Pesquisar aqui

sábado, 23 de junho de 2012

FEZINHA - ACUMULOU a MEGA SENA de sábado

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

PARAGUAI - Brasil condena deposição de Lugo e convoca embaixador


Fernando Lugo (centro), ex presidente do Paraguai, caminha no Palácio Presidencial antes de ser deposto

DE SÃO PAULO
NATUZA NERY

O Brasil condenou neste sábado à noite o impeachment do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, ocorrido nesta sexta-feira (22).

OEA classifica impeachment como "julgamento sumário"
Após deposição, argentina retira embaixador do Paraguai
Dilma se reúne com ministros para discutir impeachment de Lugo

Em nota, o Itamaraty disse que o "governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai" decidido pelo Senado por 39 votos a quatro.
O embaixador brasileiro em Assunção foi convocado para consultas em Brasília.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores, "não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa" ao ex-mandatário da nação. Lugo foi destituído em apenas 30 horas.
O comunicado do ministério diz que "o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional".

Para o Itamaraty, a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação. "Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do Mercosul e da Unasul."

REUNIÃO OFICIAL

Os termos do comunicado oficial foram negociados no início da noite deste sábado durante reunião da presidente Dilma Rousseff com os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa) e Edison Lobão (Minas e Energia) e o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

No encontro, ficou decidido que o embaixador do Brasil em Assunção seria convocado a Brasília para consultas. A formalidade da convocação costuma detonar crise ou problema nas relações entre dois países.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Espetáculo - Kleiton & Kledir e Grupo Tholl lotam o Guarany com Par ou Ímpar

Por Yéssica Lopes e Mônica Jorge

Na abertura oficial da comemoração dos 200 anos de Pelotas nada mais apropriado do que ter duas atrações locais de renome nacional reunidas no mesmo palco: Kleiton e Kledir e o grupo Tholl. O show de divulgação do primeiro álbum infantil da dupla pelotense, Par ou ímpar, contou com público diversificado e levou centenas de famílias ao Theatro Guarany na noite desta sexta-feira (22). Os ingressos foram trocados por quilos de alimento não perecível e esgotaram na mesma manhã em que foram disponibilizados, na quarta.

A funcionária pública Cleunice Nunes garantiu o seu ingresso, o da filha Marina Beatriz Maffei, de 6 anos, e o da sobrinha Flávia Costa Araújo, de 10. Os olhares ao final do espetáculo eram de êxtase e a história repleta de magia durou cerca de uma hora e meia. “Foi como se estivéssemos em um sonho”, comentou a mãe. Do Mágico estrambólico até o Pirulito esquisito, passando pela Formiga atômica, risos e aplausos acompanharam o show.
Com malabares, trapézio, pernas de pau, patins, monociclos, personagens exóticos e figurinos deslumbrantes, os artistas do Tholl acompanharam a trilha dos irmãos que, além de cantar, entraram na brincadeira e divertiram-se com a trupe. No final, o show contou, ainda, com a participação especial da atriz Fabiana Karla. Em clima de improviso divertido, a convidada de sotaque pernambucano participou da Trova do guri e da guria. A alegria tomou conta dos baixinhos e, também, dos altinhos.

Mais entretenimento
Ao longo da semana o município terá outras atrações, as principais ocorrerão entre 1º e 8 de julho na semana de festa de aniversário. Neste período a cidade contará com shows especiais de outros talentos da terra como a Sociedade Pelotense Música pela Música, os músicos tradicionalistas Joca Martins, Rodrigo Madrid, Grupo Querência e a turma do samba e do pagode Fábio Saraiva e banda, Euseiki Tudanssa e Choco e Banda. Grupos de outras cidades como Nenhum de Nós, Comunidade Nin Jitsu, Papas da Língua e o cantor gospel Chris Durán também prometem embalar o município.
Segundo o vice-prefeito Fabrício Tavares a programação foi montada de forma a poder agradar todos os gostos. Durante o discurso no coquetel de abertura das comemorações, ele destacou que "essa festa não é da prefeitura e sim de Pelotas para a sua comunidade".

O Casal de Pavões e Bisquís da Bisavó

Ontem visualizei , em Pelotas, a imagem de dois pavões, provavelmente um casal oculto, abanando e adornando suas penas, atrás dos seus rerspectivos rabos.

Todo mundo conhece a fama do ''bom''pavão - adora se mostrar e valorizar-se acima dos demais animais.Tanto que essa fama é , por analogia, citada quando alguém quer aparecer mais do que pode.

Lembrei da casa  acolhedora de minha bisavó...lá, na infância, me deparava com um casal de pavões em bisquís. Uma imagem que nunca foi simpática, pois quando descobri o que representava ser um '' PAVÃO '' perdi qualquer admiração pelas figuras em cerâmica.

Aliás, quando se tenta perpetuar uma imagem pessoal, a pior coisa que um ser humano deve desejar é afrontar com sua auto imagem.

