Pesquisar aqui

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

MENSALÃO 2 - A Vingança : Nada é tão ruim , que não possa piorar !

Réus absolvidos de quadrilha ainda podem pedir revisão de outras penas
Condenados pelo STF ainda têm direito à revisão criminal do processo.
Ação vale quando punição é contra a lei ou há novas provas de inocência

Ilustração
O julgamento dos embargos infringentes, recursos que podem reverter condenações, representa o fim do andamento do processo do mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda resta uma última possibilidade para os condenados tentarem reverter as penas impostas pela Corte: a revisão criminal, uma nova ação que poderá ser apresentada individualmente por cada condenado.

Nesta quinta-feira (27), durante o julgamento dos embargos infringentes, o STF decidiu, por maioria de votos, absolver do crime de formação de quadrilha o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do partido José Genoino, dois ex-dirigentes do Banco Rural – Kátia Rabello e José Roberto Salgado –, além de Marcos Valério e seus dois ex-sócios. No dia 13 de marco, serão analisados mais três recursos em relação ao crime de lavagem de dinheiro e, em tese, o processo do mensalão ficaria ser encerrado.

A absolvição no crime de formação de quadrilha não altera as condenações dos réus do mensalão pelos demais crimes. Dirceu, Delúbio e Genoino cumprem pena por corrupção ativa. Os ex-dirigentes do Banco Rural estão presos por lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas. O núcleo de Valério cumpre pena por corrupção ativa, peculato e lavagem – Ramon e Valério foram punidos também por evasão.
Em relação a esses crimes, para os quais não cabem mais recursos no processo do mensalão, os condenados poderiam entrar com revisão criminal.

A revisão criminal só pode ser apresentada quando não cabe mais nenhum recurso contra a condenação. Segundo Thiago Bottino, professor de Direito Penal da FGV Direito, esse tipo de processo só pode ser apresentado em quatro circunstâncias: quando há comprovação da existência de documentos falsos no processo; se surgir uma nova prova que possa determinar a absolvição; nas ocasiões em que a punição foi imposta contrariamente à lei; ou na hipótese de, posteriormente, o tribunal mudar de entendimento com relação a uma decisão anterior.

Apesar de reconhecer que qualquer condenado pode entrar com a revisão criminal, Bottino destacou que se trata de uma ação que deve necessariamente seguir os requisitos mínimos.

"Não é uma ação tão comum porque precisa se enquadrar às hipóteses [...] Não adianta dizer que há novas provas, precisa demonstrar, colher depoimentos e mostrar que há testemunhas com versões diferentes", explica o professor.

No momento em que uma ação de revisão criminal é protocolada no Supremo, o processo é distribuído automaticamente pelo sistema de informática do tribunal para algum dos ministros do tribunal relatar. Apenas o presidente da Corte fica de fora do sorteio virtual. Cabe ao magistrado escolhido para ser o relator analisar se a ação preenche os requisitos mínimos previsto em lei.

Revisão de Donadon
Condenado pelo Supremo a mais de 13 anos de prisão em uma ação penal que analisou suspeitas de corrupção em Rondônia, o ex-deputado Natan Donadon protocolou na última terça (25) uma ação de revisão criminal na corte para tentar obter a anulação da condenação.

A ação argumenta que houve ilegalidade no processo, desde a decisão de julgar o parlamentar em 2010, quando ele já havia renunciado ao cargo, até a fixação da pena, mais elevada que a de outros acusados que responderam pelos mesmos fatos na Justiça comum.

Com conteúdo do G1

JOGO DE PALAVRAS NO STF É USADO PARA SALVAR MENSALEIROS

- Opinião Beto Vetromille 
E é com esse jogo de palavras que o Supremo Tribunal Federal, recheado por Ministros indicados pelo Governo federal ( leia-se Dilma) continuam maquiando penas através de discursos e palavras tecnicamente bem colocadas para dizer que a Turma do Mensalão vai se safando de algumas penas mais severas.
Quando começará a dar o exemplo ? Estão abrindo ''brechas jurídicas'' nas leis deste país. Com isso, outros corruptos de plantão saberão quais artifícios jurídicos poderão ser usados no futuro crime desta ordem, pois a jurisprudência começa a ser escrita.


