Pesquisar aqui

sábado, 19 de julho de 2014

DIA 19 DE JULHO - DIA DO FUTEBOL


Há exatos 114 anos, no longínquo 19 de Julho de 1900, era fundado o Sport Club Rio Grande, o Clube de futebol Mais Antigo do Brasil em atividade ininterrupta. 

Hoje 19 de Julho, celebra-se também O Dia Nacional do Futebol.

Parabéns Vovô!

E VEM AÍ A OLIMPÍADA NO BRASIL- O QUE APRENDEMOS COM A COPA?

Quais lições a Copa do Mundo deixa para a Olimpíada?


A Copa do Mundo no Brasil chegou ao fim sendo considerada um sucesso, segundo avaliação da Fifa, do governo brasileiro e de grande parte do público que esteve nos estádios e cidades-sede durante todo o torneio.

Apesar dos problemas na preparação para o torneio, os turistas não enfrentaram grandes problemas nos aeroportos e conseguiram curtir a "Copa das Copas", como o governo federal intitulou o Mundial no Brasil.

Fechadas as cortinas do Maracanã no dia 13 de julho, começa agora a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, que terá sua cerimônia de abertura realizada no dia 5 de agosto de 2016 no mesmo 

Mas o que o Brasil pode levar como lição da Copa do Mundo para a organização dos Jogos Olímpicos de 2016? A BBC Brasil preparou uma lista com alguns "aprendizados" que o país teve nesse mundial.

NOS TEMPOS DO VINIL ...FLASHBACK !


VOO MH370 - A IRONIA DE UM DESTINO : “Isso é como ele parece, caso desapareça” posta

A frase foi de um dos passageiros  antes de embarcar em avião que caiu

Postagem no Facebook faz menção a sumiço de outra aeronave da companhia este ano

Antes de embarcar em Amsterdã com destino a Kuala Lumpur um holandês publicou uma foto da aeronave da Malaysia Airlines que caiu no Lesta da Ucrânia em sua conta do Facebook e fez menção a um voo desaparecido da companhia este ano.
Na mensagem com a foto ele escreveu “Isso é como ele parece, caso desapareça”.

A conta do usuário do Facebook está em nome de Cor Pan. A menção é em relação ao voo MH370, que ia de Kuala Lumpur a Pequim, sumiu da tela dos controladores por volta de 1h30 do dia 8 de março deste ano, menos de uma hora depois de decolar. Não há relatos de mau tempo ou problemas mecânicos

Com conteúdo do Globo.com

sexta-feira, 18 de julho de 2014

NA COPA DO MUNDO, FRACASSO DA SELEÇÃO BRASILEIRA TEM EXPLICAÇÃO

Na Copa, atitudes do técnico irritaram CBF e atletas

Folha de São Paulo

O fiasco brasileiro na Copa do Mundo foi marcado pela turbulência entre a comissão técnica da seleção, jogadores e a direção da CBF.

A imagem de sábado (12), dos reservas ignorando o técnico Luiz Felipe Scolari e orientando o time na derrota para a Holanda, escancarou a falta de confiança dos atletas com o trabalho do treinador na reta final do Mundial.

Nesta Copa, Felipão, que teve nesta segunda (14) a sua saída da seleção anunciada oficialmente pela CBF, fracassou em sua especialidade: a de transformar os grupos em que trabalha em "famílias".


Felipão, 65, nunca foi um expert em montar esquemas táticos originais, mas formava ambientes agradáveis aos atletas ao mesmo tempo em que os obcecava pela batalha. Foi assim em 2002, quando foi campeão. Mas o ambiente não se repetiu em 2014.

O vexame na reta final da Copa pode ser explicado, em boa parte, pela falta de de diálogo do treinador com os jogadores nos bastidores.

O ápice do constrangimento foi quando Felipão admitiu a seis jornalistas, em uma conversa no centro de treinamento da Granja Comary, que parte de seu grupo estava abalado emocionalmente por jogar uma Copa em casa.

Algo que se especulava somente por imagens, como a da choradeira depois da vitória nos pênaltis contra o Chile, acabou sendo confirmado pelo próprio treinador.

Nesse mesmo bate-papo, uma frase de Felipão chamou a atenção. Disse que trocaria um dos 23 convocados se pudesse fazer uma nova convocação naquele momento, mas não revelou o nome.

No grupo, jogadores candidatos a serem o "patinho feio", como Jô, Hernanes e Maxwell, ficaram na berlinda e se sentiram desprestigiados. Mas não foram os primeiros a ficar nessa situação.

Na primeira fase, antes do jogo com o México, Felipão se desentendeu com Hulk.

O atacante sentiu dores na coxa esquerda nos treinos e foi sacado da partida. Depois do 0 a 0, Hulk, contrariado, disse que só não jogou porque o técnico não quis. Felipão afirmou que sentia que o jogador estava inseguro.

PODAS NA BENTO

Na tarde desta quarta-feira(16) o trânsito na Av. Bento Gonçalves ficou muito complicado.

A realização de podas nas árvores do canteiro central, durante o período da tarde, provocou imensas filas de carros nas ruas adjacentes a principal via. Porém, os veículos da Secretaria de Trânsito , que davam apoio ao serviço de cortes, em nenhum momento, interviram em auxílio do fluxo de veículos. A bem da verdade estavam apenas olhando o serviço de podas , enquanto os diversos motoristas eram espremidos em verdadeiros '' perde-ganha '' para conseguir um espaço nas vias de circulação.

