Pesquisar aqui

sábado, 17 de março de 2012

Tragédia na BR-392 - Enterro das vítimas ocorre neste sábado


A tragédia ocorrida nesta sexta-feira (16) deixou cinco pessoas mortas. Dos três sobreviventes do acidente entre uma van e um caminhão no quilômetro 59.5, da BR-392, no trecho Rio Grande-Pelotas, dois permanecem internados.

Durante a tarde de sábado, os enterros ocorrerm no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas. O motorista da van, Roni Ilmar de Ávila Volz, 33, será enterrado às 16h30min, mesmo horário da vítima Daniela Domingos Shaun, 35. O enterro da bioquímica Jaqueline Weege de Leon Elizalde, 45, ocorre às 17h e o da psicóloga Thays Silva Gimarães, de 34 anos, está marcado para às 19h. O horário do de Clarice Inês Lazzaretti Irygoyen, 45, ainda não foi definido.

Estado Grave
Maria de Fátima Ortiz é técnica de radiologia e tem 45 anos. Depois de estar no Pronto-Socorro de Pelotas, foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (Husfp), onde passou por procedimentos cirúrgicos durante a manhã de sábado. Maria foi encontrada com o rosto desfigurado no local do acidente e seu estado é gravíssimo.

Luto
A van transportava funcionários do Hospital Universitário da Universidade do Rio Grande (Furg) e, por isso, a reitoria da instituição de ensino decreta luto oficial de três dias a partir de segunda, o primeiro dia útil após tragédia. As bandeiras dos campi ficarão a meio mastro nesse período.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

'CAPITÃO RODRIGO' já está em Bagé


“Buenas e me espalho”

Assim um dos mais célebres personagens da literatura brasileira se apresentou em 1949 e entrou para sempre na história e no imaginário dos leitores da trilogia “O tempo e o vento”.

Esta semana, a personificação do Capitão Rodrigo chegou à cidade para dar vida a um dos personagens mais marcantes da obra de Erico Verissimo.

Tiago Lacerdo
O ator Thiago Lacerda será responsável por transportar para a tela toda a força e o caráter ambíguo do Capitão. Na cidade desde a madrugada de ontem, o ator, que já é quase filho da terra, passou o dia visitando as locações do longa de Jayme Monjardim. “Me sinto em casa aqui. Minha relação com o Estado e, em especial, com a cidade, é muito grande. É sempre bom poder voltar para casa” afirmou ele.

Com a data das primeiras gravações se aproximando, ele conta que a expectativa aumenta a cada dia. “Já sabia que participaria do filme há muito tempo, então sempre houve essa espera. Mas, à medida que o tempo passa, aumenta cada vez mais” disse. A ânsia por encarnar o papel foi percebida no início do mês, quando o ator postou em seu blog “Já ouço o Minuano soprando forte. A partir de amanhã já pego com as unhas O Tempo e o Vento... Que venha, Capitão!” publicou ele.

Com o trabalho na novela “A vida da gente” concluído há pouco mais de duas semanas, o ator chegou à cidade para mergulhar de cabeça na obra. “Vou usar esse tempo para levantar o personagem, ficar quieto, estudando a obra e o trabalho a ser feito” disse.
A principal locação do filme já passou pela aprovação do astro, que afirmou: “O local está lindo e tudo isso é obra de uma equipe competente, que há muito trabalha com o Jayme. Vai ser um prazer trabalhar lá”.

O futuro Capitão ainda revelou que a trajetória de Bibiana e Rodrigo Cambará compõe seu livro de cabeceira há muitos anos. “Li o Continente há muito tempo, mas a história do Capitão sempre me fascinou. Agora, estou lendo e relendo a obra em uma disciplina de estudos intensa, onde encontro o Erico pela boca do Capitão” finalizou.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

URCAMP retoma negociações para equacionar pendências previdenciárias e fiscais


A reitora da Universidade da Região da Campanha, Lia Maria Herzer Quintana, integrou a comitiva de reitores das universidades comunitárias do Brasil em audiência com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante,no último dia 15. 