'' ... o discurso jurídico não se confunde com o discurso político, e o dia que o fizer, perderá sua autonomia e autoridade.'' 

''O CRIME de QUADRILHA seria quase uma correção monetária dos outros crimes, cujas penas não seriam dadas pelo Aplicador. Fontes diversas, divulgam o sentimento difuso de que qualquer agravamento das penas é bem-vindo e de que a imputação de quadrilha, em particular, teria caráter exemplar e simbólico. é compreensivo a indignação contra a histórica impunidade das classes dirigentes no Brasil. Mas o discurso jurídico não se confunde com o discurso político, e o dia que o fizer, perderá sua autonomia e autoridade.''   - Ministro Barroso

23/05/2013 : Ele foi um dos indicados pela presidente Dilma Rousseff, ' companheira' de vários mensaleiros nos tempos de guerrilhas.

Leia mais >>> Dilma indica constitucionalista Luís Roberto Barroso para o STF
Barroso, 55 anos, é procurador do estado do Rio e professor universitário.

Ele é o quarto indicado por Dilma para o Supremo, que tem 11 ministros.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ativistas ameaçam atacar sites da Copa

Grupos de ativistas dizem planejar invadir sites vinculados à organização da Copa do Mundo ou de seus patrocinadores, como forma de protesto ao Mundial.


De acordo com a agência Reuters, o grupo conhecido como Anonymous já colocou os sites oficiais do torneio da Fifa como alvo para futuros ataques cibernéticos. Ainda assim, o governo brasileiro afirma que estará pronto para lidar com esse tipo de situação e evitar a atuação dos hackers durante a Copa no país.

"Seria imprudente para qualquer nação que dizer que é 100% segura com relação a uma ameaça digital, mas o Brasil está preparado para responder a isso", afirmou o general José Carlos dos Santos, chefe do comando cibernético do Exército.

A Reuters conversou com um dos hackers ativistas que prometem ataques contra os sites vinculados à Copa. Com o nome fictício de Eduardo Dioratto, ele afirma que os grupos saberão driblar a segurança cibernética brasileira para promover as invasões.

"Nós já estamos com tudo planejado, não acho que há muito o que eles possam fazer para nos impedir", disse.

Segundo os ativistas, a Copa do Mundo oferece uma audiência internacional muito grande que pode ser aproveitada para mostrar a indignação dos grupos com relação ao Mundial no Brasil.

'Rápido e prejudicial'

Uma das estratégias utilizadas pelo grupo Anonymous para os ataques cibernéticos é tirar um site do ar por meio de uma sobrecarga de acessos simultâneos. De acordo com outro ativista ouvido pela Reuters, essa e outras táticas serão utilizadas contra páginas de empresas parceiras da Fifa e terão um efeito "devastador".

"Os ataques serão direcionados aos sites oficiais e outros de empresas que patrocinam a Copa. Será rápido, devastador e relativamente simples de executar", explicou outro ativista com o nome fictício de Che Commodore.

Especialistas concordam que pouca atenção tem sido dada à estrutura de telecomunicações no Brasil e que a segurança cibernética ainda recebe pouco investimento.

"Não é uma questão de se a Copa será alvo desses ataques, mas sim de quando isso vai acontecer. Então a resistência e a resposta a esses ataques serão extremamente importantes", disse William Beer, especialista em segurança cibernética e consultor da empresa Alvarez&Marsal.

A Fifa, por enquanto, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CAMISETA DA ADIDAS GERA DESAGRADO NO BRASIL

Adidas lança camisetas referentes à Copa do Mundo com conotação sexual.

Uma linha de camisetas lançada pela Adidas sobre a Copa do Mundo que será disputada no Brasil vem gerando polêmica devido à conotação sexual das peças. No site americano da marca, estão à venda camisas que se referem à paixão pelo futebol, mas, de forma ambígua, também reforça o apelo sexual.

Em uma das camisetas contem a frase “Lookin’ to score in Brazil”, que pode ser traduzida como “Buscando fazer gols”, mas também é uma expressão que significa “pegar garotas” com conotação sexual. Em outra camiseta a um coração amarelo que pode ser enxergado no formato de um bumbum feminino. 

