Pesquisar aqui

sábado, 19 de janeiro de 2013

ALERTA : TORRE ABANDONADA EM PELOTAS


Torre abandonada gera apreensão no Cruzeiro

Depois de alguns anos o equipamento foi desativado e agora a localidade tornou-se um espaço de consumo e tráfico de drogas e prostituição

Paulo Rossi - DP
Por: Osiris Reis

osiris@diariopopular.com.br 


Há cerca de dois anos os moradores do Cruzeiro, no Areal, em Pelotas, vivem cheios de incertezas. Há 17 anos, a esquina das ruas Visconde de Abaeté e Marquês de Maricá recebia um investimento da antiga Companhia Telefônica de Melhoramento e Resistência (CTMR), atualmente pertencente ao grupo de telefonia Oi. Naquela época, uma torre de telefonia foi instalada na quadra residencial. Depois de alguns anos o equipamento foi desativado e agora a localidade tornou-se um problema para os moradores: segundo a vizinhança, transformou-se em um espaço de consumo e tráfico de drogas e prostituição.

Para quem circula pelos arredores, é fácil perceber os sinais de abandono. Portas fechadas, grama alta, lâmpadas quebradas e acúmulo de lixo. Esses são apenas alguns sinais da central de telefonia, que de acordo com os moradores, teve o portão de ferro roubado nos últimos dias. “Se essa estrututura vier abaixo, vai danificar várias casas da vizinhança”, avisa a dona de casa Ivone de Souza Iunes, de 68 anos, moradora da região há 44 anos. A torre tem 30 metros e pesa 4,5 mil quilos.

As reclamações não param por aí. A dona de casa Maria Loiva Machado, de 67 anos, também não hesita em se manifestar. Ela afirma que os assaltos na região muitas vezes acontecem naquela quadra. “É um lugar perigoso. Se está desativada, é preciso que a estrutura seja desmontada”, comenta. Os moradores afirmam que pessoas abrigam-se atrás dos muros durante a noite, sem falar nos jovens que escalam a estrutura até o topo diariamente.

Vistoria

Em comunicado encaminhado pela assessoria de imprensa, a Oi, responsável pelo patrimônio que pertencia à CTMR, afirmou que em breve encaminhará técnicos especializados para vistoriar o local. Também se responsabilizou pela segurança, manutenção da iluminação e controle do matagal no local.

A CTMR foi comprada pela Brasil-Telecom em 1999, que foi adquirida pela Oi em 2008. Atualmente, a empresa está presente em todo o território nacional e em setembro de 2012 possuía 73,3 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), que é a quantidade de serviços contratados pelos seus clientes.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Vangelis - Para relaxar e curtir

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ADIVINHA? DE NOVO...

Parece que não vale mais o ditado : 

''promessa é dívida'', na internet. 

Hoje é dia 20, mas nada de novo...Nada mudou, então!
HA HA HA HA HA HA HA HA 
O QUE TODOS JÁ SABIAM... ''outra promessa de campanha''

ABBOTT & COSTELLO encontram Frankenstein

Um clássico das comédias dos anos 40, mas reprisado com sucesso nos anos 70, era o seriado da dupla Bud Abbott e Lou Costello.
 
Com um humor ingênio e divertido, esta dupla armava as maiores confusões . Um de seus dos principais filmes é este de 1948, quando Abbott e Costelo encontram os grandes monstros do cinema - Lobsomen (Lon Chaney Jr.) - Drácula (Bela Lugosi) e o enorme cadáver ambulante Frankenstein, mas aqui, o mosntro não é interpretado por seu ator principal - Boris Karloff
 
Curta e/ou relembre (para os mais de 40) esta cena da dupla fugindo do conde e seu monstro seguidor.
 
O seriado era apresentado aos sábados à tarde na TV. Por algum período, Abbott & Costello foi ao ar nos domingos após o meio-dia.

SÁBADO À TARDE - Banana Split

 Um dos programas infantís mais assistidos nos anos 70 - Banana Split.
 
Apresentado por personagens caricaturados, fazia a alegria da garotada com desenhos animados e outras brincadeiras.
 
Na lista dos desenhos estavam :
 
- Cavaleiros da Arábia
- Os Três Mosqueteiros
- Mini Aventura.
 
Um fiminho seriado, também completava a lista de aventuras - A Ilha do Perigo
 
Curta a trilha sonora do programa neste vídeo.

PT de olho na reeleição de Dilma


Reunião entre Dilma e Lula traça estratégia da segunda metade do mandato

Entre os temas em pauta, estão o relacionamento com a base aliada no Congresso e as medidas para aquecer a economia

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense

Depois de apontar os rumos da administração de Fernando Haddad em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará com Dilma Rousseff até o fim do mês para afinar o ritmo do governo federal nesta segunda metade do mandato presidencial. Com um Produto Interno Bruto (PIB) claudicante; obras do PAC e da Copa do Mundo em ritmo sofrível; empresários receosos de investir; e uma classe política ressentida de maior atenção, Dilma ainda surfa nos altos índices de popularidade, mas, segundo aliados, é preciso adotar medidas preventivas para evitar problemas futuros. “Não podemos deixar que o discurso da oposição de desconstrução da gerentona cole no imaginário da população”, disse um petista com bom trânsito no governo.

