Pesquisar aqui

sábado, 26 de julho de 2014

RÁDIO UNIVERSIDADE 1160 AM COMEMORA 47 ANOS

RU celebra aniversário com café da manhã
Nova logomarca
Para celebrar 47 anos de existência, a Rádio Universidade Católica de Pelotas (RU/UCPel) reuniu empresas parceiras, entidades, colaboradores e amigos em um café da manhã nesta sexta-feira (25). A data marca a fundação da emissora pelo bispo Dom Antônio Zattera, que a criou para ser um instrumento de evangelização.

Os convidados foram recebidos no hall do Auditório que leva o nome do bispo. Na ocasião, foram apresentados a nova logomarca da RU, desenvolvida pela agência Incomum, o reposicionamento do site da rádio e a nova fan page no Facebook. Um vídeo de apresentação do novo momento da emissora também foi exibido no evento.

Clarice Becker
A gerente executiva da RU, Clarice Becker, mencionou a reavaliação da Rádio com a sintonia do momento de transformação da Universidade.

O trabalho de interlocução junto à sociedade foi destacado pela pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti. "É uma rádio que serve à comunidade, com profissionais qualificados e a participação do curso de Comunicação. A RU presta um serviço de evangelização e informação aos lares de Pelotas e região", salientou. Segundo ela, a participação ativa dos alunos caracteriza a RU como um dos mais importantes laboratórios da Universidade.

Presente na comemoração, o prefeito Eduardo Leite falou sobre a capacidade de se reinventar, que é celebrada a cada aniversário e é o que a RU comemora após um ano de novas propostas. "A Rádio se propõe a se realinhar, profissionalizando sua gestão. Ainda vamos ter muito a dizer 'eu ouvi na RU'', disse, fazendo alusão ao mote da Rádio.

Novidade
O site reformulado entrará no ar no dia 1º de agosto e poderá ser acessado pelo endereço www.radiouniversidadeam.com.br. O portal trará informações a respeito dos próprios programas e adiantará ao ouvinte as atrações previstas na programação.

CONFIRA OUTRAS IMAGENS>>>

PREFEITURA DE PELOTAS ESTÁ DE LUTO : MORRE A JORNALISTA BERENICE XAVIER GARCIA COSTA

Prefeitura lamenta morte da jornalista


A prefeitura de Pelotas lamenta o falecimento da jornalista Berenice Xavier Garcia Costa, servidora pública concursada, que trabalhava na Assessoria de Comunicação (Ascom) há quatro anos. Berê, como era conhecida na redação, onde trabalhava como editora, morreu de infarto fulminante na manhã desta sexta-feira (25/07/2014). 

O corpo está sendo velado no Memorial Pelotas – Cemitério Parque, localizado na avenida Eliseu Maciel, 3.003, Jardim América, no Capão do Leão (próximo ao Campus da UFPel) e será enterrado às 17h30.

Aos 43 anos, Berê deixa o marido, Alexandre, e a filha Isadora, de 13 anos.

UM BILHETE RESGATA ''CANTADA'' DA PRIMEIRA GUERRA

Bilhete é achado em uniforme escocês

Mensagem foi escondida em kilt por costureira em busca de marido: 'Espero que ele lhe sirva. Se for solteiro, mande um alô'



Um poema secreto escrito por uma mulher britânica foi encontrado costurado a um kilt usado na Primeira Guerra Mundial. Os kilts são as famosas e tradicionais "saias" usadas por escoceses.

Confeccionada há quase 100 anos, a peça havia sido herdada pela acadêmica Helen Paul, uma historiadora da Universidade de Southampton, depois de passar por várias gerações de sua família.

O kilt está em ótimas condições, por isso o poema só foi achado agora, quando uma de suas pregas se soltou.

"Achei incrível, ainda mais porque parece ter sido escrito por uma costureira comum que teve a ousadia de colocar o poema numa peça de roupa em busca de um marido", disse Helen.

Único

A mensagem diz o seguinte: "Espero que o kilt lhe sirva e você fique bem nele. Se for casado, ignore. Se for solteiro, mande um alô. Desejo a você muita sorte e um retorno rápido a Blighty."

Maria Hayward, uma especialista em tecidos da mesma universidade, disse ao examinar o kilt que nunca tinha visto algo parecido. "É raro ver uma peça com uma ligação tão forte com a Primeira Guerra Mundial tão bem preservada", afirma.

Centenas de kilts foram feitos para as tropas escocesas durante a guerra, fazendo com que os soldados do país fossem chamados pelos alemães de "senhoritas infernais".

A etiqueta na peça de Helen mostra que ele foi feito para um soldado do regimento londrino do Exército da Escócia.

Agora, a historiadora quer descobrir mais detalhes sobre a autora do poema, embora a fábrica onde a peça foi feita não exista mais e a casa onde a costureira morava já tenha sido demolida."Adoraria sabem quem ela era, se ainda tem parentes vivos e se obteve alguma resposta", disse Helen.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

NOVO CINTO DE SEGURANÇA ACORDA O MOTORISTA AO VOLANTE

Cientistas desenvolvem cinto de segurança que acorda motorista caso ele cochile ao volante

Um cinto de segurança que acorda o passageiro quando ele pega no sono ao volante está sendo desenvolvido por cientistas.

O dispositivo mede a frequência cardíaca do motorista e sua respiração, através de um sistema de sensores de malha na tampa do cinto de segurança e no assento. Se as taxas caírem muito, um alarme de aviso é acionado.

