Pesquisar aqui

sábado, 30 de março de 2013

Os ''Anos Dourados '' estão de volta


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Aeroportos brasileiros fecharam 1.804 vezes em 2012


Os aeroportos brasileiros fecharam 1.804 vezes no ano passado, uma média de quase cinco fechamentos por dia. 

Eles ocorrem quando os pilotos não têm condições mínimas para pousos e decolagens, seja por instrumentos ou por meio visual. Os principais motivos são meteorológicos: chuva, nevoeiro e vento.

O aeroporto que fechou mais vezes foi Joinville (SC), com 163 vezes. Congonhas fechou 34. A maior parte das ocorrências foi registrada nos primeiros meses do ano, período de chuvas. Por meio da Lei de Acesso à Informação, o Estado obteve cópia parcial dos relatórios de 2012 do Nago (Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional), vinculado à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Os documentos sintetizam os principais acontecimentos dos aeroportos brasileiros, como atrasos de voos, cancelamentos e as ocorrências meteorológicas que resultaram em fechamento.

Causas de incêndio em alojamento da OAS serão conhecidas em 20 dias

Polícia Civil vai instaurar inquérito somente na próxima segunda-feira

A Polícia Civil estima que será possível descobrir as causas do incêndio que destruiu um alojamento dos operários da Arena em 20 dias. No começo da manhã desta quinta-feira, os técnicos do Departamento de Criminalística da instituição realizaram a perícia no local. O pavilhão ficou completamente destruído depois de ser tomado pelas chamas por volta das 00h25min. 

A principal suspeita é de que o vazamento de gás de cozinha de um botijão teria sido a causa do fogo. O titular da 4ª Delegacia de Polícia vai instaurar o inquérito somente na próxima segunda-feira para investigar o caso. “Ainda não recebi a ocorrência, mas certamente chamarei os responsáveis pelo abrigo a partir da semana que vem”, sustenta Hebert Ferreira. 

Os trabalhadores que estavam no local foram transferidos para hotéis. A OAS ainda não se manifestou sobre o caso. 

Correio do Povo



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Natalie Portam ama sexo e é contra o celibato


A atriz teria até perdido o papel de uma freira no cinema por não concordar com o dogma católico

A atriz Natalie Portam não consegue entender o celibato e, por isso, teria perdido o papel de uma freira em conflito para  atriz Amy Adams, no filme "Doubt". 

De acordo com a coluna "Page Six", do "New York Post", Patrick Shanley, diretor do longa, disse ter convidado Natalie para o papel, mas ela sempre dizia ter problemas com o filme.

Tudo porque ela é tão apaixonada por sexo que não entende como os padres e freiras conseguem ficar sem.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Reestruturação da carreira para a Polícia Federal do Brasil

Por que isto é importante ?


Sou agente da Polícia Federal e não posso me calar diante desta situação, principalmente como cidadã. Os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal não possuem um plano de cargos e carreiras que permita uma ascensão profissional, diferentemente dos outros órgãos na sua mesma esfera federal. 


O fato de não possuir uma carreira desmotiva-os pois não há perspectiva de melhoria nos salários ao longo da sua vida profissional. Esses quadros são preenchidos por profissionais das mais diversas áreas (engenheiros, biólogos, arquitetos, médicos, advogados, entre muitas outras profissões) ou seja, é função ocupada por pessoas de nível superior e é marcado pela multidisciplinaridade, o que agrega a esta profissão um valor imensurável pela qualidade conjunta de seus profissionais. 

Dessa forma o Departamento de Polícia Federal ficará mais fortalecido na luta contra a corrupção. 




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

sexta-feira, 29 de março de 2013

GOLPE do cartório na internet

Estelionatários se passam por cartórios para aplicar golpes

Colégio Notarial identificou sites falsos que eram usados nas fraudes; vítimas são induzidas a fazer depósitos por serviços que nunca são prestados

Cida Alves

Estelionatários estão se passando por funcionários de cartórios para aplicar golpes. Além de uma conversa muito convincente, eles criam sites falsos para dar mais fiabilidade à fraude. Duas dessas páginas foram descobertas nesta semana pela seccional de São Paulo do Colégio Notarial do Brasil (CNB-SP), que dá o alerta: cartórios idôneos nunca fazem contato por e-mail ou telefone para avisar de processos ou oferecer serviços. “A pessoa nunca deve aceitar a oferta de imediato. Sempre é possível consultar se o cartório que entrou em contato é oficial”, orienta Márcio Mesquita, tabelião e diretor do CNB-SP.


Segundo Mesquita, em geral os falsários entram em contato com as vítimas por telefone dizendo que há uma dívida protestada – caso mais recorrente – ou alguma outra pendência. “Eles oferecem o serviço do cartório, muitas vezes pressionando as pessoas de boa-fé, dizendo que precisam resolver a questão com urgência.” A vítima é orientada a depositar, o quanto antes, uma quantia referente ao serviço que o cartório realizaria. Feito o depósito, os falsários desaparecem.