Insólito - Agente de trânsito fiscalizando podas...e quem fiscaliza o trânsito? E os Agentes de Trânsito? Deixa que o povo fiscaliza...piada!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

RAY WHELAN TEVE LIMINAR REJEITADA

Justiça nega liminar da defesa e mantém Ray Whelan preso

A desembargadora Rosita Maria de Oliveira Neto, da 6ª Câmara Criminal,  negou a liminar impetrada pela defesa e manteve a prisão do executivo da Match, Raymond Whelan. Acusado de liderar a máfia dos ingressos, Whelan está preso no Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Ele se apresentou à Justiça na última segunda-feira.

Raymond Whelan 

E a Polícia Civil do Rio vai indiciar Fernando Fernandes, advogado de Raymond Whelan, por favorecimento pessoal. Segundo a polícia, o advogado ajudou o executivo a fugir do Hotel Copacabana Palace, na quinta-feira (10), quando os agentes tentaram cumprir um mandado de prisão preventiva contra o inglês. O delegado titular da 18ª DP (Praça da Bandeira), Fábio Barucke, disse que o advogado Fernando Fernandes não deverá comparecer à delegacia nesta quarta-feira, conforme marcado anteriormente. De acordo com o delegado, o inquérito será encaminhado à Justiça sem o depoimento do advogado. 

Na terça-feira (15/7), a Polícia ouviu funcionários do hotel Copacabana Palace, onde a delegação da Fifa ficou hospedada para a Copa no Brasil, no inquérito que investiga a fuga de Raymond Whelan, após a decretação da sua prisão pela Justiça. Whelan estava hospedado no Palace e saiu por uma porta lateral, usada apenas por funcionários, um hora antes dos policiais chegarem, na última quinta-feira (10). 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro já deu partida na segunda fase de investigações sobre o envolvimento de Raymond Whelan com o esquema da Máfia dos ingressos. Whelan, acusado de chefiar uma quadrilha internacional de cambistas, se entregou na última segunda-feira (14) à Justiça e está em uma cela individual no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio. 

EX-DIRETOR DA PETROBRAS É DENUNCIADO POR FRAUDE

MPRJ denuncia ex-diretor da Petrobras e diretor da Odebrecht por fraude

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou à 27ª Vara Criminal da Capital Jorge Luiz Zelada, ex-diretor Internacional da Petrobras, Marco Antonio Duran, diretor de Contratos da Construtora Norberto Odebrecht (CNO), e outras sete pessoas por fraude em licitação. 

Subscrita pelos promotores de Justiça Alexandre Themístocles, Cláudia Condack e Andrea Amin, da 1ª Central de Inquéritos, a denúncia foi baseada no relatório de auditoria interna realizada pela própria Petrobras. Jorge Luiz Zelada, com o auxílio de advogado, técnico e engenheiros da companhia, direcionou o processo licitatório do Plano de Ação de Certificação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Área Internacional em favor da empreiteira, resultando na contratação da Odebrecht pelo valor de US$ 825.660.293,73 em setembro de 2010. 


De acordo com a denúncia, o ex-diretor violou o ato convocatório da licitação, determinando que a contratação dos serviços se desse de forma centralizada. Duas comissões foram criadas, de contratação e de licitação, onde seus integrantes assinavam atas sem tomarem ciência efetiva do teor de documentos e reuniões. A aprovação do projeto por Zelada se deu ainda sem as avaliações prévias obrigatórias dos comitês de gerentes gerais e de gerentes executivos da empresa. 

Também foram denunciados Aluísio Teles Ferreira Filho (engenheiro da Petrobras), Venâncio Pessoa Igrejas Lopes Filho (advogado da Petrobras), Alexandre Penna Rodrigues (engenheiro da Petrobras), Ulisses Sobral Calile (técnico de inspeção de equipamentos transferido da Transpetro para a Petrobras exclusivamente para tomar parte na licitação), Sócrates José Fernandes Marques da Silva (engenheiro da Petrobras), João Augusto Rezende Henriques (ex-empregado da Petrobras) e Rodrigo Zambrotti Pinaud. 

Se condenados, os acusados podem pegar até quatro anos de prisão. O MPRJ também requereu a perda dos empregos públicos e pagamento de multa de 2% sobre o valor do contrato licitado. Além disso, o MPRJ providenciou o encaminhamento do caso para o Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCCLD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, para que seja instaurado inquérito relativo à fraude, incluindo também a venda da refinaria de San Lorenzo (projeto Atreu); aquisição de participação de 50% no bloco 2714 – A, offshore da Namíbia; a contratação da empresa Vantage Deepwater Company – serviços de perfuração do navio sonda Titanium Explorer; e a venda de 27,3% da participação indireta na Edesur (distribuidora de energia argentina). 

Em nota, a Odebrecht diz desconhecer a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, bem como o relatório da auditoria interna realizada pela Petrobras. Segundo a empresa, o contrato foi resultado de licitação pública conquistado de forma legítima por menor preço, em total respeito à Lei. "A Odebrecht nega veementemente as alegações imputadas à empresa, assim como ao seu diretor", conclui a nota.