José Solaz, do Instituto de Biomecânica de Valência, Espanha, onde o dispositivo HARKEN está sendo desenvolvido, disse: “A variação na frequência cardíaca e respiratória são bons indicadores do estado do condutor quando eles estão relacionados à fadiga. HARKEN pode monitorar essas variáveis e, portanto, alertar o motorista antes de os sintomas aparecerem.”


Cinto de segurança está sendo desenvolvido com base na respiração e batimentos cardíacos do motorista. Ele promete alertar caso usuário cochile ao volante.

Os designers dizem que o sistema é inovador porque ele pode cancelar o movimento do carro. Os materiais usados são constituídos por uma combinação de fios e fibras com propriedades eléctricas, que são misturados com o material padrão do assento e do cinto. A equipe diz que o dispositivo de teste será “invisível para o usuário”.

De acordo com a Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes, acidentes envolvendo fadiga do condutor têm cerca de 50 por cento mais probabilidade de resultar em morte ou ferimentos graves, já que tendem a ser os impactos de alta velocidade, porque um motorista que dormiu não pode frear ou desviar para evitar ou reduzir o impacto.

RADIAÇÃO DE FUKUSHIMA PODE TER ALTERADO SANGUE DE MACACOS JAPONESES

Estudo detecta alterações no sangue de macacos da região de Fukushima
Hipótese é que radiação tenha contribuído para mudanças no sangue.
Macacos da região apresentam menos glóbulos brancos e vermelhos

Exames de sangue feitos em macacos que moram na região de Fukushima, após a catástrofe nuclear, puseram em evidência uma presença menor de glóbulos brancos e vermelhos, o que poderia causar maior vulnerabilidade nesses primatas, revelou um estudo publicado esta quinta-feira (24) na revista "Scientific Reports", do grupo "Nature"


Entre abril de 2012 e março de 2013, a equipe de Shin-ichi Hayama (Universidade Japonesa de Ciências da Vida e Veterinárias) analisou o sangue de 61 macacos que vivem em um raio de 70 km da usina de Fukushima Daiichi, danificada pelo tsunami de 11 de março de 2011.

Para dispor de um ponto de comparação, os cientistas também analisaram o sangue de 31 macacos da península de Shimokita, situada a 400 km da usina nuclear.

"Comparados com os macacos de Shimokita, os símios de Fukushima tinham quantidades significativamente menores de glóbulos brancos e vermelhos, de hemoglobina e hematócritos", afirmaram os pesquisadores.

"Os resultados sugerem que a exposição a substâncias radioativas contribuiu para causar modificações hematológicas nos macacos de Fukushima", acrescentaram.

Ao mesmo tempo em que excluem doença infecciosa ou desnutrição como outra causa possível das alterações, advertiram que serão necessários novos estudos para confirmar suas conclusões.

Com conteúdo do G1

''CINQUENTA TONS DE CINZA'' TEM O PRIMEIRO TRAILER LANÇADO

Vídeo foi liberado nesta quinta-feira na página oficial do filme no Facebook

Se até o momento o material de divulgação do filme Cinquenta Tons de Cinza pareceu comportado, o primeiro trailer da trama, divulgado nesta quinta-feira no Facebook, mostra as reais intenções da produção, e do misterioso personagem Christian Grey (Jamie Dornan).


No clipe de pouco mais de dois minutos, a atriz Dakota Johnson, que interpreta a virginal Anastasia Steele, parece à vontade na pele da protagonista de autoestima duvidosa. Dornan, por sua vez, não economiza nas cenas sem camisa, para a alegria das fãs da trilogia erótica escrita por EL James.

Dirigido por Sam Taylor-Johnson, o longa está previsto para estrear nos Estados Unidos e no Brasil em fevereiro.

Confira o primeiro trailer de ‘Cinquenta Tons de Cinza’

quinta-feira, 24 de julho de 2014

DIZER ''NÃO'' AO SEXO PODE SER SINTOMA DE ALGO ERRADO NA SAÚDE DAS MULHERES

''O casamento não acaba com a libido.
Ninguém escolhe ter um problema sexual", diz sexóloga
      Negativas constantes para o sexo podem indicar que é a hora de procurar ajuda
Parceiros que enfrentam seca sexual no casamento devem estar atentos à saúde das mulheres

Fatores como depressão, problemas na tireoide, uso de medicamentos e diminuição da produção hormonal são algumas das causas para a diminuição do desejo sexual feminino, mas nem sempre. A verdade é que a educação sexual e comportamental recebida, o estresse do dia a dia, a preocupação com a casa, o trabalho e os filhos são os grandes vilões da sexualidade feminina.

O tema voltou à tona quando um marido frustrado com as constantes negativas da mulher em fazer sexo elaborou uma tabela na qual listou todas as desculpas utilizadas por ela. O levantamento gerou repercussão não apenas pelo teor das justificativas – "Estou muito cansada", "Preciso de um banho" ou "Amanhã levanto muito cedo" –, mas pelo número de vezes em que o casal consumou o ato: 3!

LEIA MAIS 

CONSTRUÇÃO DE SUPER TELESCÓPIO TERÁ PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

Fapesp vai ajudar em construção de telescópio de US$ 700 milhões

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) se juntou ao projeto Internacional Giant Magellan Telescope (GMT), de construção de um telescópio gigante no Observatório Las Campanas, no Deserto do Atacama, no Chile. O projeto tem um valor estimado de 700 milhões de dólares, cerca de R$ 1,4 bilhões.