O caso de L.D, de 27 anos, morador da região de Campinas, mostra que o esquema pode ser ainda maior. Ele recebeu o endereço de um dos sites ao contratar, por telefone, um crédito pessoal. A empresa, muito provavelmente parte do esquema, informou que o falso cartório seria responsável pela documentação e por avalizar o empréstimo. A vítima também pode descobrir o contato dos golpistas na internet, pelos sites falsos. Os golpistas usam elementos de cartórios reais para montar a página, como nomes de funcionários e tabeliães. Uma delas colocava como tabelião o presidente nacional do Colégio Notarial, Ubiratan Pereira Guimarães, usando o texto de sua biografia, copiado do site oficial do órgão. Os dois sites falsos descobertos pelo CNB-SP nesta semana, identificados como 39º Oficio de Notas e 44º Ofícios de Notas de São Paulo, informam endereços na região da Consolação que não são de cartórios. Mas os números de telefone indicados funcionavam para colocar a vítima diretamente em contato com os golpistas.

“Acessei o site e liguei. Uma moça que se identificou como escrevente disse que eu deveria pagar uma taxa de 734,12 reais em duas vezes: uma de 404,12 reais e outra de 330”, conta L. Feito o depósito, no prazo de dois dias o dinheiro do empréstimo estaria na conta de L, prometeu a estelionatária do outro lado da linha.

“Simplesmente não tive o valor”, lembra L. “Inventaram uma historia de que o responsável por assinar o documento estava doente, então pedi a devolução da taxa.” O falso cartório disse que o dinheiro seria devolvido em 30 dias e depois nunca mais L. conseguiu entrar em contato.

Tanto L. como o Colégio de Notários de São Paulo registraram ocorrência sobre os golpes, que serão investigados pela polícia. Para que não haja mais vítimas, Mesquita lembra que o Ministério da Justiça e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) possuem em seus sites o cadastro de todos os cartórios oficiais do país, com endereço, nome do titular do cartório, e-mail e telefone. Se o cartório que entrou em contanto não está ali, é golpe. Se está, o mais indicado é ligar e confirmar se o contato partiu mesmo daquele cartório. 

Apesar de não possuir dados oficiais sobre golpes aplicados por cartórios falsos, a CNB garante que os casos são comuns e não se limitem ao estado de São Paulo. "Essa fragmentação é o que torna tão difícil monitorar os casos. Por isso a importância de alertar a população sobre a atuação desses estelionatários", explica Mesquita. 



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CRISE na Comissão dos Direitos Humanos


Debandada de servidores esvazia Comissão de Direitos Humanos da Câmara após eleição de Feliciano

Dos dezenove funcionários, dezessete pediram afastamento. Desses, doze são efetivos e estão sendo realocados em outras atividades

A permanência do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias provocou uma debandada de servidores. Dos dezenove funcionários que trabalhavam no colegiado, somente dois ficaram. Alguns foram dispensados, outros pediram para sair. Com a debandada, acredita-se que pode ocorrer um prejuízo de perda de "memória" do trabalho na comissão, já que há risco de se perder o que vinha sendo feito pelos servidores. Exercendo a presidência sob protestos, Feliciano será levado ao Conselho de Ética pelo PPS pela suspeita de uso de recursos da Casa em proveito próprio.

A assessoria do deputado do PSC afirmou que o processo de substituições é "natural". Diz que alguns dos servidores pediram desligamento ao longo do mês e outros foram dispensados para que o deputado pudesse formar sua própria equipe. Dos dezessete funcionários que saíram, doze são efetivos da Casa e estão sendo realocados em outras atividades. Os dois servidores que ficaram pediram ao parlamentar para continuar.

Servidores que atuaram na comissão contam que sete deles deixaram os cargos por diferenças ideológicas assim que Feliciano foi eleito. Outros continuaram na expectativa de uma renúncia do pastor, o que teria levado alguns aliados de Feliciano a tomá-los por "espiões".

Ex-presidente da comissão, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) relata que uma consequência da debandada é a perda da "memória" do trabalho realizado. "Esse é mais um capítulo dessa tragédia que se abateu sobre a comissão. As pessoas estavam ali há muito tempo e tinham todo o conhecimento do que já foi feito", disse. Para ele, o PSC, que não teria parlamentares ligados à causa, também não possui servidores com o perfil necessário para o trabalho. A assessoria de Feliciano sustenta que foi feita uma transição para se absorver o máximo possível de informações dos funcionários que deixaram os cargos.

Conselho de Ética — Na tentativa de retirar Feliciano do comando da comissão, uma vez que ele se recusa a renunciar, o PPS decidiu entrar na próxima terça-feira (2) com processo por quebra de decoro parlamentar contra o pastor no Conselho de Ética da Casa. O colegiado tem a possibilidade de decidir por um afastamento de Feliciano da função. "Precisamos acabar de vez com a situação vexatória vivida na Câmara desde a eleição do pastor para presidir o colegiado", disse o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).

Para o PPS, além das acusações de racismo e homofobia, o pastor precisa explicar denúncias de uso irregular de verbas de sua cota na Câmara. Jordy alega que Feliciano paga com dinheiro público escritórios de advocacia que lhe defendem em processos de interesse pessoal. O pastor nega irregularidade. O deputado do PPS defendeu ainda como alternativa uma renúncia coletiva dos integrantes da comissão de Direitos Humanos, mas a ideia deve ser descartada pelos líderes porque a maioria do colegiado é composta por apoiadores do pastor.

Feliciano respondeu republicando nas redes sociais um vídeo que veio a público no ano passado em que Jordy estaria pedindo a uma namorada para realizar um aborto. Na ocasião, o deputado do PPS diz que apenas estava demonstrando cuidado com a gravidez, fruto de um relacionamento fortuito.