Neste ponto, Lula, que voltou à cena depois de um mergulho no fim do ano passado — provocado, principalmente, pelos desdobramentos do julgamento do mensalão e pela deflagração da Operação Porto Seguro —, poderá dar dicas preciosas à presidente, segundo pessoas próximas a ele. “Lula conversava, tentava convencer no debate de ideias. Não há nada mais afrodisíaco para um político do que saber que tem a atenção do presidente da República”, declarou um dirigente partidário. Ele lembra que, durante o governo Lula, muitos parlamentares chegavam a tuitar os encontros presidenciais. “Essa mensagem, na base eleitoral dos parlamentares, valia ouro. Hoje, essa relação é inexistente”, lamentou o dirigente político.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

MINISTÉRIO DA SAÚDE : CARTILHA PARA CONTROLAR MÉDICOS


Ministério distribuirá cartilhas para controlar comparecimento de médicos

Documento será entregue a estados e municípios
Medida foi anunciada duas semanas após a morte da menina Adrielly dos Santos Vieira, que esperou oito horas por cirurgia

Vera Araújo (Email · Facebook · Twitter)
André de Souza (Email · Facebook · Twitter)

O Ministério da Saúde editou um protocolo para ajudar as secretarias estaduais e municipais a controlar o comparecimento dos médicos ao trabalho. O documento contém recomendações sobre o que fazer em diversas situações, desde os casos em que o médico falta ao serviço sem avisar até as ações que o hospital deve tomar para substituir um profissional que justificou sua ausência ou até mesmo encaminhar o caso para o Ministério Público.

A medida foi anunciada duas semanas após a morte da menina Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos. Ela foi atingida por uma bala perdida na véspera de Natal no Rio de Janeiro e foi levada ao Hospital Municipal Salgado Filho. Lá, ela levou cerca de oito horas para ser atendida porque o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves faltou ao plantão. Em 30 de dezembro ela teve morte cerebral e, cinco dias depois, faleceu.

Médicos depuseram na quinta-feira
Na quinta-feira, o neurocirurgião Francisco Doutel Andrade admitiu, em depoimento na Delegacia Fazendária (Delfaz), que fazia os plantões do neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves, no Hospital Salgado Filho. Para a delegada Izabela Rodrigues Santoni, que investiga a suspeita de crime contra a administração pública, Doutel afirmou que, durante dois anos, recebera o salário integral — em torno de R$ 4,5 mil — de Adão Gonçalves para substituí-lo. Tal prática era comum até setembro, quando o neurocirurgião Carlos Augusto Borges, que dividiu o plantão com Adão, se aposentou pelo município.

A Delfaz descobriu um esquema fraudulento no Salgado Filho, no qual o neurocirurgião Adão Gonçalves não comparecia ao serviço e mandava um substituto em seu lugar. Izabela Santoni ouviu ontem Doutel e Borges. Adão, que já foi indiciado por omissão de socorro por faltar o plantão de Natal, quando a menina Adrielly Santos, de 10 anos, teve que esperar oito horas por atendimento no hospital, não compareceu à delegacia. Tampouco o chefe de equipe Ênio Lopes, que também era esperado. Vários médicos contaram em depoimento que nunca viram Adão Gonçalves no Hospital Salgado Filho.

As orientações do Ministério da Saúde foram dispostas num organograma, que apresenta o passo a passo do que deve ser feito. O organograma também traz orientações sobre o que fazer caso o médico trabalhe em um hospital administrado por organização social (OS), organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) ou entidades filantrópicas.

— Esse protocolo vai orientar os secretários municipais e estaduais na melhor forma de apurar as eventuais ausências injustificadas dos profissionais — afirmou o diretor do Departamento Nacional de Auditorias (Denasus) do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Apesar da iniciativa, o ministério diz que não dispõe de dados sobre médicos que faltam ao serviço no Brasil.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dedos Gelados

Parece que o reaquecimento ''esfriou'' ...

GREMILINS - REMAKE À VISTA

Cena de "Gremlins" (1984)

Rumores de que o filme "Gremlins" pode ganhar um remake ressurgiram nesta semana em sites especializados em cinema. De acordo com o Vulture, a Warner Bros está negociando com a empresa de Steven Spielberg para colocar os monstrinhos mais uma vez nas telonas.

Segundo o Empire Online nenhum acordo foi firmado ou detalhe revelado, mas as negociações estão em curso. Dois fatores, no entanto, poderiam impedir o reboot do filme de 1984: Steven Spielgber só aceitaria vender os direitos do filme sob circunstâncias muito específicas e, por ser um clássico, "Gremlins" não precisaria de um remake.

No entanto, produtoras não desistem de tentar reacender a comédia de terror já que se trata de uma marca forte e um conceito interessante.

Em 2009 já havia surgido rumores sobre o remake da produção e o diretor do original, Joe Dante, havia se mostrado favorável à ideia. “Seria estúpido desperdiçar este título”. Na época o roteirista do primeiro "Gremlins", Chris Columbus, também se pronunciou, mas disse que não tinha interesse no projeto.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SONHO DOS BRASILEIROS EM N.Y.


Nova York: Rede de lojas que é o sonho do trabalhador do varejo


Em tempos de dificuldade para encontrar mão de obra no Brasil, Nova York tem o exemplo de uma rede de lojas. A Container Store é o sonho do trabalhador do varejo. Está na posição de número 22 na lista das melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos.

