Pesquisar aqui

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prefeitura e UFPEL renovam convênio

Na tarde desta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura Municipal de Pelotas, por intermédio da Secretaria da Saúde (SMS), e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) renovaram o convênio para prestação de serviços ambulatoriais à população de Pelotas, por meio da Faculdade de Odontologia, e assinaram também o Termo Aditivo para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A solenidade ocorreu no Campus Porto da Universidade e contou com a presença do prefeito Adolfo Antonio Fetter, do reitor César Borges, da secretária de Saúde, Arita Bergmann, e da diretora da Faculdade de Odontologia da UFPel e responsável pelo projeto do CEO, Márcia Bueno Pinto.
         O prefeito Fetter manifestou sua satisfação em poder mediar mais este serviço que beneficiará usuários da rede pública de saúde do Município. Tanto ele quanto o reitor César Borges, recordaram diversas parcerias firmadas entre as duas instituições, tal como a restauração do Grande Hotel, prédio que guarda parte importante da história de Pelotas, cujas obras, com verba federal, foram viabilizadas por iniciativa da Prefeitura e que, desde o início da reforma, já contava em abrigar também um hotel-escola da Universidade.   
         De acordo com a superintendente de Gestões e Planejamento da SMS, Patrícia Guerreiro, os serviços odontológicos ambulatoriais serão disponibilizados imediatamente e o CEO entrará em funcionamento após a habilitação pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e liberação de recursos pelo Ministério da Saúde (MS).
         Supervisor da Gerência de Saúde Bucal da SMS, Leandro Thurow enfatiza que, com o Centro de Especialidades, o Município começa a ofertar serviços de média complexidade em odontologia na rede pública de saúde. Ele explica que, em um primeiro momento, o CEO beneficiará os usuários de dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – PAM-Fragata; Vila Municipal; Balsa; Bom Jesus; Vila Princesa; Bairro duro; Py-Crespo; Simões Lopes; Getúlio Vargas e CSU Cruzeiro. “Trata-se de um projeto-piloto, para treinamento e teste do sistema, mas nossa intenção é logo expandi-lo a toda a rede”, disse. Estes locais serão campo de estágio para acadêmicos da FO/UFPel.
         O CEO tipo I, cujo o projeto foi formatado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), deverá funcionar nas dependências da Faculdade de Odontologia da UFPel, com três consultórios odontológicos completos (cadeira, unidade auxiliar, equipo e refletor), aparelho de RX dentário, compressor e instrumentais compatíveis com os serviços, centro de esterilização, amalgamador, fotopolimerizadores, canetas de alta e baixa rotação, recepção e sala de espera. Serão assegurados os protocolos de biossegurança e de conduta clínica para cada especialidade no desenvolvimento do projeto e nas ações de assistência.
         O Centro receberá o nome de CEO Jequitibá, em homenagem ao centenário da faculdade de Odontologia da UFPel, completado em 21 de setembro último - o jequitibá simboliza as bodas de 100 anos. O CEO prevê atendimentos clínico-cirúrgicos de Odontologia nas áreas de: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Serão encaminhados à faculdade, de forma programada e previamente estabelecida, um número semanal de pacientes para cada especialidade, conforme disponibilidade de vagas. Todo atendimento odontológico será realizado mediante agendamento prévio do paciente junto à secretaria do CEO.
         Também presenciaram a renovação do convênio e assinatura do termo Aditivo do CEO o vice-reitor Manoel Brenner de Moraes, o vereador Eduardo Leite, presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, as superintendentes da SMS, Patrícia Guerreiro e Patrícia Cavada, e pró-reitores da UFPel, entre outros.

Data: 07/12/2011
Hora: 18:53
Redator: Joice Lima - 025029
Fotógrafo: Joice Lima - 025029


 Contato : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."