Pesquisar aqui

sábado, 5 de janeiro de 2013

FLASHBACK !!!!


Beatriz Araújo anuncia gestores


            
A nova titular da Secretaria de Cultura (Secult), Beatriz Araújo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (04), parte da composição diretiva de sua pasta. Segundo ela, alguns nomes, em função da excelência do trabalho que já vêm realizando, permanecem no mesmo posto, caso da diretora do Museu Parque da Baronesa, Annelise Montone. Na direção do Theatro Sete de Abril assume a professora e advogada Ana Elisa Kratz, que já atuou como diretora do Theatro na gestão Bernardo de Souza, é produtora cultural e presidente da Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM), onde atua desde 1996.
            
Outros nomes confirmados na Secult são o produtor cultural Fernando Keiber (Gaia Cultura e Arte/POA), que ficará encarregado da gestão do Procultura, e a professora universitária Clotilde Vitória, que prestará assessoria direta junto ao gabinete da Secult.
            
Segundo Beatriz Araújo, brevemente será feito o anúncio dos demais gestores da pasta (superintendentes).
             
Quem é Beatriz Araújo - Presidente do Conselho Municipal de Cultura, foi secretária de Cultura na segunda gestão de Bernardo de Souza, atua na empresa Ato Produção Cultural, onde coordena projetos viabilizados por editais e leis de incentivo, como a restauração do Museu Histórico Farroupilha de Piratini e a criação da Linha Farroupilha (Piratini) e o projeto do Natal Luz de Gramado. É ex-presidente da Fundação Theatro Sete de Abril; coordenou o restauro integral do prédio da Bibliotheca Pública Pelotense, a recuperação e modernização do Theatro Sete de Abril em 2002 e a aquisição e restauro integral da casa de João Simões Lopes Neto. Coordenou projeto de instalação do Instituto João Simões Lopes Neto, com aquisição de mobiliário e equipamentos. Em Jaguarão, captou recursos para a restauração parcial do Teatro Esperança. Em Porto Alegre produziu o projeto Jardim Lutzenberger, instalado na Casa de Cultura Mario Quintana.


Redator – Sandra Lima  

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ELEIÇÃO do CAVG pode ser anulada


CAVG pode ter novo pleito em março



Derrotado na tentativa de reeleição, atual diretor do Campus entra com recurso pedindo anulação do resultado obtido nas urnas

Por: Leonardo Crizel
leonardo@diariopopular.com.br

Por causa do "sumiço" de dois votos, todo o processo eleitoral do Campus Pelotas-Visconde da Graça (CAVG) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul) pode ser cancelado. Intrigado com a diferença entre o número de cédulas apuradas e a quantidade de assinaturas na lista de presença nas urnas, o candidato derrotado e atual diretor do campus, Ricardo Sainz, entrou com recurso interno pedindo a anulação do pleito realizado em novembro do ano passado. Agora a solicitação vai ser analisada pelo Conselho Superior da instituição e, vingando, vai acarretar em uma nova disputa.

A reunião do grupo formado por pró-reitores, diretores, professores, servidores e estudantes de todas as unidades do IF-Sul está prevista para acontecer ainda este mês (após o recesso) e a reprise da eleição ficaria para março. Refazer tudo (inevitavelmente) atrasaria o processo de sucessão, mas "democracia é assim", pontua o presidente da Comissão Eleitoral (COE), Ricardo Carrilho. "Todas as partes podem recorrer, até esgotarem os recursos previstos no regulamento", explica ele.

Até por conta disso, o candidato vitorioso, Álvaro Luiz Nebel, também poderá contrariar uma decisão favorável ao oponente e ele promete fazer exatamente isto, por sinal. O professor até reconhece que os dois votos poderiam mudar o resultado das urnas, tamanho foi o equilíbrio da eleição (31,44% contra 30,92%). Mas garante ter provas de que não há mistério em torno das cédulas desaparecidas e, além disso, ao menos uma delas estava preenchida com o nome dele.

O que diz Nebel
De acordo com a teoria de Nebel, um servidor recebeu a cédula de aluno (de cor branca) e outro se enganou e depositou o voto na urna errada, onde estavam as indicações para reitor. "Esse voto, inclusive, apareceu na contagem e estava para mim. Mas, estranhamente, depois ele sumiu de cima da mesa", instiga o virtual futuro diretor, alegando ter testemunhas para corroborar todas estas afirmações.

Por outro lado, ele também se mostra disposto a concorrer novamente. "Estamos confiante num desfecho positivo dessa história, mas vamos respeitar o posicionamento jurídico e administrativo da instituição." Já o autor do recurso e atual diretor do CAVG, Ricardo Sainz, não foi encontrado para se pronunciar sobre o assunto.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

FILHO DE ALCKMIN PRESO EM PUNTA DEL ESTE


Filho do governador de São Paulo foi preso em Punta del Este devido a uma briga em boate

Dois turistas estrangeiros, um deles o filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foram presos por um incidente que opôs o guarda de segurança de um boliche em Punta del Este.
Geraldinho
O fato ocorreu na noite de quinta-feira(3) , em um bolicheonde ele passa seu verão em Punta del Este. Em um movimento típico deste tipo de negócio, os jovens foram confrontados com uma briga contra um segurança.