Ignorando os protestos e as pressões por sua saída, Feliciano segue tentando promover uma agenda na comissão. Sua assessoria divulgou que o parlamentar, acompanhado de outros colegas, irá à Bolívia no dia 9 de abril para tratar da situação dos 12 torcedores corintianos presos devido à morte de um garoto durante um jogo da Copa Libertadores, em Oruro. O pastor pretende ainda manter a agenda de audiências públicas no colegiado.

(Com Estadão Conteúdo)



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

CONVITE: Satolep Press : Caravana de Cinema do Extremo Sul


Recebi o e-mail através da amiga Gabriela Mazza para o evento cultural , que será realizado em Pelotas , na próxima semana.

Compartilho com os leitores:

A Caravana de Cinema do Extremo Sul, da Moviola Filmes, coloca o pé na estrada na semana que vem!  Mas antes de percorrer 12 cidades da região sul, convida você para uma sessão especial de cinema.

Quando? às 19h do dia 2 de abril (terça-feira)
Onde? Largo do Mercado Público de Pelotas
Como? Traga sua cadeira e venha assistir ao documentário "I Festival de Jazz" e "O Liberdade".

SATOLEP PRESS - Gabriela Mazza (satoleppress@terra.com.br)


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

PEC da Legalidade (PEC 37/2011)


Legalidade ou impunidade?

Marcelo Pellegrini - Carta Capital

Para os delegados, é a PEC da Legalidade. Para os promotores, a PEC da Impunidade. A forma como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37/2011) tem sido tratada fora do Congresso dá o tom do embate entre as policias civis e federal, encabeçados pela Adepol (Associação dos delegados de Polícia), e os integrantes do Ministério Público. O receio destes é justificado: o projeto, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), pretende retirar os poderes de investigação de promotores e procuradores da República. Por causa da proposta, têm circulado pelo Congresso cartilhas sobre as atribuições constitucionais da Polícia e do MP. Ao mesmo tempo, palestras dentro e fora das categorias interessadas são organizadas pelo País.

De acordo com a Constituição, os únicos órgãos com permissão para tocar as investigações criminais são a Polícia Civil e Federal. No entanto, a exigência do Ministério Público se apoia em um tratado internacional do qual o Brasil é signatário e assegura seus direitos de investigação. Em uma carta assinada por diversas entidades ligadas ao MP defende-se que “sendo o Brasil subscritor do Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, fez opção no plano internacional por um modelo de Ministério Público investigativo, sendo impensável que no plano interno seja (…) impedido de investigar”.

''Privataria Tucana '' rende indenização à José Serra

Serra ganha indenização de R$ 1 mil por 'Privataria Tucana'

Entendimento é de que livro teria causado prejuízo eleitoral ao tucano, então pré-candidato a prefeito de São Paulo; na sentença, juiz ironiza afirmando que valor arbitrado é 'simbólico (para fins de paraísos fiscais)'.

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Em sentença pontuada de ironias, o juiz André Pasquale Scavone, da 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, condenou o jornalista Amaury Ribeiro Júnior e a Geração Editorial a pagarem R$ 1 mil ao ex-governador José Serra a título de indenização por eventual dano moral e eleitoral pela publicação do livro “A Privataria Tucana” - que acusa integrantes do PSDB de desviarem para paraísos fiscais recursos obtidos com as privatizações ocorridas no governo FHC (1995-2002). Parte desse dinheiro, segundo o autor, teria retornado ao Brasil para abastecer campanhas políticas e enriquecer personagens ligados a Serra, entre elas sua filha, Verônica.

O livro-denúncia foi lançado no final de 2011, meses antes de Serra lançar-se candidato a prefeito de São Paulo, daí o suposto prejuízo eleitoral. Na eleição, Serra acabaria derrotado em segundo turno pelo petista Fernando Haddad.

“Em que medida [o livro] alcançou seu objetivo [prejuízo eleitoral] é questão que foge à lide, mas creio que nenhum simpatizante tucano passaria da orelha do livro”, diz o juiz na sentença. Mais adiante, ele comenta: “O livro recheado de fatos vinculados às eleições vendeu bem, ainda que muitos exemplares possam ter sido distribuídos por petistas”.

Scavone esclarece que não tem como julgar se os fatos narrados no livro são falsos ou verdadeiros. “Os fatos envolvem dinheiro público da União e Estados e não cabe a este juízo investigá-los. Há indicação de documentos que podem ser consultados e, infelizmente (para os deles excluídos), paraísos fiscais existem. E são assim denominados por razões que não demandam qualquer exegese profunda: deixar em paz o dinheiro, sem olhar seus pecados de origem”, continua a sentença.

Para o juiz, há dano moral “inequívoco” à imagem do candidato, mas definir um valor para cobrir esse dano, no caso, seria “inadequado” (os advogados de Serra pediram R$ 30 mil), já que os “interesses envolvidos” estariam “em outras esferas”. Ele volta a ironizar: “Daí que o valor da indenização que fixo é simbólico (para fins de paraísos fiscais): R$1.000,00”.

Por fim, Scavone classifica de “curioso” o fato de Serra pedir uma porcentagem sobre cada livro vendido, mas não solicitar sua retirada das livrarias ou a exclusão dos trechos que considera ofensivos.

