Pesquisar aqui

sábado, 7 de julho de 2012

SOMOS FELIZES ! Outros, nem tanto...



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Já se pegou perdendo uma noite de sábado fazendo nada em casa?


Por Andressa Dias

'' Quando estiver sem nenhum compromisso no seu sábado à noite e quiser aproveitar bem este tempo você escolher entre estas 10 opções de coisas para fazer sozinha que variam entre atividades de lazer e atividades úteis para sua vida.

1 – Assista a um filme ou série
Ver filmes pode te proporcionar uma noite maravilhosa e te entreter por algumas horas, sem contar no acompanhamento com pipoca, que deixa a noite ainda mais agradável. Você pode também aproveitar para assistir vários capítulos de uma série que gosta.
Enfim, se jogue no sofá ou na cama e curta um bom filme bem acompanhada do seu baldinho de pipoca no seu sabor favorito.
2 – Cozinhe só para você
Aproveite esse tempo sozinha para cozinhar unicamente para você. Você pode fazer seu prato favorito ou experimentar uma receita nova. Pode ainda criar algo novo na cozinha.
Coloque a imaginação para funcionar e se divirta. E o melhor de tudo é que no final (provavelmente) terá algo gostoso para saborear. Que tal fazer um brigadeiro de panela?
3 – Leia algo interessante
Procure algo para ler, pode ser um livro, revista ou algum artigo na internet. O que vale é ler algo que seja interessante para você e que seja também uma leitura prazerosa para te distrair neste sábado à noite. Pode ser também uma leitura relacionada à sua carreira, mas cuidado para não exagerar com as leituras relacionadas ao trabalho e não se esqueça que este é um momento de descanso e lazer.
4 – Cuide da sua beleza
Uma noite toda é o tempo suficiente para você cuidar da sua beleza. Faça aquela esfoliação que está esperando há dias ou ainda, aproveite para fazer uma boa hidratação nos cabelos. Cuide de você mesma e se sentirá bem, além de terminar a noite ainda mais bonita.
5 – Procure filmes e músicas novas na internet
Esta é uma ótima oportunidade para você passar um bom tempo pesquisando músicas, séries e filmes novos na internet. Procurar esses arquivos e baixá-los toma bastante tempo, então este é o momento ideal para atualizar suas listas de mp3 e vídeos.
6 – Atualize suas redes sociais
Outra coisa que gasta muito tempo e as pessoas geralmente esquecem de fazer é a atualização das redes sociais. Você pode aproveitar esse tempo livre para apagar contatos, incluir ou excluir fotos e organizar os álbuns, inserir ou atualizar informações pessoais e também verificar como estão as configurações de privacidade e segurança das suas redes sociais.
7 – Escute música
Escolha um álbum bem relaxante e que te deixe bem humorada para passar uma noite agradável. Ouvir música é ainda mais interessante porque você pode combinar essa atividade com outras, como atualizar as redes sociais enquanto ouve seu álbum favorito.
Assim, você tem uma noite gostosa e gasta o tempo de uma forma interessante e nada entediante.
8 – Veja vídeos na internet
Procurar vídeos na internet pode ser uma atividade muito gostosa de se fazer quando estiver sozinha em casa. Podem ser vídeos de animais fofos, vídeos engraçados ou ainda sobre assuntos do seu interesse. Nada de procurar vídeos de sofrimento, porque isso pode te deixar um pouco pra baixo e não é isso que você quer neste sábado sozinha em casa.
9 – Experimente looks e aprenda técnicas
Use esta oportunidade para experimentar looks com maquiagens novas, experimentar combinações de roupas diferentes e ficar desfilando na frente do espelho ou tirando fotos de si mesma. Veja vídeos de maquiagem e moda na internet e experimente para aprender maneiras diferentes de se produzir. Este é um momento muito oportuno para trabalhar sua autoestima e descobrir novas formas de mudar o visual.
10 – Organize suas coisas
Não há nada que ocupe tão bem o tempo quanto organizar objetos. Você pode organizar seu quarto, suas roupas, livros, maquiagem etc – praticamente qualquer coisa que você quiser. Só tome cuidado para não começar uma revolução na sua casa, senão a noite acaba antes de você terminar o que começou e tudo ficará uma bagunça.
Agora é só colocar em prática as sugestões e usar sua imaginação para criar noites maravilhosas mesmo sozinha, afinal, você pode sim se divertir e passar bons momentos apenas na própria companhia."

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Dez coisas pra fazer num sábado à noite em casa:


. 1. Sexo – esta sem dúvida é a melhor, mas estou sozinho, e o sexo solitário não tem graça depois que você arrumou uma alternativa muito melhor do que sua velha mão esquerda (sou canhoto). Além disso, estou sozinho devido ao falecimento de uma pessoa muito próxima e querida do meu amor, então também não rola.