Primeiro, paga de 50% a 100% mais do que a concorrência. Depois, gasta milhões de reais por ano em treinamento. A direção da Container Store considera que um excelente profissional produz por três bons, lembra o consultor de varejo José Roberto Resende.

Tem um sistema de comunicação transparente com a equipe. A equipe vira fã da empresa. Como ter um cliente fã da sua empresa se a equipe não é?

A Container Store vende de tudo para organizar casa e escritório. São 51 lojas, 4 mil funcionários e um faturamento de US$ 650 milhões.

Na visita técnica da Brasil Varejo,  os funcionários mostraram um ótimo atendimento. O gerente, no entanto, estava um pouco ansioso porque precisava tirar dúvidas de um funcionário novo e não queria deixar má impressão no recém-chegado à equipe.

...

Giane Guerra viajou para Nova York a convite da CDL Porto Alegre. Integra o grupo da Brasil Varejo.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

VIAGEM À LUA - O RETORNO


Estados Unidos e Europa se unem para enviar nave não tripulada à Lua em 2017

Agências espaciais também anunciaram que pretendem enviar astronautas ao satélite em 2021

A Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), anunciaram nesta quarta-feira uma parceria para enviar um voo não tripulado ao redor da Lua em 2017. A viagem deve ser a primeira etapa de uma cooperação internacional destinada à exploração do espaço além da órbita terrestre. O acordo prevê ainda o envio de uma segunda missão à Lua, desta vez tripulada, em 2021.

Segundo o anúncio, o veículo usado na viagem será a cápsula espacial Orion, desenvolvida pela Nasa para transportar astronautas a regiões longínquas do espaço, como asteroides e outros planetas. A ESA irá fornecer um módulo de serviço que será acoplado à nave, cuja função será proporcionar eletricidade, propulsão e controle térmico, além de prover água e ar aos astronautas.

Para isso, a ESA pretende realizar modificações no Veículo de Transferência Automática, aeronave europeia que realizou três missões de transporte de carga à Estação Espacial Internacional desde 2008. O acordo faz parte dos esforços da Nasa em prosseguir com seu programa de exploração espacial após a aposentadoria dos ônibus espaciais. A agência já havia anunciado a intenção de realizar um voo de teste, sem astronautas, da cápsula Orion no começo de 2014. Agora, por meio da cooperação com a ESA, ela anunciou que pretende ir ainda mais longe.

Corrida espacial - A Lua parece ter voltado, definitivamente, a fazer parte dos interesses das agências espaciais. Na última terça-feira, a Rússia anunciou que pretende voltar ao satélite em 2015, antes mesmo da Nasa. O anúncio foi feito por Vladimir Popovkin, diretor da Roscosmos, a agência espacial russa.

Além de um aparelho orbital, chamado Luna Glob , os russos pretendem enviar um módulo de descida à Lua. Sua função será estudar o astro, procurando por água e colhendo amostras do solo.

O país também pretende fazer uma parceria com a Índia e enviar ao satélite uma sonda chamada Luna Resource. Segundo a Roscosmos, o objetivo das missões é abrir caminho para levar astronautas de volta ao astro em 2020.

Com informações da agência France-Presse e EFE



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Memorial do Legislativo - História Política Gaúcha


Memorial trabalha para ser centro de referência da história política gaúcha

ALRS
Com a missão de tornar-se o centro de referência da história do Legislativo rio-grandense, através da preservação, conservação e disponibilização à sociedade da memória política gaúcha e de seus homens públicos, o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul funciona, desde junho de 2010, no prédio público mais antigo da Capital gaúcha, na Rua Duque de Caxias, ao lado do Palácio Piratini. O prédio, conhecido como o “Casarão da Duque”, foi sede do Parlamento rio-grandense de 1835 a 1967.

Acervo disponível
Entre os documentos históricos que podem ser encontrados no Memorial estão os Anais do Legislativo, que contêm pronunciamentos e manifestações de homens como Getúlio Vargas, Leonel Brizola e João Goulart. Também dispõe das Mensagens à Assembleia, feitas por presidentes da Província e governadores, bem como termos de posses de governadores e vices. Possui ainda um banco de imagens com cerca de 70 mil fotos catalogadas, coleções de jornais, entre eles o “A Federação”, informações sobre parlamentares e ex-parlamentares, atas de sessões plenárias e processos legislativos e administrativos de interesse do público, da imprensa  e de pesquisadores.

Em agosto, em comemoração aos 51 anos do Movimento da Legalidade, liderado em 1961 pelo ex-governador Leonel Brizola, o Memorial disponibilizou em seu site o livro eletrônico “O Movimento da Legalidade – Assembleia Legislativa e Mobilização Política”, cuja obra impressa foi elaborada pelos professores Maria Izabel Noll, Luiz Alberto Grijó, Claudia Wasserman e Carla Brandalise, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tratamento e aprimoramento do acervo
O Banco de Dados do Legislativo é um projeto realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para tratamento e aprimoramento do acervo. Por meio do projeto, estão  sendo colhidos depoimentos de ex-parlamentares sobre sua história e atuação política. Já foram ouvidos Carlos Araújo, Aldo Pinto, Ney Ortiz Borges, Pedro Simon, Pedro Américo Leal, Emílio Leme, Antônio de Pádua, Álvaro Petraco da Cunha, Hélio Fontoura, Dercy Furtado, Índio Vargas e Sereno Chaise.