“O pedido indenizatório é curioso, porquanto pede a fixação de um outro valor para os livros vendidos após a prolação da sentença. Falem bem, falem mal, mas falem de mim. Se o interesse era preservar a imagem, o pedido deveria ser de impedir a venda do material ofensivo, ou a retirada de expressões injuriosas. Mas ao bom democrata não convém atacar a 'liberdade de imprensa'”, conclui o magistrado.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

quinta-feira, 28 de março de 2013

Coreia do Norte está de prontidão para atingir bases dos EUA


Ordem foi dada pelo líder norte-coerano, Kim Jong-un, depois que os EUA realizaram exercícios com aviões "invisíveis"

Seul - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, determinou que as unidades de mísseis do país fiquem de prontidão para atacar bases militares dos Estados Unidos na Coreia do Sul e no Pacífico em uma reunião de emergência na sexta-feira (horário local), depois que os EUA realizaram exercícios com aviões "invisíveis", informou a agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA.

 A KCNA disse que Kim emitiu as ordens durante uma reunião à meia-noite com os principais generais e "julgou que havia chegado a hora de acertar as contas com os imperialistas dos EUA, tendo em vista a situação que vigora".

"Ele finalmente assinou o plano para preparações técnicas de foguetes estratégicos da KPA, ordenando que estejam de prontidão para disparar, de maneira que possam atacar a qualquer hora o continente norte-americano, suas bases militares em teatros de operações no Pacífico, incluindo Havaí e Guam, e aquelas na Coreia do Sul", acrescentou a agência.

Os Estados Unidos realizaram nesta quinta-feira exercícios com dois aviões "invisíveis" sobre a Coreia do Sul, em mais uma demonstração de força para a Coreia do Norte depois de realizar atividade semelhante com um bombardeiro B52 nesta semana, em um momento de tensão elevada na região.

Os aviões do tipo Stealth ("furtivos") são indetectáveis por radares. Em nota, a Força Aérea dos EUA na Coreia disse que a missão envolveu dois bombardeiros modelo B-2 Spirit, vinculados à 509a Esquadra de Bombas.

Também na quinta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, afirmou que as ações provocativas e o tom beligerante da Coreia do Norte "intensificam o perigo" na região. Mas ele negou que o uso dos bombardeiros "invisíveis" tenha agravado a situação.

"Devemos levar a sério cada palavra e ação provocativa e belicosa que esse novo jovem líder adotou até agora", disse Hagel em entrevista coletiva no Pentágono.

EXAME.COM
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Líderes partidários estudam medidas para tirar Feliciano da comissão

Caso deputado não renuncie por conta própria poderá enfrentar uma representação no Conselho e Ética ou um pedido de anulação de sua eleição para o colegiado

Líderes partidários da Câmara defendem que o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) saia da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa e já estudam medidas regimentais caso ele se recuse a deixar o colegiado na reunião marcada para a próxima terça-feira (2). Uma delas é a de dar à comissão um caráter cumulativo, ou seja, aumentar o número de membros de 17 para 25 e permitir que parlamentares, já titulares em outras comissões, possam acumular o trabalho no colegiado.

Atualmente, cada parlamentar tem direito a participar como titular em uma comissão e como suplente em outra. Para mudar o caráter da comissão, é necessário um decreto da Mesa Diretora da Casa assinado pelo presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Essa manobra foi pensada como alternativa à ideia de pedir aos líderes que fizessem um “esvaziamento” da comissão, retirando as indicações dos membros. Na avaliação do líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), essa medida seria inócua, já que os atuais aliados de Feliciano possuem hoje a capacidade de formar quórum necessário para a abertura da sessão, de nove membros, e também para deliberar sobre qualquer projeto, nesse caso, 10 deputados.

“Com 25 membros, o quórum será outro, será maior. O que os líderes terão que fazer é indicar pessoas contrárias à permanência de Feliciano na presidência da comissão”, afirmou.



A permanência de Feliciano no comando da Comissão de Direitos Humanos tem sido vista como um projeto pessoal e que tem gerado constrangimento para a Câmara, para o órgão e para o próprio PSC. Nesse contexto, as lideranças querem que pelo menos uma nota seja emitida pelo Colégio de Líderes retirando o apoio à sua condição de presidente, caso nenhuma medida regimental surta efeito.

“Não podemos todos nós pagar pela presença dele. A nota terá a função de informar que os líderes partidários não legitimam a permanência dele. Temos que informar que o Colégio de Líderes não avaliza a postura dele. Além disso, é necessário deixar bem claro que não se trata de uma retaliação à condição de pastor ou intolerância religiosa. O que estamos repudiando é o comportamento dele. Não concordamos com as atitudes dele, com a verborragia dele, com o comportamento dele”, disse o líder Beto Albuquerque.

O vice-líder do PSD, Eleuses Paiva (SP), também contrário à presença de Feliciano na comissão, tem feito apelos para que o deputado reconheça a necessidade de renunciar. “O que ele não pode fazer é inviabilizar o funcionamento de uma comissão tão importante”, ponderou o deputado que também participou da reunião na terça-feira.

“A preocupação é que a permanência dele continue contaminando o Congresso como está hoje. O que nós queremos é tentar construir uma solução de continuidade da comissão e não de paralisação dos trabalhos. Não adianta fingir que não há um problema em relação à presença dele. Ele sabe que esse problema existe”, destacou Paiva.