A luta tornou-se uma briga generalizada, que envolveu os outros guardas e um amigo de Geraldinho Alckmin, de modo que o incidente tomou proporções maiores.

A polícia foi chamada , e quando chegou ao local, a briga havia termindo com a detenção de dois jovens estrangeiros. Os dois rapazes foram levados à Justiça na sexta-feira 4 de janeiro.

Segundo a polícia nenhum guarda de segurança  foi detido  por esse incidente.

Montevidéu, Uruguai
UNoticias
Fonte: Pessoas FM.
GG



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

NOVO FILME de STALLONE : '' Bullet to the Head''

 Assista o trailer - legendado

Sinopse: Depois de assistir seu respectivo parceiro morrer, um policial e um assassino formam uma aliança, a fim de derrubar o inimigo comum.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ACUSADO DE ASSASSINATOS TOMA POSSE EM BRASILIA


Acusado de assassinatos toma posse na Câmara e ninguém dá bola

'Chico' Tenório como é chamado no Nordeste
Delegado alagoano Francisco Tenório (PMN) voltou ao Congresso após ter passado um ano na prisão e afirmou ser inocente

Três minutos antes de o ex-presidente do PT José Genoino entrar na sala da Presidência da Câmara para tomar posse, o delegado alagoano Francisco Tenório passou pelo mesmo corredor sem ser notado pelo batalhão de jornalistas e curiosos. Chico Tenório, como é conhecido, voltou nessa quinta-feira, 3, à Casa após ter passado um ano na prisão e outros sete meses com um tornozeleira eletrônica de monitoramento, por causa de dois processos em que é acusado de encomendar assassinatos. No caminho e durante a solenidade de posse, nenhuma pergunta foi lhe dirigida.

O parlamentar do PMN assumiu a vaga de Célia Rocha (PTB), eleita para a Prefeitura de Arapiraca (AL).

Tenório exerceu mandato de deputado na legislatura passada. Assim que deixou a Câmara, em fevereiro de 2011, teve prisão preventiva decretada pela Justiça estadual. Segundo a acusação do Ministério Público, ele teria, na "posição de líder de uma organização criminosa atuante em Alagoas", ordenado a ação que resultou na execução de duas pessoas em 2005. Ele também é processado como autor intelectual do assassinato de um ex-policial militar nos anos 90.

Tenório passou o Natal de 2011 na cadeia. Dois meses depois, a Justiça alagoana revogou a prisão, substituindo-a pelo monitoramento eletrônico com tornozeleira - ele não poderia deixar Maceió e deveria estar em casa antes das 20 horas. Foi liberado do equipamento em setembro, por ordem do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Abordado pelo Estado na saída da solenidade dessa quinta, Tenório estava rodeado por dez pessoas, entre apoiadores e familiares. Ele conduziu a reportagem para um lugar vazio ao lado do plenário e, sozinho, se disse inocente. "Tenho certeza de que vamos chegar ao final (dos processos) mostrando a realidade dos fatos e reconhecendo a vítima que tenho sido nessas acusações."

Falando na terceira pessoa, o parlamentar afirmou que "a gente se sente na obrigação de cumprir o dever para o qual fomos eleitos, pelo voto popular". Tenório recebeu 51.864 votos.

Com a posse, as ações contra Tenório serão remetidas para o Supremo, Corte por onde os casos já haviam tramitado, na legislatura passada. A defesa espera um "julgamento isento" no STF. "A expectativa é positiva", disse o advogado Flávio Gomes.

Voucher. Também tomou posse ontem Colbert Martins (PMDB-BA), ex-deputado que ficou três dias preso em agosto de 2011. Ele foi detido pela Polícia Federal na Operação Voucher, que investigou desvios no Ministério do Turismo. "Eu quero que esse julgamento aconteça logo", disse. "Eu acredito muito na minha inocência e quero que seja resolvido."


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Cliente pode suspender serviços de operadoras por até 120 dias


Usuário de celular, net e TV a cabo pode suspender plano por até 120 dias sem pagar

Essa e outras orientações foram divulgadas em uma cartilha da Anatel sobre os direitos dos clientes de operadoras de telefonia, banda larga e TV a cabo

Suspensão gratuita da linha do telefone por até 120 dias, proibição de envio de mensagens publicitárias, tempo de espera para atendimento de no máximo um minuto e ressarcimento em dobro por cobranças indevidas. Pode ser que nem todo mundo saiba, mas esses são alguns dos direitos dos usuários de serviços de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e TV a cabo, que foram divulgados no último dia 28 em cartilha da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O documento, chamado “Principais Direitos dos Usuários e Obrigações das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações”, é focado nos quatro maiores serviços de atendimento ao público: Serviço Móvel Pessoal, Serviço de Comunicação Multimídia (banda larga), TV por assinatura e Serviço Telefônico Fixo Comutado – que juntos somam mais de 338,5 milhões de acessos, de acordo com a Anatel.