Para participar do desenvolvimento do telescópio e posteriormente de sua utilização, a Fundação irá desembolsar 40 milhões de dólares. Segundo o cientista Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor da Fapesp, "a diretoria executiva da Fundação já aprovou o repasse dos 40 milhões de dólares para se tornar sócia do projeto. Mas discussões entre a Fapesp e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (Clelio Campolina Diniz) estão avançadas para dividir este custo e permitir aos astrônomos de todos os Estados do Brasil terem acesso ao telescópio", afirmou.

De acordo com informações do site do projeto GMT, o telescópio permitirá fazer imagens do espectro do universo dez vezes mais definidas que as hoje capturadas pelo telescópio espacial Hubble. O projeto permitirá aos observadores estudar mais a fundo a formação das estrelas e galáxias momentos após o Big Bang, medir a massa dos buracos negros e identificar e caracterizar planetas que giram ao redor de outras estrelas.

A expectativa é que o telescópio comece a operar no ano de 2021. Mais de 100 cientistas dos países parceiros - Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul - estão envolvidos no projeto.

BRASIL SOBE NO IDH MAS NÃO SUPERA ALGUNS PAÍSES VIZINHOS

Brasil sobe uma posição em ranking de IDH e ocupa 79º lugar
Apesar da melhora, país fica atrás de Argentina, Chile, Cuba e Uruguai

O Brasil subiu no ranking mundial de desenvolvimento humano em 2013. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país ficou em 79º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no ano passado, uma posição acima da registrada em 2012. Apesar da melhora, o Brasil continua abaixo de outros países latino-americanos como Chile, Argentina, Cuba e Uruguai.

Com IDH 0,744, o país registrou a mesma nota da Geórgia (república da região do Cáucaso) e de Granada (país do Caribe). Pela metodologia das Nações Unidas, o Brasil é considerado um país de alto desenvolvimento humano por ter registrado nota acima de 0,7. O IDH varia de 0 a 1, grau máximo de desenvolvimento. Em 2013, o indicador abrangeu 187 países.

A Noruega foi o país com maior IDH no ano passado, com índice de 0,944, seguida de Austrália (0,933), Suíça (0,917) e Holanda (0,915). Em relação aos países latino-americanos, os mais bem classificados foram Chile (41º lugar, com nota 0,822), Cuba (44º, com nota 0,815) e Argentina (49º, com nota 0,808), considerados com grau muito alto de desenvolvimento humano por terem obtido nota acima de 0,8.

Na América Latina e no Caribe, Uruguai (50º no ranking, com nota 0,790), Barbados (59º, nota 0,776), Antígua e Barbuda (61º, nota 0,774), Trinidad e Tobago (64º, nota 0,766), Panamá (65º, nota 0,765), Venezuela (67º, nota 0,764), Costa Rica (68º, nota 0,763), México (71º, nota 0,756) e São Cristóvão e Nevis (73º, nota 0,750) também registraram IDH mais alto que o Brasil.


Entre o Brics, grupo que reúne as cinco principais economias emergentes do mundo, o Brasil registrou o segundo melhor IDH, atrás da Rússia (57º lugar, nota 0,778). Com nota 0,719, a China ficou na 91ª posição. A África do Sul ficou em 118º no ranking (nota 0,658); e a Índia, em 135º (nota 0,586).

Apesar da melhoria de 2012 para 2013, o Brasil acumula queda de quatro posições em relação a 2008, quando estava em 75º na lista geral. De acordo com o Pnud, o IDH brasileiro melhorou em todos esses anos. No entanto, quatro países – Irã, Azerbaijão, Sri Lanka e Turquia – tiveram crescimento maior que o Brasil no período, resultando na perda de posições.

Criado em 1980, o IDH mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes: expectativa de vida, educação e renda. Em 2013, o Brasil registrou 73,9 anos de expectativa de vida, 7,2 anos de média de estudo, 15,2 anos de expectativa de estudo para as crianças que atualmente entram na escola e renda nacional bruta per capita de US$ 14.275 ajustada pelo poder de compra.

O IDH do Brasil em 2013 subiu 36,4% em relação a 1980. Naquele ano, a expectativa de vida correspondia a 62,7 anos, a média de estudo era de 2,6 anos, a expectativa de estudo somava 9,9 anos, e a renda per capita totalizava US$ 9.154. “O Brasil é um dos países que mais evoluíram no desenvolvimento humano nos últimos 30 anos”, disse o representante residente do Pnud no Brasil, Jorge Chediek. Ele destacou que as mudanças são estruturais e têm ocorrido em todos os governos.

Por causa de mudanças na metodologia, a série histórica do IDH foi revista. Pelo critério anterior, o Brasil tinha ficado em 85º em 2012. Com a mudança de cálculo, o país subiu para a 80ª colocação no ano retrasado.

CAXIAS-PRETAS DO AVIÃO DA MALAYSIA AIRLINES CHEGAM AO REINO UNIDO

A autoridade responsável indicou que as caixas chegaram a sua sede na cidade inglesa de Farnborough, no sul da Inglaterra, para serem avaliadas a pedido das autoridades holandesas

As caixas-pretas do avião de Malaysia Airlines, que supostamente foi abatido e caiu no leste da Ucrânia no último dia 17, chegaram nesta quarta-feira (23) ao Reino Unido para serem analisadas pela equipe técnica, informou a Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB, na sigla inglês).