Jornal do Brasil

MÚSICO DANIEL BALHEGO É ASSASSINADO EM GUAÍBA


Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira , uma triste notícia abalou o público pelotense e amigos da música de Daniel Balhego. Segundo as informações vindas da capital gaúcha, Balhego foi encontrado sem vida , ao lado do seu carro , com placas de Pelotas, já sem vida vítima de dois tiros, sendo um no pescoço e outro na cabeça. Ainda nos primeiros registros, o músico estaria sem as calças e sapatos. A suspeita é que tenha sido vítima de um latrocínio - roubo seguido de morte.

Daniel Balhego residia em Guaíba.

5º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA EM PELOTAS


Aconteceu na noite desta quarta-feira(17), na Bibliotheca Pública Pelotense, o lançamento do Festival Internacional Sesc de Música 2015!
Realizado pelo Sistema Fecomércio, o evento é considerado um dos maiores da América Latina e será realizado de 18 a 30 de janeiro de 2015, pela quinta vez consecutiva, em Pelotas.

BANCO DO BRICS COM SEDE NA CHIINA

Banco do Brics terá sede na China e presidente indiano
Capital inicial autorizado do banco será de US$ 100 bilhões e o capital subscrito do banco será de US$ 50 bilhões, igualmente distribuídos entre os cinco países que integram o bloco

A sede do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) será na China, em Xangai, e a primeira presidência do órgão será de um representante da Índia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15) pela presidente Dilma Rousseff após se reunir com os chefes de Estado dos países que compõem o bloco, em Fortaleza.

O capital inicial autorizado do banco será de US$ 100 bilhões e o capital subscrito do banco será de US$ 50 bilhões, igualmente distribuídos entre os cinco países que integram o Brics. O primeiro escritório regional do banco será na África do Sul, a primeira direção da equipe de governadores será da Rússia e a primeira direção da equipe de diretores será do Brasil. A presidência do banco será rotativa entre os integrantes do bloco.

“O banco representa uma alternativa para as necessidades de financiamento de infraestrutura nos países em desenvolvimento, compreendendo e compensando a insuficiência de crédito das principais instituições financeiras internacionais”, disse Dilma.

O acordo sobre o Novo Banco de Desenvolvimento e o tratado para estabelecer o Arranjo Contingente de Reservas do Brics foram assinados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, os ministros das finanças da Índia e da África do Sul e pelo presidente do Banco Popular da China e do Banco Central da Rússia. O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, compareceu ao evento na segunda-feira (14), mas hoje retornou à Brasília para reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Também foi assinado durante o evento hoje um memorando de entendimento para cooperação entre agências seguradoras de crédito a exportação dos Brics e um acordo para cooperação sobre inovação entre bancos de desenvolvimento dos cinco países.

JULIAN ASSANGE CONTINUA COM ORDEM DE PRISÃO SUÉCA

Justiça sueca mantém ordem de prisão contra fundador do WikiLeaks
Julian Assange se refugiou na embaixada equatoriana em Londres em junho de 2012

Um tribunal sueco manteve nesta quarta-feira a ordem de prisão por agressão sexual contra o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, que está há dois anos refugiado na embaixada do equador em Londres. A decisão da corte, que mantém a ordem emitida no final de 2010, representa um revés para Assange em sua tentativa de evitar a extradição para a Suécia.

Julian Assange ficará, dessa forma, na embaixada em Londres, segundo um de seus advogados, Per Samuelson, que acrescentou que a defesa apelará da decisão. Durante a audiência, realizada no tribunal do distrito de Estocolmo, a promotoria argumentou que não havia motivos para alterar a ordem de prisão.

Medo da estradição para os EUA

O fundador do WikiLeaks se refugiou na embaixada equatoriana em Londres em junho de 2012 depois de ter todas as opções legais nos tribunais britânicos para evitar a extradição à Suécia. Ele diz temer que, se voltar para a Suécia, sejá extraditado para os Estados Unidos, onde pode ser processado e condenado depois que o WikiLeaks trouxe à luz milhares de documentos secretos do governo americano.

LEGISLATIVO DE PELOTAS : REAJUSTE ANTES DO RECESSO

Na última sessão antes do recesso, Câmara aprova reajuste dos servidores públicos

A Câmara encerrou o primeiro semestre legislativo com a aprovação do reajuste dos servidores da administração direta do município, do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, Prevpel, da Pedreira Municipal, Empem, e do Terminal Rodoviário, Eterpel. Antes da sessão, o assessor especial da Prefeitura, Abel Dourado, trouxe aos vereadores um recado do prefeito: de que estaria disposto a negociar os dias parados, desde que as emendas apresentadas ao projeto de reajuste dos servidores, para que não fossem descontados os dias de greve, fossem retiradas.

Depois de ouvir as ponderações do governo, os parlamentares aceitaram retirar as emendas. O vereador Ricardo Santos (PDT), autor das mesmas, disse que concordava em retirá-las visando beneficiar o funcionalismo. “Recebi o pedido do Simp e inclui as emendas, mas, na medida em que o assessor Abel Dourado procura a Câmara e diz que vai negociar com o Sindicato, a questão política está superada”, afirmou Santos.

Na mesma sessão, a Câmara aprovou o reajuste dos servidores do Legislativo, de 6,3%, e de 5,8% para os vereadores, além do projeto que autoriza a contrapartida do Poder Executivo de R$ 210 mil, para o auxílio moradia aos policiais que já estão atuando no Policiamento Comunitário.              

