Pesquisar aqui

sábado, 26 de maio de 2012

Dilma veta 12 trechos do Código Florestal


O governo federal anunciou nesta sexta-feira vetos a 12 pontos do Código Florestal aprovado em abril no Congresso e apresentou propostas para substituir os trechos suprimidos. Conforme já havia sido sinalizado, o veto ao Código se aplicou a trechos considerados tolerantes com o desmatamento.

Além dos vetos, foram promovidas 32 modificações - das quais 14 recuperam o texto aprovado no fim de 2011 pelo Senado, cinco correspondem a novos dispositivos e 13 tratam de ajustes ou adequações de conteúdo ao projeto de lei.

As alterações serão feitas por meio de Medida Provisória, a ser publicada junto com os vetos no Diário Oficial da União de segunda-feira. O novo texto do código ainda não foi apresentado.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o objetivo do governo foi recompor o texto do Senado, preservar acordos, não anistiar desmatadores, preservar pequenos proprietários e responsabilizar todos pela recuperação ambiental.
"Todos terão que recuperar o que foi desmatado ou suprimido de vegetação no passado", ela afirmou, em coletiva de imprensa.

"Este não é o código dos ambientalistas, e não é o código dos ruralistas. É o código daqueles que acreditam que o Brasil pode produzir mantendo o respeito ao meio ambiente", acrescentou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

Margens de rios

Uma das principais alterações ocorreu no artigo que trata da reflorestação em margens de rios. O governo retomou a versão aprovada no Senado, que obriga donos de terra a recompor a mata ciliar em níveis que variam conforme a largura do rio. O texto da Câmara não obrigava a recuperação em margens de rios com mais de dez metros de largura.
Outra mudança diz respeito à reserva legal, dispositivo que determina níveis obrigatórios de preservação em porcentagem que varia conforme o bioma em que a propriedade se encontra, chegando a 80% para fazendas na Amazônia.
O dispositivo havia sido alterado no Congresso, permitindo a redução da reserva para 50% em Estados com mais de 65% de suas áreas ocupadas por unidades de conservação.

O governo, porém, derrubou a mudança e manteve os critérios atuais.
O novo texto também mantém como Áreas de Proteção Permanente (APPs) todas as nascentes, veredas, áreas úmidas, pântanos, topos de morro e manguezais do país. A Câmara havia definido que, para pequenos produtores, a soma das APPs dentro de uma propriedade seria limitada a um percentual da fazenda.
Ainda assim, segundo Teixeira, o governo resguardou os pequenos produtores na nova proposição, ao reduzir a exigência de recuperação em APPs desmatadas dentro de pequenas propriedades.
Foi acrescentada à MP um escalonamento das faixas de recuperação de florestas, de acordo com o tamanho da propriedade. "Todos terão que contribuir para recomposição das APPs. Mas a recomposição vai levar em consideração proporcionalmente o tamanho da propriedade de cada produtor”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

"Quem tem menos área de terra, vai recompor menos APP. Quem tem mais, vai recompor mais".

Teixeira disse que a elaboração do texto levou em conta que 90% das propriedades rurais do país são pequenas, compreendendo 24% da área agrícola do país. As terras cultivadas restantes (76%) pertencem a grandes e médias propriedades (10% do total dos imóveis).

Vargas disse que as alterações no código não afetarão a produção de alimentos no Brasil. Durante a discussão do código no Congresso, parlamentares ruralistas disseram que o texto defendido pelo governo prejudicaria a produção de alimentos no país.
Segundo Vargas, a agricultura familiar – que será poupada de restrições maiores – produz 70% dos alimentos consumidos no mercado brasileiro.
Já as grandes propriedades, segundo ele, são lucrativas e têm condições de recuperar porcentagem maior de terras desmatadas sem prejuízos à produção.

Opinião pública

O prazo para análise da legislação ambiental se encerrava nesta sexta(25).
Desde que o projeto chegou ao Planalto, há três semanas, ONGs ambientalistas e outras organizações pressionavam Dilma a vetá-lo integralmente, argumentando que o texto estimularia futuros desmates.
Também diziam que a sanção do código mancharia a imagem do país às vésperas da Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que ocorrerá em junho no Rio.

Na última quinta-feira, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse a jornalistas que "a reação da opinião pública confirmou a tese que defendíamos de que seria melhor termos apostado no acordo do Senado".

Os vetos da presidente, bem como a Medida Provisória editada, serão encaminhados ao Congresso, que pode derrubá-los ou alterá-los, prorrogando ainda mais a indefinição quanto ao tema.

O governo, no entanto diz que explicará aos parlamentares os motivos por trás de sua decisão.
"Atendido o pequeno agricultor, e atendido ao equilíbrio ambiental, o projeto tem todas as condições de ser mantido integralmente no Congresso", disse Vargas.

