Pesquisar aqui

quinta-feira, 3 de abril de 2014

PROSSEGUE O RETARDO URBANO EM PELOTAS

Do  jeito que vai , Pelotas vai perder o trem da história , novamente!

Recuperando alguns fatos

Estão piorando, cada vez mais ,algumas atitudes da Secretaria de Gestão Urbana de Pelotas.

Aumentam os inúmeros casos relatados , por nossa editoria, sobre a falta de  crescimento de moradias no município, principalmente as do programa Minha Casa Minha Vida, além dos esclarecimentos exigidos pela Câmara de Vereadores de Pelotas, quando foi pedida a convocação da secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida, pelo  vereador Anderson Garcia (PTB), para explicar os critérios utilizados para aprovação e embargo de projetos de construção apresentados àquele órgão municipal, e, novembro de 2013.

“É um despacho vago, com termos que geram dúvidas, sem estar embasado em lei”, afirmou o vereador do PTB. O pedido do parlamentar recebeu o apoio de vários colegas, que também se manifestaram a respeito dos critérios que envolvem as decisões tomadas pela secretaria de Mobilidade Urbana.

O ENGESSAMENTO , CONTINUA...
O problema não é de hoje. Já destacamos diversos fatos contrários ao progresso da cidade através desta Secretaria, como aquele dos investidores do ramo da construção civil, que  estão apavorados com esse ENGESSAMENTO do segmento, devido aos exageros nas limitações para aprovação de projetos!

A declaração do Gerente Regional Extremo Sul - Ricardo Turcato - demonstrava a ponta deste ''iceberg'' do travamento imobiliário, que vem atingindo o setor de habitação do município. Para tal, verificava-se que, o número e o percentual de incorporações imobiliárias no ano de 2013 caíram ,violentamente, na cidade de Pelotas. Com base em dados estatísticos, que nossa editoria pesquisou, nos Registros de Imóveis locais, afirmávamos que a atual GESTÃO URBANA de Josiane Almeida não oferecia novos empreendimentos para o futuro da população.

Na Tribuna da Câmara , as cobranças sobre esta Secretaria se seguiam.

O vereador Toninho Perez chegou a encaminhar pedido de informação a Caixa Econômica federal

O parlamentar encaminhou documento pedindo uma série de informações em relação aos empreendimentos do programa em Pelotas. A falta de informação, e a demora na entrega das moradias tem gerado preocupação a população que tem procurado o auxilio do vereador.

“Sou um defensor do programa Minha Casa Minha Vida, que é uma iniciativa importante do governo federal que facilita a aquisição da casa própria a famílias de baixa renda”, explica Toninho.

“O objetivo é averiguar a situações como os critérios da seleção dos participantes do programa, o tempo entrega das unidades habitacionais, entre outros pontos do programa” , destaca Antonio Peres, Toninho.

EMPRESÁRIOS CUMPREM LEI MAS SÃO DESRESPEITADOS PELA GESTÃO URBANA
Agora, o problema se amplia. A mesma Secretaria de Gestão Urbana, com a mesma secretária no comando, Joseane Almeida, está piorando seu trabalho pela incapacidade de dar celeridade na liberação de documentação, que autorize empresas de instalarem-se na cidade, devido ao simples fato de trancar estes avanços,uma vez que, estas mesmas empresas, estão cumprindo , rigorosamente, com o que pede a Lei do Aparato LEI Nº 5.639, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2009. Esta Lei dispõe sobre a veiculação de anúncios em aparato publicitário na paisagem, expostos em locais visíveis publicamente no Município de Pelotas. Os projetos encaminhados para a Gestão Urbana estão de acordo, e não regram sobre aparatos publicitários. Tudo está dentro do contexto atual e urbano.

DESCASO ou DESRESPEITO AOS NOVOS INVESTIMENTOS NA CIDADE
Os dias passam e a ‘’enrolação‘’ desta Secretaria permanece. Empresários que nos procuraram, apresentando documentação e projetos, com o cumprimento de todos os requisitos necessários no plano da Lei do Aparato, para que tudo fosse encaminhado naturalmente, instalando suas empresas aqui , gerando novos empreendimentos e frentes de trabalho para o município, manifestam-se totalmente descontentes com a maneira retrógrada com que estão sendo recebidos em Pelotas. Até hoje, quinta-feira (03 de abril), nada foi resolvido. Nenhuma outra razão foi apresentada, que justificasse tal demora pela entidade municipal para liberação destas empresas. E assim continua ‘’Jeito Novo de Fazer Política‘’, travando, dificultando e retrocedendo o mercado de trabalho e de novos investimentos  locais.


A pergunta segue : Até quando vamos aguentar isso ?

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."