Aeronave de setenta metros quadrados tem suíte master, cozinha equipada com dois ambientes, sala de estar e jantar, além de lavatório privativo
A Embraer apresentou nesta terça-feira seu primeiro avião com características de apartamento. Com 70 metros quadrados e diferentes opções de disposição e acabamento interno, o Lineage 1000-E possui suíte master com cama queen-size e box com chuveiro, além de uma cozinha com dois ambientes totalmente equipada, sala de jantar, sala de estar, compartimento de bagagem acessível durante o voo e lavatório privativo com chuveiro. Os passageiros contam ainda com telas de LCD de até 42 polegadas, alto-falantes em todas as áreas, cabines e conexão de dados em alta velocidade. Como todo luxo tem seu preço, no caso da aeronave não seria diferente. O proprietário terá de desembolsar 55 milhões de reais.
O Lineage 1000-E é uma das maiores aeronaves particulares no mercado da aviação executiva de luxo. Também é a primeira aeronave com característica de apartamento a ser fabricada no Brasil. O avião está entre as atrações da 11ª edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O presidente da área de de jatos executivos da Embraer, Marco Tulio Pellegrini, acredita que o evento será um termômetro para avaliar o mercado de avião executiva. O executivo explica que a desaceleração da economia brasileira no primeiro semestre prejudicou o comércio de aviões executivos no país. Segundo ele, o setor espera recuperar seus negócios com a exposição de novidades na feira. "Os aviões executivos são ferramentas de produtividade, de realizar negócios e estão relacionados à saúde da economia."
(Com agência EFE)