A versão atual do Código Florestal data de 1965. Tanto ambientalistas quanto ruralistas argumentam que a legislação precisa ser reformada para se adequar às mudanças ocorridas no país desde então.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Cientistas afirmam que Marte tem elementos básicos da vida


Imagem da Nasa mostra marcas de lava vulcânica em Marte

Novas evidências encontradas em meteoritos sugerem que elementos básicos para o surgimento de vida estão presentes em Marte.

O estudo descobriu que carbono encontrado em 10 meteoritos, que abrangem mais de quatro bilhões de anos da história marciana, se originou no planeta e não foi o resultado de contaminação na Terra.

Detalhes do estudo foram publicados na revista Science.
Mas a pesquisa também mostra que o carbono de Marte não veio de formas de vida.
Uma equipe de cientistas baseada na Carnegie Institution for Science, com sede em Washington, encontrou "carbono reduzido" nos meteoritos e diz que o elemento foi criado por atividade vulcânica no Planeta Vermelho.
O carbono reduzido é o carbono que está ligado quimicamente ao hidrogênio ou entre si.

'Química orgânica'
Eles argumentam que isso é uma evidência "de que Marte realizou química orgânica durante a maior parte de sua história."
Líder do estudo, o Dr. Andrew Steele disse à BBC: "Nos últimos 40 anos, procuramos uma piscina do chamado 'carbono reduzido' em Marte, tentando descobrir onde e se está lá, perguntando se, de fato, existia".

"Sem o carbono, os elementos de construção da vida não podem existir (...) Então, é o carbono reduzido que, com hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, compõe as moléculas orgânicas da vida."


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

UCPEL e RECEITA FEDERAL FORMAM PARCERIA

Parceria entre UCPel e Receita Federal cria Núcleo de Atendimento Fiscal

No Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado na última sexta-feira (25), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Receita Federal formaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação de um Núcleo de Atendimento Fiscal (NAF), órgão inédito na região. A iniciativa possibilitará a capacitação de servidores da Receita Federal e dos alunos de Ciências Contábeis da UCPel, além de prestação de esclarecimentos fiscais à população.


Caberá à Universidade, a convite da Receita, implantar, executar e gerenciar esse serviço na área de tributação. A formalização da parceria ocorreu em solenidade na sede da Receita Federal.

O pró-reitor administrativo da UCPel, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, disse que a Universidade estava honrada pela parceria, que dará origem a um Núcleo novo para a Zona Sul. Em especial porque a UCPel formou mais de 90% dos contadores da região. “Será um diferencial para a comunidade pelotense. E nós, como Universidade comunitária, teremos mais uma ação. O NAF agrega valor ao nosso trabalho comunitário”, destacou.

O delegado da Receita Federal em Pelotas, auditor fiscal Ricardo Moreira, pontuou que a parceira será de fundamental importância para a estratégia de ampliação e capacitação de servidores para o portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita, o eCac. A prática vem ao encontro do momento preconizado pelo órgão, de busca pelo serviço público ágil e confortável para o contribuinte.

Doação
Durante a solenidade foram entregues mercadorias a quatro entidades de Pelotas. Duas delas foram o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, que recebeu mais de R$ 16 mil em mercadorias de vestuário e bazar, e o Lar da Criança São Luiz Gonzaga da UCPel, para o qual foram disponibilizadas também o mesmo tipo de mercadorias, avaliadas em mais de R$ 22 mil.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ABAIXO COM TANTO IMPOSTO NESSE PAÍS


Até o final deste mês de maio, todo o dinheiro do trabalho dos empregados brasileiros foi apenas para pagar impostos. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o brasileiro precisa trabalhar 150 dias para pagar impostos em 2012

O tempo de trabalho para pagar impostos no Brasil só perde da Suécia, onde o contribuinte destina 185 dias para quitar as pendências tributárias com o governo. Na França, são necessários 149 dias, enquanto são precisos 102 dias nos Estados Unidos e 95 dias no México. 

O período que o brasileiro trabalha para pagar os impostos cresce ao longo dos anos, como mostra o estudo do IBPT. Em 1986, eram 82 dias de sacrifício. Em 2000, superou a marca de quatro meses (120 dias) e, em 2012, esse número saltou para 150 dias.
Em 2011, o brasileiro trabalhou 149 dias; em 2010, foram 148 dias; em 2009, 147 dias; e em 2008,148 dias. A quantidade de dias dobrou em relação à década de 1970, quando eram necessários 76 dias de trabalho para esse fim.

O levantamento leva em conta todos os tributos, impostos e contribuições pagos pelos brasileiros nas esferas federal, estadual e municipal, como Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), INSS, PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, IPTU e IPVA.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 24 de maio de 2012

“Os Vingadores” bate recorde de faturamento no Brasil e AL


Por Moacir Drska | Valor

SÃO PAULO - 
Há quatro semanas em cartaz, o filme “Os Vingadores”, que reúne os super-heróis Thor, Homem de Ferro, Capitão América e Hulk, atingiu a marca de R$ 104,3 milhões no Brasil, o que representa a maior bilheteria da indústria de cinema no país, desbancando “Tropa de Elite 2”, segundo informações da Disney. 