Também está aprovado o projeto de resolução do Legislativo que regulamenta a veiculação de propaganda eleitoral nas dependências da Câmara durante o período eleitoral.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

MPF/DF QUER LIMITAR CARGOS COMISSIONADOS DO SENADO

Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/DF pretende impedir nomeação de comissionados para cargos efetivos, quando houver candidatos aprovados em concursos recentes

O Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) apontou ilegalidades na forma como o Senado Federal preenche seus postos de trabalho, ao analisar uma ação popular que tramita na Justiça. O NCC constatou " notável desproporção" entre o numero de servidores comissionados e efetivos. Atualmente o quadro tem 3.244 cargos em comissão e 2.954 efetivos. 


Desde outubro de 2013, um inquérito civil do MPF/DF investiga os mesmos fatos mencionados na ação popular. Entre outros pedidos, o processo tem o objetivo de impedir que o Legislativo nomeie novos servidores comissionados ou terceirizados para atividades próprias de cargos efetivos para os quais há candidatos aprovados em concursos recentes.

Foi apurado que, de 2002 a 2014, o número de comissionados no Senado Federal quase duplicou. "Em 2013, pela primeira vez, a casa passou a dispor de mais comissionados do que efetivos em exercício nos seus quadros,” destaca a petição do NCC. O quadro se agrava, pois até o fim de 2014 há mais de 700 aposentadorias potenciais de efetivados e o concurso vigente expira em julho de 2014.

Princípios constitucionais

CAIU MAIS UM NA CBF

CBF demite assessor Rodrigo Paiva após 12 anos na entidade
Com o desmanche da comissão técnica da Seleção, o médico José Luiz Runco também perdeu o cargo

A queda da comissão técnica da Seleção Brasileira, gerada pelo fracasso na Copa do Mundo, trouxe a reboque até uma troca no departamento de comunicação da CBF. Depois de 12 anos, Rodrigo Paiva deixa o comando do setor. Chefe do departamento médico, José Luiz Runco também deixa a comissão técnica.

Paiva, que chegou à Seleção Brasileira após trabalhar com o ex-centroavante Ronaldo, era muito próximo a Ricardo Teixeira, ex-presidente da entidade, e isso o fez permanecer no cargo, mesmo com o início da gestão José Maria Marin. Com a era Marco Polo Del Nero à vista, ele não fica no cargo.

Durante a Copa, Rodrigo Paiva se envolveu em uma confusão com o atacante chileno Mauricio Pinilla e acabou sendo suspenso pela Fifa. Rodrigo Paiva e Runco entram na lista de demitidos após o Mundial, que já contava com - além de Felipão, Parreira e Murtosa - Thiago Larghi, Paulo Paixão e Carlos Pracidelli.
Doutoranda de Saúde e Comportamento publica artigo sobre suicídio e AIDS em revista inglesa

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Susane Klug Passos teve um artigo publicado na versão online da revista científica inglesa AIDS Care. A divulgação no veículo de circulação mundial ocorreu em maio. Até o fim desse ano, o trabalho deve ser publicado, também, na revista impressa.


Intitulado originalmente como High prevalence of suicide risk in people living with HIV: Who is at higher risk? (ou Alta prevalência de risco de suicídio em pessoas vivendo com HIV/AIDS: Quem é de maior risco?, em português), o artigo versa sobre os fatores que tornam mais intenso o risco de suicídio entre os soropositivos. Para chegar aos resultados, alunos do curso de Psicologia da UCPel e de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entrevistaram pacientes do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE). Ao todo, 211 pessoas, todas maiores de idade, responderam a questões sociodemográficas (referentes a estado civil, sexo, idade, etc.), perguntas clínicas (a respeito de histórico de doenças, internações e uso de medicamentos, por exemplo) e a questionários-padrões sobre o uso de drogas psicoativas, ansiedade, depressão e risco de suicídio. Os questionários foram aplicados entre março e junho de 2012.

Susane, que é médica e atua no SAE desde 1998, disse que já tinha percepção que o risco de suicídio entre os portadores de HIV era elevado comparado à população que não é portadora. “Mesmo assim, queríamos saber, entre eles, quais são os fatores que mais contribuem para o risco de suicídio”, explicou a doutoranda. Por meio da pesquisa, foi diagnosticado que os fatores de maior risco de suicídio são identificados entre mulheres jovens (de 18 a 47 anos), que não têm trabalho fixo remunerado, sofrem algum tipo de transtorno, como ansiedade e depressão, e são usuárias de drogas que atuam diretamente no sistema nervoso central, a exemplo de maconha, cocaína, crack e benzodiazepínicos. 

Os resultados mostraram que 34,1% dos entrevistados apresentavam algum fator de risco de suicídio e 23,2% já tinham tentado se matar. Índices considerados altos, mesmo se comparados a qualquer outro tipo de doença crônica, como o alcoolismo e o câncer. “O fato de ser portador de HIV é um agravante ainda devido ao estigma ligado à doença. As pessoas sofrem com o preconceito. Isso gera medo, angústia, vergonha e culpa”, enumerou Susane. “É fato que o tratamento melhorou e os soropositivos vivem mais hoje em dia. Mas, o confronto com esses sentimentos continua. Os pacientes continuam se deparando com situações angustiantes e momentos dramáticos que não se veem em outros casos. A mulher que tem câncer não tem vergonha de contar isso ao marido, porque o câncer é socialmente aceito. Já com a AIDS é diferente”.