Para os quatro serviços valem algumas regras úteis, porém até então desconhecidas: o usuário pode, por exemplo, pedir a suspensão gratuita do serviço por um período de 30 a 120 dias, uma vez por ano, durante o qual o valor da assinatura não é cobrado. Assim é possível economizar em uma viagem. Qualquer reparo no serviço deve ser realizado em até 48 horas após o pedido do usuário.

Ao ligar para a central de atendimento, o usuário deve ter a opção de falar com um atendente em todos os menus eletrônicos e, em nenhum caso, deve esperar mais de 60 segundos para ser atendido. Além disso, todos os valores pagos em cobranças indevidas devem ser devolvidos em dobro para o cliente, “acrescidos dos mesmos encargos aplicados pela prestadora aos valores pagos em atraso”, de acordo com o texto.

Os serviços de telefonia e TV a cabo são campeões de reclamação na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, ao lado de bancos e financeiras, de acordo com a diretora de atendimento do órgão, Selma do Amaral. “Há um problema sério de desinformação. O consumidor tem uma série de direitos que precisa conhecer para que eles se efetivem.”

Para Selma, no entanto, não basta instruir os clientes. “É preciso que quem os atenda também saiba dos diretos que possuem. Muitas vezes, o setor jurídico da empresa conhece esses direitos, mas quem fala com o cliente não sabe que o que ele esta exigindo é legítimo”, avalia. “Recebemos aqui muitas reclamações de pessoas que tentam cancelar um serviço e não conseguem. Isso seria o básico para a empresa.”

Caso a caso
Os usuários de telefonia celular devem ficar atentos: as operadoras são proibidas de enviar mensagens publicitárias sem prévio consentimento, e essas podem ser canceladas a qualquer momento. Em contas pré-pagas, os créditos vencidos devem ser “renovados a cada nova recarga”. As mensagens devem ser entregues em um minuto ou reenviadas por 24 horas até serem recebidas. Se não forem não podem ser cobradas.

Para os serviços de TV a cabo, a publicação alerta, por exemplo, que quando se solicita um ponto extra, a prestadora só pode cobrar pela instalação, pelo aparelho e por possíveis reparos, sendo que o serviço contratado deve ser oferecido em todos os pontos. Ela não pode demorar mais do que 48 horas para fazer a instalação do equipamento ou reparos.

Para os usuários de banda larga, caso o serviço seja suspenso por mais de 30 minutos a operadora tem a obrigação de abater o valor proporcional da conta do cliente. “Em caso de interrupção para manutenção da rede, a prestadora deve comunicar o fato aos usuários atingidos com antecedência mínima de uma semana, além de efetuar o desconto na fatura por dia de indisponibilidade”, diz o texto.

Quem usa telefone fixo tem direito a portabilidade em até cinco dias úteis, e os prestadores de serviço são proibidos de criar qualquer tipo de fidelidade do cliente a um plano. Em caso de interrupção dos serviços, o usuário tem o direito de receber crédito proporcional ao tempo que ficou sem a linha telefônica.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

NOVO PLANETA se forma e é visto pela primeira vez


Formação de planeta é observada de forma direta pela primeira vez

Formação de planeta é observada de forma direta pela primeira vez
Crédito: ALMA/Divulgação CP
Cientistas detectaram acúmulo de gás ao redor de estrela a 450 anos-luz da Terra

Astrônomos observaram pela primeira vez o acúmulo de material de um planeta que está nascendo a cerca de 450 anos-luz da Terra, um jovem gigante "nutrido" por enormes fluxos de gás. Graças aos telescópios ALMA, maior equipamento astronômico terrestre no deserto de Atacama (Chile), os pesquisadores foram capazes de observar este momento crucial, uma primeira prova científica da teoria para formação deste tipo de astro.

Os astrônomos do Observatório Europeu Austral (ESO) fizeram a descoberta ao estudar  a jovem estrela HD 142527, que é rodeada por um disco enorme de gás e poeira cósmica, os restos de nuvem da qual se originou. Este disco está dividido em partes distintas, separados por uma grande abertura. O disco interno parte da estrela e se estende a uma distância equivalente à órbita de Saturno ao redor do Sol, enquanto o disco externo começa 14 vezes mais longe.

Segundo os teóricos, os planetas gigantes crescem absorvendo os fluxos externos de gás do disco e formam pontes em todo o espaço vazio na região. "Os astrônomos haviam previsto a existência desses fluxos, mas esta é a primeira vez que fomos capazes de observar", salientou o pesquisador da Universidade do Chile, Simon Casassus,  chefe do estudo.

Usando a rede de antenas submilimétricas do ALMA, que opera em comprimentos de onda fora do espectro da luz visível de HD 142527, Simon Casassus e sua equipe foram capazes de analisar de perto o gás e poeira cósmica localizado próximo à estrela. Eles encontraram dois fluxos de gases densos de fora para dentro.