Camisetas com conotação sexual da Adidas para a Copa revoltam o governo
Site da empresa nos Estados Unidos oferece peças com mensagens de duplo sentido

SÃO PAULO - Uma linha de camisetas da Adidas sobre a Copa do Mundo está gerando polêmica por causa do duplo sentido que o material traz. Ao mesmo tempo que fala de Brasil e da paixão pelo futebol, também reforça o apelo sexual num momento que o governo do País luta para não passar essa imagem internacionalmente. O material causou revolta na Embratur, que promete formalizar nesta terça uma reclamação à empresa alemã de material esportivo.

"Vamos entrar em contato com a direção da Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende", explica Flávio Dino, presidente da Embratur. "Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota.

Falsas vítimas de 11 do setembro são detidas nos EUA

Em janeiro, cem beneficiários da indenização foram desmascarados

Cerca de 30 pessoas, entre elas agentes de Polícia e bombeiros, foram detidas nos Estados Unidos por fingirem serem vítimas do atentado de 11 do setembro de 2001.

Durante anos, estas pessoas receberam indenizações do Estado, que somaram cerca de R$ 934 milhões  (aproximadamente 400 milhões de dólares).

Por trás da armação estava o advogado Raymond Lavalle, de 83 anos, o ex-detetive John Minerva, de 61 anos, o ex-policial Joseph Esposito, de 64 anos, e o assessor Thomas Hale, de 89 anos.

As falsas vítimas declararam estarem trabalhando no World Trade Center no momento do ataque, sendo impossibilitados de trabalhar em decorrência da tragédia.

Esta é a segunda operação de Polícia que investiga falsas vítimas do atentado. Em janeiro, 100 beneficiários da indenização foram desmascarados.

SANEP ´PARALISA ''ÁGUA e ESGOTO''

Funcionários do Departamento de Águas e Esgoto do Sanep paralisaram suas atividades na tarde desta terça-feira e protestaram em frente ao prédio na rua Alm. Tamandaré. Uma comissão do sindicato da categoria (Sinsapel) está na sede da autarquia encaminhando uma série de reivindicações dos trabalhadores.

Os funcionários do quadro de carreira alegam que há um grupo de 25 detentores de cargos em comissão, indicados por um vereador, que não trabalham e, ainda, comprometem o andamento das atividades. Há problemas em relação ao abastecimento de residências no centro com o uso de caminhão pipa, enquanto propriedades da Colônia não recebem o mesmo tratamento com a falta d’água.

Também é muito frágil a fiscalização de ligações clandestinas de água, que estão aumentando na cidade. Os canos que são substituídos nas redes das ruas não são mais localizados no depósito do Departamento de Águas e Esgoto.

A categoria espera por providências da direção do Sanep que, segundo eles, não foram tomadas até agora.

Com informações do Diário da Manhã

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MUHAMMAD ALI : 50 ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO DO BOXE

Há 50 anos, Cassius Clay conquistava seu 1º título mundial e dava início à lenda Muhammad Ali

Com informações do ESPN.com.br

Foi em um 25 de fevereiro de 1964 que Cassius Clay assombrava o mundo. O nocaute técnico sobre o então campeão Sonny Liston garantiria àquele garoto atrevido seu primeiro título mundial dos pesos pesados. Nos dias seguintes, Clay deixaria de existir, dando lugar a uma verdadeira lenda do esporte mundial: Muhammad Ali. Dias depois da conquista, o moleque com ar dos mais petulantes mudava de nome e se eternizava na história do esporte.


A história cinematográfica teve início muito antes. Da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1960, em Roma, a uma das lutas mais emblemáticas da história do boxe, quatro anos depois, Clay conquistou 19 vitórias, sendo 15 por nocaute, e nenhuma derrota. A trajetória meteórica daquele moleque de 22 anos, rápido, forte e de uma língua mais do que afiada, o credenciava a desafiar ao favorito Liston, 31 anos, 35 vitórias, 24 por nocaute e 1 derrota.

O palco foi o Convention Hall, em Miami Beach, na Flórida. A vitória de Liston chegou a ser tratada por muitos como uma verdadeira barbada. Afinal, eram 28 vitórias seguidas. Nas duas últimas vezes que entrara no ringue, havia derrotado Floyd Patterson: a primeira para conquistar o título, a segunda para defender o cinturão, com um nocaute arrasador no primeiro round. Assim, muitos, inclusive especialistas, apontavam nova vitória, mais uma vez nos primeiros assaltos.