No último fim de semana, o longa também bateu o recorde de bilheteria na América Latina, superando produções como “Avatar” e “Titanic”. Até o momento, o filme arrecadou mais de US$ 177 milhões na região. Em todo o mundo, a bilheteria de “Os Vingadores” já soma US$ 1,18 bilhão, o que confere à produção o quarto ranking de toda a história de setor. 
O bom desempenho de “Os Vingadores” é confirmado pelo site especializado Filme B. Segundo o portal, o filme lidera as bilheterias desde o seu lançamento nos cinemas do país e registrou no último fim de semana renda de R$ 10,9 milhões e um público de 810,1 mil pessoas.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

FIFA DESFILIA GE BRASIL POR INGRESSAR NA JUSTIÇA COMUM


Encontro aconteceu nesta quinta-feira, em Budapeste, na Hungria

Campinas, SP, 24 (AFI) – Uma reunião do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín, com o da Fifa, Joseph Blatter, culminou numa dura punição para Brasil de Pelotas e Treze, clubes que entraram na Justiça Comum para ter o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série C nesta temporada. Ambos foram suspensos, a princípio, de competições Nacionais e Internacionais.


A Fifa vê como ilegal a ação da dupla, que acionou a Justiça Comum, ainda que tivessem esgotadas suas possibilidades em mérito desportivo. O clube gaúcho foi punido na temporada passada por escalação irregular de um jogador e os paraibanos querem a vaga do Rio Branco, que no ano passado também desrespeitou as regras da Fifa, só que sequer foi punido.


Esta decisão será comunicada à CBF ainda nesta tarde. A dupla não poderá disputar competições oficiais até que retirem as ações nos Tribunais de Justiça locais – do Rio Grande do Sul e da Paraíba. Assim, Santo André e Rio Branco estão confirmados para disputar a considerada Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.


O Brasil de Pelotas foi punido na temporada passada por escalar o lateral Cláudio de forma irregular na primeira fase. Ele teria que cumprir suspensão do ano anterior, quando atuava pelo Ituiutaba (hoje Boa Esporte). Com a perda de seis pontos, acabou caindo para a lanterna de sua chave e rebaixado para a Série D.


Já o Treze, quer a vaga do Rio Branco, que acionou a Justiça Comum para ter seu estádio liberado para receber torcida na competição em 2011. Apesar da irregularidade, a CBF sequer puniu o clube, que apenas deixou a disputa sem o direito da fase final. Todo este problema foi alertado na ocasião pelo Futebol Interior, que definiu como inconsequente a decisão da CBF.


Agora, a expectativa é de que as Série C e D tenham data prevista para começar. Brasil e Treze podem não receber a punição, porém, só quando retiraram as ações na Justiça Comum.


 Agência Futebol Interior


UFPEL : Reitor emite nota sobre condenação judicial


Reitor César Borges(em pé)  - foto arquivo/divulgação


NOTA : 

Coordenadoria de Comunicação Social

23 de Maio de 2012

O Reitor da UFPel, Cesar Borges, surpreso com a notícia veiculada em um blog sobre ter sido condenado pela justiça federal, imediatamente buscou a comunicação social da UFPel para informar que não tomou conhecimento formal da decisão e nem seu advogado, razão pela qual adotará as providencias cabíveis assim que tal vier a ocorrer.
Em relação ao processo de que se gerou a notícia informa que está sendo punido por ter priorizado salvar a vida de dezenas de pacientes com hemodiálise, pois ao serem transferidos da Santa Casa para o Centro de Pesquisas em Saúde Dr. Amilcar Gigante tiveram condições de melhor atenção médica para sua doença renal grave.
À época não poderia ser realizada licitação face as circunstâncias do atendimento necessário. Optou preservar a vida dos pacientes e minorar seus sofrimentos. Entretanto, permanece confiante na Justiça e acredita que a comunidade universitária inteligente que é, não se deixará envolver pela eventual utilização de acusações e decisões judiciais de primeira instância por parte da oposição à atual administração na consulta eleitoral que se aproxima.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 23 de maio de 2012

UFPEL ANULA CONCURSO de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

NOTA OFICIAL 

UFPel anula concurso para assistente em administração executado pelo Instituto Saber

23 de Maio de 2012

A UFPel está publicando o Edital nº 064/2012 que ANULA as provas aplicadas no dia 06 de maio de 2012, referentes ao Concurso Público para o cargo de Assistente em Administração, cuja execução estava a cargo do Instituto Saber. Nesse edital, a UFPel ainda informa que está iniciando procedimento formal de rescisão de Contrato com o referido Instituto e, na sequência, desencadeará novo processo licitatório para a realização do Concurso. Comunica, ainda, que as inscrições já homologadas permanecem válidas. No entanto, está abrindo prazo para aqueles candidatos que desejarem formalizar sua desistência de participar do referido concurso, conforme procedimento orientado no edital referido.
Clique aqui para acessar o edital.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

BOMBA!!! CBF INGRESSOU COM MEDIDA CAUTELAR, CONTRA O GE BRASIL, NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA-STJ


Postado no Blog Opinião Independente - Beto Vetromille


Comentário do leitor


Prezado Beto, o problema crucial desta questão envolvendo o Brasil é que a aplicação de uma regra não pode produzir um caos maior do que a sua não aplicação.