"Nós acreditamos que há um planeta gigante escondido lá e que ele é a causa desses dois fluxos. Os planetas crescem absorvendo gás do disco externo, mas eles realmente comem como porcos: o resto do gás transborda e alimenta o disco interno em torno da estrela", ressaltou Sebastian Perez, que colaborou com o estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature. Não é possível, contudo, observar diretamente os planetas em formação, pois permanecem enterrados no fundo desses fluxos de gás quase completamente opacos.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

HACKER descobre falha em sistemas Windows


Hacker descobre falha de segurança grave nos drivers da Nvidia

O hacker inglês Peter Winter-Smith é o responsável por encontrar uma falha grave nos drivers de placas gráficas da Nvidia. De acordo com as informações de Peter, os pacotes desenvolvidos pela fabricante possuem uma brecha de segurança , permitindo que usuários remotos ganhem acesso total e privilégios de administrador em máquinas com o sistema Windows.

Basicamente, o problema ocorre porque o driver pode ser usado para enganar o Windows. Um usuário remoto, conectado via rede a uma determinada máquina, pode usá-lo para fazer o sistema operacional vê-lo como um super usuário, com todos os privilégios de administrador do sistema ao seu dispor.

A partir desse ponto, não há limites para a gravidade dos danos que podem ser causados e a sensibilidade das informações que podem ser roubadas. Em potencial, a falha pode ser crítica para qualquer consumidor com placa de vídeo da Nvidia, inclusive empresas e governos.

Revelada no Natal via perfil pessoal de Peter no Twitter, a falha, por ser grave, deverá ser corrigida em poucos dias pelas equipes de desenvolvimento da Nvidia. Se você possui uma placa gráfica da marca, fique atento ao lançamento de novos drivers para seu modelo em breve.


Jornalismo RU.com 17 h de seg. a sex RU 1160AM

Itaipu bate recorde de geração em 2012


A hidrelétrica de Itaipu fechou 2012 com uma geração total de energia de 98.287.128 megawatts-hora (MWh), a maior da história.

O volume produzido supera o recorde anterior, de 2008, quando a usina binacional gerou pouco menos de 95 milhões de MWh.

Os 3,6 milhões de MWh produzidos a mais em 2012 --na comparação com 2008-- equivalem também a 23% de toda a produção de energia nuclear do Brasil.

Corresponde também a 8,3% de todo o consumo nacional de energia elétrica no mês de novembro ou a 13,7% do consumo das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O recorde de Itaipu em 2012 se deve a um conjunto de fatores. Entre eles, afluência distribuída razoavelmente ao longo do ano, apesar da estiagem dos últimos dois meses; demanda aquecida no Brasil e no Paraguai; e boas instalações de geração e transmissão, segundo comunicado divulgado por Itaipu Binacional.

Atualmente, Itaipu supre quase 20% do consumo de energia do Brasil e mais de 70% do Paraguai, sócio na usina.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Vice diz que Chávez é presidente mesmo sem posse


Nicolas Maduro

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que a posse de Hugo Chávez, convalescente em Cuba, para seu novo mandato prevista para a próxima quinta-feira é apenas um "formalismo" e que o presidente poderá ser juramentado em uma data posterior não determinada ante o Tribunal Supremo de Justiça.

Maduro, em entrevista transmitida pela TV oficial, diz que essa é a interpretação do governo para o artigo 231 da Constituição, que determina que a posse deve acontecer em 10 de janeiro do primeiro ano do novo mandato.

O vice-presidente, assim como outros chavistas, apegou-se a segunda parte do artigo, que diz que "por qualquer motivo inesperado" o presidente eleito pode jurar ante a Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), sem especificar lugar ou data.

Segundo Maduro, esse segundo trecho "abre uma flexibilidade dinâmica" na questão, e o presidente Chávez, em Cuba há 24 dias após se submeter à quarta cirurgia no prazo de um ano e meio por causa de um câncer, poderá entrar em acordo com o TSJ para acertar uma juramentação futura.

A oposição, em dias anteriores, já havia rejeitado essa interpretação do governo, exigindo que fosse declarada a "ausência temporal" ou "absoluta" do presidente caso ele não comparecesse à cerimônia de posse na semana que vem.

É improvável que consigam algo com seu protesto, já que a instância que decidirá em caso de dúvida constitucional é justamente o TSJ, alinhado ao governo.

O caminho que ao que parece foi escolhido pelo governo é controverso porque, neste caso, tudo segue como está. Não há presidente interino, e principalmente, não há nenhum prazo constitucional sendo contabilizado para a recuperação de Chávez.

Pela Constituição, em caso de "ausência permanente" do presidente eleito antes da posse por morte, renúncia ou incapacidade física ou mental determinada por uma junta médica designada pela cúpula da Justiça, seria o presidente da Assembleia que assumiria temporariamente o cargo e seria convocada nova eleição presidencial em prazo de 30 dias.

CONSTITUIÇÃO

A Carta não prevê explicitamente "ausência temporária" de um presidente eleito, mas a oposição sugeriu a saída, que daria a Chávez até 180 dias para se recuperar, poderia ser aplicada. Depois dos seis meses, eleições seriam chamadas.

Ontem Maduro classificou de tentativas de "golpe lento" ou "golpe imediato" as duas possibilidades.

"À realidade de hoje, 4 de janeiro, nenhuma dessas causas [para falta absoluta] pode ser acionada pela oposição", disse Maduro.

