A longevidade nós já conquistamos. O desafio do governo e da sociedade brasileira agora é assegurar qualidade de vida para as pessoas idosas. A afirmação é da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que participou na manhã desta quarta-feira (02), na Câmara dos Deputados, de Comissão Geral para discutir violência praticada contra a pessoa idosa. O debate ocorre em ocasião do Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro.
Ministra Maria do Rosário |
“O brasileiro esta vivendo cada vez mais. Esta é uma conquista importante que precisa ser consolidada com a garantia de todos os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, que acaba de completar 10 anos”, disse a ministra, apresentando aos parlamentares a edição comemorativa dos dez nos do Estatuto.
Rosário apresentou dados do Disque Direitos Humanos – Disque 100, que mostram o crescente aumento das denúncias de violência contra pessoas idosas. A ministra reafirmou o compromisso do governo Dilma com a proteção integral dessa parcela da sociedade e fez um pelo para que a as famílias brasileiras fiquem cada vez mais vigilantes e repudiem violação dos direitos das pessoas idosas.
“O governo brasileiro trabalha cotidianamente para assegurar direitos a essa população, mas isso não é suficiente. Precisamos da participação da sociedade, que não deve aceitar maus tratos. Precisamos promover uma mudança na cultural, para que haja um compromisso ético entre as gerações”, afirmou a Ministra, que divulgou dados que mostram que apenas nos últimos dois anos, o Módulo Idoso do Disque 100 recebeu mais de 50 mil denúncias de violações aos direitos da pessoa idosa.
Rosário agradeceu aos parlamentares pela iniciativa e parabenizou todos as pessoas idosas do país pela data.
Assessoria de Comunicação Social