Saudade da bisa, mas nenhum pouco dos bisquís.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

sexta-feira, 22 de junho de 2012

TST tira Prefeitura de Pelotas da lista de devedores trabalhistas


A Justiça do Trabalho expediu, na última quinta-feira (21), a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas em nome da Prefeitura Municipal de Pelotas (matriz e filiais) – Certidão número 4891495/2012 –, que comprova que o órgão não consta do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas e corrige informações equivocadas que estavam sendo divulgadas pela Justiça do Trabalho e colocavam Pelotas entre os maiores devedores trabalhistas do Estado. “Isto se reverte em fato de ainda maior importância, na medida em que passaremos a ter que apresentar este tipo de comprovação para assinatura de convênios e liberação de recursos, segundo nova exigência legal. De modo que não podíamos permitir que esta informação equivocada viesse a prejudicar a comunidade de Pelotas ou que fôssemos acusados de não poder acessar recursos estaduais e federais, por este motivo”, ponderou o prefeito Adolfo Antonio Fetter, satisfeito pelo malentendido desfeito.

          A Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas de Pelotas, que tem validade até 17 de dezembro de 2012, foi obtida após a Procuradoria Geral do Município extrair certidão junto ao site do Tribunal Superior do Trabalho (TST) com um número significativo de pendências, que evidenciavam um saldo positivo da Prefeitura de Pelotas. “Diante desta situação, mais uma vez diligenciei, agora com a certidão do TST em mãos, junto à Segunda Vara do Trabalho, uma vez que as demais já haviam providenciado a baixa dos processos, e solicitei, de forma veemente, que fosse providenciada a baixa dos processos que colocavam Pelotas no Banco Nacional de Credores Trabalhistas”, explicou o procurador geral do Município de Pelotas, Luiz Eduardo Longaray. A operação foi efetuada na semana passada


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

ESEF está promovendo XXXI Simpósio Nacional

Divulgação 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

RU 1160AM ANUNCIOU : Mauro Del Pino é eleito novo reitor da UFPEL

Em apuração dos votos, encerrada a pouco(08:15h), o nome do professor Mauro Del Pino foi o escolhido pela maioria de votantes, principalmente no meio do alunado(discentes), e divulgado pela Rádio Universidade 1160AM, através do jornalista Clayton Rocha, em cobertura especial e exclusiva da emissora da Universidade Católica de Pelotas .



Totais de votos  :

Em votos entre Docentes e Técnicos Administrativos

CHAPA 1 - 860 , sendo 399 dos docentes e 460 técnicos

CHAPA 4 - 1.101 , sendo 544 dos docentes e 549 técnicos

A diferença maior do número de votantes foi entre os alunos da Universidade Federal:

Total : 6.631 

CHAPA 1 - 2.114

CHAPA 4 - 4.517



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quinta-feira, 21 de junho de 2012

UCPEL Inova: implementará Núcleo de Assessoramento Fiscal



Nesta segunda-feira (25), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fará a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF), órgão inédito na região. Na ocasião, haverá também a primeira ação do Núcleo: uma palestra para estudantes, profissionais e contribuintes, promovida em parceria entre UCPel e Delegacia da Receita Federal em Pelotas. O evento ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera, às 19h30min.

O auditor-fiscal José Luis Venturini Osório irá falar sobre os serviços de autoatendimento na Receita Federal, como o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, Portal e-Cac e site da Receita Federal. A temática escolhida está afinada com a proposta da entidade em orientar sobre as facilidades do atendimento virtual. A Receita avalia que o autoatendimento via Internet proporciona ao contribuinte rapidez e comodidade na obtenção dos dados e informações fiscais.

Serviços
O Núcleo de Assessoramento Fiscal deverá promover a troca de experiências e conhecimentos técnicos e científicos entre a Receita e a comunidade acadêmica, evidenciando aos alunos a importância da educação fiscal e tributária da formação de cidadãos. Palestras semelhantes anteriormente ficavam restritas aos profissionais da área contábil, mas, com o NAF, a proposta é que empresários e responsáveis por empresas, estudantes, associações, conselhos e demais entidades tenham oportunidade participar.

Diferencial
De acordo com o pró-reitor Administrativo da UCPel, professor Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, a implantação do NAF é um diferencial para a comunidade pelotense. Com o Núcleo, a Universidade terá mais uma ação que vai ao encontro de sua identidade comunitária.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Lixo de Pelotas será enviado para Candiota a partir de segunda


O lixo urbano de Pelotas começará a ser transportado para o Aterro Metade Sul, da Empresa Meio Oeste, no município de Candiota a partir da próxima segunda-feira(25). A empresa ficará responsável pelo transporte e disposição final de um volume diário de 180 toneladas de resíduos sólidos pelotenses. O ato inaugural será realizado às 11h, na Estação de Transbordo, na rua Herbert Hadler, 435.

       A Empresa vai utilizar para o transporte quatro caminhões bitrem (com duas composições), com capacidade de 40 toneladas cada, explica o diretor da empresa Rubem Moritz, acrescentando que este trabalho será realizado 24 horas, com pelo menos oito viagens diárias. O deposito máximo permitido na unidade de transbordo (área coberta) será de 20 toneladas. 

         A Estação de Transbordo conta com pisos impermeáveis, sistema de drenagem e coleta de chorume, cobertura tanto no local de descarga como de recebimento de resíduos. Todo o local possui revestimento com tela específica de proteção para evitar a dispersão de resíduos, além de um sistema automatizado de pesagem e de iluminação, que permite operar 24 horas.