O vice defendeu o direito de Chávez "à privacidade". Disse que o presidente, que enfrenta "severa" infecção pulmonar, voltará à Venezuela "mais cedo do que tarde".

"Não joguem com fogo", advertiu a oposição, falando de uma possível reação popular às tentativas da oposição de dar outra interpretação à Constituição. 

Folha de SP



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

COMÉRCIO fechará em Pelotas

 Lojas ficam fechadas nas tardes de sábado

 Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br


A exceção é feita ao comércio da praia do Laranjal, que também pode funcionar nos domingos e feriados

O comércio pelotense não funciona mais nas tardes de sábado a partir deste fim de semana (5 e 6), repetindo o que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano, por determinação de convenção coletiva de trabalho firmada entre patrões e empregados do setor. A exceção é feita ao comércio da praia do Laranjal, que também pode funcionar nos domingos e feriados.

Assinada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) local, Renzo Antonioli, e pelo vice do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pelotas (Secpel), Elvio Zanetti, e homologada pela Subdelegacia do Ministério do Trabalho ainda em dezembro, ela estabelece as jornadas de trabalho até o final de agosto deste ano e os novos salários com vigência desde 1º de setembro de 2012 - a data-base da categoria. A novidade é que esta convenção não define os horários de funcionamento do comércio em dezembro, inclusive nos dois domingos anteriores ao Natal.

Segundo Antonioli, o funcionamento do comércio nas tardes de sábado começou a ser negociado há sete anos, quando assumiu a presidência, como parte de um acordo para a abertura das lojas nos demais meses - fato que, levado a assembleia dos lojistas, foi reiterado mais uma vez para essa convenção. “Sem movimento, eles dão folga aos funcionários”, explicou o líder varejista. A presença de alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na cidade, para cumprir o calendário da instituição depois da greve do ano passado, traria um movimento ao comércio nesses dias, mas esse foi um fato não previsto, justifica Antonioli, que complementa: “Com o shopping, dificilmente isso voltará a ocorrer em janeiro e fevereiro de 2014”.

Os estabelecimentos varejistas do centro e dos bairros de Pelotas devem fechar as portas até as 13h30min dos sábados dos meses de janeiro e fevereiro e não podem funcionar em domingos e feriados nacionais, estaduais e municipais até agosto de 2013, exceto aqueles estabelecidos nos balneários da praia do Laranjal. Entre junho e julho, os horários para dezembro devem entrar em discussão, considerando também a inauguração do Shopping Pelotas no mês de setembro, adiantou Zanetti. “A questão do shopping é que assustou”, explicou o vice-presidente do Secpel, que confirma a possibilidade de fechar uma convenção apenas para os horários do comércio a partir de setembro, com expediente ampliado para as lojas do shopping.

Salários retroativos

Com pagamento das diferenças em duas vezes - a primeira parcela junto com a folha salarial de dezembro e a segunda com a de janeiro - ficaram definidos os novos salários para os comerciários, valendo a partir do mês de setembro. Segundo Zanetti, o reajuste para a categoria somou os 10% retroativos a setembro aos mais 6% a partir de fevereiro. Para os comissionados, deixaram de ser definidos salários, com o pagamento do piso mais a comissão. Para os salários acima do piso, foi concedido um aumento de 7%.

Pisos salariais

- Contrato de experiência de 90 dias a partir de 1º de setembro de 2012 - R$ 740,00

- Após esse período - R$ 773,00

- Contrato de experiência de 90 dias a partir de 1º de fevereiro de 2013 - R$ 780,00

- Após esse período - R$ 815,00

- Serviços de limpeza e boy - R$ 733,00

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SAÚDE: estudo diz que ''quilinhos'' a mais podem ser benéficos


Estudo diz que quilinhos a mais podem aumentar tempo de vida

Obesidade elevada, no entanto, aumenta significativamente o risco de morte

AFP

Pessoas com excesso de peso e obesos moderados vivem um pouco mais do que aquelas com peso normal, enquanto a obesidade mais elevada aumenta significativamente o risco de morte, de acordo com uma análise de quase uma centena de estudos em todo o mundo publicada no Journal of the Medical American Association (JAMA).

Este estudo sugere várias hipóteses para explicar este paradoxo, como os efeitos benéficos de maiores reservas de energia no corpo ou o fato de que as pessoas obesas procuram mais tratamento médico.

A análise publicada pelo JAMA é uma síntese de 97 estudos abrangendo 3 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os pesquisadores determinaram que os indivíduos cujo índice de massa corporal (IMC, peso dividido pela altura ao quadrado) está entre 25 e 30, considerados obesos, têm um risco de morte 6% menor do que os de peso normal, com um IMC de 18,5 a 25.

Para aqueles que sofrem de obesidade moderada, definida com um IMC de 30 a 35, o risco de mortalidade é 5% menor em comparação com pessoas de peso normal.

Mas para os obesos com IMC maior que 35, o risco de mortalidade aumenta em 29% em comparação com indivíduos normais.

A dra. Katherine Flegal, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que liderou a pesquisa, já havia publicado um estudo controverso, em 2005, indicando uma ligação entre o excesso de peso e a maior longevidade.

