Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Facebook dedura que tipo de funcionário você vai ser

Estudo indica que análise do perfil na rede social revela mais sobre candidatos a emprego que testes de personalidade

Um estudo dos pesquisadores Katelyn Cavanaugh e Richard Landers, da Universidade Old Dominion (Estados Unidos), indica que a análise do perfil do Facebook de candidatos a emprego pode revelar como será seu comportamento no trabalho. Segundo o site Business Insider, a pesquisa mostra dois traços de personalidade úteis na vida profissional, que são mais facilmente observados nas redes sociais: consciência e extroversão.


A consciência, de acordo com os pesquisadores, é o que mais indica sucesso no trabalho e refere-se a hábitos como pontualidade, organização e obediência. A extroversão refere-se a quanto uma pessoa gosta de passar tempo com outras pessoas. É uma característica fundamental para um vendedor, e menos importante para um desenvolvedor de software, por exemplo.

A pesquisa foi realizada com 146 alunos da universidade, que estavam empregados, por meio de um teste de personalidade on-line. O questionário perguntava sobre as características que eles pensavam ter. Eles também concordaram em ter seus perfis de mídia social examinado por uma equipe de observadores, que os classificou em um conjunto de características que variavam de afabilidade para neuroticismo.

Essas métricas foram depois comparadas com o desempenho dos estudantes no local de trabalho. Conclusão? Não só os traços de personalidade detectados no perfil social eram um forte indicador do desempenho dos estudantes no emprego, como apresentavam uma correlação mais forte dos que os resultados do estudo de personalidade.

Para Katelyn, no Facebook se pode encontrar não só informações atuais, mas também um registro do comportamento passado dessa pessoa. “Não se pode capturar a história de alguém em um único teste de personalidade”, disse ela ao Business Insider.

Para Landers, testes de personalidade são mais fáceis de falsificar. “Os candidatos podem descobrir o que a empresa quer que eles sejam e responder a partir disso.”

Mas isso não significa que uma rápida olhada em um perfil possa dar uma visão profunda sobre como alguém vai se comportar no trabalho. Para Landers, neste sentido, é preciso ter uma dúzia ou mais de pessoas fazendo julgamentos sobre o perfil, “porque todo mundo tem sua própria interpretação sobre o que constitui a extroversão ou a consciência”. Os pesquisadores também não acreditam que a análise das redes sociais substituam outros testes. Para eles, é recomendável usar as duas ferramentas.

O Globo.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."