O encontro marcou a agenda inaugural de Mercadante com as instituições de Ensino Superior, reunidas sob a ação da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – Abruc, liderada pelo reitor Vilmar Tomé.
Além de temas que buscam regular medidas como a dos financiamentos estudantis, como FIES e ProUni, o mais aguardado aspecto da agenda diz respeito à abordagem do endividamentos das ICES. A possibilidade de as universidades comunitárias permutarem por bolsas de estudo o valor equivalente às pendências previdenciárias ou fiscais já foi defendido, em setembro de 2011, pela reitora da Urcamp, Lia Quintana. Na oportunidade em que se encontrou com o então ministro Fernando Haddad, foi criado um grupo de trabalho a fim de estudar a viabilidade da proposta que inclui a Advocacia Geral da União e o Ministério da Fazenda, sob a coordenação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

O Ministro Aloízio Mercadante estava acompanhado do secretário executivo, Henrique Paim, do Secretário de Educação Superior, Amaro Lins, e do Secretário de Regulação da Educação Superior, Fernando Massonetto. A delegação foi representada pelo reitor Vilmar Thomé, presidente da Abruc, que apresentou ao ministro os presidentes do Fórum de Instituições Comunitárias, reitores Carlos Hassel da ABIEE, José Marinoni da ANEC, Mário Cesar dos Santos da Acafe e NeyLazzari do Comung.

O plano de recuperação

sexta-feira, 16 de março de 2012

DRAMÁTICA TRAGÉDIA : Acidente na BR 392

Por: Carolina Marasco  carolinamarasco@diariopopular.com.br

Pelo menos cinco pessoas morreram no acidente entre uma van e um caminhão no quilômetro 59.5, da BR-392, no trecho Rio Grande-Pelotas. A van transportava funcionários do Hospital Universitário da Universidade do Rio Grande (Furg).
Vítimas fatais: Daniela (esquerda), Thays (centro) e Jaqueline (direita)
Uma das vítimas é a psicóloga Thays Silva Gimarães de 34 anos. Jaqueline Weege de Leon Elizalde, 45, era Bioquímica e morreu presa às ferragens da van; ela tinha um filho de sete anos. Daniela Domingos Shaun, 35, era enfermeira e tinha um filho de um ano. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu na ambulância a caminho do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP). 


Clarice Inês Lazzaretti Irygoyen, 45, era chefe do Laboratório do HU e morreu presa às ferragens. Roni Ilmar de Ávila Volz, 33, era o motorista da van e morreu na hora do acidente. Rony era o proprierário da empresa de transporte e conhecido pela imprensa por ser o motorista da van que transportava os cronistas esportivos para jogos dos clubes da região pelo interior do Estado.

Os sobreviventes
Luiz Otávio Lobo Centeno, 34, estava do lado do motorista e sobreviveu ao acidente sem ferimentos graves. Luiz já foi liberado do Pronto-Socorro de Pelotas. 

Eder Mendes Centeno de 26 anos é o motorista do caminhão e sobreviveu ao acidente com ferimentos leves. O caminhão com placa de Santa Catarina tinha como destino Rio Grande. O veículo invadiu a pista, mas ainda não há informações da causa do acidente. 

Maria de Fátima Ortiz é técnica de radiologia e tem 45 anos. Ela encontra-se em estado grave no Pronto-Socorro de Pelotas. Maria foi encontrada com o rosto desfigurado no local do acidente. 

Trânsito
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito no trecho do acidente ainda está lento. Os dois veículos já estão foram da pista, mas ainda aguardam a retirada pelo guincho.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Grover Washington, Jr "Masterpiece" (1973)

 Masterpiece  

                       Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Saúde: Programa 'Melhor em Casa' começará dia 26 de março

Aristides Oliveira Neto 
A superintendente da Secretaria de Saúde (SMS), Patrícia Guerreiro, e o coordenador do programa federal Melhor em Casa, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), Aristides Oliveira Neto, foram os primeiros palestrantes da tarde desta sexta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Pelotas, no seminário Melhor em Casa – a segurança do hospital no conforto de seu lar.   Eles explicaram a Portaria 1600, “Como a atenção domiciliar se insere no sistema de saúde local”, os fluxos de acesso dos usuários e como devem ser feitos os encaminhamentos dos pacientes. Durante o evento, Julieta Fripp, do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi), anunciou que o serviço deve entrar em funcionamento no dia 26 de março.

Prefeitura entrega mais 16 casas no Loteamento Anglo


Fabrício disse estar muito feliz com a oportunidade de participar da entrega  
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SMH) e da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), procederam, no final da tarde desta sexta-feira (16), a entrega de mais 16 unidades habitacionais que compõem o Loteamento Anglo. O vice-prefeito, Fabrício Tavares, fez a entrega das chaves das novas moradias, juntamente com o secretário de Habitação, Carlos Francisco Dias.