“O deputado Feliciano cria algumas situações que são polêmicas e que o torna incompatível com o que se espera da presidência de uma comissão como essa”, avaliou. “Nossa missão no Colégio de Líderes é a de evitar o desgaste máximo, de evitar o ambiente desagradável que hoje impera na Câmara”.

Já o líder do PTB, André Figueiredo (CE), tem adotado uma postura contrária à permanência de Feliciano na comissão. Ele, no entanto, preferiu não falar sobre o assunto nesta semana que antecede a reunião com Feliciano.

Já o vice-líder do PP, deputado Roberto Britto (BA) evitou emitir uma opinião sobre a permanência de Feliciano à frente dos trabalhos na comissão. Britto participou da reunião e defendeu que o problema deve ser resolvido dentro do âmbito partidário. “Esse problema foi criado pelo partido e pelo pastor e deve ser resolvido pelo PSC”, enfatizou.

Plenário

Na próxima semana, as discussões sobre o deputado Marco Feliciano poderão ganhar o plenário da Câmara. Paralelamente às medidas pensadas pelo Colégio de Líderes, na próxima semana mais duas outras ações estão sendo articuladas para enfraquecer o deputado. O grupo contrário a Feliciano na comissão pretende levar para plenário a decisão sobre a permanência dele no órgão. O objetivo é anular a eleição do deputado.

De acordo com a deputada Erika Kokay (PT-DF), caso ele não renuncie, o grupo pretende apresentar um recurso questionando vícios regimentais da sessão que o conduziu à presidência da comissão. Uma das irregularidades apontadas pelo grupo é a de que a votação ocorreu em uma sessão fechada sem que essa condição tivesse sido aprovada pelo plenário da comissão.

“São medidas que guardam um certo ineditismo até porque estamos vivendo uma situação inédita”, comentou a deputada. “O que não dá é para a gente aceitar a inviabilização de uma comissão tão importante para a Câmara”, disse.

O grupo também está preparando uma representação por quebra de decoro parlamentar para ser apresentado na semana que vem ao Conselho de Ética da Câmara pedindo investigação sobre desvio de recursos públicos por parte de Feliciano. Na representação, os deputados alegam que Feliciano utilizou de recursos públicos em proveito próprio para pagar advogados e ainda na contratação de uma empresa de filmagem, paga com verbas de gabinete para produzir vídeos difamadores em relação a seus opositores. A empresa contratada pelo parlamentar é a WAB TV.

IG
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Comunidade está insatisfeita com infraestrutura da UFPel


A autoavaliação faz parte do processo geral de avaliação exigido pelo Ministério da Educação


A comunidade acadêmica está insatisfeita com a infraestrutura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Esta conclusão emergiu do Relatório Final da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) sobre questionário aplicado na comunidade em março, que obteve 563 respondentes. A autoavaliação faz parte do processo geral de avaliação exigido pelo Ministério da Educação (MEC). No total, são dez itens, que devem ser autoavaliados em até três anos. Em função da exiguidade do prazo para enviar o relatório para o MEC, que vence neste fim de março, a UFPel optou por avaliar agora apenas um ponto, a infraestrutura.

O resultado foi apresentado durante a sessão desta quarta-feira (27) do Conselho Universitário (Consun). O relatório, de 46 páginas, além do instrumento de pesquisa e de análise das respostas, contém gráficos e aponta potencialidades e fragilidades. O documento foi encaminhado, também, às Pró-Reitorias de Infraestrutura e de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade e servirá de apoio às ações que a atual gestão, que assumiu em 11 de janeiro, está tomando para recuperar as áreas físicas e infraestrutura da Instituição.

Recente levantamento feito pela Administração Central aponta que há problemas graves em todas as unidades e que os recursos necessários para resolver a situação podem chegar a R$ 40 milhões. Neste sentido, prioridades estão sendo elencadas, já que a Universidade não dispõe do total do valor. O relatório da CPA pode ser conferido no endereço http://wp.ufpel.edu.br/cpa/.


Ouvidoria
Nos informes da reunião do Consun desta quarta, o reitor Mauro Del Pino fez referência à constituição da Ouvidoria na Universidade, processo ora em andamento. O nome que está sendo indicado pela gestão para assumir o cargo é o do servidor Paulo Koschier. A página da Universidade, que deverá apresentar novo layout e estrutura em breve, trará um link para a Ouvidoria.

O reitor informou também ao plenário do Consun sobre a aprovação, pelo Conselho Diretor da Fundação (Condir), do nome de Elias Medeiros Vieira para a chefia da Auditoria Interna da UFPel, sobre o novo coordenador de Convênios da Universidade, Sérgio Barum Cassal, e sobre a formação da nova diretoria da Fundação Simon Bolívar, que tem como presidente Cristiano Pinheiro, como secretário Hemerson Pase e como diretor financeiro Gilson Porciúncula.

Outro ponto dos informes foi o relato sobre a recente reunião realizada com os diretores de unidades, da qual resultou a criação de três comissões temáticas, sobre matriz orçamentária, matriz de distribuição de técnico-administrativos e matriz de distribuição de docentes.

Psicologia
A situação do curso de Psicologia está plenamente regularizada. Sua criação foi aprovada pelo Consun. Ele está no quarto ano e vinha funcionando em regime de “ad referendum” do Consun. Já estava aprovado pelo Cocepe. Conforme decidiu a comunidade do curso, a vinculação será com a Faculdade de Medicina.