Digitalização dos Anais
O Memorial está em tratativas para implementação de um acordo (Termo de Referência) para a digitalização dos Anais do Legislativo, de 1864 a 2004. Dessa forma esses registros históricos ficarão também disponíveis em mídia digital, e através de um gerenciamento eletrônico de dados (GED), poderão ser disponibilizados via Internet, devidamente indexados, permitindo, no próprio texto, pesquisa por Legislaturas, períodos, datas, assuntos, nomes ou palavras. O Termo de Referência está aguardando o aval da Comissão Procedimental de Compras para iniciar a sua tramitação, em virtude de alterações na legislação referente à certificação digital.

Visitas ao portal
Em 2012, o Portal do Memorial (www.al.rs.gov.br/Memorial) ultrapassou a casa dos dez mil visitantes virtuais, o que resultou na consulta a mais de 80 mil páginas eletrônicas.
O Memorial ainda deve lançar, antes do final do ano, a 12ª publicação da série Perfis Parlamentares, destacando, agora, Fernando Ferrari.

Plenário sedia eventos especiais
O maior espaço do Memorial do Legislativo é o Plenário Bento Gonçalves, que tem sido palco de atividades como a sessão solene em homenagem aos 177 anos da Assembleia, que aconteceu em 19 de abril deste ano. Ainda em  abril, foi realizada ali a instalação da Comissão Especial para Analisar a Composição da Dívida  do Estado com a União. Em agosto, abrigou a sessão solene comemorativa ao Movimento da Legalidade, e o seminário “Os Anos de Chumbo: as estruturas informais da repressão em Porto Alegre”. Em setembro, sediou as sessões solenes da Semana Farroupilha e da Semana da Pátria, além do seminário sobre “A Formação do Rio Grande: as etnias que construíram a identidade do gaúcho”.

Visitas
O Memorial, que tem recebido visitas de turistas e historiadores, começa agora a oferecer visitas guiadas a estudantes e grupos interessados em conhecê-lo. Estas visitas, quando não individuais, podem ser pré-agendadas para grupos de 5 a 15 pessoas, através do telefone  (51) 3210-1148 (Divisão de Recepção e Informações, do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais).

As visitas, conforme o diretor do Memorial, Luiz Carlos Passuelo, objetivam mostrar os espaços restaurados do prédio público mais antigo da Capital gaúcha e que foi palco da história política do Rio Grande do Sul por 132 anos, além de destacar aos visitantes os principais acontecimentos ocorridos durante esse período. Ele também observa que grupos com mais de 15 pessoas podem, seguramente, agendar visitas, até mesmo fora dos dias inicialmente estabelecidos.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Tirinha : Corrupção na China e no Brasil


SISU - Matrículas a partir de sexta feira (18)


Convocados devem fazer a matrícula a partir desta sexta-feira

A segunda chamada será divulgada no próximo dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro


Os convocados no primeiro processo seletivo de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem providenciar a matrícula, a partir desta sexta-feira (18), nas instituições de ensino. O estudante deve estar atento à documentação exigida pela instituição. A matrícula pode ser feita até o dia 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.

Ao todo, 1.949.958 inscritos disputaram as 129.319 vagas em 3.752 cursos. Na primeira edição deste ano do Sisu, participaram 101 instituições públicas de educação superior. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve um crescimento de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda terão mais uma chance. Os alunos podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Para isso, precisam manifestar, no site do programa, sua disposição, acessando o boletim do candidato e clicando no ícone que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista.

A participação nessa lista somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

Assistência estudantil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou este mês a bolsa assistência estudantil. O valor de R$ 400 é uma das formas encontradas pelo governo para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. A medida está prevista para entrar em vigor em maio deste ano.

O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e ainda depende da aprovação do Orçamento no Congresso Nacional. Terão direito garantido à assistência os alunos aprovados no Sisu, por meio de cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

ProUni
Na quinta (17) foram abertas as incrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), exclusivamente no site do programa. A bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Caso o candidato seja selecionado nos dois, deverá optar por um deles, já que é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Fonte: Agência Brasil


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Caixa-preta: só Itamaraty não revela salários de funcionários


Ministério não revela vencimentos de servidores lotados no exterior; atraso já completou 6 meses

Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota Reuters
Seis meses após o governo divulgar a lista de salários dos servidores públicos federais, o Itamaraty continua sem revelar quanto ganham diplomatas e outros funcionários lotados no exterior. Atualmente, o Ministério das Relações Exteriores publica apenas os vencimentos dos que trabalham no Brasil. Em novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu prazo de um mês para que fossem divulgados também os vencimentos de pessoas a serviço em outros países. Também foi determinado que os salários superiores ao teto federal (R$ 28.059,29) fossem cortados. No mês seguinte, o próprio TCU revogou a decisão, diante de recurso proposto pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Ele alegou falha técnica do TCU no processo e teve o pedido atendido.