2. Ver TV. Ok. Ligo a televisão aqui no quarto e vejo a novela “Viver a Vida”. Sou noveleiro assumido, mas esta é um PORRE. Diálogos pseudo-profundos, aqueles depoimentos finais teoricamente pra cima - mas que te deixam deprimido, José Mayer pagando uma de garanhão pegador, e o pior: trilha sonora do insuportável Chico Buarque . Ninguém merece! Ok, a novela uma hora ou outra acaba. Então começa o BBB. E lá está o Ronaldo, de quem eu simplesmente não consigo nem ver a cara. Agüentar o Ronaldo e o Dourado ao mesmo tempo é tortura, acho que não tenho tantos pecados no currículo.

3. Quem sabe assistir a um filme em DVD? Tenho alguns aqui na fila, depois analiso melhor.

4. Ficar vagando pela Internet? Não, já fiz isso ao longo do dia.

5. Ouvir música? Pode ser. Assim eu aproveito e ensaio alguns novos passos de rebolation aqui no quarto (obviamente estou falando daquela dança os som de psy).

6. Brincar com a cadela da minha mãe? Sem ofensas, minha mãe tem uma poodle, mas ela é meio psicótica tipo Atração Fatal, não pode me ver que quer brincar o tempo todo, incluindo os momentos em que estou tentando tirar de sua boca o jornal que eu estava lendo.

7. Conversar com meu amor? Não, a esta hora o coitado já está até sonhando, depois de um dia bem estressante que encerrou uma semana ainda mais estressante.

8. Dormir? Não estou com sono, dormi até tarde hoje já me programando para varar a noite acordado. Vai ser difícil pegar no sono. Tomar todas e cair no sono bêbado também não rola, o estoque etílico aqui em casa não é suficiente.

9. Preparar minhas atividades da semana? Claro que não! Final de semana é sagrado. E além do mais, nem tenho trabalho pra fazer...

10. Cortar as unhas? Já cortei. Escovar os dentes. Também. Tomar banho? Idem. Arrumar meu quarto? Falta coragem. Ler um livro? Já li demais nesta vida, minha fase de adquirir cultura já passou, hoje me permito ler apenas os textos acadêmicos necessários. Fofocar com a vizinha? Já está dormindo.

Já sei, acho que não vou fazer nada. É sábado,  e acabei de decretar que hoje é o Dia Mundial da Preguiça. 

Boa noite!



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

PELOTAS : '' uma cidade com a 'cara' de Paris '


Pelotas, 7 de julho de 2012 

Boa noite! 


       Seja bem-vindo à versão virtual da Capital Nacional do Doce


Conheça seus pontos turísticos, história, tradição, costumes, eventos e venha conhecer pessoalmente o que Pelotas tem de melhor. Você se sentirá em casa, graças à hospitalidade do povo pelotense e vai adorar a rica variedade dos seus tradicionais doces. 
      

 A CITRÖEN escolheu Pelotas como locação para o lançamento do Novo C3. 
A empresa procurava uma cidade com a "cara" de Paris e a escolha ficou mesmo com a Princesa do Sul.


     PATRIMÔNIO: O chamado centro histórico ganha uma nova identidade, quer via iniciativa privada ou governamental. Vários prédios estão em processo de restauração e outros já se encontram totalmente concluídos. A cidade ganha um poderoso produto turístico com seus prédios restaurados. Porém, infelizmente, há tantos outros que se encontram em total abandono, tanto por parte das autoridades, como por seus proprietários e pela ação dos vândalos, que não respeitam a história e o rico patrimônio de sua cidade natal. Além do Castelo Simões Lopes, localizado na zona sul da cidade, que se encontra abandonado, há a Estação Férrea, oCasarão dos Mendonça, do Barão de Azevedo Machado, entre outros. Não vamos entender tombamento patrimonial com tombamento no sentido mais literal da palavra! 


       O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) lançou uma campanha para combater o comérico ilegal de bens culturais, bem como os atentados contra os bens tombados, que serão julgados como crimes contra o patrimônio nacional. Para denuncias anônimas, ligue (53) 3281-2244 ou (21) 2262-1971. Informações podem ser obtidas pelo e-mail bcpemov@iphan.gov.br ou pelo site www.iphan.gov.br


       O filho mais ilustre de Pelotas, João Simões Lopes Neto ultrapassou os limites do regional para atingir a universidalidade, sem perder sua identidade gauchesca. Ele desenhou sua obra com perfeição. Não há peão por este Rio Grande afora que não conheça um conto de Simões Lopes Neto. O jeito de estar, de ser, de viver de seu povo, na figura de Blau Nunes prova isso. Sua obra com certeza é um clássico que você, se não leu ainda, tem a oportunidade de ler agora. Aqui você encontrará o "Cancioneiro guasca ", "Contos Gauchescos", "Lendas do Sul", "Casos do Romualdo", "Balas de Estalo", triolés publicados no jornal "A Pátria" a partir de julho de 1888, o conto "A Recolhida", além do folhetim "A Mandinga", escrito entre 15 de outubro e 14 de dezembro de 1893, publicado originalmente no "Correio Mercantil". 