Smed e Seapa firmam parceria para escolas da zona rural


 Superintendente de Ensino, Cássio Furtado e o Secretário  Ademar Ornel  
 Na manhã desta sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), firmou parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa), com o objetivo de proporcionar aos alunos, professores e funcionários de escolas da zona rural a formação de agentes multiplicadores da educação sanitária, através de processos de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, possibilitando um exercício pleno da cidadania, com melhoria na qualidade de vida.

         O secretário da Smed, Ademar Ornel, acompanhado do superintendente de Ensino, Cássio Furtado, formalizaram a parceria com a coordenadora do Projeto da Regional de Pelotas da Seapa, Neila Machado Vieira.

         A Seapa propõe que o projeto desenvolva palestras, gincanas, oficinas, visitas técnicas a propriedades, sensibilização e prevenção de doenças e distribuição de material informativo. Em um estágio inicial, o projeto terá como piloto cinco escolas da zona rural, que estão em fase de definição, sendo possível, em um segundo momento, a expansão para outras escolas.

         Na opinião dos gestores locais, o projeto tem muito que agregar à rede municipal de ensino, pois focará em aspectos práticos da vida no campo e, ao mesmo tempo, contribui para sedimentar os conhecimentos teóricos.

       Na ocasião também estiveram presentes a gerente dos Ensinos Fundamental e Médio, Mariluce dos Santos Kurz Vieira, as supervisoras de Ensino Eliane Schmidt, Nara Noremberg, Perpétua Lacerda Pinto e Cristiane Dillmann, e a zootecnista da Seapa, Fernanda Lourenço.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

BATMAN é preso ! Ator George Clooney foi preso por protestos


Clooney protestou contra o governo do Sudão
WASHINGTON – A prisão do ator George Clooney por protesto contra o governo do Sudão é um dos temas principais do Twitter nesta manhã. O canal #freeclooney vem recebendo apoio até mesmo da Anistia Internacional, que desenvolve uma campanha pedindo a prisão de Omar al-Bashir, o presidente sudanês, para que ele seja julgado pela Tribunal Penal Internacional.

Clooney foi preso por “desobediência” nesta sexta-feira ao participar de protesto em frente à embaixada do país em Washington, nos EUA. Um grupo de manifestantes acusa al-Bashir de provocar uma crise ao bloquear o acesso de ajuda humanitária e alimentos à região das montanhas de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.

Antes de ser preso, Clooney afirmou que, se nenhuma providência for tomada nos próximos meses, o mundo irá ver “um desastre humanitário de verdade”. O ator espera chamar a atenção do presidente Barack Obama para a causa e é apoiado pelo pai, Nick, e pelo parlamentar democrata Jim Moran.

Segundo a rede americana CNN, Clooney havia dado seu testemunho no Congresso afirmando que há uma “campanha de assassinato” ocorrendo no Sudão.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Pinterest - Você conhece essa nova rede social ?

Mais destinada a quem curte fotografias e outras divulgações visuais do gênero.

Texto : Beto Vetromille
 

O Pinterest está crescendo muito entre o público feminino, com cerca de 80% dos seguidore(a)s , dos já aproximadamente 11 milhões de usuários.

Um detalhe  : você não cria sua página apenas e começa a navegar. Tem de ser convidado, enviando , primeiro, seu e-mail para um cadastramento. Depois, você receberá uma mensagem no endereço informado, e poderá começar a compartilhar seus conteúdos.

Outro fato é a advertência sobre veiculação de imagens registrando o autor das fotos. Não basta dizer que  " foi no Google". É necessário o nome de origem, para garantir direitos autorais.

Público : Colecionadores, culinários e criadores de animais de estimação estão entre os mais acessados.

Experimente, porém ache tempo para tantos eventos internáuticos.

Fonte das informações  : 'Estúdio i - Globo News'

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Theatro Sete de Abril - Dois anos sem espetáculos


A comunidade artística promete mobilização ainda mais forte
Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br
Palmas e um apelo em uníssono: “Queremos Sete de Abril, queremos Sete de Abril”. Foram as palavras mais pronunciadas nesta quinta-feira (15) no final da tarde, em ato de protesto pelos dois anos de interdição do Theatro Sete de Abril. Atores, bailarinos, músicos, diretores, produtores culturais e o público em geral fizeram longa fila em frente à construção inaugurada em 1833 e ganharam adesão dos motoristas. Formou-se um buzinaço. O novo encontro já ficou agendado: será no sábado, 7 de abril. E a comunidade artística promete mobilização ainda mais forte.