         “Com o início do transporte do lixo domiciliar do Município, estaremos acabando definitivamente com o aterro controlado, que existe há mais de 40 anos e está saturado”, adianta o diretor-presidente do Sanep, Daltro Irigoyen, acrescentando que o aterro passará em seguida por um processo de recuperação e uso futuro, com recursos já assegurados junto ao Governo Federal na ordem de R$ 350 mil, através do PAC II.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Comunidade Universitária é convocada a votar na eleição para a Reitoria


21 de Junho de 2012

A Comunidade Universitária da UFPel, em seus três segmentos, professores, funcionários e estudantes, está sendo convocada para comparecer aos locais de votação, nesta quinta-feira(21), e exercer o seu direito de decidir quem dirigirá os destinos da Instituição nos próximos quatro anos. A Consulta à Comunidade foi o instrumento escolhido por todos para materializar, na UFPel, a Democracia, através da votação para a Reitoria, gestão 2013 - 2016. Não deixe de participar deste processo, que definirá a administração da Instituição, com reflexos para toda a sociedade, interna e externa à UFPel. Confira o mapa de urnas atualizado para o segundo turno no arquivo  mapa-de-urnas-final-segundo-turno2.pdf .


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RIO + 20 : Chefes de Estado e de Governo começam a analisar propostas


Cerca de 100 chefes de Estado e Governo estarão reunidos de hoje (20) a sexta-feira (22) em mesas-redondas para negociar politicamente o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O texto será divulgado oficialmente no encerramento da cúpula. As modificações podem ocorrer até o último momento, mas a expectativa, dos negociadores é que apenas alguns itens sejam incluídos por sugestão da sociedade civil.

Organizações não governamentais, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil participam de debates em dez painéis denominados Diálogos Sustentáveis. Cada um dos painéis definirá três recomendações. Ao final, 30 sugestões serão encaminhadas aos líderes políticos para que examinem a possibilidade de incluí-las no texto da conferência. Se as recomendações forem aprovadas, elas serão inseridas na declaração final dos chefes de Estado e Governo, a ser anunciada sexta-feira.

A sociedade civil cobra um texto mais detalhado e objetivo sobre financiamentos para as ações referentes ao programa de desenvolvimento sustentável. O desejo dos movimentos sociais, assim como o do Brasil e o dos países em desenvolvimento, era criar um fundo, começando com US$ 30 bilhões, para os projetos destinados ao assunto, mas no rascunho não há menção ao tema.

Os movimentos sociais também defendem a elevação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) a organismo independente e autônomo, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, não houve acordo sobre essa proposta durante as últimas negociações. No documento estão apenas as recomendações de fortalecimento do programa e a possibilidade futura de sua ampliação.  

Há ainda críticas à ausência de regulação das águas oceânicas. Apesar de os negociadores brasileiros considerarem que houve avanços na fixação de vetos à pesca de determinadas espécies em alto-mar, a sociedade civil quer mais detalhes. No entanto, os Estados Unidos, o Japão e outros países resistem à ampliação das propostas.  

Ontem (19), o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o último texto negociado pode ser alterado. Segundo ele, as críticas da sociedade civil serão consideradas para análise dos líderes políticos. “Muita água ainda vai rolar. Muita coisa vai acontecer. Os chefes de Estado [e Governo] não vêm aqui só para assinar. Pode haver mudanças”, acrescentou.

A Rio+20 será aberta hoje, a partir das 16h, pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e a presidenta Dilma Rousseff. Além de Dilma e Ban Ki-moon, outros líderes terão direito a discursar por cinco minutos, entre eles os presidentes da França, François Hollande, e do Paraguai, Fernando Lugo.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

TSE já dispõe de lista de quem teve contas rejeitadas


Presidente do TCU, Benjamin Zymler, entrega à presidente do TSE,
ministra Cármen Lúcia, lista de gestores com contas irregulares

Em audiência realizada nesta terça-feira (19), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, recebeu do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, a relação de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCU por irregularidades durante o exercício na administração pública.

A ministra informou que caberá à Justiça Eleitoral julgar se as irregularidades verificadas pelo TCU sujeitam seus autores à inelegibilidade. Isso ocorrerá, lembrou a ministra, nos julgamentos de eventuais processos em andamento na Justiça Eleitoral relativos a esses casos. Ela disse que a relação do TCU será encaminhada aos tribunais regionais eleitorais (TREs). Dos TREs, a listagem deverá ser enviada ao conhecimento dos juízes eleitorais e então ficará disponível no site do TSE.

Ao entregar à ministra Cármen Lúcia a relação em CD com os nomes dos gestores que tiveram contas desaprovadas, o presidente do TCU informou que a lista contém cerca de sete mil nomes, o que representa um aumento de 20% em comparação à relação anterior enviada ao TSE nas Eleições 2010. Zymler esclareceu que a listagem traz os nomes de todos os gestores públicos federais, estaduais e municipais que tiveram contas rejeitadas pelo TCU em decisões definitivas, irrecorríveis, nos últimos oito anos.

Determinação legal 
De acordo com a Lei das Eleições, cabe ao TCU apresentar à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições, a relação dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. As eleições municipais serão realizadas em 7 de outubro deste ano.

Segundo a Lei de Inelegibilidades, são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente. Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Judiciário.