Neste caso, especificamente, a regra a ser aplicada é que esta definida no Regulamento Geral das Competições, o qual trata dos assuntos comuns a todas as competições organizadas pela CBF. O artigo 47 do Regulamento determina que “Nos casos em que um atleta seja transferido de um clube para outro, de séries diferentes ou da mesma série, serão levadas pelo atleta as punições aplicadas pelo STJD, pendentes de cumprimento”.
 
O artigo 58 do mencionado Regulamento diz que “O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de participar da partida subseqüente, independentemente de decisão da Justiça Desportiva no julgamento da infração disciplinar”

Por seu turno o artigo 68 do citado diploma diz que “Quando ao final de uma competição uma penalidade de suspensão por partida aplicada pelo STJD à atleta restar pendente, tal pena deverá ser cumprida obrigatoriamente em competição subseqüente de qualquer natureza, mas necessariamente dentre as competições coordenadas pela CBF”

Ou seja, o jogador sabia que havia sido expulso na última partida que disputou e que estava, portanto, impedido de jogar a próxima partida, já que devia cumprir a pena automática de uma partida de suspensão, ainda que em outra competição, desde que organizada pela CBF, independente de qual série. 

O principal erro neste caso, e talvez seja este o motivo da ação promovida, foi da direção do Brasil, que não verificou a situação disciplinar do atleta junto a CBF, se havia ou não punição a ser cumprida, além de sequer verificar junto ao DURT (Documento Único de Transferência e Registro), e claro, o dolo do atleta, que sabia de sua situação disciplinar, ou por acaso desconhecia que havia sido expulso?

Disse e repito: é uma enorme falácia argumentar que poderia a suspensão ser revertida por cesta básica ou coisa do tipo, já que não prevista tal situação no Regulamento, o qual determina, sempre, o cumprimento de um jogo de suspensão.

Não vão levar, ainda mais quando a questão for analisada de forma isenta, só estão adiando o inevitável. Se a CBF tivesse aceitado o acordo proposto pelo Desembargador teriam aceitado na hora. Como não houve concordância, inclusive interposição de Recurso Especial tão logo terminada a audiência conciliatória (só verificar no site), continuam com a falácia na imprensa de Pelotas. E chega a causar caos os comentários absurdos feitos por alguns "pseudos" comentaristas esportivos.

Hoje, 22/05, a CBF ingressou com medida cautelar no STJ e, friso, as consequências desta irresponsabilidade serão maiores.


Certamente amanhã, 23/05, o sonho acaba, restando apenas as consequências desta irresponsabilidade e desta aventura jurídica. Foi um tiro na lua, que acertou no meio do caminho um conselheiro ressentido. Só isso.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

"Deu a Louca no Mundo" - SP tem recorde de trânsito por causa da greve do Metrô e CPTM


Às 10h, eram 249 km de filas na capital paulista.
Rodízio de veículos está suspenso em função 
da greve de funcionários.

Após registrar recorde com 249 km de filas às 10h desta quarta-feira (23), o congestionamento começou a diminuir na capital paulista. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou, às 10h30, 230 km de lentidão, com tendência de baixa.

(Para mais informações sobre o trânsito em São Paulo, você pode acompanhar as câmeras do G1, em vídeo, ou consultar a tabela com as condições das principais vias.)

O índice registrado às 10h é o maior em toda a série histórica registrada pela CET no período da manhã. As medições foram iniciadas em 1991. Se considerado o período da tarde, o recorde absoluto no trânsito de São Paulo é de 293 km, registrado em 10 de junho de 2009, véspera de um feriado Corpus Christi.

Em razão da greve de funcionários do Metrô e da CPTM, a Secretaria Municipal de Transportes suspendeu o rodízio municipal de veículos, liberando a circulação de carros e caminhões com placas final 5 e 6.
Em Itaquera, na Zona Leste, passageiros revoltados com a paralisação bloquearam os dois sentidos da Radial Leste e furaram pneus de um ônibus na via. A PM teve de usar bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. Duas pessoas foram detidas. No Jabaquara, Zona Sul da capital, usuários atearam fogo a jornais e caixas de papelão. O incêndio foi controlado.
Ao longo desta quarta, a lentidão esteve acima da média ao longo desde o começo da manhã e apresentou recordes sucessivos por causa da greve do Metrô e da CPTM. O efeito das filas no trânsito supera inclusive o transtorno causado pela paralisação realizada em 2007. Naquela ocasião, a lentidão pela manhã chegou a 152 km no dia 2 de agosto.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

terça-feira, 22 de maio de 2012

XUXA irá à CPI


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes, vai votar nesta terça-feira requerimento para ouvir a apresentadora de TV Xuxa Meneghel

Em depoimento veiculado na TV Globo no último domingo, durante o programa Fantástico, a apresentadora revelou ter sofrido abuso sexual na infância e na adolescência. 