O processo retornou ao gabinete do relator, ministro Benjamin Zymler, para ser reavaliado. A expectativa é que ele devolva o caso à apreciação dos colegas em breve. A próxima sessão plenária do TCU está marcada para o dia 23, mas não se sabe se o assunto será incluído na pauta de votações. Enquanto isso, os proventos de 1.934 servidores do Itamaraty que cumprem missão no exterior continuam sob sigilo.

A divulgação dos salários de todos os servidores públicos foi determinada pela Lei de Acesso à Informação, em vigor desde maio de 2012. No dia 27 de junho, todos os vencimentos foram ao ar no Portal da Transparência. Os funcionários do Itamaraty no exterior e dos servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não entraram no sistema — esses últimos, por questões de segurança.

A decisão do TCU de enquadrar o Itamaraty na lei e nos limites impostos pelo teto constitucional foi proferida em 6 de outubro de 2012. Em 28 de novembro de 2012, o plenário do TCU julgou o recurso proposto pelo ministro Patriota. O chanceler argumentou que houve falha processual, pois a forma como o caso foi julgado desobedeceu ao Regimento Interno do tribunal.

Julgamento deveria ter sido individual
O TCU realiza julgamentos individuais e por relação. Na primeira situação, cada processo é amplamente discutido e votado separadamente. Na segunda, há uma lista de processos votada de uma só vez, sem haver discussão mais aprofundada de cada caso. O processo do Itamaraty, por se tratar de salários de servidores, deveria ter sido votado da primeira forma, mas foi decidido por relação.

“A determinação em questão amolda-se à hipótese vedada pelo dispositivo regimental ora citado, pois resulta na supressão de parcela remuneratória de interesse de servidores vinculados ao MRE”, afirma o acórdão do TCU de novembro. Para o TCU, houve “nulidade absoluta” da decisão anterior, que foi declarada insubsistente.

O processo para investigar eventuais ilegalidades na folha de pagamentos do Itamaraty foi instaurado em maio de 2012. O relator era o ministro Augusto Nardes. Como ele assumiu a presidência do TCU em dezembro, o processo mudou de relatoria e hoje está nas mãos do ministro Benjamin Zymler. Procurado pelo GLOBO, Zymler não quis falar sobre o assunto.

A decisão de outubro também dava ao Ministério das Relações Exteriores prazo de 180 dias para “interromper os pagamentos de valores referentes ao fator de correção cambial aos servidores lotados no exterior, tendo em vista a ausência de amparo legal para tais pagamentos”. Segundo o tribunal, esse tipo de parâmetro para a remuneração desrespeitava “os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” previstos na Constituição.

O TCU também enviou recomendação à Casa Civil da Presidência da República, ao Ministério do Planejamento e ao Itamaraty para elaborar um projeto de lei disciplinando os procedimentos de fixação dos vencimentos no exterior, “de forma a eliminar o uso de parcelas não previstas legalmente, como é o caso do fator de correção cambial, o qual não se coaduna com a exigência constitucional de edição de lei específica para fixação de remuneração de servidores públicos”.

O projeto de lei também deveria conter a informação de que nenhum servidor do Itamaraty estaria autorizado a receber remuneração superior ao valor do teto constitucional. O fator de correção é aplicado para elevar os salários de diplomatas lotados em cidades no exterior com custo de vida elevado.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

STF nega liminar sobre royalties


Presidente em exercício nega liminar em novo mandado de segurança sobre veto dos royalties
Ricardo Lewandowski
O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, negou a liminar requerida no Mandado de Segurança (MS) 31832, impetrado por três parlamentares do Espírito Santo para impedir que o Congresso Nacional delibere sobre o veto parcial da presidenta Dilma Rousseff ao Projeto de Lei 2.565/2011, que deu origem à Lei 12.734/2012 (que trata das novas regras de partilha de royalties devidos em função da exploração de petróleo), bem como dos demais três mil vetos que estão pendentes de apreciação, até que seja designada Comissão Mista para relatar e estabelecer calendário de tramitação para cada um dos vetos.

No mandado de segurança, o senador Magno Malta (PR) e as deputadas Sueli Vidigal (PDT) e Lauriete Pinto (PSC) afirmam que, após a liminar deferida pelo ministro Luiz Fux no Mandado de Segurança (MS) 31816, que impediu o exame do veto dos royalties antes da apreciação dos três mil vetos pendentes, foi engendrado um “verdadeiro contorcionismo” para colocar a questão dos royalties em votação, consistente na análise dos três mil vetos pendentes em uma só sessão, revelando-se a “manobra” um “escancarado estelionato regimental”. A votação, entretanto, acabou não ocorrendo.

Em sua decisão, o ministro Lewandowski afirma que “o regime republicano partilha o poder, de forma horizontal, entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, que ‘independentes e harmônicos entre si’ (artigo 2º da Constituição)” e invoca “remansosa jurisprudência” do STF no sentido de que as matérias relativas à interpretação de normas regimentais do Congresso Nacional revestem-se de natureza interna corporis, ou seja, devem ser resolvidas exclusivamente no âmbito do Poder Legislativo.