Qualidade de vida
Em 2012, quando cursava Mestrado em Saúde e Comportamento pela UCPel, Susane fez sua dissertação baseada noutra pesquisa com portadores de HIV/AIDS. Orientado pelo professor Luciano Souza, o estudo Qualidade de vida em pacientes soropositivos de um centro de referência no Sul do Brasil (saiba mais aqui) também foi desenvolvido a partir de questionários obtidos no SAE. O setor é fruto de uma parceria entre a UFPel e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e presta atendimento a pacientes de 22 municípios da zona Sul. “Enquanto coletávamos dados para a dissertação, as questões sobre risco de suicídio começaram a aparecer espontaneamente. Foi aí que percebemos que era preciso abrir os olhos para esse perigo. Conhecendo as causas, podemos atuar na prevenção”, destacou, ao mencionar que, conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% das tentativas de suicídio podem ser prevenidas.

Site UCPel

terça-feira, 15 de julho de 2014

ESTALEIRO DEVERÁ DEMITIR TRÊS MILFUNCIONÁRIOS

Estaleiro em crise no Rio pode demitir até três mil funcionários

Trabalhadores do Estaleiro Ilha S.A. (EISA) estão em férias coletivas desde o dia 8 de junho e só retornariam ao trabalho nesta segunda-feira (14), após um adiamento do retorno, marcado inicialmente para o dia 30 de junho. 

No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), Alex Santos, a empresa decidiu prolongar mais uma vez as férias coletivas até o dia 28, quando promete a volta ao trabalho. Os trabalhadores fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (14) e promovem uma nova manifestação na próxima quarta-feira (16), na Candelária. Segundo eles, os salários estão atrasados há mais de um mês, e o vale-refeição não é distribuído há dois meses. O medo é que a empresa dispense os funcionários.   

Segundo Alex Santos, o Estaleiro Ilha informou que está tentando mudar o controle acionário da empresa e pediu o prazo até o final do mês para negociações. Sobre o risco do fim da empresa, ele comenta: “Eu diria que esse risco existe, seria leviano dizer que não”.

BOMBA LETAL ESTAVA EM PODER DE BLACK BLOCS PRESOS

Black blocs presos no Rio tinham bomba de 'alta letalidade'

Professora de filosofia da UERJ e ativista tinham uma bomba caseira e material para preparo de coquetéis molotov quando foram presos

Um laudo do Esquadrão Antibombas deixa claro que baderneiros presos no sábado no Rio de Janeiro se organizavam para cometer crimes em protesto marcado pelas redes sociais para a decisão da Copa do Mundo, neste domingo, no Maracanã. 


A Justiça aceitou o pedido de prisão temporária da ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, e outros dezoito black blocs sob o entendimento judicial de que o grupo forma uma quadrilha armada. O laudo a que o site de VEJA teve acesso mostra que um casal de baderneiros preso pela polícia na operação guardava em casa uma bomba de fabricação caseira com "capacidade de provocar mortes". 

O artefato continha 140 gramas de pólvora - para se ter uma ideia, o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade em fevereiro deste ano continha 60 gramas.

DEMISSÃO DE FELIPÃO É ACEITA PELA CBF

CBF aceita pedido de demissão e Felipão deixa comando da seleção
O coordenador técnico Carlos Alberto Parreira e o auxiliar técnico Flávio Murtosa também deixaram a seleção

Luiz Felipe Scolari não é mais o treinador da seleção brasileira. No fim da noite deste domingo (13), um dia depois da derrota por 3 a 0 para a Holanda pela decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo, a CBF aceitou o pedido de demissão.

Felipão, segundo o seu assessor de imprensa, ainda não havia sido avisado da decisão da entidade - o técnico estava dormindo. A informação foi divulgada inicialmente pela Rede Globo. O comunicado oficial da CBF deverá ser feito nesta segunda-feira.


Com Scolari, saíram também todos os componentes da comissão técnica da seleção, inclusive o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira e o auxiliar técnico Flávio Murtosa. O treinador, campeão do mundo em 2002, ficou em posição muito frágil por causa da goleada por 7 a 1 sofrida na partida contra a Alemanha, pela semifinal do Mundial.

LÍDER DA MÁFIA DOS INGRESSOS É PRESO

Britânico suspeito de participar da máfia dos ingressos se entrega no Rio

O executivo Raymond Whelan, da empresa britânica Match Services, ligada à Fifa, se entregou a autoridades do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira.
Whelan é acusado de envolvimento com a quadrilha internacional que comercializava ingressos VIP da Copa do Mundo por preços muito acima do mercado.

Ele era considerado foragido após ter a prisão preventiva decretada e ter escapado, quatro dias atrás, de agentes que tentaram prendê-lo no Hotel Copacabana Palace, onde está hospedada a alta cúpula da Fifa.

Raymond Whelan ao centro
Câmeras de segurança flagraram o executivo deixando o hotel por uma porta de serviço ao lado de seu advogado.

A defesa de Whelan e a Match Services (que comercializa com exclusividade ingressos VIP e pacotes de viagem que incluem entradas da Copa do Mundo) afirmaram que ele não fez nada de ilegal. Isso porque na visão da Match os ingressos poderiam ser vendidos a preços mais elevados se fizessem parte de pacotes de viagem.