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do pedido, argumentou que a apresentadora prestou um testemunho impactante e que a presença dela na CPI será uma contribuição importante para o debate.

Xuxa revelou ter sido abusada sexualmente por "várias vezes" e que não contou aos seus pais por medo. Ela apontou o "melhor amigo" do pai e o namorado da avó como dois dos responsáveis pelo abuso. Xuxa também citou um professor. Ele teria dito que ninguém acreditaria na palavra da apresentadora, então uma criança, caso ela resolvesse revelar o abuso.

O depoimento da apresentadora foi feito quando ela falava sobre seu trabalho com as crianças. 

— Eu fui abusada. Eu sei o que é, o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso, acha que a gente é culpada — disse Xuxa na entrevista.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Boleiros elegem ‘bando de loucos’ como torcida mais temida no país


Mais de 40% dos jogadores ouvidos em pesquisa apontam Fiel como a massa que mais pressiona nos estádios


Por Alexandre Lozetti São Paulo


A menos de um minuto do início da partida, sobe a escada uma fila de corintianos. À esquerda, um jovem faz o sinal da cruz três vezes antes de enxergar o gramado do Pacaembu. No centro, o pai leva duas crianças, a menina no colo. E à direita, um casal de idosos caminha apressadamente (a senhora passos à frente) para não perder nem um instante do jogo. O grupo caminha para se juntar a quase 15 mil torcedores na estreia do time no Campeonato Brasileiro.


O ritual se repete inúmeras vezes por ano. A Fiel tem orgulho em bater no peito e dizer que é diferente das outras torcidas. Os rivais garantem que é balela. Que tal, então, perguntar a quem está em campo. Na pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista “Monet” com mais de 300 jogadores, a torcida corintiana foi eleita a mais temida por 142 boleiros. Votação surpreendente, sobretudo pela vantagem sobre a maior do país: os flamenguistas foram citados somente 42 vezes.




Entre tantos hits criados pelos compositores das arquibancadas, o “Aqui tem um bando de loucos” é o de maior sucesso. Loucos mesmo. A ponto de obrigarem (sem agressão física, pelo menos no último domingo) dois torcedores desavisados a tirarem as blusas verdes, cor do arquirrival Palmeiras



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'Homens do Tapa ?' Will Smith dá tapa na cara de repórter em estreia de filme


Will Smith perdeu a compostura com um jornalista na estreia de "Homens de Preto 3", nessa quinta-feira, em Moscou. O ator deu um tapa na cara de um repórter ucraniano que o beijou no tapete vermelho.

Com toda a imprensa reunida no local, a cena foi filmada e é possível ver o americano emperrundo o rapaz antes de agredi-lo. “Ele teve sorte de eu não estar com um soco inglês”, esbravejou o ator, e logo continuou dando entrevistas.

O repórter de televisão é conhecido na imprensa local por dar selinhos em celebridades, é sua marca registrada. Mas Will não sabia disso e quando o ucraniano enconstou sua boca na do ator, contra sua vontade, ele reagiu violentamente e exclamou: “Qual é o seu problema, cara?!”.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

STF: Cachoeira vai depor à CPI nesta terça-feira


Ministro discordou do argumento da defesa de que era precisa mais tempo para analisar as investigações contra o bicheiro

Brasília -  O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira manter para esta terça-feira, a partir das 14h, a convocação do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, (CPMI) que investiga suas relações com políticos, empresários e autoridades.

Bicheiro teria usado a polícia para fechar bingos concorrentes - Foto: Divulgação
O ministro do STF Celso de Mello negou pedido de habeas corpus feito pela defesa de Cachoeira por novo adiamento do depoimento. Os advogados alegaram falta de tempo para analisar todo o inquérito, liberado semana passada pela CPI do Cachoeira. Como estratégia, a defesa afirma que o bicheiro pode se valer do direito constitucional de permanecer em silêncio durante o interrogatório para não produzir provas contra si mesmo.

Na semana passada, Celso de Mello havia autorizado o adiamento do depoimento do contraventor à CPI, que aconteceria no dia 15, terça-feira. Os advogados de Cachoeira pediram ao tribunal para que ele só prestasse depoimento depois de ter acesso a todos os documentos da investigação. Por isso, o novo pedido seria imotivado, após a liberação dos documentos para a defesa.

No Conselho de Ética do Senado, que investiga o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) por suspeita de quebra de decoro parlamentar, Cachoeira é esperado amanhã. No Conselho, se Cachoeira prestar depoimento, será na condição de testemunha de defesa do senador.