Em 15 de março de 2010, por determinação do Ministério Público Federal (MPF), as portas do Theatro Sete de Abril foram cerradas. Um laudo apontava o comprometimento do telhado e também da estrutura de alvenaria. Disparava, então, o cronômetro. O Executivo levou um ano e meio para finalizar o projeto executivo de restauração e encaminhar o material ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2 de setembro de 2011. Os técnicos do Iphan, por sua vez, estão há mais de seis meses com o projeto e só agora devem oficializar o parecer.

Em entrevista com o Diário Popular nesta terça, entretanto, a arquiteta urbanista Candice Ballester adiantou que a prefeitura terá de realizar diagnóstico do estado de conservação da estrutura do telhado; um levantamento detalhado, peça a peça. 

Em ambos os casos, Executivo e Iphan, usam a complexidade do projeto - que irá restaurar e modernizar o Sete de Abril - como argumento para justificar a demora. Um tempo que angustia quem espera por respostas e por ter de volta a principal casa de espetáculos à produção local, devido ao tamanho e aos valores de locação.

Explicações
Em ofício, com data de quarta, o prefeito Fetter Júnior (PP) solicitou atenção especial na análise e na liberação dos projetos ao presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. Na manifestação, como contraponto à articulação da comunidade artística, o superintendente de Cultura, Mogar Xavier, garantiu que o uso de estrutura em ferro no telhado teria sido autorizado em documento assinado pela arquiteta do Iphan, Ana Beltrame, em junho de 2010.



Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Costa do Laranjal: obras chegam ao sétimo trecho do calçadão



Até o próximo final de semana, as obras do oitavo trecho, de requalificação da costa do Laranjal, serão concluídas pela construtora contratada pela Prefeitura, permitindo o início das intervenções até a rua Montenegro. A estimativa é da gerente do contrato, arquiteta Daniela Tunes, que trabalha na Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP). Este segmento do calçadão da praia localiza-se no balneário Valverde, entre a avenida Arthur Augusto Assumpção e a rua Farroupilha.

         Começado a sétima etapa, os funcionários da ACPO também estarão empenhados na construção – entre as ruas Farroupilha e Senador Joaquim Augusto de Assumpção – da primeira travessia segura das cinco projetadas. Pedestres terão também mais segurança, na via principal, entre a rua Piratini e a avenida Rio Grande do Sul; as ruas Mostardas e São José do Norte; esta e a rua Rio Grande; e em frente do Shopping Mar de Dentro.

Alunos do Campus Visconde da Graça protestam

Visconde da Graça já tem diversos projetos de construções e reformas aprovados 

Por: Jussara Lautenschläger
Em torno de 15 a 20 alunos do terceiro semestre dos cursos de Licenciatura em Biologia, Química e Física do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF- Sul) - Campus Visconde da Graça protestam por melhorias na estrutura física das salas de aula e pela falta de laboratórios e de equipamentos. A direção do campus recebeu um ofício dos estudantes e como o diretor geral retorna nesta quinta-feira (15) de Brasília, os jovens foram recebidos no início da noite de quarta pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Marisa Cancela.
A chefe de gabinete do diretor geral, Rossane Vinhas Bigliardi, desconhece as reivindicações sobre os laboratórios e os equipamentos. Ela diz que a direção recebeu apenas um ofício que relata o problema com os mosquitos e com camoatins que picaram uma jovem em sala de aula.

O Campus Visconde da Graça já tem diversos projetos de construções e reformas aprovados e a verba está em trâmites legais. Os alunos também cobram as promessas realizadas há um ano e meio de melhores condições da estrutura física da instituição como a aquisição de ar-condicionado para as salas, reformas em laboratórios e construção de um auditório. 
 
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

INTER e AG : 'Hoje é o últmo dia' , diz Comitê da Copa


Comitê Organizador da Copa dá prazo até às 18h desta sexta feira(16)ç

Comitê Organizador da Copa e a Fifa não querem mais ouvir justificativas para mais atrasos na entrega do documento.