O Conselho aprovou ainda a indicação do nome do professor William Barros para titular na representação do Consun na CPPD (Comissão Permanente do Pessoal Docente). Será seu suplente o professor Rodrigo Kruger.

Contas
O primeiro ponto da pauta da tarde foi a apreciação, pelo Consun, e votação, pelo Condir (Conselho Diretor da Fundação), do Relatório de Prestação de Contas do Exercício 2012. Para tanto, Consun e Condir realizaram reunião conjunta, no primeiro momento da tarde. Convidado a tomar a palavra, o ex-reitor Cesar Borges fez comentários sobre o relatório e apresentou realizações de sua gestão. Com duas abstenções, o documento foi aprovado pelo Condir. Confira no arquivo relatorio-sintetico-prestacao-de-contas-2012-e-anexos.pdf o relatório de Prestação de Contas.


Com informações do DP


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

MEGA SENA MILIONÁRIA SAIU PARA UM APOSTADOR


Apostador de Teresópolis (RJ) leva sozinho prêmio quase R$ 32 milhões na Mega-Sena

Dezenas sorteadas foram 09, 14, 21, 26, 36 e 52

Um apostador da cidade fluminense de Teresópolis levou sozinho o prêmio acumulado de quase R$ 31,6 milhões da Mega-Sena, sorteado hoje à noite em São Paulo. 

A Quina vai pagar 19,8 mil a 151 acertadores. 

Outros 11.395 fizeram a Quadra e garantiram cerca de R$ 375. 

A estimativa é de que, no sábado, a Mega-Sena sorteie mais R$ 2,5 milhões.

Fonte: Rádio Guaíba


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Beto Grill anuncia conclusão de obras rodoviárias na região Sul do Estado

O vice-governador Beto Grill anunciou, nesta quarta-feira (27), em entrevista coletiva, na Prefeitura de Rio Grande, a liberação da licitação do trecho que liga o entroncamento da BR-392 até a praia do Cassino. Com custo de R$ 15,1 milhões e extensão de 10 quilômetros, o processo licitatório, aprovado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), compreende a execução dos serviços remanescentes (recuperação da rodovia, ciclovia, obras complementares e sinalização vertical e horizontal). Nos próximos dias, o processo deverá seguir para licitação e contratação da empresa executora.


Grill salientou o grande volume de investimento que vem sendo feito na região Sul na área de infraestrutura, oportunizando o desenvolvimento de forma adequada ao processo de instalação do Polo Naval. “Pretendemos dar celeridade ao processo já que a obra é de grande importância para a comunidade riograndina”.

Durante a coletiva, o vice-governador anunciou, também, a conclusão do projeto da obra da ERS-734 que liga o entroncamento da BR-392 ao pórtico do município de Rio Grande. "Trata-se de uma obra estratégica para o desenvolvimento local, pois o trecho passa por 11 bairros do município", informou. Em 15 de maio, o Conselho de Administração do Daer avaliará o projeto, devendo, então, proceder com a publicação do edital para licitação. Beto Grill concedeu a coletiva acompanhado do prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, e do vice-prefeito Eduardo lawson.

ERS-265

Uma das antigas reivindicações do vice-governador, o edital para a conclusão dos oito quilômetros restantes da rodovia ERS-265, que liga São Lourenço do Sul a Canguçu, será publicado nesta quinta-feira (28), na modalidade concorrência, no valor de R$ 10 milhões. “Essa obra vem resgatar um compromisso histórico com a comunidade da região”, finalizou Grill.


seinfra rs
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Prefeitura presta homenagem ao Arroio Pelotas

Site prefeitura

Nesta quinta-feira, 28, completa dez anos da declaração do Arroio Pelotas como Patrimônio Cultural do RS.


Para marcar os dez anos da declaração do Arroio Pelotas como Patrimônio Cultural do Estado, a prefeitura promove, nesta quinta-feira, 28, diversas ações a fim de aproximar a população de um dos mais importantes cursos d’água da região.

A lei criada em 28 de março de 2003 pelo então deputado estadual Bernardo de Souza evidencia a importância histórica, econômica, turística e ambiental do Arroio.

O ponto alto da programação será a visitação às charqueadas e passeios de barco pelo Arroio Pelotas, que estarão disponíveis à população de forma gratuita (confira a programação).

O prefeito Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas, acompanhados por secretários do Município e demais agentes municipais, estarão envolvidos nas homenagens. 


Às 13h30 os gestores irão conferir as placas de sinalização turística instaladas nos dois sentidos da ponte da Avenida Adolfo Fetter sobre o Arroio Pelotas. 

Em seguida, participam do passeio de barco pelo Arroio acompanhados pelas três alunas, do segundo ano do Ensino Fundamental, sorteadas no evento do Dia Mundial da Água. 

Ratificando a importância desse patrimônio natural, o prefeito assinará um decreto instituindo 2013 o ano do Arroio Pelotas. “Pretendemos iniciar diversas ações de preservação e valorização, tendo como ponto de partida o I Fórum Socioambiental do Município, que terá o Arroio como tema principal”.

A vice-prefeita Paula Mascarenhas afirmou que a prefeitura planeja viabilizar o acesso da população ao Arroio Pelotas através da criação de parques públicos com mirantes para observação da fauna e flora, museu e áreas de esporte e lazer. “A ideia é criar acessos públicos ao Arroio Pelotas para lazer e atividades de estudo e preservação”.