Relação de responsáveis com contas julgadas irregulares - TCU



Fontes:
 Agência TSE

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

terça-feira, 19 de junho de 2012

MANUELA D'ÁVILA(PC do B) entra em conflito com a maior torcida do interior : GE Brasil

Deputada do PC do B chama torcedores de irresponsáveis e compara-os com facistas!
" Manifesto minha indignação com setores de uma torcida que admiro e que agem de maneira irresponsável, beirando ao fascismo. "



A deputada federal Manuela d`Ávila se manifestou através de nota sobre uma polêmica com a torcida Xavante iniciada pelas redes sociais. De acordo com o material publicado no site oficial da parlamentar, torcedores do clube estariam levantando acusações sobre a conduta dela no processo em que o Brasil luta por uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.

A polêmica teria sido criada pois a mãe da deputada é magistrada no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Os comentários pelas redes sociais ainda falavam de uma suposta conversa entre Manuela e o Ministro Aldo Rebelo sobre o caso do rubro-negro pelotense. A parlamentar do PCdoB disse na nota: "Jamais conversei com minha mãe sobre nenhuma ação do Tribunal de Justiça do RS. Jamais conversei com o Ministro Aldo Rebelo sobre essa ação a que se referem".

Recebi, pelas redes sociais, diversas manifestações de torcedores desse clube, levantando acusações gravíssimas com relação à minha conduta. Diante disso, manifesto minha indignação com setores de uma torcida que admiro e que agem de maneira irresponsável, beirando ao fascismo. 


Esclareço:
1) Jamais conversei com minha mãe sobre nenhuma ação do Tribunal de Justiça do RS. Jamais conversei com o Ministro Aldo Rebelo sobre essa ação a que se referem. Ação, alias, que não foi nem relatada, nem revisada por ela.

2) No almoço que tive com o Ministro, o único desembargador presente era justamente Dr. Aquino, relator da matéria, que também não trocou uma palavra com o Ministro sobre o caso.

3) As acusações são absurdas, sem nenhum vínculo com a realidade e tentam constranger uma magistrada de nosso Estado pelo fato de ser minha mãe. Esse tipo de postura mostra, aliás, que quem estabelece pressão não sou eu, nem o Ministro. Quem estabelece pressões e tenta constranger o Judiciário são as pessoas que levantam questionamentos absurdos de maneira irresponsável. Não agi contra o Brasil, e não agiria a favor. Não me envolvo com o Poder Judiciário.

4) Tenho o maior respeito pela torcida Xavante e sei que a maior parte das pessoas são corretas e honestas. Mas tomarei todas as medidas cabíveis contra esses que agem de má fé e que certamente têm outros interesses (esses, sim, escusos) nessas acusações infundadas.

Manuela d`Ávila
Deputada Federal



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Marido ganha avião de R$ 81 milhões da esposa


Beyoncé presenteia Jay-Z com jatinho de 80 milhões de reais

Cantora deu mimo ao marido em seu primeiro Dia dos Pais, que aconteceu neste domingo nos Estados Unidos

Interior do jatinho que Beyoncé deu a Jay-Z
O rapper Jay-Z celebrou no domingo seu primeiro Dia dos Pais (que nos Estados Unidos acontece no terceiro domingo de junho), e ganhou da mulher, a cantora Beyoncé, um presente mais do que especial: um jatinho particular.

De acordo com o site Media Take Out, o modelo da aeronave é ultra luxuoso. Trata-se de um Bombardier Challenger 850, no valor de 40 milhões de dólares (cerca de 81 milhões de reais), que é equipado com sala, cozinha, quarto e dois banheiros.

Beyoncé deu à luz neste ano sua primeira filha, a menina Blue Ivy, de 5 meses. A cantora e Jay-Z começaram a namorar em 2002, mas se casaram somente em 2008. Eles são considerados o casal mais importante e influente da música pop atual.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

SMED - Número de bandas escolares na rede municipal aumentou


A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) de Pelotas está trabalhando para ampliar o número de bandas escolares na rede municipal. Em 2004, existiam apenas quatro bandas. Atualmente a rede conta com 14 bandas, sendo 13 espalhadas pelas diversas regiões da zona urbana e uma rural. O total de alunos contemplados com essa atividade já soma 660.

Na atual gestão, a partir de 2005, foram criadas as bandas das seguintes EMEFs: Dr. Almirante Raphael Brusque e Luiz Augusto de Assumpção (Praia), Cecília Meireles, Núcleo Habitacional Dunas e Joaquim Nabuco (Areal), Cel. Alberto Rosa (Rural), Dona Mariana Eufrásia e Nossa Senhora de Lourdes (Fragata), e Independência e Núcleo Habitacional Getúlio Vargas (Três Vendas).

Qualificação
A secretária da Smed, Mariluce Kurz Vieira, apontou a relevância do trabalho que vem sendo realizado para as bandas escolares na atual gestão e reafirmou o compromisso da Smed em oferecer oportunidades de qualificação tanto para alunos quanto para professores da rede municipal de ensino.

O trabalho com as bandas objetiva a inclusão social, a oportunidade de maior envolvimento do aluno com a escola, a minimização da evasão escolar, o incentivo à convivência e à responsabilidade, além do estímulo à concentração


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

RIO+20: ''Dilma, com que cara você chega?''