Fifa
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral Jérôme Valcke falaram na manhã desta segunda-feira sobre as investigações sobre os ingressos.

Eles disseram que a entidade "luta constantemente" contra possíveis irregularidades na venda dos tíquetes, que também aconteceram em outras Copas.

"Na África nós tivemos problemas e também tivemos pessoas presas por isso. Nós na Fifa nunca vendemos ingresso com um preço diferente do que o que está impresso no papel. Mas esses ingressos estão indo para parceiros comerciais, federações, e aí o que eles fazem com os ingressos é o que nós estamos vendo, porque nossa política é de que eles não podem revender o ingresso", explicou o secretário.

"Não dá pra dizer que a Fifa não está lutando contra isso, estamos 100% empenhados", finalizou.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

MORRE A CANTORA VANGE LEONEL - '' NOITE PRETA''

Morre a cantora Vange Leonel, conhecida pelo sucesso "Noite Preta"
Vítima de câncer, a cantora e compositora faleceu nesta segunda-feira em SP


Morreu nessa segunda-feira a cantora paulistana Vange Leonel. Ela enfrentava um câncer no ovário e estava internada no hospital Santa Isabel, em Santa Cecília, região central de São Paulo. Vange atingiu o sucesso definitivo com a música "Noite Preta", que serviu como abertura da novela Vamp, de 1991. 

Em forma de poesia, a companheira de Vange, Cilmara Bedaque, confirmou a morte no Twitter, no fim da tarde dessa segunda. "Ela então sonhou que era livre / do cateter, das agulhas em suas veias / do buraco em seu peito / eu só pude dizer: você é livre."  A jornalista Monica Waldvogel, a cantora Karina Buhr e o deputado Jean Wyllys postaram mensagens de pêsames nas redes sociais.

Além de cantora, Vange, 51 anos, prima do cantor Nando Reis, era também compositora, escritora e ativista pelas causas LGBT. Antes de seguir carreira solo, Vange fez parte da banda Nau, com a qual lançou apenas um disco, em 1987. Como escritora, publicou "Lésbicas" (Planeta Gay Books; 1999); "Grrrls: Garotas Iradas" (Edições GLS, de 2001) e "As Sereias da Rive Gauche" (Editora Brasiliense, 2002).

CANDIDATURAS REJEITADAS PELO MPE/RS

Ministério Público Eleitoral rejeita 414 pedidos de candidatura
Procuradores analisaram 10 mil registros, oriundos de 13 estados do País

O Ministério Público Eleitoral (MPE) decidiu impugnar 414 candidaturas às eleições de outubro, 198 delas com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. O número foi divulgado nesta segunda-feira pelo MPE, após análise de 10 mil registros, oriundos de 13 estados. Os procuradores também encontraram irregularidades como prestações rejeitadas por tribunais de Contas.

Após o fim do prazo para registro na Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho, as procuradorias eleitorais tiveram cinco dias para impugnar as candidaturas que apresentam irregularidades. Em outubro, mais de 24 mil candidatos devem concorrer aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República.

A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se todas as formalidades foram cumpridas.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será no dia 5 de outubro. O segundo será realizado no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado que não atinja 51% dos votos válidos, excluídos os votos brancos e nulos. 

MOBILIDADE URBANA - O PROBLEMA DOS TÁXIS EM PELOTAS VAI PARA PROMOTORIA

Paladini se reúne com promotora pública e discute situação dos táxis
Promotora recebeu vereador Vitor Paladini

Acompanhado de permissionários de placas de táxi e de auxiliares, o vereador Vitor Paladini (PSB) reuniu-se, esta semana, com a promotora pública Rosely Lopes, para conhecer o entendimento do MP sobre a exploração dos serviços de táxi em Pelotas. O parlamentar também aguarda a resposta do Poder Executivo sobre o tema. Uma proposta será apresentada para a categoria e a Câmara debaterem e lapidarem a melhor forma de explorar o serviço em Pelotas.

Uma comissão de permissionários e auxiliares de táxis, juntamente com a Câmara, já trabalha no tema que motivou um amplo debate no Legislativo. No mês passado, audiência pública lotou o plenário da Casa para discutir a regularização dos serviços. O déficit do número de táxis e a liberação de novas placas foram as principais pautas levantadas no encontro.

Segundo seus integrantes, o objetivo da comissão é contribuir com o Poder Público, responsável pela regulamentação, e apresentar a atual realidade das condições de trabalho.

- "Todos os que estavam interessados em contribuir com a discussão foram chamados. Formamos a comissão com a indicação das partes envolvidas e estamos dando seguimento à proposta”, explicou Paladini.