É o Inter quem deverá anunciar, nesta sexta-feira, a data da assinatura do contrato de parceria de 20 anos com a Andrade Gutierrez, para a reforma do Beira-Rio. Foi o que disse, na noite de quinta-feira, o presidente da Andrade Gutierrez (AG), Otávio Azevedo, à Rádio Gaúcha.

Às 22h15min, Azevedo enviou mensagem ao repórter da rádio Léo Saballa Jr. No texto, pedia desculpas por não retornar os pedidos de entrevista e reafirmava:

— Até amanhã (hoje), nós e o clube daremos informações precisas — explicou.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ficadas & Baladas : "FICAR" demais pode trazer problemas à saúde

VOCÊ " FICA " muito ?
Que o beijo na boca é algo bom, ninguém questiona. Mas, em apenas um beijo, duas pessoas trocam em média 250 tipos diferentes de bactérias e podem transmitir ou contrair doenças perigosas.

Ficadas & Baladas
“Na saliva trocada durante a intimidade há bactérias e vírus causadores de doença. Esses males bucais não são determinados apenas pela presença de microorganismos nativos ou transmitidos. Outras doenças

mais agudas podem se desenvolver pouco tempo após a transmissão bacteriana e viral que ocorre através do beijo: faringite, laringite, amigdalite, herpes labial, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningite, candidíase, gripe, tuberculose, sífilis, dentre outras”, alerta a mestre e doutora em Odontologia, Maristela Lobo.


O perigo fica iminente a partir do momento em que o beijo se torna moda e muitas bocas entram em cena em períodos curtos. No carnaval e  em micaretas, por exemplo, é muito comum a “beijação” indisciplinada, sem reservas e sem muito critério de seleção.

“É importante considerar que, no carnaval, as pessoas têm maior susceptibilidade a doenças, podem estar com imunidade baixa e não realizam os cuidados de higiene oral como o fazem no cotidiano. Dessa forma, haverá mais propensão à gengivite e as outras doenças, potencializada pela transmissão de bactérias através do beijo”,  destaca a também especialista em Periodontia.

Maristela destaca que pessoas com feridas nos lábios, mau hálito, dentes mal cuidados e sangramento gengival devem evitar o beijo até que os tratamentos adequados sejam realizados. “Outra dúvida muito comum é se o beijo pode transmitir a AIDS. A saliva não transmite o vírus, mas se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sanguínea. Se houver troca de sangue durante o beijo, se estabelece o risco de transmissão”, alerta ela.

Portanto, antes de curtir as delícias do beijo, o melhor é se prevenir de qualquer doença bucal indo com freqüência ao dentista e mantendo a boca saudável e livre de bactérias, através de adequada higiene bucal. “Essa higiene bucal mecânica, realizada com fio e escova dentais, é a única capaz de desorganizar e destruir as colônias de bactérias (placa bacteriana), que causam as doenças bucais. Todos podem se divertir. Porém, é necessário ter bom senso”, finaliza.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Programa Mercosul Social e Participativo define ações nesta 5a feira


Programa Mercosul Social e Participativo define nesta 5a feira ações para Presidência Pro Tempore Brasileira do Bloco

Será realizada nesta quinta-feira (15), das 10h às 17h30, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, reunião do Programa Mercosul Social e Participativo.

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,em 2008 
O encontro tem o objetivo de elaborar um programa de trabalho sobre ações a serem empreendidas pelo governo, em conjunto com a sociedade civil, durante a presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul (PPTB), no segundo semestre deste ano.

A reunião será coordenada pela Assessoria Internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Divisão de Assuntos Políticos, Institucionais, Jurídicos e Sociais do Mercosul (DMS). A Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS) da Secretaria-Geral também participará da reunião.

No encontro, o diretor do Departamento do Mercosul do Itamaraty, embaixador Bruno Bath, fará exposição sobre o contexto político-social do Mercosul e perspectivas para 2012.

Livro Polêmico : "América foi colonizada inicialmente por europeus da Idade da Pedra"

Um livro escrito por dois arqueólogos americanos gerou controvérsia na comunidade científica ao defender que os europeus, e não povos provenientes da Ásia, foram os primeiros colonizadores do continente americano.

O livro, lançado recentemente em Washington, aponta novas descobertas arqueológicas, indicando que a América foi colonizada inicialmente por europeus da Idade da Pedra, que cruzaram o Atlântico de barco durante a última Era Glacial, há cerca de 20 mil anos.