Por outro lado, mesmo com um retrospecto positivo e um ouro olímpico no currículo, Clay era apontado como o grande azarão da noite. Nas casas de apostas, uma vitória sua sobre o campeão pagava impressionantes 7 para 1.

Há 50 anos, o boxe era um esporte de multidões, uma "nobre arte" que parava cidades, países, ainda mais quando o assunto era o cinturão dos pesados. Por isso, tudo que era dito ganhava proporções gigantescas. Pensando em toda a situação - zebra, desafiante, 9 anos mais jovem -, Clay aproveitou esse "amplificador" como poucos e fez com que a luta começasse muito antes de soar o gongo para o primeiro round.

Boxe à parte, Clay tinha enorme habilidade em atingir seus oponentes verbalmente, talvez o melhor e mais eficiente da história nesse quesito. Contra Liston, o "trash talk" começou bem antes da luta e continuou nas entrevistas depois do combate. Durante as entrevistas pré-disputa, ele provocou, referindo-se ao rival como "O Grande Urso Feio" ("The Big Ugly Bear"), um trocadilho com o apelido dele, "Grande Urso" ("Big Bear"). Isso não era nada do que estava por vir.

A tensão tomou conta do ar. A pressão arterial de Clay passou de 54 para 120, de acordo com seu médico, tamanha era a sua ferocidade. Foi na pesagem que o garoto proferiu uma frase que se eternizou no mundo do esporte. Perguntado como iria se aproximar de Liston, ele disse: "Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha" ("Float like a butterfly, sting like a bee"), hoje estampada em milhares de camiseta espalhadas pelo planeta.

VÍDEO 

FUTEBOL - INTERNACIONAL x BRASIL : POLÊMICA DOS INGRESSOS

SERVIÇO DE JOGO: Internacional x Brasil

Colorado libera, previamente, 250 lugares para a torcida Xavante. Clube vai priorizar a venda para os Sócios em dia

Os ingressos para a próxima partida do Brasil no Gauchão já estão à venda. O adversário, Internacional de Porto Alegre, disponibilizou a quantia de 250 lugares para a torcida rubro-negra. E a prioridade de venda será dos Sócios Xavantes com mensalidade em dia. O jogo está marcado para quarta (26), às 22h, no estádio Beira-Rio. Confira as opções de adquirir as entradas para a partida:

- Os primeiros associados que anteciparem, a partir de hoje, o pagamento das mensalidades do ano inteiro (até dezembro de 2014) terão assegurados a compra de 1 (um) ingresso.

- Sócios Xavantes com mensalidade em dia, que não anteciparem o ano inteiro, poderão fazer a inscrição para um sorteio que será realizado na terça (25), às 17h30, na Central do Sócio. O associado pode fazer o cadastro através do telefone (53) 3229-3999, e-mail centraldosocio@gebrasil.com.br, ou diretamente no estádio Bento Freitas. A inscrição vai até meia hora antes do sorteio. O sócio poderá assistir o sorteio.

- Associados que já anteciparam as mensalidades anteriormente, participarão de um sorteio especial.

- Serão, no mínimo, 50 ingressos destinados para os sorteios.
A retirada dos ingressos vai até quarta (26), às 12h, na Central do Sócio. O valor do ticket é de R$ 40,00 (quarenta reais).

Na última sexta (21), a presidência do GE Brasil solicitou ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol uma quantia maior de ingressos para este jogo. Mas o Internacional respondeu para o mandatário gaúcho que a princípio liberaria 250 ingressos, e que tentaria posteriormente a liberação de mais lugares.

O QUE DIZ O REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES DA CBF 2014 :
Artigo 86 - Leia 
# O SC Internacional disponibilizará para seus sócios um número de 10 mil ingressos. Portanto, segundo o Regulamento, o GE Brasil teria o direito de mil ingressos.
No jogo contra o Caxias , no Beira-Rio, o mesmo número de 250 ingressos foi liberado para o clube visitante.

LIGAÇÕES MAIS BARATAS - E RESOLVE ?