Desta vez, a análise se concentra em um número muito maior de dados (2,88 milhões de pessoas e mais de 270.000 mortes) em vários países da América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul.

"Pequenos excessos de tecido adiposo poderiam fornecer reservas de energia para certas doenças (...) e poderia trazer outros efeitos benéficos que devem ser considerados à luz desta última pesquisa", escreveram em um editorial também publicado no JAMA, o Dr. Steven Heymsfield e William Cefalu do Pennington Biomedical Research Center, em Baton Rouge, Louisiana (sul).

Para o Dr. Thomas Frieden, diretor dos CDC, "ainda resta aprender que a obesidade é a melhor maneira de medir isso".

No entanto, ele insistiu, em um comunicado, que "não há dúvida de que ser obeso não é saudável, pois aumenta o risco de diabetes adulta, doenças do coração, câncer e muitos outros problemas de saúde".

De acordo com as estatísticas do CDC, um terço dos adultos são considerados obesos nos Estados Unidos.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

EDUARDO LEITE verifica problemas no Pop Center

Com : Anna Fernandes do DP


O prefeito Eduardo Leite (PSDB) deve anunciar nesta sexta-feira (4) se adiará a abertura do Pop Center, marcada para a próxima segunda-feira. O tucano esteve na quinta no prédio para verificar a situação após o alagamento ocasionado pela chuva do dia 31 de dezembro. Durante a vistoria, o secretário-executivo da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) Jair Seidel informou que o consórcio responsável pelo shopping popular irá adotar medidas para que o sistema não transborde novamente.

O presidente da Associação dos Camelôs, José Carlos Tavares Ávila, conhecido como Paulista, pediu o adiamento da abertura do Pop Center e a verificação de problemas como porta emperrada e o escoamento pluvial. “A gente quer condições adequadas para vir trabalhar tranquilamente.” No entanto, Eduardo informou que precisará analisar o contrato com a SPE Concessionária Shopping Popular Pelotas (S/A) para ver se é possível alterar, pela segunda vez, a data.

O chefe do Executivo solicitou a Seidel que reunisse a documentação e o contrato com a concessionária para análise. “Estamos aqui para verificar o que está acontecendo e poder passar todas as informações com clareza e o pessoal ter segurança na mudança”, disse Eduardo.

Situação
As 500 bancas estão disponíveis para os futuros locatários realizarem as adaptações necessárias, como colocação de piso e móveis, e nove funcionários foram cedidos pela concessionária para auxiliar na instalação elétrica. O Pop Center deveria ter sido inaugurado antes do Natal, porém, os camelôs solicitaram passar a data, a melhor em volume de vendas, na antiga estrutura.

A ocupação do novo espaço também é necessária para não atrasar o cronograma de obras. A estrutura metálica do camelódromo será desmanchada para dar lugar ao novo estacionamento e em paralelo à construção, a concessionária deverá iniciar a revitalização da praça Cipriano Barcelos.

Sobre o alagamento, Seidel informou que o sistema de escoamento será dividido em duas redes de captação. “Foi uma situação atípica, mais de 50 milímetros de chuva em cerca de 25 minutos. Quando chegou a água da calha central no sistema da rua, que estava saturado, acabou transbordando as tampas. Vamos direcionar para o outro lado da rua”, explicou Seidel.

Comissão
A Câmara de Vereadores deve decidir nesta sexta o presidente da comissão que acompanhará a transição do camelódromo para o Pop Center. O vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT), informou que o Legislativo buscará uma solução para conseguir um laudo de engenheiro independente sobre a estrutura do shopping popular. “Temos o escritório da universidade que pode auxiliar, ou o próprio Crea. Em última instância a Câmara poderá contratar um profissional.”



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

SUS terá 11 novos procedimentos cirúrgicos oncológicos autorizados


Investimento em operações foi estimado em R$ 2,4 bilhões no ano de 2012

Ministro da Saúde - Alexandre Padilha
O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 11 procedimentos cirúrgicos oncológicos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quarta-feira. O governo vai gastar 121% a mais do que em 2011, R$ 380,3 milhões a mais para esse tipo de operação conforme dados divulgados pela pasta.

Os novos procedimentos autorizados são linfadenectomia mediastinal, linfadenectomia seletiva guiada – mais conhecida como “linfonodo sentinela”, reconstrução para fonação (a tabela do SUS incluía a prótese, mas não o ato operatório da sua implantação), traqueostomia transtumoral, ressecção de pavilhão auricular, ressecção de tumor glômico, ligadura de carótida, colecistectomia, ressecção ampliada de via biliar extrahepática, reconstrução com retalho osteomiocutâneo e timectomia. 

