos...e depois, quando a promessa não é cumprida, pronto ... tudo isso que foi escrito cai no seu próprio pé , e o mundo desaba! ''

Assim foi a vida virtual de um vendedor de ilusões em Pelotas...parece que a máquina de escrever se sobrepôs ao seu dedão do pé!

FILHA DE RAUL CASTRO NO ESTADO GAÚCHO

Rosane de Oliveira: filha de Raúl Castro será hóspede oficial do Estado

Sexóloga Mariela Castro Espín participará de seminário em Porto Alegre


Embora a Secretaria Municipal de Direitos Humanos tenha vendido a ideia de que está à frente da iniciativa de trazer a sexóloga cubana Mariela Castro Espín a Porto Alegre, a prefeitura é apenas uma das apoiadoras do seminário do qual ela participará.

Quem convidou a filha de Raúl Castro, que também exerce as funções de primeira-dama em Cuba, foi a sexóloga Lúcia Pesca, do Centro de Educação e Orientação em Relações de Vida. Lúcia foi atrás de parcerias para viabilizar a vinda da cubana. Mariela vai participar de um seminário sobre educação e saúde sexual, no dia 5 de abril, no auditório do Ministério Público.

O governo do Estado, o Ministério Público e o Grupo Hospitalar Conceição já formalizaram o apoio. As despesas com passagens, hospedagem e alimentação de Mariela Castro Espín no Rio Grande do Sul serão pagas pelo governo do Estado, que deu à filha de Raúl Castro status de hóspede oficial.

Além de participar do seminário, Mariela vai ministrar oficina para gestores das secretarias que trabalham no combate à homofobia.

A visita, segundo Tarson Nuñes, coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, faz parte de um programa de intercâmbio com o governo cubano.

ZH
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SECRETÁRIA BIA ARAÚJO DESABAFA CONTRA CRÍTICAS



Beatriz Araujo - VIA FACEBOOK

'' À senhora Carla Gomes, assessora de imprensa não sei exatamente de onde, identificada por uma imagem de cachorro no Face, desejo firmemente que consiga um emprego ou mesmo um free para que possa direcionar suas energias às coisas boas da vida. 

É muito bom ser produtivo, acredite! 

Da minha parte, trabalho há 28 anos com cultura, viajo muito, me divirto tanto nas férias qto no meu dia-a-dia à frente das minhas atividades laborais. Sou muito feliz mesmo. Já passei por muitas situações difíceis, é verdade. Mas só passei por um motivo: faço muitas coisas! Minha trajetória é marcada por êxitos e com certeza por frustrações tbm. Mas não me entrego por pouca coisa, tampouco tenho medo de críticas, pois qdo sérias e construtivas são extremamente positivas e têm me ajudado a ser cada vez melhor no que faço. Qto a críticas visivelmente alicerçadas em rancores e decepções diante de derrotas recentes, desprezo e torço para que os autores encontrem boas alternativas para assimilarem suas perdas, continuando suas lutas de forma leal. Tenho firme propósito de continuar meu trabalho à frente da Secult e da minha "muito bem sucedida" empresa de produção cultural, ATO Produção Cultural (www.atoproducaocultural.com.br), pois tenho fôlego para muitas atividades, graças a meu entusiasmo e aos inúmeros convites que recebo para liderar projetos. 

Finalizando, agradeço muito a todas as pessoas de bem que têm se manifestado nestes dias, demonstrando solidariedade e amizade, muito especialmente ao prefeito Eduardo Leite e à Paula Schild Mascarenhas que nestes dias têm sido parceiros solidários, presentes e firmes, diferentemente de outros líderes que diante da crise debocham de infortúnios ou vaiam seus assessores diretos. 

Um grande abraço! ''

http://www.atoproducaocultural.com/
www.atoproducaocultural.com


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Governo do Rio cria secretaria voltada a usuários de crack


Nova pasta terá como orçamento 2% da arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), obtida com álcool e fumo

O governo do estado do Rio de Janeiro criou, nesta segunda-feira, a secretaria de Prevenção à Dependência Química, com o objetivo de se dedicar à reabilitação de usuários de drogas - em especial, o crack. Para o orçamento, serão retirados 2% da arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), obtida com álcool e fumo.

O escolhido para coordenar a pasta é o deputado federal Filipe Peixoto (PDT-RJ), que já anunciou a primeira medida: aumentar a quantidade de leitos para facilitar a internação involuntária de adultos - medida iniciada pela prefeitura do Rio na semana passada, mas criticada devido ao reduzido número de vagas disponíveis na rede pública para viciados em crack.

"Não temos a ilusão de acabar com o tráfico de drogas, mas precisamos trabalhar para o Rio se tornar referência na redução desse consumo", destacou o governador Sérgio Cabral, que participou assinou decreto formalizando a criação da nova pasta.

A secretaria vai promover parcerias com entidades que desenvolvem trabalhos de reabilitação e prevenção de dependentes químicos. "O estado é laico e poderemos trabalhar com diferentes lideranças religiosas, desde que façam um bom trabalho. Vamos focar nas instituições que estão dando certo. Podemos, inclusive, criar uma política de prêmios para mensurar os resultados. Fala-se muito do crack, mas não vamos esquecer o álcool e a dependência química de remédios", salientou o governador.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Ex-ministro do STJ será Secretário da Transparência do Senado


Denunciado no Supremo Tribunal Federal pelas mãos do Procurador-Geral da República, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), buscou nas altas rodas do judiciário o nome para a sua Secretaria da Transparência, órgão que criou para marcar a nova gestão.

Renan convidou o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Carlos Fernando Mathias de Souza (foto) para assumir a Secretaria. O jurista aceitou o desafio.

Desembargador aposentado do TRF da 1ª Região, Carlos Mathias é vice-reitor da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis). Em questão de dias, trocará de cargo e de sala. Com visibilidade muito maior, a partir de agora.

Os destinos de Mathias de Souza e Renan se cruzam cinco anos após ambos vivenciarem situações opostas nas carreiras. O primeiro atuou como ministro convocado do STJ de Agosto a Dezembro de 2007. No mesmo período, Renan resistia na Presidência do Senado sob pesada artilharia da oposição – e depois renunciou ao cargo para preservar o mandato.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."