“Em um primeiro exame, o ato impugnado nesta ação mandamental cinge-se ao conflito interpretativo de normas regimentais do Congresso Nacional, de cunho interna corporis, que escapam, pois, ao arbítrio do Judiciário”, afirmou o ministro Lewandowski. O presidente em exercício do STF esclareceu que o ato impugnado neste mandado de segurança não foi objeto do mandado de segurança relatado pelo ministro Fux (cuja liminar foi deferida em 17/12/2012), “uma vez que a referida decisão não cuidou do ato de colocar em votação, em ordem cronológica, todos os vetos pendentes no âmbito do Congresso Nacional, em sessão conjunta”.


site do STF
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PANTALEÃO chegará em Pelotas domingo

Doido por um causo que me pelo, desde 1927 conto estórias de tudo que vi nesse mundão de meu deus. Cacei onça brava, enfrentei perigos mundo a fora , e até fui mutuário do programa do governo federal pra casa própria.

Fui eu quem avisou pro Lula que o Zé tava mexendo os pauzinhu por trás dele. 

Ele me disse : 
- Pantaleão, eu não sei di nada''

Agora resolvi dá uma chegadinha em Pelotas pra conhecê de perto um tal de blog que diz que só fala a verdade...kkkk 

Eu também falo ! 

É MENTIRA , TERTA?????

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PT PROMOVE "O JANTAR DO MENSALÃO''


PT marca jantar para pagar multas de condenados no mensalão

Convites variam de cem a mil reais; multas passam de R$ 1,8 milhão.
110 pessoas já pagaram; para governador, solidariedade não é adesão.

Dirceu e Genoino receberam menção especial no
convite do jantar para arrecadar dinheiro de multas
(Foto: Paulo Pinto/Agência Estado)
A Juventude do PT do Plano Piloto, braço do partido no Distrito Federal, fará um jantar nesta quinta-feira (17) em uma galeteria de Brasília a fim de arrecadar fundos para o pagamento das multas aplicadas a petistas condenados no processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal.

Os beneficiados pela "vaquinha" serão o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoino, o deputado federal João Paulo Cunha, e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Juntas, as multas a que os quatro petistas foram condenados somam mais de R$ 1,8 milhão.

Dirceu foi condenado a pagar R$ 676 mil, além de 10 anos e 10 meses de prisão; Genoino pegou multa de R$ 468 mil e seis anos e onze meses de prisão; João Paulo Cunha, multa de R$ 370 mil e nove anos e quatro meses de prisão; e Delúbio, multa de 325 mil, mais oito anos e onze meses de prisão.

O jantar será em um restaurante do Lago Norte, em Brasília, especializado em galetos. Quem quiser participar, poderá escolher quanto irá pagar. O convite mais barato custa R$ 100 e o mais caro, R$ 1.000, segundo informou um dos organizadores do evento, o militante Pedro Henrichs.
Do total de 170 lugares disponíveis no restaurante, 110 já estão vendidos, segundo o organizador.


"Primeiramente achamos que o julgamento [da ação penal 470] foi midiático, durante o período eleitoral. Acreditamos que é injusto nossos companheiros gastarem qualquer centavo do próprio bolso para pagarem uma multa que não é deles. Nossa intenção mesmo é ajudar", afirmou Henrichs.

Segundo o jovem petista, o dinheiro arrecadado será integralmente repassado ao PT Nacional, que ficará de entregá-lo aos companheiros condenados.

No convite enviado aos petistas, a organização do evento afirma que o julgamento do mensalão resultou "entre outras injustiças cometidas, em uma multa milionária em desfavor de alguns de nossos principais dirigentes, em especial, José Dirceu e José Genoino".

"Esta é a primeira de uma série de atividades que o PT realizará por todo o país, como ação política para fazer o debate junto a população sobre a decisão do Supremo", informou a organização.

Em novembro, assim que foram estipuladas as primeiras multas aos petistas, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que o partido não iria arcar com o prejuízo. O dirigente esclareceu que, por lei, a legenda não pode arrecadar fundos para ajudar seus membros. Mesmo assim, não iria censurar eventuais doações espontâneas de quisesse ajudar.

Solidariedade, não adesão
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, quadro histórico do PT, teve uma audiência com a presidente Dilma Rousseff na tarde desta quarta-feira (16) e afirmou que não participará do jantar porque não estará na cidade. Mas avisou que, se demandado, contribuirá com os condenados.

"Solidarizar-se com um companheiro, com um amigo, que eventualmente sofreu uma condenação criminal, não significa nenhum tipo de adesão a um possível erro que foi cometido", afirmou o governador. Questionado sobre o valor com o qual poderá contribuir, respondeu: "Isso é outro departamento".

Confirmaram presença lideranças do PT do Distrito Federal, como a deputada federal Érica Kokay e o secretário de Habitação do Governo do Distrito Federal, Geraldo Magela, além do deputado federal e ex-presidente do PT Ricardo Berzoini (SP).


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Luxo ou Dignidade? O 1º Presídio Privado no Brasil




Com custo mensal de R$ 2.700 por detento, primeiro presídio privado do país é inaugurado em Minas Gerais

Carlos Eduardo Cherem 
Do UOL, em Belo Horizonte

O complexo penitenciário construído em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, administrado pelo GPA (Gestores Prisionais Associados), um consórcio de cinco empresas privadas, começa a receber nesta sexta-feira (18) os primeiros detentos.

