Pesquisar aqui

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ÁGUA : Pelotas permanece em situação de emergência em relação à seca que assola a região


Barragem do Santa Bárbara

A Barragem do Santa Bárbara, responsável pela produção de metade da água consumida no município, está baixando cerca de dois centímetros por dia, chegando hoje(21) a 2,9 metros abaixo do nível do vertedouro. No sábado (19), em uma ação emergencial, foi aprofundada a área de captação de água como forma de manter o acionamento das bombas, adianta o chefe do departamento de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas –Sanep -, Carlos Vinícius Gonçalves.

         A produção diária de água do Sanep é de aproximadamente 97 mil metros cúbicos por dia, pelas três estações: Santa Bárbara, Sinotti e Arroio Moreira. “O consumo de água está menor que nos meses de verão, mas ainda se mantém alto, principalmente pelo clima que tem se mantido com temperaturas amenas”, afirma Gonçalves.

         Hoje à tarde, técnicos do Sanep reúniram-se com representantes da Fepam como forma de agilizar o processo de licenciamento ambiental para iniciar a transposição de água do Arroio Pelotas. Em um primeiro contato feito com a Fundação, antecipa o superintendente Industrial da autarquia, Rinaldo Galli, os técnicos se mostraram receptivos à liberação do licenciamento ambiental, e acenaram com a possibilidade de ser feita pela divisão da Fepam aqui mesmo em Pelotas.

         O Sanep também está realizando a recuperação da tubulação, bombas, rede elétrica e os acessos para a captação da água no Arroio Pelotas. A transposição será realizada da mesma forma que foi feita em anos anteriores. A água sairá do Arroio Pelotas para os dois açudes na Granja Retiro II, local onde estão localizados os dois levantes com as bombas, após a água será jogada no arroio do Passo do Cunha, onde segue por gravidade até a Barragem Santa Bárbara. 

         Decreto publicado no dia 11, declarou situação de emergência no município e impôs restrições para o uso de água potável na área urbana de Pelotas. O decreto teve a finalidade de estimular a população a utilizar a água de forma racional, evitando gastos desnecessários, como a lavagem de carros e calçadas com água tratada. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."