Comentário - Beto Vetromille 
O PROBLEMA : Será que resolve redução de tarifas de telefonia fixa para móvel?Pergunto isso, pelo fato de que os consumidores estão fartos de reclamarem sobre o péssimo serviço na grande maioria do sistema móvel, em relação a baixíssima qualidade de sinal. Se não for resolvido essa questão, o ''barato vai sair caro'', pois as pessoas terão que repetir diversas vezes as ligações para o sistema móvel, encarecendo mais o custo da conta ao final do mês.

A NOTÍCIA
Ligação de fixo para celular ficará mais barata a partir de março, diz Anatel
A queda, em média de 13%, será consequência da redução dos valores de referência para tarifas de remuneração de redes móveis

As ligações locais e interurbanas feitas de telefone fixo para celular ficarão, em média, 13% mais baratas para o usuário a partir de março. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A queda será consequência da redução dos valores de referência para tarifas de remuneração de redes móveis (taxa de interconexão, ou VU-M) pela agência. A taxa é cobrada nos casos de ligação de um telefone fixo para celulares.

A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões. Além disso, novas quedas de valores estão previstas para 2015, quando novas reduções na tarifa já estão previstas.

Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular passará de R$ 0,45 para R$ 0,39. Já o preço médio das ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito (exemplo: DDDs 61 e 62) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80, enquanto o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular passará de R$ 1,05 para R$ 0,92.

Desta forma, o consumidor da telefonia fixa, que hoje paga uma conta média mensal de R$ 55,00 passará a pagar a partir de março uma conta média de aproximadamente R$ 49,00.

A redução é decorrente do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, aprovado pela Resolução número 600, de 8 de novembro de 2012, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis.

 fonte: Agência Estado

UNIVERSO : ESTARÍAMOS DENTRO DE UM BURACO NEGRO - DIZ CIENTÍSTA

Podemos estar vivendo dentro de um buraco negro, afirmam cientistas 

Especialistas de uma nova corrente científica estão considerando a hipótese de que o Universo inteiro se encontra em um imenso buraco negro. De acordo com a teoria proposta, pouco antes do Big Bang, a matéria e energia do Universo que conhecemos se encontrava comprimida em uma partícula extremamente densa, ou seja, “a semente do Universo”.


Essa semente seria milhões de vezes menor que qualquer outra partícula jamais imaginada pelo homem. Curiosamente, depois da Grande Explosão, a mesma partícula teria desencadeado a existência de todas as outras partículas existentes. Cada galáxia, sistema solar, planeta, pessoa, enfim, todo o Universo seria o resultado dessa reação.  Naturalmente, a pergunta seguinte a ser respondida pelos cientistas é: como a primeira semente apareceu?

Nikodem Poplawski, cientista e investigador da Universidade de New Haven, nos Estados Unidos, faz parte da corrente que afirma que a semente foi formada em um buraco negro, o ponto mais extremo e primordial de toda a natureza. Depois de simular o comportamento das partículas ao entrar em um buraco negro, o cientista concluiu que cada um deles abriga todo um universo em seu interior. Ou seja, todos os grandes buracos negros existentes nas galáxias que conhecemos poderiam, na realidade, apontar para outros universos.

A teoria de Albert Einstein, no entanto, sugere que cada buraco negro guarda uma peculiaridade; uma porção específica do espaço na qual a densidade da matéria tende ao infinito. Assim, a incomensurável força da gravidade dessa matéria ultracondensada é tal que nem mesmo partículas de luz poderiam escapar. Portanto, esses fenômenos são negros, não podemos obter qualquer informação sobre seu interior porque não emitem luz.

Se a teoria de Poplawski estiver correta, tudo o que atualmente consideramos como nosso Universo seria apenas o interior de mais um buraco negro.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MORRE ATOR DE '' OS CAÇA-FANTASMAS ''

Harold Ramis morre aos 69

Mais conhecido como ator em " Os Caça-Fantasmas "e" Stripes "e um escritor / diretor de" Clube dos Pilantras "e" Dia da Marmota ", morreu segunda-feira de complicações relacionadas à vasculite inflamatória auto-imune, uma doença que ele lutou por quatro anos. Ele tinha 69 anos.