Com Across Atlantic Ice: The Origin of America's Clovis Culture (Pelo gelo do Atlântico: a origem da cultura Clóvis da América, em tradução livre), Dennis Stanford, do Museu Nacional Smithsonian de História Natural, em Washington, e Bruce Bradley, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, deram início a uma polêmica entre seus colegas arqueólogos.

É que eles defendem uma teoria considerada radical sobre quem foram os primeiros americanos e quando estes chegaram ao Novo Mundo.

Argentina legaliza aborto em caso de estupro


Vítimas de violência sexual 
terão direito a interromper gravidez, 
segundo decisão da Suprema Corte do país

Do Primeiro Jornal pauta@band.com.br

A Suprema Corte da Argentina legalizou o aborto para mulheres vítimas de estupro. De acordo com a decisão, os médicos não devem pedir autorização judicial prévia, bastando um documento oficial que comprove o abuso. O mais alto tribunal do país tomou a posição ao analisar o caso de uma jovem de 15 anos, violada pelo padrasto. 

Organizações que defendem a legalização do aborto comemoraram a decisão. No entanto, a Igreja Católica argentina, de muita influência no país, criticou a medida. 

Nos demais casos, o aborto continua proibido na Argentina, mas a decisão da Suprema Corte reacende a polêmica em torno de mudanças na lei. 

O país tem uma das políticas sociais mais liberais da América Latina com a permissão, incluindo a existência do casamento gay, mas a discussão sobre interrupção de gravidez está parada no Congresso. 

A presidente Cristina Kirchner afirmou diversas vezes que é contra a legalização. A estimativa é que 520 mil mulheres se submetam a abortos clandestinos anualmente na Argentina.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

A fisiologia de um beijo


Símbolo de vínculo, afeto e aceitação, 
o encontro entre bocas apaixonadas é levado a sério pela ciência. 

Descubra o que ele representa para o corpo e por que eleva tanto o bem-estar

por Pedro Belo 

Um só minuto de beijo e, no entanto, quantos segundos de espanto! A frase é de Vinicius de Moraes, mas a sensação descrita é compartilhada pela maioria das pessoas. Será possível explicar racionalmente o que um gesto tão instintivo provoca dentro do organismo? Em mês de namorados e santo casamenteiro, vale a pena ouvir o que os especialistas têm a dizer.

"O beijo é um ato que faz o indivíduo se lembrar inconscientemente da amamentação, um período de entrega total. Por isso, traz conforto e confiança", avalia o ginecologista e sexólogo carioca Amaury Mendes Júnior. Para a psiquiatra Carmita Abdo, da Universidade de São Paulo, ele faz parte de uma espécie de iniciação no mundo. "A boca é o principal órgão da comunicação e aprendemos desde cedo a demonstrar afeto por meio do beijo", diz.

Nos últimos anos, a ciência se debruçou sobre o legítimo boca a boca e busca enxergá-lo inclusive como um mecanismo de perpetuação da linhagem. O homem prefere beijos molhados, por exemplo, porque tentaria lançar mais testosterona, o hormônio do apetite sexual, no corpo da mulher, despertando seu desejo. Corre uma hipótese de que o macho poderia até mesmo inferir a quantidade de estrogênio na saliva da fêmea, indício de fertilidade e boa prole.

Também se investiga como o beijo interfere no cérebro e proporciona bem-estar. Um estudo da neurocientista Wendy Hill, do Lafayette College, nos Estados Unidos, constata que o encontro bucal aumenta a produção de ocitocina, o mesmo hormônio que instiga vínculos entre o bebê e a mãe. "O beijo aplaca o estresse e faz liberar endorfinas, substâncias por trás da sensação de tranquilidade", diz Carmita.

Para Mendes Júnior, as carícias entre os lábios são ainda um indicativo de uma vida sexual saudável. "Quando um casal não se beija, a relação já não tem o mesmo afeto", afirma. Por outro lado, parceiros que investem em beijos mais calientes têm maiores chances de garantir ou resgatar a qualidade do bem-bom. "Esse ato é marcado por uma sensação erótica, já que as mucosas da boca são muito enervadas e vascularizadas, só perdendo para os genitais", explica. Dá para entender, portanto, por que a troca de saliva estreita os laços e aumenta a autoestima entre o casal. E você há de convir que não existe melhor presente para quem quer ser eternamente namorado.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

SEM EXAGERO : Sinal verde para carne vermelha

Especialistas brasileiros contestam alarmismo de uma coleta de dados(pesquisa por questionário) nos EUA

SAÚDE 

Foi-se o tempo em que o bife não tinha muita vez em cardápio saudável. Hoje os bois estão mais magros e, por isso, até os cardiologistas dão aval à carne bovina. Pode comer. Ou melhor, é para comer!

A nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), já perdeu a conta de quantas vezes ouviu pacientes dizendo: "Tenho hábitos saudáveis, por isso não como carne vermelha". Essa marginalização nutricional vem da época em que os bois passavam anos e anos se empanturrando no pasto. E o resultado desse regime especial era uma carne supergorda. Mas, em um mundo que luta contra a obesidade e outros males conseqüentes dos abusos à mesa, até os bichos tiveram de entrar na linha. "Hoje os animais são abatidos mais jovens e não têm tempo para acumular tanta gordura", afirma o veterinário Pedro Felício, professor da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), no interior paulista. Sem contar que os melhoramentos genéticos originaram um gado mais magro do que o que se via no passado.

Para levantar mais o moral do boi, a gordura saturada cedeu seu posto de vilã para a do tipo trans, presente em várias margarinas. Para ver como o mundo dá voltas, antes as carnes vermelhas eramtemidas e as margarinas eram bem-vindas na geladeira dos antenados em saúde. Não se pode dizer que houve uma total inversão de papéis. A gordura saturada da carne eleva o LDL, o colesterol ruim. Isso não é bom, mas o efeito das trans é ainda pior. "Ela não só põe o LDL nas alturas como abaixa o HDL, o colesterol bom", aponta o cardiologista Raul Santos, do Instituto do Coração, em São Paulo.

Para completar a redenção do gado, uma megapesquisa assinada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisou hábitos de mais de 300 mil pessoas e inclui os carboidratos no banco dos acusadospelas doenças cardíacas. Ou seja, os holofotes deixaram de mirar a carne.

"A gordura saturada, sem excesso, é até necessária para o organismo", comenta Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, na capital paulista. "Consumir carne bovina magra não traz nenhum prejuízo", ele fez questão de frisar no II Congresso Paulista de Nutrição Humana, que aconteceu em agosto. Aliás, ao contrário. Aos poucos os especialistas descobrem o outro lado do bife.

Embora todo mundo logo associe carne vermelha a gordura, ela está longe de ser seu principal componente. Em princípio todo bife é suculento, já que cerca de 75% dele é pura água. O restante — além das sempre lembradas gorduras — são proteínas, minerais e vitaminas. Aliás, tem uma vitamina que só alimento de origem animal é capaz de nos oferecer: a B12, essencial para a memória e para o aproveitamento do ferro, proveniente da própria carne ou de outros alimentos. E a vermelha é campeã em B12.

Por falar no ferro, a carne vermelha também é a sua melhor fonte. "A absorção do ferro das carnes é seis vezes maior do que o de vegetais", calcula a nutricionista Semíramis Álvares, professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, interior paulista. Isso porque nos vegetais a concorrência é desleal — o ferro convive com outras moléculas que atrapalham seu aproveitamento. "Elas o deixam menos solúvel e mais difícil de atravessar a parede do intestino", descreve Semíramis.

Na falta desse mineral, sobra cansaço, um dos sintomas da anemia. "A produtividade cai 5% no mínimo", garante o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni. A carência também está associada ao aumento de infecções. Ora, o ferro é fundamental para as células de defesa — aí, faz dobradinha com o zinco, outro mineral da carne vermelha que dá força ao sistema imunológico.

Leia sobre a pesquisa norte americana no GERAL>>>

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Do nosso leitor e Jornalista Cauê Primo


Postado em  Blog Cauê Primo :  o Jornalista, Técnico em Segurança do Trabalho e um atento leitor do Pelotas de Portas Abertas, enviou seu post sobre alguns cuidados, que se deve proceder na hora de um acidente de queimadura. 

Domingo, 11 de março de 2012
Como socorrer vítima de queimadura

Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o velho ditado. Pelo fato de menosprezarmos o perigo que nos ronda no dia-a-dia, podemos por momentos de dor, desconforto e desespero. Quando queimados, resta-nos contar com a boa memória e colocar em prática os primeiros socorros que veremos logo adiante. Saiba como evitar ou amenizar o desconforto de quem, por descuido, brinca com o fogo.

