Pesquisar aqui

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pelotas - Empreendimento de R$ 35 Milhões para estaleiro

Grupo confirma manutenção de estaleiro em Pelotas

A mudança do órgão emissor do licenciamento ambiental pode atrasar a instalação do estaleiro Oxnaval em Pelotas, mas não vai mudar a decisão do grupo Oxcorp, que é de manter o empreendimento no município. A informação é do diretor operacional do grupo, Vitor Lopes, ao destacar que a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) recomendou que o pedido de licença fosse encaminhado à Fepam.


Pelo tamanho do empreendimento e a área a ser ocupada não caberia à SQA a análise ambiental, explica o superintendente da Secretaria, Paulo Moralles. Segundo Lopes, a exigência maior na documentação vai exigir o envolvimento de 18 profissionais. O Oxcorp contratou a empresa Ecocel para fazer o projeto ambiental a ser encaminhado à Fepam e também teve de envolver o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de área de antigo sítio arqueológico.

“Íamos fazer o estaleiro em duas partes, uma com a SQA e outra com a Fepam, mas não deu. Tivemos que entrar no Iphan também para fazer levantamento arqueológico, que é o mais demorado e deve levar em torno de 60 dias”, explica. O restante das liberações, que saem em três etapas, é mais rápido, disse o diretor operacional.    

Projeto
O empreendimento é de R$ 35 milhões e enquanto são realizados os levantamentos o grupo Oxcorp prepara o terreno de sete hectares, situado entre o Engenho Coronel Pedro Osório e o Veleiros Saldanha da Gama. O estaleiro deve gerar 200 empregos diretos e 800 indiretos e será o primeiro grande investimento da Oxcorp na área naval e também o primeiro no Estado.
A fase inicial deve receber embarcações de pequeno e médio porte, com no máximo cem metros de comprimento e 3,5 toneladas. A capacidade do estaleiro será de 12 embarcações simultâneas em serviços de manutenção. As operações começarão com a manutenção de navios pesqueiros coreanos, que atuam na região da Patagônia e Ilhas Malvinas.
  

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."