Uma manifestação com centenas de pessoas saiu do Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro (MAM), na Cúpula dos Povos, em direção ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio, para protestar contra os retrocessos na política ambiental do governo.

Chamada de Marcha à Ré, a manifestação tomou a Avenida Chile, onde fica a sede do BNDES, com caixões, máscaras de políticos identificados como ruralistas, apitos e uma faixa de cerca de 3 metros com os dizeres "Rio+20 Dilma, com que cara você chega?", referindo-se à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que reunirá 115 chefes de Estado e de Governo a partir da próxima quarta-feira.

No slogan da manifestação, também está uma imagem da presidenta com uma motosserra e o brasão da República. "Queremos simbolizar os retrocessos da agenda socioambiental brasileira", disse um dos organizadores, André Takahashi. "Os principais (retrocessos) são a destruição do Código Florestal, que a presidente poderia ter vetado por inteiro, a redução de unidades de conservação por medida provisória, o enfraquecimento de órgãos ambientais e a violência no campo", citou.

Índios de várias etnias também participam do protesto. Eles foram recebidos pelo vice-presidente do órgão, João Carlos Ferraz, com quem tiveram uma reunião de cerca de uma hora nesta segunda-feira. Eles trataram do financiamento concedido para a instalação de hidrelétricas na Amazônia De acordo com o BNDES, não houve violência ou quebra-quebra na manifestação.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

EDUCAÇÃO RS - Governo não cumprirá promessa de reformas nas escolas


Governo estadual não conseguirá cumprir promessa de reformar 388 escolas neste ano
Demora em relatório fará com que melhorias propostas para o segundo semestre sejam iniciadas só a partir de fevereiro de 2013

Roberto Witter
roberto.witter@zerohora.com.br

A proposta do governo de começar até o segundo semestre a reforma de 388 escolas estaduais, manchete de Zero Hora no dia 10 de março, não será cumprida no prazo previsto.

A licitação para contratar as empresas que irão elaborar os projetos ainda não está pronta. A demora, segundo a Secretaria da Educação (SEC), ocorreu já no primeiro passo: a preparação do relatório que descreve os tipos de melhoria em cada prédio. Obras, de fato, só em 2013.

Para o secretário de Educação Jose Clovis de Azevedo, porém, o andamento dos projetos é normal. Segundo ele, em março, a ideia era iniciar as reformas menos complexas ainda no segundo semestre, mas a operação se mostrou mais complexa.

– Vão ocorrendo coisas que acabam dilatando os prazos. Numa escola como o Julinho (Colégio Estadual Júlio de Castilhos, na Capital), por exemplo, se vai ver o que precisa fazer no auditório e descobre que lá tem que ter um sistema de áudio... É um levantamento minucioso, que leva tempo – explica.

Há cerca de 60 dias, o relatório foi entregue à Secretaria de Obras Públicas (SOP). Desde então, o edital que contratará as empresas responsáveis pela execução dos projetos está sendo feito. Durante a elaboração do documento, outras 58 escolas foram incluídas na lista, chegando a um total de 446 prédios – 424 escolas, quatro prédios de coordenadorias regionais de Educação (Vacaria, Santa Rosa, Canoas e Carazinho) e outras 18 escolas profissionalizantes pelo Programa Brasil Profissionalizante.

Azevedo, agora, aponta fevereiro de 2013 como data provável para o início das menores obras, ressaltando que os prazos podem aumentar de acordo com o andamento das licitações. As escolas foram escolhidas pelas coordenadorias regionais, de acordo com o nível de sucateamento das instituições.

 As melhorias*

- Ar-condicionado nas salas de aula

- Paisagismo

- Água quente em algumas torneiras

- Sala de estudos para professores

- Espaços de lazer internos

- Espaços culturais

- Áreas esportivas

- Projetos de sustentabilidade, como aproveitamento de água da chuva e alternativas de captação de energia

*Nem todas terão os mesmos itens

 O processo

- Assim que for concluído o edital, a licitação deve durar entre 45 e 90 dias, mas as licitações podem demorar além desse prazo porque, de acordo com o governo, há casos em que empresas entram na Justiça, embargando o processo.

- Contratadas, as empresas têm até 30 dias para iniciar o trabalho. A partir daí, o prazo de conclusão é de 180 dias.

Os recursos

- Inicialmente, quando projetava reformas apenas em 388 escolas, o governo contava com R$ 172 milhões (R$ 100 milhões do governo do Estado e R$ 72 milhões financiados através do Banco Mundial e de linhas de financiamento do governo federal). O governo, porém, acredita que, com o andamento do projeto, o valor possa ser ampliado, de acordo com a necessidade.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Discussão sobre convocação de dono da Delta racha PT em CPI


A não convocação do dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish, adiada na última quinta-feira (14), expôs um racha do PT na CPI do Cachoeira.

Horas antes da convocação ser discutida, o líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), e o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) chegaram a protagonizar um bate-boca.

Para perplexidade de peemedebistas e petistas, os dois trocaram insultos após um jantar --do qual Pinheiro não participara-- na casa de Vaccarezza. A divisão frustrou os planos de emissários do governo e de lulistas, contrários à convocação de Cavendish e do ex-diretor-geral do Dnit Luiz Antonio Pagot.