Demóstenes é acusado de usar o mandato parlamentar para beneficiar a rede de negócios do bicheiro, o que pode resultar na cassação do seu mandato.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Japão inaugura a torre mais alta do mundo



Torre de comunicações tem 634 metros de altura.
Primeira visitante foi a mulher que criou o nome 'Sky Tree'

A Tokyo Sky Tree, reconhecida como a torre mais alta do mundo em 2011 pelo Guinness, o livro dos recordes, com 634 metros de altura, abriu nesta terça-feira (22) suas portas ao público em Tóquio, no Japão, em meio a uma grande expectativa e longas filas desde as primeiras horas do dia.
Apenas os cerca de oito mil afortunados que conseguiram comprar entradas antecipadamente poderão contemplar nesta terça a vista da metrópole desde a torre, que supera em altura à da cidade chinesa de Guangzhou, de 600 metros.
Após uma cerimônia inaugural em frente aos elevadores da estrutura, foi permitido o acesso da primeira visitante, a mulher que criou o nome "Sky Tree" em um concurso organizado pela operadora do complexo, informou a cadeia pública "NHK".
Devido ao grande número de visitantes previsto, até 10 de julho só poderão ser adquiridas entradas para o primeiro dos observatórios, situado a 350 metros de altura.

A partir dessa data serão comercializados os bilhetes que dão acesso ao segundo observatório, que, a 450 metros de altura, oferece uma panorâmica de até 70 km da região metropolitana de Tóquio.
A expectativa é que a torre, cuja construção começou em 2008 e foi encerrada em 29 de fevereiro, atraia cerca de 32 milhões de visitantes em seu primeiro ano de funcionamento.
O complexo que abriga a torre inclui ainda um centro comercial com mais de 300 estabelecimentos.
A torre não é a edificação mais alta do mundo, pois é superada pelo arranha-céu Burj Khalifa com seus 828 metros de altura, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o Guinness, o prédio de Dubai é a estrutura mais alta do mundo.
Trata-se da mais alta torre de difusão de TV no mundo, seguida, apenas pela de Cantão na China (600 metros).


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Primeiro foguete privado decola rumo à Estação Espacial Internacional


22/05/2012 05h45 - Atualizado em 22/05/2012 06h00

‘Falcon 9’ leva cápsula ‘Dragon’ com carga para ISS.
Lançamento é o primeiro que envolve voo comercial à estação

Um foguete não tripulado privado da Exploration Technologies decolou de Cabo Canaveral, Flórida, nesta terça-feira (22), numa missão teste cujo destino é a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), tornando-se o primeiro voo comercial a viajar rumo ao complexo orbital.
O “Falcon 9” partiu às 3h44 (hora local) da mesma plataforma de lançamento - reformada - de onde a Nasa lançava seus ônibus espaciais que agora estão aposentados. O foguete leva a cápsula “Dragon”, com carga para os seis astronautas que ocupam a ISS.

A agência espacial dos Estados Unidos está contando com empresas como a Space Exploration Technologies, ou SpaceX, para assumir voos de carga - e, eventualmente, de astronautas - para a ISS, que orbita a terra a cerca de 390 km de distância.

Atualmente, a Nasa dependente da Rússia para enviar tripulação à estação espacial, a um custo de mais de US$ 60 milhões por pessoa.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ÁGUA : Pelotas permanece em situação de emergência em relação à seca que assola a região


Barragem do Santa Bárbara

A Barragem do Santa Bárbara, responsável pela produção de metade da água consumida no município, está baixando cerca de dois centímetros por dia, chegando hoje(21) a 2,9 metros abaixo do nível do vertedouro. No sábado (19), em uma ação emergencial, foi aprofundada a área de captação de água como forma de manter o acionamento das bombas, adianta o chefe do departamento de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas –Sanep -, Carlos Vinícius Gonçalves.

         A produção diária de água do Sanep é de aproximadamente 97 mil metros cúbicos por dia, pelas três estações: Santa Bárbara, Sinotti e Arroio Moreira. “O consumo de água está menor que nos meses de verão, mas ainda se mantém alto, principalmente pelo clima que tem se mantido com temperaturas amenas”, afirma Gonçalves.

         Hoje à tarde, técnicos do Sanep reúniram-se com representantes da Fepam como forma de agilizar o processo de licenciamento ambiental para iniciar a transposição de água do Arroio Pelotas. Em um primeiro contato feito com a Fundação, antecipa o superintendente Industrial da autarquia, Rinaldo Galli, os técnicos se mostraram receptivos à liberação do licenciamento ambiental, e acenaram com a possibilidade de ser feita pela divisão da Fepam aqui mesmo em Pelotas.

         O Sanep também está realizando a recuperação da tubulação, bombas, rede elétrica e os acessos para a captação da água no Arroio Pelotas. A transposição será realizada da mesma forma que foi feita em anos anteriores. A água sairá do Arroio Pelotas para os dois açudes na Granja Retiro II, local onde estão localizados os dois levantes com as bombas, após a água será jogada no arroio do Passo do Cunha, onde segue por gravidade até a Barragem Santa Bárbara. 