Cronograma de passeios:

  • Charqueada Boa Vista - passeio de barco + visita à sede e vídeo: quatro grupos de 21 pessoas. Saídas às 14, 15, 16 e 17 horas; 
  • Charqueada São João - passeio de barco + visita à sede: quatro grupos de 13 pessoas. Saídas às 14, 15, 16 e 17 horas; 
  • Charqueada Costa do Abolengo - visitação das 14 às 16 horas; 
  • Charqueada Santa Rita visita ao Museu do Charque - das 14 às 16 horas.




Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Aumenta o consumo de energia elétrica


Consumo nacional de energia elétrica sobe em fevereiro, aponta levantamento

O consumo nacional de energia elétrica totalizou, em fevereiro de 2013, 37.893 gigawatts-hora (GWh), 2,7% acima do valor registrado em igual mês do ano passado, de acordo com a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O consumo residencial apresentou a maior taxa de expansão, de 7,9%, para 10.451 GWh, refletindo, segundo a EPE, as temperaturas elevadas registradas no segundo mês deste ano. Nesse segmento, o destaque foi a região Nordeste, onde a taxa de expansão foi de 16,3%.

O consumo industrial recuou 2,4% no mês passado, para 14.699 GWh, principalmente porque, em fevereiro do ano passado, houve um dia útil a mais. O consumo comercial cresceu 5,9% na mesma base de comparação, para 7.013 GWh.

Ainda conforme a Resenha Mensal da EPE, no acumulado de 12 meses até fevereiro o consumo total de energia elétrica cresceu 3,7%, para 451.204 GWh, destacando-se o crescimento de 6,1% no mercado livre.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

ESCALA IRÁ MEDIR TSUNAMIS


Cientistas gregos criam escala para medir intensidade de tsunamis

Técnica usou dados dos desastres de 2004 na Indonésia e 2011 no Japão.
Intensidade vai até 12 graus, e instrumento já foi adotado pelos EUA.

 Cientistas da Universidade de Atenas elaboraram uma escala para medir a intensidade dos tsunamis, usando dados dos dois últimos desastres provocados por essas ondas gigantes na Indonésia e no Japão, informou nesta quarta-feira (27) a agência de notícias Athens News Agency (Ana).

A medição do novo instrumento, chamado Escala Integrada de Intensidade de Tsunami (Itis, na sigla em inglês), vai até 12 graus de magnitude e foi adotada pela Sociedade Sismológica dos Estados Unidos, órgão de referência na área, afirmou à AFP o sismólogo Efthymios Lekkas.

Para os cientistas gregos, os sistemas de medida anteriores eram muito antigos e defasados.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Fernanda Montenegro beija atriz na boca em ato contra Feliciano no Rio


Beijo aconteceu no 7º Prêmio APTR, ligado à produção teatral da cidade. 
Deputado responde no STF a inquérito em que é acusado de homofobia.

A atriz Fernanda Montenegro, de 83 anos, deu um beijo na boca da atriz Camila Amado, de 77, em protesto contra a permanência do deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) no comando da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, durante a 7ª edição do Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio), na noite desta segunda-feira (25), no Meier, na Zona Norte do Rio.

O político responde no Supremo Tribunal Federal a um inquérito em que é acusado de homofobia. Apesar das manifestações contrárias à sua permanência no comando da comissão, Feliciano garante que não vai deixar o posto. Ele nega também ter dado declarações racistas e homofóbicas, pelas quais é muito criticado, mas assume, por exemplo, ser contra a união homessexual.

G1

Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

O ASPONE VIRTUAL DE PELOTAS

TEM CARA DE PAU PRA TUDO , EM PELOTAS

Há um tempo, por aqui, era quase impossível se elogiar construtoras, financeiras de programas sociais e outros segmentos envolvidos com o ramo imobiliário.
Uma página virtual,raivosa, agredia e tentava ser o que nunca foi - uma alternativa de meias verdades no setor jornalístico. Era uma mentira atrás da outra.

NADA COMO UM DIA ATRÁS DO OUTRO
Apesar disso, sempre reservamos nosso direto de expressão no combate às estas mazelas virtuais, que tentavam deturpar informações e transformar em delitos, ações perfeitamente legalizadas dentro deste ramo.

Agora, estes mesmos segmentos, posam ''pra foto'', de bons moços, com a evidente cara de pau, numa atitude subserviente de suas vaidades pessoais, como alguém que tenta apagar os males disseminados em suas difamações inverídicas na rede mundial.

Um Aspone* cresce entre nós.

Aspone é uma gíria brasileira composta das letras iniciais da frase ASsessor de POrra NEnhuma. Aspone refere-se àquele tipo de pessoa que faz parte do quadro de funcionários de uma empresa ou repartição pública, mas na verdade não tem função alguma, por ser completamente desnecessário ou não trabalhar - está ali por ter apadrinhamento político ou familiar - significando apenas um ônus a mais na folha de pagamentos.