A AAIB indicou que as caixas chegaram a sua sede na cidade inglesa de Farnborough, no sul da Inglaterra, para serem avaliadas a pedido das autoridades holandesas.

Os especialistas britânicos analisarão os dados contidos nas caixas do voo MH17, que teria sido derrubado por um míssil disparado pelos rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia.

Concretamente, os especialistas deverão analisar as conversas dos pilotos e os dados do avião no momento do acidente.

O Ministério britânico de Transporte indicou que a AAIB acredita poder recuperar toda a informação das caixas-pretas em menos de 24 horas, embora não haja um prazo para sua divulgação, tendo em vista que os dados conclusivos serão entregues às autoridades da Holanda.

O primeiro avião que levará os corpos das 298 vítimas da tragédia chegará nesta quarta à cidade holandesa de Eindhoven.

A Holanda, com 193 vítimas, e a Austrália, com 27, são os dois países mais afetados pela tragédia do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia a rota Amsterdã-Kuala Lumpur, na Malásia, e caiu próximo à fronteira da Ucrânia com a Rússia.

DEPUTADO CONSEGUE O ''MILAGRE DOS MILHÕES''

Patrimônio de deputado aumenta 584% em 4 anos!

O notório Leonardo Quintão (PMDB-MG) viu seu patrimônio crescer quase sete vezes nos últimos quatro anos. Em 2010, declarou à Justiça Eleitoral bens que somavam 2,6 milhões de reais. Candidato à reeleição, agora Quintão informou ao TSE possuir 17,8 milhões de reais.

Segundo o deputado, parte dos muitos milhões a mais foi herdada de sua mãe, que morreu em 2013. Mas recusa-se a informar quanto.

Quintão mantém em dinheiro vivo o valor equivalente a tudo o que tinha quatro anos atrás, ou seja, 2,6 milhões de reais.

A propósito, o que faz uma pessoa ter tantos milhões de reais em espécie, seja dentro do colchão ou na conta-corrente?

Por Lauro Jardim - Veja.com.br

quarta-feira, 23 de julho de 2014

COTA DE FRONTEIRA DOS IMPORTADOS MANTÉM-SE EM U$ 300,00

Receita recua de cota menor de isenção de imposto em compras no exterior

A Receita Federal recuou temporariamente da decisão de reduzir a cota de isenção de imposto de mercadorias que cruzam a fronteira terrestre para o Brasil.

Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a redução da cota será revogada por um ano.

"Vamos prorrogar a vigência do que hoje existe em termos de cota", afirmou Barreto.

A ideia é que o valor isento de imposto só caia quando começarem a funcionar as lojas francas –free shops a serem instalados do lado brasileiro de cidades gêmeas (que são cortadas pela fronteira).

Portaria publicada nesta segunda-feira (21) no "Diário Oficial da União" reduzia de US$ 300 para US$ 150 o valor de compras feitas no exterior que ficavam isentas de imposto, quando ingressam via terrestre, por rios ou lagos, ao Brasil.

A medida visa compensar a renúncia fiscal das chamadas lojas francas, cuja criação foi aprovada pelo Congresso e autorizada pela portaria publicada na segunda-feira.

Nessas lojas, a cota de isenção será de US$ 300 dólares, além do limite de US$ 150. Nesses casos, o limite de compras sem cobrança de imposto será de US$ 450.

Segundo Barreto, as lojas levarão no mínimo seis meses para serem instaladas, pois dependem ainda de aprovação de leis municipais e de regulamentação da medida pela Receita.

"Precisa de autorização de cada município, onde vai funcionar, de sistema, de preparação dos investidores, não menos de seis meses [vai levar até funcionarem as lojas]".

Segundo Barreto, ainda está sendo discutido se cidades gêmeas que não quiserem instalar lojas francas terão a cota de isenção diminuída também.

"Temos pelo menos seis meses pra conversar sobre isso. Está sendo discutido ainda", afirmou.

A Receita informou ainda que quem fez o pagamento do imposto de importação nesta segunda ou terça-feira, em decorrência da redução da cota de isenção, poderá ter o valor restituído.

''BATMAN DAY'' - 23 DE JULHO

Homem-morcego completa 75 anos e ganha "Batman Day"

Empresa que criou o personagem, DC Entertainment, definiu 23 de julho como "Batman Day"


Ele nasceu em uma história em quadrinhos, voou para as séries de televisão e se transformou em filme. O homem-morcego completa nesta quarta-feira 75 anos, e a empresa que o criou, a DC Entertainment, definiu 23 de julho como "Batman Day".

Antagonistas lendários como o Coringa, Duas-Caras, Mulher-Gato e Charada. Amantes como Vicki Vale, Linda Page e Julie Madison. Um mordomo fiel, Alfred, um carro muito polivalente, o batmóvel, e um companheiro de luta contra o crime no qual alguns enxergam tinturas homoeróticas, Robin.

Batman, em 75 anos, teve tempo para tudo e mudou conforme o mundo mudava, mesmo nunca tendo saído de sua cidade, Gotham, uma versão tenebrosa de Nova York.

O homem-morcego, Bruce Wayne quando não está "em serviço", nasceu da mente de Bob Kane e Bill Finger como resposta ao sucesso do Superman, mas com uma peculiaridade em relação a ele: não havia nenhum superpoder, mas um desdobramento de engenharia e uma disciplina ferrenha.