O termo queimadura se refere ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. No Brasil, ocorrem cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano e as queimaduras constituem numa importante causa de mortalidade, principalmente devido às infecções dela decorrentes. As causas mais comuns de queimadura são a chama do fogo, o contato com a água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos. As queimaduras provocadas por corrente elétrica e por agentes cáusticos (queimadura química) são causas menos comuns.

As queimaduras em crianças geralmente ocorrem em casa, por derramamento de líquidos quentes sobre o corpo (água fervente na cozinha, água quente no banho, óleo de cozinha quente,etc.). A maior causa de queimaduras em adolescentes, e a segunda maior em crianças, decorre da chama do fogo, pela manipulação do álcool etílico líquido.

Os adultos se queimam mais freqüentemente com a chama do fogo e, principalmente, no ambiente profissional. As queimaduras por contato com objetos quentes são mais comuns nos idosos e pessoas alcoolizadas, ou sob efeito de drogas ilícitas.

Sempre resfrie o local com bastante água corrente e procure atendimento médico depois. Somente o médico pode indicar o tratamento adequado.

O que NÃO se deve fazer
• Nunca passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode, pois também pode queimar.
• Nunca furar as bolhas
• Nunca retirar a pele morta
• Nunca arrancar a roupa grudada na área queimada
• Nunca apertar o ferimento.

O que se deve fazer

    Sempre use água corrente ou soro fisiológico em abundância;

    Se a roupa estiver a arder, envolver a vitima numa toalha molhada ou, na sua falta, fazê-la rolar pelo chão ou envolvê-la num cobertor (cuidado com os tecidos sintéticos);
    Se a vitima se queimou com água ou outro líquido a ferver, despi-la imediatamente;
    Dar água a beber frequentemente;
  Arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente, até a dor acalmar;
    Transportar a vítima para o Hospital;
    Queimadura por choque elétrico, chamar o serviço de emergência

Téc em Segurança do Trabalho - DRT/RS 11805
Jornalista - DRT/RS 12866
caueprimo@hotmail.com


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

TVs de plasma virão com programa de interatividade


Produtos fabricados na Zona Franca de Manaus terão que ter o middleware Ginga

BRASÍLIA (Agência Brasil) - Uma portaria publicada nesta terça-feira (13), no Diário Oficial da União, incluiu os televisores com tela de plasma fabricados na Zona Franca de Manaus na obrigatoriedade de virem equipados, a partir do ano que vem, como o middleware Ginga, que garante a interatividade no sistema de TV digital adotado no Brasil. O governo já tinha determinado essa obrigação para os aparelhos com tela de cristal líquido.

Elaborada pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a portaria estabelece que, para serem incluídos no Processo Produtivo Básico, 75% dos aparelhos deverão vir equipados com o Ginga, a partir de 1º de janeiro de 2013, e o percentual passará para 90% a partir de 1º de janeiro de 2014.

Os fabricantes que optarem pela produção de aparelhos interativos ainda em 2012 serão beneficiados com a redução do percentual obrigatório para o próximo ano.

O Ginga é um middleware - camada de software intermediário - que possibilita, por exemplo, que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão. É totalmente desenvolvido em código livre e, portanto, qualquer empresa pode criar sua própria implementação.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

Você Sabia? Brasil é o segundo país no Twitter, diz novo estudo


Segundo a francesa Semiocast, país superou o Japão e está atrás só dos EUA

RIO DE JANEIRO (Da Redação), Matéria da pesquisa , divulgada em 1º de fevereiro 

 De acordo com um novo estudo conduzido pela francesa Semiocast, o Brasil superou o Japão em número de usuários no Twitter e agora é o segundo do ranking, com 33,3 milhões de utilizadores do serviço. O país asiático conta atualmente com 29,9 milhões de usuários no Twitter.

Ainda segundo a Semiocast, os Estados Unidos, primeiros no ranking, possuem 108,7 milhões de contas criadas até o final do ano passado. No total, são 383 milhões de perfis.

Em quarto lugar no estudo aparece o Reino Unido, com 23,9 milhões de tuiteiros, seguido da Indonésia, com 19,5 milhões. JW.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."