Não só Pelotas, mas toda a região sul do estado do Rio Grande do Sul iniciou sua colonização em função de Colônia de Sacramento, no Uruguai. Mesmo antes de terminar a disputa territorial entre Portugal e Espanha, em 1777, quando foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso entre os dois países, já os portugueses andavam pela região.
       O exemplo mais vivo é a fundação da cidade de Rio Grande, em 1737, por Silva Paes. Após a assinatura do tratado, os portugueses iniciaram a subida rumo ao norte do estado, estabelecendo-se inicialmente em Viamão. Neste trajeto foram se estabelecendo, principalmente nas margens da Lagoa dos Patos.
      
 Em Pelotas não foi diferente, mas o grande arranque de que hoje é a cidade se iniciou com a chegada do português José Pinto Martins, imigrando originalmente para o Ceará, estabelecendo às margens do arroio Pelotas a primeira indústria saladerial, de produção de charque, em 1780, aproveitando a grande abundância de matéria-prima ali existente e que se encontrava a esmo pelos campos, o gado bovino. Logo outras charqueadas foram implantadas, como as de Gonçalves Chaves, Bernardino Barcelos e tantos outros. 

Começava a tomar corpo o que é hoje Pelotas, que nesta época pertencia a Rio Grande. Em 7 de julho de 1812 o padre Felício foi ao Rio de Janeiro, a mando da família Antônio dos Anjos, para solicitar às autoridades competentes a criação da nova freguesia, que foi chamada de Freguesia de São Francisco de Paula. 

       A nova freguesia foi se desenvolvendo rapidamente. Em 1830 Pelotas já tinha um parque industrial saladeril com mais de vinte charqueadas trabalhando ao longo do Arroio Pelotas e Canal São Gonçalo. Em 1832 foi elevada à categoria de vila, passando então a chamar-se de Pelotas, uma homenagem às rústicas embarcações utilizadas pelos nativos na travessia dos rios, confeccionadas com o couro animal e quatro varas corticeiras. Finalmente, em 1835, Pelotas ganha o status de cidade. Com a Revolução Farroupilha, arrefeceu-se o ímpeto industrial da nova cidade, mas daqui saíram os empresários-soldados como Domingos José de Almeida e José Gonçalves Chaves, considerados os cérebros mais brilhantes da revolução. Terminada a Guerra dos Farrapos, o Barão de Caxias reorganiza a estrutura administrativa da cidade que havia sido totalmente desarticulada e manda abrir a Câmara, organiza o judiciário e só saiu da cidade após a situação voltar ao normal. 

       Um novo ciclo de progresso começa e seu auge acontece com a Guerra do Paraguai. Muitos pelotenses engrossam as tropas dos Voluntários da Pátria. As tropas do Império se alimentam com o charque produzido aqui. Ao retornar do cerco e tomada de Uruguaiana, o Imperador visita Pelotas e seu genro, o conde D'Eu, declara-se cativado por ela. 

       Terminada a guerra, mais um ciclo de progresso toma conta da Princesa do Sul. Pedro Osório muda-se para Pelotas e sua descendência cresce, dando nomes da maior projeção política e intelectual. Funda-se o Liceu de Artes e Ofícios, embrião da primeira Escola de Agronomia e Veterinária. Embora começando um novo século, os tempos antigos de Pelotas só morreriam definitivamente com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Neste período os charqueadores e grandes comerciantes depositavam seu dinheiro no Banco Pelotense, que chegou a ser um dos três maiores do país. Mas a roda da fortuna é caprichosa. Após a guerra, os frigoríficos se impuseram, o charque como base alimentar virou coisa do passado. 

O Banco Pelotense, após a vitoriosa Revolução de 1930, viu suas portas serem fechadas, para abrirem logo em seguida com o nome de Banco do Rio Grande do Sul. Foi nessa época que desenvolveu-se a cultura do arroz, trazida por Pedro Luis da Rocha Osório, pioneiro da implantação intensiva e extensiva desta cultura no estado. 

       Pelotas tem uma história de coragem, determinação e muito trabalho. Num breve passeio por suas ruas repletas de fachadas históricas, é possível resgatar toda a essência de uma sociedade de fortes tradições culturais. Alguns pelotenses ilustres culturalmente: João Simões Lopes Neto, Fernado Osório, Lobo da Costa, Antonio Caringi, Zola Amaro, Leopoldo Gotuzzo, entre outros. Habitaram na cidade, nove barões, dois viscondes e um conde, o que colaborou para denominar a sua sociedade como a Aristocracia do Charque, ou ainda como os Barões da Carne-Seca. 

       Foi a luta de seu povo, no passado, que fez com que Pelotas fosse considerada a verdadeira capital econômica da província, vindo a se envolver em todas as grandes causas cívicas. 