Além disso, seu percurso psicanalítico e suas dúvidas morais ao lutar contra a corrupção eram mais problemáticas que as crises ocasionadas pela kriptonita e a relação paterno-filial extraplanetária de Clark Kent.

Batman assistiu ao assassinato de seus pais e vive em uma caverna. Foi gestado no ano em que começou a Segunda Guerra Mundial, em 1939, na edição número 27 da história em quadrinhos "Detetive Comics" com a trama de "The Case of the Chemical Syndicate" e durante anos esteve atravessado pela escuridão de uma humanidade com tendência à autodestruição.

Mas agora é o momento de comemorar que, três quartos de século depois, a franquia continua em plena forma comercial: a DC Comics lançou uma oferta especial, a edição digital de 750 histórias em quadrinhos por US$ 0,99 o exemplar, disponíveis durante uma semana e a edição física de dez de seus melhores títulos por US$ 2,99 cada.

A feira da história em quadrinhos Comic-Con em San Diego organizou várias atividades para celebrar o "Batman Day" e a indústria do cinema ainda sorri ao lembrar dos quase US$ 2,4 bilhões que a trilogia de Christopher Nolan sobre o super-herói arrecadou, com a qual, também ganhou o prestígio da crítica e descreveu de maneira quase mitológica o caos interno do homem-morcego.

Era a enésima reinterpretação de um herói que nas páginas da história em quadrinhos começou obscuro, mas nos anos 60 se adaptou à psicodelia que reinava.

Batman chegou a ser assassinado por seus criadores por causa das baixas vendas, mas decidiram dar a ele uma última chance e um toque mais "kitsch": como protagonista de uma bem-sucedida série de televisão, com um uniforme composto por um maiô, uma companheira, a Batgirl, e com sua logo em um fundo amarelo. E seu colega de aventuras, Robin, viveu seu momento de auge.

Mas chegaram os anos 80, acabou o mundo ideal e o grande desenhista de história em quadrinhos Frank Miller o devolveu a suas origens, e o vislumbrou como protagonista da idade adulta: 55 anos.


De novo, Batman era "O Cavaleiro das Trevas", um vigilante obscuro, traumatizado e pouco falante, e de novo um meio audiovisual ajudou a promover as vendas, desta vez o cinema.

Com a estética de horror gótico de Tim Burton, um genial Coringa interpretado por Jack Nicholson, música de Prince e com um taciturno Michael Keaton como o herói, o mundo da fantasia melancólica burtoniana e o universo do homem-morcego se encaixaram à perfeição e como resultado foi rodada uma sequência, "Batman - O Retorno" com Michelle Pfeiffer como a inesquecível Mulher-Gato.

Após versões nos anos 90, dirigidas por Joel Schumacher e a ressurreição de Christopher Nolan, as vendas das novas edições de história em quadrinhos foram oscilando, mas o hábito de colecioná-las aumentou com o passar dos anos.

Agora, que ainda falta para o Batman fazer? A corrupção, como é bem sabido, nunca acaba, e as sessões de psicanálises também não. Enquanto a DC continuar a publicar regularmente novas edições da saga, o cinema se prepara para adaptar finalmente o que é uma realidade nos quadrinhos há décadas: o confronto tête-à-tête entre Superman e Batman.

"Batman v Superman: Dawn of Justice", dirigido pelo sempre excessivo Zack Snyder, apresentará o novo homem-morcego, Ben Affleck, que terá a difícil tarefa de pegar o bastão de Christian Bale e dividir a tela com um Superman muito mais musculoso, Henry Cavill, mas que também se tornou agora mais reflexivo. Quem vencerá? 

MORRE ARIANO SUASSUNA

Morre o escritor Ariano Suassuna, aos 87 anos
Com mais de 15 peças teatrais e seis romances ficcionais, autor era considerado um dos mais importantes do país

O escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos, morreu nesta quarta-feira (23), às 17h45, na cidade de Recife, Pernambuco.

O velório será aberto ao público a partir das 23h desta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, na área Central do Recife. Já o enterro será no Cemitério Morada da Paz, às 16h, desta quinta-feira (24).

PREVISÃO URGÊNCIA NA ECONOMIA BRASILEIRA PÓS ELEIÇÕES

Rosenberg Associados: após eleição, há risco de agências baixarem nota do Brasil
Análise alerta para números da economia e que medidas precisam ser tomadas com urgência


A Rosenberg Associados, premiada em maio no Ranking Broadcast Projeções 2013, pelo jornal Estado de S. Paulo, como empresa  que conseguiu fazer as previsões mais acertadas sobre a economia, divulgou nova análise da conjuntura econômica do Brasil, na qual chega às seguintes conclusões:


- A inflação continua apontando para 6,3%, com todos as políticas destoantes.

- As exportações caem e as importações também. Ninguém quer investir e produzir.

- A soma das exportações e importações em relação ao PIB cai. Este é um grande sinal que o ritmo de atividade continuará caindo.

- O nível de confiança dos investidores no governo já caiu há muito tempo (4 anos). Numa profecia auto-realizável, tende a cair ainda mais, com o crescimento baixo.

- Os empresários realmente estão esperando novos sinais para voltar investir.

- Se nada for feito depois das eleições, existe um grande risco de que as agências de ratings vão diminuir a nota do Brasil, em um ou dois pontos. 