Temendo que o PAC virasse alvo da CPI, o governo recomendou, segundo integrantes da comissão, que a investigação ficasse restrita ao esquema de Carlinhos Cachoeira e que os pedidos de convocação fossem enterrados.

Mas, rachado, o PT só concordou com o adiamento da votação. Até então latente, a crise foi explicitada à 0h30 de quinta-feira passada, quando Pinheiro foi chamado à casa de Vaccarezza, onde aliados traçavam, num jantar, a estratégia para a sessão.

Sem se sentar, Pinheiro sugeriu que a base governista explorasse o pedido de convocação da presidente Dilma Rousseff para acusar a oposição de politização do debate. Sua ideia era derrubar a reunião da CPI da tarde seguinte.

Vaccarezza sugeriu que Pinheiro comprasse uma emissora de TV para difundir seu ponto de vista. Pinheiro alegou que conversara com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), sobre a situação. Ouviu: "Você e o Braga não sabem o que está acontecendo na CPI".

"Só você sabe tudo", gritou Pinheiro, segundo participantes.

Sem acordo, petistas optaram por uma fórmula intermediária. Ainda assim, parlamentares do PMDB, PTB e PDT votaram pela convocação de Cavendish.

DISSONÂNCIA

A dissonância da bancada preocupa governo e petistas. Na semana passada, ao participar pela primeira vez da reunião do partido, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que estava informado sobre as divergências na bancada, especialmente entre senadores e deputados, e que por isso acompanharia de perto o trabalho do PT na comissão.

O comando do PT também tem se reunido para discutir os passos do partido. Mas, com o calor da discussão, senadores e deputados, que já divergiam sobre a origem da CPI, disputam ainda mais o comando do trabalho. As divergências vão do timing da convocação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), à quebra de sigilo de empresas.

DEBANDADA

Integrantes da equipe de investigação montada pelo relator Odair Cunha (PT-MG) já abandonaram os postos em pleno curso da CPI. Das três baixas, só um se deu o trabalho de justificar a saída: motivos pessoais.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

TCE-RS anuncia devassa em contratos de concursos públicos


Cézar Miola

Tribunal de Contas diz que já havia apurado irregularidades.
Presidente do TCE diz que exames de contratos será prioridade.

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) anunciou nesta segunda-feira (18) que fará uma devassa em contratos de prefeituras e câmaras com empresas que organizam concursos públicos. A medida foi tomada após denúncias de fraudes mostradas em reportagem que foi ao ar no Fantástico deste último domingo (17). O TCE-RS diz que também já havia apurado algumas irregularidades.

"A partir da próxima semana, quando se inicia um ciclo de exames de todos os concursos e contratações temporárias nos órgãos do estado, vamos tratar prioritariamente todas essas contratações das empresas apontadas", disse o presidente do TCE, Cézar Miola.
Atuação do Ministério Público e da Justiça

O Ministério Público e a Justiça do Rio Grande do Sul já começaram a atuar em cima das denúncias. Nesta segunda-feira (18), promotores cumpriram oito mandados de busca em Miraguaí, no Noroeste. A suspeita é de fraude no concurso realizado pela prefeitura, organizado pela empresa Esfinge, de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. A empresa também foi alvo de buscas. Foram apreendidos computadores e documentos.

A empresa Esfinge é citada pelo sócio da empresa Lógica, de Ronda Alta, no Norte, onde também foram feitas buscas por promotores há duas semanas. Cada vaga no concurso realizado pela Lógica chega a custar R$ 5 mil. Quem revela é o próprio vendedor da Lógica, Luiz Pasinato. Ele ainda pede um valor por fora, sem a empresa saber, a ser depositado direto na conta dele.
Na última sexta-feira (15) a Justiça determinou a suspensão das nomeações de aprovados no concurso público realizado em dezembro de 2011 no município de Itati, no Litoral Norte do estado, até a decisão final do processo. De acordo com a polícia, a maioria dos 81 aprovados tinha alguma relação familiar ou partidária com políticos ou servidores do município.
Outro flagrante envolve a empresa Inova, de Maravilha, em Santa Catarina. O sócio da Inova Clóvis Pauletti explicou a tática para não chamar a atenção. Ele diz que os candidatos aprovados de maneira fraudulenta ficam em terceiro lugar no concurso. Os dois primeiros são laranjas, que de depois desistem da vaga.

Já nesta segunda a prefeitura de Formigueiro, na Região Central do estado, anunciou o rompimento do contrato com a Inova. A empresa catarinense ganhou licitação para realizar um novo concurso depois que o anterior foi parcialmente cancelado por suspeitas de fraude.
Em Bento Gonçalves, na Serra, o Ministério Público abriu inquérito para investigar outro concurso realizado pela empresa Precisão, de Constantina, também alvo de investigações.

A reportagem que foi ao ar no Fantástico ainda denunciou esquemas de fraude em concursos em Novo Barreiro, também no Rio Grande do Sul, onde foram aprovados em um concurso a irmã, a sogra e a tia do secretário de Administração da cidade. Segundo uma fiscal, parentes do prefeito entregaram provas em branco e tiveram o nome publicado na lista de aprovados. O prefeito não quis comentar a acusação.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Juiz que mandou prender Cachoeira é afastado do caso


Troca de comando pode atrasar o julgamento do caso; magistrado foi remanejado para a 12ª Vara

FELIPE RECONDO - Agência Estado

BRASÍLIA - O juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, que estava a frente das investigações contra o contraventor Carlinhos Cachoeira, foi afastado do caso. A troca de comando, às vésperas do recesso do Judiciário em julho e no curso da investigação, pode atrasar o andamento do processo e retardar o julgamento do caso.