       Essa prosperidade econômica e cultural continua até hoje, graças ao espírito empreendedor de seu povo e às fortes administrações municipais. Centro geo-econômico da região sul, Pelotas exerce influência sobre um universo de 1,2 milhão de pessoas, em 19 municípios, com um potencial de consumo que supera algumas capitais brasileiras.
       Pelotas possui aproximadamente 350.000 habitantes distribuídos em uma área de 1.921.80 Km². 

       O clima subtropical úmido e a proximidade com o Oceano Atlântico propiciam temperaturas amenas e densos nevoeiros de maio a agosto. Além de um inverno ameno, um verão tipicamente brasileiro leva as pessoas a desfrutarem de belezas naturais como a praia do Laranjal, além de outros pontos de destaque, como a Cachoeira do Arco-Íris, o Recanto dos Coswig, Cascata, Bachini, etc. (Veja detalhes em Região Colonial) Fora as belezas naturais, são permanentes fontes de turismo o comércio, forte e diversificado, o belo e imponente casario, acervo arquitetônico de uma época de glória e opulência e a tradição doceira do município, que extrapolou fronteiras, valendo a Pelotas o título de "Capital Brasileira do Doce". 

       Pelotas possui uma rede hoteleira composta de estabelecimentos quatro estrelas, hotéis três estrelas, hotéis duas estrelas e estabelecimentos de menor porte. A área gastronômica é servida por ótimos restaurantes, churrascarias, pizzarias e confeitarias. Bares, choperias e danceterias agitam a vida noturna da cidade. 

       A rede de serviços do município inclui duas empresas de TV por cabo, telefonia celular, duas emissoras de televisão, sete emissoras de rádio FM e quatro AM.
       A tradição cultural de Pelotas se mantém viva através de duas universidades (UFPel e UCPel), duas instituições de ensino superior isolada (Faculdades Atlântico Sul e SENAC), duas escolas técnicas federais (CAVG e CEFET), dois centros de pesquisa (Embrapa), dois teatros, várias salas de cinema, dezenove clubes sociais, além de
bibliotecas, museus e galerias de arte.

Como é bom falar bem de Pelotas !!!

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

PELOTAS 200 ANOS !!!

Pelota é uma pequena embarcação, como um bote, feita de couro, que foi utilizada para a travessia de arroios ou navegação de pequenos cursos d'agua. Nela transportava-se utensílios e mercadorias . Raramente continha alguma pessoa no seu interior e era guiada por uma corda que poderia estar tracionada por seu condutor que seguia a nado fora dela, ou alguém na outra margem. A pelota é de origem marroquina e foi levada para o Brasil pelos espanhóis, tendo se difundido entre os indígenas.
Presente no seculo XVIII nos arroios das terras sobre as quais hoje se assenta a cidade chamada Pelotas .



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 6 de julho de 2012

“Pelotas tem no DNA a cultura da beleza”


 
As jornalistas Rosane de Oliveira e Cláudia Laitano, mais o jornalista Klécio Santos, todas da Zero Hora, estiveram na noite de ontem (4), no salão nobre da Biblioteca Pública, discutindo sobre temas relacionados a Pelotas, que comemora 200 anos de fundação. O prefeito Fetter esteve na abertura do evento, que contou com a presença de uma platéia atenta e participativa. 

         Para a jornalista e colunista Cláudia Laitano, “Pelotas tem no DNA a cultura da beleza”. João Simões Lopes Neto não nasceu aqui por acaso, afirmou. Ela também comentou que a trilogia produzida por Vitor Ramil extrapola Pelotas e o Estado. A jornalista Rosane de Oliveira, que manifestou a sua admiração pela cidade e pela hospitalidade do amigo Samir Curi, alertou que Pelotas e Rio Grande deveriam ser parceiras em projetos capazes de promover a economia da região, que tem recebido pesados investimentos na área portuária. O jornalisa Klécio Santos ratificou o discurso da colega, acrescentando que “a região sul passa a ser hoje uma solução para o Rio Grande do Sul”. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Jornalistas esvaziam geladeira de cerveja gratuita em apenas 3 minutos

Atualizado em 06/07/2012 09h34
Usuário flagrou corrida pelas bebidas na cobertura da Eurocopa.
Teriam sido mais de 500 garrafas em poucos minutos.

O vídeo já teve mais de 10 mil visualizações 


Os jornalistas que estavam cobrindo a Eurocopa 2012 conseguiram esvaziar uma geladeira cheia de cerveja gratuita em apenas três minutos, de acordo com um vídeo divulgado no YouTube. Postado por um usuário de apelido janjelle1992, o vídeo diz: “Eles levaram três minutos para esvaziar uma geladeira que provavelmente tinha mais de 500 garrafas.”

“Alguns deles foram embora levando dez garrafas ou encheram umas malas”, diz janjelle1992. 