A análise é assinada pelo economista José Augusto Arantes Savasini, sócio-diretor da Rosenberg & Associados, e destaca que a desaceleração da atividade já se reflete na arrecadação e que as despesas seguem crescendo acima das receitas

Sobre a política fiscal, o levantamento destaca que nenhum corte de despesa é consistente - vai tudo para restos apagar -, questiona como um orçamento pode ter 81% das receitas já alocadas e conclui afirmando  que "continuamos com a despesa crescendo mais que a receita, o que deve perdurar por todo este ano, pois o crescimento do PIB ficará próximo de 1%."
A análise também traz gráficos mostrando que o real se deprecia menos que os emergentes mas o montante outstanding é recorde.

MISSÃO APOLLO 11 : LUA - 45 ANOS DEPOIS


Nesta semana, o mundo comemora o aniversário de 45 anos do dia em que o homem colocou os pés na Lua pela primeira vez. E apesar de tanto tempo ter passado, ainda há quem acredite que tudo não passou de uma armação dos americanos. Um dos argumentos mais utilizados para alimentar a teoria da conspiração é o da bandeira dos EUA, que aparece em movimento nos vídeos da Nasa (a agência espacial americana). Como isso é possível se na Lua não venta?

O questionamento sobre a ondulação da bandeira aparece em todos os textos e documentários criados para espalhar a tese de fraude, que nasceu nas palavras de Bill Kaysing, autor do livro "Never Went to the Moon"("Nunca fomos à Lua"), de 1974. Kaysing morreu há alguns anos, mas suas ideias nunca deixaram de circular, ainda mais com o advento da internet.

A questão é que os vídeos originais da Nasa são bem tediosos e ninguém tem muita paciência para assisti-los inteiros. E se a bandeira aparece tremulando no momento em que é fincada na Lua, ou quando o astronauta a arruma, as mesmas imagens a mostram paradinha momentos depois, como deve ser em um ambiente de vácuo como é o espaço.

"Se você olhar com cuidado os filmes da época, ou as fotos, verá que a bandeira está parada, e só se mexe quando algum astronauta a toca. Quando ele faz isso, ela se move como um tecido se moveria, ou seja, vai fazer uma onda. Não por causa de vento, mas sim pelo movimento provocado pelo astronauta diretamente na bandeira e pela flexibilidade do tecido", explica Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Brasileiro de Luz Síncrotron e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo).

Na verdade, a bandeira se move daquele jeito ao ser manipulada justamente porque não está sujeita à resistência do ar. Vale lembrar que o mastro é de alumínio flexível, por isso o movimento continua mesmo depois que o astronauta tira a mão. "A inércia faz com que ela continue a se mover", esclarece o especialista Roger Launius, do Museu Espacial Smithsonian, em Washington, em reportagem da National Geographic sobre o tema.

REDE MUNDIAL DE FAST FOOD TEM QUEDA DE FATURAMENTO

Lucro do McDonald's cai para US$ 1,39 bi no 2º tri/2014

O McDonald's reportou lucro de US$ 1,39 bilhão no segundo trimestre de 2014, queda de 1% ante o US$ 1,40 bilhão obtido em igual período do ano passado. Por ação, a empresa anunciou lucro de US$ 1,40, ante US$ 1,38 há um ano. O lucro por papel cresceu por causa da redução do número de ações em circulação. A receita aumentou 1% entre abril e junho, para US$ 7,18 bilhões.

Analistas ouvidos pela Thomson Reuters esperavam lucro por ação de US$ 1,44 e receita de US$ 7,29 bilhões. Nos Estados Unidos, as vendas em mesmas lojas caíram 1,5%. Na Europa, o recuo foi de 1%. Na região da Ásia Pacífico, Oriente Médio e África, as vendas em mesmas lojas cresceram 1,1%, mas abaixo do previsto (+1,5%), puxadas pelo desempenho na China. 

PEUGEOT TEVE QUEDAS NAS VENDAS NO BRASIL E NA ARGENTINA


Vendas da Peugeot caem 25% na Argentina e 10% no Brasil

A situação econômica na Argentina e as dificuldades no comércio entre o Brasil e o vizinho influenciaram negativamente nos resultados da PSA Peugeot Citroën. Somente na Argentina, as quedas nas vendas foram de 25% no primeiro semestre, de acordo com o diretor financeiro da companhia, Jean Marc Lucenet. No Brasil, a queda no período ficou em 10% na comparação com 2013. Segundo ele, "com sorte" o grupo alcançará o mesmo patamar de vendas de 2012. 

"Tivemos um ano de 2013 excelente para as exportações, que não vamos conseguir repetir pela situação econômica da Argentina e pela dificuldades comerciais do país com o Brasil", afirmou o executivo, durante palestra no seminário Mercosul: Cenário Atual e Futuro do Bloco, promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). 

Segundo ele, o volume de vendas para os países do bloco latino-americano superaram os US$ 125 milhões no último ano, razão pela qual a companhia foi premiada como a principal exportadora do Rio de Janeiro para os países membros do Mercosul. Naquele ano, após os lançamentos de novos modelos, as vendas da companhia para a Argentina representaram 40% do total produzido.