Nascido em Chicago, IL, Ramis começou sua carreira no grupo de improvisação Second City famoso e fez o seu grande avanço Hollywood em 1978, quando ele co-escreveu "Animal House National Lampoon", estrelado por John Belushi.

Ele passou a co-escrever e estrela ao lado de Bill Murray em "Stripes" (1981), "Os Caça-Fantasmas" (1984) e "Ghostbusters II" (1989). Mais tarde, ele co-escreveu e fez sua estréia na direção com Clube dos Pilantras (1980), seguido de "Férias Frustradas de" (1983).

Ramis dirigiu mais recentemente 2009 comédia "Year One", estrelado por Jack Black e Michael Cera e também foi visto ao lado de Seth Rogen em bilheteria de Judd Apatow hit "Knocked Up".

Um pioneiro no mundo da comédia, Ramis foi o ganhador do Comedy Award americano, o Comedy Award britânica, eo prêmio BAFTA (Academia Britânica) para roteiros.

Além de sua esposa Erica, Ramis deixa filhos Julian e Daniel, a filha Violet e dois netos.

DILMA TRANQUILIZA O MUNDO SOBRE CRISE BRASILEIRA

''Brasil resistiu à crise mundial'' , afirma Dilma na Bélgica
Presidente participa da cúpula Brasil-União Europeia, realizada em Bruxelas 

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta manhã desta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica, que a superação da crise na zona do euro "é fundamental para garantir o vigor da economia mundial". "O Brasil tem interesse direto na recuperação da economia europeia, haja vista a diversidade e a densidade dos laços comercias e investimentos", disse, ao lado do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, em declaração conjunta após participar da cúpula Brasil-União Europeia.


Segundo Dilma, o Brasil resistiu aos efeitos "da pior crise mundial desde 1929". "Nós resistimos a seus priores efeitos graças a políticas que garantiram emprego e renda", destacou. A presidente garantiu ainda que o governo brasileiro considera que "política fiscal é e continuará sendo importante".

Destacando feitos econômicos do seu governo, Dilma afirmou que o Brasil conseguiu manter a inflação dentro do controle, de acordo com o regime de metas estabelecido, e que o País alcançou uma melhora nas contas públicas. "Nosso sistema financeiro é sólido e nossas reservas estão em torno de US$ 376 bilhões", afirmou. De acordo com a presidente, essa reserva dá "tranquilidade" ao Brasil para enfrentar novas turbulências.

A presidente exaltou ainda a ascensão de 42 milhões de brasileiros à classe média e a geração de 4,5 milhões de empregos entre 2011 e 2013. Segundo Dilma, "essa nova realidade brasileira justifica o importante fluxo de investimentos que recebemos nos últimos anos".

Dilma afirmou que a participação de investidores privados europeus no Brasil tem sido muito importante. "O relacionamento comercial entre Europa e Brasil é especial", afirmou, destacando os investimentos recíprocos. "A União Europeia continua sendo nosso principal parceiro", disse. "E o Brasil tem se consolidado como importante investidor na União Europeia.

A presidente Dilma Rousseff aproveitou também a oportunidade para criticar e dizer que estranha a contestação da Europa na Organização Mundial do Comércio (OMC) de "programas essenciais para a economia brasileira". "Eu me refiro ao Inovar-Auto e ao Programa da Zona Franca de Manaus", disse. Segundo ela, o Inovar-Auto é um importante programa tecnológico do Brasil e a Zona Franca é "fundamental para conservarmos a floresta (amazônica) em pé".

Para Dilma, é estranho que a União Europeia conteste a proposta da Zona Franca de Manaus, que é focada em uma produção ambientalmente limpa. "A Zona Franca de Manaus não é uma zona de exportação. É de produção para o Brasil e nela se gera emprego e renda", destacou.

A presidente destacou ainda que a região, que tem a maior floresta tropical do mundo, precisa ser preservada também por questões ambientais, como evitar a emissão de gases de efeito estufa. "Portanto, ela (a zona Franca) tem um objetivo, que é evitar o desmatamento", reforçou. 