A primeira reunião da comissão foi com o secretário municipal de Trânsito, Flávio Al Alam, que ressaltou a importância da iniciativa e da contribuição que ela pode dar para o andamento dos trabalhos, já que reúne os principais interessados que são também quem convive com a prestação de serviços hoje.

domingo, 13 de julho de 2014

ROMÁRIO DESABAFA : - ''MARIN E DEL NERO DEVIAM ESTAR PRESOS''

Após a goleada histórica sofrida pelo Brasil diante da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo, o ex-jogador e deputado federal Romário desabafou. Através das redes sociais, afirmou que José Maria Marin, presidente da CBF, e seu vice e sucessor eleito, Marco Polo Del Nero, deveriam estar na cadeia. O parlamentar fez duras críticas à corrupção e à gestão no futebol brasileiro, e falou em "falência" do esporte no país.
"Passado o luto das primeiras horas seguidas da derrota, vamos ao que verdadeiramente interessa! Quem tem boa memória, vai lembrar da minha frase: Fora de campo, já perdemos a Copa de goleada!
Infelizmente, dentro de campo, não foi diferente.
Ontem foi um dia muito triste para nosso futebol. Venceu o melhor e ninguém há de questionar a superioridade do futebol alemão já há alguns anos. Ainda assim, o mundo assistiu com perplexidade esta derrota, porque nem a Alemanha, no seu melhor otimismo, deve ter imaginado essa vitória histórica.
Porém, se puxarmos da memória, vamos lembrar que nossa seleção já não vinha apresentando nosso melhor futebol há muito tempo. Jogamos muito mal. Infelizmente, levamos sete e, por mais que isso cause mal-estar, devemos admitir que a chuva de gols foi apenas reflexo do pânico, da incapacidade de reação dos nossos jogadores e da falta de atitude do treinador de mudar o time.
Vivemos uma crise no nosso esporte mais amado, chegamos ao auge dela. Acha que isso é problema só dos jogadores ou do Felipão? Nem de longe.
Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros!
O meu sentimento é de revolta.
Estou há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da Confederação Brasileira de Futebol, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores. Porque não se iludam, futebol é negócio, business, entretenimento e move rios de dinheiro. Nunca tive o apoio da presidenta do País, Dilma Rousseff, ou do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Que todos saibam: já pedi várias vezes uma intervenção política do Governo Federal no nosso futebol.
Em 2012, eu apresentei um pedido de CPI da CBF, baseado em um série de escândalos envolvendo a entidade, como o enriquecimento ilícito de dirigentes, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e desvio de verba do patrocínio da empresa área TAM. O pedido está parado em alguma gaveta em Brasília há dois anos. Em questionamento ao presidente da Câmara dos Deputados, sr. Henrique Eduardo Alves, mas ouvi como resposta que este não era o melhor momento para se instalar esta CPI. Não concordei, mas respeitei a decisão. E agora, presidente, está na hora?
Exceto por um vexame como o de ontem, o Brasil não precisaria se envergonhar de uma derrota em campo, afinal, derrotas fazem parte do esporte. Mas vergonha mesmo devemos sentir de ter uma das gestões de futebol mais corruptas do mundo. A arrogância dessa entidade é tão grande que até o chefe da assessoria de imprensa chega ao absurdo de bater em um atleta de outra seleção, como fez o Rodrigo Paiva contra um jogador do Chile Pinilla. Paiva pegou quatro jogos de suspensão e foi proibido de acessar o vestiário dos jogadores. Este ato foi muito simbólico e diz muito sobre eles. O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. São esses que comandam o nosso futebol. Querem vergonha maior que essa?
Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia! Bando de vagabundos!!!
A corrupção da CBF tem raízes em todos os clubes brasileiros, vale lembrar que são as federações e clubes que elegem há anos o mesmo grupo de cartolas, com os mesmos métodos de gestão arcaicos e corruptos implementados por João Havelange e Ricardo Teixeira e mantidos por Marin e Del Nero. Vale lembrar, que estes dois últimos mudaram o estatuto da entidade e anteciparam a eleição da CBF para antes da Copa. Já prevendo uma possível derrota e a dificuldade que eles teriam de se manter no poder com um quadro desfavorável.
E os clubes? Sim, eles também são responsáveis por essa crise. Gestões fraudulentas, falta de investimento na base, na formação de atletas. Grandes clubes brasileiros estão falindo afogados em dívidas bilionárias com bancos e não pagamentos de impostos como INSS, FGTS e Receita Federal.
E toda essa má gestão que tem destruído o nosso futebol, infelizmente, tem sido respaldada há anos pelo Congresso Nacional com anistias e mais anistia destes débitos. Este ano tivemos mais um projeto desses vexatórios para salvar os clubes. Um projeto que previa que clubes pagassem apenas 10% de suas dívidas e investissem 90% restante em formação de atletas. Parece até deboche. Uma soma de aproximadamente R$ 4 bilhões ou muito mais, não se sabe ao certo. Corajosamente, o deputado Otávio Leite, reconstruiu o texto e apresentou uma proposta honesta estruturada em responsabilidade fiscal, parcelamento de dívidas e a criação de um fundo de iniciação esportiva, com obrigações claras para clubes e CBF.
Em resumo, a nova proposta além de constituir a Seleção Brasileira de Futebol e o Futebol Brasileiro como Patrimônio Cultural Imaterial – obrigava a CBF a contribuir com alíquota de 5% sobre as receitas de comercialização de produtos e serviços proveniente da atividade de Representação do Futebol Brasileiro nos âmbitos nacional e internacional. O tributo também incidiria sobre patrocínio, venda de direitos de transmissão de imagens dos jogos da seleção brasileira, vendas de apresentação em amistosos ou torneios para terceiros, bilheterias das partidas amistosas e royalties sobre produtos licenciados. O valor seria destinado a um fundo de iniciação esportiva para crianças e jovens de todo o Brasil. Esses e outros artigos dariam responsabilidade à CBF, punição à entidades e outros gestores do futebol, a CBF estaria sujeita a fiscalização do TCU e obrigada a ter participação de um conselho de atletas nas decisões.
Mas este texto infelizmente não foi para a frente. Sete deputados alemães fizeram os gols que desclassificaram nosso futebol e nos tirou a chance de moralizar nosso esporte. Estes deputados, como todos sabem, fazem parte da Bancada da CBF, mudei o nome porque Bancada da Bola é muito pejorativo para algo que amamos tanto. Gosto de dar os nomes: Rodrigo Maia (DEM -RJ), Guilherme Campos (PSD-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), José Rocha (PR-BA) , Vicente Cândido (PT-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Valdivino de Oliveira (PSDB-GO).
Essa partida ainda pode ser revertida com a votação do projeto no Plenário da Câmara. Será que esses sete deputados voltarão a prejudicar o nosso futebol?
O futebol brasileiro tomou uma goleada e a derrota retumbante, infelizmente, não foi só em campo. Nem sequer tivemos o prazer de jogar no Maracanã, um templo do futebol mundial, reformado ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Acha que foi porque não chegamos a final? Não. Poderíamos ter jogado qualquer outro jogo lá. A resposta disso é ganância e arrogância. É a CBF que escolhe onde o Brasil vai jogar, mas, obviamente, poderia ter tido interferência do Ministério do Esporte e da presidência da República, mas nenhum destes se manifestou. Quem levou com essas escolhas?
Para fechar com chave de ouro, a CBF expulsou do vestiário Cafú, capitão de seleção do pentacampeaonato. Cafú foi expulso do vestiário enquanto cumprimentava os jogadores ontem. Este é o retrato do nosso futebol hoje, não honramos a nossa história.
Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos! Eles levarão a taça e nós ficaremos com nossos estádios superfaturados e nenhum legado material, porque imaterial, mostramos para o mundo que com toda nossa dificuldade, somos um povo feliz"