Apesar do recorde obtido em 2013, o cenário atual é de preocupação. "Há uma queda acentuada no mercado argentino. Já caiu 25% para a Argentina, e as perspectivas não são boas. Há dificuldade em prever o que vai acontecer", completou o diretor financeiro do grupo, Rodrigo Junqueira. "Com sorte, vamos repetir os resultados de 2012. Nossa preocupação com a saúde do Mercosul é grande. Ele é muito importante para nós", afirmou.

De acordo com o executivo, no País, as vendas caíram 10% no primeiro semestre, mas há esperança de uma melhora na segunda metade do ano com a prorrogação do IPI reduzido. "Temos um grau maior de dificuldade de previsão, é um ano atípico", afirmou Lucenet, em referência à realização da Copa do Mundo e das eleições no Brasil. 

Na avaliação de Rodrigo Junqueira, o calendário eleitoral dificulta prever resultados. "É difícil ter bola de cristal. Este ano, pela primeira vez o cenário é diferente. Nas últimas eleições, havia preocupação com a piora para a economia. Dessa vez, a expectativa é de melhoria depois das eleições, independente do resultado."

Os executivos, entretanto, demonstraram dúvidas quanto ao avanço das relações comerciais entre os países do Mercosul. "Buscamos intercâmbio nas vendas de carros e motores com a Argentina, e isso depende do pleno funcionamento do Mercosul. Na Europa, a evolução das regras (de integração) é mais clara. Aqui, falta uma visão de longo prazo sobre aonde querem chegar em dez anos", criticou Lucenet.

terça-feira, 22 de julho de 2014

MORRE A ATRIZ DE ''O PATRIOTA''


A atriz Skye McCole Bartusiak,  morreu na noite de sábado (19) em sua casa no Texas aos 21 anos. A revista “Variety” informou que a causa da morte ainda é desconhecida.

“Perdemos nossa menina”, declarou a mãe da atriz, Helen McCole Bartusiak à televisão. “Era uma menina muito doce e realmente formosa”. Segundo a mãe da atriz, Skye tinha sofrido ataques epilépticos em anos recentes, mas se preparava para produzir e dirigir seu primeiro filme.

Skye começou cedo no cinema e em 2000, com oito anos,  fez o papel de filha de Mel Gibson em O Patriota. Também participou nas séries americanas 24 Horas, Lost e CSI.

Ainda que não se especule suicídio, o famoso site  TMZ  informou que ela andava depressiva em razão de não conseguir bons papéis em Hollywood.

É muito triste mesmo, até porque Skye era muito jovem, mas infelizmente a depressão faz parte da vida de muitos atores que começam cedo e acabam não mantendo o mesmo sucesso quando se tornam adultos.

Beijocas

Texto de Graça Vignolo de Siqueira

''FÓRMULA 1'' DE 2015 TERÁ O MÉXICO NAS PISTAS

México volta ao circuito da Fórmula 1 em 2015, diz jornal
Último GP disputado no país ocorreu em 1992


A cidade do México, que não recebe uma corrida de Fórmula 1 desde 1992, fechou um acordo para sediar um Grande Prêmio no Mundial de 2015, de acordo com o jornal mexicano Reforma.

Segundo o jornal, o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, "assinou na semana passada um contrato para que a
categoria máxima do automobilismo venha ao México nas próximas cinco temporadas, com opção de prolongar o vínculo por outras cinco".

O jornal Reforma, que cita "fontes próximas à organização da corrida", garante que o anúncio oficial da volta da F1 ao México será feito ainda nesta semana.

O palco da corrida na capital mexicana seria o autódromo Hermanos Rodríguez, inaugurado em 1959, que deve ser completamente remodelado, informou o Reforma, um dos jornais mais importantes do México.

MORRE EM SÃO PAULO HUGO ETCHENIQUE FUNDADOR DA BRASTEMP

Morreu em São Paulo às 22h22min desta segunda-feira (21) o empresário Hugo Miguel Etchenique, fundador da Brastemp, uma das mais importantes indústrias do País.O empresário tinha 83 anos e sofria de complicações pulmonares há cerca de três anos. No domingo, foi internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mas a infecção agravou-se e ele não resistiu.

Hugo Miguel Etchenique
O velório aconteceu nesta terça-feira, das 10h às 14h, no Einstein (Avenida Albert Einstein, 672, no Morumbi) e em seguida ele foi sepultado no cemitério São Paulo, na Avenida Cardeal Arcoverde, em Pinheiros. Etchenique deixa cinco filhos, 14 netos e um bisneto. 

Apesar de ter deixado o comando do grupo Brasmotor (controlador da Multibrás, dona das marcas Brastemp e Consul) no ano 2000, após 30 anos, Etchenique ainda era chamado para opinar sobre os negócios da empresa, que teve o controle acionário vendido em 1997 para a americana Whirlpool.

O bordão "Não é assim uma Brastemp", um dos mais famosos da publicidade brasileira, foi criado na sua gestão. "Ele era uma Brastemp", comenta o seu filho Rodrigo, que participava com ele da direção da empresa.

"Ele estava um pouco decepcionado com a economia brasileira e com os rumos do País", conta Rodrigo. Um dos motivos era a desaceleração da indústria e a preocupação dos empresários do setor com o baixo crescimento da economia. Em maio, a fábrica das marcas Brastemp e Consul anunciou férias coletivas para cinco mil funcionários. Com a vista prejudicada, precisava da ajuda de parentes próximos para ler o noticiário. "Ele gostava muito do Estadão".

Era torcedor do Santos, e a última partida que viu foi a vitória do seu time contra o Palmeiras por dois a zero. Antes, sofreu com as derrotas da seleção brasileira na Copa 2014. 

