Pesquisar aqui

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

''Náufrago de um mar doce'' - Nauro Júnior


Feira do Livro
Jornalista lança obra sobre o real e o imaginário
''Náufrago de um mar doce'' - Nauro Júnior
Uma história de ficção fantástica, alicerçada em fatos reais e uma biografia prometem movimentar a sessão de autógrafos no final da tarde desta quinta-feira, na 40ª Feira do Livro de Pelotas. Em comum entre os autores, vida profissional dedicada ao jornalismo, o gaúcho Nauro Júnior lança Náufrago de um mar doce, e o carioca Mário Magalhães, Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo. O encontro com os autores é a partir das 18h, na praça Coronel Pedro Osório.

Em Náufrago de um mar doce o fotojornalista Nauro Júnior se inspira na história que um vizinho seu, o pescador Nico, contava sobre a vez que caiu do barco no meio da Lagoa dos Patos. Foi do sogro, Carlos Mazza, que a ouviu pela primeira vez e, desde então, o fotógrafo imaginou situação crítica quadro a quadro. “Mas cada vez que ele (o sogro) contava, a história ficava um pouco diferente”, lembra o autor.

História
O “causo” saiu do imaginário das histórias de Nauro Júnior para entrar no rol das histórias reais, quando descobriu que o personagem principal, praticamente o único, era seu vizinho, morador da Vila da Palha, no Areal fundos. Entre conversas com o pescador, o fotógrafo foi construindo a sua versão dos fatos, pensando, é claro, em um livro. 

Neste domingo, lembra o autor, completam-se dois anos da morte do pescador. Depois do desaparecimento da figura principal do relato, entrou em cena o jornalista que buscou mais informações por meio de entrevistas. Mas apesar de ter essa base no real, o imaginário e a fantasia falam mais alto na obra, que leva até um tubarão para a lagoa.

E não é só isso. Enquanto conta a história de um homem tentando sobreviver ao infortúnio, Nauro Júnior confessa que mistura à trama lembranças e traumas próprios. “Eram problemas que só seriam resolvidos com psicanálise. O ''Nico me salvou de um divã.” Em seis capítulos, o autor dá uma vida complexa a esse personagem, alcoólatra e brigão.

Serviço
O quê: lançamento com sessão de autógrafos do livro 'Náufrago de um mar doce', de Nauro Júnior 

Quando: nesta quinta-feira (8/11/2012), às 18h

Onde: na 40ª Feira do Livro de Pelotas, na praça Coronel Pedro Osório

Onde encontrar: '' Náufrago de um mar doce'' está na Vanguarda, na Feira a R$ 26,50, e Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, também na livraria Vanguarda, a R$ 48,10, na Feira

ZOOM
Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."