Pesquisar aqui

domingo, 8 de julho de 2012

'Avenida Brasil' não é tão vanguardista ,segundo autores


40 pontos de audiência 

ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO

Com índices na casa dos 40 pontos de audiência (cada ponto equivale a 60 mil domicílios da Grande SP), "Avenida Brasil" é considerada inovadora por centrar sua trama no subúrbio carioca e apostar numa heroína dúbia, Nina, distante da protagonista sonhadora do folhetim tradicional.

Autores ouvidos pela Folha elogiaram a agilidade e a qualidade do texto de João Emanuel Carneiro, mas não veem ali reinvenção do gênero.

"Minhas mocinhas nunca foram puramente sofredoras. A Clara de 'Barriga de Aluguel' [1990] alugou o próprio ventre", diz Glória Perez, comparando a vingativa Nina (Débora Falabella) de "Avenida" à personagem de Cláudia Abreu.

Ricardo Linhares faz coro. "Tieta [Betty Faria] era a anti-heroína que voltava a Santana do Agreste para se vingar de quem a escorraçou e tinha um romance com o sobrinho seminarista [Cássio Gabus Mendes]", lembra, sobre "Tieta do Agreste" (1989).

Aguinaldo Silva, que, com "Fina Estampa", fez o horário das 21h voltar a superar os 40 pontos, acha que são os veteranos Murilo Benício e Adriana Esteves que "carregam" a atual trama do horário.

"É besteira falar que a TV é feita de mocidade", afirma Benedito Ruy Barbosa, em referência à recente entrevista de Carneiro à revista "Veja" em que o autor disse que "juventude é importante para manter o frescor e a libido".

Silva frisa que, já em "Senhora do Destino" (2004), situou no subúrbio o núcleo central de uma história. "As pessoas se esqueceram que, para chegar até a Nova Iguaçu [subúrbio do Rio] de Maria do Carmo [Susana Vieira], precisavam passar pela avenida Brasil [que liga a Baixada Fluminense]", provoca.

Os autores ouvidos pela Folha sublinham que suas novelas sempre dialogaram com todas as classes, inclusive com a C, atual menina dos olhos da TV. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."