         Decreto publicado no dia 11, declarou situação de emergência no município e impôs restrições para o uso de água potável na área urbana de Pelotas. O decreto teve a finalidade de estimular a população a utilizar a água de forma racional, evitando gastos desnecessários, como a lavagem de carros e calçadas com água tratada. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Morre Robin Gibb, dos Bee Gees, aos 62 anos


As baladas "Lonely Days" e "How Can You Mend a Broken Heart" dominaram as paradas norte-americanas em 1971, mas depois disso críticos passaram a apontar uma acomodação, e a partir do seu 13o álbum, "Main Course", a banda passou a buscar canções mais dançantes, com ênfase nas harmonias agudas. Foi nessa época que "Jive Talkin'" levou a um convite para a trilha de "Embalos de Sábado à Noite".

Esse trabalho representaria o auge da fama dos Bee Gees, com faixas como "Stayin' Alive", "How Deep Is Your Love", "Night Fever" e "More Than a Woman". O filme, com John Travolta, foi crucial para o fenômeno disco no mundo todo.

Estima-se que a banda tenha vendido 200 milhões de álbuns, mas a moda foi passageira, e na década de 1980 Robin e seus irmãos se dedicaram mais a produzir e compor para outros artistas, como Diana Ross.

Robin também manteve uma carreira solo nesse período. A banda ainda lançaria mais um disco em 1987, "ESP", de sucesso apenas moderado.

Maurice morreu em janeiro de 2003, aos 53 anos, em decorrência de complicações resultantes de uma torção intestinal, problema que também afetaria Robin no fim da vida.

Segundo relatos na Internet, em 2010 Robin foi operado devido a um bloqueio intestinal, e no ano passado sofreu dores abdominais que o obrigaram a cancelar shows no Brasil.

Durante uma cirurgia, descobriu-se um tumor de cólon e, posteriormente, de fígado. Em fevereiro, durante um período de recuperação, Robin subiu ao palco pela última vez, num show beneficente em Londres.

Em meio às internações, ele também se tornou parceiro do filho Robin-John em uma obra clássica, "The Titanic Requiem".

(Reportagem adicional de Mike Collett-White, Piya Sinha-Roy, Bob Tourtellotte e Stephen Addison)




Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

COMPETIÇÃO GLOBAL X DOGMATIZAÇÃO : O que faz o limite ideológico


Modelo de Gestão da Manufatura para Competição Global

Este artigo apresenta um modelo de gerenciamento que busca orientar a tomada de decisões no âmbito da adoção de novas tecnologias e métodos de gestão de forma a contribuir significativamente para a obtenção de uma capacidade de competição perene que conduza as organizações ao estado da competitividade empresarial. Este modelo de gestão da manufatura para a competição global parte da percepção dos padrões globais de competitividade exigidos para um mercado a ser explorado, identificando claramente qual o fator de diferenciação que cria uma vantagem competitiva e, a partir de uma compreensão sistêmica do funcionamento do sistema de manufatura, desenvolve-se um quadro comparativo que auxilia a escolha de quais métodos e tecnologias são mais relevantes para a criação e manutenção desta vantagem competitiva geradora do fator de diferenciação desta empresa em relação ao mercado, conduzindo-a então, ao estado da competitividade.


Unir esforços é uma delas !


'Alguns' tentam dogmatizar as coisas , por puro visão limitante de conceitos.

Dogmatizar - Ensinar com autoridade, pretender impor como dogma.
Pregar, estabelecer dogmas.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" AMOR " BANDIDO - revelado em Pelotas


Em ano eleitoral, fique atento com declarações de amor suspeitas e convenientes.



AMOR BANDIDO

É aquele relacionamento ( que eu não chamo de amor) onde pessoas não têm limites um para com o outro.

Respeito, consideração, renúncia, companheirismo é tudo num relacionamento.

" amor bandido não é amor" , e sim descontrole.


Desses, os relatos de "Maria da Penha" lotam delegacia, cuidado!

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Os Detetives - seriado 70's

Seriado dos Anos 70 da TV

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Imobiliárias pelotenses se unem e criam o Grupo I6


Avançando o mercado imobiliário


Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br

Seis grandes imobiliárias de Pelotas decidiram se unir para fortalecer a atuação no mercado, que é avaliado pelos seus proprietários como em franco crescimento, com a chegada de muitos novos investimentos no segmento da construção de moradias. Participam do denominado Grupo I6, lançado nesta terça-feira (15), a G3 Assessoria Imobiliária, a Propriedades Administração e Consultoria Imobiliária, a Casarão Imóveis, a Fuhro Souto Consultoria Imobiliária, a Raphael Imóveis e a Eduardo Lang Imóveis

O objetivo é obter uma representatividade ainda maior dentro do mercado e, na prática, todas essas imobiliárias comercializarão os mesmos empreendimentos. 