É o primeiro presídio no país explorado pela iniciativa privada. Foi construído e é operado pelo consórcio formado pela CCI Construções S.A., Construtora Augusto Velloso, Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços, NF Motta Construções e Comércio e Instituto Nacional de Administração Prisional. Serão investidos no complexo, para abrigar 3.040 presos --1.824 no regime fechado e 1.216, no regime semiaberto--, R$ 280 milhões, valor 100% bancado pelas empresas, até o fim do ano. O governo mineiro não desembolsou recursos para o empreendimento.


Construído por meio de PPP (Parceria Público-Privada), a unidade "um" do complexo vai receber nas próximas três semanas 608 detentos. Ainda no primeiro semestre deste ano ficam prontas mais duas unidades e, até o fim do ano, as outras duas previstas no projeto. O consórcio vai poder explorar o negócio por 27 anos, tempo de duração do contrato de concessão, e será remunerado pelo governo de Minas Gerais em R$ 2.700 por mês, por cada preso.

No sistema presidiário de Minas Gerais, o custo mensal de cada preso é de R$ 2.800. De acordo com o Ministério da Justiça, o custo per capita mensal, nas 1.420 penitenciárias estaduais do país, é em média de R$ 1.800.

Nos quatro presídios federais de segurança máxima (Campo Grande, Catanduva, Porto Velho e Mossoró), que abrigam os criminosos mais perigosos do país e chefes de quadrilhas organizadas, o custo por mês de cada preso é de R$ 3.312, também em média.  

Sem ociosidade
Os primeiros presos que começam a chegar na unidade um do novo complexo penitenciário são de unidades da região metropolitana. O complexo é destinado a homens, que não sejam chefes de quadrilha e cumpram pena em regime fechado ou semiaberto por crimes que não sejam considerados violentos. Cada cela, vai abrigar quatro presos no regime fechado e seis no regime semiaberto.

O perfil definido é de presos aptos a trabalhar e a estudar. De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, o perfil exato dos tipos de crimes cometidos por essas pessoas, neste primeiro momento, por questões de segurança, não será informado.


Entre as obrigações do consórcio administrador estão incluídos os itens trabalho e estudo: 100% dos presos são obrigados a trabalhar e estudar. O consórcio terá de cumprir um conjunto de 380 indicadores, entre eles, "0% de ociosidade entre presos aptos para atividades de trabalho, estudo, esporte e de treinamento profissional".

De acordo, com a legislação que definiu o modelo adotado pelo governo mineiro, os presos que não quiserem estudar ou ter treinamento profissional serão transferidos para outros presídios do Estado.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, há oito empresas interessadas em instalar galpões de trabalho dentro das unidades, do segmento de móveis, calçados, refrigerantes e confecções.

O modelo do presídio é baseado no adotado pelo sistema prisional inglês, implantado no final da década de 1990. Diferentemente do modelo prisional norte-americano, o consórcio detentor da concessão em Ribeirão das Neves não pode lucrar com o trabalho do preso, assim como no modelo inglês.

Psiquiatras e terapeutas ocupacionais
Na prisão, os detentos terão assistência médica e odontológica; assistência social e jurídica; consultas psiquiátricas; e atendimento de terapeutas ocupacionais. O consórcio ainda terá de cumprir metas para impedimentos de fugas e eventos graves, como motins e rebeliões.


Caso aconteça fatos assim, a remuneração do consórcio terá descontos. Quesitos como higiene e  iluminação são também avaliados e implicam em descontos na remuneração do consórcio, caso não sejam cumprido a contento.

O Estado mantém seu dever de fazer cumprir as penas estabelecidas pela Justiça, acompanhando a execução das penalidades em conjunto com o Ministério Público, a Defensoria Pública, os Tribunais de Justiça e os Tribunais de Contas.

A segurança externa, de muralhas e a escolta dos detentos também são responsabilidades dos órgãos públicos de segurança.

Um agente público é responsável pela direção da segurança de cada unidade. Um conselho, formado pela Ouvidoria-Geral do Estado, conselhos de direitos humanos, representantes de comunidades e do consórcio, ficará responsável por acompanhar a transparência da gestão e garantias dos condenados.

Vasos sanitários com sucção automática
O processo de licitação feito pelo governo mineiro exigiu um projeto arquitetônico, observando os critérios definidos na LEP (Lei de Execução Penal). Os vasos sanitários e bebedouros do presídio não possibilitam que se escondam materiais e equipamentos ilícitos, como drogas e armas.

Funcionam por sucção automática descartando imediatamente qualquer coisa ali escondida. O piso das celas tem 29 centímetros de concreto, além de uma chapa de aço de meia polegada.


Os comandos de abertura e fechamento das grades das celas, despertar dos presos, entre outros, é feito por comando de voz de uma central.

Por meio de um sensor eletrônico, uma central acompanha o movimento do presídio. Um sistema de sensoriamento de presença demarca espaços nos quais as pessoas não podem circular.

No caso da presença de pessoas nesses locais, sensores de presença e de calor são acionados e um alarme disparado. O complexo terá também 1.240 câmeras de vigilância. Uma média de duas câmeras por detento. O maior número entre os presídios de todo o mundo.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

''NA LATA'' - Comercial do nome na latinha

E VOCÊ? JÁ TEM SEU NOME 'NA LATA'?