OPINIÃO : FUTEBOL BRASILEIRO NÃO PRECISA IMPORTAR, MAS ''EXPORTAR'' CORRUPTOS

FATO UM : Marin não garante Felipão e promete solução. Cartola prometeu definir o técnico do time nacional - Folhapress

O presidente da CBF, José Maria Marin, não garante a permanência de Luiz Felipe Scolari no comando da seleção brasileira após a Copa. O cartola promete definir qual será o técnico do time nacional na próxima semana.
 Questionado pela Folha de S.Paulo se compartilha da ideia de seu vice, Marco Polo Del Nero, que defende a manutenção de Felipão, Marin não quis se posicionar. "Vou dar uma entrevista coletiva até o final da próxima semana para definir isso", afirmou. 
Ao lado de Marin, Del Nero defendeu a permanência de Felipão como treinador da seleção. "Essa é a minha posição. Mas quem decide é o presidente [Marin]", argumentou Del Nero, que assumirá a presidência da CBF em abril de 2015. 
Os dois cartolas estavam a caminho do hotel da seleção brasileira em Brasília, de onde partiriam junto com o elenco e comissão técnica para o Mané Garrincha. 

"Estou preocupado agora com o jogo. Depois, na semana que vem, vou resolver isso [quem será o técnico da seleção brasileira]", disse Marin.

OPINIÃO - Beto Vetromille 


NÃO FOI APENAS UM '' 7X1'' 

RESPEITO O HISTÓRICO DO FELIPÃO E O SER HUMANO, MAS DEU !!!
Nada foi pior do que ver as desculpas e argumentos protetivos utilizados pelo atual técnico da Seleção Brasileira - Luis Felipe Scolari. Sempre simpatizei com o estilo de ''pagada'' imposto por ele.Mas , desta vez, esqueceu sua melhor característica. Nas entrevistas coletivas percebo sua necessidade de preservar o grupo de atletas.Normal! É assim mesmo com a ética esportiva. Porém, poderia ter sido mais cuidadoso para não passar essa imagem de que ''tudo está bem e que foi apenas um 7x1''. Pode ser no time de futebol de sete lá do clube recreativo, mas nunca para um Seleção Brasileira!


FATO DOIS : Mourinho teria rejeitado proposta para treinar Seleção Brasileira, diz jornal espanhol
Conforme o Marca, técnico do Chelsea teria respondido à CBF que só será liberado em três temporadas - Jornal espanhol Marca

O treinador do Chelsea José Mourinho teria sido contatado pela Confederação Brasileira de Futebol para ser o novo treinador da seleção canarinha. No entanto, o mesmo  estaria indisponível porque mantém contrato com o time inglês para as próximas três temporadas. De acordo com informações do jornal espanhol Marca, ele estaria formando uma equipe para conquistar títulos e não pretende fazer qualquer movimento para romper o contrato.

OPINIÃO - Beto Vetromille 

NÃO PRECISAMOS IMPORTAR O QUE TEMOS NO PAÍS
Seria a resposta final para demonstrar nossa total incompetência futebolística , num país que se consagrou cinco vezes Campeão do Mundo, com talentos revelados aqui e exportados para o futebol pelos diversos continentes, trazermos um técnico de fora. O que precisa ser feito e uma reavaliação e mudanças concretas na estrutura, em certo ponto, corrompida das instituições que comando o futebol nacional.


Fui !!!

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."