' Melhor em Casa '
Uma das primeiras casas a receber a equipe foi a de Cláudia Eunice Inssaurriaga
Equipes iniciam visitas a pacientes domiciliares
Por: Jussara Lautenschläger
jussara@diariopopular.com.br
Além do carinho e da dedicação dos familiares de um doente que está acamado em casa, a visita de uma equipe médica é fundamental no processo de recuperação. O Programa Melhor em Casa iniciou nesta segunda-feira, em Pelotas, o atendimento domiciliar a pessoas com doenças crônicas e também com câncer.
Uma das primeiras casas a receber uma das equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emade) formada por uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, uma médica e uma assistente social, foi a de Cláudia Eunice Inssaurriaga, 40, uma paciente oncológica. Para os familiares, o trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS) além de trazer mais segurança para o doente, também irá orientar os cuidadores do doente.
A médica, Veridiana Duarte, destaca que no caso de Cláudia, que é uma paciente oncológica, serão realizadas visitas diárias, neste primeiro momento. Em 2006, Cláudia recebeu diagnóstico de um câncer no útero e não foi possível realizar uma cirurgia devido ao avanço da doença. O tratamento foi com quimioterapia e radioterapia e, agora, apenas medicamentos são ministrados.
Programa
A coordenadora do Programa Melhor em Casa, Julieta Carriconde Fripp, destaca que em 2005 iniciou em Pelotas o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi) da UFPel, direcionado a pacientes oncológigos, e o novo programa aumenta o leque de atendimentos para pacientes com doenças crônicas.
Pelotas é pioneira em atendimento domiciliar no país. Seu destaque consolidou-se com o sucesso do Pidi e agora mais 30 pacientes encaminhados pelo Pronto-Socorro de Pelotas, pelas Unidades Básicas de Saúde e pelos hospitais também terão uma atenção especial.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com