Artigo da UFPel é destaque mundial na área de Epidemiologia
Uma das maiores bases de busca de artigos na web é a Scopus, um eficiente banco de informações com mais de 18 mil artigos |
Por: Diego Queijo
Uma universidade é feita de novas ideias. Neste ano, o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa 21 anos de atuação. Vinte e um anos de novas ideias fomentadas por professores altamente qualificados e pesquisadores reconhecidos em nível mundial.
O paulista Aluísio Barros é um desses professores e pesquisadores que colaboram para que a excelência do Programa seja amplamente reconhecida. Nos últimos meses, um trabalho publicado pelo pesquisador no ano de 2003 vem chamando a atenção da comunidade científica e acadêmica pelo grande número de citações, firmando-o como referência na área. O pesquisador veio de mudança para Pelotas há 16 anos.
Barros possui graduação em Medicina e mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas, além de ser mestre em Estatística Médica e doutor em Epidemiologia pela London School Of Hygiene and Tropical Medicine. Atualmente, Barros é professor associado da UFPel e professor do PPG em Epidemiologia.
No site da revista BioMed Center (BMC) - sobre ciência, tecnologia e medicina - o artigo de Barros possui cerca de 43 mil acessos, sendo 8.280 mil acessos no último ano e 851 nos últimos 30 dias.
Uma das maiores bases de busca de artigos na web é a Scopus, um eficiente banco de informações com mais de 18 mil artigos e publicações de cerca de cinco mil pesquisadores. Nele, o artigo intitulado Alternatives for logistic regression in cross-sectional studies: An empirical comparison of models that directly estimate the prevalence ratio já foi citado 515 vezes como referência em trabalhos publicados ao redor do mundo, onde normalmente esse número não passa de 50.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com