O Aspone também pode ser o típico funcionário puxa saco do chefe, servindo-lhe como um Staff, que não soma nada. Ele adora entregar os colegas, sendo um verdadeiro "X-9", "dedo-duro", pois acredita que com essa atitude terá mais status com seus superiores

quarta-feira, 27 de março de 2013

PORTO ALEGRE : PROTESTO VAI ACABAR EM PROCESSO

Busatto: '' prefeitura vai processar manifestantes que depredaram Paço Municipal ''

Protesto contra aumento da passagem de ônibus no Paço Municipal deixou pelo menos dois feridos

Com a roupa manchada de vermelho devido à tinta jogada durante o protesto contra o aumento da passagem em Porto Alegre e levemente ferido no incidente, o secretário municipal de Governança Local, Cézar Busatto, afirmou que a prefeitura vai levar o caso de depredação e agressão ao Ministério Público. “Vamos denunciar isso aos órgãos competentes e esperar que eles nos ajudem a fazer justiça e que aqueles responsáveis sejam punidos pelos que fizeram”, afirmou.

Conforme Busatto, a agressão partiu dos manifestantes que tentaram invadir a sede da prefeitura. “A Guarda Municipal estava parada ao meu lado, conversando sobre como nós iríamos resolver isso no diálogo. Eles vieram de uma forma absolutamente fora do controle para a agressão”, relatou. “Eles não têm nenhuma moral para se colocar como vítimas deste processo”, finalizou.

Durante o momento mais tenso do protesto, que se iniciou por volta das 18h, pelo menos três bombas de efeito moral foram jogadas para dispersar os manifestantes. Antes das 19h, parte do grupo tentou forçar a entrada no prédio da prefeitura, quando ocorreu o confronto que envolveu também a Guarda Municipal. 

Dois feridos, um detido e vandalismo

No protesto, pelo menos duas pessoas se feriram – uma manifestante e um guarda municipal, que foi levado ao Hospital de Pronto Socorro. Uma estudante de enfermagem foi detida e encaminhada ao Palácio da Polícia. 

O protesto causou uma série de prejuízos ao patrimônio público. Diversas vidraças do prédio da prefeitura foram quebrados, além de danos na porta da edificação. Pelo menos uma viatura da Guarda Municipal teve a frente destruída. 

*Colaboraram Gisiane Santos / Correio do Povo e Wagner Machado / Rádio Guaíba


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

Pílula anticoncepcional mata 20 mulheres no ano


Quatorze das 20 mortes foram causadas por remédio lançado nas duas últimas décadas
Vinte mulheres morrem por ano causa da pílula anticoncepcional, de acordo com Agência Nacional para a Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde da França, publicado no jornal britânico Daily Mail desta quarta-feira (27).

De acordo com o estudo, o contraceptivo está associado a doenças como a trombose ou coágulos de sangue. Ainda segundo a publicação, 14 das 20 mortes são causadas pela terceira ou quarta geração de pílulas — que foram lançadas nos últimos 20 anos.

Estas duas categoriais de medicamentos estão sendo investigados depois que uma jovem de 25 anos de idade ter entrado com uma ação alegando que o contraceptivo foi a causa de ela ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral).


R7
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

'Maior ataque cibernético da História' atinge internet em todo o mundo


Dave Lee

A internet ficou mais lenta ao redor do mundo nesta quarta-feira devido ao que especialistas em segurança chamaram de maior ciberataque da História.

Uma briga entre um grupo que luta contra o avanço do spam e uma empresa que abriga sites deflagrou ataques cibernéticos que atingiram a estrutura central da rede.

O episódio teve impacto em serviços como o Netflix - e especialistas temem que possa causar problemas em bancos e serviços de email. Cinco polícias nacionais de combate a crimes cibernéticos estão investigando os ataques.

O grupo Spamhaus, que tem bases em Londres e Genebra, é uma organização sem fins lucrativos que tenta ajudar provedores de email a filtrar spams e outros conteúdos indesejados.

Para conseguir seu objetivo, o grupo mantém uma lista de endereços que devem ser bloqueados - uma base de dados de servidores conhecidos por serem usados para fins escusos na internet.

Recentemente, o Spamhaus bloqueou servidores mantidos pelo Cyberbunker, uma empresa holandesa que abriga sites de qualquer natureza, com qualquer conteúdo - à exceção de pornografia ou material relacionado a terrorismo.

Sven Olaf Kamphuis, que diz ser um porta-voz da Cyberbynker, disse em mensagem que o Spamhaus estava abusando de seu poder, e não deveria ser autorizado a decidir "o que acontece e o que nao acontece na internet".

O Spamhaus acusa a Cyberbunker de estar por trás dos ataques, em cooperação com "gangues criminosas" do Leste da Europa e da Rússia.

A Cyberbunker não respondeu à BBC quando contactada de forma direta.
'Trabalho imenso'

Steve Linford, executivo-chefe do Spamhaus, disse à BBC que a escala do ataque não tem precedentes.

"Estamos sofrendo este ciberataque por ao menos uma semana". "Mas estamos funcionando, não conseguiram nos derrubar. Nosso engenheiros estão fazendo um trabalho imenso em manter-nos de pe. Este tipo de ataque derruba praticamente qualquer coisa".

Linford disse à BBC que o ataque estava sendo investigado por cinco polícias cibernéticas no mundo, mas afirmou que não poderia dar mais detalhes, já que as polícias envolvidas temem se alvos de ataques também.

Os autores da ofensiva usaram uma tática conhecida como Negação Distribuída de Serviço (DDoS, na sigla em inglês), que inunda o alvo com enormes quantidades de tráfego, em uma tentativa de deixá-lo inacessível.

Os servidores do Spamhaus foram escolhidos como alvo.
Linford disse ainda que o poder do ataque é grande o suficiente para derrubar uma estrutura de internet governamental.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."