Entre 2010 e 2012, os gastos do governo federal com assistência oncológica aumentaram 26%, passando de R$ 1,9 bilhão (em 2010) para R$ 2,4 bilhões (estimativa de 2012). Com o acréscimo de tratamentos, serão 132 tipos de intervenção autorizados pelo SUS.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Pedidos de CPFs por estrangeiros quase triplicam


Total é 10% superior ao registrado em 2011

Casa cheia. Renato Ialenti deixou a Itália e abriu restaurante no Rio: 
certeza de fechar as contas no azul no fim do mês Mônica Imbuzeiro
O Globo
Os números relativos à presença de estrangeiros no Brasil só fazem crescer. Dados obtidos pelo GLOBO junto à Receita Federal dão conta de que, entre janeiro e dezembro deste ano, 87.787 estrangeiros solicitaram inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por terem passado a residir oficialmente por aqui. Esse total é 10% superior ao registrado em 2011 e quase três vezes maior do que o observado há uma década. 

A curva em forte ascensão também aparece quando analisadas as solicitações de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), documento emitido pelo Departamento de Estrangeiros, do Ministério da Justiça (MJ). Em 2002, residiam legalmente no Brasil 22.418 estrangeiros. No ano passado, a cifra saltou para 1.466.584. O incremento é tão relevante que equivale, por exemplo, a toda a população de Porto Alegre. E a tendência é continuar em alta.

País aumenta credibilidade
Especialistas em movimentos migratórios atestam que o aumento de estrangeiros no país é resultado da estabilidade da era pós-Lula somada à prosperidade econômica capitaneada pelo petróleo do pré-sal. Ao que tudo indica, o país está conseguindo reverter o cenário migratório de fuga que marcou as últimas décadas do século XX. Agora, o Brasil é uma “nação de chegada” aos olhos dos imigrantes internacionais.

— Esses dados (da Receita e do MJ) mostram que o Brasil deixou de ser o país do futuro para ser o país do presente — afirma Augusto César Pinheiro, professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio. — Entre 2002 e 2008, a vinda de estrangeiros para cá estava muito relacionada à conquista de credibilidade do país junto ao cenário internacional, que foi uma conquista do governo Lula. De 2008 para cá, somou-se a esse movimento migratório outro fator indiscutível: a crise internacional.

Petróleo atrai americanos
Segundo Pinheiro, no século XIX o Brasil foi um país de chegada. O Rio de Janeiro era, então, a futura metrópole da América, e muita gente se mudava para cá em busca de oportunidades.

— No século XX, no entanto, diante dos desafios do subdesenvolvimento, perdemos muita gente para o exterior. Agora é a hora da recuperação. Fazer parte dos BRICs, ao lado de Rússia, Índia e China, e ter descoberto o pré-sal são outros fatores que estão nos ajudando muito — comemora.

Foi o petróleo, aliás, que trouxe o americano Joe Lochridge, de 27 anos, para o país. O texano é diretor comercial de uma empresa americana que extrai e exporta o óleo brasileiro.
— O Brasil é o novo hub do petróleo mundial. Quem atua nesse meio tem que estar por aqui agora — afirmou, taxativo.

O chef italiano Renato Ialenti, que viu seu restaurante ser bruscamente afetado pela crise econômica de seu país, descobriu, por sua vez, outro setor que está em alta no Brasil: o da gastronomia.

— Enquanto na Itália, entre 2010 e 2011, 36 restaurantes com estrela Michelin fecharam as portas, no Brasil o povo está descobrindo as maravilhas da culinária.

Há um ano, Ialenti mantém um café em Copacabana e fecha as contas no azul.
— Já morei nos Estados Unidos, na Austrália, na Polinésia e no Egito. Agora, tenho certeza que passarei o resto da minha vida por aqui — conta.

Educação também é outro atrativo de imigrantes — para uma faixa etária um pouco mais jovem. A colombiana Andrea Falla, de 29 anos, é formada em Medicina e acaba de chegar ao Rio em busca de uma especialização em Oftalmologia.

— Em Medellín há apenas seis vagas de pós-graduação na área — conta ela. — No Rio, o número é muito maior. Fora que os cursos são mais completos, e a prática cirúrgica, mais efetiva por aqui.

Para os brasileiros, a presença crescente de estrangeiros fez surgir um novo filão: o das aulas de português.

Cursos de idiomas em alta
De acordo com Faust Maurer, diretor executivo do curso Plan Idiomas Direcionados, a procura pelo curso aumentou quase 500% em dois anos. Em 2010 a escola teve 80 alunos. Neste ano, foram 389.

— Pela primeira vez, em 2012, recebemos chineses interessados em aprender português. Todos são profissionais ligados ao mercado de petróleo e gás — conta.

E quem ensina também surfa a onda. Na escola de Maurer, o número de professores de português para estrangeiros saltou de 20 para 32 em dois anos.

— O número de inscrições homologadas no Celpe-Bras (Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) também está em ascensão — conta a professora Ana Carolina Beltrão, que por dez anos deu aula de português para estrangeiros na Universidade de Varsóvia, na Polônia, e que agora dá aula de Linguística na UFRJ.

— Em 2009 foram 133 inscritos. Em 2011, 242. Estamos com tudo.


Jornalismo RU.com 17 h de seg. a sex RU 1160AM

ROSEMARY NORONHA inibiu PF na Operação Porto Seguroi


PF adiou Operação Porto Seguro ao descobrir elo com Rosemary Noronha

A descoberta do envolvimento da então chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, e do então advogado-geral adjunto da União, José Weber Holanda, com o grupo acusado de comercializar pareceres técnicos de órgãos públicos para beneficiar empresas privadas, levou a Polícia Federal a adiar, por quase oito meses, a deflagração da Operação Porto Seguro. 