''ÔNIBUS DO FUTURO'' em Pelotas

O percurso do ônibus na palma da mão


Paulo Rossi - DP
Aplicativo de internet monitora linhas de ônibus. Se implantado, passageiro iria para a parada só quando veículo estivesse chegando


Por: Roberto Witter

A empresa Conquistadora foi procurada e topou realizar os testes

O suplício da espera pelo transporte coletivo nas paradas de ônibus em Pelotas poderá, em um futuro próximo, ser amenizado por um aplicativo de internet. Idealizado e desenvolvido por três pelotenses, o site Cade Meu Ponto está em testes até as 20h de sexta-feira (18). Através dele, os usuários estão podendo acompanhar, em tempo real, o deslocamento de um ônibus da empresa Conquistadora pelas ruas da cidade. Caso funcione corretamente e as empresas decidam utilizar o sistema, os usuários poderão ter a opção de ir à parada somente quando o coletivo estiver chegando.

Fernando Duran, um dos sócios, foi quem teve a ideia. Ele utiliza ônibus diariamente e queria economizar o tempo de ócio nas paradas. Discutiu a ideia com o irmão, Marcelo Duran, e o amigo Cristiano De Carli, ambos analistas de sistemas. O Cade Meu Ponto originou, então, a Tracker Net, empresa que eles mantêm desde 2012.

O passo seguinte foi mapear os pontos de táxi e paradas de ônibus da cidade. Os dados foram repassados pela prefeitura e conferidos pessoalmente por Fernando. O trabalho levou quatro meses. À medida que os dados iam chegando, eram repassados a um banco de informações. Paralelamente, na sede da empresa, Marcelo e De Carli desenvolviam o aplicativo. “É uma tecnologia inédita e exclusiva no país”, garante.

A empresa Conquistadora foi procurada e topou realizar os testes. Um smartphone com chip pré-pago foi instalado no ônibus, que passou a ser monitorado 24 horas por dia via internet. O teste iniciou na segunda-feira e já está disponível no link. Apenas um veículo possui o sistema. Enquanto ele estiver circulando pela cidade, o aplicativo mostra o trajeto em um mapa. Nos horários de descanso, na praça próximo à Viação Férrea ou na garagem da empresa, a imagem fica estagnada. 

Sistema sem custos para os usuários e a prefeitura

Os custos para a implantação do monitoramento não sairiam dos cofres da prefeitura, tampouco do bolso dos usuários. As empresas que pagariam o pacote. “Os aparelhos smartphone elas poderiam barganhar com as empresas de telefonia, já que elas lucrariam com os pacotes vendidos. Já a mensalidade da assinatura do pacote (paga à Tracker Net) custaria R$ 40,00 por veículo”, explica Duran.

O gerente de planejamento da Conquistadora, Norberto Lopes, explica que como o projeto está em fase de implementação, uma avaliação financeira ainda não foi feita para saber se é viável ou não instalar o sistema em todos os coletivos. “Não chegamos a analisar custos, mas em um primeiro momento achamos que o projeto pode ser benéfico, tanto para os usuários quanto para a empresa, que poderá fiscalizar e monitorar a frota. Saberíamos quando um veículo saiu da rota, se ele parou ou não nos abrigos, poderíamos instalar um botão de pânico, que avisaria sobre qualquer problema que estivesse ocorrendo dentro do ônibus. Seriam várias possibilidades”, analisa.

Prefeitura estuda auxiliar no projeto

A secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade já estuda o projeto. Segundo o superintendente da pasta, Flávio Alan, a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) analisa uma forma de disponibilizar o serviço também no site da prefeitura. Outra forma de auxílio seria a tentativa de subsidiar parte da instalação do sistema nos ônibus. Prazos para a conclusão da análise e a busca de recursos, porém, não foram fixados.  

Monitoramentos particulares já podem ser feitos

Enquanto o monitoramento das linhas de ônibus ainda está em fase de estudos, a empresa já oferece pacotes para monitoramentos de veículos e pessoas. Os preços variam entre R$ 20,00 e R$ 40,00, dependendo da complexidade da operação e da quantidade de informações que o cliente necessita ter.

“O monitoramento via satélite existe desde a década de 80, mas ainda é muito restrito a transportadoras de cargas, ou grandes empresas. Criamos a empresa para atender a um nicho de mercado que vai crescendo. São pais que querem acompanhar o deslocamento dos filhos na van escolar, monitorar para ver se eles estão nas dependências do colégio. Ou ainda analisar o trajeto e a velocidade de carros, para aumentar o controle e reduzir os custos com combustível em empresas”, exemplifica Duran.

Como funciona o Cade Meu Ponto?

- Através do site, o usuário pode acessar dois quadros. Um deles faz o acompanhamento de rota. O outro traz um mapa com todos os pontos de ônibus e táxi da cidade.

- Ao clicar na opção Acompanhamento do Percurso o usuário já terá acesso a uma página com mapa e desenho de um ônibus. Caso o coletivo esteja circulando, a figura do veículo irá se movimentar sobre o mapa.

- A figura parada na tela significa que o ônibus está estacionado em algum local, possivelmente o ponto de descanso, próximo da viação férrea, ou na garagem da empresa.

- Caso as empresas adotassem o sistema, as linhas seriam todas monitoradas. Com isso, o usuário poderia, sempre que desejasse, acompanhar o trajeto do ônibus e se deslocar para a parada somente quando ele estivesse chegando

- Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 9125-0666 


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."