“Nosso mercado é um dos mais promissores”, avalia o diretor da Fuhro Souto, Henrique Fuhro Souto, durante a apresentação do I6. “Juntos, queremos atender melhor a esse mercado novo que está surgindo e também ao atual”, explica o empresário. A ideia é dar maior qualidade ao atendimento, mostrando uma maior velocidade nas vendas, já que serão mais de cem corretores com o mesmo propósito, informa o sócio-diretor do Casarão, Luiz Otávio Neves. Com o trabalho do grupo, cada empreendimento ganhará mais força de venda, adianta. Para tanto, as imobiliárias do I6 já projetam um aumento das equipes de vendas.    

A proposta é nivelar positivamente o mercado, que já está aquecido, mostrando que existem imobiliárias com uma trajetória de credibilidade e qualificação, bem posicionadas no mercado, que são responsáveis, na atualidade, por 99% dos lançamentos imobiliários feitos na cidade. São elas as responsáveis também por 80% das locações de imóveis e da administração de condomínios feitas em Pelotas. Para os próximos dias, o I6 promete realizar o seu primeiro grande lançamento imobiliário e em breve, deverá anunciar o trabalho, também em conjunto, com imóveis avulsos.

Participação
Da reunião de apresentação do I6, nesta terça, também participaram o sócio-diretor da Propriedades, Ricardo Bortowski, o diretor comercial da Raphael, Raphael Morales, e o sócio-diretor da Eduardo Lang, Otávio Lang.

------------------------------------------

Comentário: 
'Investigar?' Essa  pergunta foi lançada ao vento...
Talvez devêssemos " investigar " o que há por trás de certas 'páginas virtuais', em Pelotas, que há muito tempo tentam detonar com esse conceito imobiliário, através de  manchetes sensacionalistas contra empresários que fazem alavancar o mercado desses investimentos na cidade.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

XUXA sofreu abuso sexual aos 13 anos : " Tinha medo de falar para o meu pai "


Xuxa revela na TV ter sofrido abuso sexual até os 13 anos

Após dizer que entende crianças que passaram por isso, apresentadora se emociona ao lembrar dos casos que enfrentou 

BRUNO RIBEIRO - O Estado de S.Paulo

A apresentadora Xuxa Meneghel, de 49 anos, disse ontem ao Fantástico, da Rede Globo, que foi abusada sexualmente durante a infância e o começo da adolescência. "Com 13 anos foi a última vez", declarou. Segundo ela, os abusos ocorreram "várias vezes" e seu pais não foram avisados porque ela tinha medo de contar.

"Tinha medo de falar para o meu pai e meu pai achar que era eu que estava fazendo isso, porque uma vez foi com o melhor amigo dele, o cara que queria ser meu padrinho. Eu não podia falar com a minha mãe, porque uma das vezes foi com o cara que ia casar com a minha avó, mãe dela. Então a errada era eu? Eu não sabia o que era. E os professores. O professor chegou para mim e falou: 'Não adianta você falar porque entre a palavra de um professor e um aluno eles vão acreditar no professor.' E até hoje, se você me perguntar, ainda acho que foi por minha culpa", relatou.

A revelação foi feita no quadro O que vi da vida, no qual personalidades fazem um apanhado de sua história. O depoimento de Xuxa durou 25 minutos. O assunto foi detalhado quando a apresentadora falava sobre suas ações com crianças moradoras de rua. Ela disse ter ouvido histórias de crianças que foram para as ruas para fugir de abusos sexuais e disse que sabia o que elas tinham passado. "Eu fui abusada. Eu sei o que é, o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso, acha que a gente é culpada", disse. "Tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja. Se não tivesse o amor da minha mãe, teria ido embora."

Xuxa disse que não lembra quando aconteceu o primeiro caso. "Não lembro direito, porque era muito nova. Me lembro do cheiro, tinha cheiro de álcool e eu não sei quem foi. Depois, aconteceram muitas vezes."

Xuxa chorou várias vezes durante o depoimento e disse que se questionava se isso acontecia por algo que ela tinha, ou pelo modo como se vestia. "Pelo fato de eu ser muito grande, (pelo fato de) eu chamar a atenção."

Xuxa não disse se chegou a procurar a polícia ou buscou outras formas de punir as pessoas que abusaram dela nem comentou se o assunto foi discutido com os pais mais tarde. "O cara, o adulto, o homem, a mulher, a pessoa que faz isso sabe o que faz. Mas a criança não", afirmou, acrescentando que os pais poderiam ter notado que, às vezes, ela ficava calada após os abusos.

Durante a entrevista, a apresentadora ainda falou sobre seus relacionamentos passados, como com o jogador de futebol Pelé e o piloto Ayrton Senna - que ela disse ter sido o grande amor de sua vida. Ainda abordou a dificuldade de encontrar companheiros atualmente, disse que não se acha bonita e relacionou esse sentimento aos abusos sofridos.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."