De acordo com o Daily Mail, alguns dos patrocinadores do evento disponibilizam garrafas gratuitas para representantes da mídia.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

DESILUSÃO POLÍTICA


Desilusão ameaça ‘entusiasmo’ de jovens em eleições nos EUA
Pablo Uchoa
Da BBC Brasil em Washington

Com a economia dos Estados Unidos dando sinais de ter voltado à apatia, as próximas eleições americanas – marcadas para exatamente daqui a quatro meses – correm o risco de se desenrolar sem o entusiasmo de quatro anos atrás.
O grupo mais afetado pela sensação de estancamento e a dificuldade da economia de gerar postos de trabalho são os jovens – muitos dos quais aderiram à campanha de Barack Obama em 2008 em nome da "mudança".

Segundo os números do Censo americano, a proporção de pessoas entre 18 e 29 anos que votaram em eleições caiu de 51% em 2008, ano que viu a chegada de Obama à Casa Branca, para 23% em 2010.
Analistas apontam que é preciso descontar destes números o fato, normal, de eleições presidenciais mobilizarem mais eleitores que as não-presidenciais - em 2010 foram realizadas as chamadas eleições de metade de mandato, que renovam parte do Congresso.
Entretanto, o especialista John Della Volpe, diretor de Pesquisas no Instituto de Política da Universidade de Harvard, confirma que "todos os dados indicam que a nova geração está menos entusiasmada e portanto menos inclinada a participar nas eleições de 2012, em comparação com 2008".
Della Volpe afirma que a birra não é apenas uma desilusão com o governo de Obama, mas um pessimismo originado nas dificuldades conjunturais do país.
"O pessimismo está ligado à uma maior percepção de que as instituições políticas e públicas de governo são incapazes de resolver os problemas que o país enfrenta hoje. Portanto, o simples ato de votar se torna menos relevante para esta nova geração", afirma.
"A desilusão não é necessariamente com o governo Obama, é com o 'governo' e ponto. Se estivesse ligada a Obama, veríamos um maior apoio ao partido Republicano e a Mitt Romney (rival do presidente)."

Desinteresse
Há sinais de que a falta de engajamento não é um fenômeno exclusivo da juventude. Uma pesquisa do Pew Research Center realizada periodicamente no mês de junho mostrou que apenas 29% das pessoas entre 18 e 29 anos dizem acompanhar o processo eleitoral "de perto".
Apesar de ter encolhido em relação aos 40% de quatro anos atrás, esse percentual ainda é igual ou superior ao nível de envolvimento dessa faixa etária nas eleições de 2010. Fenômeno exatamente igual foi registrado entre as pessoas de 30 a 49 anos.
O problema para Obama é que o menor envolvimento dos eleitores mais jovens tende a reduzir a sua base de apoio. Essa fatia votou maciçamente por ele em 2008 e ainda lhe dá, nas pesquisas atuais, uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre Romney.
Porém, Della Volpe diz que há uma "abertura" da fatia mais jovem dos eleitores (18 a 24 anos) a "visões concorrentes"" sobre a economia e sobre como o país deve ser governado.
Esta geração que não fez parte do movimento pró-Obama de 2008 se mostra menos leal a ele, "principalmente em assuntos econômicos", diz Della Volpe. Segundo o Censo de 2010, há mais de 30 milhões de pessoas entre 18 e 24 anos nos EUA.
No contexto do mercado de trabalho, os trabalhadores ainda mais jovens são especialmente afetados pelo desemprego.
Se a taxa da população geral não cede para abaixo dos 8%, pelo menos em comparação a um ano atrás ela está mais baixa. Já entre os adolescentes de 16 a 19 anos, tem permanecido todo este tempo nas proximidades de 25%.

Reenergizando a base
Por isso a campanha de Obama quer que sua conexão com o eleitorado jovem se dê não apenas como resultado da situação econômica, mas pela atuação do governo em outras áreas que têm ressonância com esse público.
Abraham White, porta-voz da organização democrata Campus Progress, de ativismo em campi universitários, argumenta que "só nos últimos dois meses, tivemos grandes vitórias na lei da saúde, imigração e igualdade no casamento (entre pessoas do mesmo sexo)".
"Os jovens estão animados de ver o progresso que está sendo feito nessas áreas como resultado da liderança do governo", argumenta.
Uma vitória recente da sua organização foi conseguir que o Congresso estendesse, apesar da oposição de muitos republicanos, os juros subsidiados de um programa de empréstimos para estudantes. As taxas dobrariam se nenhuma decisão fosse tomada.
Essa luta trouxe Anusha Narayanan, 19, estudante do último ano da Universidade de Illinois, para o engajamento político. "Fiquei apaixonada pela causa quando percebi o efeito do aumento dos juros sobre os estudantes", diz Anusha, hoje uma das ativistas dentro da universidade.
Segundo Della Volpe, Obama conta com o apoio do eleitorado negro, altamente fiel ao presidente, e mesmo os jovens latinos, que expressam mais claramente a sua insatisfação com o governo, parecem acabar fechando com os democratas.
A recente decisão do governo de legalizar a situação de pessoas que chegaram nos EUA antes dos 16 anos e cumprem certos requisitos como estar estudando e obedecer, acredita, deve consolidar esse apoio.
"Estes últimos acontecimentos políticos sem dúvida ajudarão a reenergizar certos segmentos da base de Obama", crê o especialista. "Eles vão relembrar a nova geração de que Obama compartilha com eles as suas mesmas prioridades e visão de mundo."