Lima foi o magistrado que determinou a prisão de Cachoeira e autorizou a Polícia Federal a grampear os telefones de pessoas suspeitas de integrar o esquema de exploração ilegal de jogos montado pelo contraventor. Escutas que foram colocadas em dúvida pelos advogados de Cachoeira, mas que foram consideradas legais nesta segunda pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região por dois votos a um.

O magistrado estava na 11ª Vara Federal em Goiás e foi remanejado para a 12ª Vara. De acordo com a assessoria do tribunal, Lima é juiz substituto, o que permite seu remanejamento caso seja necessário preencher outros postos. Conforme o tribunal, como magistrados sairão de férias, foi necessário remanejá-lo. O juiz que assumir o caso terá de se inteirar de todo o processo - que já conta com 53 volumes - antes de dar seguimento ou tomar qualquer decisão.

Na tentativa de acelerar o julgamento do caso, Lima havia marcado para o dia 1 deste mês as audiências de instrução do processo, que envolve 81 pessoas. Seria a primeira vez que Carlinhos Cachoeira falaria sobre caso, conforme seu advogado Márcio Thomaz Bastos. Cachoeira ficou em silêncio durante o depoimento à CPI do Congresso. Bastos afirmou que à Justiça Federal seu cliente falaria.

No entanto, por decisão do juiz federal Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, as audiências foram canceladas. De acordo com Tourinho Neto, as audiências só poderiam ocorrer depois que algumas diligências solicitadas pela defesa de Cachoeira.

No pedido de adiamento que fez à Justiça, a defesa de Cachoeira argumentou que foi impedido pelo juiz Paulo Augusto Moreira Lima de se reunir a sós, por quatro horas, com seus advogados antes do depoimento. Os advogados também não teriam recebido a transcrição dos depoimentos testemunhas e os extratos de ligações telefônicas grampeadas pela Polícia Federal com autorização da Justiça.

Carlinhos Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro e pode ser solto nesta semana. Na sexta-feira passada, Tourinho Neto deu nova decisão favorável a Cachoeira. Desta vez, determinou que fosse solto, pois o grupo que explorava jogos ilegais já não existiria mais. Não haveria, então, razão para mantê-lo preso.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'Gabriela ainda é transgressora' - Walcyr Carrasco


Autor do remake que estreia nesta segunda-feira diz que a marca da personagem, criada há 54 anos, é a liberdade, e não a sensualidade


Gabriela, de Jorge Amado, continua em plena forma 54 anos depois de ser idealizada por Jorge Amado no romance Gabriela, Cravo e Canela. E isso não tem nada a ver com a beleza de Juliana Paes, sua intérprete no remake que estreia nesta segunda às 23 horas, na TV Globo. A liberdade com a qual a personagem encara a vida lhe dá força mesmo nos dias atuais.

"Gabriela expressa uma liberdade que ainda hoje é rara de se encontrar", diz Walcyr Carrasco, autor do roteiro. O comportamento da personagem, de certa forma, reflete a leveza que Jorge Amado acabava de reencontrar.  Quando escreveu o romance, Amado estava desconfortável em sua crença no comunismo, depois de tomar conhecimento das barbaridades da ditadura stalinista na União Soviética.

Se não chegou a mudar de lado na política, o escritor percebeu, ao menos, que a literatura deveria ser mais que uma ferramenta de propaganda ideológica. Por isso, Gabriela é um livro de crítica social, sem esquematismo.  Na história ambientada no Brasil dos anos 20, a bela baiana esbarra em figuras que moldaram a forma de fazer política no país, como os coronéis e seus jagunços. "Amado retratou processos que ainda estão na raíz de muita coisa que acontece no Brasil. Para entender o presente, é preciso compreender o passado", diz Carrasco, que conversou com o site de VEJA sobre seu novo trabalho. 

Gabriela ainda representa um símbolo de transgressão, assim como em 1975, ano da primeira versão para TV? Sem dúvida. Gabriela ainda é transgressora. Expressa uma maneira livre de ser, rara de se encontrar hoje em dia.

Como falar da liberdade sexual representada por Gabriela nos dias de hoje? A personagem Gabriela não fala apenas de liberdade sexual. Mas da possibilidade de ser livre, apesar dos dogmas impostos pela sociedade, não só em termos sexuais, mas nas aspirações, na atitude perante a vida.

Como os planos romântico e político vão ser divididos na trama? A história de amor entre Gabriela e Nacib vai suplantar o resto? Os dois planos não serão divididos, porque um interfere no outro. Não se pode separar as coisas.  

Podemos esperar uma repetição da cena emblemática de Sonia Braga em cima do telhado? Sim, será uma grande homenagem à primeira versão.

Tem alguma tática para manter o telespectador interessado na trama? Como autor, eu não lanço mão de táticas. Escrevo de acordo com minha intuição, meu desejo de criar. Sou apaixonado por essa história e espero despertar no público o mesmo fascínio.