Os investigadores estavam prestes a fazer buscas nas casas e escritórios de somente quatro suspeitos em março de 2012, mas desistiram depois que escutas telefônicas revelaram a participação de autoridades no esquema. A operação só foi deflagrada de fato em 23 de novembro, com buscas em 44 endereços. No total, 24 pessoas foram denunciadas por envolvimento no esquema. Até a data da expedição dos primeiros mandados de busca, a PF só havia recolhido provas sobre uma oferta de propina do então diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, para o ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil Borges. 

Em troca do pagamento de R$ 300 mil, Cyonil deveria redigir um parecer técnico favorável a um projeto da empresa Tecondi, que era ligada a Vieira. As informações são de O Estado de S. Paulo.

Em 16 de março, os investigadores obtiveram da Justiça Federal a autorização de quebra do sigilo telefônico e mandados de busca nos endereços residenciais e comerciais de Vieira, de seus dois irmãos e do vice-presidente da Tecondi, Carlos Cesar Floriano. Os policiais teriam até 60 dias para entrar nas casas e escritórios para colher provas relacionadas ao suposto crime. Relatórios da operação apontam que a investigação quase foi encerrada naquele momento, antes que os policiais descobrissem que a quadrilha também comercializou pareceres para beneficiar outras empresas. 

Nas semanas seguintes, no entanto, os telefonemas e e-mails interceptados pela PF revelaram que o esquema tinha uma dimensão maior do que um ato isolado de corrupção e envolvia autoridades de diversos órgãos federais. Os investigadores perceberam que seria necessário adiar a operação para monitorar os novos suspeitos e conseguir mais detalhes sobre o esquema. 

Caso os policiais entrassem nas casas e escritórios do grupo, os suspeitos tomariam conhecimento sobre a investigação e interromperiam o funcionamento da quadrilha, o que impediria a obtenção de novas provas. "Diante das novas evidências que estão sendo coletadas e considerando que eventual ação ostensiva, neste momento, poderia prejudicar a eficiência da investigação, acreditamos que seja necessária a expedição de novos mandados", escreveu o delegado Ricardo Hiroshi, da PF, em ofício enviado à juíza federal Adriana de Zanetti, em 9 de maio. 

O adiamento foi fundamental para que a PF descobrisse a extensão das atividades da quadrilha. Em abril e maio, os investigadores foram surpreendidos por trocas de mensagens eletrônicas entre Paulo Vieira e Rose, então chefe de gabinete da Presidência em São Paulo. Os e-mails davam os primeiros sinais de uma rotina de troca de favores mantida pela dupla, que seria revelada nos meses seguintes. Rose providenciava reuniões com autoridades e indicações para cargos públicos em troca de presentes, como passagens para um cruzeiro.

Operação Porto Seguro

Deflagrada no dia 23 de novembro pela Polícia Federal (PF), a operação Porto Seguro realizou buscas em órgãos federais no Estado de São Paulo e em Brasília para desarticular uma organização criminosa que agia para conseguir pareceres técnicos fraudulentos com o objetivo de beneficiar interesses privados. A suspeita é de que o grupo, composto por servidores públicos e agentes privados, cooptava servidores de órgãos públicos também para acelerar a tramitação de procedimentos.

Na ação, foram presos os irmãos e diretores Paulo Rodrigues Vieira, da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além das empresas estatais em Brasília, como a Anac, a ANA e os Correios, foram realizadas buscas no escritório regional da Presidência em São Paulo, cuja então chefe, Rosemary Nóvoa de Noronha, também foi indiciada por fazer parte do grupo criminoso. O advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves, também foi indiciado durante a ação.

Exonerada logo após as buscas, Rosemary ela teria recebido diversos artigos como propina. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, em troca do tráfico de influência que fazia, ela chegou a ganhar um cruzeiro com a dupla sertaneja Bruno e Marrone, cirurgia plástica e um camarote no Carnaval do Rio de Janeiro.

O inquérito que culminou na ação foi iniciado em março de 2011, quando, arrependido, Cyonil da Cunha Borges de Faria Jr., auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), procurou a PF dizendo ter aceitado R$ 300 mil para fazer um relatório favorável à Tecondi, empresa de contêineres que opera em Santos (SP).  O dinheiro teria sido oferecido por Paulo Rodrigues Vieira entre 2009 e 2010. Vieira é apontado pela PF como o principal articulador do esquema. Na época, ele era ouvidor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e conselheiro fiscal da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Em decorrência da operação, foram afastados de seus cargos o inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., José Francisco da Silva Cruz, o ouvidor da Antaq, Jailson Santos Soares, e o chefe de gabinete da autarquia, Enio Soares Dias.  Também foi exonerada de seu cargo Mirelle Nóvoa de Noronha, assessora técnica da Diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Anac. O desligamento ocorreu a pedido da própria Mirelle, que é filha de Rosemary.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."