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Charqueada Boa Vista - Pelotas 200 anos



Charqueada Boa Vista
Endereço: Estrada da Costa, 1352 - Areal - Pelotas - RS
Telefone: (53) 3025-4515 - Celular: (53) 9982-6116
E-mail: charqueadaboavista@gmail.com


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Eleições 2012 Fabrício Tavares desiste de concorrer a prefeito


Fabrício Tavares

Por: Anna Fernandes
O vice-prefeito de Pelotas Fabrício Tavares (PTB) desistiu de concorrer a prefeito. A decisão foi tomada após reunião com os dirigentes partidários que formavam a aliança em torno do nome do petebista. “A campanha eleitoral é para debater o futuro de Pelotas, não discutir baixarias. Chamei reunião com prefeito e partidos e abri mão da candidatura”, informou. Ele ainda disse que as legendas deverão apoiar a chapa de Eduardo Leite (PSDB) e Paula Mascarenhas (PPS).
Desde o dia 29 de junho boatos sobre a existência de um suposto vídeo com conversas comprometedoras entre Fabrício e um ex-correligionário corriam por Pelotas. Após as convenções partidárias de PTB e PP que anunciaram a chapa Fabrício e Cláudia Dêntice (PP), as especulações aumentaram. Fabrício alega ser vítima desde o ano passado de falsas acusações. Em 2011, a Câmara de Vereadores investigou possíveis irregularidades na organização do Carnaval daquele ano. A Folia de 2012 também foi alvo de inquérito, já arquivado, no Ministério Público. “Vou ingressar judicialmente contra o responsável por esse boato”, disse o petebista.

Suspeitas
O principal suspeito de Fabrício é o vereador e ex-pré-candidato a prefeito Eduardo Macluf (PP). O progressista disse à imprensa que não coligaria e não aceitaria ser vice de Fabrício. “O Eduardo Macluf disse que eu devia explicações à comunidade. Ele é a principal pessoa que disseminou que existiria um vídeo sobre a minha pessoa.”

Boatos
Macluf negou a acusação. “Estou num momento de repensar a minha vida, como já disse estou decepcionado com a política local, mas tenho mais coisas para fazer da minha vida do que disseminar boatos. Que candidatura forte e cheia de apoios é essa que desmorou por causa de boatos?”

* Em virtude da Legislação Eleitoral não serão aceitos comentários nesta reportagem.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

SHARON STONE em Camburiú SC


Sharon Stone, 54, está passando férias com o filho Quinn em Balneário Camboriú (SC).

O convite, tudo indica, foi feito pelo namorado da atriz, o modelo argentino Martin Mica, que mora na cidade litorânea desde criança.

Nesta quinta-feira, os três passaram a manhã no Parque Unipraias, onde fizeram trilha ecológica, andaram de bondinho e numa espécie de trenó e contemplaram a paisagem nos mirantes.

Só perto da hora do almoço a americana foi reconhecida --e mesmo assim não por todos.

"Já recebi estrelas nacionais aqui no restaurante, mas nunca uma hollywoodiana", contou Luís Prado, dono do restaurante onde ela almoçou, ao "Diário Catarinense". "E quando isso aconteceu, eu não reconheci."

Sharon comeu peixe grelhado com arroz e bobó de camarão e a conta do grupo deu R$ 98.

Segundo o jornal, a atriz se deixou fotografar, mas não quis conversar com a imprensa.

Mica explicou que eles estavam de férias e não dariam entrevistas.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Outra na Playboy - Nathália Rodrigues


"Playboy" confirma atriz Nathália Rodrigues como capa de aniversário

A atriz Nathália Rodrigues, 31, será mesmo a musa da capa da "Playboy" de agosto.

A edição desse mês costuma ser uma das mais aguardadas, já que se trata do aniversário da revista e costuma trazer um "presente" para os leitores.

A informação, que já circulava há alguns dias, foi confirmada oficialmente nesta quinta-feira.

Nathália está no ar como a russa Natascha, uma das prostitutas do Bataclan no remake de "Gabriela" (Globo).

Outra que deve aparecer em breve nas páginas da publicação é Leona Cavalli, a Zarolha da novela, que também fechou contrato com a revista.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

UCPEL recebe o ' BAIRRISTA '


Com muito bom humor e simpatia, o idealizador do site e do perfil no Twitter O Bairrista, Junior Maicá, se apresentou na terça-feira (03) no Auditório Dom Antônio Zattera como parte do Projeto Experimental “20 horas de Prática Jornalística”, promovido pelos estudantes de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). 