A Brastemp, fabricante de eletrodomésticos da linha branca, foi criada em 1954 pelo Grupo Brasmotor, com fábrica em Rio Claro. Em 1994, a Brastemp e a Consul se fundiram para formar a Multibrás, que depois faria parceria com o grupo americano Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

EFEITO-COPA FAZ CONSUMO DE ENERGIA DIMINUIR

Consumo de energia no mercado livre cai 3,33% com Copa

A realização da Copa do Mundo no Brasil contribuiu para a queda de 3,33% no consumo de energia em junho, na comparação com o mês anterior. Em relação a junho do ano passado, a retração foi ainda maior, de 4,51%, de acordo com o Índice Setorial Comerc. O indicador, elaborado pela gestora independente de energia Comerc, considera dados de consumo de 540 unidades sob administração da empresa no mercado livre de energia.

O resultado, segundo o estudo, foi puxado principalmente pelo menor consumo de empresas do setor de eletroeletrônicos (-10,96%) e de veículos e autopeças (-7,32%), considerando a comparação entre junho e maio deste ano. Na comparação anualizada, chamam atenção as retrações de 11,33% no setor de siderurgia e metalurgia, de 13,11% no setor de veículos e autopeças e de 10,50% na área de eletroeletrônicos.

"O Índice Comerc revela que o consumo de energia no mercado livre vem caindo nos últimos quatro meses. Houve queda em junho de 2014 e também em maio (-1,55%), abril (-0,35%) e março (-3,27%) em relação ao mês precedente", destacou a Comerc em nota. "No mês de junho, um fator determinante para a redução do consumo de energia nas unidades verificadas pela Comerc foi a realização da Copa do Mundo de Futebol", complementou a empresa em nota.

Jornal do Comércio

SELEÇÃO BRASILEIRA - DUNGA É O NOVO TÉCNICO

Técnico da Seleção foi apresentado nesta 3ª-feira

O presidente da CBF José Maria Marin apresentou o novo técnico da Seleção Brasileira em entrevista coletiva às 11 horas desta terça-feira, 22 de julho, na sede da entidade, na Barra da Tijuca.

E Dunga foi oficialmente anunciado. O ex-treinador do Inter e da própria Seleção tem boa relação com o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi. Ambos trabalharam juntos na época em que eram jogadores e voltariam a atuar no projeto de reformular o futebol brasileiro. 

Dunga teve um ótimo desempenho à frente da Seleção Brasileira. Venceu uma Copa América com goleada sobre a Argentina na decisão, derrotou adversários fortes nos principais amistosos e chegou à Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, sem maiores dificuldades. 

Mas a eliminação nas quartas de final do Mundial, na derrota por 2 a 1 para a Holanda, acabou pesando para a sua saída. O relacionamento conturbado com a imprensa também era visto como prejudicial ao treinador. O retorno dele à Seleção não deixaria de ser uma surpresa. 

O nome preferencial, principalmente da mídia, sempre era o de Tite. Nos próximos amistosos, contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente, o Brasil já estará sendo comandado por Dunga como novo treinador. 

SOBRETAXA NOS CALÇADOS IMPORTADOS DA CHINA

Fabricantes brasileiros pressionam por renovação da sobretaxa a calçado chinês

Os calçadistas brasileiros preparam pedido de revisão do processo para renovar a sobretaxa aos importados chineses. Desde 2009, cada par de calçado da China paga US$ 13,85.

A taxa é chamada de antidumping, para coibir a prática de concorrência desleal em que o país exportador cobra preços artificialmente baixos para prejudicar a concorrência local. A medida vence em março de 2015 e a Abicalçados se agiliza para manter a cobrança.

Conforme o presidente-executivo da entidade, Heitor Klein, o documento deverá ser apresentado para Ministério do Desenvolvimento até outubro.

- Considerando as condições vigentes no mercado, onde é clara a existência de dumping por parte não somente dos chineses, mas dos asiáticos, é grande a probabilidade da extensão do direito por mais cinco anos.

Atualmente, a China produz mais de 10,6 bilhões de pares por ano, exportando 8,3 bilhões de unidades. A participação chinesa nas exportações mundiais de calçados chega a mais de 72%.

Conteúdo da coluna ''Acero de Contas '' - por  Giane Guerra

segunda-feira, 21 de julho de 2014

PENSAR POSITIVO MINIMIZA DORES

Pensar positivo por 5 minutos alivia até 60% da dor
A descoberta sugere que o tratamento pode ajudar a tratar condições como a dor crônica na lombar


Há quem duvide da força do pensamento, mas um estudo mostra que focar em coisas positivas pode aliviar até 60% de dores e desconfortos. De acordo com informações do Daily Mail, bastam cinco minutos de terapia cognitivo-comportamental para notar os resultados.

Cientistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, colocaram sondas térmicas no braço de 34 voluntários, com idades entre 21 e 38 anos, gerando uma dor semelhante a de uma queimadura. Em seguida, eles analisaram a gravidade da dor.

"Dos 34 participantes, metade treinou para controlar os pensamentos negativos relacionados à dor”, explica o líder do estudo Tim Salomons. Os resultados mostram que os que se submeteram à terapia antes do teste deram notas 58% menores que os demais.

A descoberta sugere que o tratamento pode ajudar a tratar condições como a dor lombar crônica.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."