Juliana Paes foi a primeira opção para o papel principal? Sim, Juliana Paes foi a primeira e única opção.

Gabriela foi a primeira novela exportada para Portugal e é o romance de Jorge Amado com maior número de traduções. O remake visa o mercado externo? Eu não sei. Escrevo a novela, mergulho profundamente. A venda é com outro departamento. Mas acredito que sim, será um produto de grande interesse para o mercado externo.

Por que tem predileção em escrever tramas de época? Não tenho predileção por tramas de época. Como fiz faculdade de história na USP, não concluída, gosto de falar de transformações sociais, como as de Gabriela. Quando escrevo uma novela atual, também levo esse aspecto em consideração. 

Tem algum projeto de novela após Gabriela? Sim, mas não conto!


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Atropelamentos, punições e política de transportes: " A vontade por sangue é maior do que discutir soluções"




Leitor e comentador assíduo deste site, o internauta que se identifica como Felipe X em geral não concorda com as abordagens das matérias e as posições assumidas pelo Sul21. As críticas que posta mais de uma vez ao dia como comentários em nossas páginas são, por vezes, ferozes e, quase sempre, vão em direção oposta ao ponto de vista do jornal.

Hoje (15), entretanto, Felipe X postou um comentário em perfeita sintonia com a posição do Sul21 e que, por sua clareza e capacidade de síntese, merece ser transcrito aqui. A respeito da decisão da juíza da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, que determinou que o atropelador dos ciclistas da pedalada promovida pela Massa Crítica na noite de 25 de fevereiro de 2011 seja julgado por júri popular, respondendo pela acusação de 17 tentativas de homicídio qualificado, Felipe X postou, ao final da matéria do Sul21, o seguinte comentário:

A decisão faz sentido, mas o que me chateia é que a vontade por sangue é maior do que a discussão sobre soluções. Este motorista deveria ter perdido sua carteira de habilitação há muito tempo! Já tinha sido multado até por andar em cima da calçada. Está na hora da CNH ser vista realmente como uma licença e não como um direito básico. O governo tem parte de culpa neste crime.”.

Sem que se minimize a gravidade dos atropelamentos em pauta, merecem reflexão as afirmações implícitas na postagem de Felipe X de que 1) a indignação pública se apega ao fato em si e exige punição de quem o praticou, mas 2) parece não se indignar com a leniência das punições sobre as faltas aparentemente menos graves cometidas diuturnamente por centenas de motoristas.

Se os condutores de veículos motorizados que cometem abusos e exibem comportamento agressivo ao dirigir fossem punidos com mais rigor e suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) recolhidas tão logo eles atingissem o limite de pontuação tolerado por infrações e, ainda, se os motoristas que atropelam e matam quando dirigem embriagados, na contramão e/ou em excesso de velocidade, fossem punidos com rigor, certamente as infrações diminuiriam e as morte e atropelamentos no trânsito teriam redução significativa.

No Japão, para se citar um exemplo extremo, quem comete faltas no trânsito e é multado por isto é considerado um indivíduo antissocial e seu comportamento repreendido pela maioria, pois se entende que sua(s) atitude(s) coloca(m) em risco a vida e o bem-estar de toda a comunidade.

Indo mais além das punições, no entanto, é chegado o momento de o poder público, de todos os níveis, rever a prioridade que vem dando desde os anos 50 do século passado ao transporte rodoviário e à locomoção por meio de veículo motorizado individual e particular. Hoje, as vias públicas estão abarrotadas e, em decorrência da melhoria dos rendimentos das famílias e das facilidades de financiamento de veículos, tendem a se tornar cada vez mais intrafegáveis. Os deslocamentos tornam-se cada vez mais lentos e os motoristas cada vez mais estressados.

Sem que se analise aqui a irracionalidade da política de transporte de cargas adotada ainda hoje no Brasil e tratando apenas do transporte de passageiros, bastam alguns cálculos aritméticos simples para se perceber quão absurda é a política de incentivo ao consumo de veículos motorizados para o transporte de pessoas no país. Em média, os carros de passeio pesam entre 700 kg e 900 kg e transportam 1 e ½ passageiro por veículo, que pesam, em conjunto, cerca de 105 kg e se deslocam, nas grandes cidades, a uma velocidade média de 10 a 12 km horários. Considerando-se que um ônibus urbano e um vagão de metrô transportam 60 passageiros, o primeiro, e 75 passageiros, o segundo, são necessários 40 ou 50 carros para transportar o que apenas um ônibus urbano ou um vagão de metrô transportam consumindo muito menos combustível e, no caso do metrô, a uma velocidade média três ou quatro vezes maior e, o que é ainda melhor, agredindo muito menos o meio ambiente.

Para que ocorra a mudança da política de transporte de passageiros atualmente existente no Brasil, é preciso que cresça não apenas a Massa Crítica e os demais movimentos de incentivo ao uso de bicicletas e de veículos de  transporte coletivo, mas é fundamental que cresça também, e muito, a capacidade de gestão dos governantes e a consciência crítica do conjunto da população. A realidade do trânsito das grandes cidades do Brasil, hoje, exige uma legislação mais rigorosa e sua efetiva aplicação, mas exige também uma mudança radical na política de transportes vigente no país.

Registramos a Fonte : Sub21


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."