Correio do Povo

PIORA O ESTADO DE SCHUMACHER

Médicos param processo de acordar Schumacher; família não confirma
Heptacampeão do mundo não teria respondido bem à retirada de medicamentos


Diferentes contratempos fizeram com que a equipe médica que cuida do ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher optasse, há uma semana, por suspender o processo para tentar acordá-lo do coma no qual o alemão se encontra desde o fim do ano passado. A informação é da revista “Focus”.

A publicação não soube detalhar quais foram estes contratempos, mas o diário “Mirror” especula que entre as razões para a decisão dos médicos podem estar “a redução do fluxo de sangue, uma nova infecção ou sinais de que os remédios não estão fazendo o efeito esperado”.

Vale lembrar que, nas últimas semanas, foi reportado que Schumacher teve pneumonia, mas se recuperou bem. Ex-companheiro dele na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa também disse depois de uma visita ao hospital Grenoble, que o heptacampeão mundial havia mostrado reações com a boca.

A família de Schumacher optou por divulgar boletins médicos sobre o estado de saúde do piloto somente quando considerar necessário. Quando o processo para retirar Schumacher do coma foi iniciado, no fim de janeiro, a porta-voz dele, Sabine Kehm, ressaltou que “esta fase pode durar muito tempo”. Aliás, sobre o fato de os médicos terem desistido de acordá-lo, ela limitou-se a dizer que "não mudou nada".

Schumacher bateu a cabeça em uma pedra enquanto esquiava na França no dia 29 de dezembro. O capacete que ele usava quebrou ao meio.

REITOR BACHETTINI FALA SOBRE OS DESAFIOS DA UCPel

Os desafios da UCPel
Reitor José Carlos Bachettini Júnior fala sobre sua administração frente à universidade

Com conteúdo do Diário Popular - Diego Queijo

Foi no dia 30 de janeiro de 2012. Naquela segunda-feira, quando José Carlos Bachettini Júnior sentou-se na confortável cadeira da sala da Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), já sabia dos desafios que encontraria pela frente. Ele deixou para trás o cargo de vice-reitor e, naquela segunda-feira, dois dias após a cerimônia de posse, Bachettini passava a ocupar o cargo máximo na administração da instituição.

O arcebispo de Pelotas e chanceler da UCPel, dom Jacinto Bergmann, foi quem o designou ao cargo. O novo reitor assumiu no lugar de Alencar Mello Proença, que atuou no posto durante 12 anos. Vinte e quatro meses depois de tomar posse, o planejamento e a transparência já podem ser considerados marcas fortes da gestão.

Foi para falar sobre esse e outros temas que Bachettini recebeu a reportagem do Diário Popular. Com os dados da Universidade em mãos - detalhados em planilhas -, diante das questões levantadas o reitor mostrou-se um homem bastante sensato e com total consciência e lucidez de seus atos. E do tamanho do impacto que podem ter para a instituição.

Médico, ex-aluno da UCPel e ex-diretor do Hospital São Francisco de Paula, Bachettini diz ser um tímido torcedor do Xavante e possuir certa dificuldade para discursar diante de grandes aglomerados de pessoas. Sem aspirar a cargos públicos, afirma que o compromisso com os interesses da Universidade deve permanecer à frente de interesses pessoais. E frisa: com o planejamento estratégico e o aumento do controle dos processos internos na instituição, a UCPel está em processo de recuperação financeira. Em 2021, todo endividamento bancário - cujos valores não foram revelados por uma questão de mercado - estará pago.



Em janeiro último, Bachettini foi reconduzido à liderança da UCPel por mais dois anos. Entre as principais ações para o próximo período está a implantação do Planejamento Estratégico para 2032, com base no diálogo entre qualidade, sustentabilidade e identidade cristã.

Começo

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A ARTE DE ESCULPIR BONECOS FAMOSOS

Artista faz bonecos incrivelmente realísticos com massa de modelar
Há uma década é contratado por empresas ou pessoas de variados países, como o Paquistão e Vietnã para produzir as chamadas 'action figures'


Escultor por vocação e empreendedor por experiência. Edison Magalhães – ou Edinho Maga, como gosta de ser chamado – é cearense, tem 32 anos e é fã de filmes e super heróis. Ainda bem novo conheceu o Rambo, personagem das telonas, e passou a acompanhar o trabalho do ator Sylvester Stallone. Não sabia que, em 2009, chegaria a conhecê-lo. Nunca esperou que Stallone se tornaria um colecionador de sua arte.

