Mulheres que dormem na claridade têm cinturas mais largas, diz estudo
Pesquisa britânica feita com cerca de 113 mil mulheres associa luminosidade do quarto à noite com ganho de peso
A quantidade de iluminação do quarto para dormir pode influenciar no seu peso. A associação é resultado de um estudo do Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres, que descobriu que as mulheres que tinham cinturas maiores dormiam em aposentos “iluminados o suficiente para se ver através” da noite.
Porém, os pesquisadores afirmam que esta ligação foi baseada em observações e que não há evidências suficientes para que cortinas mais grossas sejam compradas.
O estudo foi feito com 113 mil mulheres convidadas a avaliar a quantidade de luz em seus quartos à noite entre “leve o suficiente para ler”, “leve o suficiente para ver toda a sala, mas não consegue ler”, “leve o suficiente para ver sua mão na frente de você, mas não toda a sala” e “muito escuro para ver a sua mão ou você”.
As respostas foram comparadas com o índice de massa corporal, relação da cintura e do quadril.
Em entrevista ao canal BBC, o professor Anthony Swerdlow, do Instituto de Pesquisa de Câncer, afirmou que o resultado deve ser investigado.
— Não há provas suficientes para saber se tornar o quarto mais escuro faria alguma diferença para o seu peso. Pode ter outras explicações para esta associação, mas os resultados são intrigantes o suficiente para justificar a posterior investigação cientifica.
Uma possível explicação é que a luz possa influenciar no relógio biológico, o que estaria ligado ao passado evolutivo de quando a luz do dia determinava a atuação do homem. A luz artificial é conhecida por afetar o relógio do corpo, atrasando a produção hormonal de melatonina que é ligado ao sono.