A palestra teve início por volta das 19h. Maicá começou relatando o papel decisivo da literatura e do jornalismo esportivo para a sua formação pessoal. Ele, que escreve desde muito pequeno, disse que o gosto por textos fictícios acabou por influenciar a criação d’O Bairrista, projeto cuja ideia central é criticar o próprio bairrismo dos gaúchos, conhecidos pelo grande amor à terra e às tradições. No Twitter e no site são colocados textos e fotos satirizando os costumes do povo do Sul em comparação ao resto do país. 

Maicá contou que se espantou, no primeiro momento, com o estrondoso sucesso de seus posts e com o número de seguidores em sua conta no Twitter, que, em 2010, já contabilizava 15.000 pessoas. Mas, de bairrista mesmo ele não tem nada. Quem o viu entrando no palco não enxergou personificada a figura que ele encarna no projeto. Segundo o próprio, na vida real, ele não frequenta Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e nem fala gírias características do seu estado. “O objetivo central do site é ser crítico de uma forma não violenta, procurando não ofender ninguém. As pessoas esperam que eu seja bairrista por causa da página, mas eu não tenho que, necessariamente, usar alpargata ou dançar chula para escrever”, comentou.  

O site próprio, criado após ser provado o êxito das manchetes instantâneas, tem cerca de 700 mil leitores mensais. As notícias fictícias, já conhecidas pelo público online, têm formatos arrojados e elaborados. A estrutura do site, assim como seu design, evoca a uma tradicional página de notícias, porém seu diferencial é que todas as bem-humoradas manchetes são inventadas. Tudo surgiu de forma despretensiosa, mas acabou por dar certo. Segundo Maicá, a brincadeira das horas vagas virou coisa séria, à medida que o tempo foi passando, tanto que, agora, seu “jornal” é considerado uma empresa que necessita do trabalho de mais profissionais criativos e capazes.

O Bairrista vem tomando proporções maiores nos últimos tempos, migrando do meio online para o offline. O projeto já integrou o jornal Correio do Povo. Agora, Maicá e um grupo de colaboradores têm um quadro fixo chamado A voz do Rio Grande, dentro do programa Fora do Ar, da Rádio Gaúcha. O quadro simula uma República Rio-Grandense, em tom de deboche e descontração. 

Maicá foi convidado em 2011 para lançar em livro uma coletânea das melhores manchetes postadas no site. Para ele, seu sucesso é fruto dos meios oferecidos pela Internet, pois através dela pode obter sucesso no mundo real. “As oportunidades na rede estão aí, basta aproveitar o que ela pode oferecer”, afirmou.

O auge do site foi na metade de 2011, quando atingiu a marca de quatro milhões de acessos. Atualmente, O Bairrista não conta com contratados nem estagiários, apenas com colaboradores. Mas, Maicá visa, no futuro, ter sua própria revista mensal ou quinzenal, com uma equipe que dê segmento às paródias dos acontecimentos do mundo, que logo são incorporadas à realidade gaúcha em forma de piada. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Vacinação - Busca pela imunização da gripe A ultrapassa o esperado em Pelotas


Por: Letícia Schinestsck


O corre-corre continua. Depois de mais uma morte confirmada por gripe A no Estado, aumenta a procura pela imunização. Os postos de saúde em Pelotas não têm vacinas nem para os grupos de risco, restando apenas a alternativa particular. A fila enorme chegava a ultrapassar a recepção da clínica de vacinação. Diante da demanda, as doses só durariam até o final desta quarta-feira (4). O último óbito confirmado no Rio Grande do Sul totalizou 14 gaúchos por Influenza A (H1N1). Os números estão iguais aos registrados ao longo de todo o ano passado. A diferença é que o inverno recém começou.


A paciente tinha 58 anos e não havia sido vacinada contra gripe A. Internada desde o dia 25 de junho, o óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre na manhã desta quarta, depois da divulgação do exame realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). No mesmo período no ano passado, o Estado só havia registrado oito óbitos. Mesmo com 14 casos na capital e 83 no Estado, a SMS considera a situação sob controle. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes, também avalia a doença sob controle na cidade.

A diretora e proprietária da Protege Clínica de Vacinação, Angelita Degrandis, explica que a demanda é grande demais, ultrapassando o que se esperava. Ela conta que as vacinas estão compradas desde fevereiro e que pessoas de várias cidades vão até a clínica se vacinar. Angelita diz já ter recebido pacientes de Santo Ângelo, Santa Rosa, 3 de Maio e Santa Maria, além das regiões vizinhas de Pelotas.