A história de Edinho é ditada desde a infância, quando já gostava de brincar com massinha de modelar. Na juventude, deixou a biologia e a nutrição – cursos que poderia escolher no vestibular – para ser artista, no início do milênio. Para quem um dia duvidou, Maga mostrou que deu certo. Há dez anos, transforma personagens em bonecos. Há uma década é contratado por empresas ou pessoas de variados países.

Carreira

Ao decidir-se ser escultor, Edinho passou a investir em si próprio. Foi atrás de mais conhecimento e contato, além de praticar muito. Entrou em fóruns internacionais, que englobavam profissionais, colecionadores e empresas interessadas em bonecos. Não demorou muito para vir o retorno do trabalho. Em 2004, conseguiu o primeiro cliente: um médico de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, que era fã do Superman.

Após dez anos de muito trabalho, utilizando massinha de modelar, Edinho já enviou bonecos para diversos países, como França, Alemanha, Austrália, Vietnã e Paquistão. “Antes, eu fazia personagem de história em quadrinhos. Depois, quis ir para o lado realista. Comecei a fazer personagem de filmes, direcionei meu perfil para esse estilo”.
Os bonecos mais vendidos são os de Stallone como Rambo ou Rocky Balboa.

“Quando ele [Stallone] veio ao Rio de Janeiro para gravar um filme, em 2009, eu fui para lá e entreguei o boneco para ele. O conheci e ainda assisti a gravação”, relembra.

Dificuldades

Mesmo fazendo sucesso no exterior, Edinho lamenta o desinteresse pelas escultaras por parte dos brasileiros. “Aqui é bem mais difícil, principalmente no Nordeste. Não estão acostumados com esse tipo de trabalho e acabam não valorizando. Acabei esquecendo o Brasil e focando lá fora”.


Serviço

O contato geralmente é realizado por e-mail. O cliente faz a solicitação do pedido e do orçamento. Edinho também faz sua parte. Analise, faz sugestões, conversa com o interessado. Tudo para que no fim o resultado esteja de acordo com o gosto.

O escultor também conta com o apoio de um pintor, porque, segundo ele, não daria tempo de Edinho fazer os dois serviços. O preço dos bonecos, de 46 centímetros, varia entre 800 dólares a 5 mil dólares (cerca de R$ 1.600 a R$ 11 mil). O valor dependerá se a peça é exclusiva ou uma cópia, além do contratante ser pessoa física ou uma empresa.

Os pedidos podem retratar qualquer pessoa. Podem ser personagens de filmes, de desenhos animados e até amigos. Não importa quem ou o que, Edinho retrata as características de sua inspiração com cuidado e talento.

CLUBES PROMOVEM AÇÃO PEDINDO PAZ E ALEGRIA NO FUTEBOL

O Aimoré e o "Futebol é Paz e Alegria"

Aimoré e GE Brasil se enfrentam pelo Gauchão neste domingo em São Leopoldo.
GE Brasil, em parceria com a Dresch, patrocinadora de material esportivo de ambas as equipes, irão promover para o jogo deste domingo pelo Campeonato Gaúcho, uma ação em prol da Paz e da Alegria no Futebol. A ação procura fortalecer o espírito esportivo, e foi criada na sequência dos recentes casos de violência nos estádios de todo o Brasil. As Diretorias de ambas as equipes aderiram prontamente a esta ideia, promovida pela Dresch.

A ação ocorrerá no início da partida, quando as equipes entrarão usando uma camisa especial com um mensagem objetiva e muito significativa: Futebol é Paz e Alegria. Os atletas das duas equipes pretendem simbolizar com esta atitude a integração positiva entre todos que gostam de futebol, mesmo que estejam de lados opostos durante a partida.

Curioso também é o fato de que ambas as equipes possuem como símbolos o Índio. Enquanto o Aimoré é conhecido como "Índio Capilé", o GE Brasil recebe o apelido de "Xavante". Uma semelhança que aproxima ainda mais as equipes, e fortalece a ideia de que o Futebol não deve ser sinônimo de violência.

Por e-mail - Vinicius Carvalho de Carvalho

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."