De acordo com a proprietária, foi tudo muito inesperado. Ao mesmo tempo em que se faziam 20 vacinas por dia no ano passado, neste ano passou para 50 - especialmente nessa última semana. Assim, o número dobrou e a clínica chegou a atender cem pessoas em dois dias. O laboratório que fornece as vacinas não tem mais para vender e a esperança agora é que ainda em julho um novo lote chegue no Brasil.

Não se perca
Não deixe de higienizar as mãos frequentemente, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, não partilhe alimentos ou objetos de uso pessoal com outras pessoas e reduza os contatos sociais desnecessários em ambientes aglomerados e sem ventilação.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

FERIADO - data dos 200 anos agora é lei

Neste sábado, dia 07, a cidade de Pelotas comemora 200 anos de Fundação. Em vista das comemorações alusivas à data, o prefeito Adolfo Antonio Fetter sanciona, através da lei nº 5.923, de 04 de julho de 2012, feriado municipal. A lei que dispõe sobre instituição de feriado local em vistas das festividades está em conformidade com a lei federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 4 de julho de 2012

'' Não Quero Usar Óculos " foi visto em NY


Por seu lado, o ''Não Quero Usar Óculos'' foi avistado lá para as bandas de Nova Iorque.

''Ontem fiquei a saber uma coisa.
Vou ter de usar óculos.
Foi o que a mãe disse.
Eu acredito sempre nela, mas desta vez não quero.
Não quero nada usar óculos!''

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade para leitura autónoma e leitura com apoio do educador ou dos pais.


Biografia
Carla Maia de Almeida
Carla Maia de Almeida é jornalista freelancer, escritora e tradutora. Colaboradora regular da Notícias Magazine, é actualmente responsável pela crítica e divulgação de livros para crianças na revista LER. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Na Caminho, publicou O gato e a Rainha Só (ilustrações de Júlio Vanzeler, 2005), Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008) e Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009). Escreve sobre livros e não só no blogue O Jardim Assombrado. Nasceu em Matosinhos, a 12 de Janeiro de 1969. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

''Não te irrites, por mais que te fizerem...''


DA OBSERVAÇÃO
''Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...''


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Mário Quintana - "poeta das coisas simples" - 106 anos


Exposição
Escola Mario Quintana faz homenagem ao poeta

"poeta das coisas simples"  - Quintana
Escola Mario Quintana faz homenagem ao poeta que completaria este ano 106 anos

O bicentenário de Pelotas será comemorado no sábado. Mas a Princesa não é a única aniversariante de julho. No final do mês, quem é lembrado é o poeta Mario Quintana - que, se vivo fosse, completaria 106 anos no dia 30. A escola que leva seu nome preparou, então, homenagem especial ao escritor: uma exposição que envolve literatura, história e cinema, que inaugura nesta quarta-feira (4) à tardinha e se estende até o dia 10.

Como 30 de julho é período de férias, a direção da escola decidiu antecipar a celebração. A organizadora da mostra Um pouco de Mario Quintana, Vanessa Souza, afirmou que a instituição sempre quis prestar uma homenagem ao poeta à altura do que ele merece. Essa vontade se somou à colaboração do professor Carlos Sica Diniz, pai de aluno da escola. “Ele veio conversar conosco, comentou que tinha livros raros e que poderia oferecer para montarmos uma exposição”, contou ela.

O material abarca exemplares raros de obras como Canções, Sapo amarelo, Espelho mágico, Sapato florido, Pé de pilão, Sapato furado e Lili inventa o mundo. “Muitos desses livros são primeiras edições. Estamos nos referindo a eles como ‘relíquias’”, disse Vanessa.

A exposição terá quatro etapas. A primeira é formada de banners que contam a história de vida de Mario Quintana. Depois, vem a seção dos livros de Sica Diniz. A terceira parte é chamada Inspirações, contendo trabalhos escolares relacionados ao tema. A mostra finaliza na Biblioteca Infantil, com a exibição de dois curtas-metragens também elaborados por alunos da escola.

Vanessa salienta que o universo Quintana é trabalhado pelas professoras de Literatura e Língua Portuguesa em todas as fases do aprendizado escolar. “Mas o nosso patrono merecia uma coisa maior e neste ano, com a colaboração de Diniz, conseguimos concretizar isso.” O advogado, biógrafo e escritor falará sobre o assunto na abertura, a partir das 18h desta quarta.

Serviço
O quê: exposição Um pouco de Mario Quintana
Quando: até o dia 10; abertura nesta quarta-feira (4/07/2012), às 18h
Onde: Escola Mario Quintana, rua Luiz Braile, 197
Entrada: é preciso agendar visitas pelo telefone 3321-6777

Por: Luísa Roig Martins

Homenagem deste Blog Pelotas de Portas Abertas.com


Mario Quintana

"Olho em redor do bar em que escrevo estas linhas.
Aquele homem ali no balcão, caninha após caninha,
nem desconfia que se acha conosco desde o início
das eras. Pensa que está somente afogando problemas
dele, João Silva... Ele está é bebendo a milenar
inquietação do mundo!"
  


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."